Top Des: Top Des

topdes_topdes

E para começar a semana egocêntrica, vamos fazer uma versão especial do TOP DES com as 10 piores notícias já selecionadas para a coluna. Porque é semana temática e também porque chegamos ao Top Des 100 há duas semanas e eu esqueci de avisar…

  • Justiça proíbe a comercialização do DVD de Rafinha Bastos. FONTE

SALLY: Enquanto isso, Dona Maria morre por falta de UTI aguardando uma liminar para conseguir uma internação para fazer uma cirurgia de urgência. Enquanto isso, Pedrinho morre aguardando uma liminar que autorize transfusão de sangue porque seus pais não autorizaram por motivos religiosos. Enquanto isso, Seu José morre aguardando uma liminar que autorize obrigue o Poder Público a fornecer um remédio que ele precisa tomar diariamente para se manter vivo. Enquanto isso…

SOMIR: Faz tempo que batemos nessa tecla. Danilo Gentili e as tetas da discórdia foram apenas mais um capítulo. Quando a preguiça de pensar se junta com a segurança de uma opinião pública incapaz de entender senso de humor como algo além de bordões e tortas na cara, os humoristas são levados a sério e os políticos são uma piada. O pior é que esse tipo de notícia vai continuar pipocando no Top Des por muito tempo…

  • Quem ganha R$ 300 é classe média??? FONTE

SALLY: Tá explicado COMO o PT tirou tantas famílias da pobreza: reduzindo os índices que indicam quando alguém está na pobreza. Esqueceram o pequeno detalhe de omitir essa tática, que desacredita todo seu projeto social. Mas não faz mal, ninguém vai perceber, ninguém vai questionar.

SOMIR: Os números não mentem, mas quem os usa sim. Forjar um milagre econômico mudando as definições do que é classe média é tanto uma sacanagem quanto um golpe de mestre. Pena para todo mundo que os investidores internacionais já sacaram o que aconteceu e estamos de volta à estagnação. E já estão tentando mudar a definição de corrupção…

  • STF negando a inclusão de Lula no processo que julga o mensalão. FONTE

SALLY: O que é pior, um Tribunal que livra a cara de um dos chefões da corrupção porque foram todos nomeados por ele ou um chefão da corrupção que, apesar de ter sido salvo da degola, insiste em falar mal de um tribunal que ele mesmo montou?

SOMIR: Já disse antes e repito… se o Lula sabia é cúmplice. Se não sabia, é tão incompetente que deveria perder os direitos políticos por alguns séculos. Mas como mexer com o imperador do país tem consequências sérias, todo mundo fez vistas grossas. Deveria ter sido ele a gritar “Viva o PT” rumo à sua cela…

  • Jornada Mundial da Juventude. FONTE

SALLY: Eu curti o perdão automático e express via internet. Achei moderno. Também curti o Papa argentino mais de esquerda que o PT. Só ficaram devendo um grande atentado no evento, uma pena, teria sido divertido. Espero que na Copa de 2014 não me decepcione novamente.

SOMIR: Poucos eventos renderam tanto aqui no desfavor como essa Jornada. Hipocrisia, burrice e desorganização se encontraram para criar o mais próximo de um Natal que temos aqui na RID. Se não fosse o desperdício incrível de verba pública, deveria acontecer todo o ano para nos divertir.

  • Defensora de partos em casa morre dando à luz… em casa. FONTE

SALLY: Eu ri tão alto quando li essa notícia… É como se um ativista morresse mordido por um beagle. Para quem acredita em Deus, acho que ele passou uma mensagem bastante clara deixando essa criança sem mãe, não?

SOMIR: É daquelas notícias que não parece grande o suficiente para entrar numa lista dessas, mas por ser tão divertida acaba entrando. Não é nem rir da PESSOA que morreu, é rir da notícia! Tem uma sutileza aqui que dificilmente seria aceita em outro lugar que não a nossa impopular república.

  • 21% da população mundial passou fome em 2011. FONTE

SALLY: Mandamos robô a Marte, nos comunicamos em tempo real pelo mundo todo, mas não conseguimos alimentar mais de 20% da população mundial. Que bela bosta de criaturas que somos. E ainda conseguimos abstrair algo desse porte e viver em paz com índices como esses. Parabéns, ser humano!

SOMIR: Mas enquanto isso, o importante mesmo é que as pessoas sigam mais as regras de um livro sagrado qualquer. Ou mesmo a cor da roupa de baixo da celebridade do momento… Tudo é mais importante do que o problema que já conseguimos resolver mas não temos vontade de fazer.

  • 80% da classe média é de negros e eles continuam ganhando cotas só por serem negros. FONTE

SALLY: Correção: por SE DECLARAREM NEGROS. O que tem de branquinho se beneficiando não é brincadeira. E esse papo de escravidão desmerecer a pessoa é um mal entendido: quem já foi à Bahia sabe que as chibatadas não podem ser consideradas racismo. Na verdade, são o único recurso capaz de fazer um baiano trabalhar. Quem mandou começar o país por lá?

SOMIR: Tem todo o elemento do absurdo da segregação racial achando seu caminho de volta para as nossas leis, mas também é a cultura da esperteza brasileira em toda sua glória. Mesmo que em tese seja para corrigir injustiças históricas, todo mundo se acha no direito de burlar o sistema para conseguir o que quer.

  • Para que menos qualificados ganhem mais, os mais qualificados estão ganhando menos. FONTE

SALLY: Em vez de todos ganharem mais progressivamente, em vez de tirar subsídios públicos para remunerar melhor e tentar elevar as expectativas dos menos escolarizados, estão retirando remuneração de cabeças pensantes para redistribuir e premiar cabeças de bagre. Graças a isso, vem mais quatro anos de PT pela frente.

SOMIR: Punir quem tem mais estudo num país governado por populistas? Por que isso não me parece surpreendente? Quando sua cultura de redistribuição de renda valoriza estagnação ao invés de equilíbrio você sabe que o futuro não vai ser lá muito brilhante. Idiocracy não deveria ser um manual de instruções.

  • Falta de água no mundo mata uma criança a cada 15 segundos. FONTE

SALLY: E o ser humano convive muito bem com isso, continua preocupado em ter o celular tal, o carro tal, em postar a foto tal na rede social. Admitam: o ser humano DEU ERRADO. O ser humano é um ERRO, apesar de eventuais qualidades, o projeto FALHOU.

SOMIR: Mas ei, pelo menos não estão abusando das emissões de carbono nos países onde morrem mais crianças! E nada de alimentos transgênicos também! Tem coisa mais natureza do que punir severamente quem está menos adaptado ao seu ambiente?

  • Apenas 0,1% estão presos por corrupção no Brasil. FONTE

SALLY: Mas quando UM é preso todo mundo comemora com aquela mediocridade típica: “pelo menos alguém foi preso”, “pelo menos desta vez não acabou em pizza”, “pelo menos ele vai ficar algum tempo preso”. Brasileiro Médio: se contentando com pouco desde 1500.

SOMIR: E também não estão devolvendo o dinheiro que roubaram! Não há muita utilidade num sistema de justiça especializado em pegar ladrão de galinha e resolver picuinha entre vizinhos (e mesmo assim, com alguns anos de enrolação no processo até chegar numa conclusão).

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (64)

  • Hoje no ônibus um ADVOGADO passou distribuindo cartõezinhos. Licença poética:
    ¨Eu podia estar matando, eu podia estar roubando, mas estou aqui, tentando arrancar uma ação trabalhista qualquer.¨
    Eu ainda acho que essa história de fundo do poço é otimismo puro. Quem disse que tem fundo?

    • Uma vez eu peguei um táxi e quem estava ao volante era um colega meu de turma da faculdade, que era o mais inteligente e cdf de todos. Tá puxado…

      • Engraçado é que eu estava lendo a notícia sobre “Para que menos qualificados ganhem mais, os mais qualificados estão ganhando menos.” e lembrei exatamente do piso da advocacia que o ‘Advogado Médio’ defende com unhas e dentes achando que é um ótimo negócio…
        O piso foi criado com a intenção de coibir abusos praticados por salários muito abaixo da média (e aqui vale lembrar que 1. de boas intenções o inferno está cheio; 2. não é unificado; 3. foi feito pensando só nos escritórios; 4. muitos escritórios não conseguem nem mesmo cumprir esse piso dada a carga tributária) o que eu observei é que o valor do advogado no resto do mercado despencou.
        Aquele cara que antes era contratado por uma empresa de outro ramo para prestar auxílio jurídico ganhando de cara 4 mil, agora teve seu salário ajustado de acordo com o piso da categoria, que foi feito pensando em escritórios menores e não em indústrias do ramo farmacêutico, por exemplo.

        Todo dia penso que lááááá atrás, deveria ter optado pela minha segunda opção de curso quando entrei na faculdade.

        • EU TAMBÉM. E te digo mais: abandonar o direito me doeu, porque foram muitos anos de estudo e investimento, mas foi libertador. Direito faliu, a menos que você tenha um contato muito bom, direito é uma profissão falida que não paga contas apenas com competência.

          • O triste é o azar te ter descoberto isso logo depois que entrei pra esse mundo, um sentimento de tempo perdido enorme. Não conseguir nem ser ‘oreia’ na minha profissão é decepcionante. Sou uma pária da minha área.

            ‘Sem parentes importantes e vindo do interior’ … se bem que aqui na minha terra natal, quem vem de qualquer outro lugar é mais valorizado e prospera bem mais do que os que aqui nasceram … algo que já me fez entender em parte porque os alemães compraram a idéia do nazismo.

            Já ouvi colega dizendo que tinha que arrumar emprego pra colega desesperada porque além de ser mãe, ela veio de outro estado – como ele – e estava pensando em se matar, pois sua mãe, que a sustentava, morreu.

            Eu confesso que não disse nada, mas que pensei numa porção de coisas ‘consoladoras’ pra dizer sobre… até que um colega disse o óbvio: manda ela largar o Direito, procurar vaga no comércio para aproveitar a onda de fim de ano.

            Mas ainda assim ninguém parou para dizer que essa desequilibrada não podia se dar ao luxo de cometer suicídio, EXATAMENTE porque ela tem um filho. Mas como não era ela que sustentava, e sim a avó da criança, a ‘nobre’ colega acha que tem o direito de desaparecer pq ficou sem emprego.

            E vale mencionar, que o filme ‘Em busca da Felicidade’ já passou na sessão da tarde. Qualquer desempregado fudido aprende que se vc tem um filho, vc tem que rebolar e conseguir dar a volta por cima sem deixar a criança perceber de forma brutal essa insegurança que a ronda, pois nenhuma criança merece isso.

            Além disso, ver bacharéis fazendo greve de fome na porta do Conselho Federal tb me dá vontade de ir lá dar um tapa na cara deles. Depois que passarem vão fazer o quê? Greve de fome na porta dos escritórios da cidade pedindo emprego?

            (Greve de fome com refrigerante, diga-se de passagem)

  • 85% de negros na classe média? Aquela classe média de R$ 291 a R$ 1019? Classe baixa! Tá explicado o porquê dos 85% :P

  • Kd a postagem? Domingo começa a semana! Desfavor > que Deus? Deus não trabalha domingo, vc também não? Então Desfavor = Deus!

  • O PT enfrenta a miséria por decreto – meio salário mínimo per capita é classe média.

    O PT enfrenta o problema de acesso à educação superior pública por decreto – cotas.

    O PT enfrenta o índice dos homicídios por decreto – só entra no índice quem morre na hora. Recebeu primeiros socorros ou morreu no hospital, então morreu por “complicações”.

    O PT enfrenta o fracasso econômico do Brasil na base do decreto – decretando que usem a contabilidade criativa que use o dinheiro que você usou pra reformar a casa como recurso do PAC.

    E mesmo assim, com esses CANALHAS matando o Brasil por dentro, a Dilma diz que está tudo bem, a mídia diz amém, e lá vamos nós pra mais quatro anos de petralhas.

      • Mas a gente não pode impedir. A não ser que apareça um candidato de oposição com muito carisma, Dilma vai levar no primeiro turno.
        PS: Considerando que as pesquisas eleitorais sejam honestas, claro.

        • Não acredito que as pesquisas sejam tão honestas assim, mas o problema é que enquanto estaremos dividindo os votos nos candidatos que não são a Dilma, os bolsistas, ignorantes e aquele povo delirante que cursa humanas em faculdades públicas com professores marxistas, que acham que Cuba e Venezuela são ótimos lugares, estarão votando na mulher do Lula em peso.

          E não podemos nos esquecer que os petralhas tem a máquina pública na mão e vão receber muito, MUITO dinheiro de volta do Mais Médicos e de doações de campanha das empresas que nunca antes na história desse país lucraram tanto com contratos licitatórios.

          • Eles vão ter uma quantia absurda para investir na campanha, justamente por isso acho que não tem chances da Dilma perder essa eleição. Nos resta torcer para que o câncer dela volte…

        • Eu já dou como certo que a Dilma vai ganhar. Não acredito que se apresente algum “salvador da pátria” tão em cima da hora.

  • Poxa, não precisava me lembrar de novo dessa JMJ… :(
    Essa bagunça de cotas, deveriam no mínimo exigir que levassem certidão de nascimento ou outro documento com cor, se não pedem nada até loirinho vai dizer ser negão desde criancinha só pra aproveitar a mamata!

    • Repetindo um comentário que fiz num texto antigo daqui da RID:

      “Seria no mínimo interessante ver alguém um dia entrar em algum lugar pelo sistema de cotas usando uma maquiagem estilo Al Jolson em “O Cantor de Jazz”. Imaginem o que daria…”

      Nesse filme, considerado histórico por ter inaugurado o cinema falado, o Al Jolson é o protagonista, interpretando um branco judeu que se pinta de preto pra cantar escondido da família. Olham o visual dele:

      “http://culturemagazine.ca/joyentsite/images/Disguise/seabrook.jpg”

  • Para que menos qualificados ganhem mais, os mais qualificados estão ganhando menos.

    O recuo do salário na faixa mais escolarizada ocorreu por diversos motivos. Foi influenciado pelo modelo de crescimento dos últimos anos passando até pelo descompasso entre as profissões escolhidas pelos universitários e a demanda do mercado de trabalho.

    Esse descompasso, aliás, ficou mais evidente na área de humanas. “O salário caiu mais na área de humanas, porque houve um aumento no número de profissionais“, afirmou Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper e responsável pelo cruzamento do avanço médio salarial com os anos de escolaridade. Os dados têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

    O setor mais educado também viu aumentar a concorrência na última década. Os trabalhadores passaram mais tempo na escola, elevando a fatia dos brasileiros com ensino médio e superior em andamento ou concluído. Ou seja, houve mais ofertas de trabalhadores dessa classe. E muitos profissionais podem ter ingressado no nível mais elevado de escolaridade, mas com o mesmo salário, o que reduz a média de ganho da categoria.

    “Nos últimos anos, as pessoas ficaram mais tempo na escola e a oferta de profissionais com ensino médio e superior aumentou. O crescimento da escolaridade também foi impulsionado pelo aumento do número de universidades privadas“, disse Naercio.

    Já a dinâmica da economia brasileira, de impulsionar o setor de serviços, fez com que a maior alta salarial fosse registrada entre os menos qualificados. Logo, cabeleireiros, manicures, pedreiros e jardineiros sentiram mais o ganho salarial. Na faixa dos profissionais com zero a quatro anos de estudo, por exemplo, o aumento médio foi de 32% no período – o salário pulou de R$ 566 para R$ 745. Para os menos escolarizados, também pesou a política de aumento real do salário mínimo dos últimos anos.

    “De alguma forma, a economia cresceu na direção desses setores, o que acaba favorecendo alguns tipos de trabalhadores. Grande parte da melhora na base da pirâmide decorre de um aumento da demanda pelo trabalhador menos qualificado”, afirmou Fernando de Holanda Barbosa Filho, economista e pesquisador do Ibre. “Não é à toa que o ex-presidente Lula ficou tão popular. Ele introduziu na economia pessoas que, antes, não participavam dela.

    Li essa notícia (que por sinal é de junho) e não vi grande desfavor aqui… a queda na renda dos mais qualificados não foi por algum plano maligno do governo, mas sim porque passou a ter mais gente com essas qualificações, e que nem sempre são as mesmas que o mercado procura. Não acho que seja ruim ter mais gente se qualificando, passando mais tempo na escola, estudando mais. Mesmo que isso diminua o salário médio dessas categorias, essas pessoas ainda vão ganhar mais que a média nacional. Isso não aconteceu porque o salário deles baixou, mas sim porque a concorrência aumentou. A própria notícia diz isso.

    Se a geração anterior à minha era assombrada pela inflação, a minha é, em grande parte, assombrada pelo desemprego, que chegou a níveis altos no final dos anos 90, governo FHC. A simples idéia de que a volta do PSDB possa significar volta do desemprego faz com que seja mais fácil ainda pro PT se reeleger, enquanto a única oposição forte for os tucanos. Esse tipo de notícia ajuda o PT, assim como o Grobo ficar pedindo que o governo “resista à tentação de manter o mercado de trabalho aquecido”, ou seja, pedindo por mais desemprego…

    A corrupção é péssima, mas se “PT = corrupção”, e “PSDB = desemprego + corrupção”, acho que fica fácil entender por que a Dilma tem tudo pra se reeleger ano que vem… a coisa não se resume a “bolsa família”.

    • PT é pior que desemprego, é emprego com salário ridículo para quem tem alto nível intelectual e com salário razoável para cabeça de bagre

    • 1) O descompasso era esperado. Certas áreas onde o empenho e o conhecimento técnico não era um ponto tão exigido e que pareciam prometer mais em termos de rendimentos ganharam destaque (Direito, oi!) em detrimento de áreas que exigiam mais tecnicamente ou mesmo de áreas que não prometiam tanto em termos de rendimentos. O enfoque a nível de curto prazo combinado a “lei do menor esforço” (Jeca Tatu feelings) explicam bem tal tendência.

      2) Não foi simplesmente aumento no número de profissionais qualificados, mas sim o inchaço com “profissionais” cuja qualificação muitas vezes é discutível. Pesa ai também a segmentação dos cursos universitários, com um enfoque prioritário em “humanas” em detrimento das áreas de “exatas” ou de “biológicas” por exemplo. Por motivos óbvios, esse inchaço se reverteu positivamente em favor dos empregadores, que aproveitaram a deixa para manter os rendimentos relativamente estagnados ou até mesmo para negociarem no sentido de reduzir despesas no custeio de salários ou dos serviços prestados. Como para quem não está na “rodinha”, é mais fácil cair na fila do desemprego do que progredir, vai se aceitando tal situação, ainda que a contragosto.

      3) As pessoas realmente passaram mais tempo na escola, mas isso não se refletiu necessariamente em uma preocupação maior com o conhecimento a nível educacional. Boa parte das pessoas estão na corrida da “diplomação” mais pelo diploma em si do que para agregar conhecimentos. Isso pode se observar no aumento do número de “analfabetos funcionais” a nível básico ou mesmo a nível superior.

      4) O negócio das fábricas de diplomas foi a toda na onda do conhecido criando problemas citado pelo Somir. Seja em cursos pretensamente técnicos, seja em cursos de nível “superior”, tal negócio prosperou de tal forma as custas de gente temerosa de ficar “eternamente desempregada” e fora do “mercado de trabalho” que acabou culminando seja no aumento de profissionais de qualificação discutível, seja na “competição” predatória deles em áreas antes acessíveis apenas uma pequena elite, que tinha (e que em grande parte ainda tem, mesmo que na condição de “chefes”) condições de tirar vantagem de sua posição privilegiada.

      5) Os ganhos maiores foram sentidos em áreas onde o trabalho braçal ou manual era importante (algo que é tradicionalmente relegado a uma mão-de-obra menos qualificada quando se fala a nível de Brasil) e onde tal trabalho por algum motivo não pudesse ser relegado a mão-de-obra externa. A despeito dos aumentos no salário mínimo terem pesado nisso, também se pesou a demanda por tais serviços, seja na construção cívil, seja na área de estética. Uma demanda que explodiu graças tanto a “melhoria” dos indicadores quanto ao fato de grande parte da população ter deixado tais áreas na busca por um ganho melhor agregando o ensino superior ao seu currículo.

      6) Há uma tendência que não foi notada. Na hora do corte de custos, há uma tendência a se colocar um profissional mais qualificado em posição de mero “prestador de serviços”, buscando-se manter principalmente os profissionais de base na execução do trabalho. É comum por exemplo que o “engenheiro civil” cuide tão somente de alguma vistoria ou da burocracia inerente a obra, enquanto que o “mestre de obras” (geralmente de parca educação formal, mas com experiência e conhecimento suficiente para chefiar o contingente de peões) coordena a obra e os “pedreiros, pintores e serventes” cuidam do trabalho na execução da obra.

      7) Concordo com você que não cabe colocar a culpa no PT no que diz respeito a esta questão de natureza CONJUNTURAL, mas acho vergonhosa essa dualização entre PT e PSDB como se fosse uma batalha do bem contra o mal. Não estou desconsiderando as dificuldades inerentes a década de 90 e a época da virada do milênio, mas cabe ressaltar que foi justamente aquela “crise” que quebrou boa parte da estrutura econômica então existente que se calcava no inflacionismo para encobrir sua ineficiência. Infelizmente, a iminente vitória da Dilma nem de longe é garantia de dias melhores na política brasileira, até porque estamos no fim da colheita.

  • Quando li a notícia da mulher que morreu dando a luz, também ri alto. Quem não iria rir?
    A questão das cotas me dá um “rebuliço” por dentro. Sou baiana e moro na Bahia, mas o que tem de gente branca utilizando-se dessas cotas, não está na história…Será que eu, que sou ruiva, também consigo algo? hahaha ;)
    Sally, entendo que aqui é uma ditadura, e acho isso o máximo! Mas nem todo baiano é preguiçoso, apesar de que a grande maioria, realmente, o é.

    PS: esperando ansiosamente pelo próximo “Siago Tomir”.

    • Existem exceções que confirmam a regra. Só me responde duas coisas: você é de Salvador? Você tem vontade de sair da Bahia?

      • Se eu pudesse escolher, iria morar em Londres. Aliás, teria nascido lá. hahahaha Mas sou realista e pobre, então…
        Sou do sertão da Bahia, mas até que tive sorte, pois moro em uma cidade às margens do “Véi Chico”, então, de sede eu não morro. :)

        • Eu acho o interior menos pior em matéria de ser humano. A elite de Salvador é a raça mais nojenta com a qual eu já tive o desprazer de conviver. E o fato de você querer sair daí se tiver oportunidade diz muito, já que a maioria acha que é a oitava maravilha do mundo e quem fala mal o faz por inveja…

    • Mas que seja feita justiça: A sugestão da Globo foi bem melhor que a escolha da FIFA. Pode até não ter sido preconceito da FIFA (Spoiler: Foi.) mas perderam carisma e potencial comercial com essa escolha “genérica” de loiros famosos por serem loiros.

    • Pelo Rodrigo eu nem fico tão chateada pois acho ele um homem relevantemente bonito = além de bonito é útil por saber cozinhar.
      Mas tem cara de gringo….

      Já a mulher dele tem cara de ET.
      Como uma criatura tão sem graça consegue tanta coisa? Cadê o marido cozinheiro que não tempera essa criatura com um pouco de sal?

      Camila não, é bonitona, simpática, elegante e como mulher brasileira, me representa! O Lázaro não é bonito, não cozinha, mas é gente boa e pra representar a terra de vera cruz, serve e muito.

  • Existe chances e a possibilidade de alguns estadios não ficarem prontos?

    Ou pior… Existe a possibilidade de alguns jogos ser transferido para outras cidades por que o estadio não ficou pronto?

    Sobre o top des de hj… Se existe reencarnação eu não quero mais voltar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: