“Greve” “Geral”

+A greve geral contra as propostas do governo das reformas trabalhista e da Previdência parou cidades brasileiras nesta sexta-feira (28). Cruzaram os braços trabalhadores do transporte público, o que dificultou a mobilidade da população, e categorias como a dos bancários e dos professores.

Só temos duas ressalvas sobre a greve geral: a parte da greve e a parte da geral. Desfavor da semana.

SALLY

Ontem aconteceu o que deveria ser uma greve geral no Brasil. Deveria, pois não foi nem greve, nem geral.

Para começo de conversa, a greve é uma decisão individual de cada pessoa. A mesma legislação que defende seu direito também proíbe o que se chama de “piquete obstativo”, ou seja, obrigar pessoas que não querem a aderir à greve. Isso foi o que mais aconteceu ontem, inclusive com direito a agressão física contra pessoas que resolveram trabalhar.

Uma máfia sindicalista criminosa que existe no Brasil, composta por pessoas de baixíssimo nível, bandidos, interesseiros e pessoas que se vendem em troca de um sanduíche de mortadela fizeram questão de espalhar o terror em diversos pontos do país. Não importa se você concorda ou discorda da greve ou da causa que a originou, os outros tem o sagrado direito de pensar diferente e de comportar de forma diferente.

Além disso, essa mentalidade “os fins justificam os meios” está passando dos limites. Em uma sociedade decente, estes limites se chamam LEI, no Brasil, não há limites. Gente débil mental que argumenta com “greve é para incomodar mesmo” parece não saber o que realmente se passa. Grevista impedindo médico plantonista de entrar em hospital para trabalhar enquanto pacientes morrem do lado de dentro vai bem além de “incomodar”, é pisotear em todas as regras mínimas de ética e bom senso. Um tiro como esse sai pela culatra e gera uma antipatia enorme contra o movimento. Lamentável.

O que importa é a “causa”, custe o que custe. E por causa não me refiro a nada nobre como direitos trabalhistas. A causa de sindicato é o fim de um dia de contribuição sindical, pelo qual eu serei muito grata. Mexeu no bolso deles, estão putos e revestiram isso de luta social. Tem que ser muito inocente para pensar que o motivo desse auê todo é realmente alguma reforma previdenciária ou trabalhista. O motivo é que estão tirando milhões dos bolsos dos sindicatos, um belo cabide de emprego do PT.

Os petistas, por sinal, não decepcionam nunca! Continuam com aquele discurso esquizofrênico do “golpe”, que tudo isso só aconteceu por causa do “golpe”. Foi o Vice da Dilma quem fez tudo isso, que por sinal, eram coisas que a própria Dilma já havia sinalizado que faria e só não fez por ter sido lindamente escorraçada do cargo. Então, quem colocou o Temer ali foram os petistas, no entanto, parecem culpar justamente quem NÃO votou em Dilma e Temer pelo que está acontecendo. Gente, esquizofrenia tem tratamento, não precisa viver nesse tormento não!

Enquanto idiotas brigam pelas redes sociais, e até ao vivo, seus políticos, ou melhor, seus bandidos de estimação, roubam de mãos dadas em um grande acordão. Não há esquerda ou direita no Brasil, há disputa pelo poder, pois no fim das contas, todos se corrompem para chegar lá. Temos sim esquerdopatas, pessoas que gostam de ostentar que são de esquerda de forma agressiva e raivosa como se isso fosse algum status. É vergonha, pois mostra a inocência de acreditar que há ideologia no Brasil.

O mais deprimente é que nem para tumultuar as pessoas tem competência. Tentaram fechar ruas para impedir que o Prefeito de São Paulo chegue ao trabalho e não conseguiram, ainda tiveram que ouvir “acordem mais cedo, vagabundos”. Eu ri, apesar de ter certeza que a imprensa vai pintar isso como “Doria diz que todo grevista é vagabundo”. É a era da pós-verdade e das Fake News, nos resta colocar camisinha nos olhos antes de ler grandes portais de notícias.

Aí vem uns iludidos, sonhadores e negadores dizer que houve adesão em massa e que a greve impactou todo o Brasil. Sei não, só se a greve foi tão avassaladora, tão intensa, tão eficaz, que os próprios grevistas entraram em greve e deixaram de fazer a greve, porque em muitos pontos do país a prestação de serviços fluiu de boa, o que atrapalhou foi vagabundo queimando pneu e impedindo a passagem. Mas isso não é greve, não é mesmo? São pessoas que queriam ir trabalhar e não conseguiram.

Aí vem aquela classe média mal resolvida, que sente culpa por ter dinheiro e quer posar de esquerda para compensar, achando que isso gera um mundo melhor, e, na sua visão universo umbigo, acha que por não ter aula na escolinha particular do filho e por sua empregada não ter conseguido chegar na sua casa para lavar suas cuecas e calcinhas, a greve foi expressiva.

É um pacto perverso que convém a todas as partes: Sindicato tá putaço por perder milhões da contribuição sindical e tenta manipular a massa para uma greve revestindo a causa de revolta contra medidas escrotas do governo e classe média culpada compra o barulho para posar de consciência social. Todo mundo sai bem na fita, menos quem se diz contra a greve, pois aí é opressor, odeia pobre e é automaticamente a favor das medidas hediondas que estão sendo adotadas pelo governo.

Sério mesmo, alguém aqui acha que o caminho para combater as reformas trabalhistas e previdenciárias é uma greve geral que não teve a adesão nem de 50% dos trabalhadores do país? Vamos ter consciência, gente. Não sejam manipulados. As causas dessa greve são outras e, mesmo que fossem legítimas, é desmoralizante tentar fazer algo desse porte com tão pouca adesão. Aceitem, no Brasil a única coisa que é organizada é o crime. Partam para outras medidas.

Brasileiro tem essa mania de pirotecnia. Faz coisas supostamente “grandiosas” para aparecer, em vez de fazer coisas eficientes. Agredir trabalhador ajuda o que na causa pelo trabalhador? Impedir trabalhador de chegar a seu trabalho e arriscá-lo a ser demitido em tempos de crise ajuda o que na causa pelo trabalhador? A vontade de lacrar é tamanha que se descamba para atos totalmente irracionais e contraditórios com a causa e sequer se percebe que isto está acontecendo.

Gente, greve é que nem sexo: se você precisa obrigar, ameaçar ou coagir o outro a fazer, tem alguma coisa muito errada e você é muito doente mental para não perceber isso.

Para dizer que eu sou burguesa, capitalista, coxinha, de direita e opressora, para dizer que brasileiro confunde greve com vandalismo ou ainda para dizer que quando grevistas marcham com a bandeira da Coreia do Norte tem algo muito errado: sally@desfavor.com

SOMIR

Ok, a greve deixou meu dia de ontem chato. Precisei passar por uma rua bloqueada e fiquei preso no trânsito. Mas foi basicamente isso, eu esqueci de olhar o Waze e cheguei atrasado num compromisso. Morar numa das áreas mais antipetistas do país com certeza modifica a percepção das coisas, mas também demonstra como há algo mal contado na narrativa da suposta greve geral da sexta-feira…

Antes disso, deixa eu tirar algo do peito: quem não quer ser chamado de vagabundo não marca greve na sexta-feira anterior a um feriado na segunda-feira. Pegou mal, como se quisessem esticar um pouco mais o feriado prolongado. Não podia ser na quarta? Isso tem toda a cara de planejamento brasileiro, prevendo que as pessoas estariam mais dispostas a topar uma paralisação análoga a um aumento de feriado. E no final das contas, nem isso.

Nos lugares do país onde temos uma maior concentração de pessoas simpáticas ao PT e a história do “golpe”, também tivemos a maior adesão à greve. O movimento liderado pelos sindicatos (que depois de ler o texto da Sally você já sabe porque estão putos) tem um cheiro político forte demais. Eu vi gente segurando bandeiras de Cuba no meio das manifestações! Uma coisa é ter restrições sobre as reformas que estão chegando, outra bem diferente é fazer uma demonstração de apoio a um ideologia política para mostrar poder.

Até porque eu tenho quase certeza que 90% dos grevistas sequer entendem o que está acontecendo nas reformas que protestam. Isso é, não entendem além da visão maniqueísta sendo apresentada a eles pelos sindicalistas profissionais. Faz todo sentido protestar contra um governo que vai destruir sua vida, mas como sempre, a coisa é bem mais cinza do que pintam ambos os lados. Medidas que tiram garantias que o povo já tinha sempre serão impopulares, mas o Brasil tem problemas muito sérios no campo do trabalho e da previdência, que alguém precisa resolver antes que entremos totalmente em modo Grécia.

Se o que está sendo proposto não agrada, falta a percepção (consciente ou não) de que o que já temos não pode ser mantido. Depois de décadas de populismo, finalmente temos um governo tão antipático ao ponto de ser obrigado a fazer reformas difíceis para ter alguma esperança de manutenção de poder, seja direta ou indiretamente. Mas a conversa não está girando ao redor disso… a greve soou como uma manifestação de poder do partido que foi expulso do governo.

E obviamente, cada um dos lados dessa história altamente politizada vai puxar a sardinha para o seu lado. A oposição dizendo que foi um sucesso retumbante e que o país parou e a situação fazendo pouco da capacidade de mobilização. Mais munição para brigas em redes sociais: dessa vez ninguém defendendo o lado do governo, mas só mantendo as críticas ao lado que tentou pressioná-lo. A adesão à greve não foi algo realmente de coração para a maioria das pessoas, alguns foram coagidos a participar, outros só aproveitaram a chance de esticar o feriado. E mesmo os que tinham algum discurso sobre o tema, o tinham sob as definições dramáticas dos sindicatos.

E… se era isso que tinham para apresentar, não assustou ninguém. Manifestante brigando com polícia não surpreende mais no Brasil, vandalismo em manifestação já virou lugar comum. E trânsito parado, ainda mais aqui, é só mais uma desculpa de tantas para um povo costumeiramente atrasado. Se queriam demonstrar poder, falharam. Se queriam impedir as reformas que estão chegando… spoiler, também falharam. A única coisa que pode ser tirada de ontem é que o Lula vai ter votos sim. Podem me chamar de paranoico, mas eu acredito de verdade que ontem foi a primeira grande pesquisa de intenção de votos para 2018, paga pelo PT.

Para dizer que sempre está de greve no Brasil, para chamar todos de vagabundos, ou mesmo para dizer que preferia que fosse na terça, porque sexta você já trabalha pouco mesmo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (15)

  • “Aí vem aquela classe média mal resolvida, que sente culpa por ter dinheiro e quer posar de esquerda para compensar, achando que isso gera um mundo melhor, e, na sua visão universo umbigo, acha que por não ter aula na escolinha particular do filho e por sua empregada não ter conseguido chegar na sua casa para lavar suas cuecas e calcinhas, a greve foi expressiva.”

    THIS!!!

  • A comprovação de que esses vândalos estão errados ao afirmar erroneamente que quem é contra a greve é conivente com as reformas, está em seu texto, Sally, quando você se refere a tais medidas como “escrotas” e “hediondas”, o que revela sua aparente reprovação em como as coisas estão acontecendo neste sentido.

    Greve é queimar ônibus e agredir trabalhadores? Então vandalismo é pintar paredes. Ta tudo invertido neste pais. Ta todo mundo louco! Porra, age como homem e fala assim ó “Vamos fazer greve parcial por que o Governo está nos privando da contribuição sindical.” (Rimou) Pronto. Jogo aberto ao invés de dissimular causas.
    Tá puxado! Só Gezuiz nas “causas”.

  • Bolei um plano. Daqui dez anos vou começar a surtar no trabalho. Colocar sal de fruta na boca. Vão me levar no médico e vou dizer q me chamo Lindamar. Ja fui miss e que sou casada c ex polegar. Dai me dao duas semanas p ficar em casa de atestado. Dai vou fingir mais e mais alucinações. Fico mais tempo em casa. Volto trabalhar e pego a vassoura e digo q sou Napoleao e tento matar a patroa com uma espada q vou desenhar no papel. Me levam no hospital … me afastam
    Pego auxilio doença p resto da vida. Fim.
    Se vão fazer essa reforma da previdência mesmo. Eu vou dar meu jeitinho brasileiro.
    Aconselho a fazerem o mesmo
    #paznomundogentepaz

  • O que mais me deixa abismada no pessoal que aderiu à greve por indignação com as reformas é que tratam o fato de trabalhar até os 65 anos como uma barbaridade desumana. E isso gente de 16 a 24 anos, que ou nunca trabalhou ou trabalha na empresa do papai. Essa geração vai viver até os 90 e sabe disso, está vendo os pais trabalharem até os 70 rindo e saudáveis. Aí você pergunta o motivo da raivinha e respondem que “patrão não contrata quem é 40+ porque é velho.” Porra, mas aí a solução é cruzar os braços pra mentalidade até quebrar a previdência e ninguém poder aposentar?

    • Uma greve ridícula com 20% de adesão não resolve nada, nada, nada. Não importa o problema, o ponto de vista ou a intenção. É apenas passar vergonha.

  • Mas é claro que foi só pra aproveitar o feriado. Os bancários então que fazem meses de greve todo ano adoraram!
    A reforma trabalhista é boa. Sindicato não serve pra quase nada e por culpa da CLT tem muita gente desempregada, inclusive eu.
    Adoro o jeito que o Doria e o Bolsonaro falam o que pensam. Votaria nos dois!

  • Concordo que essa greve foi bem “eerrr?” no sentido de que não foi exatamente por causa da reforma trabalhista e da previdência. De fato, está ridículo essa paranoia toda e essa alienação. Imagino qual o futuro dessa gente ignorante e dessa luta desgovernada pelo poder que nada resolve.

    Nota: aqui em Curitiba o movimento foi bem fraco. Disseram ter dado 20 mil pessoas, acho que foi menos que isso. Só vi umas pessoas passeando do Centro Cívico, onde fica a prefeitura e o prédio da FIEP, até a praça tiradentes, no centro da cidade e só. Os ônibus pararam, mas só. Não teve vuco vuco, vandalismo etc como imaginei que iria ter.

  • Militante classe média:
    *xinga classe média de fascistas
    *acha que entende mais de pobreza do que o pobre
    *depreda comércio onde pobres ganham a vida, argumentando que é ncessário
    *acha que está ajudando os pobres

    • Sim, são tão arrogantes que se acham no direito de decidir o que é melhor para o pobre, isso é altamente ofensivo.

  • https://economia.uol.com.br/noticias/efe/2017/04/28/greve-geral-reune-40-milhoes-de-trabalhadores-dizem-sindicatos.htm

    Segundo os sindicatos praticamente 20% da população do país teria “aderido” à greve geral. Acho que nem contando todo mundo que acabou perdendo horário por causa de barricadas relâmpago (sabiam que se ficassem muito tempo moscando a polícia ia levar traques pra lá) chega nisso.

    O que gostei foi que aqui em Londrina todo mundo que conheço percebeu que era dibre da CUT e do PT e apesar de ter visto gente não ir trabalhar por causa do feriado, não conheço ninguém que tenha ido protestar. Isso, e como as atitudes filmadas dos mortadelas vão aumentar ainda mais a repulsa pela causa vermelha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: