FAQ: Coronavírus – Fucked Asked Questions – 2

Voltamos com o FAQ mais escroto do Brasil: Fucked Asked Questions, com as piores perguntas que recebemos sobre Coronavírus. Muitos de vocês pediram que deixemos as perguntas no original, porém, estávamos com medo de que novos leitores não consigam compreender a curiosa grafia utilizada, por isso mantivemos as perguntas no original e colocamos uma tradução da informação que a pessoa pretende abaixo. Boa sorte a todos.


– mio luga p pega cornavirus e quantos dia de atestado da

Tradução: A pessoa deseja contrair coronavírus para poder faltar ao trabalho, para isso pergunta qual é o melhor lugar para se contaminar e quanto tempo terá direito a ficar em casa de licença médica.

Não recomendo que você arrisque sua vida para faltar ao trabalho. Existem outras doenças não-letais que você pode perseguir e que terão o mesmo efeito. Obviamente o ideal seria não tentar adoecer, mas acredito que não seja essa a resposta que você procura.

Para não te deixar sem resposta, aqui vai: o melhor lugar para pegar coronavírus, até onde se sabe atualmente, é em um frigorífico.

É um local fechado, sem ventilação, sem renovação do ar. Para piorar, as pessoas ficam confinadas em ambientes pequenos, precisam falar alto para serem escutadas (o que majora o risco, tendo em vista que quando se fala alto se expele mais gotículas de saliva) e também fazem esforço físico (o que altera a respiração, a produção de fluidos e outros fatores que aumentam o risco de contágio). Para completar, a temperatura mais baixa também pode favorecer o contágio.

Caso você não tenha possibilidade de frequentar um frigorífico, entre os lugares de comum acesso, os mais perigosos são academias e bares, pelos mesmos motivos: má ventilação, pessoas falando alto, transpiração e ambiente confinado. Vá a bares ou academias, toque em tudo que puder e depois leve os dedos à boca ou aos olhos. Não vai demorar muito até você conseguir se contaminar. Mas saiba que você pode morrer fazendo isso.

Sobre os dias de atestado que você terá direito, tudo depende de como seu corpo vai reagir à doença. Existem pessoas que ficaram meses internadas, então, é uma grande loteria. No mínimo, duas semanas depois que seus sintomas desaparecerem.

Termino deixando uma dica: se você cogita arriscar sua vida ou ficar em um CTI só para não ir trabalhar, talvez seja a hora de pedir demissão.


– Vacina causa doença nas população caso famoso pessoa pegano paralizia infantiu pcausa de gente vacinada que pasa a doença nao vacine seu filho coroavirus

Tradução: A pessoa afirma que pessoas vacinadas para poliomielite podem, por causa da vacina, passar a doença para outras pessoas e daí depreende que vacinas são ruins.

Eu sinto calafrios cada vez que falo sobre vacina. Uma palavra errada, uma vírgula fora do lugar, pode levar a interpretações equivocadas usadas para criticar vacinas. Tem que vacinar, SEMPRE.

Sim, de fato aconteceram casos de contágio de poliomielite (paralisia infantil) transmitido por pessoas que foram vacinadas. Mas a culpa não é da vacina, e sim de quem não se vacinou e ficou exposto à doença. A vacina contém um vírus atenuado, enfraquecido, para que o organismo possa batalhar contra ele e vencer, criando anticorpos. Mas, por mais que o organismo vença, o vírus pode continuar circulando, e pode contaminar não vacinados.

A informação oficial do caso mais recente como esse que temos, aconteceu no Paquistão, em uma situação muito, muito atípica, e não foi culpa da vacina, e sim da falta dela. Suponho que seja a esse caso famoso que a pessoa se refere. Vou tentar resumir a história para deixar bem claro que a vacina não é o problema.

Lembra do atentado de 11 de setembro, quando derrubaram as Torres Gêmeas nos EUA? Pois é, a partir desse dia, os EUA entraram em uma caçada implacável a Osama Bin Laden, responsável pelo atentado. Para pegar o terrorista, eles fizeram muitas coisas eticamente questionáveis, e uma delas causou esse surto de pólio.

Depois de muita investigação, os EUA descobriram o que seria a suposta casa de Osama Bin Laden. Obviamente o homem mais procurado do mundo não atenderia a campainha, estava bem escondidinho no porão. Eles só tinham acesso às outras pessoas da casa.

Então, para ter a certeza de que de fato aquela era a casa de Osama Bin Laden, militares americanos se disfarçaram de agentes de vacinação contra poliomielite e foram vacinar todas as pessoas da região. Quando chegaram na casa do Osama, colheram discretamente material para análise de DNA e foi através dessa análise que constataram que de fato era a família Bin Laden naquela casa.

Com essa confirmação, efetuaram o ataque e mataram Osama Bin Laden. E divulgaram o que fizeram. O mundo, ou ao menos parte dele, ficou sabendo que o terrorista foi identificado em uma ação onde militares americanos simularam ser agendes de vacinação da poliomielite.

O resultado disso foi um desastre sanitário: nos anos seguintes, cada vez que ia um agente de vacinação para aplicar vacina contra pólio no país, eram mortos. Conclusão: pela desconfiança que esse ato dos EUA gerou, a população local ficou sem ser vacinada por anos. Salvo engano, essa onda de desconfiança se estendeu para o Afeganistão também.

Então, você tinha a população de dois países, Paquistão e Afeganistão, sem vacina, ou seja, sem qualquer proteção para a doença. Essa população sem qualquer proteção convivia com outras gerações que foram devidamente vacinadas e, o vírus que foi colocado no organismo das pessoas vacinadas acabou contaminando as pessoas não vacinadas.

Então, não quer dizer que a vacina possa contaminar as pessoas no geral. Pessoas não vacinadas podem adoecer pelo vírus que circula “na natureza” ou por resquícios do vírus no corpo de quem foi vacinado. A culpa não foi da vacina e sim das pessoas que não tomaram a vacina e, portanto, ficaram expostas à doença.

Mais um motivo para vacinar seus filhos: eles vão conviver com crianças vacinadas e podem pegar a doença delas, que, apesar de serem imunes, podem ter o vírus circulando no organismo.


– alquingel e o caralho muito caro pode limpa mao com vodca

Tradução: A pessoa reclama do preço cobrado pelo álcool em gel e quer saber se pode desinfectar suas mãos com vodca

Não sei qual é o atual preço de um potinho de álcool gel no Brasil, mas me surpreenderia muitíssimo se fosse mais caro que um litro de vodca. Caro perguntador, não sei que tipo de vodca você está acostumado a consumir, mas se for mais barata do que álcool gel, recomendo que não usem nem para beber, nem para lavar as mãos.

Mas vamos ao que foi postulado. Independente da conveniência econômica, este espírito de luz pretende desinfectar as mãos com vodca. Como não sou profunda conhecedora do assunto “bebidas alcoólicas” tive que pesquisar. Ao que tudo indica, normalmente a vodca possuí entre 10 a 40% de teor alcoólico.

Para quem não sabe, o teor alcoólico ou graduação alcoólica informa a porcentagem de álcool que aquele líquido contém. O teor alcoólico de uma bebida (legalmente comercializada) atende a regras e fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ele deve vir especificado no rótulo de cada bebida, portanto, é isso que você deve observar se pretende desinfectar suas mãos com vodca.

Para ser eficaz contra o coronavírus, o álcool deve estar concentrado o suficiente para destruir o vírus, mas diluído o suficiente para não evaporar todo antes de matar o vírus. O melhor percentual de álcool para matar o coronavírus é 70%. Menos do que isso pode não ser forte o suficiente para matá-lo e se for acima de 70% é provável que evapore muito rápido e não fique nas suas mãos o tempo suficiente para matá-lo.

Entre as bebidas alcóolicas, a única que encontrei com concentração de álcool que chega a 70% é o Absinto. Caso você queira lavar as suas mãos com Absinto, com concentração de álcool 70%, pode fazê-lo sem receito, você estará protegido. Mas, mesmo assim, não acho que compense, pois vai dar muito trabalho conseguir essa bebida, uma vez que o limite de teor alcoólico permitido no Brasil é de apenas 54%.

Deixo bem claro aqui que o que importa não é a marca ou tipo de bebida. Pode ser aquela garrafinha bizarra com um caranguejo dentro, se o teor alcóolico for de 70%, pode usar para desinfectar as mãos. Porém, como esse teor alcoólico é ilegal, a bebida não deve ter passado por uma fiscalização e você nunca terá certeza absoluta se de fato é 70%.

Então, a menos que você contrabandeie de outro país uma bebida fiscalizada com teor alcóolico de 70%, lave as mãos com água e sabão se achar álcool gel caro.


– fala que ta mentindo o nro de casos do coronga vai dize que tem bola de critau p sabe o nro real

Tradução: A pessoa questiona como alguém pode refutar os números oficiais, pois, no seu entender, seria necessário ter uma “bola de cristal” para conhecer os números reais.

Não é necessário ter bola de cristal para saber o número real de casos em um país, existem diversos critérios para aferir isso. Vamos falar sobre o Brasil, que é a sua realidade.

No Brasil, a situação está sem controle. Pela péssima condução da pandemia, especialmente pela falta de testes e subnotificação de mortes, portanto, nem vou perder tempo com cálculos mais elaborados. Vou fazer a conta mais simples que existe.

Se sabe que, no mundo todo, salvo algum grande colapso no sistema de saúde, a taxa de letalidade do vírus é de 1%, ou seja, a cada cem pessoas que são contaminadas, em média, uma morre. Guarde essa informação.

Se, ao analisar os números de um país você percebe que há uma taxa de letalidade de 5%, por exemplo, isso normalmente não quer dizer que lá o vírus mata mais, e sim que há muitos casos da doença que não estão sendo diagnosticados. Então, é sinal que tem mais contaminados do que se está contando. O vírus continua matando 1% dos contaminados, o país é que não consegue contabilizar todos os contaminados e por isso a taxa fica mais alta.

É um número que muda constantemente, então, a informação dita hoje pode não valer para amanhã. Hoje, a taxa de mortalidade por covid-19 está entre 10 e 16%, ou seja, o que deveria ser 1% passa dos 10%. Sendo muito otimista, no mínimo, o Brasil tem pelo menos dez vezes mais casos dos que divulga. Há quem diga que é 15 vezes maior do que o divulgado.

O país está perto de chegar em um milhão de casos oficialmente confirmados, multipliquem isso por dez (ou por quinze), pois eu não tenho coragem. E se você achou esse número alto, saiba que pode ficar ainda pior, pois as mortes também são subnotificadas. Todos os dias morrem dezenas de pessoas em casa, sem diagnóstico e nem sempre há testes para confirmar que os mortos em hospitais morrerem de coronavírus. Além disso, em hospitais particulares as famílias pedem para que o hospital coloque outra causa como morte, pois morte em decorrência de pandemia, um evento extraordinário, o seguro não cobre.

Isso é facilmente verificado quando analisamos as estatísticas de morte por cada doença mês a mês, e as comparamos com as do ano anterior. Então, em um exemplo imaginário, se em maio de 2019 morreram 1000 pessoas com pneumonia, é no mínimo estranho que em maio de 2020 morram 100.000 pessoas de pneumonia. Tá na cara que é outra causa que não se está querendo divulgar.

Outra forma de aferir isso é o registro das mortes em cartório, ainda que não seja 100% preciso, já que muita gente está sendo enterrada sem certidão de óbito. No Brasil, cartórios registraram um “pequeno aumento” de 1.035% nas mortes por síndrome respiratória no Brasil em março e abril de 2020. Não teve nada de diferente (produtos químicos novos jogados no ar, acidente nuclear ou qualquer outra coisa) que justifique esse aumento. É coronavírus maquiado.

Dá para olhar por diversos ângulos diferentes: letalidade, aumento de doenças, aumento de mortes esperadas para o ano, aumento de enterros e muitos outros. Todos apontam para uma subnotificação absurda. Quando são necessários containers frigoríficos para armazenar os corpos e covas rasas, é sinal de que algo muito grave está acontecendo. Não é bola de cristal, é matemática e bom-senso.

Para dizer que esse FAQ é mais legal que o outro, para dizer que os perguntadores certamente não compreenderam as respostas ou ainda para deixar uma pergunta: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (12)

  • Fucked Anônimo

    Só que frigorífico tem segurança e não vão aceitar se chegar perguntando: Oi, posso entrar aí rapidinho pegar um corona e já volto? Mais certo fazer plantão dentro de um hospital, aí fim do dia já faz o teste positivo e leva pra empresa ficar 15 dias de folga!

  • Cheeta requeijão

    Sally, estou impressionada com sua capacidade de traduzir esse linguajar… digamos exótico. Eu fiquei um tempo relendo a primeira pergunta e não consegui entender o que o cidadão estava tentando dizer. As outras então já fui direto para a sua tradução. Você pode colocar esse idioma no seu currículo, já pensou?

    • São dez anos de Ei, Você, a gente acaba aprendendo a falar o outro idioma.
      Nos primeiros anos eu batia cabeça para entender, depois o vocabulário equivocado foi sendo incorporado na minha mente.

  • Tem um trabalho super bem feitinho (acho que de uns alemães) mostrando que alcool 30% serve pra desinfetar. Se eu achar te passo depois.

  • Eu devo ser mesmo muito ingênuo… Achava que, depois de tantas notícias sobre a letalidade do Coronavírus, ninguém mais seria estúpido o bastante para perguntar como é que se pega só por causa de atestado, a fim de “enforcar” o trabalho. Vai ser vagabundo assim – e burro também – lá na casa do caralho!

      • O que mina a credibilidade do covid são os assintomáticos. Eu tenho um amigo que pegou e ele não acredita que pegou. Disse que na empresa dele todo gripado mandavam fazer teste. Um dia ele chegou em casa todo feliz, dizendo que o teste aleatório da doença fictícia dele deu positivo e ele ganhou 2 semanas de férias. Ele rindo, os pais dele rindo. Por isso muita gente não acredita.

        • O problema não são os assintomáticos e sim pessoas que negam a realidade. Tem cova rasa cheia de corpos em todo o Brasil para provar que essa porra existe e mata, precisar que a morte chegue em você para acreditar é de uma ignorância infinita.

  • Mas no caso da bebida: A recomendação do álcool em gel não é por que ele demora mais pra exalar, dando tempo de matar o vírus ? A bebida não exalaria mais rápido que os 30 s recomendados?

    • Uma bebida com 70% de álcool não. Ela se manteria tempo suficiente para matar o vírus, tanto é que se você quiser usar álcool 70% para fazer a higiene das mãos pode.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: