Atraso da vida.

A maioria de nós vive uma vida corrida, com agendas ocupadas e horários a cumprir. Sally e Somir valorizam as pessoas que sabem ser pontuais, mas não chegam no mesmo horário quando o assunto são as pessoas que não são. Os impopulares adiantam suas opiniões.

Tema de hoje: Atraso deve depor contra a pessoa?

SOMIR

Não. E eu SEI que vou perder e vai ser de goleada. Afinal, o lado que defende que “você não é tão especial assim” sempre perde. Sem nenhuma obrigação social de vencer, posso começar com uma pedrada: Na verdade você não liga para atrasos, quase ninguém liga, você mede seu valor de acordo com a opinião alheia. O atraso só é incômodo porque você está esperando que outro te atribua um valor e não gosta do resultado.

Porque na prática… vida que segue. As pessoas atrasam por uma infinidade de motivos, e a maioria delas sequer estava considerando que ia te incomodar com ele. Mas não se enganem: eu adoro gente pontual e valorizo elas repetindo o gesto. Eu sou menos pontual do que gostaria, mas atentem que não estou necessariamente advogando em causa própria.

Há de se tomar muito cuidado com o tipo de coisa que te leva a acreditar que outra pessoa ‘vale menos’. A não ser que você seja do tipo que tem opiniões flutuantes e superficiais sobre outros seres humanos, piorar sua visão sobre alguém é algo com consequências sérias. Na melhor das hipóteses gera um afastamento.

E embora eu não defenda dar chances demais para alguém, com certeza podemos achar um meio termo. Estremecer relações (pessoais ou profissionais) influencia na sua vida. Dizer que atraso depõe contra uma pessoa é pegar uma parte muito pequena de sua interação com você e fazer dela motivo para afastamento ou confrontação! Vai perder um relacionamento ou um contato útil por causa de quinze minutos?

Claro, não estou dizendo que atraso não seja incômodo ou disputando o direito de reclamar de quem atrasa. Já me deixaram esperando até por horas em algumas situações e eu não fui nem um pouco sutil ao externar minha revolta. Mas atraso é uma coisa de momento: baixe o cacete na hora; não fique nessa de fazer julgamento silencioso, lentamente desconstruindo a imagem da outra pessoa na sua cabeça por algo que ela talvez nem ache tão sério assim.

O que me leva ao argumento central: cada pessoa tem seu tempo. É muito bacana quando encontramos alguém que se adequa ao nosso, mas via de regra cada vida tem seu cronômetro marcando tempos diferentes. Tem gente que vai demorar dez vezes mais que você para sair de casa, tem gente que anda mais devagar no trânsito, tem gente que acha que consegue terminar seus compromissos mais rápido do que o faz…

Eu sei que estou lutando contra moinhos de vento hoje, mas não custa lembrar que você provavelmente não está na cabeça das pessoas com as quais convive o dia todo. Não é que você seja uma pessoa sem graça, é que a sociedade humana meio que impede que foquemos atenção em somente uma pessoa por tempo demais. Atrasos não são necessariamente desprestígio com quem fica esperando, podem ser o resultado de uma série de problemas que nada tem a ver com você.

E, porra, ninguém morre de esperar quinze minutos. Do mesmo jeito que você não gostaria de ser julgado um ser humano horrível por ter contratempos, custa não julgar os outros da mesma forma? Atraso da gente sempre é consequência de imprevistos e o dos outros é sempre sacanagem? Não pode ser tão simples assim.

Antigamente até tínhamos mais tempo disponível no dia para nos preparar para chegar na hora, mas atualmente? Tempo é a coisa mais valiosa que temos, e a mais concorrida. Vivemos sob a cobrança constante de cumprir horários e distribuir nossas horas da forma mais produtiva possível. Chega um ponto onde a pontualidade começa a se tornar uma perda de tempo. Vai cancelar uma reunião porque ela pode atrasar o próximo compromisso? Uma das poucas formas de não se atrasar é se planejar com antecedência… e, vem cá… quantas chances de fazer isso você anda tendo ultimamente?

Provavelmente é sinal dos tempos. Em outros tempos as pessoas eram mais cordiais e interessadas na vida alheia. Em outros tempos as roupas eram mais modestas. Em outros tempos ninguém olhava para uma telinha enquanto falava com você. Não estou dizendo que essas foram mudanças boas, mas foram mudanças. Reclamar do que você acha falta de educação é sempre válido, mas deixar os tempos te transformarem em alguém amargo é dar murro em ponta de faca.

Sem contar que atrasos tem suas consequências independentes de julgamento pessoal: atrasar para uma reunião te deixa fora dos assuntos discutidos ali, pode te fazer perder um contrato ou mesmo o trabalho! Atrasar para encontrar uma pessoa querida significa perder o programa ou mesmo deixá-la à mercê de ‘novas possibilidades’. Quem não dá assistência… O atraso já gera problemas suficientes por si só.

Não estou chamando a pessoa pontual de otária, longe disso. Palmas para ela! Sempre que encontrarmos alguém que não falha nos seus horários, devemos fazer um esforço extra para não deixá-la na mão. Eu acredito em reforço positivo. Agora, na vida real começa a ficar difícil encontrá-las. Sinceramente: quem tem tempo de ser pontual? Precisa ter muita disciplina para isso.

E outra: mesmo que a outra pessoa tenha te preterido por alguns minutos por ter outra coisa importante para fazer, isso tira o seu valor como pessoa? Pode ser que a outra pessoa nem tenha subsídios ainda para saber como você vale o esforço extra de chegar na hora certa. Ninguém é obrigado a saber o quanto a gente vale. Se alguém atrasou com você, azar dela. Você continua tendo seu valor.

O que não pode é ficar sabotando relações e contatos por causa de coisas tão comuns e (normalmente) inofensivas como atrasos. Ninguém gosta de se sentir segunda opção, mas não é como se isso fosse te definir.

Para dizer que atrasos são pior que o holocausto porque você é a vítima, para dizer que eu sou mal educado, ou mesmo para dizer que vai concordar comigo, mas não vai ser agora: somir@desfavor.com

SALLY

Atraso deve depor contra a pessoa? Sim, SIM, S-I-M. Atraso depõe contra a pessoa SIM. Um atraso não é apenas um atraso, ele diz muito sobre a pessoa e sobre a importância que ela dá a aquele compromisso.

Eu moro no Rio de Janeiro, a capital mundial do atraso e do descaso com compromissos assumidos. Um lugar onde atraso não é apenas comum, é convenção social. A coisa é tão enraizada que se você tem por hábito ser pontual, periga passar por mal educado e sem noção. Chegue na hora em uma festa ou em um aniversário e observe que nem o dono da festa ou o aniversariante chegou ou está pronto. Ser pontual no Rio causa estranhamento. Em resumo: de atraso, eu entendo.

A pontualidade é a mãe de educação. Atraso é, além de desconsideração, falta de educação. Uma pessoa educada, que julga importante um compromisso assumido e sua credibilidade/sua palavra, sente um mal estar enorme a cada minuto de atraso que amarga. Uma pessoa que está cagando para o compromisso é capaz de se atrasar sem sentir qualquer mal estar. Quando é algo realmente importante, que realmente te interessa, que você quer muito, vale o esforço de se programar e administrar seu tempo de modo a chegar na hora.

Nada contra quem se atrasa por estar cagando e andando. Quando algo não é importante para mim ou quando eu vou contrariada a algum lugar, também não faço a menor questão de chegar na hora. É um recurso valioso para desprestigiar alguém de forma sutil. Atraso propositado é uma forma de externar descontentamento ou desprezo por aquele compromisso/pessoa. O atraso é uma forma silenciosa de passar uma mensagem muito clara.

Ainda que você não compartilhe da mesma opinião que eu, deve concordar que na melhor das hipóteses, o atrasado é uma pessoa sem disciplina que não sabe gerir seu tempo e seus compromissos. Isso também depõe contra a pessoa. Uma pessoa que não tem a capacidade de gerir seu tempo e se acha importante o suficiente para deixar outros esperando por ela não me parece uma pessoa exemplar.

Pontualidade está diretamente ligada a comprometimento. Eu espero que quem agenda qualquer coisa comigo, desde fazer a minha unha até uma cirurgia cerebral, tenha comprometimento do que está fazendo. Em contrapartida, vocês já devem ter reparado, quando me proponho a fazer alguma coisa, tento sempre fazer da melhor forma possível. Prezar pela excelência deveria ser uma qualidade, mas é visto por muitos como otarice. Os espertos… Os espertos que atrasam e acham que o resto do mundo deve esperar por eles.

Todo mundo atrasa? Pois é, felizmente eu não sou todo mundo. Aliás, eu faço questão de não ser todo mundo, porque o brasileiro médio é desprezível. Eu não me acho tão importante a ponto de deixar uma ou mais pessoas esperando por mim. Todo mundo tem compromissos e sabe-se lá o quanto eu vou cagar com o cronograma diário da pessoa se atrasar. Mas pensar nos outros é coisa de otário, não é mesmo? O importante sou EU, MINHAS vontades, MEU tempo. Foda-se que MEU tempo reflete e prejudica o tempo dos outros, o individualismo levado a graus extremos é tendência.

Atraso mina credibilidade. Uma pessoa que não consegue administrar seu próprio tempo vai conseguir administrar o que? Uma pessoa que não consegue se programar para estar em determinado lugar em determinada hora é uma incompetente, ou, se não o fez porque não quis, é uma escrota sem consideração. Todos os caminhos levam a Roma: não importa a causa, o atraso depõe contra a pessoa.

Faz uma experiência: oferece uma mala cheia de dólares a quem estiver X horas em X lugar. Vagabundo VAI chegar no horário exato. Porque? Porque é algo que realmente lhes interessa. Vagabundo vai sair de casa cinco horas antes só para não correr o risco de atrasar. Quando convém, quando a pessoa realmente QUER, ela chega na hora. Se não chegou, faltou comprometimento, planejamento e provavelmente vergonha na cara. E qualquer um deles que falte, depõe contra a pessoa.

Ressalva importante: imprevistos acontecem. Eu já atrasei, todos mundo já atrasou, mas são situações pontuais imprevisíveis que independem de planejamento. Um atraso pontual e imprevisível não depõe contra ninguém. Porém um atraso por uma situação previsível (trânsito, sono ou falta de organização do próprio tempo) mostra uma pessoa disfuncional que, no mínimo se sabota e não se acanha de prejudicar terceiros como dano colateral.

Atraso é egoísmo. É colocar outra pessoa que está contando com você em uma situação desconfortável. Assim como o filho da puta que escuta funk alto dentro de um transporte público (e te obriga a ouvir também), o atrasado se atrasa e obriga você a se atrasar também. Acho escroto, e atitudes escrotas depõe contra a pessoa.

Se tempo é dinheiro, o atrasado está mexendo no meu bolso. Isso não tem perdão. Depender de terceiros já é uma merda, pior ainda quando o terceiro não está nem aí para você e te deixa esperando. Ninguém aqui tem uma rotina onde sobre tempo para se dar ao luxo de ficar esperando por terceiros. Atraso é sim uma falta de consideração do caralho – e não ter consideração pelos outros, no meu entender, depõe contra a pessoa.

Quer usar o atraso como ferramenta para dar o claro recado do quanto aquela pessoa ou aquele compromisso é desimportante para você? Acho válido. Já fiz. Mas ciente de que atraso não é algo inevitável e sim uma escolha (consciente ou inconsciente). Tem trânsito? Sai mais cedo. Tá com sono? Vai dormir mais cedo. Mas não, a pessoa não quer abrir mão de NADA. Fodam-se os outros, ela quer sair na véspera, dormir até tarde e deixar terceiros esperando. Abomino esse tipo de postura egoísta. Desculpa mas isso depõe contra a pessoa SIM.

Para tentar justificar o injustificável, para começar a usar atraso como recurso ou ainda para dizer que Somir advogou em causa própria: sally@desfavor

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (18)

  • Mais uma questao que me divide. Se a pergunta fosse “atraso frequente deve depor contra a pessoa?”, eu responderia que sim.
    Mas, sendo questionado se “atraso deve depor contra a pessoa” a resposta definitiva é não.

  • Gabriel Matheus

    Não concordo com a Sally quando o atraso acontece em ocasiões “informais”, por exemplo quando marco de ir ao cinema com alguém: Eu sempre vou marcar de encontra-la uma hora antes, mas não me importo de que ela chegue 30/40 minutos depois do marcado, já cheguei a esperar 2 horas, pq? O mundo não gira em volta do meu umbigo e quando saio com alguém, libero e dedico o maximo do meu dia a isso… Mas em situações como entrevistas de emprego ou reuniões, chegar na hora marcada é atraso, e aí sim, se a outra pessoa não for avisada, é um modo de depor. No mais, é normal o atraso, nada que deva atrapalhar minha vida ‘-‘

  • Ninguém gosta de atrasados e de relaxados. Essa ficou óbvio, nem tem como o Somir forcar a barra pro lado dele. Pensei q o tema hj ainda ia ter ressaca do 2 turno. O q vcs tão achando dos paulistas dizerem q querem se separar do país por causa da Dilmona? Ate parece q eles sabem votar, se lerdar elegem o Tiririca pra presidente.

  • Concordo com a Sally. Entretanto, se a pessoa ligar ou mandar uma mensagem avisando que vai se atrasar ANTES do horário combinado, eu espero tranquilamente.
    Pior do que se atrasar é mandar uma mensagem dizendo que não pode ir quando já passou marcada para o encontro.
    O impopular de cima é tolerante em esperar 30 minutos. Eu espero 15 minutos. Se não chegar, mando uma mensagem dizendo que estou indo embora, para que eu não passe a impressão de metida.

  • Eu odeio atrasildos! Não tem consideração com os outros. Eu sempre fui ensinada que até 30 minutos de tolerância, passou disso é abuso. Não tô falando de catástrofes, mas tem nego que se atrasa todo santo dia e ainda se acha certo, que a culpa não é dele, que é o trânsito, sabedenadainocente. Odeeeio mesmo pessoas folgadas assim!

  • Quem me conhece e chega atrasada, já vem de longe pedindo desculpas. Já deixei de fazer muitas coisas que me agradam para não chegar atrasada em compromissos.
    E percebam uma coisa: Quem é relapso com horário também o é com pagamentos. Atrasar é muita falta de noção, educação e consideração.

  • Concordo absolutamente com a Sally, até porque eu sempre tive que lidar com atrasildos. Haja paciência.

    Mas nunca vou esquecer desta pérola. Uma vez, eu e uma pessoa combinamos de estar em determinado lugar às 14:00. Eu cheguei exatamente nesse horário, até com uns minutinhos de antecedência, e aguardei quase uma hora. Então a pessoa chegou e, como era alguém próximo, reclamei do atraso. A pessoa disse que eu é que cheguei cedo demais. Afe…

    Fico meio amarga pensando em todo o tempo que perdi na minha vida esperando pessoas.

  • Olha, eu até concordo com o Somir que cada pessoa tem seu tempo, mas neste caso acho que o argumento da Sally pesa mais: atraso é desrespeitoso, demonstra desconsideração por parte daquela pessoa para com aquele compromisso. Isso implica dizer também que um compromisso marcado, por mais banal que seja, exige certa parte de seriedade de ambas as partes. Quebrar “as regras desse contrato”, nesse sentido, realmente caracteriza falta de respeito diante do outro.

    A propósito: lá em Minas as pessoas também se atrasam, odeio! Já aqui em Curitiba as pessoas são tão póntuais… hehe! Me lembra a Europa! rs

  • Não acho que deva depor contra a pessoa, pois não penso que é uma falha de caráter grave a ponto de dizer que uma pessoa não é confiável e etc. porque sempre atrasa.

    Já foi comprovado ( http://hypescience.com/quando-se-atrasar-para-compromissos-se-torna-um-problema-medico/ ) cientificamente que atrasos podem ser decorrentes de um distúrbio cerebral que faz a pessoa calcular erroneamente o tempo hábil para realizar suas tarefas e isso reflete em seus compromissos diários. Tudo bem que poucas pessoas devem de fato ter este distúrbio, mas sei que é difícil administrar o tempo. Eu, por exemplo, quando acordo às 06:00 da manhã, por achar que tenho tempo de sobra acabo fazendo tudo mais lentamente e chego no mesmo horário, ou mais atrasada do que se acordar 07:00.

    Chegar na hora é lindo, é nobre e esta cada vez mais raro e tento muito respeitar o cronograma alheio, mas não culpo atrasos, principalmente se a pessoa liga para dar satisfação e mostra que se importa.

    O que é realmente triste é uma pessoa que SEMPRE atrasa bastante e nunca liga para dar satisfação, isso sim mostra que não se importa.

  • Há não é todo mundo que se atrasa não! Quem quer chegar na hora e sabe que pode focar encalhado no trânsito 3 horas vai e sai com 4 hs de antecedência. Depõe contra sim porque pode ser evitado. Um dos defeitos que mais odeio na pessoa é não respeitar horários e prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: