Bola murcha.

Os jogadores brasileiros raramente são bons exemplos, mas tivemos algumas gerações especialmente podres ultimamente. Sally e Somir não defendem nenhum, apenas escolhem os piores da lista. Os impopulares fazem sua escalação.

Tema de hoje: Qual é o jogador mais vergonhoso da atualidade quando falamos em seleção brasileira?

SOMIR

Eu ainda voto no Neymar. Não é uma discussão sobre qual jogador é mais criminoso, e sim o mais vergonhoso. A história de Daniel Alves é terrível, mas eu estou indo além de calcular gravidade de crime. Estamos pensando aqui em qual é o jogador mais vergonhoso.

E a grande vergonha do Brasil é como comportamento merda quase não tem consequência. Estuprador tem no mundo todo, gente que acha que dinheiro é garantia de impunidade também. Basicamente todo país tem pelo menos alguma celebridade condenada por estupro. Daniel Alves cometeu o crime e está sendo punido por isso. Triste para a moça por ter sofrido com isso, mas na média a coisa funcionou.

Já Neymar, esse nunca sofre as consequências pelos seus atos. Menino de trinta e poucos anos que acaba sempre conseguindo alguma vantagem por mais que desperdice seus talentos com uma personalidade terrível. Ainda é o jogador brasileiro mais bem pago do mundo, mesmo estando sem jogar há meses (e sem jogar num nível decente há vários anos).

Ainda é ídolo de boa parte do povo tupiniquim. Isso é a verdadeira vergonha. Pelo menos aconteceu alguma coisa com Daniel Alves que o fez ficar menor e tirar a pecha de exemplo para o resto do povo. Me incomoda que existam estupradores no mundo, mas é algo muito mais universal do que o jeito Neymar de ser. Esse tem tudo a ver com a brasilidade.

O mito do dom, de ser escolhido por um deus, de ganhar na loteria da vida. É isso que Neymar representa. Triste que o país seja assim ao ponto de as pessoas torcerem para dar sorte para sair da miséria, e mais triste ainda que exemplos dessa sorte acabem representados por Neymar. Brega, mimado, irresponsável… a epítome do que deveríamos evitar incentivar em terras brasileiras.

E o oposto do que costuma funcionar de verdade para melhorar de vida. O jogador de futebol é um arquétipo de sucesso lotérico, a ideia de que a pessoa só tem uma chance de ganhar, e que qualquer coisa abaixo de ficar milionário é fracasso. Talvez até por não jogar numa posição popular e não ser uma estrela desde criança, Daniel Alves faz muito menos parte do imaginário popular.

Neymar, por sua vez, é o jogador brasileiro da última década, o símbolo do esporte mais famoso do país e boa parte do contato que o exterior tem com o Brasil. Vergonha é uma função de exposição, e não existe exposição maior de um jogador brasileiro que no caso de Neymar.

Virou meme com seus pulos e chiliques durante a Copa, acabou ficando mais famoso por ser alguém que tinha potencial e o desperdiçou. Mas como souber ganhar dinheiro, e muito dinheiro, manteve-se como herói nacional. Ao invés de olhar para a pessoa e ver alguém que não teve força de vontade para alcançar o limite da sua habilidade, olham para ele como alguém que venceu na vida.

É vergonhoso porque isso está bom para o brasileiro. Fama de rede social sem ter excelência no que faz, aparecer com celebridade e fazer festas caríssimas conta mais do que entregar o prometido.

E tem toda a parte da estagnação: a mental, porque é a mesma personalidade, os mesmos discursos e a mesma atitude desde que ficou famoso no começo da adolescência; e a técnica de quem nunca se adaptou a não poder correr mais que os adversários. A idade chega para todo mundo, é supernormal começar a correr menos, mas a maioria dos jogadores bons mesmo aprendem a funcionar em campo de forma diferente. Neymar atingiu o auge cedo e não mexeu mais.

Mas foi caindo para cima na questão salarial, por mais que decepcionasse, sempre tinha alguém derramando dinheiro em cima dele. Os últimos que caíram no conto dele foram os árabes, e ele basicamente nunca jogou no time que paga o maior salário de um jogador brasileiro no mundo. É o pior exemplo possível, porque pode muito bem enganar que é um bom exemplo.

Daniel Alves foi preso por estupro, o que obviamente é um crime muito pior que ser encostado e não amadurecer, mas é algo tão básico que todo mundo consegue entender. Não é para ter nenhum fantasma de “Daniel Alves merecia mais” no futuro. Mas com certeza vai ter um de Neymar depois que ele se aposentar.

Neymar vai continuar sendo uma vergonha, Alves basicamente acabou. E entre a vergonha que continua acontecendo e a que já foi processada (e condenada), eu sempre vou achar pior a contínua. Não é sobre quem é a pior pessoa, é sobre quem é mais vergonhoso.

E aí eu me permito colocar o cara condenado por estupro em segundo lugar, porque pelo menos no caso dele as coisas tiveram consequência.

Para dizer que vergonha é falar sobre jogador de futebol, para dizer que eu tenho Enveja, ou mesmo para dizer que Neymar é Ronaldinho sem carisma: comente.

SALLY

Qual é o jogador mais vergonhoso da atualidade quando falamos em seleção brasileira?

Qualquer um que seja um criminoso condenado com sobra de provas, como é o caso de Daniel Alves, mas também poderia ser o caso de outros.

Neymar é um bostinha? Sim, mas nas horas vagas fica mandando “saudades do que a gente não viveu” para moças online ou jogando poker. Basicamente, Neymar causa dano a ele mesmo. Já Daniel Alves…

Esse combo de deslumbramento por fama e fortuna repentinas somado a uma infância desestruturada e zero reprovação social por estar sempre cercado de pessoas tão ruins quando ou puxa-saco em busca de dinheiro pode criar verdadeiros monstros.

Pessoas que perdem a noção de regras, dos outros, de humanidade. Pessoas que não sabem ou não aceitam escutar uma negativa. O que nós vemos, que aparece nos jornais, é só a ponta de um enorme iceberg. Certamente tem muito mais casos como o do Daniel Alves que nunca chegaram ao público por uma infinidade de motivos. Mesmo esse, com todas as provas, não foi o bastante para manter esse energúmeno na cadeia, apesar de uma condenação.

Neymar não gosta de futebol, ele gosta do que o futebol proporciona para ele. O erro está em quem ainda insiste em colocar nele a esperança de qualquer coisa ligada a futebol. Neymar está no mundo a passeio, e já passou da idade de se consagrar. Será lembrado como um potencial desperdiçado, mas… as pessoas têm o sagrado direito de desperdiçar seus potenciais se assim o quiserem.

Já cometer crime, não tem o direito não. Esses jogadores deslumbrados criminosos são capazes até de ir além para assegurar sua impunidade, pois desconhecem limites. Goleiro Bruno é um ótimo exemplo. Daniel Alves é apenas um nome que ilustra esse estilo.

É vergonhoso em diversos aspectos. Primeiro levando o nome do Brasil para o exterior como o pior dos exemplos. Não é apenas sobre escalar um criminoso, é também sobre o silêncio sepulcral que jogadores e comissão técnica fazem a respeito do caso. Não li nada sobre nenhum jogador indo a público condenar o que Daniel Alves fez e acho isso um plus além da vergonha do ato em si.

Vergonha do jogador, vergonha de quem é da área e se calou e vergonha do país, já que ainda tem muita gente defendendo ele. Um grande, enorme, gigante emaranhado de vergonhas que vão muito além de umas festas bregas e duas dúzias de parças sustentados para alimentar o ego.

Esse tipo de jogador ralé, chulé, criminoso rasteiro, violento e arrogante é detestável. Uma pessoa desse tipo mostra quem é na primeira meia hora de convívio, pois sequer sente necessidade de esconder o que é, já que muitas vezes, sente até orgulho disso. Ainda assim, esta porra foi escalada inúmeras vezes para a seleção e chegou até a ser capitão do time. Sério mesmo, vai tomar no cu.

Eu não gosto do Neymar, eu não suporto o Neymar, sempre que posso eu critico o Neymar, mas são duas ordens de grandeza bem diferentes aqui: uma coisa é ser um merdinha medíocre pipoqueiro pouco profissional e outra bem diferente é ser um mau-caráter criminoso agressor com certeza de impunidade. E na minha opinião, é muito mais vergonhosa a segunda opção.

É mais vergonhosa para a própria pessoa, se não por consciência, por todos os transtornos que causa à família e aos que o cercam e também é mais vergonhosa para a seleção, pois mostra, além da falta de discernimento e critérios para escalação, como não conseguem trabalhar o desenvolvimento psicológico desses jogadores.

Não foi segredo para ninguém que a seleção brasileira foi uma das únicas a não ter acompanhamento de psicólogos e profissionais de saúde mental nas últimas Copas do Mundo. Em vez disso, pintaram frases motivacionais na parede e pagaram rios de dinheiro para coach, que para mim, é eufemismo para estelionatário.

Uma das consequências é essa: não entender quem está escalando. A escalação de um jogador deveria ir muito além de sua capacidade para chutar uma bola. Uma pessoa problemática desagrega o time, desmotiva, tumultua. Além disso, se o psicológico de cada jogador tivesse sido bem trabalhado, talvez hoje eles fossem pessoas menos merdas, com um pouco mais de consciência e soubessem se comportar de forma remotamente parecida com seres humanos.

Quando você dá poder (e fama e dinheiro são poder) é recomendável preparar, estruturar, ajudar a aquela pessoa a lidar com o poder. Mas o brasileiro acha que psicólogo é coisa para maluco é que um coach e meia dúzia de frases bosta resolvem. Taí, capitão da seleção condenado por estupro para o mundo todo ver.

Eu sinceramente não consigo imaginar nada mais vergonhoso do que todo o conjunto da obra do Daniel Alves: as mentiras desmascaradas, as tentativas sucessivas de culpar a vítima, o acobertamento e cumplicidade silenciosa de todos do mundo do futebol… é um combo hediondo. Neymar passa muitas vergonhas também, porém me parecem menores quando comparado a isso.

Só que a mídia acaba jogando mais holofotes no Neymar. O que ele faz fica maior, pois ele é uma subcelebridade com maior alcance. Isso não quer dizer que o que ele faça seja mais grave, isso quer dizer que por ser mais famoso, Neymar recebe mais atenção pois rende mais cliques.

Já deu desses jogadores crentes-criminosos sem limites que acham que estão acima de todos e da lei. É uma vergonha para eles mesmos, para suas famílias, para a seleção e para o Brasil, que tem sua imagem, já bem ruim, pisoteada pelo mundo.

Para dizer que a seleção brasileira tem que acabar, para dizer que o mais vergonhoso são os penteados ou ainda para dizer que nós temos inveja: comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (14)

  • Eu me desfutebolizei há alguns anos, e poupei minhas filhas dessa desgraça (e de outras). Mas o ambiente é cruel: a escola pediu para as crianças irem para a aula com a camiseta do “time do coração da família”, sei lá, uma bosta dessas. Elas falaram que não tinham time e passaram vergonha.

  • Neymar não gosta de futebol, ele gosta do que o futebol proporciona para ele.

    O mesmo vale pra Daniel Alves, Adriano, Ronaldo e pro ex-goleiro do Flamengo de nome Bruno por exemplo.

    • Neymar não gosta de futebol, ele gosta do que o futebol proporciona para ele”.

      Eu também me “desfutebolizei” há alguns anos (adorei essa expressão, Nanana), mas diria, sem medo de errar, que essa constatação, infelizmente, se aplica à esmagadora maioria dos jogadores de hoje em dia, até mesmo àqueles que não tem nem de longe tanto destaque quanto o Neymar – e o Daniel Alves – e nem ganham tão bem.

    • Exatamente, Suellen. Foi isso mesmo! E pra conseguir pegar esse criminoso, polícia espanhola precisou armar uma boa arapuca pra ele aparecer na Espanha pra uma entrevista na TV, salvo engano, e conseguiram reter ele. Criminoso asqueroso, abjeto! Escória!

    • Dizem que teria sido uma vaquinha com vários jogadores ou outro jogador

      Um dos que contribuíram certamente foi Memphis Depay, holandês que jogou no Barcelona, onde ficou amigo do Daniel Alves e que também já ajudou a pagar a fiança de outro acusado por estupro (um francês chamado Mendy), que escapou da condenação na Inglaterra…(Depaypal…/turun tss).

    • Eles são desfavores da semana, do mês, do ano, da década e arriscam a se tornarem desfavores do século e do milênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: