Desfavor da semana: Deus lhe pague.

“O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reagiu nesta terça-feira (13) à iniciativa do Ministério Público Federal (MPF) de ajuizar ação civil pública pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas do real que forem impressas a partir de agora. “É falta de ter o que fazer”, disse Sarney.” FONTE

Não para nossa surpresa, o brasileiro médio concorda com Sarney. Estado Laico? Não, você deve ter se confundido de país. Desfavor da semana.

SOMIR

Dizem que todo brasileiro é um técnico de futebol, mas não é menos comum que o cidadão tupiniquim assuma um outro cargo quando lhe é conveniente: O de jurista. O que esse povo gosta de relativizar leis é impressionante; se é conveniente, é lei (e tem que matar quem não cumpre); se incomoda, é um absurdo (e o Estado não tem mais o que fazer).

Curioso como esse hábito vive paralelamente a um dos sistemas mais corruptos e desiguais do mundo, não? Imagino se essa “audição seletiva” no que tange o entendimento das leis que regem nossa sociedade tem algo a ver com isso. Ah, não… No que eu estou pensando? Como pode uma das sociedades mais religiosas do planeta ser acometida de uma falha moral dessas? Estudos indicam que 93% dos brasileiros se dizem religiosos, e só algumas nações africanas ainda mais miseráveis disputam o título de reserva moral da humanidade.

Bom, talvez tenha a ver com a forma como as “leis religiosas” são entendidas. Como a maioria foi escrita em tempos absolutamente incompatíveis com os dias modernos, se faz necessária alguma adaptação e até mesmo criatividade para cultivar os valores religiosos. Se a escritura sagrada menciona camelos, pode-se trocar por carros e segui-las da mesma forma. Afinal, é o conteúdo que vale, não?

Se a Constituição diz que o Estado é Laico, talvez não seja exatamente isso que esteja escrito ali. Talvez com um pouco de interpretação, isso queira dizer que ninguém é obrigado a seguir a religião cujos símbolos adornam nossos tribunais, porque toda essa coisa de converter na marra deixou um gosto amargo na boca da humanidade. Sabe como é, milênios de barbárie em nome de algum deus realmente não deixam uma impressão positiva.

O Estado não pode forçar, mas não é um abuso puxar uma sardinha para uma ou outra religião, certo? Na verdade, se somos uma democracia, é a vontade da maioria que vale, não? E a maioria é religiosa! Viu? Entendemos o motivo pelo qual símbolos religiosos são misturados com entidades do Estado, mesmo ele sendo laico! Porque pega mal torturar quem não acredita na mesma divindade que você, e porque a maioria da população é religiosa, é tradição do país! Pronto! Ufa… Essa passou perto.

Se bem que isso me deixou com outra pergunta na cabeça… Onde estão os escudos do Flamengo nas repartições públicas? A maior torcida do país é a flamenguista, e é uma tradição brasileira gostar de futebol. Não estão gastando bilhões construindo estádios para a Copa? É importante! Não seria o caso de tascar um “Vai Flamengo!” nas notas? Ou pelo menos deixar todas rubro-negras? Você pode até argumentar que isso é um absurdo, mas você provavelmente não é flamenguista. Inclusive seria bem mais fácil se você virasse um, menos violência nos estádios sem torcidas rivais.

Não que você seja obrigado. É feio forçar alguém a torcer pelo time do Zico. Não fazemos isso no Brasil… Mas para representar a vontade da maior torcida, é importante que o Estado não deixe dúvidas de qual é o time “oficial” desse país. Assim você sabe direitinho a hora de ficar quieto e a hora de não gastar tempo e recursos defendendo outros clubes.

Instaurar o hábito nas crianças a cantar o hino do Flamengo antes das aulas? Faz sentido! Não é como se elas fossem obrigadas a torcer pelo time da maioria… Criança é muito resistente a essa coisa de pressão social. Exigir que juízes não usem camisas do Flamengo enquanto exercem sua profissão? Que absurdo! Isso não interfere em nada em suas capacidades e devemos confiar que vão julgar de forma justa independentemente do clube para qual o reú é torcedor confesso.

É muito válido levar a sério toda essa coisa de vontade da maioria. Acredita que alguns malucos dizem que democracia não tem nada a ver com isso? Que é sobre proteger os direitos de todos? Oras, todos tem direito a seguir uma religião cristã (meio que faltou dizer que só essas valem) ou de torcer pelo Flamengo. Se eles não querem exercer esse direito, problema deles.

E temos que aproveitar a oportunidade de dar algum incentivo extra à produção nacional! A maioria do povo brasileiro gosta de música sertaneja, axé, funk… Não digo para proibir artistas e estilos de música estrangeiros, apenas deixar mais difícil para o público consumir essas coisas de minoria. Vai ficar mandando dinheiro para os EUA ou a Europa? É pelo bem do país. É o que a maioria mais gosta!

E não seria o Estado definindo o que você pode ou não gostar usando o SEU dinheiro para isso, seria apenas uma sugestão. Uma ideia de igualdade! Isso, faça o que a maioria faz e alcançamos a igualdade. Gente que não sabe relativizar uma leizinha que seja jamais conseguiria achar um atalho tão bom para um dos maiores sonhos da humanidade.

Não tem perigo de abuso não, lembram que o país é muito religioso? Religião prega um monte de coisas boas como humildade, submissão e obediência! Perigosos mesmo são os imorais não-religiosos, curiosamente formados em sua maioria por pessoas mais estudadas e mais bem de vida. Tudo bem que as estatísticas do crime não são muito favoráveis às alegações anteriores, mas o Diabo trabalha de maneiras misteriosas.

Se é do gosto da maioria, se já é uma tradição, só pode estar certo. Não tem problema de deixar o Estado preferir alguma coisa que deveria ser escolha pessoal, quer dizer, a não ser que você seja uma dessas pessoas do contra. Essa coisa de mudar regras só porque uma minoria acha injusto criou aberrações como fim da escravidão, voto feminino, lei do divórcio…

Sarney e sua turma que estão certos. O Ministério Público deveria se ocupar de coisas melhores… como assistir shows de comédia para investigar quem fez uma piada. Coisas que agradem a maioria! A maioria que vota em corrupto e só é honesta por falta de oportunidade. Esse povo iluminado por Deus e bonito por natureza.

Overdose de sarcasmo à parte: Vou fazer minha parte e tirar a expressão das minhas notas. Prefiro louvar algo que não foi usado como desculpa para tortura, estupro, assassinato e corrupção: Desfavor seja louvado.

Para dizer que se eu não amo o seu deus eu devo mudar de país, para dizer que o que eu disse sobre clubes de futebol já acontece (Diferenciadão), ou mesmo para sugerir que se toque Michel Teló nos tribunais brasileiros (a fila de processos sumiria em semanas): somir@desfavor.com

SALLY

A Constituição diz que somos um Estado Laico, que não adota nenhuma religião oficial, que não se filia a nenhuma religião e que não pode favorecer ou fazer propaganda para nenhuma religião. Porém nosso dinheiro vem com a inscrição “Deus seja louvado”. Independente de você gostar ou não desta inscrição, isso parece coerente para você? Não é. Ou muda a Constituição, ou muda o dinheiro. É o que o Ministério Público Federal estava tentando fazer, até que um bando de histéricos começou a faniquitar.

Para entrar rasgando na argumentação, eu gostaria de informar que esta inscrição “Deus seja louvado” foi inserida pelo Sarney. Qualquer ser humano com cérebro sabe que NADA de bom vem do Sarney. Independente da sua religião, se você é uma pessoa ética, você tem o dever cívico de se posicionar contra o Sarney no que quer que ele diga, vai por mim, Deus vai compreender. Se o seu Deus for bom e justo ele vai preferir que você fique contra o Sarney SEMPRE. Aliás, custa muito o Sarney morrer? Porque né, ele já tem uma certa idade e já fodeu o país mais do que o tolerável. Está na hora do Sarney morrer. Se existisse um Deus, ele já estaria morto. Sarney vivo reforça meu ateísmo.

Voltando ao assunto, o Procurador que questionou esta frase levou pancada de todos os lados: da imprensa (destaque para uma coluna especialmente imbecil da revista Veja), do povão e do próprio Sarney, que chegou a dizer a seguinte pérola: “Precisamos cada vez mais ter a consciência da nossa gratidão a Deus por tudo o que ele fez por todos nós, humanos, e pela criação do universo. De maneira que não podemos jamais perder o dado espiritual (…) sinto pena do homem que, na face da Terra, não acredita em Deus.” Primeira questão: como um ser humano que acredita em Deus faz as coisas que o Sarney já fez? Segunda questão: seja grato o quanto quiser, sinta pena o quanto quiser, só não use a nota de dinheiro do seu país para estampar o SEU SENTIMENTO PESSOAL. Escreve seus agradecimentos no seu mural em casa, porra! Isso é esculhambação com a coisa pública! O administrador brasileiro tem essa mania de tratar a coisa pública como se fosse um bem pessoal seu!

Se todas as religiões são iguais, se o Estado é Laico e não se filia oficialmente a nenhuma religião, não há motivo plausível para que esta porra desta frase venha estampada em uma nota de dinheiro. Mas tudo bem, esse troço está lá faz mais de vinte anos, deixa pra lá. A questão toda nem é a frase em si e sim a revolta quando se fala em tirar essa frase. Pior do que a falta de respeito é quem está faltando com o respeito se indignar quando é chamado a atenção. Havia um erro perpetrado por muitos anos e quando finalmente alguém se propõe a corrigi-lo, ganha o adjetivo de “desocupado”. Curioso como as pessoas só se importam em fazer valer a lei quando seu desrespeito as prejudica. Ou se vive em um país que respeita a lei, ou se vive em um país que não respeita a lei. Se você quer algum dia abrir a boca para cobrar algo do Poder Público, não pode reclamar quando alguém faz valer a lei, por mais que as consequências não sejam propriamente do seu agrado.

Mas brasileiro é assim, sempre foi. Só pensa no seu próprio umbigo e tem uma indignação seletiva: aquilo que o prejudica tem que ser erradicado e aquilo que lhe convém deve ser tolerado. É aquela pessoa que cobra retidão da polícia contra “os bandidos” mas que suborna o guarda quando é flagrado dirigindo em qualquer condição irregular. É a terra da hipocrisia. Não seria diferente desta vez. Vi muita gente dizendo que essa frase não ofende ninguém. Ofende sim, para começo de conversa ofende a CONSTITUIÇÃO. E a quem interessar possa, me ofende. Pra caralho. Era esse o critério para tirar ou deixar? Pode tirar então, super me ofendo.

Já pararam para pensar que tanto siricotico pela simples retirada de uma frase mostra quão fraca é a fé destas pessoas? Será que eles acham que o Brasil vai virar um país melhor ou pior, que Deus vai ficar mais ou menos feliz, que retirar essa frase vai fazer alguma diferença para religiosos? Não vai. Mas vai fazer diferença para fins éticos, pois se estará cumprindo a Constituição. Como bem disse o Procurador, se a frase fosse “Exu seja louvado” já tinha protesto nas ruas pedindo para tirar. Mas brasileiro… ahhh brasileiro… “O Estado é laico mas como esta regra está sendo infringida para propagar a MINHA religião, então pode”. Cidadania seletiva. Cumprimento de lei seletivo. Eu, Eu, Eu. Individualismo, corrupção e falta de bom senso.

Não vou nem entrar no mérito de se a frase está tentando impor algum valor, se é bem intencionada, se engloba todas as religiões… se qualquer coisa. Ela vai de encontro com uma premissa básica da Constituição: Estado Laico. Interpretações subjetivas sobre os desdobramentos dessa frase não me interessam. Eu quero ver cumprida a Constituição, integralmente. Nos pontos onde me beneficia e nos pontos onde cerceia parte da minha liberdade ou até mesmo me prejudica. Isso é um Estado Democrático de Direito, não essa República das Bananas onde a lei “não pega”, onde as pessoas escolhem qual lei querem cumprir, onde não cumprem leis com as quais elas “não concordam”. Eu não tatuei uma bandeira da argentina no meu pulso a toa, faço questão de andar pelas ruas e que todos saibam que eu pertenço a essa grande Casa da Mãe Joana que é o Brasil. Porque a Argentina está toda cagada por aquela filha da puta da Cristininha Sex Doll, mas até as cagadas de lá são mais dignas.

Já deram uma pesquisada para ver qual é o tipo de pessoa que está defendendo a manutenção dessa frase? Sarney, Silas Malafaia… só chave de cadeia. Por sua vez, o Ministério Público Federal mostrou coragem. Me refiro ao órgão, porque é evidente que o procurador consultou o órgão antes dessa ação, em função da grande repercussão que teria, e recebeu sinal verde para continuar. A gente cita nome e sobrenome quando neguinho faz merda, então, nada mais justo do que citar quando faz bonito: Dr. JEFFERSON APARECIDO DIAS, meu mais sincero respeito. Parabéns. Tenha em mente que o fato de uma maioria idiota que vota no Tiririca, lê Paulo Coelho e assiste novela da Globo esculhambando-o nada mais é do que um elogio. Quando brasileiro médio aplaude alguma coisa, é certeza de que ela não presta.

E para os católicos: tenham vergonha na cara. Falar em perseguição, a esta altura do campeonato… Falar em Cristofóbicos… Francamente. No dia em que ateu pegar e começar a queimar cristão vivo em uma fogueira (e o fizer durante SÉCULOS!) vocês começam a reclamar, ok? E se depender de mim, não vai demorar muito não.

E já que é putaria, fica minha sugestão: substituir a expressão por “Desfavor seja louvado”, se não é perseguição, preconceito, bullying e racismo.

Para demonstrar seu desgosto em descobrir que tem essa frase no dinheiro brasileiro, para dizer que não faz diferença pois brasileiro é tudo analfabeto ou ainda para pegar uma nota de dinheiro, riscar a palavra “Deus” e escrever a palavra “Desfavor” no lugar e ver até onde vai a trollada nacional: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (108)

  • Sabe como se resolveria isso? Dizendo que estão usando o nome de Deus em vão. É um dos mandamentos, se não querem respeitar a Constituição, que pelo menos respeitem a lei de Deus. E como poderiam colocar o nome Dele em uma nota se a igreja católica, pelo menos, é contra o lucro, a usura e mais não sei o que…

    Ah, eu lembro que uma vez, antes de eu cair por aqui, minha mãe recebeu uma nota dessas e veio me mostrar reclamando que estavam rabiscando o dinheiro, que era falta de educação, etc. Eu achei legal, esse negócio de Deus não tem que estar nas notas se o estado é laico.

  • Sim, de todas as bostas do Brasil essa não é exatamente a maior. Eu sei.
    Mas ainda me dá vontade de pegar todas as minhas cédulas, riscar a frase e escrever “estado laico” só de pirraça *esfregando as mãos com um vilão*

    PS.: Eu não escrevi isto.

  • Sally e Carol

    Fui pentelho de propósito nas respostas a vocês para ilustrar um ponto que é muito anterior a toda nossa discussão. É algo que acredito que está tão enraizado em nosso modo de pensar que é quase perda de tempo discutir, mas eu não posso me omitir.

    Quando nós dedicamos nosso tempo PRIVADO para discutir aqui no Desfavor a inscrição do dinheiro, falácias, beleza masculina ou feminina ou qualquer outra porcaria eu acho ótimo pois nós estamos aqui gastando o NOSSO tempo e um pouco de conexão de Internet. Nós decidimos sobre o nosso tempo e dinheiro.

    Mas quando é o governo a história é outra. O Estado não tem dinheiro, ele toma dinheiro da sociedade através de impostos para fazer um monte de coisas. Eu acho o Estado brasileiro um monstro inchado e paquidérmico. Isso inclui o MP.

    Se alguém me parasse na rua e me pedisse 1 real pra ajudar numa ação contra a inscrição “Deus seja louvado” eu não daria a grana. Aposto que a maioria aqui também não. No entanto, esse promotor vai lá e usa nosso dinheiro pra fazer essa merda de qualquer jeito!

    Acho que o Brasil tem advogados demais e engenheiros de menos. Promotores demais e professores de menos. Psicólogos demais e analistas de sistemas de menos. Políticos demais e policiais de menos.

    Tudo são escolhas. Não dá pra fazer tudo, apesar do que você pensa. Alguém sempre paga a conta, nesse caso nós todos. Não tem esgoto tratado no Rio em parte porque o dinheiro é gasto pelo judiciário, pelo executivo, pelo legislativo. Gastou dinheiro em estádio? Falta para escolas…e assim vai.

    Por isso toda vez que vejo dinheiro sendo gasto em temas não prioritários eu protesto mesmo. E nesse caso o que conta é a MINHA opinião, afinal o dinheiro é MEU ! O fato de existir um MP fazendo determinada coisa não valida automaticamente sua existência. Eu não acho prioritária boa parte das ações do MP que são noticiadas. Simples assim.

    Abraços pra vocês e obrigado pelas respostas.

    • Fala Bionicão, blz?
      cara, concordo com parte da sua argumentação, mas concordo mais ainda com a Sally.
      Tem uma frase interessante que ouvi no trabalho um tempo atrás… uma mulher grávida leva 9 meses para parir, 2 mulheres grávidas levam… 9 meses para parir!
      Colocar cada recurso humano disponível nas tarefas pertencentes aos caminhos críticos que você mencionou, no caso as prioridades, não necessariamente fará com que essas prioridades sejam resolvidas mais rapidamente. No caso, estamos falando do MP. Temos outros crimes (se é que nesse caso é crime, ir contra a constituição.. me mata essa dúvida, Sally?) que na forma do brasileiro médio ponderar, exigem mais “atenção” do MP, como por exemplo os crimes de colarinho branco ou crimes contra a vida.
      Não sei como é a demanda sobre o MP, pelo que a Sally mencionou entendi que eles são bem dimensionados, que a coisa demora por causa do judiciário. Estou errado, Sally e Carol?
      Aniueis, você tem tarefas que não pertencem ao caminho crítico, tarefas paralelas que não são uma sangria desatada e que irão atrasar o resultado desejado caso você as retarde. Mas são tarefas que em algum momento devem ser tratadas. Não são do caminho crítico AGORA. Uma hora elas entram e travam o caminho crítico.
      Isso pode não ser uma sangria desatada AGORA. Mas temos o recurso humano com essa atribuição disponível. E convenhamos, é algo que deve ser tratado SIM. Podemos ter outros problemas como corrupção etc. mas segundo a explicação da Sally a função desse cara é tratar sobre cidadania. E sinceramente, eu me sinto ofendido como cidadão com essa situação.
      Não foi tratado agora, mas uma hora teria que ser tratado.
      Se o cara não se dedicasse a essa tarefa, beleza. Ele faria outra coisa. LIGADA À CIDADANIA. Serviço público é impressionantemente hierarquizado, neguinho tem suas funções ultra bem definidas.
      As coisas correm em paralelo, ele não deixou de fazer outras partes que no entendimento do brasileiro médio sejam mais essenciais.

      Apenas para esclarecer pro pessoal, de forma resumida, caminho crítico é a sequência de atividades que não pode sofrer atraso para não comprometer o resultado final. Caso outras tarefas que não são dessa sequência atrasem, tudo bem ATÉ CERTO LIMITE, pois outras tarefas podem ser dependentes e na hora que essas outras tarefas devem ser abordadas, elas ficam travadas. Explicação porca e resumida, espero ter sido claro.

      • O MP não é ligado nem ao Executivo, nem ao Legislativo nem ao Judiciário, justamente para poder fiscalizar todo mundo de forma imparcial. É uma espécie de “Quarto Poder”. Justamente por isso é muito bem estruturado e aparelhado e dispõe de pessoas para tratar de diversas áreas.

        Na área de CIDADANIA, as questões são desse tipo mesmo. Não espere coisas grandiosas como prender bandido ou desmascarar esquema de tráfico de drogas. Porém, é importante.

        E mais uma vez repito algo que, se tivesse sido ensinado nas escolas, todo mundo saberia desde pequeno e concordaria: o primeiro passo para um país escaralhar e virar uma ditadura ou uma baixaria é o desrespeito à Constituição, que é a lei máxima, mais importante. Os países bem sucedidos e democráticos os são porque se mantem firmes na tarefa de vigilância e cuidado constantes para que nem uma vírgula de suas constituições seja desrespeitada.

        É como se um médico estivesse fazendo uma lipo em uma paciente e seu coração parasse de bater e o médico continuasse a tirar a gordura, porque afinal, aquilo é o objetivo da cirurgia. Não pode. A qualquer momento que o coração para de bater tem que parar tudo que está fazendo e cuidar do coração, pois sem o coração nada mais funciona.

  • Sally, e o que dizer das pessoas que afirmam que a a frase nas cédulas não ofendem nenhum tipo de religião, afinal, “não faz referencia a religião ou deus específico nenhum, cada um encaixa sua fé, cada um encaixa seu deus na frase… até os politeístas (wat?)”?. E como você disse, fere à clausula pétrea da constituição, qual seja, a laicidade estatal.

    • Mateus, primeiro acho engraçado as pessoas se acharem no direito de presumir que isso não ofende ninguém. Como podem saber?

      Segundo que o critério da ofensa pessoal e ridículo quando se tem uma ofensa à Constituição. Foda-se se ninguém se ofendeu, não pode ir de encontro à Constituição

  • Bom, novamente estou me perguntando “o que comentar?” dado que quase tudo o que penso já foi dito aqui em outros comentários. A pergunta que fica desta vez é: cadê coerência na cabeça das pessoas? Parece-me realmente que o MPF não tem nada melhor pra fazer do que se preocupar com questões fúteis como essa…

      • Me pergunto sempre sobre isso, as pessoas tendem a dar uma ponderação muito subjetiva nisso… se vai contra a lei, vai contra a lei! Foda-se se é a questão da laicidade estatal ou qq outro problema “mais urgente”. Mais urgente pra um pode ser a última bosta do mundo para outro!
        Eu mesmo não considero isso fútil. Pelo contrário, tenho vontade de arrancar meus testículos e enfiá-los no cu cada vez que vejo um crucifixo num tribunal, numa escola pública ou na puta que me pariu. Aí temos a subjetividade… pra mim é algo URGENTÍSSIMO!
        Se vai contra a lei ou muda-se a lei ou se acata. Não tem essa escala de valores pra determinar o que o braço estatal responsável por fiscalizar o cumprimento das leis vai fiscalizar.

        • Se vai contra a lei, é urgente. As pessoas estão usando urgência de forma errada. Não é algo imediatista, mas é urgente sim, porque sempre que qualquer nação fez vista grossa para violações (ainda que pequenas) em sua Constituição, a coisa acabou mal. Basta estudar história do direito para perceber esse denominador comum.

          • Ok, fui meio mal interpretado aqui bem como talvez tenha me expressado mal. Quando disse “fútil” me referia à prioridades, ao fato de pensar que há outras questões mais urgentes a se resolver, não? Eu compartilho do pensamento que pouco importa o que está escrito no dinheiro ou não.
            Mas ok ok, talvez essa questão do Deus na cédula seja realmente importante e eu quem não esteja dando a devida importância a ela.

            • Não é a questão em si e sim o fato de ocorrer uma violação à lei mais importante do país, a Constituição. Não importa quem se ofende ou o quanto a questão de Deus repercute, o grande problema é tolerar violações à Constituição em nome de “situações mais urgentes”. Custa caro isso a longo prazo.

    • Todo mundo está partindo do princípio que ESTE ato faz com que o MP TODO esteja parado sem fazer mais nada. Bom… não está… e se não tivesse esse ato, ía estar fazendo a mesma coisa que está. Parar essa retirada de frase não faria a criminalidade diminuir, esse é o ponto. Até semana retrasada não tinha essa idéia e não estávamos melhor do que estamos.

      • Pois é. Foi o tempo do cara digitar uma ação e dar entrada nela. Digamos que ele tenha perdido duas, três horas… Só isso. O trabalho não foi paralisado, nada deixou de ser feito para que aquilo fosse feito e a área de atuação daquele promotor é essa mesma: CIDADANIA

        Ele não deixou de “prender bandido” para “reclamar de uma inscrição na nota de dinheiro”. Ele está sendo pago para ingressar com ações que firam a cidadania das pessoas. Um trabalho oportuno e dentro das atribuições dele.

        Mas esperar que o brasileiro conheça como funciona o MP é pedir demais. Ninguém ensina, não tem como as pessoas saberem!

          • Não é TUDO. Ele atua coibindo ações que violem direitos relacionados com a cidadania. Existem milhões de ações judiciais nesse sentido, de maior ou menos repercussão.

            • Milhões de ações? Só piora a situação então…como o Ministério Público pode funcionar minimamente com MILHÕES de ações?

              Se ele gastar apenas as suas 3 horas estimadas por ação, e assumindo que milhões de ações significa que tem no mínimo 2 milhões de ações, serão 6 milhões de horas jogadas no ralo…

              Um promotor ganha cerca de 20 mil reais por mês. Se ele trabalhar 8hs por dia dá cerca de 180 hs por mês, o que significa que a hora deles custa cerca de de 200 reais ( 111 pra ele+encargos) somente em salários. Quem paga a conta?? Nós, os trouxas…

              Portanto as meras 3 horas dessa ação custaram 600 reais, para 2 milhões de açoes seriam 600 milhões de reais em impostos gentilmente cedidos por nós trouxas para que eles defendam a nossa cidadania…

              Quero meu dinheiro de volta.

          • Provavelmente o que vc quer que ele faça é com o MP estadual. São os promotores do estado que acompanham e analisam os casos de crimes contra vida, por exemplo.

            • Desculpe mas vocês duas estão tendo comportamento típico de quem estudou Direito, dizendo que eu não sei exatamente como funciona o MP, que é muito complicado, etc, etc, etc…

              Eu estou colocando fatos e números aqui. Podem e devem ser questionados. Mas não com argumentos sobre a complexidade e importância do MP e da minha suposta ignorância a respeito. Isso deve até ser uma falácia se bobear…

              Não preciso saber como o MP funciona pra achar que é perda de dinheiro uma ação deste tipo e que o promotor só está buscando os holofotes.

  • Algumas cidades do interior e região metropolitana de SP tem a inscrição “(nome da cidade) é do senhor jesus”, isso bem na entrada da cidade, pra todo mundo ver. É coisa recente, colocaram há menos de 10 anos.

    Somos uma bostinha de nação onde tudo é decidido na base do apadrinhamento e do que vai receber em troca. Esses prefeitos não teriam permitido isso se não tivessem o apoio da crentalhada local para as próximas eleições. Muita falta de vergonha na cara.

    Eu sei de uma cidade que tem essa inscrição crente e alguns metros depois tem um obelisco maçon. Coerência é uma palavra que deveria ter sido riscada do dicionário há muito tempo. Ninguem liga, ninguem usa.

  • A Maçonaria é só mais um desses clubinhos, que em termos práticos é um meio-termo entre a cientologia e o judaísmo.

  • No facebook só vejo pessoas criticando a ideia através do argumento “desocupado” ou então mostrando imagens impressionáveis de calamidades públicas mais relevantes do que a frase do dinheiro e eu via aquilo e só conseguia pensar:

    Quer dizer então que só porque há problemas mais relevantes, fazer isso perde totalmente o sentido? Quer dizer então que sempre precisa-se resolver todo o resto cagado antes de pensar em qualquer coisa menos relevante ou que não tem consequências práticas benéficas mesmo estando errado?

    É claro que eu concordo que era melhor estar se preocupando com outras coisas antes, mas se tem alguém que observou algo errado e pode mudar isso, então que mude, porra.

    O problema do Brasil é que a maioria da população não sabe o sentido da palavra “coerência”.

    • Não vou dizer que retirar essa frase das notas seria a minha prioridade mas… já que alguém está fazendo algo a respeito de alguma coisa errada, não vejo motivos para que abandone o projeto só porque tem coisas mais urgentes a serem feitas. Nós pagamos o salário do MP: que façam TUDO, o urgente e não urgente, qualquer ilegalidade tem que ser combatida

      • É EXATAMENTE esse um dos maiores causadores da miséria brasileira. A absoluta falta de priorização dos problemas.

        Essa história da inscrição no dinheiro tem importância ínfima. Realmente há problemas maiores na frente, que impactam mais a vida das pessoas.

        Eu ajudo a pagar o salário do MP mas sei que é impossível que façam TUDO. Sem priorizar ficaremos sempre correndo atrás do que aparece mais na mídia, do que grupos de pressão organizados conseguem colocar em evidência.

        Sally e Chelsea, vão estudar economia. Vocês vão descobrir que os recursos ( humanos, financeiros, estruturais) são sempre limitados e que somente priorizando pode-se avançar. Isso é verdade em uma nação, em uma empresa ou nas nossas vidas.

          • Claro que erradicar a ignorância é uma prioridade, mas qual seria um meio eficiente de fazê-lo? Lá vou eu de novo com meu pensamento de economista…

            Opção 1 – Vamos fomentar uma briga com meio mundo pra tirar do dinheiro em circulação uma inscrição que a esmagadora maioria da população nem sabe que está lá. Com isso vamos evitar que uma minoria ínfima da população deixe de acreditar a Deus, afinal qual seria o real poder dessa inscrição na decisão da crença de alguém ? Lembrando que se for falar que tem gente muito ignorante, a tendência é que nem saibam ler o que está escrito ali…

            Opção 2 – O MP pode sistematicamente combater desvios de verbas para escolas, abuso de poder por diretores, greves injustificadas ( pra mim todas) de professores, ausências ou faltas constantes de professores ou qualquer outro tema que atrapalhe a infraestrutura da educação básica.

            Qual das 2 opções teria maior efeito sobre a redução da ignorância?
            Qual teria maior destaque na mídia e apoio de grupelhos progressistas?

            Marco opção 2 para a 1a pergunta, e opção 1 para a 2a. Por isso vamos seguir na merda por muitos e muitos anos…

            • O MP pode fazer TUDO, não precisa abrir mão de uma ação para fazer a outra. Ele tem pessoas e núcleos suficientes para cobrir todas as ações propostas e muito mais. O grande problema é a porra do Judiciário, que leva dez anos para julgar qualquer açãozinha de merda

              • Sally, sabe como chama quem pode fazer tudo?

                Onipotente. Então pelo seu argumento a inscrição deveria ser “MP seja louvado”?

                P.S. Pergunta de ignorante. O MP não faz parte do judiciário???

                • O MP não faz parte do judiciário e quando eu digo que pode fazer tudo eu não quero dizer que pode fazer o que quiser e sim que tem atribuição ampla para tutelar diversos direitos constitucionalmente assegurados.

        • Pois é… mas o dilema da teoria econômica de escolhas vs a vida real é que os problemas são tão grandes que se tornaram genéricos e insolúveis. Só seriam prioridades coisas do tipo “acabar com a fome”, “acabar com a violência”, “acabar com o analfabetismo, inclusive funcional”.

          Só que isso é que nem a “paz mundial” – inviável. E por conta disso não fazemos nada. Num exemplo, porque colocaríamos dinheiro público para montar UMA escola bem equipada se tem escola que nem tem banheiro? E se esperarmos ter dinheiro para arrumar todas as escolas, não vamos fazer. É que nem perder peso…. tenta se dar uma meta de 3 horas de academia todos os dias, 500 calorias de refeições diárias e vê se “vai”… Não vai, o ser humano é tão cagado (perfeição naonde) que se ele não enxerga como “viável”, não faz nem o esforço de começar.

          Agora, se começarmos dos pequenos atos, correção do analfabetismo para crianças de até 10 anos, punição (mesmo que de poucos meses) para todos os atos infracionais (teoria da janela quebrada), arrumar a escola X ou tirar inscrições sobre deus das notas, TALVEZ algum dia consigamos chegar nas grandes (e com mais facilidade para resolver).

          Até porque os problemas pequenos ou médios não somem se vc focar nos grandes e nem todos os recursos serão permanentemente utilizados nos problemas grandes.

          • Vou usar seu exemplo de perder peso então…ao invés de seguir uma dieta simplista de revista como você descreveu você pode ter metas como:

            – Andar 3 vezes por semana 15 minutos. Quando atingir isso por 6 semanas seguidas aumentar para 30 mins e assim sucessivamente.
            – Comer doces somente 2 vezes por semana. Idem para refrigerantes
            – Comer 3 vezes por semana saladas ou frutas. Após atingir isso aumentar para 5 vezes por semana.

            São prioridades simples que qualquer um pode seguir, teriam inúmeras outras opções semelhantes.

            Concordo com começar com pequenos atos, mas tem que ter uma decisão estratégica anterior. Algo como ” Reduzir o analfabetismo de crianças até 8 anos a 1% em 5 anos.” Essa poderia ser uma meta do Ministério da Educação.

            Aí você prega essa porra desse lema nas salas dos vagabundos que tem que cuidar da educação. Todo santo dia os FDPs vão ter que cuidar disso, até resolver. Se aparecer algo pra fazer que não atende esse objetivo, deixa pra depois, simples assim.

            Tem algo mais importante que as crianças saberem ler e escrever? Eu desconheço, pra mim isso vem antes de tudo. Mas posso estar errado, nesse caso estabelece outra mete e persegue somente ESSA.

            A mesma coisa pro camarada do MP, ao invés de ficar catando pelo em ovo, já que quer falar de cidadania, poderia focar em obrigar o governo a reduzir a burocracia para abrir uma empresa, tirar uma certidão qualquer ou algum tema do tipo. Isso sim é cidadania, ter direito a ser atendido com agilidade e eficiência num orgão público.

            Sabe por que não faz? Porque isso não sai na mídia, não dá Desfavor da Semana, etc… e assim caminhamos a passo de tartaruga…manca… e em coma…

            • “Tem algo mais importante que as crianças saberem ler e escrever?”

              Tem… tem que manter pessoas vivas, com saúde, dignidade, sem passar fome, frio, sem sofrer violência, com direito a liberdade, ir e vir, sem discriminação por raça, credo, cor e whatever. Tudo o que está na Constituição. Não dá para parar o país, dizer “morram aí, filhos da puta, azar de vcs. A polícia toda está atrás de pais que não levam as crianças para a escola porque essa é nossa prioridade número um”.

              Existem MILHÕES de coisas que PRECISAM ser feitas. Nenhuma delas é menos importante como “idéia” porque “alguém” não gosta. Só dá para priorizar em questões excludentes e cruciais: OU o promotor faz isso, OU ele salva a vida de uma criança. Se não é excludente, façam.

              • [modalidade no limits on] E eu acho que o problema do país passa por uma questão que nunca será resolvida: o povo. Quem se reproduz quantitativamente nesse país é um bando de gente que não quer trabalhar, que está pouco se fudendo para o futuro, só pensa no presente e declara abertamente que é tão sem moral que “se estivesse lá, faria mesma coisa”.

                [modalidade no limits off]

                Sério, eu queria não ser tão pessimista (??) assim…

                • Vou além: a coisa só piora com essas bolsas-esmola que incentivam pobre a fazer mais e mais filhos para ganhar dinheiro. Este país está irremediavelmente emburacado

                  • Então…escreve, escreve, e continua sem saber priorizar…

                    Imagine que você vai construir uma casa. Tem como colocar o telhado antes dos alicerces? Tem como instalar a banheira de hidromassagem antes de ter o encanamento?

                    Isso é o Brasil, como queremos fazer tudo, terminamos fazendo nada. Por vocês compramos ao mesmo tempo os azulejos e as estacas da fundação da casa. E ficamos sem grana para pagar os pedreiros…

                    As coisas SEMPRE são excludentes pelo simples fato de que ninguém consegue fazer 2 coisas ao mesmo tempo.

                    [No limits on] Já eu penso que o povo a que você se refere não é o maior problema, pois não mandam porra nenhuma. Quem comanda o jogo é gente como você ( não exatamente você, isso não é pessoal), que não sabe priorizar porra nenhuma e fode o futuro de todo mundo.
                    [no limits off]

                    • Bionicão, ninguém precisa fazer duas coisas ao mesmo tempo. Tem Procurador para cada uma das atribuições, para cada direito específico.

                      Estude um pouquinho do funcionamento legal do Brasil antes de opinar com tanta certeza porque você está falando merda.

                    • Não mandam diretamente votam e põe os cretinos lá. E sobre priorizacao , tenta tocar uma obra comprando o alicerce depois pagando o pedreiro depois comprando a telha…. vc vai demorar uns 20 anos se conseguir terminar antes do material estragar. Projeto e tarefas paralelas funcionam BEM melhor.

  • É porque a maioria dos governantes são da Maçonaria e então todos cultuam deuses, pode ser qualquer deus até Satã. Ateus não são aceitos lá dentro. Eles querem controlar as pessoas.

    • Maçonaria é um clubinho com a mesma metodologia de “arrecadação” da Cientologia e com o esquema de proteção aos seus comumente relacionado ao “Judaísmo”.

      E quanto mais propaganda dos demagogos “antiilluminati” melhor. Falar mal da maçonaria é como falar mal da Veja.

      • Não é, porque o brasileiro médio acha que maçonaria é satanista e que eles tem rituais que envolvem salas pretas e coisas afins. Falar mal da maçonaria é fácil e ninguém (praticamente) é contra.

        Falar do catolicismo está para falar mal da Veja (“crasse” média), assim como falar mal do cristianismo está para falar mal do Corinthians. Se for tentar, boa sorte.

        Em tempo: Sarney é católico, não é maçon. A inscrição aqui no Brasil foi feita pensando no deus católico mesmo. A inscrição maçônica é na nota de um DÓLAR, que tem a pirâmide e o olho.

        • Muito boas as suas informações, Carol. Vai ver o cara ai tá meio equivocado… Sabe como é a fofoquinha dos “illuminati”, né?

  • Sally, a coisa é bem mais complicada. Vc permeia parte de seu texto falando sobre isso ser CONTRA a Constituição, pois somos um estado laico.

    Mas o Brasil é tão cagado, que no Preâmbulo desta constituição tem a seguinte menção:

    “PREÂMBULO

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

    A Constituição laica foi feita “SOB A PROTEÇÂO DE DEUS”.

    Da minha parte, como ateu, não me ofende, e acho que devíamos nos preocupar com coisas mais importantes. Mas a histeria feita a partir de um argumento razoável é que ofende.

    • A esmagadora maioria da população brasileira acredita em Deus. Acho que a inscrição na nota não tem praticamente influência na vida do Brasil, e se tem ela é mais positiva que negativa.

      No estágio pré-civilizatório que o Brasil se encontra a religião até que ajuda ao transmitir valores básicos. Uma ordem de “não matarás” é benvinda em um país onde morrem mais de 130 pessoas assassinadas por dia. São 5 por hora ou um assassinato a cada 11 minutos!!

      Isso deveria ser prioridade, não a porra da inscrição no dinheiro ou crucifixo em repartições.

      • Acontece que a nota não deve atender a esmagadora maioria da população e sim à legislação do país, cuja constituição diz que o Estado é LAICO.

        A gente nunca encrencou com isso, mas já que alguém decidiu corrigir o erro, acho um absurdo que joguem pedras!

              • Querido, a Constituição tem partes que não podem ser reescritas nem modificadas. No caso, teria que jogar fora e fazer outra. Se quiser manter o Estado LAICO, coisa que eu acho muito boa, tem que remover DEUS de tudo ligado ao estado.

                • Jogar fora e fazer uma nova… bom também!
                  Gosto do desafavor por isso… vivendo/lendo e aprendendo! Não sabia que a constituição não pode ser REescrita.

                  • Depende da parte da Constituição. Existem alguns assuntos que são chamados de “cláusulas pétreas” que não podem ser modificados. Não pode sequer ser debatida alguma modificação que seja para enfraquecê-las. São as cláusulas consideradas essenciais para um Estado Democrático de Direito.

                    O resto pode mexer. Dependendo do assunto é mais simples ou mais complicado.

                    • Nhmm bom saber… vou conversar mais tarde com minha irmã pra saber sobre essas coisas, acho interessante!

                    • Conhecer a Constituição é muito importante.

                      Pergunta para ela se ela acha possível modificar a determinação de Estado Laico. Acho improvável…

                • Hum, que excelente idéia, vamos parar o País, que já está lento pra fazer uma nova constituição, sem Deus escrito nela…nada seria mais interessante para nossos governantes…uma enorme cortina de fumaça…como o Dilmão não teve essa idéia antes???

                  Vamos ficar semanas, meses discutindo novas leis…as atuais ninguém cumpre mesmo, então vamos criar novas, que não serão cumpridas também…mas tudo bem, pelo menos o futuro, quando chegar, será glorioso !!!

  • Pior são os histéricos se queixando que a imagem da república seria a tal “Marianne” da Maçonaria Francesa. Ora, faz-me rir!

    E ah, sim… Nem todas as cédulas emitidas de 1986 pra cá tem tal expressão, sendo que além das primeiras cédulas emitidas do padrão real (a inscrição só foi ter lugar nesse padrão nas notas a partr de 1995), as cédulas de 100, 200, 500, 1000, 5000 e 10.000 cruzeiros emitidas no início da década de 90 também não tem tal inscrição.

  • SHOREI com o texto do Somir!

    “Imaginemos a cédula de real com as seguintes expressões: ‘Alá seja louvado’, ‘Buda seja louvado’, ‘Salve Oxossi’, ‘Salve Lord Ganesha’, ‘Deus não existe’. Com certeza cristalina haveria agitação na sociedade brasileira em razão do constrangimento sofrido pelos cidadãos crentes em Deus”
    Só EU achei que seria uma boa ideia fazer cédulas sortidas, cada uma com uma frase? Pelo menos ia ofender todo mundo.

  • Ligia Silva (@Ligiske)

    É pra imitar americano. Lá eles têm o “in God we trust” nas verdinhas deles. No Brasa então tem que deixar o “Deus seja louvado” porque senão o brasileiro se sente inferior por fazer diferente do americano.

      • Quem dera o brasileiro fizesse mais coisas como uzamericanú….quem sabe teríamos mais que 60% dos domicílios com privadas ligadas à rede de esgoto. Talvez os rios, lagoas e mares não fossem depósitos para nossas fezes !!!

        Dane-se o que está escrito nas notas de dinheiro.

        • Sabe que eu sempre achei muito asqueroso fazer do seu lazer o local para onde vão as fezes de toda a cidade? Aqui no Rio, salvo engano, a bosta de todo mundo vai para o mar, vindo de privadas ou não!

          • Anda bem que aquela animação RIO era somente 3D, se fosse 4D tinha que colocar cheiro de mijo e cocô nas salas…ótemo pra imagem do Riiiiiiiii

            • O cheiro de merda que emana em certa altura da praia de Copacabana é um dos cheiros de merda mais concentrados que eu já senti na vida. Nunca vi nada como aquilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: