FAQ: Coronavírus – Fucked Asked Questions – 5

Vacina com RNA pode mudar meu DNA?

Já explicamos aqui o que é uma vacina com RNA Mensageiro, mas não custa dar uma relembrada rápida: se extrai algum material genético do vírus e se injeta no nosso organismo para que os anticorpos aprendam a identificá-lo como um agressor e criem mecanismos para atacá-lo.

Não há qualquer risco de que isso mude o DNA de alguém, o que é uma pena, pois com o tanto de gente feia que tem no Brasil, seria uma bênção operar algumas modificações em massa. Lamentavelmente, zero chances disso acontecer.

Existe uma campanha difamatória dessa vacina usando a premissa errada de isso nunca foi testado e, por isso, não se sabe o que pode acontecer. Primeiro que isso já foi amplamente testado, muito antes dessa vacina, dezenas de medicamentos que usam esse princípio vem sendo testados e utilizados em humanos. Segundo que é uma impossibilidade biológica mudar o DNA de alguém injetando um fragmento de um vírus, parem de ler histórias do Homem Aranha, isso está corroendo o cérebro de vocês.

Vamos supor que você tem um carro de determinado modelo e seu farol quebra. Não existe reposição do farol da marca do seu carro, então, o mecânico te oferece o farol de outro tipo de carro, que é compatível com o seu. Colocar o farol de outro carro no seu pode fazer com que ele se transforme em um avião? Em um barco? Em uma girafa? Pois é.

Aí sempre tem um desempoderado para surgir com argumentos ridículos: “A indústria farmacêutica mente”, “Ninguém garante que é seguro, olha o que aconteceu com a talidomida” ou “estão escondendo a verdade”. Isso mexe com o medo das pessoas, desperta um alerta de perigo no cérebro e muita gente é induzida a desconfiar. Graças a essas pessoas babacas de que vivem de bombardear medo para se sentirem detentoras de uma informação especial tem tanta gente surtando nessa pandemia.

Por si só, seria muito improvável que em tempos de internet alguém consiga esconder uma coisa de interesse mundial de todas as pessoas do mundo. Todos os médicos, todos os cientistas, todas as organizações, todos os infectologistas, todos os epidemiologistas, todos os hospitais, todas as revistas científicas… TODOS, do mundo todo, ou estão comprados ou não perceberam a verdade? É bastante lunático pensar dessa forma.

A coisa ainda fica mais improvável no caso do coronavírus onde, em um esforço mundial, todas as informações e pesquisas foram democratizadas e disponibilizadas online, podendo ser acessadas, revisadas e criticadas pelo mundo todo.

Não é possível enganar, silenciar ou coagir todas as pessoas do mundo para esconder uma “verdade”, sobretudo quando essa “verdade” é algo biologicamente impossível. Esqueçam essa coisa de mudar DNA, como eu disse, infelizmente isso não é possível.


Li um estudo dizendo que pimenta-do-reino é eficaz contra o coronavírus, é verdade?

Não, não é verdade. E basta ter um pouco de bom-senso para perceber que se o remédio estivesse no armário da casa de cada um de nós já teríamos robustas evidências de vidas sendo salvas.

Fui procurar essa excrescência e me deparei com o seguinte argumento: “A piperina contida na pimenta-do-reino é capaz de bloquear infecção por partes do coronavírus responsáveis pela reprodução e penetração no corpo humano, conforme um estudo publicado na revista Journal of Biomolecular Structure and Dynamics”.

Nunca se baseiem no que terceiros dizem sobre um estudo. Papel aceita tudo. Sempre tem que ler o estudo no original, justamente para evitar esse tipo de fake news cretina. De forma alguma o estudo defende que pimenta se provou eficaz contra coronavírus. Para quem quiser ler o estudo original, basta clicar aqui.

Não se trata de um estudo feito com pessoas ou animais e sim uma mera simulação numérica por computador, sobre como supostamente o vírus se comportaria quando exposto à pimenta e outras especiarias. Isso tem zero validade científica para atestar que pimenta é eficaz contra covid-19 e jamais foi a intenção do estudo dizer isso.

Inclusive os autores fazem essa ressalva no próprio estudo: “Uma vez que este estudo foi realizado computacionalmente, ele requer experimentos in vitro, assim como in vivo para validação posterior”. Então, no próprio estudo se diz que estamos falando de uma mera hipótese sem comprovação. Por isso, continua o alerta: muito cuidado com quem tira uma frase ou duas do contexto para te convencer de algo: tem que ler a porra do estudo todo, no original. Ou encontrar alguém de sua confiança que o tenha feito, mastigue a informação e a repasse.


Bill Gates está colocando microchip escondido na vacina para monitorar a população?

Não, isso é biológica e tecnologicamente impossível, ainda mais se feito assim, em larga escala, com toda a população mundial. Quem te disse isso não entende nada de vacina nem de microchip.

A única coisa ligada Bill Gates que pode estar remotamente relacionada com isso é a utilização de certificados digital para controlar testes e vacinas, mas nem de longe isso seria um chip que monitora a população. Para quem tiver interesse, aqui está a informação original, que virou essa aberração de rastreio de população.

A Fundação Bill e Melinda Gates já se pronunciou e disse que “a referência a ‘certificados digitais’ está relacionada aos esforços para criar uma plataforma digital de código aberto com o objetivo de expandir o acesso a testes domésticos seguros”. Mas, pelo visto, para quem não entende nada, a versão mais fantasiosa sempre prevalece. Explicação curta e grossa: isso não tem qualquer relação com microchip ou com vigiar a rotina da população.

Não há tecnologia nem dinheiro suficientes no mundo para criar microchips e rastrear toda sua população. Mas, acima de tudo, não há necessidade. Já somos rastreados pelas antenas de celular, gps, redes sociais, microfone de celular e computador, conteúdo de e-mail e de muitas outras formas mais fáceis e mais baratas.


Estou com corona e me disseram que se eu escovar os dentes com a mesma escova nos próximos 15 dias a escova de dente pode reter o vírus e eu posso me reinfectar. Preciso comprar uma escova nova por dia?

Não, não precisa trocar de escova todo dia. O vírus não sobrevive após uma escovação com pasta de dente, que faria o mesmo efeito do sabão. Como já explicamos em edições anteriores desta coluna, o vírus é protegido por uma capa de gordura. Se nós destruirmos essa capa, ele morre.

Isso se faz com substâncias que limpem e desengordurem, como é o caso do sabonete e da pasta de dente. Caso você queira, pode deixar sua escova de molho em um enxaguante bucal após a escovação, para máxima prevenção, mas trocar de escova todo santo dia é desnecessário.

No banheiro seu foco tem que estar no vaso sanitário: descarga sempre com a tampa do vaso fechada, para não voarem partículas de fezes no ar contaminando tudo (inclusive escova de dente e toalhas, suas e de terceiros).

Além disso, existe a sua imunidade para te proteger. Se você pegou o vírus e seu corpo o combateu, tudo indica que você tem alguma imunidade (temporária) para esse vírus. Ela não dura para sempre, mas com certeza dura mais tempo do que o vírus poderia sobreviver na sua escova.

Então, nada dessa insanidade de trocar de escova todo dia. Segundo recomendação dos dentistas, escovas devem ser trocadas a cada três meses, ou, antes disso, se as cerdas deformarem.


A OMS manda a gente ficar em casa mas o dono da OMS tá no bar tomando cerveja sem máscara.

Para mim está é a fake news mais emblemática: o fato de alguém acreditar nisso mostra o mais baixo grau de ensino público, QI e IDH de um país. Não dá para descer mais baixo do que isso.

Para começo de conversa a OMS não tem dono, a pessoa em questão, Tedros Adhanom, é diretor-geral da OMS – Organização Mundial da Saúde. Não somos muito fãs da OMS, mas nessa eles são totalmente inocentes.

O vídeo foi filmado em bar localizado em Santos, em 16 de fevereiro deste ano e é bem óbvio que o diretor-geral da OMS não estava com um short florido, de barriga de fora, com uma garrafa cerveja na mão em um boteco em Santos. É apenas um infeliz de bigode que guarda alguma semelhança com o Tedros. Se você não viu a imagem que gerou esta fake news, basta clicar aqui.

Qual é o retardo mental que dá na cabeça do brasileiro de pensar que o diretor-geral da OMS estaria pagodeando em um boteco brasileiro com uma garrafa de Itaipava na mão? O sujeito não deve nem saber apontar no mapa onde fica o Brasil. Vamos segurar a megalomania aí, pessoal, pois uma pessoa esclarecida e com dinheiro dificilmente vai pisar nessa pocilga chamada Brasil, a menos que seja para cometer crimes ou fazer turismo sexual. Para tomar Itaipava em boteco com certeza não.

E, seja lá quem for, não estava violando nenhuma regra, pois à data do vídeo ainda não havia obrigatoriedade de uso de máscara nem de isolamento social. Menos, muito menos.

Para dizer que te dói saber que não vamos aprovar os comentários interessantíssimos refutando estes desmentidos, para se assustar com o nível do que precisa ser desmentido ou ainda para dizer que o Brasil merece ser arrombado de ponta a ponta pelo coronavírus: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (16)

  • Parece que depois do eclipse (que era o que teria de mais interessante de ver as vésperas do verão na Argentina), os argentinos resolveram abrir as pernas de vez com visitas sem ter o controle pra efeitos de quarentena no sentido de tentar conter os efeitos sobre a população argentina.

    Só uma coisa posso dizer: DESFAVOR!

    Boa sorte ai, Sally… Parece que ai a segunda onda vai chegar feia quase nível BR.

    • Quando morreu o Maradona e fizeram um velório em um local fechado para quase um milhão de pessoas era possível sentir Darwin esfregando as mãos. Óbvio que vai dar merda, óbvio.

  • Apenas um adendo. O genoma humano está cheio de retrotransposons e, na teoria, uma molécula de RNA pode mudar o DNA de um organismo sim. Mas isso não tem nada a ver com a vacina, claro.

  • Alguns jornais estrangeiros sugerem muito hipoteticamente que a recusa a vacina manteria o vírus em circulação e, isso poderia prejudicar a imunização, pois abriria a possibilidade do vírus (mantido em circulação) “aprender” a infectar quem já estiver vacinado. Essa afirmação tem algum respaldo?

    • Se a vacina chegar a cerca de uns 20% da população brasileira já é um feito e tanto, até porque ela tende quando muito a estar disponível só nos grandes centros, que sentiriam menos a problemática da logística.

  • Estão falando agora sobre possíveis mutações do vírus que podem acabar estendendo a pandemia e suas limitações do cotidiano, isso procede?

    • Mutação é vírus são sempre uma combinação possível, mas não dá para confirmar sem que isso seja comprovado por estudos sérios

  • Quais são as alergias que não pode tomar vacina é só ovo e leite? Quem tem alergia a cereais tipo amendoim, chia, ervilha pode?

    • O que eu li: alergias severas, a qualquer coisa. Mas pode ficar tranquilo que essa vacina não estará disponível no Brasil tão cedo

  • “(…) o fato de alguém acreditar nisso mostra o mais baixo grau de ensino público, QI e IDH de um país. Não dá para descer mais baixo do que isso.”. Eu não diria isso, Sally. Eu aprendei há muito tempo que a gente sempre pode se surpreender… Sempre que eu ficava abismado com alguma cretinice e pensava que não haveria como se perpetrar uma estupidez maior, vinha a BMzada me mostrar, inequivocamente, que DÁ SIM para descer ainda mais.

  • Eu ri da fake news do diretor da OMS de shortinho, já tinha visto antes no Tv Maresol, um jornal paródia tipo Sensacionalista. Mas não vi ninguém compartilhando isso seriamente.

    • Ah, teve gente indo xingar no perfil do infeliz nas redes sociais, em português mesmo, acusando ele de ser hipócrita, de pedir isolamento e depois ir pro bar. Uma vergonha internacional sem precedentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: