A aparição de diversos OVNIs nos céus de diferentes países está dando o que falar esta semana, e, para você não falar bobagem, vamos fazer um apanhado do que se sabe até aqui (o que é fato) e do que poderíamos especular com base nos poucos fatos que temos.

O que temos de fato nem sequer é 100% confiável, pois são informações fornecidas pelo governo de outros países. E nada nos garante que estejam falando a verdade, pode ser uma narrativa que convenha ao país no atual cenário mundial ou simplesmente uma mentira para desviar o foco. Porém, é um ponto de partida obrigatório: vamos às versões oficiais.

No dia 04 de fevereiro o Pentágono diz ter identificado outro balão de vigilância que estaria sobrevoando a América Latina, mas não informou a localização exata do objeto. Ainda no mesmo dia 04, um OVNI é abatido na costa da marítima da Carolina do Sul por caças F-22 e o Pentágono afirmou que se tratava de um balão de espionagem Chinês. Chegaram a comunicar isso, oficialmente.

Ao tomar conhecimento disso, a chancelaria chinesa emitiu um comunicado onde disse que “desaprovar fortemente” a ação e afirmou que o objeto não representava um risco civil ou militar aos EUA. “O lado chinês pediu claramente ao lado dos EUA para lidar de forma adequada com o assunto, de maneira calma, profissional e contida”.

O Pentágono insistiu dizendo que era um “balão de vigilância chinês de alta altitude” pois tinha as características de um instrumento de vigilância e também por ter sido abatido próximo à Base Aérea de Malmstrom, área militar relevante (ali se localizam silos que armazenam mísseis nucleares dos Estados Unidos).

O Ministro de Relações Exteriores da China emitiu uma nota dizendo que não era um balão espião e sim é “um dirigível civil” chinês que desviou do seu curso por causa das correntes de vento. Seria um equipamento “utilizado para fins de pesquisa, principalmente meteorológicos”. O país lamentou “a entrada não intencional” do equipamento no espaço aéreo dos EUA.

Esta fala parece ter deixado todo mundo muito irritado. Patrick Ryder, o Secretário de Imprensa do Pentágono, respondeu publicamente a esta fala da China subindo um tom na conversa: “O fato é que sabemos que é um balão de vigilância e não poderei ser mais específico do que isso. Sabemos que o balão violou o espaço aéreo dos Estados Unidos e a lei internacional, o que é inaceitável”.

Depois disso tivermos algumas réplicas e tréplicas, sempre nesse sentido: “era um balão de espionagem sim! Precisava ser abatido!” e “não era um balão de espionagem não! Não precisava ser abatido”.

Não importa a versão em que se acredite, é inegável que essa polêmica toda acendeu um alerta na cabeça de várias pessoas em diversos países: tem algo acontecendo no céu. Depois desse evento, muita gente começou a prestar atenção e até a procurar por algo. E, ao que tudo indica, muitos encontraram. Relatos de avistamentos dispararam em redes sociais. Mas, voltemos para a versão oficial.

No dia 09 de fevereiro um OVNI foi abatido nos EUA, no Alasca. Em entrevista coletiva, o general do Pentágono Pat Ryder confirmou que um caça F-22 da Força Aérea dos Estados Unidos derrubou este OVNI, após receber a autorização do presidente Joe Biden. A Casa Branca não desmentiu.

O relato oficial fornecido sobre o objeto é o seguinte: “O objeto estava voando a uma altitude de 40.000 pés (12 quilômetros) e representava uma ameaça razoável à segurança do voo civil (…) era do tamanho de um carro pequeno, portanto, não semelhante em tamanho ou forma ao balão de vigilância de alta altitude que foi retirado da costa da Carolina do Sul em 4 de fevereiro (…) o objeto caiu em uma região de gelo marinho na costa nordeste do Alasca, onde se concentram as operações de busca.”

No dia 11 de fevereiro o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou que seu país abateu um OVNI em Yukon, região próxima ao Alaska, a 160 km da fronteira com os EUA. Trudeau postou no Twitter: “Ordenei a derrubada de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo canadense. O Norad derrubou o objeto sobre Yukon. Aeronaves canadenses e norte-americanas foram acionadas e um F-22 dos EUA disparou com sucesso contra o objeto”. Pela proximidade da fronteira, uma equipe dos EUA teria participado da operação e, de acordo com o narrado, teriam abatido o OVNI.

No mesmo dia 11 de fevereiro, cerca de 4 horas após o avistamento do OVNI no Canadá, outro OVNI foi avistado, desta vez nos EUA, no estado de Montana, na fronteira com o Canadá. A presença deste OVNI fez com que a Autoridade Federal de Aviação (FAA) dos EUA feche o espaço aéreo por precaução, porém, não emitiram nenhuma informação sobre outras providências. Não sabemos se o objeto foi abatido.

No dia 12 de fevereiro, a China emitiu um comunicado dizendo que perseguiu um OVNI em seu espaço aéreo. O avistamento foi feito na cidade costeira de Rizhao, na província de Shadong. Foi emitido um comunicado dizendo que derrubariam o objeto e que, por isso, os pescadores foram orientados a sair da região, por questões de segurança. Não há comunicado oficial informando se o objeto foi abatido ou não.

No mesmo dia 12, os deputados Jack Bergamn e Elissa Slotkin, informaram pelo Twitter que o exército dos Estados Unidos derrubou outro objeto voador não identificado, sobre o Lago Huron, na altura do estado do Michigan, nas proximidades da fronteira com o Canadá com o aval do Departamento de Defesa americano.

Estes são os comunicados oficiais. Agora vamos aos relatos, que, assim como os comunicados, podem ou não ser verdadeiros.

Um “alto funcionário do governo americano” teria dito à CNN que o OVNI derrubado nos EUA no dia 12 tinha “ forma de um octógono com cordas penduradas e nenhuma carga perceptível”. O Senador Chuck Schumer deu uma entrevista à rede ABC afirmando que se o governo já comprovou que os objetos abatidos eram balões de espionagem chineses.

No mesmo dia 12, várias pessoas alegaram ter visto luzes no céu do Uruguai. A Força Aérea Uruguaia anunciou que iniciou uma investigação para apurar o ocorrido. Desta vez, pessoas conseguiram gravar vídeos, um deles chegou a ser postado no Twitter.

E daí em diante, explodiram relatos de OVNIs, balões espiões e tudo mais que vocês possam imaginar. Não se sabe se por autossugestão, anseio por fama, maldade ou por qual motivo, parece que o mundo todo está disposto a tumultuar o que quer que esteja acontecendo.

Qual é a verdade?

Se você esperava uma resposta sobre o que são esses OVNIs, sinto muito, não temos. E provavelmente ninguém tem. É uma daquelas situações que nos relembra nossa insignificância, ignorância e ilusão de controle. Não sabemos e provavelmente não vamos saber tão cedo. O que nos obriga a lidar com o desconhecido, manter uma pergunta aberta, sem respostas, algo que poucas pessoas conseguem fazer com graça e elegância.

Muita gente é incapaz de manter uma questão aberta, sem resposta. Imediatamente encontram certezas cunhadas com vestígios de evidências distorcidas e fragmentadas, pois são incapazes de admitir que não temos controle de tudo e que somos menos relevantes do que imaginamos. E, nesse ponto, os OVNIS são úteis: nos mostram o que cada um tem dentro de si.

Então, se existe algo de produtivo que eu possa te dizer neste texto, é isso: não tenho resposta sobre o que são os OVNIs, mas você pode usá-los como uma ferramenta poderosa para conhecer as pessoas. Cada um projeta neles o que tem dentro de si. Pessoas que vivem no medo vão de dizer que vieram nos atacar. Pessoas carentes vão dizer que vieram nos salvar. Pessoas megalomaníacas vieram dizer que vieram por nossa causa, e assim por diante.

A verdade é que não sabemos nem mesmo o que são esses OVNIs, muito menos o que vieram fazer aqui. Mas eles são muito úteis para conhecer as pessoas à nossa volta: se alguém está cheio de certezas, afirmando que é ou não é vida alienígena, não é uma pessoa que você deva levar a sério. É uma pessoa leviana, que forma certezas sem os subsídios necessários para isso.

É o mesmo esquema de discutir a existência de Deus, vida após a morte e tantas outras questões abertas: a única resposta madura e correta é “não sabemos”. Claro, você tem direito às suas crenças e convicções, assim como eu tenho as minhas: de posse das informações que temos, estabelecemos o que acreditamos ser a hipótese mais provável entre as que conseguimos cogitar. Mas isso é muito diferente de ter certezas.

Nunca devemos perder de vista que essa hipótese que nós entendemos como a mais provável pode não ser a correta, uma vez que podem existir indícios que desconhecemos ao formar a nossa opinião. Também devemos levar em conta que podem existir outras hipóteses que nós sequer conseguimos cogitar, por completo desconhecimento. Então, todos tem direito à opinião, é saudável, desde que a pessoa saiba que se trata disso: sua opinião. Não uma verdade absoluta.

Quem vê verdade absoluta sem provas, apenas por lhe agradar essa versão, não está bem da cabeça. Quem acredita que vê provas contundentes em fontes não confiáveis não está bem da cabeça. Quem precisa de certezas a qualquer preço não está bem da cabeça. Quem afirma categoricamente que são/não são extraterrestres não difere em nada dos patriotas conspiracionistas.

Não seja essa pessoa. Não precise de certezas. Tenha a sua opinião, mas, ciente de que é apenas a sua opinião, sem engessá-la e decretar nela uma verdade, caso contrário você ficará cego para as novas evidências que podem surgir. E tenha a coragem e a segurança de dizer “não sabemos”. Evita muitos vexames nessa vida.

A única conexão que eu consegui cogitar nesse caso foi o evento de maio do ano passado, quando o Congresso americano fez uma audiência pública muito estranha sobre OVNIs, que rendeu este texto no Desfavor. Não sei o que está acontecendo, mas é provável que tenha começado faz tempo e o governo dos EUA percebeu muito antes.

Minha opinião? Não são alienígenas. Se houver vida inteligente, não vão pisar neste planeta, habitado por estes seres humanos. Me parece mais uma baixaria humana mesmo: espionagem, arma de guerra ou algo do tipo. Não passa de um achismo, mas todos temos direitos a achismos, desde que lembremos que não representam a verdade.

O que quer que esteja acontecendo, você e eu não podemos fazer absolutamente nada a respeito, a não ser manter a sanidade mental e continuar priorizando o que é importante em nossas vidas. Portanto, conversar sobre o assunto é bacana, especular é humano, mas sem medo, sem certezas, sem briga e sem colocar isso como prioridade. Nossa vida, nossas metas, nossos problemas merecem mais atenção.

Se aparecerem mais novidades relevantes sobre o assunto, pode voltar aqui que certamente vai ter texto sobre, mesmo que seja Plantão, fora da hora convencional. Volte para sua vida, que é o melhor que você faz.

Para dizer que foi só bolsonarista ficar importunando ET com lanterna de celular que eles se manifestaram, para dizer que é tudo culpa do governo do país X (como se o do país Y fosse menos filho da puta) ou ainda para dizer que está ansioso pelo Ei Você sobre estas notícias: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: , ,

Comments (6)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: