Desfavor da semana: Operação noiada.

A operação policial na Cracolândia, point dos usuários de crack no centro da capital paulista, continua de vento em popa. Planejamento duvidoso, resultados risíveis e denúncias de abusos. Que droga!

Desfavor da semana.

SOMIR

A Cracolândia é uma espécie de República Impopular que se tornou independente há uns 20 anos. Os usuários do crack (e outros menos cotados) começaram a se reunir por lá, trazendo consigo os efeitos inevitáveis de toneladas de drogados no mesmo local.

É de se imaginar o quanto o local se desvalorizou com o passar do tempo. É também previsível que a população local original tenha reclamado bastante do destino de sua região. E por mais que usuários de crack pareçam um grupo de extras num filme de zumbis na maior parte do tempo, eles podem ficar bem safos e perigosos numa crise de abstinência.

Dica valiosa para sua vida: Se o assaltante na sua frente estiver piscando demais enquanto te alivia do peso de sua carteira, não tente nenhuma gracinha ou vai acabar virando peso morto.

Pois bem, estou começando assim para definir que independentemente do sucesso da operação, demorou pra caralho até alguém mexer a bunda. Não é como se todo mundo estivesse apreciando os rumos do local e só agora resolveram que não era bacana.

O que temos agora é um belo misto de reação tardia, oportunismo e incompetência, numa operação que parece ter sido orquestrada por alguém muito “noiado”…

Reação tardia porque não faz muito tempo que se tocaram do TAMANHO da merda que é o crack, principalmente na parcela pobre da população que só pode pagar pelo resto do refino da cocaína misturada com bicarbonato de sódio e água (agora você pode fazer em casa, para as crianças! conhecimento é poder!). Tem muita gente viciada, no país todo. Até por isso Dilmão começou a divulgar um plano nacional para tentar segurar um pouco essa bronca. Preço razoável e potencial viciante acima da média das outras drogas “comuns”? Num país com tanta gente pobre e fodida? Isso deveria ter sido controlado há uns dez anos atrás, mas até parece que prevenção ganha voto…

O que me leva ao oportunismo. Um plano nacional batendo na porta e uma eleição dobrando a esquina? Podem dizer o quanto quiserem que a operação estava planejada faz tempo, o simples fato de ter começado agora, antes mesmo do centro onde esses viciados seriam levados e tratados ser construído, significa que o prazo era essencial para muita coisa, menos para aumentar a chance de sucesso.

Se a região estiver “limpa” no prazo correto para começarem as propagandas políticas, pode e será usado contra os paulistanos na campanha. Vamos considerar que o partido do prefeito atual é “oposição” (vai demorar até perder a conotação tucana-neoliberal) ao federal, e não pegaria bem para a corrida eleitoral que o PT (que vai ter candidato próprio) e a situação levassem os louros por mexer no vespeiro da Cracolândia primeiro. O PSD (que pra mim ainda é extensão de arquivo do Photoshop) não ia deixar isso acontecer.

E a incompetência se apresenta naturalmente neste cenário. Tudo bem que não esperava flores na abordagem policial, mas “chegar chegando” assim, sem ter para onde mandar esse bando de gente sem opções adicionais… A ação confiscou uma quantidade pífia de drogas (vamos lembrar que a maioria é pobre pra cacete e tende a não ter força de vontade para formar estoques), mal tocou nos grandes traficantes e ainda espalhou os “nóias” pelas ruas adjacentes!

Apesar do poder público paulistano parecer acreditar nisso, esse bando de gente não vai simplesmente desaparecer se mandada embora. O que vemos agora é uma gigantesca partida de Pac-Man no centro de São Paulo. E o jogador parece ter muitas fichas. Sem contar que chegar com a polícia baixando o cacetete gera aquele mesmo efeito que já mencionamos aqui no caso das invasões policiais no Rio: O cidadão só vê o Estado fazer alguma coisa quando é para oprimir, evidente que vai se sentir deslocado e tocar o foda-se para o poder público.

Expulsam o drogado de uma rua, ele vai para outra. E existe poder nos números. Deixaram a Cracolândia crescer o quanto cresceu, e agora tem de lidar com centenas de pessoas por vez. Já aconteceu e tende a acontecer de novo dos policiais ficarem sem resposta para o pessoal aglomerado (e raivoso) pelas ruas. O governador e auto-flagelante Geraldo Alckmin não estava afim de enfrentar a dor da má reação pública à ação desastrada de Kassab e Cia., e por isso colocou alguns limites no que a polícia pode fazer.

Veja só que bacana: De um lado, os policiais enviados para baixar a lenha (o que já é um erro) nos drogados tendo que se preocupar com a opinião pública (o que invalida a lógica da ordem inicial), do outro, os viciados que sofrem para alimentar o vício e NÃO ganham opções. A não ser que o pessoal do governo paulista ache que dá para aplicar a manobra Igreja Católica em viciados: Da mesma forma que eles sugerem abstinência para uma vida sexual segura, os políticos paulistanos parecem sugerir que “basta parar de usar drogas” para tudo ficar bem. Afinal, nada melhor do que uma boa e velha presença policial para colocar alguma coisa dentro da cabeça de uma pessoa desesperada por mais uma dose de sua droga preferida. Todo mundo sabe que viciados em crack se preocupam muito com o peso social de serem acossados pelos policiais.

Se não tem um planejamento para “limpar o local” e enfiar a maioria do povo em instituições para tratar o vício de forma minimamente eficiente, porque caralhos estão lá dando borrachada em pobre? Dá para enfrentar a oferta indo atrás de quem está trazendo a pasta base da droga para o Brasil, e dá para enfrentar a procura tratando dos viciados. O que estão fazendo agora é reposicionando a Cracolândia. (Não quero acreditar que tenha conexão, mas algo me diz que vai rolar muito negócio bom para quem comprou imóvel e área barata na região para esperar a limpeza…)

Se é para baixar porrada, que enfiasse logo a ROTA em cima deles. Uma semana de ação e teríamos que esperar uma nova geração de viciados para ocupar o local. Do jeito que vai, está ficando ridículo: Quando os policiais pegam viciado sozinho ou em grupo pequeno, vão pipocando notícias de abusos de poder e violência. Quando pegam um daqueles bolos maiores, botam o rabinho entre as pernas…

Podia até sugerir que demolissem tudo de uma vez por todas, mas em São Paulo essa não tende a ser uma boa ideia.

Para me chamar de intelectualzinho de esquerda (depois de sugerir a ROTA?), para dizer que o texto está uma droga e rir feito um(a) noiado(a), ou mesmo para dizer que minha hipótese de golpe imobiliário é muito Scooby-Doo: somir@desfavor.com

SALLY

Confesso que minha primeira grande preocupação quando tive notícia dessa operação na Cracolândia era que encontrassem e prendessem o Rafael Pilha por lá, mas por sorte, parece que a Sonia Abrão está segurando ele com pulso de ferro, nosso Mártir Transcendental não estava por lá. Superado o temor pelo Pilha, fiquei tentando entender que palhaçada era aquela, do nada. Estava com cheiro de UPP paulista, de teatrinho pré-eleitoral. Foi quando percebi que nem isso conseguiram fazer. FAIL!

Imagina que você derrama açúcar na pia da sua cozinha. Com o tempo, as formigas começarão a rondar este açúcar. O que uma pessoa normal e minimamente racional faz? Limpa o açúcar. O que o governo paulista está fazendo? Está afugentando as formigas, uma a uma. Não seria mais bacana impedir que a droga entre no país ou que seja distribuída? Seria, mas aí tem que mexer com empresário, né? Melhor descer o cassetete em drogado mesmo que tem mais chances de se eleger. Fechar dez ou vinte pontos de venda não, impedir mais de duzentas pessoas de chegar até eles é mais divertido!

Eles acham que dificultando o acesso do usuário ao crack o usuário vai se ver obrigado a procurar tratamento. Ao menos isto é o que foi declarado. Ao invés disso, o que se viu foram zumbis alucinados espalhados pela cidade completamente surtados e sem a menor intenção de procurar um tratamento, e sim de procurar por mais crack. Vem cá, alguém por acaso acha que a única fonte de crack de São Paulo é a Cracolândia? Claro que não. Esse discurso de deixá-los sem a droga para que eles procurem reabilitação não se sustenta, está mais com cara de quem quer deixá-los sem droga para que eles procurem outra fonte da droga.

Quem viu o filme Tropa de Elite 2 sabe como funciona o esquema de bandidagem camuflada de política governamental: polícia retira traficantes da comunidade alegando que está fazendo um bem para o povo quando na verdade o faz para permitir que a milícia entre e domine aquela comunidade, mediante um belo pagamento. Não moro em São Paulo nem tenho muita noção da realidade de lá, mas isso está com cheiro de negócios. Este ano tem eleição para Prefeito, não se esqueçam. O curioso é que a mídia está falando pouco no assunto. Pelo visto tem coisas mais importantes acontecendo no país conforme a capa das principais revistas, coisas como silicone de madame estourando.

Pelo pouco que li sobre a operação policial na Cracolândia, aparentam estar vendendo esta operação como algo humanitário. O Secretário de Segurança Pública disse que a operação vai durar o tempo necessário para que as equipes de saúde e assistentes sociais possam atuar e dar apoio às pessoas. O bacana é a foto que está abaixo dessa declaração: gente apanhando, ensangüentada, caída no chão. Bacana o apoio que estão dando. Só não estão apoiando mais porque foram proibidos de continuar usando bombas e balas de borracha.

Como este ano tem eleição para Prefeito, a Prefeitura está dando as caras o tempo todo. Prometeu construir um centro de reabilitação para viciados no local. Pra que? Estão matando todos na porrada… Melhor fazer um cemitério, vai ser mais útil. Digo eu, não teria sido melhor PRIMEIRO abrir um centro de reabilitação e só depois tirar todo mundo da Cracolândia e conduzi-los a esse centro de reabilitação? É como se você fosse comprar uma roupa nova porque a sua roupa atual está velha e primeiro você jogasse fora a sua roupa velha para depois ir pelado ao shopping comprar a roupa nova. Simplesmente não faz sentido.

Tá na cara que se retirar o suprimento de uma droga como o crack sem trancafiar os usuários em uma clínica de reabilitação com MEDICAMENTOS para ajudá-los a suportar a crise de abstinência eles vão procurar é outra fonte de crack. Aposto que Geraldão e Gilbertão tem sociedade com uma boca de fumo nas proximidades e estão lucrando horrores. Só pode ser isso, eles estão recebendo para impedir AQUELE ponto de venda para migrar o consumidor para outro!

Pior do que o plano ser furado, é nem ao menos conseguir cumprir um plano furado. Vergonha é isso, minha gente, é roubar e não conseguir carregar. A palhaçada é tanta que começaram a permitir a volta de alguns consumidores à região. Segundo jornais, mais de duzentas pessoas fumavam crack ao ar livre em aglomerados que vem sendo tolerados pela polícia. Tão de sacanagem, né? Calma que piora: os policiais disseram que não estão intervindo porque tem MEDO.

Sério, se tem medo de viciado, porque não procura um emprego em uma pet shop para pentear poodle? Se eu sou o Governador, eu me suicido se escutar da minha polícia que eles tem medo, porque é sinal de que a coisa está irremediavelmente fodida. O clima de tranqüilidade era tanto entre os usuários que até promoveram um pagodinho local entre eles, apelidado de “samba da pedra”, nos cornos dos policiais. E São Paulo ainda tira onda da sua força policial… Faz isso na frente do BOPE para você ver o que acontece. Li que ao passar pelo local e ver os drogados pagodeando, um morador gritou “É a vitória dos nóias” e os policiais ficaram olhando com cara de bunda. Moral da história: sem bomba e sem bala de borracha os policiais paulistas são uns cagões.

No Rio a gente dá vexame porque viola direitos humanos, mata, tortura, prende e arrebenta. Feio. Mas, vai se fuder, mais feio ainda é TENTAR fazer isso e nem conseguir por total incompetência! Já vi policial do BOPE peitar vagabundo com fuzil na mão e tomar o fuzil do cara na porrada. Que porra de polícia de merda é essa que assiste tudo de braços cruzados declarando que tem medo? Sério, sério mesmo, não sei como a população de São Paulo respeita a polícia! Que ao menos declarassem que essa postura é parte de uma estratégia ou qualquer outra coisa. “Tenho medo” é coisa de Regina Duarte. Depois paulista não quer ter fama de viado e de chorão!

Ainda sobrou para a Defensoria Pública, uma das poucas instituições do país que ainda é séria e não corrompida. Sempre que ela se mete para evitar abusos e tortura cai a imprensa em cima pintando como hippie. Defensores foram até o local apenas para impedir que pessoas fossem espancadas até a morte, é atribuição deles. Agora vai um bando de marmanjo dizer que não deu certo por causa da Defensoria? Mas olha, vão todos se foderem muito.

Queridos, se querem fazer teatrinho, aprendam com o Tio Sergio Cabral. Primeiro paga para os envolvidos deixarem a polícia ganhar, depois chama a Globo para filmar partes estratégicas e no fim das contas faz pronunciamento de efeito. Filha da putagem e escrotidão é foda, mas incompetência é mil vezes pior.

Para perguntar se é verdade que o Gianecchini está morrendo, para perguntar se o Somir volta na semana que vem ou ainda para dizer que tem que mandar os usuários para a Argentina porque lá não tem “craque”: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (80)

  • anônimo desoficial

    Marciel (o black magic),
    psicopatias são mais comuns em negros do que em outras populações segundo pesquisas nos EUA. Provavelmente pra vc não existem ”raças”, mas para a natureza a coisa é diferente.
    Concordo com o último trecho do seu texto, é evidente que evitarão mostrar as putinhas da classe A, preferem as putinhas da classe Z, desdentadas.

      • Acho essa história da psicopatia bobagem, tmb quero ver fontes. Mas lembro de ver na mídia estatísticas que a % de negros com doenças cardíacas era bem menor que na população branca… mas vai saber o que está por trás, obesidade, sedentarismo… estatísticas devem vir junto com um estudo sobre o universo estudado.

  • Dados os resultados de tratamento de drogados torço para que um enorme-carregamento-monstro de drogas adulteradas com veneno cheguem logo. Ou que esse oxi seja mais difundido e continue puro, dado que ele mata em poucas usadas.

    Assim teremos o tempo de uma geração para aproveitar o espaço público.

    Não acredito que essa geração tenha “salvação”, principalmente se reproduzindo da maneira como eles se reproduzem. A criança já nasce meio Flavio Silvino…

    Em SP eu acredito na ROTA e só. No RJ, no BOPE. E só tb. Esse país é um país inteiro de frouxos acomodados espertotários (querem ser espertos, mas só tomam). Momento revolta após ouvir um “vou comprar o estepe que me roubaram no mercado paralelo, não sou eu que vou fazer diferença para resolver esse problema.”. Pronto desabafei.

    • Carol, eu torço para que a ciência nos salve. Gostaria que com o tempo fosse descoberta uma vacina que elimina os efeitos da droga no organismo humano e que toda criança tenha que tomá-la ao nascer.

      • Isso eu tb torço…

        Só tenho medo que o dinheiro que alguns políticos empregam e ganham com isso impeça o avanço da ciência nesse sentido.

        Estou numa semana pessimista, eu acho.

        Maradona, “tosco” foi uma ótima definição… hahaha

    • Carol… uma vez meu irmão foi comprar o espelho num desmanche aqui pero, na Jaffett… e comprou o MESMO espelho que tinham roubado do carro dele. E o desmanche tinha a placa DESMANCHE DE CARROS SOMENTE COMPRADOS EM LEILÃO. Ele sabia que era o dele por causa de uma marca que ele fez uma vez, por acidente, ao encostar o ferro de solda no espelho.
      TOSCO.

    • Carol, concordo PLENAMENTE com o que você falou. Vai me desculpar, mas não há salvação, tratamento ou “cura” pra quem ficou tanto tempo atrelado ao vício, de forma a se desumanizar e perder a noção da realidade. Sem mencionar as atrocidades que esses grupos deviam cometer em busca do $$$ pra comprar a próxima pedra ou a picada seguinte.

      Sabe qual o pior? Sabe quem vai pagar a conta desse Freak Show? A população, que nada tem haver com eles, seus vícios (NÃO ACREDITO QUE SEJA DOENÇA), sua desconexão com a realidade e a repressão FAIL apresentada pela polícia paulistana. O cidadão comum, trabalhador, que “perde” 5 meses de seu trabalho em impostos é que vai sofrer e ser aterrorizado pelos viciados desesperados.

      Tá querendo saber se eu tenho pena das “vítimas” fatais dessa operação desastrosa? NENHUMA, ZERO. Vejo mesmo como uma “SELEÇÃO NÃO NATURAL, MAS NECESSÁRIA”.

      • Sabe, tenho muitos amigos da área médica. Eles dizem que deus/zodraz foi sábio em me fazer engenheiro quando expus que achava mais eficiente o governo comprar uma caralhada de droga e distribuir a torto e a direito pra drogaiada. Quer usar? Usa até morrer de overdose. Fica feliz e fica mais barato que pagar essa repressão, além do custo social pelos crimes.
        Eles batem na tecla de ser uma doença… nunca usei absolutamente nada, nem se quer maconha, tenho um medo do caralho disso. Mas não consigo imaginar sentir uma dor e desespero tão profundos e incontroláveis que me levem a matar pra conseguir aplacar essas sensações… foda. É complicado conseguir um ponto de equilíbrio nessa discussão.

  • Em tempo, desfavor é direitos humanos se importarem com aquela gente justamente agora. NINGUEM nunca se importou.

    Se o motivo é eleitoreiro, especulação imobiliária, alguem que acordou de mal humor, foda-se. Toda ação vinda de politico tem intençaõ politica, desde uma ponte, até uma pintada de calçada. O importante é que esta sendo feito algo, se não foi da melhor forma, isso será corrigido.

    Como disse, se fosse fácil, já teria sido resolvido.

    • Hugo, a Defensoria Pública sempre fez diversas ações no local. Só que esse tipo de coisa não dá IBOPE, quando a Defensoria consegue judicialmente que o Estado banque uma clínica particular porque não dispõe de vagas em clínicas públicas isso não sai no jornal, porque né, vai que dá ideia e todo mundo pede?

  • Apertei enter sem querer o comentário anterior…continuando.

    Eu moro em SP, não frequento a região mas já estive ali algumas vezes, inclusive uma vez de bicicleta passei no meio de um bando desses nóias em plena luz do dia. Foi uma das experiências mais fortes que já tive na vida ( e posso dizer que já tive algumas…). Somente poderia descrever como um bando de mortos-vivos, me senti dentro de um filme de Zumbis. Eles não fizeram menção de me atacar – sou jovem, grande e estava passando rápido – mas te garanto que uma mulher não tem coragem de passar por ali.

    Então pergunto: O governo deve aceitar que existam regiões da cidade onde o direito de ir e vir está limitado dessa maneira? Acho que não…

    Vcs viajaram, quiseram falar de algo que sabem muito pouco com muita teoria da conspiração. Só pra contestar alguns pontos…

    1- Não teve apreensão grande? Leia http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1033809-policia-apreende-16-mil-pedras-de-crack-que-seriam-distribuidas-em-sp.shtml

    2-Começou tarde? – Com certeza, mas quanto a isso não teria solução mesmo, pois ou começa a tarde ou nunca começa. Concordo que está atrasado, mas antes tarde do que nunca.

    3-Querem que a polícia reprima ou não?? Decidam-se ( lembrando que consumir crack ainda é contra a lei…)

    4-Comparar Rio com SP em segurança pública é complicado, carioca não respeita a polícia, TEM MEDO da polívia. Em SP sinto que a maioria respeita sim.

    5-O plano federal anunciado como existente era uma mentira pra tentar alavancar o Hadad ( ENEM FAIL) aqui em SP. Não existe nenhuma solução prática desse governo federal, como o exemplo da região serrana do Rio, onde 1 ano depois nada foi feito.

    A cobertura da imprensa está oscilando entre ruim e flagrantemente partidária. Apesar de aqui em SP estarmos livres do PT já há alguns anos, parte da imprensa continua tentando colocar esses bandidos no poder por aqui, portanto qualquer coisa que seja feita pelo governo a imprensa paulista cai de pau. O mais chocante é que é o oposto flagrante do Rio, onde existe um movimento para defender o governo, não importa o que se faça.

    Vão faturar em cima da valorização da região ? Seguramente alguém vai, não sei quem, mas isso por si só não justifica ser contra a ação. Acho o Kassab bem meia-boca, mas é melhor que qualquer petista ( Marta ou Erundina) que já tivemos por aqui.

    É fácil só meter o pau, quero ver ir lá resolver. SP reduziu as taxas de homicídio absurdamente nos últimos anos, a capital é uma das mais seguras do país ( não era há alguns anos), portanto os caras tem meu voto de confiança. De resto, quando houver abusos, que se façam as correções necessárias.

    Só erra ( ou acerta) quem está lá fazendo.

    • Aaaaaiii que preguiçaaaa…
      Ok, vamos lá

      1) Apreensão grande é pegar o mal pela raiz, pelos empresários, pelo fornecimento trazido ao país
      2) Começou tarde PARA O SUPOSTO PLANO E PROPÓSITO QUE DIVULGAM, ou seja, deve ter outra finalidade
      3) Sim, queremos que a polícia reprima, mas de forma constitucional e eficiente
      4) Pode ser que paulista respeite a o polícia, o que quero dizer é que eu não respeitaria essa polícia que tem medinho
      5) Olha, reduzir taxas, apresentar estatísticas, mostrar resultado em planinha, é muito fácil. Qualquer um faz…

      Não estamos mandando não fazer nada, apenas estamos mandando ou mentir direito, ou então fazer a coisa certa

      • Sobre mentir direito… já a alguns anos o governo estadual mudou a metodologia para tratar os dados de segurança pública. E tratam isso como uma caixa preta, a imprensa não tem acesso. E se tivesse não divulgaria nada. Alguém viu algo sobre a privataria tucana, o LIVRO MAIS FUCKIN VENDIDO DO PAIS e que não recebeu destaque em lugar nenhum? Não, né? hmmm… bela imprensa a nossa.
        Aniueis, lembra do TROPA DE ELITE? Morte na praia é afogamento! Mas.. tinha buraco de bala… AFOGAMENTO PORRA! TÁ QUERENDO ME FODER? Pois é, foi mais ou menos isso que fizeram com as estatísticas de segurança pública. Nego aparece baleado na cabeça? Opa.. suicídio! Mas.. cadê a arma? Hmmm.. e foram 3 tiros… NA NUCA! OOOOOPA! SUICÍDIO PORRA!

        • E começou a diáspora da cracolândia. Ontem a rodoviária do Tietê tava cheia de nóia dormindo embaixo das escadas. Caralho, corta o coração ver uma porra dessas. Bionidog, a questão não é a operação em si, é o fato dela não ter sido acompanhada pelas contrapartidas de oferecer tratamento. Esse esquema de largar o vício com base na dor e sofrimento da abstinência (palavras do zé ruela master da segurança pública paulistana que foram divulgadas pela imprensa) sem os adicionais de centros para tratamento é impossível. Não sei qual seria a metadona para um viciado em crack, mas se você não der um calmante PESADO para esses caras eles se matam de socar a cabeça na parede do desespero que é. E a merda é que esses centros estavam previstos. Segundo o que saiu na imprensa foi uma falha de comunicação, a polícia soube do plano, pegou uma porrada de PM recém formado sem experiência nenhuma e soltou lá pra descer a porrada. Isso explica o “medinho”. PM fazendo merda… que novidade… os termos INTELIGÊNCIA MILITAR são antíteses, deveriam ser proibidos de serem utilizados em associações. O governo tinha como meta implantar os centros ANTES de descer a borracha.

          • Aliás, que porra de estado nazista é esse que implementa políticas baseadas na DOR E SOFRIMENTO?! PUTA QUE O PARIU! Vergonha de ser paulistano, porra!

            • Sim, muita vergonha. Um misto de nazismo com catolicismo, essa coisa de que a dor purifica! Sensacional que tem centenas de especialistas em Secretarias Estaduais planejando um projeto horrendo como esse e ganhando mais de dez mil reais para isso!

          • Que coisa mais bizarra achar que um viciado em crack pode vender o vício na dor, na “força e vontade”.

            Sem comentários, os paulistas estão nas mãos de irresponsáveis e os cariocas estão nas mãos de filhos da puta.

            Corram para as montanhas!

        • Maradona, as estatísticas mentem o tempo todo. Quando querem diminuir o índice de violência um uma cidade, município, ou estado, desovam os corpos no local vizinho. Oficialmente, a morte é do local onde o corpo foi achado e é lá que é computada. Daí quando falam que a violência diminuiu e há menos mortes, o que há na verdade é transporte de presunto para o vizinho! Não dá para confiar em NADA.

      • Petistas…Vamos lá:

        1- Apreensão grande é pegar o mal pela raiz. Fronteiras pelo que sei fica a cargo da União. Que é responsabilidade do PT a 9 anos. Cuidar da fonte que entra pelas fronteiras sim seria ‘grande apreensão’.

        2- Começou tarde, mas a maior conspiração é somente a eleição mesmo. Antes tarde do que nunca.

        3- Reprimir de forma constitucional?! Explica isso…É constitucional se criar uma zona de livre consumo? Eficiente? Só acerta quem erra. Se houvesse um plano 100% seguro e eficiente já teria sido feito antes.

        4- Policia é gente tambem. Todo mundo tem medo. Mas acredito que o maior medo destes policiais é a maquina de proteger noiado que o PT e parte da mídia montou.

        5- A Federação tinha um plano?! hahahaha. São paulo seria sitiada, e passaria por cima do governador? Nem planilha tinha. Só conhecemso o plano agora, porque alguem foi la e fez alguma coisa. Cade os 4 bilhões prometidos ano passado pra combater o crack.

        Então a reclamação é sobre mentir direito? Mas ai precisava o PT estar coordenando a operação…

        • Pontos que discordo:

          Começou fora de hora: tarde ou cedo, dependendo do ponto de vista. Tarde por permitir que a coisa se instale daquela forma e cedo por retirar o povo sem ter clínicas para levá-los. A questão é que foi fora de hora.

          Reprimir de forma constitucional É POSSÍVEL SIM. Hora, policial pode até matar sem ter que responder por isso, a Constituição dá instrumentos para assegurar o estado democrático de direito, prevê até pena de morte. Leia. Existem fomas eficientes, elas apenas não interessam.

          Policial tem medo PORQUE? Policial tem ARMA que pode ser usada em legítima defesa sem o menor problema…

          A reclamação é sobre uma operação patética financiada com dinheiro público que não deu certo seguida por uma mentira ofensiva que chama o contribuinte de idiota.

      • Imagina a minha preguiça então…segundonda, mas vamos lá…

        1-Quem tem que ir atrás de quem traz a droga para o país é o governo federal nas fronteiras. 16 mil pedras ainda é uma apreensão…
        2-se o plano tem outra finalidade não sei, se acabar com a cracolândia tá valendo.
        3-Que eu saiba foi sim constitucional, apesar de não ter sido como sua amanda polícia carioca no quesito direitos inumanos. Eficiente veremos com o tempo, por enquanto foram quase 50 prisões de foragidos da justiça, não está tão ruim assim…
        4-Tenho pena de vc Sally, muito tempo no RJ te deixou incivilizada.
        5-Pois é…contra meus fatos vc veio com…palavras….procure o Mapa da Violência, verá coisas como essa…http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia/2011/02/24/sp-e-o-estado-com-maior-queda-no-indice-de-homicidios.jhtm

        Honestamente Sally, acho que seu padrão de políticos e autoridades é muito baixo, reflexo de morar tanto tempo no RJ. Vou bastante para o Rio, conheço como o carioca pensa. Infelizmente leva muito tempo para mudar as coisas mas te asseguro que SP está numa boa direção há mais tempo. Tomara que o Brasil todo melhore nesse sentido. Meter o pau indiscriminadamente não ajuda. Bjs. Fui.

        • Não é apreensão, é cala a boca. Você acha mesmo que essas 16 mil pedras serão incineradas? Vai voltar tudo para a rua…

          Não é constitucional jogar nas ruas um grupo de pessoas doentes (não sou eu, é a OMS quem diz que são doentes sem fornecer tratamento. E eu não compactuo em nada com a atuação da polícia carioca, basta ler qualquer postagem minha para ver isso. Só que acho pior ainda covardia.

          Já expliquei em outro comentário como é feio o mapa de violência e como ele pode ser distorcido: basta que os corpos sejam encontrados em outro lugar, que é uma prática comum e notória do pessoal aí de São Paulo. Por favor… não acredite em dados oficiais, você é melhor do que isso.

          • Cara, eu trabalhei até o ano passado para o governo estadual e te asseguro que as estatísticas não são confiáveis.. a manipulação é brava, começou de forma violenta no governo Serra. Não sei se o Alckmin reverteu, mas tava uma coisa escabrosa.

            • Porra Maradona, realmente eu não posso acreditar em estatísticas do poder público…melhor acreditar em um cara que comenta com nick em um blog da Internet…

              Vou pegar só o ponto da queda de homicídios em SP. Modo “Teoria da Conspiração” On

              1-Os corpos foram mudados de lugar, inclusive conheci um cara no bar semana passada que tem um primo que dirigia os caminhões que transportavam os corpos para a Bahia, por isso as estatísticas lá subiram tanto…
              2-Outra parte foi resolvida colocando como suicídio casos de assassinato. Ora, em 2003 eram pouco mais de 19 mil e em 2011 menos de 17 mil. Fácil, são 2.000 suicídios a mais por culpa da ….globalização!!!
              3-É tudo uma conspiração do PSDB…eles tem uma sociedade secreta de manipulação de dados totalmente imune a vazamentos. Tudo começou na época das privatizações quando como parte do acordo para passar o patrimônio nacional ( Telebrás) para os malvados estrangeiros que nos obrigam a ter 1,2 celular por pessoa alienando as massas proletárias dos debates sobre a identidade nacional. Com isso os DemoTucanos tiveram acesso a uma tecnologia anglo-israelense de criptografia que usam nas mensagens e emails trocados em todo o estado de SP pelos fraudadores das estatísticas. Mas tudo será revelado no livro “Privataria Tucana II – A volta dos que não foram”

              P.S. Não estou trollando, mas se achar que estou veja que não fui eu quem comecei…vou ali ler o blog do Nassif e já volto…

              • ahahhahahahhaha curti seus comentários
                rsrsrs curti mesmo, sérião.. mesmo me zoando. Adoro ironia e cinismo, ganhaste um “cumpanhêru”.
                Não vou nesse ponto de mudar os corpos, isso pode ser coisa do filme tropa de elite mas aqui em SP isso não faz o menor sentido. O que te falo não é relacionado diretamente aos homicidios, mas teve muito crime que foi enquadrado erroneamente, por exemplo crime de latrocínio, patente, gritante que era latrocínio, foi enquadrado como morte sem definição. Não sei exatamente qual o termo utilizado para isso nos levantamentos de dados…
                Sobre não confiar em um zé ruela da internet, também faz bem, você não sabe quem eu sou nem o que eu fiz/faço da vida e até prova em contrário tudo que eu falo aqui é mero boato. E não pretendo mudar uma vírgula na situação atual, até pq tive bastante trabalho pra tirar certos aspectos desagradáveis que essa atividade prévia me trouxe..
                Sobre a teoria da conspiração… não acredito nessas bobagens. Acredito apenas em neguinho querendo fazer sua figura, seu governo ficar melhor na fita. Tenho vontade de dar porrada cada vez que ouço neguinho falando que o PSDB é o PARTIDO SIONISTA DO BRASIL e merdas do gênero, tratando tudo como conspiração judia. Vá cagá!
                Mas numa coisa concordo contigo, o governo do estado paulista realmente investe em equipamento pra polícia, isso é visível na rua. Vejo a diferença agora que moro em Curitiba, que segundo os bostas de lá, é a Europa brasileira. Não tem uma porra de polícia na rua e quando você vê, é aquele bosta com cara de maaaaaaau usando uma boina ridícula e um 38 boqueta na cinta. Vergonha alheia…

    • pelo amor de zodraz, não vá ponto a ponto.. basta o Marciel pra encher o saco com esse tipo de análise que nem a Sally deve ter saco de ler. E ó que ela é devogadia..

      • fui agredida pelo meu cunhado mas nao tive qualquer ferimento .na altura nao quis fazer denuncia mas agora pensei melhor e queria saber o que fazer para o denuncia lo so que ele esta no estrangeiro ajudem -me por favor..obg

    • Maradona, eu tenho muita VERGONHA ALHEIA de religioso que começa a tentar se explicar, se justificar e até meio que se desculpar pela declarações do chefe máximo da religião deles. O cagaço que as pessoas tem de romper de uma vez com a religião é tanto que se sujeitam a ficar em uma instituição de posturas absurdas. Vou ler a carta, eu costumo gostar das coisas que o Jean fala.

    • O engraçado é homossexual se preocupar com a opinião de UM representante de UMA religião.

      Ui, ui…o catolicismo condena eu dar meu rabo. E agora, como poderei viver.

      Esse deputado seria mais útil se não tivesse uma pauta só.

      • Hugo, a preocupação não é com o que Bento XVI pensa e sim em como isso repercute na cabeça de milhões de pessoas pelo mundo e como acaba afetando a todos os homossexuais. Sai bastante da esfera do pessoal, esse homem tem o poder de influenciar milhões de pessoas, instigar ódio e preconceito.

        • Sally, ele é o representante de uma religião. Ele com suas opiniões não esta criando nada. Ele apenas repete como um papagaio os dogmas e preceitos do catolicismo. E esta certo. Ele não pode fazer diferente. Uma religião se faz de regras e dogmas, se isso se perde, se perde a identidade da religião e fieis. (Não acho certo, mas é assim que funciona)

          O problema logo é o Estado não ser totalmente laico e ter bizarrices como ‘bancada religiosa’ no congresso.

          O que um catolico fala em nome da religião não me influencia, o que um Daisako Ikeda do budismo acha como certo eu tambem aceito se quiser.

          É muita ingenuidade ou desculpa contra argumentativa essa suposta influencia do que um papa diz.

          Ele tambem diz pra sermos monogamicos, não usar camisinha, não matar, etc.. Não vejo muita gente seguindo isso. Quando ele diz algo contra o homosexualismo, e a pessoa aceita é porque esta ouvindo o que queria ouvir. O problema novamente não é ele ou o que diz.

          Quem é homofóbico continuará sendo independente do que o papa diz, quem não é, continuará sem ser.

          • Hugo, inocência sua pensar que ninguém deixa de usar camisinha porque o Papa disse que não podia. Talvez pessoas mais esclarecidas ignorem, mas muita gente deixa de usar sim e isso reflete em mim e em você.

            Preste atenção para as palavras do Papa ao se referir aos gays: AMEAÇA à sobrevivência da humanidade. Francamente, se você acha que em lugar nenhum do mundo isso vai gerar violência e hostilização, você está superestimando o ser humano.

            • “AMEAÇA à sobrevivência da humanidade.” Vamos analisar essa frase.

              O que ele disse na verdade é “casamento homossexual é uma das várias ameaças atuais à família tradicional, pondo em xeque “o próprio futuro da humanidade”.”

              Ameaça a familia tradicional (leia-se papai mamãe e filhos). Sim, é obvio que é e isso não é necessáriamente ruim.

              Futuro da humanidade… se pensar que homossexuais não geram filhos, poderia ser, mas isso se todos fossem gays.

              Nada espantoso. Não entendo a polemica de um papagaio repetindo o que a biblia, padres, e pastores dizem em todo lugar a toda hora.

              Uma pessoa realmente fervorosa que poderia ser influenciada por estas palavras, já le a biblia no café da manhã
              (força de expressão). Uma pessoa que tomaria alguma ação baseada no que o papa diz, já tem problemas mentais e já conhece todos estes preceitos, e tem essas mesmas idéias que como ressalto NÂO FORAM CRIADAS PELO PAPA, ELE APENAS REPETE.

              Se o cara não conhece nada disso e só teve este tipo de opinião na hora que o papa falou, então ele não é muito fervoroso, nem influenciavel pela religião.

              Em suma, o PAPA falando e um cachorro cagando dá no mesmo.

              • Hugo, nem precisa ser o Papa, se qualquer formador de opinião, tipo um Restart ou Luan Santana da vida pega o microfone em um show e diz que argentinos são uma ameaça, é quase certo que mais cedo ou mais tarde eu vou apanhar na rua. Quando você fala para milhões, fala para todo tipo de gente: gente que se importa, gente que não se importa, gente que surta, quente que fica com medo, gente psicopata que entende isso como um recado para matar…

                Falar que um grupo de pessoas é um risco para a humanidade é, no mínimo, correr o risco desse grupo sofrer uma série de violências. Você nunca sabe a cabeça de quem está escutando.

  • bibliotecário

    Por algum motivo estranho, só após ler o texto percebi a influência das eleições municipais nessa ação (não existem prefeitos onde moro). No começo cria que essa ação estava mais relacionada a copa de 2014 e a questões imobiliárias.

    Considero esta mais uma operação inútil que visa resultados rápidos para um problema que levaria tempo para ser dizimado. Pra ser rápido só com um pequeno genocídio na área. E como já dito no texto, não lidar com os fornecedores é só mais um grande desfavor.

    Usar violência e intimidação contra viciados não funciona, eles já perderam demais pra se intimidar com tão “pouco”.

    • Concordo, ainda mais com viciados em crack, que não compreendem riscos e não tem nada a perder. Eu concordo com a tese dos cidadãos da RID que levantaram a questão imobiliária. Em breve a área, que já deve estar toda comprada, vai ser “revitalizada” como se isso fosse um presente para a população e o que foi comprado a preço de banana vai ser revendido a preço de ouro…

  • anônimo desoficial

    Não teria uma outra foto pra estampar o texto não?? (de preferência com jovens brancos de classe média). Assim ficam antenados com a mídia britânica e os ”jovens rebeldes” pra mostrar que ”todos” são viciados em crack e não somente negros pobres. Seria um ”MUST”.
    (será que estou sendo irônico??)

  • Eu moro num bairro residencial do Rio de Janeiro e após a implantação das UPPs numa favela próxima – o meu bairro – e todos os adjacentes estão infestados de crackudos… portanto a minha opinião pode parecer extremamente radical ( mas é mesmo) queria sinceramente que aparecesse qualquer um… a Polícia, BOPE ou até o Chuck Norris por aqui para “resolver” este problema… não tenho certeza se me importaria que isto fosse feito à moda das autoridades brasileiras.

    Tenho a solução para esta epidemia de crack: http://www.liveleak.com/view?i=cfd_1322520299

    • A verdade é que ninguém está se importando de verdade com a questão das drogas. O que importa é “mostrar serviço”, ainda que isso não traga nenhuma solução de fato para o problema.

      As drogas são um problema de saúde pública que não vem sendo tratado com a seriedade que merece.

      E quanto ao “Krok”, ele está para o Ópio assim como o “Crack” e o “Oxi” para a Cocaína, sendo que enquanto uma “cultura” predomina na Ásia, a outra predomina na América Latina.

  • A operação policial na Cracolândia, point dos usuários de crack no centro da capital paulista, continua de vento em popa. Planejamento duvidoso, resultados risíveis e denúncias de abusos. Que droga!

    Desfavor previsivel saindo do forno nessa semana… Mas que merda! Nem mesmo algo que chamasse a atenção por estar fora do script. Pensando bem, a parada é um desfavor mesmo e vale mesmo a abordagem.

    • A Cracolândia é uma espécie de República Impopular que se tornou independente há uns 20 anos. Os usuários do crack (e outros menos cotados) começaram a se reunir por lá, trazendo consigo os efeitos inevitáveis de toneladas de drogados no mesmo local.

      A Cracolândia na verdade é uma região onde se começou a se reunir uma série de viciados entorpecidos e perdidos em meio ao underground da grande metrópole. E claro… Grande metrópole, grandes negócios e grandes problemas. Tudo em se tratando da capital paulista ganha contornos gigantescos.

      É de se imaginar o quanto o local se desvalorizou com o passar do tempo. É também previsível que a população local original tenha reclamado bastante do destino de sua região.

      Primeiro, se conta o “abandono” da região central pela própria forma que se deu o desenvolvimento da cidade nos últimos cinquenta anos, que foi efeito da combinação entre o “planejamento urbano” (que via o centro como região adequada somente para o comércio) e o valor dos imóveis na região (então considerado alto, o que levou a uma descentralização, inicialmente das residências e depois dos negócios), ocasionando o cenário que vemos hoje. A degradação das regiões centrais é uma realidade mesmo em cidades de porte médio, como Campinas e Ribeirão Preto por exemplo.

      E por mais que usuários de crack pareçam um grupo de extras num filme de zumbis na maior parte do tempo, eles podem ficar bem safos e perigosos numa crise de abstinência.

      É ai que o bicho pega… A pessoa está querendo a todo custo sustentar o “barato”, digo, o vício, sem se importar qual o meio para isso. Tenho notado que o apelo das campanhas antidrogas tem se enfocado muito na degradação das relações familiares, mas isso tem um efeito limitado sobre a mente das pessoas, até pelo fato de que em certos casos, não passa de um peido para quem já tá todo cagado.

      Dica valiosa para sua vida: Se o assaltante na sua frente estiver piscando demais enquanto te alivia do peso de sua carteira, não tente nenhuma gracinha ou vai acabar virando peso morto.

      O viciado só pensa em como vai sustentar seu próprio vício e se tiver algum lucro na operação, talvez até pegue algo para comer ou umas “putinhas” para trepar (oras, isso existe mesmo na Cracolândia). Preocupação com a vida alheia? Nenhuma! Cada um que se vire.

      Pois bem, estou começando assim para definir que independentemente do sucesso da operação, demorou pra caralho até alguém mexer a bunda. Não é como se todo mundo estivesse apreciando os rumos do local e só agora resolveram que não era bacana.

      Tal medida políticamente duvidosa não seria vista com bons olhos pelo pessoalzinho que está acostumado com a lavagem cerebral de “esquerda”, que diz que é tudo “culpa do sistema” e que problemas como esse são originários da “desigualdade social”, sendo que isso mesmo tende a levar a inércia no que diz respeito a questão das drogas. Diga-se que a maldita Marcha da Maconha (organizada justamente pela turminha da “esquerda” tropicalizada) é contraproducente no que diz respeito ao enfrentamento a este sério problema de saúde pública.

      O que temos agora é um belo misto de reação tardia, oportunismo e incompetência, numa operação que parece ter sido orquestrada por alguém muito “noiado”…

      Coisa aliás, que está bem dentro do esperado. Nossos policiais não evoluiram muito em termos de atuação em relação a polícia legada dos tempos do regime militar. Para falar a verdade, a “nova república” é legado da ditadura, a despeito do que dizem aqueles que hoje posam demagogicamente como “defensores da democracia” sobre tais despojos. Tancredo só pegou a bola no momento mais conveniente para ele e a chutou ela pra dentro do gol, não se passando disso.

      Reação tardia porque não faz muito tempo que se tocaram do TAMANHO da merda que é o crack, principalmente na parcela pobre da população que só pode pagar pelo resto do refino da cocaína misturada com bicarbonato de sódio e água (agora você pode fazer em casa, para as crianças! conhecimento é poder!). Tem muita gente viciada, no país todo.

      Com o pessoal entorpecido pela demagogia e pela visão imediatista de “curtir o barato”, nem seria de se estranhar que o número de viciados tomasse grandes proporções. Quando é que vão se tocar que o mero “não use drogas” NÃO FUNCIONA e que o apelo emocional de “familias destruidas”, muitas vezes também NÃO É MUITO CONVINCENTE. Somir, você que é publicitário, poderia até fazer um bom trabalho em cima disso… Pena que aí temos o velho problema dos macaquinhos do Nizan Guanaes.

      Até por isso Dilmão começou a divulgar um plano nacional para tentar segurar um pouco essa bronca. Preço razoável e potencial viciante acima da média das outras drogas “comuns”? Num país com tanta gente pobre e fodida? Isso deveria ter sido controlado há uns dez anos atrás, mas até parece que prevenção ganha voto.

      Como disse acima, a própria abordagem das campanhas antidrogas é completamente FAIL e para piorar, temos ai um grande negócio que é difícil de desmontar. Com a demagogia política e a corrupção policial, as coisas se tornam ainda piores. E é natural mesmo que políticos apelem a medidas de impacto para reforçar os seus laços com os eleitores.

      O que me leva ao oportunismo. Um plano nacional batendo na porta e uma eleição dobrando a esquina? Podem dizer o quanto quiserem que a operação estava planejada faz tempo, o simples fato de ter começado agora, antes mesmo do centro onde esses viciados seriam levados e tratados ser construído, significa que o prazo era essencial para muita coisa, menos para aumentar a chance de sucesso.

      Construir centros para a recuperação de viciados? Não importa muito. Se for para deixar tais centros em situação tão precária quanto a dos asilos e dos postos de saúde, tanto faz porque isso não tem visibilidade. O que o governo diz para o viciado com a lei atual de entorpecentes? “Foda-se! Não vamos te prender por causa disso pois as cadeias já tão superlotadas e o custo de tudo isso não é conveniente de se manter.”

      Se a região estiver “limpa” no prazo correto para começarem as propagandas políticas, pode e será usado contra os paulistanos na campanha. Vamos considerar que o partido do prefeito atual é “oposição” (vai demorar até perder a conotação tucana-neoliberal) ao federal, e não pegaria bem para a corrida eleitoral que o PT (que vai ter candidato próprio) e a situação levassem os louros por mexer no vespeiro da Cracolândia primeiro. O PSD (que pra mim ainda é extensão de arquivo do Photoshop) não ia deixar isso acontecer.

      E a turma do Kassab pode confortavelmente jogar o ônus da operação em cima do governador Alckmin, tirando o seu da reta se for o caso, minimizando eventuais efeitos negativos de tal operação sobre a opinião pública, a não ser no caso de termos uma dobradinha entre o “PSD” e os tucanos, o que não é tão provável assim de ocorrer.

      E a incompetência se apresenta naturalmente neste cenário. Tudo bem que não esperava flores na abordagem policial, mas “chegar chegando” assim, sem ter para onde mandar esse bando de gente sem opções adicionais… A ação confiscou uma quantidade pífia de drogas (vamos lembrar que a maioria é pobre pra cacete e tende a não ter força de vontade para formar estoques), mal tocou nos grandes traficantes e ainda espalhou os “nóias” pelas ruas adjacentes!

      O que importa é “mostrar serviço”. Se isso deu resultados pífios na prática, azar… Só a intenção já vale para o eleitorado mais “a direita” que leva demagogos na linha do TADENA (processa eu!) a sério.

      Apesar do poder público paulistano parecer acreditar nisso, esse bando de gente não vai simplesmente desaparecer se mandada embora. O que vemos agora é uma gigantesca partida de Pac-Man no centro de São Paulo. E o jogador parece ter muitas fichas. Sem contar que chegar com a polícia baixando o cacetete gera aquele mesmo efeito que já mencionamos aqui no caso das invasões policiais no Rio: O cidadão só vê o Estado fazer alguma coisa quando é para oprimir, evidente que vai se sentir deslocado e tocar o foda-se para o poder público.

      E a exemplo do Rio, a pirotecnia tem certo sucesso com os “moralistas” de “direita” das camadas mais populares que não tenham sido afetadas diretamente pela operação. As pessoas veem isso como um avanço, apesar do resultado pífio da operação.

      Expulsam o drogado de uma rua, ele vai para outra. E existe poder nos números. Deixaram a Cracolândia crescer o quanto cresceu, e agora tem de lidar com centenas de pessoas por vez. Já aconteceu e tende a acontecer de novo dos policiais ficarem sem resposta para o pessoal aglomerado (e raivoso) pelas ruas. O governador e auto-flagelante Geraldo Alckmin não estava afim de enfrentar a dor da má reação pública à ação desastrada de Kassab e Cia., e por isso colocou alguns limites no que a polícia pode fazer.

      Ironicamente, é justo o governador quem deve assumir o ônus da operação. Ele sabe onde dói e por isso mesmo tentou manejar a situação de forma que o efeito não fosse tão desastroso… Sem sucesso.

      Veja só que bacana: De um lado, os policiais enviados para baixar a lenha (o que já é um erro) nos drogados tendo que se preocupar com a opinião pública (o que invalida a lógica da ordem inicial), do outro, os viciados que sofrem para alimentar o vício e NÃO ganham opções.

      E dar opções para que? Oportunidades de progredir nesse Brasil cruel e feroz é uma coisa disputada a tapa. Se é adotada uma política em prol de um grupo específico, outros que não estao na roda de “privilegiados” tendem a se queixar disso. O pior é que o cobertor é curto e não dá para cobrir todo mundo. Para completar, nem é muito conveniente ampliar as oportunidades para um sequito maior de pessoas pois isso seria o mesmo que “dividir o bolo” do poder.

      A não ser que o pessoal do governo paulista ache que dá para aplicar a manobra Igreja Católica em viciados: Da mesma forma que eles sugerem abstinência para uma vida sexual segura, os políticos paulistanos parecem sugerir que “basta parar de usar drogas” para tudo ficar bem.

      Em tempo, não preciso lembrar da ligação umbilical do Alckmin e do Chalita com a Igreja Católica, ainda que o primeiro, por questões de natureza eleitoral, também se aproxime dos telepastores evangélicos. O curral religioso é um ponto nevrálgico nas discussões políticas e em 2010, simplesmente se buscou reforçar isso com a manipulação da opinião pública.

      Afinal, nada melhor do que uma boa e velha presença policial para colocar alguma coisa dentro da cabeça de uma pessoa desesperada por mais uma dose de sua droga preferida. Todo mundo sabe que viciados em crack se preocupam muito com o peso social de serem acossados pelos policiais.

      Isso pode até resultar em revolta, mas dificilmente isso vai descambar em uma “Marcha do Crack” pela falta de organização e de senso a longo prazo (o pessoal que tá na sargeta da cracolândia só pensa no hoje), ao contrário de seus “parceiros” da “Marcha da Maconha”.

      Se não tem um planejamento para “limpar o local” e enfiar a maioria do povo em instituições para tratar o vício de forma minimamente eficiente, porque caralhos estão lá dando borrachada em pobre? Dá para enfrentar a oferta indo atrás de quem está trazendo a pasta base da droga para o Brasil, e dá para enfrentar a procura tratando dos viciados. O que estão fazendo agora é reposicionando a Cracolândia. (Não quero acreditar que tenha conexão, mas algo me diz que vai rolar muito negócio bom para quem comprou imóvel e área barata na região para esperar a limpeza…)

      Ir atrás de quem está trazendo a pasta-base pro país não é conveniente. Tá cheio de gente relativamente poderosa escondida por trás da fachada de “bem sucedida na vida” envolvida na parada (qualquer semelhança com o que você disse no seu texto na semana passada NÃO é mera coincidência). Além disso, tem a corrupção polícial que também serve de sustentáculo para o negócio. Quanto a tratar dos viciados, é uma política de alto custo e resultados pouco atraentes e a prevenção, bem… Essa que poderia ser a melhor alternativa infelizmente vem sendo mal trabalhada.

      Se é para baixar porrada, que enfiasse logo a ROTA em cima deles. Uma semana de ação e teríamos que esperar uma nova geração de viciados para ocupar o local. Do jeito que vai, está ficando ridículo: Quando os policiais pegam viciado sozinho ou em grupo pequeno, vão pipocando notícias de abusos de poder e violência. Quando pegam um daqueles bolos maiores, botam o rabinho entre as pernas…

      Acha mesmo que a ROTA vai resolver tudo… A sério, o efeito negativo sobre a opinião pública seria ainda maior e por mais que se tenha impregnado na nossa sociedade a ideia de que “viciado tem mais é que se fuder mesmo”, tem sempre aquele demagogo que consegue puxar a discussão para o lado contrário, apelando para o “coitadismo”, pintando o viciado como um “pobre coitado sem oportunidade na vida”.

      Podia até sugerir que demolissem tudo de uma vez por todas, mas em São Paulo essa não tende a ser uma boa ideia.

      Até tratam dessa ideia, mas vai resolver? NOT!

    • Confesso que minha primeira grande preocupação quando tive notícia dessa operação na Cracolândia era que encontrassem e prendessem o Rafael Pilha por lá, mas por sorte, parece que a Sonia Abrão está segurando ele com pulso de ferro, nosso Mártir Transcendental não estava por lá. Superado o temor pelo Pilha, fiquei tentando entender que palhaçada era aquela, do nada. Estava com cheiro de UPP paulista, de teatrinho pré-eleitoral. Foi quando percebi que nem isso conseguiram fazer. FAIL!

      Pra variar… Eleição é um grande negócio e a bem da verdade, o momento foi bem conveniente. Em cima das eleições municipais tende a dar os frutos positivos para a turma do Kassab e por estar há pouco mais de dois anos das eleições estaduais e federais, isso tende a trazer pouco dano sobre a imagem do atual governador… Até lá, o povo dificilmente vai se lembrar de tais paradas ocorridas a essa altura do campeonato.

      Imagina que você derrama açúcar na pia da sua cozinha. Com o tempo, as formigas começarão a rondar este açúcar. O que uma pessoa normal e minimamente racional faz? Limpa o açúcar. O que o governo paulista está fazendo? Está afugentando as formigas, uma a uma. Não seria mais bacana impedir que a droga entre no país ou que seja distribuída? Seria, mas aí tem que mexer com empresário, né? Melhor descer o cassetete em drogado mesmo que tem mais chances de se eleger. Fechar dez ou vinte pontos de venda não, impedir mais de duzentas pessoas de chegar até eles é mais divertido!

      Pois é… O empresário pode muito bem bancar o caixa dois da campanha e ai já viu. Tem de se mostrar serviço de algum jeito e se pode usar os viciados como válvula de escape, tanto quanto melhor. Ao menos essa truculência é mais eficaz do que aquele papinho típico dos Proerds da vida.

      Eles acham que dificultando o acesso do usuário ao crack o usuário vai se ver obrigado a procurar tratamento. Ao menos isto é o que foi declarado. Ao invés disso, o que se viu foram zumbis alucinados espalhados pela cidade completamente surtados e sem a menor intenção de procurar um tratamento, e sim de procurar por mais crack.

      E quer saber a verdade… Fodam-se os viciados. Praticamente ninguém se importa de verdade com eles. A maioria do pessoal que discute isso é para fazer exploração política do assunto, a usando como base em meio a sua plataforma demagógica. E resolver essa questão é uma coisa muito difícil e que dá pouco resultado prático, além de enfrentar grandes resistências.

      Vem cá, alguém por acaso acha que a única fonte de crack de São Paulo é a Cracolândia? Claro que não. Esse discurso de deixá-los sem a droga para que eles procurem reabilitação não se sustenta, está mais com cara de quem quer deixá-los sem droga para que eles procurem outra fonte da droga.

      Quem cuidou de tal operação pirotécnica nem estava se preocupando com isso pra falar a verdade. O que importa nesse caso é a demonstração de força do poder público. É truculento? É! É ineficaz no caso da turma que já está na parada do vício? É! Mas o que importa é que isso funciona para mostrar serviço para um público específico que exige ações “enérgicas” por parte do estado.

      Quem viu o filme Tropa de Elite 2 sabe como funciona o esquema de bandidagem camuflada de política governamental: polícia retira traficantes da comunidade alegando que está fazendo um bem para o povo quando na verdade o faz para permitir que a milícia entre e domine aquela comunidade, mediante um belo pagamento.

      Tudo negócio nessa parada… Como já coloquei, as oportunidades de progredir na sociedade são escassas sendo que em meio a tudo isso, a corrupção e a extorsão em cima dos negócios (principalmente os ilicitos) é um bom meio de enriquecimento e ao fim dá um salvo-conduto nesse país onde tudo é tão escasso a ponto de muitas pessoas se dobrarem a tudo em nome do ter. De qualquer forma, discordo da vertente ideológica propagada pelo filme de colocar tudo como “Culpa do Sistema”.

      Não moro em São Paulo nem tenho muita noção da realidade de lá, mas isso está com cheiro de negócios. Este ano tem eleição para Prefeito, não se esqueçam. O curioso é que a mídia está falando pouco no assunto. Pelo visto tem coisas mais importantes acontecendo no país conforme a capa das principais revistas, coisas como silicone de madame estourando.

      Tá falando pouco porque o cenário está relativamente indefinido. Ainda estão se definindo as alianças eleitorais e que partido se alia a quem, a ponto das revistas se preocuparem mais com futilidades do que com a questão eleitoral que diz respeito só aos municipios em si.

      Pelo pouco que li sobre a operação policial na Cracolândia, aparentam estar vendendo esta operação como algo humanitário. O Secretário de Segurança Pública disse que a operação vai durar o tempo necessário para que as equipes de saúde e assistentes sociais possam atuar e dar apoio às pessoas. O bacana é a foto que está abaixo dessa declaração: gente apanhando, ensangüentada, caída no chão. Bacana o apoio que estão dando. Só não estão apoiando mais porque foram proibidos de continuar usando bombas e balas de borracha.

      O que o Secretário de Segurança Publica disse em suma foi um mero “Cala a Boca” para a turma mimizenta que vitimiza o drogado. Se o discurso vai colar ou não, pouco importa. Mas o fato é que essa atuação “enérgica” cai bem no gosto das marionetes do TADENA, que é quase um Magner Wontes da turma da pauliceia.

      Como este ano tem eleição para Prefeito, a Prefeitura está dando as caras o tempo todo. Prometeu construir um centro de reabilitação para viciados no local. Pra que? Estão matando todos na porrada… Melhor fazer um cemitério, vai ser mais útil. Digo eu, não teria sido melhor PRIMEIRO abrir um centro de reabilitação e só depois tirar todo mundo da Cracolândia e conduzi-los a esse centro de reabilitação?

      E você acha mesmo que em primeiro lugar há interesse da prefeitura em investir (a fundo perdido) em centros de reabilitação para viciados e em segundo que os viciados tem interesse a sério de largar o “barato” e se internar voluntariamente nessas clinicas de reabilitação? Isso foi apenas mais um “cala a boca”. Se você está considerando o exemplo do Ilha, que aceitou isso, saiba que ele é uma EXCEÇÃO a regra.

      É como se você fosse comprar uma roupa nova porque a sua roupa atual está velha e primeiro você jogasse fora a sua roupa velha para depois ir pelado ao shopping comprar a roupa nova. Simplesmente não faz sentido.

      E nem é para fazer mesmo… Ninguém está ligando muito para os viciados, a não ser talvez para aquela turminha da “marcha da maconha”, que ai já é outro caso, em especial por ser um pessoal que bem ou mal pode influenciar na formação da opinião pública.

      Tá na cara que se retirar o suprimento de uma droga como o crack sem trancafiar os usuários em uma clínica de reabilitação com MEDICAMENTOS para ajudá-los a suportar a crise de abstinência eles vão procurar é outra fonte de crack. Aposto que Geraldão e Gilbertão tem sociedade com uma boca de fumo nas proximidades e estão lucrando horrores. Só pode ser isso, eles estão recebendo para impedir AQUELE ponto de venda para migrar o consumidor para outro!

      Não necessariamente, mas é bem provável que o dinheiro sujo das drogas financie a parada suja da política. E quanto a operação da polícia, bem… É pura pirotecnia para fazer a cabeça das pessoas de que se está fazendo alguma coisa no combate as drogas.

      Pior do que o plano ser furado, é nem ao menos conseguir cumprir um plano furado. Vergonha é isso, minha gente, é roubar e não conseguir carregar. A palhaçada é tanta que começaram a permitir a volta de alguns consumidores à região. Segundo jornais, mais de duzentas pessoas fumavam crack ao ar livre em aglomerados que vem sendo tolerados pela polícia. Tão de sacanagem, né? Calma que piora: os policiais disseram que não estão intervindo porque tem MEDO.

      Acha o que? Vão enfrentar quem podem enfrentar. Quem pode meter uma arma na cabeça do meganha acaba ganhando salvo-conduto. E digamos que essa operação tem grande potencial para render muito em termos de firulas demagógicas, seja a direita, seja a esquerda.

      Sério, se tem medo de viciado, porque não procura um emprego em uma pet shop para pentear poodle?

      Mais sério ainda… Você acha que é todo mundo que tem oportunidade de fazer o que gosta de verdade no que diz respeito a trabalho? Claro que não. Ainda mais num Brasil de oportunidades limitadissimas onde para é muitas vezes mais importante ter um conchavo com alguém poderoso do que talento na área em que trabalha caso você queira se dar bem na vida.

      Se eu sou o Governador, eu me suicido se escutar da minha polícia que eles tem medo, porque é sinal de que a coisa está irremediavelmente fodida. O clima de tranqüilidade era tanto entre os usuários que até promoveram um pagodinho local entre eles, apelidado de “samba da pedra”, nos cornos dos policiais.

      Fazer o que? Quem a gente não pode enfrentar, a gente literalmente suporta… Claro, nossa polícia além de muitas vezes não ser capacitada para lidar com os problemas, ainda tem os seus focos de corrupção, coisa que por incrível que pareça, ainda consegue ser mais daninha que a corrupção da política.

      E São Paulo ainda tira onda da sua força policial… Faz isso na frente do BOPE para você ver o que acontece. Li que ao passar pelo local e ver os drogados pagodeando, um morador gritou “É a vitória dos nóias” e os policiais ficaram olhando com cara de bunda.

      A diferença entre o noia paulista e o noia carioca é que o carioca tá acostumado com uma polícia ainda mais truculenta que a paulista, que não vai ter dó de matar se for o caso. Mas quem disse que os noias cariocas não fazem esse tipo de coisa nos pancadões da vida pelas costas da polícia? Vai por mim… Não é muito diferente.

      Moral da história: sem bomba e sem bala de borracha os policiais paulistas são uns cagões.

      E experimente fazer isso com a polícia carioca que provavelmente vai acontecer a mesma coisa. Ou pior… O grande número de meganha morto pelos paramilitares do “tráfico” seria tanto a ponto de deixar o Cabral (ou outro político que o valha) com o rabo entre as pernas.

      No Rio a gente dá vexame porque viola direitos humanos, mata, tortura, prende e arrebenta. Feio. Mas, vai se fuder, mais feio ainda é TENTAR fazer isso e nem conseguir por total incompetência! Já vi policial do BOPE peitar vagabundo com fuzil na mão e tomar o fuzil do cara na porrada.

      Exceção, minha cara… Exceção. O BOPE é literalmente a “tropa de elite”… Comparar essa tropa com os pelotões ordinários da polícia paulista é até covardia.

      Que porra de polícia de merda é essa que assiste tudo de braços cruzados declarando que tem medo? Sério, sério mesmo, não sei como a população de São Paulo respeita a polícia!

      Respeita porque os enfrentamentos por aqui nem de longe foram tão carnicentos quanto os daí. Mals aê, mas está ai a diferença entre as bandas daí e as daqui.

      Que ao menos declarassem que essa postura é parte de uma estratégia ou qualquer outra coisa. “Tenho medo” é coisa de Regina Duarte. Depois paulista não quer ter fama de viado e de chorão!

      Vai ver, os policiais nem estavam muito interessados em enfeitar o pavão, até porque isso é uma coisa que é mais a cara dos políticos. E se quer saber a verdade, a polícia paulista nem de longe está acostumada com esses lances pirotécnicos.

      Ainda sobrou para a Defensoria Pública, uma das poucas instituições do país que ainda é séria e não corrompida. Sempre que ela se mete para evitar abusos e tortura cai a imprensa em cima pintando como hippie.

      Movidos por demagogos como o TADENA, uma espécie de Magner Wontes das bandas de cá… Tá esperando o que para fazer um “Processa Eu” sobre esse FDP? Material não falta e convenhamos que o cara é uma vergonha.

      Defensores foram até o local apenas para impedir que pessoas fossem espancadas até a morte, é atribuição deles. Agora vai um bando de marmanjo dizer que não deu certo por causa da Defensoria? Mas olha, vão todos se foderem muito.

      Sinceramente, desejo o mesmo que você para as Pollyannas do TADENA. Quanto ao trabalho da Defensoria, o que tenho a dizer é que o pessoal tira leite de pedra com os trocentos processos e ainda assim teve de estar presente nesse lance pirotécnico. Os defensores merecem é que tiremos o chapéu pra eles, isso sim.

      Queridos, se querem fazer teatrinho, aprendam com o Tio Sergio Cabral. Primeiro paga para os envolvidos deixarem a polícia ganhar, depois chama a Globo para filmar partes estratégicas e no fim das contas faz pronunciamento de efeito. Filha da putagem e escrotidão é foda, mas incompetência é mil vezes pior.

      Como se não se fizesse a mesma coisa por aqui, só que com a Bandeirantes, justo onde está a praga do TADENA, com aquela porcaria de Ursil Bragente e um outro programa próprio com a policia paulista “mostrando serviço”. Juro que é comédia.

        • O que eu escrevi não é agradável, mas infelizmente não está divorciado da realidade. De qualquer forma, acho que você apreciaria muito um PROCESSA EU com aquele demagogo do Ursil Bragente, não?

        • Nossa, e pensar que Fidel Castro e Hugo Chaves são bem mais sucintos que o meu, o seu, o nosso, Marciel Telo!

          Maradona,

          Caríssimo amigo, tenha pena do Marciel Telô. O problema dele não é o que ele escreve, é a compulsão por postar qualquer coisa sobre qualquer assunto. Afinal de contas, ele conhece a Grazi Massafera e sabe tudo sobre planejamento urbano.

          Por mim, já me dou por satisfeito pelo bom senso dele de retirar a cara dele daqui.

          Antes, até me dava ao trabalho de ler alguma coisinha dele. Agora vejo por cima. Daqui a pouco nem leio mais. Fica a dica: faça a mesma coisa. Aposto que até a Tia Sally, nossa maior praticante da eucaristia, está fazendo isso. Não há frustração maior do que passar minutos e mais minutos escrevendo, sem ninguém se dar ao trabalho de ler, que nem a intervenção dele tardia no tópico em que comi a Larissa com farinha.

          Mas, se quiser tentar combatê-lo, esculacho e baixo nível funcionam.

          • Meu herói…. *suspirando e fazendo suástica com a mão*
            Vou colocar uma foto sua nas tumbas nazistas do cemitério da Chacarita…. você é o nosso Langsdorff particular.

          • Desculpa ai, mas se formos seguir nesse andar da carruagem, daqui a pouco isso aqui vai virar mais uma filial de pseudoindependentes na linha da Conversa Fiada do Amorim… Isso se já não é assim na prática (vai saber).

            Mesmo eu sendo leigo nos assuntos que trato, tenho bom senso o suficiente para não ficar cagando no pau feito um certo militante do ateísmo muito famoso por sua retórica.

            Claro, acho válida a posição do cara como propagador do pensamento científico e me acabo com a postura antirreligiosa que ele adota, mas infelizmente ele vive dando tiro no pé quando sai da zona de conforto trazida pelo conhecimento científico alheio.

            Sei lá, mas tenho impressão de que o temor trazido pelo podério do “Bible Belt” sobre o mundo ocidental tem sido o sustentáculo dessa grande farsa.

  • Sally, aqui em SP não tem esse esquema de milícias (ainda). A geografia da cidade não é propícia para esse tipo de estratégia de negócios.
    O prefeito é umbilicalmente ligado ao setor imobiliário. Aposto meus dos bagos que daqui a algum tempo, com essa região devidamente desinfeccionada, vão começar a surgir empreendimentos imobiliários gigantescos. Era uma área MUITO desvalorizada, devem ter comprado TUDO. Aí virão com o papinho de REVIVER O CENTRO DE SP. Foda. O Kassab é um mafioso de 1a, o escândalo da inspeção veicular é só a pontinha da espinha do topo dum iceberg cheio de pus.
    Ele é o “nosso” Cabralzão.

    • Bem lembrado. O biba-esperto-quem-sabe liberou a construcao de espigoes a um raio de 1 km das estacoes de metro. Nisso, se em higienopolis, foi construido um espigao de trinta andares perto do metro marechal deodoro logo apos essa liberacao, a oito milhoes de reais a unidade, imagine o que a turma dele ira faturar na regiao da luz e da barra funda.

      Cabe lembrar que ele quer tambem faturar com predios comerciais, ao propor ao governo alckmin a linha rosa (ui) que ira ligar a lapa ao abc, passando pela regiao da faria lima

      Nao sou urbanista nem trabalho com planejamento urbano, mas a construcao de espigoes traz um caos tao grande em todos os sentidos que exigiria um desfavor convidado (de alguem que fosse do ramo).

      (De resto, Sally, ajudo e passo o que sei na medida do possivel, mas onde trabalho o numero de pessoas e tao pequeno, tao pequeno, e nosso trabalho tao especifico, que temo que un dos colegas saiba quem eu sou so de ler. Verei uma forma de passar mais por menos)

      • Suellen, o impacto urbano dos “espigões” é bem visível, mesmo para os leigos.

        Em primeiro lugar tem o próprio peso da estrutura, que exige uma fundação bem mais sólida que a de casas e de prédios menores. Em segundo, tem a questão de poder complicar eventuais obras subterrâneas futuras justamente por tal peso e em terceiro, se tem a enorme possibilidade de problemas pela estrutura subdimensionada no que diz respeito aos serviços básicos de água, luz e esgoto, que muitas vezes não está preparada para suportar a população que vem junto com o “espigão”. Para terminar, se tem o nó no trânsito causado pelo fato de as vias geralmente estarem subdimensionadas para lidar a “explosão populacional” na região.

        Por essas e outras, tais obras de grande impacto tendem a ser controladas pelo plano diretor, jogando sobre as mãos dos vereadores e dos prefeitos o poder de barganha e de decisão em tais questões.

        • Sim, justamente por ser algo visível para leigos, que gostaria que alguém da área nos desse um prospecto quantitativo do que acontecerá nesta cidade nos próximos anos. O qualitativo, de fato, presenciamos todos os dias.

          Aqui, a curiosidade maior é quanto às chuvas. Vi uma reportagem uma vez ao zapear os canais, que falava que, só em 2010, havia chovido aqui cerca de 500 mm na época de chuvas, quando a média, de 1933 para 2009 havia sido de menos de 300 mm. Um meteoreologista disse que cada prédio construído, por conta do ferro, do concreto, se torna uma ilha de calor tão perigosa que, no futuro, mesmo uma brisa mixuruca poderia causar, diante da ilha de calor cada vez mais tórrida, enchentes em qualquer época do ano, até no inverno!

          Logo, gostaria de saber se, no futuro, terei que procurar um lugar para morar aqui na Paulista, lugar mais alto da cidade.

  • Olha, do lado do governo, a intenção é clara: a Luz é uma região, se comparada ao resto da cidade, muito bem servida de transporte público (ainda mais agora com a linha amarela que liga a região diretamente à Av. Paulista em dez minutos). Sem falar do “Shopping José Paulino”, onde compro minhas blusinhas.

    Nisso, há mais de vinte anos, a ideia é popular e popularizar aquela região e, com isso, recolher mais impostos e tributos para investir em novos projetos, tais quais mais linhas de metrô que cortem a região. Só que, para isso, tem que derrubar tudo mesmo, não por serem cortiços apenas, mas, hoje em dia, não vão atrair a classe média em peso para lá com imóveis tombados, que, embora tenham apartamentos grandes, não oferecem garagem.

    Até porque universitários e trabalhadores que voltam para o interior ou para a periferia nos fins de semana, domésticas, autônomos de baixa qualificação, profissionais liberais, solteirões, casais idosos pobres sem filhos (ou que já não moram mais lá), imigrantes ilegais (na grande maioria bolivianos), prostitutas, travestis, homossexuais pobres (“Vai, Lacraia, vai, Lacraia”), alcoólatras, enfim, pessoas que moram em quartos e apartamentos alugados jamais serão pessoas que, por si só, efetivamente trariam interesse do empresariado na revitalização da região da Luz. Imagine então somados a eles esses viciados. Nem mesmo a Virada Cultural trouxe benefícios.

    E, obviamente, quem prospera sai rapidamente de lá: os judeus já migraram 99,9% para Higienópolis. Os coreanos, em sua grande parte, já estão em bairros melhores como na Aclimação. Já os bolivianos, esses vão continuar a se foder enquanto explorados por coreanos e pelos próprios compatriotas um pouco mais espertos.

    Tendo trabalhado e estudado na região por vários anos, com alguns parentes ainda com negócios por lá, a única forma efetiva que presenciei para a diminuição do número de viciados na região era quando eles atravessavam a rua e eram atingidos por veículos ou quando a enchente os afugentava.

    Quer dizer, solução até há: mais efetiva do que a Cristolândia, há as igrejas evangélicas na região que mantém clínicas para viciados na Grande São Paulo e no interior. Mas aí quem é que vai dar uma de Pilha e tentar levar esse povo à força?

    Daí, percebemos que o problema não é apenas que, se expulso de uma rua, o drogado vá para outra. Ele muda do Centro e vai para outros bairros. Nisso, para eles, o Minhocão vira uma tenda que já está chegando nas barbas de Higienópolis, o que pode melar o projeto do “Biba esperto, quem sabe?” para urbanizar a região da Barra Funda, empreendimento tão grande que faz a revitalização da Luz virar uma mera reforma de praça.

    (Agora, quanto à motivação da polícia, veja bem, se for falar um pouco do que descobrimos no trabalho, vou ter que acompanhar o Deputado Freixo)

      • Olha, em linhas gerais, ja vi gente que combate o trafico perder milhoes para estelionatarios em esquemas de piramide. E gente que combate crime organizado com uma grande loja de carros importados, a precos de nacionais, na esquina da delegacia. Sem falar de togados que recebem fortunas para dar pareceres. Nao e por menos que o cnj esta sendo esmagado. Fogo ter aulas com o artifice do desmonte do cnj. E por ai vai. Quem sabe no final do ano ganhe a mega sena da virada, para patrocinar algumas coisas?

  • anônimo desoficial

    ”Quem viu o filme Tropa de Elite 2 sabe como funciona o esquema de bandidagem camuflada de política governamental: polícia retira traficantes da comunidade alegando que está fazendo um bem para o povo quando na verdade o faz para permitir que a milícia entre e domine aquela comunidade, mediante um belo pagamento.”

    Toma cuidado com filmes, cinema deveria ser somente entretenimento.

    • No caso, o filme ilustra muito bem um esquema recorrente. Porque não apelar para ele para me fazer entender? Mais fácil citá-lo do que explicar tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: