Desfavor da semana: Palocci ao quadrado.

Quem vota sem pensar diz o quê?“O faturamento da consultoria do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, no ano passado superou R$ 10 milhões em novembro e dezembro, os dois meses que separaram a eleição da presidente Dilma Rousseff e sua posse…”

E caso vocês não se lembrem, Palocci saiu pela porta dos fundos do governo Lula num escândalo de corrupção.

Desfavor da semana.

SOMIR

Nas conversas para definir tema para esta coluna, cheguei até a mencionar o vídeo da “professorinha” (parece lance pornô…) reclamando de seu salário e o estado lastimável da educação brasileira. Mas no final das contas um tema desses parece deslocado num país tão corrupto. Como vamos nos concentrar no adubo se essa planta está infestada de pragas?

Não há lugar para idealismo num país que oferece tantos escândalos de corrupção. Poderíamos ter escolhido o caso grave de desvios de verbas públicas acontecido em Campinas (honrando nossa longa tradição de mega desvios, Quércia que o diga…). Só que nesse caso pelo menos tem gente rodando.

E nesta semana tivemos um exemplo claro de quem apronta e é recompensado com mais chances de aprontar. E “chance perdida” não é o lema de ninguém no alto escalão do nosso governo. A impressão que a cada dia se torna maior para mim é de que a corrupção política não é mais apenas uma mancha em nossa reputação como nação, parece que já virou uma cicatriz horrível, parte do nosso corpo que não é agradável de se olhar, mas que está lá não importa o que façamos.

Um grupo de BANDIDOS (Processa Eu!) como os que foram varridos para debaixo do tapete pelo governo anterior volta como se nada alguns anos depois e começa tudo de novo! Alguém pode me explicar quais foram as consequências da época do Mensalão na vida de algum dos envolvidos?

Talvez o grande segredo para se perpetuar a corrupção seja se deixar ser pego uma vez ou outra. Faz sentido: São tantos os casos minando a esperança de solução e distraindo o cidadão de questões estruturais que fica cada vez mais fácil entrar para o rol dos corruptos. Enquanto o Palocci ficar chamando os holofotes da mídia e a atenção do público, ninguém vai ter muita chance de pensar em como o que aquela professora potiguar disse é relevante para a coletividade.

E enquanto as políticas públicas incentivarem a ignorância deste povo, o Palocci vai continuar rondando as posições de poder mais elevadas. Claro que não é só ele que assalta nossos cofres, mas é justamente a difusão de culpa e punição que mantém esse círculo vicioso em movimento constante.

Eu imagino o Brasil como um grande animal envolto num enxame de moscas doidas pelo seu sangue. E como bom animal irracional, resume-se a se balançar para enxotá-las. As moscas se afastam apenas para voltar em outras posições alguns segundos depois.

Não há consequências para as moscas. Nenhuma delas é esmagada no processo. Oras, grandes coisas pegar uma delas, outras milhares continuarão a nos infernizar do mesmo jeito, certo?

Errado. Cada uma delas conta. Nenhum país se livra da corrupção numa pancada só. A Itália ficou famosa pelo movimento “Mãos Limpas” há algumas décadas, mas é dirigida por um mafioso do mesmo jeito. As moscas não vão fazer outra coisa da vida, por mais que sejam atacadas. Mas o simples fato de acabar com algumas delas já alivia a situação. E cada vez que você faz isso, melhora.

O que falta nesse país não é vontade de melhorar, o que falta é ação para melhorar. Se um Palocci da vida fosse atacado sem dó por toda a sociedade, obrigado a devolver o dinheiro desviado, enfiado numa cadeia e proibido até de ser síndico de prédio pelo resto da vida, é uma mosca a menos.

Não é totalmente justo pegar só um para Cristo, mas é uma porra de mosca a menos. Com esse tipo de mentalidade, Malufs e Collors não conseguiriam voltar. Teriam sido esmagados como os insetos que são. Não estou aqui defendendo “linha dura” no sentido de ditadura e paredão (o melhor ditador do mundo sou eu, repita comigo…), mas usar a nossa máquina de mídia e opinião ao nosso favor, só para variar.

Parece que o brasileiro só liga para bunda, bola e bebida, mas o simples fato de ver toda essa bagunça vai ferindo a dignidade de cada um de nós. A pessoa que diz orgulhosa que roubaria também não o diz só porque é uma merda de pessoa, diz também porque já apanhou demais do sistema. Acreditar é dolorido por aqui.

Cada vez que um corrupto apronta está batendo nesse povo. Desviar dinheiro arrecadado às custas do suor de quem não tem nem onde cair morto é uma ofensa séria. E como a vítima é costumaz, a tendência é achar que já está imune. Não estamos. Por mais que você ache bacana dizer que isso não te incomoda mais, INCOMODA SIM. Converse com as pessoas sobre política e preste atenção nos sinais inegáveis de negação e ressentimento. Até quem não tem articulação para argumentar em alto nível dá bandeira de stress pós-traumático.

Assumir que está apanhando significa não ser “esperto”, e brasileiro faz de tudo para não perder essa qualidade vazia. Se continuarmos nessa toada de achar que o normal é não se revoltar mais, o sistema continua funcionando do mesmíssimo jeito que está.

É muito difícil resolver tudo, mas é bem mais fácil escolher uma causa. Poderíamos ter falado sobre qualquer outro assunto, mas estamos aqui pegando no pé de um dos corruptos. Uma mosca por vez.

Para me chamar de otário, para me chamar de otário ou mesmo para me chamar de otário: somir@desfavor.com

SALLY

Apesar de achar que o grande desfavor da semana é Dado Dolabella colocando mais um herdeiro no mundo e dizendo que o erro do homem é querer parar a natureza (ou seja, vem mais filhos por aí) ou então o Ed Motta, aquela coisa bela, falando mal de brasileiro (“gente feia”), dos Estados acima de São Paulo e da Paula Toller, são temas sem relevância. Então vamos falar do que é relevante. Palocci fazendo merda.

O problema é que as coisas relevantes estão ficando tão repetitivas que não resta muito por dizer. Depois de tudo que já aconteceu, qual é o espanto em saber que 1) a empresa de consultoria dele encheu os cofres de dinheiro via tráfico de influência 2) o Governo está tentando blindá-lo mesmo ciente de que mais uma vez ele cagou no pau e 3) Sarney é um câncer na política brasileira e já passou da hora de morrer (“Acho que não há motivo nenhum para nenhuma CPI, uma vez que até agora não vi no debate nenhum crime a ser levantado e nenhuma contravenção que se pudesse investigar.”)

Vejam bem, o desfavor da semana não é a corrupção incompetente e debochada de Palocci, que não teve ao menos a decência de fazer as coisas direito, discretamente. O desfavor da semana é a grande surpresa e indignação com uma coisa que vem acontecendo de forma ostensiva faz tempo. Acharam O QUE? Que ele iria mudar e se tornar um ser humano melhor? Ou que Dilma, o fantoche Chucky de Çilva I não seria conivente com tudo isso?

Brasileiro acha que as coisas vão mudar sozinhas. É um eterno romântico. Se dá por satisfeito com seu papel de indignado passivo, sem perceber que com isto se torna uma parte ativa do problema. Sério que alguém acha que adianta reclamar que “é uma vergonha” na fila da padaria ou ficar repetindo que “político é tudo ladrão”? Todo mundo tem culpa. A passividade desse bando de ovelhas verde e amarelas é co-autora das bandalhas que estão fazendo com o nosso país.

Um rápido exemplo. Na Argentina (e cito a Argentina justamente por ser grandesmerda, para provar meu ponto que até um país grandesmerda pode fazer alguma coisa), chegou-se a um ponto de revolta contra os torturadores impunes da ditadura militar que as próprias vítimas tomaram uma atitude diante da inércia do estado. Organizaram um mutirão e foram no colégio dos filhos dos torturadores contar para eles e para seus coleguinhas de sala o que seus Papais fizeram, mostrando inclusive fotos, slides e documentos. Depois iam ao clube onde eles freqüentavam nos finais de semana dizer a todos com quem eles estavam convivendo. Depois aos salões de beleza onde as esposas dos torturadores freqüentavam. Entraram em todos os meios sociais, informando a todos sobre as barbáries cometidas. E funcionou.

Outro exemplo: em determinado momento a putez com a Suprema Corte (o STF de lá) foi tanta que neguinho foi protestar na porta e quando não foram atendidos, entraram e fizeram um estrago tão grande que para conter a ira foi preciso mudar todos os ministros.

Não quero dizer que o brasileiro tem que fazer o mesmo. Quero dizer que o brasileiro tem que fazer ALGO. Qualquer coisa: dar porrada, fazer macumba forte, entrar com ação judicial, assassinar o Palocci (aproveita e dá um teco no Sarney também, fazendo o favor), protestar, fazer greve… QUALQUER COISA, menos essa passividade. Ou, se optar por ficar na passividade, então tenha a consciência que é parte do esquema e cale a boca em vez de ficar reclamando de uma coisa para a qual ele colabora. Se chiar adiantasse, sal de frutas não morria afogado.

Parem de reclamar. Ou melhor, parem de SÓ reclamar. Se o brasileiro tivesse a união e disposição que tem para votar no Big Brother para eliminar os malvados aplicada ao Congresso Nacional este país seria muito melhor. Isso é o que me mata! O povo SABE fazer. SABE se organizar. Mas se organiza pelas causas erradas. Sério que tem gente marchando pela maconha no atual contexto desse país? Puta merda. “Liberdade de expressão”, eles dizem. Passeata defendendo um CRIME é liberdade de expressão? O que acontece se Somir e eu organizarmos a marcha pela LEGALIZAÇÃO DA PEDOFILIA alegando liberdade de expressão? Só porque ELES acham que não deve ser crime não quer dizer que tenham o direito de panfletar. E se todo mundo que acha que pedofilia não deve ser crime também se achar no direito de panfletar?

Quando alguém começa a reclamar de políticos eu imediatamente pergunto “O que você está fazendo a respeito, além de reclamar?”. As pessoas respondem que não pode ser feito nada. Ok. Imagina que amanhã ou depois o Governo proíbe o futebol no Brasil, ou a Coca-Cola, ou o carnaval, por um ato formal contra o qual muitas vezes as pessoas não se insurgiram em outras ocasiões por achar que não podiam fazer nada. Será que as pessoas vão ficar paradas se lhes for tomado o futebol, a cervejinha ou o carnaval? DUVIDO. Mesmo o mais ignorante dos brasileiros, que desconhece completamente o funcionamento do Executivo, Legislativo e Judiciário vai sair na rua para jogar pedra em alguém. Proíbe a internet. Proíbe a pornografia. Proíbe o samba. Quero ver se as pessoas vão ficar passivas só reclamando e dizendo que não tem nada que elas possam fazer! Neguinho vai a pé para Brasília e impala político com a bandeira do Framengo (vai lá dizer que eu não sei nem escrever o nome do meu próprio time).

Em resumo, o brasileiro sabe sim o que fazer e tem capacidade para isso. Mas opta por ser comodista, acomodado. É aquela mulher cujo marido a trai com toda a vizinhança e ela reclama, reclama mas não o larga. Um vexame. Minha esperança é que um dia pisem no calo do brasileiro e isso gere uma reação em cadeia numa vibe Bastilha. Sei lá, podem acabar com a novela das oito, podem proibir a venda de cerveja ou então vai que proíbem batuque em boteco… Um dia vão acabar mexendo com os bens mais precisos do povo, e neste dia veremos a grande massa se levantar – pelo motivo mais ignóbil do mundo. Tudo bem, se eles não sabem porque estão batendo, os políticos certamente saberão porque estão apanhando.

Para dizer que foi filosófico demais pro seu gosto e que você prefere meu velho estio tiro/porrada/bomba de escrever, para perguntar quem é Palocci ou ainda para dizer que o tema é chato que bacana mesmo é fazer fofoca de subcelebridade: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (13)

  • Putz, aqui eu comi mosca aos kilos, em termos de atraso no comentário…

    Mas vai o meu pitaco: por mim, o Pallocci é boi de piranha profissional. Cada vez que ameaça de alguém empepinar o caminho do PT, vai lá ele e se permite cair da forma mais escandalosa possível, puxando os holofotes para cima da própria figura.

    Cortina de fumaça purinha, não quero nem imaginar o que não estão fazendo pelas costas do mundo enquanto a imprensa está ocupada com ele.

  • Daniele, lamento te decepcionar, mas preciso falar umas verdades aqui.

    1 – Dilmão foi burra pra caralho em colocar alguém que já tinha se envolvido em sujeira
    Foi muito esperta, isso sim… Esperta de manter mais ou menos o mesmo grupo fisiológico que estava no conchavão do governo Lula. E quanto as sujeiras citadas, são tão comuns no meio político que quando muito, viram factoide na nossa imprensa marrom.

    2 – Ele deve saber de MUITO podre, se não já teria caído, Erenice Guerra esteve na mesma situação e caiu feito fruta madura.
    Foi peça fundamental no grupo petista por ter uma posição próxima o suficiente para ter contato com os dirigentes da capital e distante o suficiente para não ser influênciado na guerra entre as facções que desenrola no núcleo petista, além de ajudar bastante no esquema que permitiu o voo do Lulão para o Planalto.

    3 – O Sarney rouba na caruda, desde sempre e ninguém faz merda nenhuma.
    E daí… O cara já foi presidente e está no senado pelo Amapá, posição que garante a ele um forte trânsito e uma posição de iminência parda, que aliás é muito útil no jogo fisiológico da política.

    4 – Acho que fazem macumba pra Roseana, ela é toda podre, já teve umas 20 doenças sérias, de aneurisma à sangramento intestinal. Há boatos de que é chegada numa manguaça chique (vauve clicquot) mas isso não seria suficiente pra causar tanta doença, e se fosse genético o pai dela já teria morrido.
    Não acho que a manguaça seja culpada pelos trocentos problemas de saúde dela… Se fosse o pó ou talvez até uma sífilis, não desacreditaria, mas manguaça é pouco para tanto estrago.

    5 – na primeira oportunidade me mudo pra Suécia.
    Boa sorte… Só tome cuidado porque lá, além de falarem uma lingua bem diferente da nossa, o frio é de lascar.

  • Sally…

    "Neguinho vai a pé para Brasília e impala político com a bandeira do Framengo (vai lá dizer que eu não sei nem escrever o nome do meu próprio time)"

    O FRAMENGO eu nem discuto…mas IMPALA??? o correto não seria EMPALA???(empalação
    s. f.
    Suplício em que o paciente era espetado pelo ânus numa estaca muito aguçada, ficando nela exposto até morrer.)

    Enfim….

    DESS

  • 1 – Dilmão foi burra pra caralho em colocar alguém que já tinha se envolvido em sujeira
    2 – Ele deve saber de MUITO podre, se não já teria caído, Erenice Guerra esteve na mesma situação e caiu feito fruta madura.
    3 – O Sarney rouba na caruda, desde sempre e ninguém faz merda nenhuma.
    4 – Acho que fazem macumba pra Roseana, ela é toda podre, já teve umas 20 doenças sérias, de aneurisma à sangramento intestinal. Há boatos de que é chegada numa manguaça chique (vauve clicquot) mas isso não seria suficiente pra causar tanta doença, e se fosse genético o pai dela já teria morrido.
    5 – na primeira oportunidade me mudo pra Suécia.

  • Ainda prego a minha tese: é melhor do que não fazer nada, nunca. No meu livro, derrota não é motivo de apatia, é motivo para melhorar e tentar de novo.

    E não tem um negócio de "brasileiro não desiste nunca"? Na teoria, seria só começar a tentar…

  • "No Brasil, qualquer campanha de relevância nacional em prol de algo justo É SIM motivo para incentivo, mesmo que esteja na CARA que não vá funcionar."

    Mas aí não temos consequências…

    Não precisamos "ganhar a mente" das pessoas. Elas tendem a ser contra essa bandalheira naturalmente.

    Se o cidadão enxerga suas campanhas e protestos não dando em nada vez após vez, a apatia parece cada vez mais a melhor alternativa.

  • "qual o problema com o vídeo da professora?"

    A idéia era endossar o desabafo dela e expandir o assunto na coluna. Achei o máximo o que ela disse.

    Mencionei para exemplificar como a corrupção rouba ATÉ a atenção de questões mais importantes.

    (…)"Enquanto o Palocci ficar chamando os holofotes da mídia e a atenção do público, ninguém vai ter muita chance de pensar em como o que aquela professora potiguar disse é relevante para a coletividade."(…)

    Relaxa, estamos no mesmo time nessa.

  • Somir,

    qual o problema com o vídeo da professora? Faço letras, já trabalho e sei muito bem o que ela quis dizer e apoio totalmente.
    Veja que ela não tem uma fala idealista quando diz: "querem que eu com um giz na mão seja a salvadora da humanidade?". Ela, na realiadade, é extremamente realista, retrata a sala de aula de todo santo dia, qual o cenário da educação do Brasil.

    Enfim, fiquei curiosa em saber qual a super crítica a ela, a quem admiro, pelo menos pela coragem de se levantar e tentar mudar alguma coisa.

  • O desfavor por detrás deste desfavor é mais interessante que esse que foi colocado como desfavor da semana.

    Denúncias de corrupção já viraram clichê no meio pretensamente jornalistico da alta mídia, tanto que o denuncismo é parte na engrenagem que sustenta o círculo vicioso que permeia nossa política.

    Tudo bem de se denúnciar os malandrões, no entanto tais denúncias no geral servem para esconder interesses de natureza fisiológica por parte dos cabeças da alta mídia (Roberto Marinho não me deixa mentir).

    Qualquer idiota deveria saber que a intenção de enfraquecer o Palocci é dar uma viabilizada numa eventual candidatura tucano-demista (provavelmente do Aécio) no pós-Dilma.

    Não podem atacar a Dilma diretamente pois senão arrisca do Ça Çilva aproveitar para fazer o jogo do fogo amigo, lavando as mãos com o sangue de sua preposta.

    O Palocci é o alvo do moralismo do momento, ainda que todos saibam de letra e cor a mancha de merda que ele deixou partindo daqui de Ribeirão Preto.

  • E é por isso que incentivo algo com o #preçojusto aqui no Brasil; essa passividade brasileira, essa inércia, essa falta de brigar pelo o que se acha direito… ISSO TEM QUE ACABAR. E não é de um dia pro outro que isso vai acontecer.

    A atenção e interesse do povo é volátil e de curto prazo, mas a massa é uma grande potência. Se TODOS levantassem a mão para dar o tapa, porra, já seria um golpe e tanto… mas o máximo que se faz por aqui é xingar e fingir que tá brigando. No Brasil, qualquer campanha de relevância nacional em prol de algo justo É SIM motivo para incentivo, mesmo que esteja na CARA que não vá funcionar. Mesmo que se perca, ainda é uma briga, e a gente ainda não tem que ganhar as brigas, a gente tem que incentivar a lutar.

  • o colega anõnimo ai ta certo falar até papagaio fala.
    Mas enquato os bostas dos brasileiros so pensar em samba,pagode bundas futebol e cerveja vai continuar essa Babilonia desgraçada que está esse famigerado pais.
    Reclamar em blogs naum adianta mesmo,porque quem precisaria ler não le.

  • Fazer greve é uma boa! E vc o que está fazendo? Escrever no blog é o mesmo que reclamar, continua não adiantando nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: