Skip to main content

Colunas

Arquivos

Voto inútil.

Voto inútil.

| Somir | | 15 comentários em Voto inútil.

Dilma finalmente escapou da margem de erro nas pesquisas. O maior contribuinte dessa vantagem é novamente o Nordeste, onde a candidata petista abre uma diferença considerável de Aécio Neves. O Sudeste acaba como último reduto dos tucanos. A pancadaria funcionou. O PT flertou com o desastre batendo demais na Marina, mas se salvou no último minuto.

Nós, os sudestinos, deveríamos tirar uma lição valiosa daqui: tudo o que vai, volta. Se nós não costumamos dar a mínima para nossos conterrâneos nordestinos, eles provam que podem fazer exatamente o mesmo. Nós aqui desesperados por uma mudança, eles firmes na manutenção do governo atual. Cada um com seus objetivos, cada um querendo mais é o que o outro lado se exploda.

Se confirmada a vitória de Dilma, teremos mais uma rodada de ofensas preconceituosas de ambos os lados; claro, sendo preconceito inaceitável somente o proferido pelos que moram mais ao sul. Desde 2002 é isso que acontece. Na primeira eleição de Lula as coisas foram mais homogêneas, depois disso acentuou-se a separação entre as regiões.

Nordestino vota no PT, sudestino no PSDB (menos os cariocas, mas carioca é metido a hipster e quer fazer tudo diferente). Pobres e ricos. Bem e mal. Luz e sombra. Coloquei quase todos os exemplos positivos do lado dos nordestinos para evitar processo, aparentemente é crime não elogiá-los quando se menciona a região.

Como o Nordeste apresenta índices de pobreza elevados e atualmente é reduto de milhões de brasileiros agraciados com programas assistencialistas, não é surpresa nenhuma que um governo populista consiga vencer de lavada em qualquer eleição. Ao invés de fazer como tantos conterrâneos sudestinos e xingar até a décima geração daqueles que frustram nossos planos para o país, eu vou tomar a via da compreensão.

Nordestinos:

Tem algo aqui que eu entendo: Oras, entre garantir meu meio de sustento por alguns anos e pensar nos caminhos da macro-economia nas próximas décadas, um grande foda-se para essa turma do Sudeste! Vocês não estão pensando no bem estar de seus vizinhos mais ao sul da mesmíssima forma que estamos nos lixando para vocês. Depois de tanto tempo ficando com os restos políticos das regiões mais abastadas do país, agora é a hora de vocês brilharem!

Por intermédio de uma poderosa militância do PT, o Nordeste conseguiu se unir o suficiente para impor sua vontade à região mais rica do país. Juro que não estou sendo sarcástico: é motivo de orgulho. Parabéns. Temos um país inteiro olhando para vocês esperando para saber o que vocês querem. Serão mais quatro anos na conta de vocês.

Espero, de verdade, que vocês saibam o que estão fazendo. Porque definitivamente parece uma aposta arriscada visto aqui do agora também árido Sudeste. Normalmente se procura um equilíbrio entre assistencialismo e incentivo ao desenvolvimento pessoal. Gerações de nem-nem (nem trabalha, nem estuda) fazem muito mal para o desenvolvimento econômico e social de uma região.

E tem toda aquele impasse entre nível de emprego e nível de inflação. Não parece ser algo fácil de controlar: eles andam muito juntos. Mais empregos, mais inflação. Menos empregos, menos inflação. Aceitar um pouco de aumento de preços em nome de mais gente empregada não parece uma má ideia, mas… as coisas acumulam.

E como eu tenho algumas informações de fonte confiáveis que Lula não vai aguentar até a próxima eleição (o campeão voltooou), são enormes as chances dessa ser a última eleição onde vocês vão ter a faca e o queijo na mão. Um país gerido da forma como o Brasil é acaba com uma série de problemas que vão ficando insustentáveis com o tempo. A votação do PT está caindo a cada quatro anos porque tem coisa saindo do controle nos rumos do país.

Não estamos votando no outro partido porque detestamos vocês. Na verdade nem ligamos muito. O descaso do Brasil como Nordeste é antigo e essa conta de mais de uma década e meia de PT estava madura para ser cobrada faz tempo. A maioria dos meus conterrâneos vai espernear e reclamar que vocês estragaram tudo, eu aceito que estava na hora de acertar as contas mesmo.

Tudo bem, vocês venceram. Mais quatro anos de assistencialismo. Alguém tinha que olhar para o Nordeste mesmo. Agora, depois desses quatro anos, vamos ter que voltar a conversar. Até admito que 16 anos é pouco nessa ‘dívida’ que temos, mas pagar tudo de uma só vez ninguém aguenta. Da próxima não passa.

E aí… bom, aí talvez as decisões de agora voltem para morder-lhes a bunda. Talvez o momento não seja mais de subserviência (novamente, até merecida) com o Nordeste e o resto do país acabe votando contra vocês. Vocês vão ter perdido a chance de se posicionar como elemento decisivo de todas as eleições pela oportunidade de se esbaldar com o poder num curto espaço de tempo.

Se fosse o Nordeste a tirar o PT do poder, ah, nós daqui de baixo teríamos uma grande dívida. Imagine só? Nós do mesmo lado? Quem seria contra nós? Os sulistas? Bah! Mandem eles para a Argentina! Somos nós que temos o poder. Poderíamos combinar votos, colocando Esquerda e Direita no poder alternadamente. Transformar Assistencialismo em Garantismo! Tudo isso com uma inflação sob controle. E vocês vão entender logo logo como inflação precisa ser controlada.

Parece utópico, eu sei. Mas vocês conseguem imaginar?

Infelizmente eu já escrevi mais do que o brasileiro médio se atreve a ler e meu público é reduzido demais. No final das contas, o Nordeste vai escolher de novo o Bolsa-Família… e continuar sem enxergar muito além no futuro.

Sudestinos:

Só reforçando… está na hora do voto inútil. Aécio tende a perder, mas o PT MERECE uma oposição forte, só para aprenderem o que é bom para a tosse. O Nordeste vai ganhar a batalha e não vai aceitar nosso pedido de trégua. A guerra não faz bem para ninguém, mas a guerra é a realidade. Uma batalha não será o fim dela.

Não adianta mais votar em quem vai ganhar. Mas adianta muito votar em quem vai perder. Mesmo sendo a MERDA do Aécio. No Brasil a gente aprende logo a fazer a concessão sobre votar em gente que não vale o que che… come.

A esperança venceu. Só não foi a nossa.

Para dizer que não aguenta mais esses assuntos (caguei), para dizer que vai me processar por preconceito contra sudestinos, ou mesmo para dizer que não vota no Aécio NEM contra o PT (sabe que eu te entendo?): somir@desfavor.com


Comments (15)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: