Nomes de bandas.

Você sabe de onde veio o nome das suas bandas favoritas? Já parou para pensar no que este nome significa? Muitos nomes pomposos ou impactantes podem ter uma explicação broxante ou surpreendente. DesCult: nomes de bandas.

Vamos começar pela banda mais famosa de todos os tempos. Há diferentes versões, mas a mais aceita é que o nome dos Beatles veio de uma brincadeira com outra banda, chamada “The crikets” (“Os Grilos”). Para homenagear e brincar com o nome dessa banda, decidiram colocar o nome “The Beetles” (“Os Besouros”), mas depois decidiram incluir também um trocadilho, trocando a letra “e” pela letra “a”, fazendo uma alusão à palavra “beat” (ritmo, em inglês). Resultado: The Beatles.

O nome da banda Guns n´Roses surgiu naquele mesmo esquema de filho de pobre: pega o nome de um e mistura com o nome do outro. Pegaram o nome do Axl Rose (vocalista) e misturaram com o nome de Tracii Guns (guitarrista). Infelizmente o guitarrista durou pouco na banda, pois faltava a todos os ensaios, sendo substituído pelo Slash após o terceiro show.

Na mesma categoria de mix de nomes está a banda Red Hot Chili Peppers. Enquanto a banda fazia um brainstorm para pensar no nome, sugeriram Red Hot, mas como já existiam muitas bandas com estas palavras, sugeriram Chili Peppers, porém também existiam bandas com estas palavras. Então, juntaram tudo, pois com estas 4 palavras juntas não havia ninguém. A banda Pink Floyd, admiradores de blues, também fez o pobre e juntou Pink Anderson (guitarrista de blues que eles admiravam) com Floyd Council (outro músico de blues).

Há quem, em vez de aglutinar nomes, aglutine letras, como é o caso da banda ABBA. O nome é formado pelas letras iniciais dos integrantes do grupo: Agneta Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad. E já que estamos falando em aglutinar nomes, a banda Bon Jovi é uma versão estilizada do sobrenome do seu vocalista, John Bongiovi, que foi considerado “difícil demais” para o grande público escrever e por isso, simplificado como Bon Jovi. Tem também quem aglutine palavras na forma de uma abreviação, como foi o caso da banda Inxs – abreviação de In Excess (“em excesso”).

Da série “parece mas não é”, banda AC/DC, dona de um rock bem pesado, comumente tem suas iniciais atribuídas a “Anti Christ/Devil’s Children” (Anti-Cristo/Filhos do Demônio), mas não é nada disso. O nome tem uma origem um tanto quanto ridícula: viram esta signa escrita na máquina de costura da irmã de um dos membros e acharam que era sonora o bastante. A sigla significa “corrente alternada / corrente contínua” e é um indicativo para apontar se o aparelho funciona com eletricidade ou com uma bateria, zero conexão com o demônio. Roubar abreviatura não foi exclusividade deles, a banda REM surrupiou a sigla de “Rapid Eyes Movements”, termo utilizado pela ciência para designar o estágio de sono profundo, quando os olhos se movem rapidamente enquanto dormimos. Igualmente fofo e inofensivo é o nome da banda Pearl Jam. Jam significa “geleia” e Pearl é o nome da avó do vocalista, ou seja, a banda é basicamente uma homenagem à geleia da vovó, que, pelo que contam era uma delícia.

A banda Rolling Stones teve seu nome inspirado em um blues chamado “Rollin´stone”, porém, o empresário os obrigou a mudar a grafia, pois considerou inadmissível que o nome da banda não fosse em um inglês correto. Ainda na categoria Inspirados pela Arte, a banda Duran Duran buscou seu nome no vilão do filme “Barbarella”. Já a banda 10.000 Maniacs se inspirou no filme “2.000 Maniacs” (por algum motivo, acrescentou mais 8000 maníacos ao nome). A banda “Air Suply” roubou esse nome de um letreiro luminoso que viram em um teatro. Deep Purple se inspirou na música homônima. A banda Depeche Mode se inspirou em no nome de uma revista francesa que eles acharam interessante: ‘Dépechê Mode’. A banda “Genesis” se inspirou no primeiro livro da Bíblia.

Para muitos a inspiração é o nome de outra pessoa. A banda Ramones buscou inspiração no Beatle Paul McCartney, que durante algum tempo usou o nome artístico “Paul Ramon”. Inicialmente a homenagem começou apenas com o baixista da banda, que resolveu mudar seu nome artístico para Dee Dee Ramon. Depois, os outros membros também acharam bacana inserir o Ramon em seus nomes. Então, quando todos eram oficialmente Ramon, o nome da banda acabou sendo Ramones. Tem também quem se inspire em outra banda. Se você sempre achou que a banda Oasis era cosplay de Beatles, bem, até o nome foi inspirado neles. Escolheram esse nome pensando no Oasis Leisure Centre, um lugar onde os Beatles tocaram.

No grupo dos viciados, temos alguns nomes expressivos. Green Day significa mais que uma banda, é uma gíria usada para indicar que a pessoa fumou maconha demais: um dia onde a criatura se excedeu e se emaconhou demais é conhecido como “green day” (dia verde). Como os integrantes fumavam muito, acharam que o nome seria apropriado. Esta não foi a única banda inspirada no uso de drogas, o nome Motörhead é uma gíria para viciados em anfetaminas.

Na categoria Péssimo Gosto também temos alguns representantes. O nome da banda Joy Division parece divertido e descontraído, porém sua origem é muito triste: “Joy Division” (algo como “setor de diversão”) era nome que os oficiais nazistas davam a grupos de mulheres jovens nos campos de concentração, pois eles as utilizavam como área de lazer, ou seja, elas eram repetidamente estupradas. E por falar em inadequação, a banda Alice in Chains escolheu esse nome por querer fazer uma versão masoquista de Alice no País das Maravilhas, planejavam inclusive tocar usando vestidos. Iron Maiden, ou “donzela de ferro” nada mais é do que um instrumento de tortura: uma caixa cheia de lanças pontiagudas do lado de dentro onde o condenado era trancafiado.

Temos os que buscaram inspiração na guerra, porém com mais adequação: a banda Foo Fighters, buscou seu nome em uma gíria usada pelos pilotos militares que voaram na II Guerra Mundial para nomear OVNIS. A banda U2, embora não goste de admitir, também teve sua origem inspirada nos aviões utilizados pelos EUA durante a guerra fria. Estes aviões ficaram famosos por não ser identificados no radar. À medida que banda foi tomando uma cara mais ativista/pacifista, o nome começou a soar contraditório, então eles disseram que na verdade o nome é uma alusão à participação da plateia em seus shows dado seu alto grau de interatividade: U2 seria uma abreviação para You Too (“vocês também”), já que eles sempre fazem questão que o público seja participativo. Ahãn.

Já a banda Smashing Pumpkins (algo como esmagandores de abóboras) tentou contar várias histórias diferentes, mas diz a lenda que o nome veio inspirado em uma ex do vocalista, que ele chamava carinhosamente de Pumpkin (sua cidade natal é produtora de abóbora, aparentemente isso é comum por lá). Esta namorada teria dito, ao final do relacionamento, que ele nunca chegaria a lugar nenhum na vida e que jamais conseguiria sair da cidade. Parece que a pequena moça-abóbora realmente foi esmagada,

Tem até nome de banda que surgiu de crítica. A banda “Garbage” ganhou esse nome quando chamou um amigo para assistir ao ensaio e, ao final, ele disse que aquela música era um lixo, ou seja “garbage” em inglês. Enquanto uns são lixo, outros reciclam. O baterista de uma banda estava ajudando um amigo a escolher o nome de uma publicação sobre heavy metal, deu uma sugestão de nome, mas ela não foi aceita. Só que ele gostou tanto da própria sugestão que resolveu usar na sua própria banda. Surgia o Metallica.

Há quem busque inspiração no paranormal. A banda Alice Cooper (nome que posteriormente ficou apenas com o vocalista, aquele tiozão com a maquiagem borrada no olho) diz que obteve seu nome através da orientação de um espírito em um ouija board (similar à nossa brincadeira do copo, usada para evocar espíritos). Segundo o espírito, Alice Cooper teria sido o nome de uma das encarnações anteriores do vocalista, uma feiticeira da idade média.

Tem os sincerões, aqueles que nomearam suas bandas com base na realidade nua e crua, como é o caso do Dire Straits (tradução literal: “restrição terrível”). Dire Straits é uma gíria para uma pessoa que está completamente quebrada financeiramente. Eles escolheram esse nome em uma alusão à situação financeira dos membros da banda, depois de passar muito tempo batalhando pela fama, tocando de bar em bar. A banda Fugees também abriu o coração no nome, pois vários de seus membros tem pais que fugiram para os EUA como refugiados, “refugees” em inglês. O nome escolhido é um apelido carinhoso para sinalizar a ilegalidade de seus pais. Skid Row parece um ótimo nome para banda, mas é uma gíria para designar sarjeta. UB40, além de ser o nome de uma banda, é o nome do formulário que se deve preencher para solicitar o seguro desemprego na Inglaterra. Não tá fácil para ninguém.

Algumas bandas escolheram seus nomes apenas pela sonoridade, independente do significado. Pasmem, é o caso do Queen, cujo nome não teve qualquer intenção panfletária da causa gay. O vocalista, Freddie Mercury, disse que gostava do nome pela força e sonoridade e pelas diferentes interpretações que ele permitia. Bem, nem todos aprofundam assim, como por exemplo, a banda “Crash Test Dummies”, nome dado a aqueles bonecos que usam no tese de batidas de automóveis, ou o nome da nossa querida banda Pedra Letícia, que surgiu em uma piada dos Trapalhões mas caiu nas graças dos integrantes mesmo não significando nada.

Temos quem escolha o nome por questões financeiras. O vocalista de uma banda costumava frequentar um local chamado Lincoln Park, que virou uma referência e começou a ser usado como nome para a banda. Porém, na hora de registrar o domínio, o valor foi absurdamente caro. A solução? Mudar um pouquinho o nome. Assim nascia a banda Linkin Park.

Acreditem, tem até nome de banda que nasceu da preguiça. Uma banda cujo vocalista de chamava Dave Matthews estava na dúvida sobre qual nome escolher e, enquanto não decidiam, adotaram o nome provisório de “Dave Matthews and his band”. Porém, um belo dia, em uma apresentação, anunciaram o nome errado ao chamar a banda: “Dave Matthews Band”. Eles não corrigiram. Na segunda apresentação no mesmo local, novamente anunciaram “Dave Matthews band” e novamente, não corrigiram. Foi ficando, foi ficando e ficou.

Na categoria “isso não faz o menor sentido” temos a banda Def Leppard, inspirada em um desenho que um dos integrantes fez de um Leopardo surdo, sem ouvidos. Uma outra banda simplesmente gostava do emblema do óleo de motor STP e decidiram colocar um nome que tivesse essas iniciais. Pensaram em de Shirley Temple’s Pussy mas acabaram fechando com Stone Temple Pilots. Regras: não há regras. Você pode dar o nome que quiser, se cair no gosto do público, ele será aceito.

Impressionante como qualquer significado merda fica cool em inglês. Poucos destes nomes se salvam se forem traduzidos. Fica a dica, se um dia criarem uma banda, podem dar qualquer nome ridículo que, se for em inglês, pode virar uma marca independente do significado bizarro.

A verdade é que a maior parte de nomes de bandas que vemos por aí não tem nada de grandioso nem profundo, são referências do cotidiano dos integrantes, muitas vezes desabonadoras. Apenas nos acostumamos com esses nomes estranhos pela massificação, pela repetição. Eu te desafio, comece a reparar no quão ridículos são a maioria dos nomes das bandas.

Para dizer que Dire Straits te representa , para perguntar se é por isso que eu sempre me refiro aos bairros cagados falando seus nomes em inglês ou ainda para dizer que este texto foi um mero corta-cola sem qualquer juízo de valor: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (14)

  • Falando em nomes de bandas, uma história que eu ouvi uma vez no rádio:
    Um carinha mandou um e-mail pra rádio pedindo pra eles explicarem pro colega dele que não existia uma banda chamada “Sistema Feudal”. O colega discutia com ele, insistindo que uma música era dessa banda. Só que ele não entendia que o nome era “System of a down”. Locutor lendo o e-mail e nisso dava pra ouvir os funcionários da rádio rolando de rir ao fundo.

  • Texto muito interessante, muitas histórias aí citadas eu ainda não conhecia. Tem também a história do Led Zeppelin: Jimmy Page se inspirou na expressão “lead baloon” (balão de chumbo), usada para definir uma ideia com pouca ou nenhuma chance de decolar. Os caras da banda decidiram trocar “baloon” por “zeppelin” (dirigível), e tirar o “a” de “lead”, para evitar que as pessoas pronunciassem “líd” em vez de “léd”.

  • Já ia comentar sobre o nome da Lady Gaga. É uma inspiração da música radio ga ga, do queen.
    O nome original dela é Stefani Joanne angelina germanotta (brega pra caramba)

  • Dire Straits é o toque do meu celular há cinco anos, e eu nem sabia o significado! ha ha ha!!! Obs: retrata literalmente minha situação.
    Parabéns pelo texto, muito bacana!

  • Falando do nome da minha banda favorita: Bee Gees. Muita gente acha que é somente a pronúncia em inglês da abreviatura de “Brothers Gibb” (B.G – “Irmãos Gibb”). Não deixa de ser verdade, mas o nome teria surgido mesmo é por sugestão de Bill Gates (não o fundador da Microsoft, mas um radialista de Brisbane, na Austrália, que os descobriu). Gates propôs o nome quando reparou que havia muitos “Bs” e “Gs” presentes na vida dos integrantes: “Barbara Gibb” (nome da mãe dos três irmãos), “Barry Gibb” (o irmão mais velho que canta em falsete e único membro ainda vivo hoje), o nome do próprio descobridor deles, “Bill Gates” além, claro de “Brothers Gibb”.

  • Sally, você mencionou o Pedra Letícia no texto, mas será que rola uma parte II só com bandas brasileiras? Sabe, Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Capital Inicial, Biquíni Cavadão, Engenheiros do Hawaii, Mamonas Assassinas, Raimundos, etc. Isso sem falar nos nomes “metido a gringo” do pessoal da Jovem Guarda, sabe? Tipo “The Blackjacks”, “The Sputniks”, “The Fevers”, The Jordans” e “Renato e Seus Blue Caps” (uma versão nacional de Bill Halley & His Comets, talvez?)… O que acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: