Ele disse, ela disse: No calor da discussão.

eded-friocalor

O corpo humano tem uma habilidade incrível de se adaptar aos extremos de temperatura de seu planeta. Dos esquimós aos beduínos, não faltam exemplos de gente que encara qualquer clima. O que não quer dizer, contanto, que não existam preferências… Sally e Somir nunca encontraram um equilíbrio térmico, e agora querem saber a opinião dos impopulares.

Tema de hoje: O que é mais desagradável, passar frio ou passar calor?

SOMIR

Calor excessivo é incompatível com uma vida digna e evoluída. Já volto nessa parte, mas primeiro vamos colocar esse conceito de desagradável em perspectiva: Calor debaixo de ar condicionado bebendo um suco gelado e frio na frente de uma lareira tomando chocolate quente não são exatamente definições de algo incômodo. Não estou sendo tendencioso aqui, percebam. Não vale para um lado, não vale para o outro.

Dito isso, numa situação longe da ideal um clima mais frio traz muito menos problemas para a vida cotidiana do que uma dessas malditas ondas de calor. Seu organismo – sendo minimamente saudável – é mais do que capaz de manter uma regulagem de temperatura interna suficiente para seu funcionamento. Um pouco mais de frio não te mata da mesma forma que um pouco mais de calor não te mata. E estamos obviamente desconsiderando extremos letais! Você não está praticando cooper numa floresta em chamas ou escalando o Everest, você está desgostoso com o clima ao seu redor.

E não é enrolação, é a definição do ponto de partida: Numa situação encarável, mas não ideal, é bem melhor sentir frio do que calor. O frio tem a incrível propriedade de aliviar o grau de nojeira da natureza. Nossos sentidos são bombardeados por um conjunto desgraçado de cheiros, sons, imagens, gostos e sensações num clima desagradavelmente quente. Até as bactérias sossegam o facho no frio.

Esfregar as mãos de vez em quando é bem melhor do que ter que secar seu próprio suor de cinco em cinco minutos! Ficar com vontade de se mexer para aquecer um pouco o corpo ganha de goleada daquela moleza desgraçada que nos consome quando faz muito calor. Alguns calafrios com certeza compensam se a escolha é aquela sensação escrota e constante de abafamento de temperaturas mais elevadas.

O seu cérebro te diz claramente que também prefere o frio: Ele fica ligado e empolgado para enfrentar temperaturas baixas, mas praticamente desliga e manda tudo à merda enquanto o pior do calor não passa. A verdade é que seu corpo vem de fábrica com mecanismos muito mais simples e práticos para lidar com o frio do que com o calor. Queimou umas calorias tá novo! Calor vem de dentro, frio não. Sem intervenção externa calor é uma coisa que não te abandona!

Sem contar que o mundo fica mais digno quando lida com frio. As pessoas se vestem melhor, agem de forma mais civilizada, ficam mais sociáveis… E favor não confundir uma praia lotada com interação social, não passa de um bando de gente aglomerada no mesmo lugar. O ser humano no frio ou se confina num lugar quente e privado, ou junta-se a outros para dividir o calor. Está nos nossos genes: Ver alguém tremendo de frio liga alertas automáticos nas nossas cabeças. Ficamos mais solidários por natureza. Ver alguém se abanando só dá vontade de ter um(a) escravo(a) fazendo o mesmo por você.

E falemos das funções fisiológicas, porque elas não podem faltar. Comer é muito melhor no frio. Comidas mais saborosas, na temperatura certa para fazer até o processo de descida até o estômago uma experiência agradável. Sem o assalto nasal gerado pelo calor animando todas as bactérias ao seu redor, o cheiro da comida vem muito mais puro, fazendo o gosto melhorar por tabela. Sopa no inverno ou salada de pepino no verão? Pois é! Até cagar no frio é melhor. No calor todos os cheiros estão potencializados, você está suando, o ar parece que para no lugar.

E, porra, quem disser que prefere sexo no calor deve hibernar quando chega o inverno e não ter parâmetros para comparar, porque não faz nem sentido. Se tem um clima ideal para dividir calor e praticar exercícios em ambientes fechados, é o frio! Sem cheiro de cachorro molhado para nenhuma das partes e ainda fica fácil ficar abraçado depois para deixá-la feliz o suficiente para te fazer o café-da-manhã. Win/win.

E algo óbvio: Dormir. Considerando que você não more na rua, dormir num clima frio é muito mais agradável. Pode até dar mais trabalho para sair da cama, mas nada pior do que ficar rolando sobre um travesseiro cada vez mais úmido esperando que o sono vença o desconforto térmico.

Banho eu até cedo uma leve vantagem para o calor, mas, novamente, se você não mora na rua… passa longe de ser o fim do mundo. Claro, mais fácil dizer isso quando se é homem.

E sim, eu sei que tem um componente sexista aqui: Como homens são claramente seres superiores, sofrem muito menos com esses extremos, principalmente no frio. Aceito e respeito essa deficiência física feminina, mas basta entender que o que configura extremo para os homens é muito mais drástico do que para mulheres. O gerenciamento de temperatura feminino está mais para réptil do que para mamífero.

Se você é mulher e fisicamente muito menor do que um homem médio (oi Sally!), é EVIDENTE que sua faixa de tolerância para temperaturas é mais estreita, não compare suas reações com as de um homem na mesma temperatura, mas sim numa proporção. Nessa proporção antes do SEU extremo, é melhor passar calor ou passar frio? Simples de entender, não?

Mas voltemos ao lado unissex do argumento: A vida no frio é mais digna e evoluída, e nisso eu tenho certeza que tanto eu como Sally concordamos. As regiões mais quentes desse mundo são conhecidas pelo atraso no desenvolvimento humano. Não estou dizendo que calor é o único fator, mas é um fator. As sociedades mais “frias” costumam ser mais solidárias, igualitárias e… ativas (ficar na rua feito um lagarto o dia todo não é sinônimo de estar fazendo alguma coisa!.

E é impressionante como uma onda de frio consegue amenizar os problemas até mesmo das sociedades mais caóticas. Calor atrasa a humanidade. Calor é para as férias! E mesmo assim, desde que tenha ar condicionado e água fresca.

Prefiro encarar um clima meio Noruega do que um meio Iraque.

Para dizer que consegui ser sexista e racista falando do tempo, para dizer que frio e calor são psicológicos, ou mesmo para admitir que realmente é melhor cagar no inverno: somir@desfavor.com

SALLY

Algumas considerações sobre o tema proposto, para que não brotem opiniões impertinentes nos comentários: 1) não nos referimos a morrer desidratado ou morrer congelado, não é uma situação de vida ou morte, apenas um grande desconforto; 2) também não nos referimos a uma situação que possa ser remediada, então, não me venham com aquele “frio eu posso me agasalhar, calor eu não posso tirar a pele”, pois no caso concreto não pode tirar a roupa, não pode ligar o ventilador, não pode ligar o ar-condicionado, não pode se agasalhar, não pode ligar uma estufa. Não pode nada, tem que suportar aquele desconforto. ABSTRAÇÃO, por favor. Dito isto, qual das sensações te é mais desagradável, passar calor ou passar frio?

Para mim, passar frio é mais desagradável do que passar calor. O frio, além do desconforto, me adoece. Eu não fico gripada, por mais que seja aquele calor de sentir o cu suar. Já um frio de respeito, ainda que seja por poucas horas, me adoece, me deixa com dor de garganta. O frio costuma detonar o sistema imunológico de qualquer pessoa, enquanto que o calor detona o humor e a estética. Apesar de tudo, ainda prefiro cabelo colado na testa, cu suado e oleosidade em todos os poros do que adoecer. E você?

O corpo tem mecanismos para lidar com o calor, ainda que eles não resolvam 100% do problema. Está calor, você sua e, em tese, o suor ajuda a refrescar seu corpo. E no frio, o que seu corpo faz? Porra nenhuma, no máximo tremer de frio, que é bem menos eficiente do que suar. Suportar uma sensação de calor é ruim, mas a tendência é que, com o passar do tempo, seu corpo se acostume. Já no frio isso não acontece, parece que quanto mais tempo se passa frio, mais frio se sente.

Nem vou citar comidas, porque existem comidas que aliviam o calor (sorvete, por exemplo) e comidas que aliviam o frio (sopa quente). Falemos de algo essencial a todos ser humano diariamente para sua sobrevivência: água. O que é mais desagradável, beber água no calor ou no frio? Beber água no calor é um alívio, beber água no frio, muito pelo contrário. E no frio a água gera efeitos colaterias, porque a bexiga começa a reclamar. Se o calor te faz suar, no frio a bexiga parece ficar do tamanho de uma moeda de um real, o que te obriga a fazer pit stop no banheiro por diversas vezes. Frio é quase que uma cistite climática, um tremendo desfavor, principalmente se você dorme com um macacão antiestético de flanela como eu. Cada botão desabotoado no meio da noite é um palavrão quando está frio.

Mesmo pequenas tarefas do dia a dia ficam mais sofridas quando a sensação de frio se faz presente. Que atire a primeira pedra quem nunca passou por um momento de angústia ao ter que tomar banho em um dia frio ou até mesmo quem, como eu, pensou dez vezes antes de levantar para fazer xixi em uma noite gelada. A sensação de frio te empurra para a falta de higiene. A sensação de frio te empurra a comer desmedidamente e engordar. A sensação de frio desperta o pior em cada um de nós.

Para que não haja mal entendido ou acusação de contradições, vou me repetir. Observem que se me perguntarem quais extremos eu prefiro entre frio e calor, eu vou responder que prefiro frio, pois eu odeio calor. Em uma situação normal onde eu possa me agasalhar, prefiro mil vezes mais o frio, que de fato é mais digno. Mas, quando se trata de ter que suportar o desconforto, o frio me parece mais cruel.

Nem precisaria estar aqui argumentando, seu corpo responde a esta pergunta por mim. Nosso corpo se encarrega de nos dar alertas sobre coisas que podem nos prejudicar. Quanto mais algo nos prejudica, maior é o alerta. Explico melhor: como se solucionam, fisicamente, os danos causados ao organismo pelo calor? Com a porra de um copo de água. Mantenha-se hidratado e, mesmo que o calor incomode, não vai passar de uma pizza debaixo do braço. Já a sensação de frio costuma demandar um antibiótico para aplacar os danos causados ao organismo. Uma pessoa exposta à sensação de frio prolongada (ainda que não seja aquele frio da hipotermia) tende a ficar com dor de garganta, dor de ouvido, gripe, resfriado e outros males do tipo. O corpo sabe, o corpo não te dá avisos em vão. Obviamente a mãe natureza colocou um alerta de “desagradabilidade” maior naquela sensação que é mais perigosa para você, o frio. Nada mais lógico. O frio é mais desagradável porque o frio é mais nocivo.

Mas a Madame aqui de cima é um aborto da natureza e não sente frio e tem essa mania de Universo Umbigo: se ele pensa assim, é porque isso é uma verdade (e se você não concorda com ele, é porque é burro). Ele é simplesmente pecilotérmico, fica na temperatura ambiente e nunca, jamais, em tempo algum sente frio. Por isso diz que o calor é pior, porque nasceu com um defeito de fábrica que o torna incapaz de sentir frio. Se sentisse, saberia que frio é muito mais desagradável, justamente como mecanismo de defesa do corpo para evitar as consequências que ele gera na nossa saúde. Eu não confio em uma pessoa que usa camiseta quando a temperatura é de quase zero graus. Descompensado térmico, maluco e sem bom senso corporal.

Se calor fosse tão ruim, seres humanos não inventariam uma pequena salinha com cheiro de eucalipto onde se entra por opção para passar calor chamada SAUNA, concordam? Vê se alguém inventa um lugar gélido para que pessoas se reúnam, sintam frio, conversem e repousem… Não! Não existe uma sauna gelada. Por quê? Porque é desagradável, porque te deixa doente, porque o corpo repele com mais ênfase a sensação de frio. Coloque um grupo de pessoas em uma sala quente e outro em uma sala gelada e veja quem sofre mais, quem levanta e vai embora antes, quem reclama mais. Pessoas comuns, cuja temperatura corporal não é a de uma rã, sofrem horrores com a sensação de frio.

Existem mil ocasiões onde a pessoa se coloca em situações de calor: banho quente, piscinas com água aquecida, ofurô, banhos termais, sauna, etc. São situações de CALOR, as pessoas SUAM lá dentro. Agora me diga uma situação onde a pessoa voluntariamente se coloca em estado de frio, a ponto de ficar tremendo e encara isso como um lazer. Ar-condicionado? Não, ele é usado apenas para obter uma temperatura agradável, não para que você sinta frio. Conclusão: o ser humano pode sentir algum prazer no calor, mas tenta não se colocar em situação de frio de jeito algum. Por que será?

Nada te conforta quando você está com frio. Concordo que a sensação de calor não é das mais agradáveis, mas o frio é incapacitante. Você consegue dormir sentindo frio? Provavelmente não. Mas garanto que todo mundo aqui já dormiu ao menos uma vez sentindo calor. Você consegue fazer sexo sentindo frio? Improvável, e se o faz, o faz meia-bomba, principalmente se for homem, ocasião em que o pênis encolhe virando um segundo umbigo e os testículos voltam para dentro virando ovários.

Até mesmo em matéria de semântica podemos perceber que o frio tem uma conotação pior do que o calor. Calor gera a ideia de “calor humano”, de algo afetivo, alegre, acolhedor. Frio designa uma pessoa distante, desagradável ou um ambiente inóspito.

Senhoras e Senhores, ninguém odeia mais calor do que eu, que fui retirada cruelmente do meu habitat natural, aquele para o qual minha genética foi preparada, e jogada em uma das cidades mais quentes do Brasil. Calor é uma merda. Mas sentir frio é uma merda ainda maior. Quando falamos da sensação em si, do peso daquele desconforto, sou forçada a admitir que ser obrigada a sentir calor é menos pior do que ser obrigada a sentir frio.

Para provar que é um analfabeto funcional e dizer “achei que você detestasse calor”, para tentar provar seu ponto a qualquer preço e dizer que tem prazer em ficar tremendo de frio ou ainda para ficar em cima do muro e dizer o broxante “ambos tem razão”: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (167)

  • “Vê se alguém inventa um lugar gélido para que pessoas se reúnam, sintam frio, conversem e repousem…”
    Um ambiente com ar-condicionado não conta?

    • Anyway, me sinto mais desconfortável no calor. Eu sou muito calorenta e, acredite ou não, no inverno minhas atividades rendem mais e me sinto mais disposta do que no verão.
      É meio óbvio, mas isso é bem pessoal.

  • É… complexo!
    Então vamos lá, respondendo à proposta do texto, mesmo sabendo que sou natural do sul, sou resistente ao frio e que particularmente gosto de frio… vamos lá: prefiro passar frio, tremer e tals do que passar calor! Neem, a sensação de pinicar, de suar, e de moleza no corpo acho bem pior do que ficar tremendo no frio!

    • Mas são eventos isolados… Não passam meses com esta porra desta temperatura.

      Ontem li uma notícia de São Paulo onde a paulistada reclamava do CALOR EXTREMO que estão enfrentando à noite: 25°. Gente, não façam amor com a minha paciência, 25° eu tô de casaquinho. O Brasil inteiro se acha muito quente…

  • A sensação de frio é muito pior. Primeiro o frio dói, segundo o frio queima a sua pele, terceiro quando se respira o ar entra ardido (não sei descrever direito) e você fazendo conchinha com as mãos, sem contar que você sempre lembra daquela fratura ou torção do passado, conheço gente que lembra até de cirurgia. AH, em quarto e último não lembro de nenhuma manchete parecida com essa devido a uma onda de calor

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,frio-faz-foragido-se-entregar-a-policia-em-sc,742019,0.htm

    ou essa

    http://oglobo.globo.com/mundo/preso-que-havia-fugido-se-entrega-para-escapar-do-frio-nos-estados-unidos-1-11232626

  • Já frequentei a Rússia no auge do inverno e um deserto dos Emirados Árabes no auge do verão. Nesses 2 lugares foi onde já senti mais frio e mais calor na vida. E depois de ler os textos e me lembrar pelo que já passei, posso dizer com certeza: sentir frio é mais do que desagradável. É desesperador! O frio dói. O frio faz os ossos, garganta e cabeça doerem. Prefiro sentir o cu suar, correr o risco da pressão baixar a ter que ficar tremendo e sentindo dor.

    E mais uma coisa: no inverno temos a campanha do agasalho. Já no verão, ninguém faz campanha do ventilador portátil pra morador de rua. Passar frio é bem pior.

    • Eu estive na Alemanha (Niedersachsen) em Janeiro de 2000. Tem uma foto que precisaram tirar, de mim com camiseta normal e bermuda e tênis numa paisagem com 30 cm de neve. Nunca estive tão feliz com a temperatura em toda a minha vida. As caras dos alemães ficaram muito engraçadas…

      Como foi maçante a explicação sobre não ser situações extremas, concordo com o Somir. Trópicos foram feitos para artrópodas e répteis.

  • Borboleta Colorida

    Desta vez,serei obrigada a concordar com o Somir. Eu detesto muito o calor. Levanto pela manhã no calor sem disposição para nada,já no frio,me sinto bem disposta,com vontade de fazer as coisas. No calor,me arrasto para qualquer coisa,e trabalhar se torna um fardo,pq não tem ar condicionado onde eu trabalho. Eu não gosto muito de frio extremo também,mas se tivesse que optar,escolheria o frio.

    • No frio, quando você está agasalhada, pode se sentir bem, mas duvido que se sinta bem PASSANDO FRIO

      A pergunta não é qual clima você prefere, e sim qual sensação é mais desagradável: PASSAR CALOR ou PASSAR FRIO

  • “Você consegue dormir sentindo frio? Provavelmente não. Mas garanto que todo mundo aqui já dormiu ao menos uma vez sentindo calor.”

    Eu durmo melhor com frio. Ou melhor, eu durmo com frio. Com calor, não. Já cheguei a passar 72h sem pregar um olho quando meu ar condicionado estragou no verão. E já dormi de camiseta em um frio de 5°C.
    Já passei mal com frio e com calor e prefiro passar mal com frio. Prefiro ficar gripada a desmaiar por queda de pressão.

    • Você dorme melhor NO frio, devidamente coberta. Mas você dorme bem quando está tremendo de frio com as unhas roxas?

      • Custa um pouco, mas acabo dormindo sim Sally. Sei que sou exceção, mas infelizmente é verdade :/ O calor me faz um mal desgraçado!
        Quando eu era pequena, tinha até uma espécie de alergia ao suor, era só eu começar a suar que minha pele enchia de brotoeja, ficava vermelha, estivesse ou não fazendo sol. Coçava muito, mas graças ao unicórnio rosa invisível, acabou.
        O pior que já me aconteceu por PASSAR FRIO (sair de casa sem me agasalhar em um frio de -2°C e ficar algo como meia hora praguejando e tremendo por isso, por exemplo) foi uma crise de bronquite. Tá certo, tive dificuldades pra respirar durante quase uma semana, mas ainda prefiro uma crise dessas do que passar mal por calor…

    • Eu também consigo dormir muito bem com frio, é claro que tem que ser bem coberta e com meias nos pés, mas durmo que é uma beleza. No calor custo a dormir…
      Tô com o Somir, a sensação mais desagradável para mim, é o calor.

      • Caralho voador… tá difícil

        Você consegue dormir muito bem NO FRIO, se está coberta e com meias, não está COM FRIO. A proposta do texto é O QUE É PIOR, A SENSAÇÃO DE FRIO OU DE CALOR e não qual clima é mais agradável

  • FRIO sempre vou preferir o frio.

    Posso trabalhar de casaco, mas não posso ir de bermuda e camisa regata para o trabalho.
    E é mais fácil e menos dispendioso manter o corpo aquecido do que resfriá-lo.

    • Só que a proposta do texto não é perguntar qual clima você prefere. A proposta impede de usar casaco. A proposta é QUAL SENSAÇÃO É MAIS DESAGRADÁVEL, PASSAR MUITO CALOR OU PASSAR MUITO FRIO

      • Sumida, mas voltei!
        Gente, coloquemos assim:
        Vc está pelado, completamente nú! Não tem uma casinha ao redor! Não tem papelão, jornal, nem nada! Vc está no meio de um deserto se nada para se proteger de frio ou calor… O que é pior nesse caso, um frio polar ou um calor infernal?

  • Acho passar frio mais desagradável do que passar calor.
    Ouvi uma conversa pseudo cientifica de que homem tem a temperatura interna do corpo mais alta, por isso sente menos frio que mulher. Ao menos as magras né, porque gorda sente menos frio.

  • Com certeza o frio é muito melhor que calor, no calor não consigo dormir, tenho que tomar uns 8 banhos antes de conseguir dormir, e mesmo assim acordo suado, é super incomodo, já no frio, um edredom/cobertor é tudo que é preciso pra se dormir bem.

    • Seria uma resposta válida se a proposta do texto não fosse tolerar o desconforto. Não tem opção de edredom. A pergunta é: qual sensação te é mais desagradável: SENTIR FRIO OU SENTIR CALOR

  • Com certeza o frio é muito pior. Os dedos das mãos e o resto do corpo ficam dormentes e incapacitados, qualquer movimento que se faça é dolorido. O calor é desagradável sim, mas o frio é insuportável.

  • a argumentação dos dois textos foi boa (fora o final do texto do somir) mas eu francamente prefiro passar frio do que calor porque eu odeio a sensação de ficar “melecado” com o suor apesar de eu ter bastante resistência ao calor e o frio.

  • Somir, seus argumentos machistas, ainda que sejam apenas piada, destruíram o seu texto. Embora eu deteste calor, concordo com a Sally, porque ela soube argumentar com mais lógica e sem egolatria.

    • Eu sou mulher e não sinto frio. Onde eu trabalho é conhecido como inferno gelado, vejo meus colegas de casaco e eu de blusa normal.
      Não entro em sauna nem que me paguem! Meu ar condicionado é regulado não apenas pra refrescar, mas pra fazer frio. Sou Somira, sou uma aberração!

          • Gordura corporal não tem nada a ver com ser roliça. Modelos que vestem 34 chegam a ter 40% de gordura corporal e pessoas que vestem 40 as vezes tem menos de 20% de gordura corporal. Tudo depende da proporção entre massa muscular e gordura. Geralmente quem tem muita gordura corporal sente menos frio, mas você não tem muita, então, não sei explicar. Deve ser uma fêmea da espécie do Somir!

        • Já que aqui tudo acaba em fitness…
          O que vc acha daqueles esquemas de fazer tipo alguns segundos de uns 4 exercícios rápido e sem descanso que eles chamam de Q48 (queima de 48 horas) e dizem que alguns minutos por dia podem acelerar o metabolismo? Pura enganação ou pode dar resultado?

    • Se você deixa um tom debochado sobre um argumento baseado em fatos científicos interferirem na sua percepção de lógica, você não se importa com lógica. Ou talvez mesmo não entenda o que configura lógica.

      • Uia que pra fazer até o Somir sair da tumba e vir comentar é porque o tema é polêmico!
        Por isso adoro esse blog. Curioso que entrevistei meus colegas e quase todos que curtem frio disseram que é poir passar calor. Já os movidos a energia solar responderam que odeiam frio. A Sally deve ser a unica que odeia calor mas acha poir passar frio.

    • Um humorista renomado, dono de um programa diário, autor de livro, ator de filme, com uma infinidade de seguidores em redes sociais USOU uma desconhecida que vive no cu do mundo e graças a isso ganhou patrocinadores e um programa novo.

      Sabe, o que me entristece nem é o estelionato intelectual, é a falta de cérebro para redigir um discurso minimamente coerente para atacar o alvo. Muita desesperança, o brasileiro médio está indo de mal a pior.

  • Close-up fire-freeze! hehehe
    Não sei se toda pessoa é capaz de ter boa tolerância nos extremos. Eu por ex. vivo dando vexame no calor e nem precisa ser muito calor. Pra eu desmaiar na rua e capotar feito jaca podre é bem fácil. Fora que só faço merdas na rua, tipo digitar senha errada, bloquear cartão. O calor faz perda de raciocínio.
    Minha namorada vive reclamando que no inverno passa vexame, que mesmo com 3 calças não consegue andar direito com joelhos batendo de tremedeira, dor nos ossos etc.
    Inverno pra mim não causa transtorno. Mil vezes bater joelhos do que cair na rua! Vc vê gente cair na rua no inverno? Nananão!
    Geralmente mulher sente muito frio. Vcs tomam banho quente até no calorão que eu sei.
    Na minha casa nunca teve chuveiro elétrico e sou sulista.

  • Eu já fiquei com os dedos roxos ao perder as luvas. Já fiquei rodando em círculos/ pulando em um ponto de ônibus para tentar combater o frio que não pasava com nada. Também tive a pior crise de garganta da minha vida ao não me agasalhar direito no começo do inverno europeu. O calor irrita, é sujo, é feio de se ver, emburrece as pessoas e me deixa sem vontade de fazer nada, mas ao menos permaneço viva. O frio é exótico, fascinante, misterioso e tonifica a mente no começo, mas é o que nos aproxima da morte de maneira mais rápida.

    • Eu devo ser meio masoquista, mas juro que quando minhas mãos ficam geladas e até meu nariz dormente eu me sinto vivo!
      No calor é tanto mal estar que minha mente vai apagando.

      • No começo eu também me sinto, é bem revigorante. Quando a temperatura estava negativa, eu adorava a sensação de abrir a janela, ver o dia todo branquinho e sentir aquele ar gelado no rosto, principalmente no nariz, nos lábios e nas orelhas. Isso me deixava disposta e com bom humor. Mas só porque a exposição ao frio não era muito prolongada, porque todos os ambientes fechados tinham aquecedor e porque era preciso usar uma escavadeira para encontrar meu corpo soterrado em tantas camadas de roupa. Nos dias em que achei que não estava tão frio assim e saí de casa sem 98 de meus 400 jumpers, conheci a terra onde o filho chora, mas a mãe não ouve e acredite, é aterrorizante achar que se o ônibus demorar mais alguns minutos, você terá seus braços e pernas amputados pelo frio…

  • Onde moro tá fazendo 4ºC agora, tô com dor de garganta e com o nariz entupido, só quero dormir e comer besteiras, definitivamente prefiro o calor.

  • Primeiro darei minha opinião sem ler o texto, depois verei se mudo de ideia ou não.
    Já passei muito frio, mas muito frio mesmo uma vez por imbecil que sou, e na boa, fiquei traumatizada… Então, entre passar frio ou calor, prefiro o calor. Visando obviamente o fato de não ter como me aquecer no frio ou como me refrescar no calor.

  • Comecei a ler o texto do Somir e concordar. Aí comecei a ler o texto a Sally e concoradar. Ambos os argumentos estão muito bons, talvez por isso a dificuldade das pessoas. Como disse a Nanda, era mais fácil ter dito ficar pelado.
    Acho que o pior seria sentir frio. Ficar tremendo é péssimo, já suando uma hora a gente se acostuma.

  • O frio dói, esse é o fato. O calor te deixa muitíssimo mal, mas não te causa dor.
    Fico com a Sally, em um caso extremo em que eu não possa me valer de nenhum meio para amenizar a alta/baixa temperatura, acredito que o frio seja muito pior.

  • Amo o frio, mas é o frio de ar condicionado… Hahahaha
    No frio é uma “mijadeira” sem fim, irmã gêmea da cistite (Sally acertou). Se vou lavar prato é ter que correr para o banheiro, porque o xixi é capaz de escorrer pela perna.
    Tive apenas uma experiência de frio de verdade e não foi legal, os braços não queriam obedecer o cérebro.
    Moro na antessala do inferno (sertão) e odeio calor, mas se for pelos extremos vou preferir o calor. Se a coisa fica muito feia é só ficar quietinha que a sensação de derretimento diminui.

    • A questão é justamente essa: todos nós odiamos calor, se tivéssemos que escolher entre calor e frio, todos nós, inclusive eu, escolheríamos o frio. Mas o debate é: qual SENSAÇÃO é pior, passar frio ou passar calor. Concordo com você, dentre as sensações de muito calor ou muito frio, me rendo ao calor.

  • Hahaha! Estou rindo muito dos comentários. Eu entendi a proposta do texto mas não sei dar uma resposta conclusiva. Eu nem sequer me lembro como é passar frio realmente, mas acho que é muito pior sentir frio e não poder fazer nada do que passar um calor extremo. O frio é maravilhoso quando você pode amenizá-lo… quando isso não é possível, fica difícil realmente.

    • Ta puxado, Gabriela. Talvez esteja na hora de promover uma limpa. Até eu que não sou disso estou com vontade de fazer uma semana de postagens sobre física quântica, porque tá foda.

  • quero morar no polo

    Nao tem como nao associar. Tu passa a porra do ano quase todo se fodendo no calor, que quando pode o que mais quer eh ficar nu em temperatura abaixo de zero. Quero morrer congelado!

  • Frio não é um problema, a pessoa pode se encher de roupa, pode tomar uma bebidinha alcoólica pra esquentar, pode dar uma corrida.
    Calor pra se livrar fica caro passar o dia todo no condicionado e se tirar a roupa continua melecado, alem de suar não refresca nada.
    Frio é bom, bonito e barato!

  • Acho esse tema muito, mas muito subjetivo.

    Por isso essa disonância que aparentemente demonstra as pessoas não entenderem a proposta do texto.

    Entao tomando como parametro o que a Suellen citou lá em baixo do frio ao sair do banho (quando tive hipotermia foi em uma situaçao assim, ao sair do banho, eu estava em uma cidade que nevava e o aquecedor nao funcionava), e fome de urso de uma hora pra outra… Considero o frio pior, pois esse ao meu ver é o extremo do extremo.

    Normalmente enquanto tem os friorentos reclamando do frio em bsb, pedindo pra fechar janelas e se agasalhando, eu estou amando o ventinho fresco.

  • Acho que as pessoas não entenderam a proposta mesmo…

    Enfim, tô com a Sally sem nem precisar ler a argumentação de nenhum dos dois! hahaha! Frio é a pior sensação do mundo! Mas tem tipo um abismo entre sentir frio e calor…
    Olha, eu sou uma pessoa MUITO friorenta… Uma temperatura de 25° já me faz buscar uma blusinha! Então deveria estar acostumada a passar frio, mas NÃO! É impossível se acostumar a passar frio! Fico mal-humorada, não tenho vontade de fazer NADA no frio, além de ficar enrolada num cobertor! Não saio de casa, não faço nada mesmo, a menos que seja questão de vida ou morte!

    Sem contar que nos países civilizados, como o Somir falou, existe feriado nos dias muito frios! Justamente por ser um risco à vida das pessoas! Vai falar se tem feriado no calor? E vamos lembrar daquela onda de calor que teve na Europa e morreu um monte de gente, e mesmo assim não foi instituído “dia de calor”!

  • Concordo sem titubear com a Sally. No calor você sofre, mas pelo menos pode se virar com seu próprio corpo, no final ele se acostuma. Come menos, beber bastante água já é meio caminho andado.

    Agora no frio? Pra sobreviver você precisa se cobrir com alguma coisa, se esqueceu de levar pra rua, fudeu! Tomar banho é um sacrificio, para mim só de tirar a roupa no banheiro já é a morte por mais que a água esteja fervendo. E levantar cedo?

    Particularmente prefiro o frio do que esse calor desgraçado que assola o Rio de Janeiro no momento, mas admito que no frio passo mais perrengue, quando combinado com chuva então, fica com cheiro de cachorro molhado.
    A única coisa que gosto do verão é o horário de verão mesmo, para mim quanto mais dia melhor.

  • Tenho de concordar com o Somir… Calor é desagradável. Fico altamente improdutivo, mal humorado, doente, com insônia e falta de apetite. Pois é. Quando está muito calor, mel organismo tende a rejeitar alimentos. Eu não consigo me alimentar direito, e quando como, geralmente passo mal. De uns dias para cá eu só consigo jantar. Se eu almoçar, meu estômago reclama e a dor de barriga chega. Não dá. Sem contar que transpiro muito. Sempre ando com uma toalhinha para secar o rosto. Na hora de dormir é ainda pior. O travesseiro molha, fico me mexendo na cama, rolando de um lado para o outro até o desconforto passar e o sono vencer. E na hora de acordar é ainda pior. Meu pescoço molhado…

    O frio é lindo… Hahahaha. Acho que para algumas pessoas, o frio é ainda calor para mim. Para eu ter que me agasalhar, a temperatura tem de chegar a 15ºC ou até um pouco menos. Sou muito, muito calorento mesmo. Não é uma queda de temperatura que me faz abrir o guarda roupa e pegar uma blusa de frio, por isso rejeito o calor de todas as maneiras. Nem se eu ficar pelado, todo aberto debaixo do ventilador resolve.

    • Acho que você não entendeu a proposta.

      Quando você se sente pior, quando passa calor ou quando passa frio? Se o frio te é agradável, não é o frio sobre o qual estamos falando. Estamos falando de PASSAR FRIO, independente da temperatura: ficar tremendo, ficar gelado sem conseguir esquentar o corpo.

      • Eu ainda prefiro o frio. O calor para mim é insuportável. Eu saio nesse sol e meu corpo começa a coçar, penicar, suar… Sério Sally. Prefiro passar frio. Mas estamos falando sobre o clima no Brasil né? Porque se for em outro país a história muda.

        • NÃO, NÃO ESTAMOS FALANDO DO CLIMA DO BRASIL

          Estamos falando de uma situação hipotética onde você será exposto a MUITO FRIO ou a MUITO CALOR. Qual das duas sensações seria a mais desagradável?

          • É claro que se me jogar no Polo Norte a história muda de figura. Entre 0ºC e 50ºC é uma coisa a se pensar, e com isso, preferiria o calor, caso contrário, eu iria congelar, literalmente falando. Achei muito subjetivo. Por exemplo. Aqui no Brasil, prefiro mil vezes o frio, porque entre 15º e 45º a escolha se torna muito fácil, mas se fosse nos EUA, com certeza eu preferiria o calor, que chega a 20ºC.

            • ESQUECE LUGAR

              ESQUECE TERMÔMETRO

              ESQUECE TEMPERATURA

              Pensa na sensação de MUITO FRIO e na sensação de MUITO CALOR em abstrato e vê qual te é mais desagradável

                • A pergunta não é sobre como você prefere morrer, nem sobre preferir calor ou frio. A pergunta é qual sensação é mais desagradável, passar frio, ou passar calor.

                  • Sim Sally, eu entendi a proposta da postagem. Apenas quis deixar claro minha relação com o calor e com o frio. Para mim, a sensação mais desagradável é passar calor, o que ficou explícito em meu primeiro comentário.

  • Sou mais passar calor.

    Começar a treinar ou tirar a roupa para tomar banho no frio é complicado. Ficar com as pontas dos dedos roxas, dormir sentindo frio ou ficar com o nariz escorrendo cada vez que você olha para baixo (nojento) é bem pior do que suar um bocado.

    Também não acho que as pessoas se vistam melhor no frio… Elas mostram menos pele, mas as roupas são desgracentas. Pobre pega a calça de moletom rosa (furada na bunda), põe em cima de uma outra calça azul celeste (deixando aparecer um pedaço), põe uma blusa de moletom laranja e aquele casaquinho de nylon com touca de “pelos” por cima de tudo. É uma descombinação de cores, estampas e tecidos pior que a outra…

    Nenhuma das sensações é boa, mas entre passar frio e passar calor acho menos pior o segundo.

        • Quem não sabe se vestir no calor menos ainda sabe se vestir no frio (não vai saber se vestir em nenhuma ocasião, ja é um estilo de vida e quanto mais roupas, mais chance de errar), vai errar ja na hora de escolher que roupa/sapato/acessorio comprar, misturar mil estampas e modelos de roupa e sapato que não combinam entre si, nem com o tipo fisico, nem com a ocasião, causando uma síncope visual nos outros.

          Sempre vai existir roupa e sapato horrendos em versão inverno e é justamente o que as pessoas que não sabem se vestir vão se apaixonar e comprar, e o pior, cismar de usar tudo junto e misturado (ai meu olhos), realmente o papo de que todo mundo é mais elegante no frio é pura falácia…

          Prefiro passar muito calor, como esta acontecendo hoje aqui comigo, por exemplo, do que muito frio.

          Por mais que eu esteja no extremo do calor, eu encontro forças pra cumprir minhas tarefas minimas, no frio extremo não dá nem pra existir…

        • Quem não sabe se vestir no calor menos ainda sabe se vestir no frio (não vai saber se vestir em nenhuma ocasião, ja é um estilo de vida e quanto mais roupas, mais chance de errar), vai errar ja na hora de escolher que roupa/sapato/acessorio comprar, misturar mil estampas e modelos de roupa e sapato que não combinam entre si, nem com o tipo fisico, nem com a ocasião, causando uma síncope visual nos outros.

          Sempre vai existir roupa e sapato horrendos em versão inverno e é justamente o que as pessoas que não sabem se vestir vão se apaixonar e comprar, e o pior, cismar de usar tudo junto e misturado (ai meu olhos), realmente o papo de que todo mundo é mais elegante no frio é pura falácia…

          Prefiro passar muito calor, como esta acontecendo hoje aqui comigo, por exemplo, do que muito frio.

          Por mais que eu esteja no extremo do calor, eu encontro forças pra cumprir minhas tarefas minimas, no frio extremo não dá nem pra existir…

  • Pra mim, o Somir ganhou nessa. Entendo o ponto de vista da Sally, mas os argumentos dele são quase os mesmos que eu usaria numa discussão assim. Claro que nenhum dos dois climas é agradável quando não se está devidamente “equipado” (ar-condicionado no calor, agasalho no inverno), mas o desconforto de suar feito um porco até não fazendo nada, pra mim, é pior. Talvez seja algo no meu DNA. E na minha família todo mundo acha esse calor que vem fazendo intolerável… Posso falar só por mim, mas meu organismo resiste melhor ao frio do que ao calor. Já aconteceu de sair de casa mal agasalhado em dia frio e, apesar de ficar tremendo, eu não me sentia tão mal depois de um tempo. Acho que acostumava… Pra “segurar as pontas”, eu procurava me manter em movimento: esfregava as mãos, cruzava e descruzava os braços várias vezes, punha as mãos em forma de concha na frente do rosto e bafejava nelas, andava de um lado pro outro sem parar, me colocava debaixo de um raizozinho de sol que fosse “pra fazer fotossíntese”… Usar o banheiro ou tomar banho tem seus inconvenientes, mas é algo com que eu consigo lidar… No calor, tudo é pior pra mim: me dá moleza, dor de cabeça, qualquer roupa incomoda porque fica molhada e grudenta em instantes, às vezes tenho que passar protetor solar – que me dá a sensação de estar coberto de maionese – , canso mais…

    Ah, e fiquei curioso com o macacão de flanela da Sally…
    É algo mais ou menos assim?

    http://bimg1.mlstatic.com/macaco-de-soft-adulto-ou-infantil_MLB-F-4544827594_062013.jpg

    • O desconforto de suar é pior do que o desconforto de ficar tremendo, com dor de garganta e não conseguir esquentar seu corpo de jeito nenhum?

      O macacão é um pouco pior porque é cheio de ursinhos coloridos

      • Gozado, Sally… Isso tudo que você mencionou no seu comentário não costuma acontecer comigo. Pelo menos não ao ponto de me incapacitar. Posso até não ficar 100%, mas dá pra ir levando…

        Ah! E você deve ficar uma graça com esse macacão de ursinhos coloridos…

        • Não costuma acontecer PORQUE você se agasalha. Mas não é essa a proposta de discussão. A proposta é o que seria pior, passar calor ou PASSAR FRIO. Se imaginar em uma temperatura fria devidamente agasalhado foge à proposta do texto.

          Ou vai me dizer que não importa a temperatura, você nunca, jamais sente frio? Nunca treme?

          • Sinto frio, sim, mas sofro menos. Além disso, no meu caso pelo menos, é preciso uma temperatura excepcionalmente fria pra eu chegar a reclamar. E também não é sempre que estou agasalhado de acordo, viu? E mesmo sem estar coberto o suficiente, eu até sinto desconforto, mas menos que no calor. O frio me faz ficar alerta, me mantém acordado, me faz querer sobreviver. No calor, eu fico mole e tenho a sensação de que estou derretendo…

  • Frio não dá. Já passei alguns anos convivendo com quinze, vinte graus negativos. Você toma banho, e os ossos do corpo ficam latejando. Você sai para fazer compras e, se bobear, fica roxo e pode perder os dedos, por mais agasalhado que esteja.

    Há também o apetite, que fica muito maior do que no calor. Aí você não sai de casa e fica gorda como uma morsa. Nisso, para evitar engordar, se a pessoa insistir em um cooper feito antes ou depois do trabalho e, por um descuido, respirar pela boca, invariavelmente pega uma pneumonia.

    E mesmo que a pessoa disponha de aquecimento em casa, poderá acabar inalando substâncias nocivas durante o sono, por exemplo, provenientes de uma chaminé suja, de uma lareira à gás desregulada ou de um aquecedor a querosene…

    • Talvez por isso muita gente esteja concordando com o Somir, as pessoas tem uma memória muito vívida do que é passar calor, mas poucos sabem ou lembram o que realmente é passar frio…

  • Compreendo o lado do Somir, pois sou muito, mas muito calorenta, sofro horrores e fico burra e lenta no calor. Raro eu sentir frio. E apesar disso, me sinto mais produtiva no frio, até as atividades físicas rendem mais.

    Agora se for pra por na balança… O frio quando é extremo é mais complicado para mim. Me dá hipoglicemia de forma muito rápida, quando dá a fome é pra ontem. Hipotermia ja tive algumas vezes e não foi nada legal, a sensação de impotência que me deu, fora a dor de garganta no dia seguinte.

    Acho que culpar o calor extremo como pior vem pq ele está muito próximo da nossa realidade diária. Qualquer gelado faz os nossos dias melhores.

      • Normalmente sim. Pra mim o calor é muito sofrido, muuuuiiiito mesmo. Lembra daquela historia que não puxei o freio de mão do carro? Coisas desse tipo acontecem comigo em tempo quente. Retardada climatica! Até reduzi os termogênicos como pimenta e gengibre da minha vida por conta disso.

        Minha experiência com lugares e situações onde passei frio são restritas. Então acho que meu julgamento é influenciado por isso. A vez que passei muito frio foram essas que te relatei. Mas eram o extremo do extremo. Não desejo pra ninguém ter hipotermia.

    • “Acho que culpar o calor extremo como pior vem pq ele está muito próximo da nossa realidade diária. Qualquer gelado faz os nossos dias melhores.”

      Bom argumento, Lichia. Taí uma coisa que eu não tinha pensado…

  • Concordo com o Somir. Não tenho vontade de fazer nada nesse calor, e encarar qualquer contato humano é nojento. Eu suo horrores e tenho que tomar uns vinte banhos por dia, sofro pra dormir e ainda tenho que lidar com o pior: mosquitos.

    ps: adorei o ‘aborto da natureza’. Vou começar a usar já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: