Não olhe agora!

+(…) A Samsung pode estar trabalhando em lentes de contato inteligentes que gravam e exibem imagens no campo de visão do usuário, graças a uma microcâmera e um pequeno display. A fabricante registrou uma patente para o dispositivo, que também possui uma antena e sensores de movimento (…)

Isso é preocupante. Mais preocupante ainda é que poucos vão concordar com isso. Desfavor do futuro, mas também da semana.

SALLY

Na década de 80, quando vislumbrávamos a possibilidade de um avanço científico, ele era pensado para 50 anos mais à frente. Se esta notícia fosse da década de 80, certamente não justificaria este texto. Hoje, graças ao crescimento exponencial, o progresso vem rápido e quando chega se espalha ainda mais rápido. Por isso, este texto se faz necessário. Para refletir e regulamentar a penca de problemas que uma nova invenção vai causar, antes que chegue ao mercado, pois depois disso será tarde demais.

A Samsung registrou a patente para uma lente de contato que tem a capacidade de filmar/fotografar, ao comando de uma piscada, tudo que está no campo de visão do usuário. A informação pode ser captada e transmitida para um smartphone em tempo real.

E, veja bem, o pedido de registro não é de agora, é de 2014, só agora VAZOU. Ou seja, é possível que seja um vazamento propositado, para criar um buzz, um burburinho a respeito do assunto, quase que uma publicidade gratuita, típico de quem está testando o mercado para o produto. E, pasmem, outras empresas grandes como o Google, também estão trabalhando na área “lentes de contato inteligentes” que podem documentar coisas.

Acredito que para essa nova geração exibicionista, que curte uma evasão de privacidade, soe como uma invenção muito legal. Para mim, soa como o inferno na Terra. Viver com o temor de poder estar sendo filmado a todo momento não é exatamente o tipo de vida que quero para mim. Não sei com que tranquilidade as pessoas tirarão a roupa umas na frentes das outras com essa invenção do capeta podendo te filmar sem você saber. Agora, para fazer sexo, vamos ter que examinar a córnea do parceiro antes.

Parabéns para a Samsung, que deixou o Google Glass obsoleto em um piscar de olhos (turuntss). A porra da lente do capeta vai ter display, antena, câmera e sensores. Pode ser um registro só “por precaução”, para quando existir tecnologia disponível para fazer? Pode, pode sim. Mas tá com cheirinho de verdade. Toda marca que se preze está investindo em “wearable technology”, a tecnologia “de vestir”, acoplada ao corpo humano. Essa é a grande tendência do momento. O Cibridismo veio para ficar (e inclusive merece texto próprio). A hora de discutir os desdobramentos éticos desse troço é agora, e não quando já estiver no mercado.

O grande problema, a meu ver, é que só nós e mais uma meia dúzia de gatos pingados é que vamos nos incomodar com isso. A grande massa vai achar muito bacana. Talvez não em outros países, mas aqui, no Brasil, certamente vai ser usado para o “mal”, para escrotizar pessoas, para chantagear, para tentar se dar bem, para se vingar, enfim, para coisas que não o objetivo principal, que é aumentar o espectro da realidade aumentada. O resultado final disso pode ser que o livro 1984 se torne verdade e todos vivamos mesmo em um grande Big Brother. Isso pode mudar toda nossa relação social.

Você já pensou ter que viver podendo estar sendo fotografado ou filmado a qualquer momento sem saber? Se isso virar realidade, vai ser o marco que faltava para eu me admitir jurássica, obsoleta e querer me isolar no topo de uma montanha. Talvez em um futuro próximo me considerem Amish, por não querer usar essa lente, mas eu juro, não quero viver em um mundo onde posso estar sendo fotografada ou filmada sem saber a todo momento. Não estou pronta nem tenho capacidade de flexibilizar minha noção de intimidade/privacidade dessa forma. Nem quero. E você? Está pronto? Quer?

O brasileiro faz estragos na vida dos outros com um celular com câmera, vocês conseguem imaginar o que esse povo sem ética, mercenário e involuído faria com um olho que filma? Não se pode colocar tanto poder nas mãos de um povo sem educação e sem ética. Dar esse brinquedo na mão de brasileiro é me condenar a viver em uma eterna paranoia.

Nem preciso dizer que o Judiciário não está preparado para lidar com a questão. Tem juiz e desembargador dando sentença absurda sobre whatsapp por não ter a menor noção do mecanismo de funcionamento do aplicativo. Durante muito tempo, todas as merdas decorrentes do uso dessa novidade serão uma incógnita judicial. E mesmo que o Judiciário consiga estabelecer regras mínimas, a manada de ofendidos que buscará socorro nele vai paralisar de ver uma prestação que já é absurdamente lenta.

Em pouco tempo, como qualquer avanço científico recente, esse troço vai ser incorporado ao dia a dia, e todos passarão a achar normal usar essa coisa. Novas gerações que já nascerão e crescerão com a constante possibilidade de serem filmadas sequer sentirão estranhamento e desconforto. Em poucos anos, a nova lente será a regra e todo mundo estará ok com isso. Menos eu, que estarei chorando em posição fetal no fundo de uma caverna.

Sério mesmo, eu não gosto do que vejo quando olho para frente ultimamente. Isso é um péssimo sinal de inadequação. Eu vejo um estupro inevitável chegando e não estou preparada para isso. A pior parte é: eu nem ao menos quero me preparar, pois me choca tanto, me repulsa tanto, que não tenho vontade de fazer um esforço para mudar de opinião.

E a evasão de privacidade é só o começo dos problemas que vamos ter. Meus Amigos, se todo mundo for vigiado sempre com uma câmera nos cornos, nossas atuais relações sociais não se sustentam: não vai ter amizade que dure, casamento que resista, relação de emprego que se mantenha. É da essência humana fazer merdas pelas costas, umas mais, outras menos graves. É a hipocrisia social que nos sustenta. Se tudo isso for jogado na nossa cara, em redes sociais ou na cara das pessoas que nos cercam, vai dar merda.

E até a gente se adaptar e aprender a funcionar convivendo com uma dose cavalar dessa de verdade, vamos apanhar muito no período inicial. O delay comportamental vai nos fazer aplicar regras antigas de funcionamento social a esta situação nova e todo mundo vai ficar putíssimo com todo mundo. Sério mesmo, tenho pena da primeira geração que testar essas lentes do demônio. Espero de coração que não seja a minha.

Ao ler essa notícia tive a certeza de que eu estou velha. Vem logo, meteoro!

Para dizer que vai ter rede social só para a transmissão em tempo real das imagens, para se juntar a mim na comunidade Amish sem lentes ou ainda para dizer para eu não me preocupar, pois até lá, todo sexo será virtual: sally@desfavor.com

SOMIR

Não gosto muito de reclamar do futuro. O avanço tecnológico é uma inevitabilidade, quase como se fosse a expressão da evolução diante de uma humanidade que não se contenta com nada além da exponencialidade de seus avanços. Privacidade é uma possibilidade baseada em limitações, e quanto mais elas caem, é mais provável que novas gerações cresçam sem esses conceitos.

Faz tempo que eu escrevi sobre o que começava a considerar dar murro em ponta de faca: esperar que os mais jovens tenham o mesmo senso de preservação da própria imagem que nós que vivemos pelo menos uma parte de nossas vidas num mundo menos conectado. Para quem é mais velho, uma câmera é sinônimo de público, de uma plateia. Pudera: no nosso tempo é para isso que elas serviam, para consumo de estranhos. Mas, para quem passou pelo menos a adolescência de posse de um celular com câmera, o olho da lente acaba fazendo as vezes do olho de uma pessoa próxima.

A nudez exibida ali, por exemplo, é feita para chegar só para quem se deseja que veja aquilo. A câmera sendo apenas um meio para o segredo. Parece insano para a maioria de nós, mas provavelmente para eles esse olho mecânico simboliza mais privacidade do que publicidade. Uma relação simbiótica com a tecnologia, como era de se esperar. Toda geração pode olhar pra frente e dizer que esses malditos jovens não conseguem viver sem algo que nunca nos fez falta. Ok, é meio inescapável mesmo.

Não gosto de reclamar porque significa impor-se uma cegueira sobre o óbvio, mas… está na cara (ha) que isso vai dar merda. Tá bom que eu duvido muito que a Samsung tenha essa tecnologia mesmo, mas considerando que a convergência do desenvolvimento está nessa direção agora, soa muito como só questão de tempo. Eles podem não ter um produto pronto para funcionar, mas com certeza enxergaram uma luz no fim do túnel. Não é a mesma coisa que patentear uma máquina do tempo: uma lente de contato com função de câmera tem toda a cara do tipo de coisa que está mesmo na “esquina” da evolução tecnológica.

E como nada é de graça nessa vida, com os benefícios da humanidade adaptando-se a um sistema desses vem diversos perigos. Não podemos evitar os perigos, mas faria bem tentar desenvolver as gerações que vão fazer grande uso desse tipo de equipamento para pelo menos prestarem atenção neles. Ninguém preparou a humanidade para as redes sociais e deu no que deu. Ferramenta incrível se bem usada, um poço de chororô, estupidez e agressividade pra quem tenta usar as regras do passado para lidar com elas.

Quando a tecnologia muda, precisamos mudar junto. Eu acredito que não tenha em mim a capacidade de me adaptar a um mundo onde a maioria das pessoas pode estar gravando tudo o que seus olhos veem, mas eu me aceito como dinossauro sem problemas desde que consiga pelo menos passar para a frente as informações necessárias. Eu vi exatamente o que ia acontecer nas redes sociais muitos e muitos anos atrás, no tempo dos fóruns. Era a mesma porcaria, mas em escala menor e mais compartimentada. Os dramas eram parecidos, as pessoas eram mais ou menos a mesma merda.

Eu sabia que ia dar nisso, mas nunca tive saco de avisar. E provavelmente não teria alcance para fazer todos perceberem. Mas, se conseguisse colocar na cabeça de meia dúzia os riscos do contato pela internet, com sua incrível de habilidade de transformar tudo em polêmica e nos afogar em bobagens, quem sabe isso se espalharia e algumas pessoas a mais conseguissem perceber que toda ferramenta precisa ser usada de forma certa para fazer seu trabalho. Rede social não deveria ser uma feira com todos gritando enquanto alguns rolam no meio dos vegetais brigando sem parar, deveria ser uma ferramenta de compartilhamento de conhecimento e conexão entre seres humanos.

Também acho que não vou ter alcance para mudar o mundo com o que escrevo hoje, mas, reservo-me pelo menos ao direito de um “não disse?” quando os problemas óbvios com o tipo de tecnologia que ilustram o texto de hoje venham à tona. Nem vou ficar repetindo muito porque a Sally já apontou muito bem a imensa maioria deles. É uma questão de viver num mundo sem separações, muito mais passional pelo contato constante, muito mais estressante e castrador pelo medo ininterrupto do olhar alheio.

Mas no começo seremos sapos na panela: a maioria vai adorar, ainda mais pela vantagem de ter muito mais fontes de invasão e evasão de privacidade. Se o povo não adorasse esse combo voyeur/exibicionista, a internet teria falhado na sua massificação. Então, no máximo teríamos uma preocupação inicial, mas, isso já aconteceu com o advento dos smartphones. Sabemos como termina: povo se acostuma com as vantagens e ignora os pontos negativos.

Se hoje lidamos com gente que não tira o olho da telinha nem pra falar com outro ser humano interessante ao vivo, no futuro lidaremos com gente que está filmando tudo o que acontece no seu dia, meio que como espectadores da própria vida. Se as vantagens forem suficientes, a humanidade se adapta, é basicamente isso o que ela faz. E quando estivermos todos muito envolvidos com nossos próprios “reality shows”, quem vai agir como se ninguém estivesse olhando? Quem vai conseguir separar o perfil da personalidade? Se o assunto não for discutido antes de geral estar com esse tipo de câmera no olho, basta ler o texto anterior pra saber pra onde estamos indo.

E sorrindo, ainda por cima. Nem que seja para conseguir mais curtidas…

Para dizer que se essa câmera engordar é contra, para dizer que sexo vendado vai virar fetiche de geral, ou mesmo para dizer que vai demorar pra pegar porque vai custar os olhos da cara: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: ,

Comments (18)

  • Cinegrafistas sociais: É provável que iniba os crimes. Mas esta é só uma tentativa de ver o lado bom da questão.

    Somir, toda vez que você e a Sally profetizam, a porra acontece!

    Samsumg, pega…visão, pou!

    Ps: George Orwell também foi profeta.

  • Ao invés de criarem tecnologias para melhorar a razão erosão de solo/cultivo, ficam criando estas bobagens.

    Isso é tecnologia com utilidade apenas em Idiocracy.

  • Sally, tem um episódio de um seriado chamado Black Mirror que trata exatamente disso, e quanta merda pode dar se essa tecnologia já existisse e fosse amplamente difundida.

  • Se o próprio google glass que não apresenta muito risco pra saúde ocular não foi pra frente, é bem possível essas lentes com camera não vinguem, lentes de contato são um mal necessário, hiper desconfortáveis, já usei por quase 15 anos. Muito trabalhoso manter as lentes limpas, bem guardadas, manter os olhos lubrificados, fazer acompanhamento médico, tirar com calma a lente que vai parar do lado de dentro do olho. É bem comum desenvolver intolerância a lentes comuns depois de uns anos de uso, mesmo com todo cuidado, imagina essas com camera e toda essa tecnologia? Povo mal usa escova de dente vai usar lentes de contato direito? Se isso for mesmo pro mercado, prevejo uma epidemia de cegueira e uma avalanche de processos pra samsung, o que tornaria essa inovação economicamente inviável.

  • A tecnologia sempre destaca o que temos de melhor e de pior. Eu só não consegui pensar na primeira parte ainda.

    • Será que vai ajudar ou será que os criminosos, já sabendo dessa tecnologia amplamente difundida, não vão vazar nossos olhos da mesma forma que quebram câmeras, para não serem reconhecidos? Não duvide da barbárie humana…

  • "Neo-Amish" também ! (WAT)

    Se eu já tive medo do título se referir a uma prenda daqui, imagine dessa câmera com “médios”…

  • Será que vai ter com graduação pros míopes? Ou minha lente vai gravar tudo borrado?

    Enfim, quem nunca desejou que os olhos pudessem gravar aquela cena inacreditável/emocionante/impressionante/etc etc etc?

    Mas concordo que não to preparada pra nunca saber se estarei sendo filmada… Mal tiro fotos, gente! Não vou saber lidar!
    Acho que já podemos escolher a caverna e ir decorando pra ficar bem confortável, porque passaremos muito tempo lá!

  • anageneroso97@hotmail.com

    Perfeito para fraudar vestibulares e concursos, filmar ilegalmente dentro do cinema, tirar fotos do/a coleguinha no vestiário…
    Tantas possibilidades, né não?
    Humanos são tipo urubus com câmera.

      • Já estamos em caos social, Sally, só com as câmeras de celular! Vários anônimos tiram fotos de anônimos por aí, acham normal… (uma estagiária, faz pouco tempo, postou no face uma foto tirada no metrô de um carinha que achou ‘gato’… Eu já fui fotografada por um estranho após educadamente lhe dar informações sobre onde fica tal lugar…). Acho isso abominável!! Eu mal tiro foto, não sou ‘pessoa pública’ nem nada, amo meu anonimato de pessoa comum. Essas lentes, quando se tornarem realidade, serão o grau 2 de inferno na terra. Plano de vida é viver como eremita numa dessas montanhas afastadas aí…

        • Essa coisa de tirar fotos de “gatos” aleatórios e compartilhar é bem corriqueiro no Whatsapp. Se você for bonito(a), já pode antecipar seu medo de ser clicado por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: