Desfavor da semana: Excelentíssima mão grande.

ds_pec33

“Em uma ação coordenada das bancadas governistas na Câmara dos Deputados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que submeterá algumas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ao aval do Congresso.” FONTE

Não sabemos se o pior é a burrice de tentar algo assim ou a cara-de-pau de tentar algo assim… mas sabemos que é o desfavor da semana.

SALLY

Já fiz um texto explicando como funcionam os Três Poderes no Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário. Falei sobre suas competências e seus membros. Por isso, esse tipo de explicação eu vou pular. Aliás, antes de mais nada, vamos deixar bem claro do que se trata. É uma PEC, ou seja, uma Proposta de Emenda Constitucional, ou seja, um projeto apresentado pelo poder Legislativo com o objetivo de alterar a Constituição da República. Esta proposta veio da Câmara dos Deputados. Ainda não foi aprovada em definitivo, não está valendo, é um assunto que está apenas em discussão. Mas passou pela peneira da Comissão de Constitucionalidade e Justiça, uma comissão encarregada de fazer um primeiro filtro e verificar se a proposta fere ou não o sistema jurídico e a Constituição.

Você deve estar se perguntando porque tanta confusão se o troço nem sequer foi aprovado em definitivo, afinal, vivemos em uma sociedade onde “perguntar não ofende”, na pior das hipóteses, não será aprovado e pronto. Mas nesse caso, perguntar ofende sim. É um absurdo que isso sequer seja cogitado. Uma afronta, uma aberração e mostra muito sobre o tipo de pessoa que está no Congresso. Seria algo como se o seu namorado chegasse para você e perguntasse se você topa fazer um ménage com sua melhor amiga e ele. Você ficaria feliz com uma pergunta dessas? Pois é, em alguns casos perguntar ofende.

Agora vamos entender porque esta pergunta ofende. Quem leu meu texto sobre o assunto ou quem tem conhecimento na área sabe que a função principal do Poder Legislativo é FAZER leis que atendam às necessidades sociais. Se estamos matando uns aos outros e isso está causando insegurança social e colocando em risco nossa sociedade, a ordem, a sobrevivência, vamos criminalizar o homicídio para tentar manter um mínimo de ordem, por exemplo. O Legislativo está sempre correndo atrás de mecanismos para consolidar a paz social e faz leis com essa finalidade.

Já a função do Poder Judiciário é APLICAR essas leis feitas pelo Legislativo, julgando os casos que são levados até seus tribunais. Esses julgados passam por vários juízes, em várias instâncias, sendo a instância máxima, o último grau de recurso, o STF, Supremo Tribunal Federal. É do STF a palavra final, inclusive no que diz respeito a o que é constitucional e o que é inconstitucional. Quem fez faculdade de direito sabe que o STF é chamado de “O Guardião da Constituição”. É como se o Legislativo fizesse a matéria prima (produção de tijolos, cimento etc) e o Judiciário fosse um engenheiro que montasse um prédio com essa matéria prima.

Para que tudo funcione mais ou menos em harmonia, cada um tem que ficar no seu quadrado. É a chamada Teoria dos Freios e Contrapesos, cada um tem um pouquinho de poder, cada um tem uma incumbência, porque vocês sabem, o ser humano é uma merda, se der muito poder a uma pessoa (ou a um órgão só), a tendência à tirania é forte. Pois bem. Vamos entrar na polêmica em si: o que a PEC 33 pretende é que algumas decisões tomadas pelo STF sejam submetidas ao Congresso Nacional (Câmara + Senado), ou seja, que o Congresso dê a última palavra sobre questões jurídicas em determinados casos. Que avalie o que é constitucional e o que não é. É o fabricante de cimento querendo erguer um prédio.

Primeiro que isso dá poder demais ao Congresso, já que sua atribuição é FAZER a lei e não julgar. O poder tem que estar descentralizado para dificultar abusos e tirania (evitar a gente sabe que não evita, mas pelo menos dificulta). A separação entre os Três Poderes é um princípio tão importante na Constituição que tem status de imutável, é a chamada “cláusula pétrea”, cláusula de pedra, não pode ser modificada pois desestabilizaria todo o sistema vigente no país. Estamos falando de algo que descaracteriza o Estado Democrático de Direito. Algo que não poderia nem ao menos ter sido colocado em votação, nem questionado, muito menos aprovado por uma Comissão de Constitucionalidade e Justiça. Mas foi. Estamos muito mal das pernas e esse não foi o primeiro aviso.

Até aqui, pode ser que você tenha lido coisa parecida nos jornais… Mas a gente não é jornal, a gente tenta sempre dar um passinho além e mostrar um novo ponto de vista. Independente de toda a formalidade violada, Meus Queridos, pensem comigo: que caralhos de conhecimento em direito as antas que habitam o Congresso tem? Você acha bacana dar poder ao TIRIRICA para julgar? E o Feliciano, tem notório saber jurídico para se manifestar em alguma questão técnica de direito? Eu venho batendo nessa tecla desde o primeiro dia de Desfavor: é uma esculhambação do caralho com o direito, todo brasileiro se acha técnico de futebol e advogado! Puta que me pariu, se exigem cinco anos de faculdade é porque precisa estudar para fazer essa merda direitinho! Membros do Congresso não tem obrigatoriedade de formação em direito, logo, se querem decidir algo, que o façam em seus lares, não estuprem a parte técnica.

Imagina que exista um hospital. Esse hospital, para funcionar de forma harmoniosa, precisa de vários tipos de funcionários: médicos que operam os pacientes, administradores que mantém a contabilidade em dia, etc. Cada um no seu quadrado, cada um fazendo aquilo que ESTUDOU para fazer. Agora imagina que é convocada uma reunião com todos os funcionários, inclusive com a equipe jurídica do hospital, onde o dono do hospital faz o seguinte pronunciamento: “Pessoal, eu estava pensando, acho que determinadas cirurgias tem que ter a participação do pessoal da administração. A partir de hoje os médicos não farão mais todas as cirurgias, os gerentes e diretores administrativos tem que concordar e vão participar do procedimento, podendo também operar”. Daí o jurídico vira e fala: “Pode ser, é uma boa ideia, é uma ideia possível, vamos colocar a questão em votação”.

É ISSO que está acontecendo neste momento no Brasil. Uma ideia bizarra, quem nem deveria ter existido, que só por existir mostra a imbecilidade e a má-fé dos quadrupedes que nos governam e que foi aprovada pela Comissão de Constitucionalidade e Justiça da Câmara. Um aborto jurídico que seria barrado na segunda linha por qualquer estagiário de direito, passou pela Comissão de Constitucionalidade e Justiça. Se por burrice, por pressão ou por suborno, não me interessa. Estas pessoas jogaram seus nomes na lama, estou sentindo muita vergonha alheia. Não cabe em si o absurdo que é esta PEC e ainda assim, ela chegou longe demais.

Ninguém tenta foder assim com outras áreas. O comandante do navio não vai dizer ao engenheiro naval como ele tem que construir o casco. Porque merdas todo mundo se sente o advogadão? Quão arrogante tem que ser uma pessoa sem formação jurídica para almejar passar por cima de uma decisão da corte máxima de um país? Caralho voador! Eu sei que a gente vê muito advogado ruim por aí, mas porra, eu juro, para fazer a coisa certa tem que estudar muito! Quem foi o demente que achou possível dar poder para os cabeças de bagre do Congresso (muitos nem diploma tem!) para tomar decisões jurídicas contrariando o STF?

O desfavor não é a alteração da Constituição, porque essa PEC é arrombadamente inconstitucional e NÃO VAI PASSAR. Se passar, joga a Constituição no lixo (e aguardem Joaquim Barbosa com uma faixa vermelha do Rambo amarrada na testa jogando granadas no Congresso). O desfavor da semana é que uma porra dessas tenha sido sequer cogitada e aprovada por quem faz nossas leis. Sim, as pessoas que fazem nossas leis acham ok decidirem pelo STF, se acham capacitadas para efetuar julgamentos técnicos mesmo sem que muitos tenham cursado uma faculdade, quem dirá de direito. ESSAS são as pessoas que fazem as leis que eu e você temos que seguir.

Mais: calhou de ser algo que prejudica gente importante, no caso, o Judiciário todo, por isso o rebuliço. Mas… e se fosse algo que beneficiasse os Três Poderes e só prejudicasse o povo? Alguém saberia? Não se a imprensa não fizesse alarde. O brasileiro não acompanha os projetos em votação, apesar de estarem todos disponíveis na internet, seja na esfera estadual, seja na federal. Sabem o novo corte de cabelo da mocinha da novela das oito ou a nova namorada do jogador de futebol, para ISSO neguinho usa internet. Um dia desses o povo vai tomar uma calça arriada com a aprovação de algo bem teratológico, na encolha, em uma véspera de carnaval, e quando quiser limpar a merda, ela já estará seca e colada.

Chega de contar com a imprensa para te informar, a imprensa não é confiável. Nem tanto pela manipulação, mas por ser BURRA. Notícia sobre tramitação de projeto de lei ou de emenda constitucional NÃO VENDE, ninguém vai focar nisso e maior parte dos jornalistas não tem conhecimento para compreender como o mundo jurídico funciona e não se dão ao trabalho de ter uma assessoria jurídica (contrata eu!). Cuidem vocês do país onde vivem ou sentem na trolha…

Para dizer que não entendeu nada mas realmente parece que fizeram um absurdo muito grande, para dizer que acha que Tiririca seria muito melhor juiz do que o Fux que só se importa em beneficiar o Sergio Cabral ou ainda para dizer que está cagando e andando para as leis porque você não as cumpre mesmo: sally@desfavor.com

SOMIR

O texto da Sally tinha que vir antes, eu mesmo só fui perceber o grau do abuso depois de lê-lo. E quanto mais pensamos no assunto, mais dá para perceber como cagar em cima da Constituição parecer ser o passatempo preferido de Brasília.

Como já foi dito aqui várias vezes, as leis brasileiras não são o problema. Quer dizer, não são o problema se você quiser fazer o país funcionar de forma eficiente e ética… Mas elas são um problema sério para quem vive de fazer política e sangrar os cofres públicos. Se não fosse a Constituição, seus “representantes” já teriam vendido a mãe de todo mundo (e não entregado) seguidas vezes. Vontade não falta. O que costuma faltar é uma boa desculpa para aprontar dentro dos limites da lei.

Os três poderes não poderiam interferir um no trabalho do outro, mas se é para ser honesto, o Executivo que começou. As Medidas Provisórias (leis feitas pelo presidente com validade limitada antes de aprovação ou não do Legislativo) são uma cômoda forma de passar por cima do Legislativo. Criadas para casos de emergência, viraram lugar-comum no país dos espertos.

Parece natural que os poderes travem uma queda de braço para ver quem consegue a maior vantagem no jogo do poder. A guerrinha entre Judiciário e Legislativo não ajuda ninguém, não resolve nada para o povo, mas deve ser muito importante para quem quer liberdade excessiva para burlar o processo democrático.

Lembrando que um dos elementos dessa PEC fala explicitamente sobre ações de inconstitucionalidade, um mecanismo de proteção criado para evitar que atropelem as regras básicas que regem o país. Os “guardiões” da Constituição são os ministros do STF, a própria ideia da existência desses cargos é garantir que os outros poderes não mudem as regras com o jogo em andamento! E isso é um problema para quem quer o juiz apitando pênalti para o time da casa cada vez que cai um na área.

A regra é clara, mas se o Legislativo tiver o poder para virar a mesa e enrolar o processo (podendo apelar até mesmo para a consulta popular – Chávez Style), poderia conseguir ferrar todos os ideais básicos do país para conseguir vantagens! Fiquei mais tranquilo ao ler que essa porra não passa de jeito nenhum, mas num sistema como o brasileiro, não tem ponto sem nó.

O mesmo Judiciário que condenou quem financiou as campanhas que elegeram Lula 1º e Lula 2ª agora está sofrendo com tentativas de amordaçamento criadas pela base governista! Quem criou o PEC foi um deputado do PT. Mais uma vez o Legislativo está no meio desse jogo de poder, se vendendo para quem paga mais. Se o Congresso ou o Senado dessem a MÍNIMA para a ideia de independência dos poderes, não teriam se vendido tão fácil na história das Medidas Provisórias.

E essa é uma das piores coisas da história: Como um dos poderes mais essenciais para uma nação acabou virando apenas um pedágio para se fazer qualquer coisa no Brasil. Levam trolha do Executivo com um sorriso no rosto por estarem ganhando com a toda a história de base governista e oposição (oposição ao outro ganhar mais dinheiro, e olhe lá). E ainda repassam para o resto do sistema a sanha totalitarista do governo a partir da subversão de suas atribuições.

Ah, claro, enquanto não estão fazendo mais nada, propõem feriados e homenagens. Isso porque não dá mais para fazer o esquema de nome de rua… Todas as reformas essenciais para a modernização e organização do país ficam reféns de seu processo burocrático, à espera de alguém disposto a pagar pelo resgate.

E ai de quem peitar! Além de julgar culpados alguns de seus membros no caso do mensalão, o Judiciário ainda teve a pachorra de exigir que eles fizessem a porra do trabalho deles e votassem de uma vez milhares de vetos engavetados… Imagine só! Não estou dizendo que só tem santinho no Judiciário, mas eles pelo menos estão cutucando dentro de suas atribuições.

Essa PEC pode muito bem ser mera provocação, mas quando se fala de Brasil algumas paranoias nunca são demais: O “pai dos chavistas” e atual cacique da situação nunca pareceu muito arisco à ideia de revogar alguns princípios democráticos em nome da “governabilidade”. Pode ser provocação, mas também pode ser uma forma de testar as águas… Se Lula e Cia. acharem alguma forma de diminuir os poderes do Judiciário para defender a Constituição, fica mais fácil manobrar para se manter no poder.

Imagina esse povo que vota no Tiririca e no Feliciano tendo nas mãos a chance de decidir se algo é constitucional ou não! O STF bloqueia algo, o Congresso revoga e joga para referendo… Aí quem gasta mais chora menos. Hugo Chávez não morreu, pelo menos não em espírito. E o pior é que em terras brasileiras a oposição não tem nada de ideológica.

Que não passe agora, mas e se o Legislativo achar uma maneira “legal” de atravessar o Judiciário como testa-de-ferro do Executivo? Pra mim o desfavor da semana é perceber quão próximos estamos da última linha de defesa contra uma “ditadura popular”.

Para dizer de forma condescendente que meu texto também foi… bacana, para reclamar que nunca mais fizemos DS sacaneando subcelebridade, ou mesmo para dizer que o Brasil está seguro enquanto for caro demais subornar todo mundo ao mesmo tempo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (49)

  • No momento que a Justiça funcionar 100% voltaremos à ditadura. Os descendentes centenários dos ladrões do Brasil nunca irão permitir que o povo domine a nação. Aqui é roubo há seculos e já se aprendeu a institucionalizar isso e juridicamente manobrar.

  • Felizmente a PEC em questão é um aborto jurídico e não vingará.
    Sally, tenho me preocupado com a PEC 37 e a sanha do MP por poder.
    Qual a sua opinião?

    • Nossa… Essa também dá pano para manga! Olha, eu acho que o MP tem que poder investigar, mas em situações onde a imparcialidade fica comprometida devem ser estabelecidos mecanismos para evitar abusos.

  • Confesso que só senti o tamanho do absurdo quando li sobre a PEC graças ao que aprendi por aqui sobre o Judiciário. Para o brasileiro médio, é missão impossível distinguir os três Poderes. Situações como essa nos levam se volta a discussão sobre a necessidade de ensinar conceitos básicos sobre o funcionamento do Estado desde o ensino fundamental.

    • Já escrevi um texto sobre isso, deveria haver um ensino jurídico mínimo nas escolas. Mas não, parece que aula de religião é mais importante…

  • Eles já perderam a vergonha faz muito tempo. Além dos óbvios incompetentes a casa é cheia de condenados e corruptos de profissão.
    Deve ter sido algo do tipo “vamos tentar, se colar colou”.

  • Uai… e os HC canguru do supremo do supremo do supremo Gilmar…. para poderosos, é uma coisa caseira?
    Não precisa de freios essa casa não?
    Eles sao eleitos democraticamente por quem? foi o povo?

    • Mas tem freios! Leia a Constituição e você vai ver que os três Poderes já tem mecanismos para frear os outros. O STF é uma merda, mas isso não autoriza a fazer uma merda maior ainda e rasgar a Constituição.

      Seu pensamento está sendo de brasileiro médio: se está ruim, pode fazer QUALQUER COISA. Não é assim. Se está ruim tem que melhorar, mas dentro da lei, cacete!

      • Aonde esta uma… uma provinha… a menor que seja contra o zé dirceu? o dominio do fato, uma teoria de um sujeito la da alemanha, é um prova contra o ze dirceu?
        Lembra do voto da rosa weber? Eu nao tenho nenhuma prova contra, mais o ordenamento juridico me permete votar pela condenaçao, entao eu voto pela condenaçao.
        Sabe pq eu gosto disso aqui… vc é muito equilibrada, chama muito atençao para coisas que um brasileiro medio nao presta atençao.
        Porque que tem um ou outro sempre criando crises….. essas crises sao inventadas, nao existe crises nao, mais eles inventam. Voce sabe disso.
        Quem quer rascar a constituiçao é seu canditado favorido para ganhar a ultimas eleiçoes, o zé privateiro, o zé da bolinha de papel, do zé contra o aborto aqui no brasil, mais que obrigou a mulher a fazer no chile, o zé que construiu um canal de agua potavel por todo o nordeste e que ninguem viu. Parece que politicamente o que voce quer é ver o brasil pegar fogo, como se todos nós que moramos aqui fossemos um ALICATE

            • Adoro isso. Querem tudo mastigado. Você quer que eu resuma mais de mil páginas de processo para você? Sério mesmo? Leia o processo e descubra! Eu hein…

          • Sally, acha que porque eu chamo o José Dirceu de COSPLAY DE TUCANO? Quer se posar de muito ético, de muito digno, de muito desprendido, mas… SÓ QUE NÃO!

          • PTista enchendo o saco no desfavor. Era só o que faltava.

            Eu achava que o Desfavor da Semana ia ser a Judicialização do Desfavor, mas de fato, essa punhetinha do Congresso x STF é ligeiramente mais importante.

            • Bacana que os petistas nunca passaram os olhos pelo processo contra seus queridinhos mas afirmam que não há provas!

        • O julgamento que o Dirceu passou provavelmente foi mais político do que propriamente técnico e a turma adesista (unha e carne do COSPLAY DE TUCANO, que tem sujeiras no currículo outras sujeiras que fazem com que essa pareça uma brincadeira de criança) vem se aproveitando disso.

          É mais ou menos como pegar um bandidão que cometeu uma série de crimes e que se sabe que está envolvido com tráfico de drogas e homicidio por exemplo e enquadrá-lo por ROUBO por conta de uma oportunidade na qual ele “deu bobeira”.

  • Então…pra bater em Marco Feliciano tem um monte de gente, enquanto isso Genoino e João Paulo Cunha, 2 condenados pela justiça fazem parte da CCJ que aprova uma tentwtiva de golpe contra o país….

    Cade os protestos de artistas? E as redes sociais? E as ONGs? Cade o Jean-willis? Pode-se achar o Feliciano um idiota mas ele não fez nenhuma barbaridade até o momento na comissão que preside, já os mensaleiros…

    • Até onde eu sei, todos eles tem que fazer parte de ALGUMA comissão enquanto ocuparem o cargo. A questão é: porque caralhos condenados ainda estão em um cargo público?

    • Olha, BioniCão, foi justo na defesa desses dois ai (Genoíno e JP Cunha) e do miguxo Dirceu que essa PEC 33/2011 passou… Dá série “legislando em causa própria” (ia usar o termo advogando, mas além do termo ser inadequado, seria uma ofensa a Sally e a seus companheiros de profissão).

      • Quem dera se fosse só isso, Diana… Na verdade, é uma figura canhestra e oportunista que vem sendo alavancada justamente com o objetivo de se ter uma contraposição ao nove dedos e a sua turma, dado que o tucanato vendido vai mal das pernas a ponto de mal se aguentar.

        Ele se tornar reconhecido como representante dos interesses reacionários é interessante a essa altura do jogo político, deixando uma margem de manobra menor para o partidão na hora de marcar espaço político.

        E claro, ele também, como bom oportunista que é, está ganhando bastante com a projeção. Caso se candidate a deputado, deve ter a votação do Chalita em 2010 ou até mais votos nesse próximo pleito.

  • Alguém ta vendo a reinauguração do Maracanã? Adoraria ver a Sally comentando o Naldo (que é cantor) jogando com lendas do esporte…

        • É um merda que nem funk sabe fazer, um bosta mal vestido favelado que se acha e copia aqueles merdas de hip hop americano só que muito mais mal feito. Naldo fede, mas FE-DE que não dá para ficar a menos de cinco metros de distância dele… olha, se for deixar falar eu fico aqui até amanhã…

            • NALDO? Processa Eu é para desmistificar ícones, vê se esse merda é isso tudo! É um bostinha da moda que só se promoveu porque o irmão dele morreu! Vamos pensar em nomes da música que já foram Processa Eu: John Lennon, Michael Jackson, Mozart… não me parece uma galeria onde caiba o merdão do Naldo!

              • Ver que um dos “top $hit$” dele é MEU CORPO QUER VOCÊ com GRETA PIL já dá uma boa ideia do NÍVEL que é esse fulanete. Em tempo, só por curiosidade, ele consegue bater o finado Curt Kobain (esse sim “ídolo” de merecer PROCESSA EU) nesse campo?

                  • Drogas no mundo “roqueiro” é algo tão clichê, cara Sally… Tão clichê que nem chega a assustar.

                    O problema é que idolatram Curt Kobain e sua banda Virnana como se fosse exemplo de música de qualidade e como icones da geração do início dos 90. TUDO FABRICADO!

                    Era uma banda SEMI-AMADORA que foi galgada ao sucesso por conta do apoio de executivos da área musical e de espaços como a MTV.

                    Come as you are e Smell like teen spirit bombaram como hits, mas se você me perguntar se é música de qualidade, eu diria que tem muita coisa melhor por ai.

                    • Não acho que fosse música de qualidade, mas também não acho que nenhuma banda grunge o seja…

                    • Fato, Sally. Mas é pertinente mesmo um PROCESSA EU em torno dessa antiga banda grunge, que ganhou um “banho de loja” (FAIL!) e foi vendida como icone de uma geração.

                      Pior que tem macaquito que ainda compra a esparrela e fica raivosinho quando se mete o pau nessa banda. Já sairam falando que Curt se matou antes do Biba nascer querendo colocar Virnana como exemplo de qualidade musical em contraponto ao pop comercial do Biba… Só que não!

                      Chegaram a jogar que Kincelback (banda famosa por sua dor de corno) seria pior que Virnana, mas sério… Em termos musicais, até Kincelback é melhor que Virnana.

                      Isso para não falar do mimimi com teorias conspiratórias em torno da morte do Curt, que são uma história a parte. PROCESSA EU, PROCESSA MUITO EU!

  • Essa de “democracia” é só para aqueles pau-no-cu dos states não meterem sua colher de pau na política latrino-americana.

    E a bem da verdade, com os EUA desacreditados por conta da burrice do Bush, os malandros pseudorevolucionários fazem a festa.

    Vivemos na exuberância irracional da ilusão do progresso. Depois da copa a conta vem alta com uma uruca daquelas para a Dilma.

    Se segura a situação porque é inconveniente dar espaço para o nove dedos voltar e se apossar de vez da cadeira presidencial.

    Ps.: E essa não foi simplesmente para passar por cima das atribuições do judiciário, mas uma tentativa canhestra e casuistica de tentar salvar a pele de certos “cumpanheiros”, tais como Dirceu cosplay de tucano, Genoíno irmão do cagão dos dólares na cueca e João Paulo Cunha por exemplo.

    De qualquer forma, a cagada foi tanta que até mesmo a turma mais afeita ao adesismo fisiológico meteu o pau em tal projeto, justo pelo risco do feitiço virar-se contra o feiticeiro.

    • É, concordo contigo que essa tal de democracia é uma farsa em certos aspectos e vivemos em um mundo “ilusório” do progresso…
      E depois desse grande desfavor eu novamente me pergunto: onde é que vamos parar? Onde vai parar a ganância e arrogância de quem está no poder, e onde vai parar tanta burrice do povo brasileiro? oh gosh…

      • A burrice do povo latrino continua na mesma, seja a whisquierda, seja a diarreita, sendo que não tenho muita perspectiva para o futuro próximo. Quanto a arrogância e a ganância dos metidos a poderosos, também deve ficar na mesma, com eles querendo se manter no alto do poder a todo custo, nem que seja passando por cima do próprio povo a que representam.

        Na crise, uma coisa é certa… Todos vão recorrer a boa e velha estratégia do “farinha pouca…”, sendo que não daria nem sequer para se esperar algo de diferente nisso.

  • Innen Wahrheit

    Isto não surpreende tanto se pensarmos que o conceito de “estado democrático de direito” tem seu valor prático descaracterizado em todos os níveis da sociedade hoje em dia, seja por ignorância, má-fé, descrença ou desencanto.

    Em tempo: oi Sally e oi Somir. Leio coisas aqui há algum tempo, mas não é do meu costume interagir ou comentar (Hans Asperger explica), sendo assim desculpem se eu tiver sido impertinente.

    • Seja muito bem vindo a comentar sempre que quiser.

      E sim, eu concordo com você que estão pisoteando o Estado Democrático de Direito faz tempo: uma pisadinha aqui, outra ali, e quando a gente vai ver, tem um estrago enorme feito.

      • Afirmar que existe democracia no Brasil é mais ou menos como querer afirmar que o Acre existe na Desciclopédia. Pura pagação de mico!

        Joguei para uma adesista aqui o seguinte: Defender o jogo dito democrático é fácil quando você é o maior beneficiário em potencial do jogo.

  • Com muita vergonha eu admito que desconhecia a existência desse acompanhamento dos projetos de lei pela internet. Gostei bastante, já dei uma olhada na página da Câmara.

    Vocês não poderiam fazer aqui na RID uma seleção dos projetos mais interessantes, ou mesmo dos mais absurdos e comentá-los? Daria uma discussão legal.

    • Se a gente começar a falar nisso, SÓ fala nisso, porque são tantos absurdos… Vou te dar um conselho: os estaduais são mais divertidos, porque são feitos por gente ainda mais incompetente. Só imbecilidade. Dá uma olhada no site da Assembléia Legislativa do seu Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: