Precisamos falar de Gilmar…

+Por quatro votos a três, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou as expectativas e absolveu a chapa presidencial eleita em 2014, encabeçada por Dilma Rousseff (PT) e tendo o atual presidente, Michel Temer (PMDB) como candidato a vice. O voto de Minerva foi dado pelo presidente da Corte, Gilmar Mendes.

Gilmar Mendes, aquele que recebeu milhões da JBS… e tantas outras coisas. Está na hora de falarmos dele, desfavor de longa data, e desfavor da semana.

SALLY

Em tempos de polarização social, onde cada um ama os seus e odeia quem tem opinião contrária aos seus, surge um homem que consegue cravar uma unanimidade entre todas as trinbos, não imposta qual seja o partido político do brasileiro: Gilmar Mender. Todo mundo o acha um tremendo desfavor. Tá de parabéns.

Gilmar Mendes fez uma sequência de cagadas memoráveis nos últimos tempos, sendo o auge a decisão escrota que absolveu a chapa Dilma-Temer. Mas, não custa relembrar algumas outras pérolas deste senhor.

Gilmar foi grampeado em uma escuta autorizada pelo STF, que na verdade visava o governador do Mato Grosso, Sival Barbosa. Nessa conversa telefônica, Sival se queixa de ser alvo de investigação por corrupção e Gilmar diz claramente que vai intervir a seu favor, conversando com o ministro Dias Toffoli, relator do caso. Ora, quando vemos um juiz intervindo junto a outro juiz para beneficiar um réu, é sinal que algo está um pouco errado, não? Ainda mais quando acontece na mais alta corte do país, o STF.

Também conhecido como “laxante”, Gilmar nos fez o desfavor de soltar presos que a polícia demorou anos juntando provas para conseguir prender. Curiosamente pessoas de seu círculo social, que dispunham da sua simpatia ou com as quais tinha negócios. E nem ao menos se deu ao trabalho de disfarçar. Disse, na maior arrogância que soltou José Dirceu para dar “uma lição ao Brasil” e ainda soltou a pérola de que não precisava se explicar por motivos de: “sou supremo”. Também soltou Eike Batista, o monstro estuprador Roger Abdelmassih, Celso Pita, Naji Nahas e outros crápulas.

Votou contra o ficha-limpa. Disse que a voz das ruas não vale de nada. Comparou ações dos tribunais (mais do que necessárias para moralizar o país) à ditadura. Optou por deixar bandido no poder em nome da estabilidade econômica. Seu instituto, o Instituto Gilmar Mendes, recebeu uma verba de mais de dois milhões da J&F, controladora da JBS, ou, em bom português, Friboi. Está processando jornais para impedir que publiquem notícias sobre ele (conhecido como “censura”). A lista de desfavores que este senhor propagou é gigante, eu ficaria enumerando por páginas e mais páginas. Mas não é necessário, basta uma rápida busca nas notícias para ter acesso a tudo.

O grande desfavor é que, por mais que o brasileiro esteja puto e indignado com Gilmar Mendes, não vemos essa fúria inflamada da disputa “Petistas x Coxinhas”. Ou seja, uma richa pseudo-futebolítica motiva e mobiliza mais o brasileiro do que verdadeiras atrocidades cometidas pelo mais alto grau do Judiciário. É desesperador. Era para que estivessem todos unidos, com essa mesma gana, com essa mesma disposição, exigindo a saída de Gilmar Mendes do STF e sua prisão.

Não tenho dúvidas de que todas as tribos desaprovam Gilmar Mendes. Mas, você viu alguém partindo para cima, falando mal abertamente dele, com aquela revolta no âmago do seu ser? Está rolando pedido de impeachment de Gilmar Mendes e eu não vejo pessoas indo às ruas ou fazendo qualquer tipo de pressão para isso. Se vocês querem que prendam políticos corruptos, a primeira providência é fazer uma limpa no STF, pois é ele quem julga essa cambada com foro privilegiado. Com esses juízes igualmente corruptos, nada vai adiante.

Um juiz que foi pego em uma gravação falando abertamente que ia intervir em favor de um acusado não pode continuar no cargo. Vocês tem ideia do que vai acontecer se Gilmar Mendes julgar a JBS? Ele recebeu mais de dois milhões dos caras!

É hora de ter inteligência. Pela primeira vez os escândalos de corrupção saíram do controle e chegaram ao Judiciário. Normalmente eles ficavam restritos ao Executivo e ao Legislativo. Então, já que chegaram (e com provas) ao Judiciário, é hora de pararmos tudo que estamos fazendo, pegar esse fio da meada e começar a puxar. Se procurar direitinho, caem todos. É um passo fundamental para a moralização do país, pois o Judiciário é o Poder mais importante para se construir uma sociedade justa e honesta.

No Executivo e Legislativo, a gente vota, a gente escolhe e há renovação. Já sobre o Judiciário não temos qualquer controle. É o Judiciário quem coloca limites na sociedade, no Executivo e no Legislativo. Um Judiciário fraco é certeza de impunidade e, quando se tem certeza da impunidade, as maiores atrocidades acontecem.

No Brasil, é o STF quem diz o que é constitucional ou inconstitucional, ou seja, com uma canetada eles tiram a validade de uma lei se disserem que ela não está de acordo com a Constituição (mesmo que esteja) e não há a quem recorrer, pois não existe tribunal acima deles.

São poucos Ministros com muito poder e, pelo sistema atual, só chega lá quem fez muito, mas muita, MAS MUITA barbaridade. Uma canetada do Supremo obriga a todos os juízes de todo o país. Uma canetada do Supremo anula todas as sentenças do país sobre este assunto. Então, já que as denúncias chegaram a esse miolinho do mal, paremos tudo e foquemos ali. É uma oportunidade única!

Enquanto não houver uma limpa no STF (e por limpa, me refiro a trocar TODOS os Ministros) e pessoas decentes assumirem estes cargos, continuaremos tendo impunidade para corruptos. Sério mesmo, foda-se Lula, foda-se Aécio, se você quer uma mudança significativa no país, é hora de focar no STF, pois é esse STF que está aí que está protegendo e garantindo a impunidade tanto de Lula como de Aécio.

Sobram provas contra Gilmar Mendes. Também sobram atitudes imorais, que escarnecem do povo brasileiro. A hora de fazer pressão, a hora de denunciar, a hora de ir às ruas é agora, antes que abafem tudo isso e passem a tomar cuidado com o que falam e fazem, pois aí, minha gente, nunca mais pegamos eles.

Ao contrário dos nossos políticos decrépitos e imbecilóides, os Ministros do STF tem capacidade de fazer merdas muito bem feitas e escondê-las de uma forma que nunca sejam encontradas. Esse flagra do Gilmar só aconteceu por ele ter relaxado, protegido pela certeza da impunidade. Daqui para frente, eles vão ficar espertos. Ou pegamos o fio dessa meada e começamos a puxar, desenterrando toda a merda feita na época da certeza da impunidade, ou perdemos essa chance de vez.

Para perguntar quem julga os juízes que estão no topo, para dizer que está apegado à sua causa e não vai mudar para outra ou ainda para dizer que já desistiu do Brasil faz tempo: sally@desfavor.com

SOMIR

Eu lembro da relação difícil que Gilmar Mendes criava com meu senso de justiça na época da Dilma presidente. Como ele parecia com sangue nos olhos pra derrubá-la, era bem mais fácil relevar todo o jeitão eticamente dúbio do ministro do supremo. Quase como que com o Cunha, era rezar para o Diabo momentaneamente, mas sem esquecer que tinha algo errado ali.

Cunha foi uma aposta acertada, porque o dele chegou. Criou o caos na hora que precisávamos de caos e agora está preso e dando dor de cabeça para muitos e muitos dos outros corruptos. No final das contas, as coisas deram certo ali. Mas com Gilmar Mendes o buraco é mais embaixo. Ele teve sua função quando precisávamos de força para derrubar o império petista, mas o dele não parece chegar. E como muito bem dito pela Sally, isso tem muito a ver com a suposta intocabilidade do Judiciário nessa história toda.

E muito pela falta de compreensão das pessoas do papel desse poder na história toda. Quando vemos menções e mais menções ao juiz Sérgio Moro tocando o terror pra cima dos bandidos de Brasília, começa a parecer que é o Judiciário que está carregando essa muito bem-vinda fase de revirar a sujeira do poder tupiniquim. Mas não é bem assim. Ministério Público é um poder à parte e Polícia Federal é parte do poder Executivo. Não tem um poder específico do sistema brasileiro limpando a sujeira dos outros, e sim um esforço de algumas pessoas competentes pra manter a Lava-Jato e similares em funcionamento.

O Supremo ainda está surfando na popularidade de Joaquim Barbosa e talvez na simpatia pela morte de Teori Zavascki, mas não nos esqueçamos que eles não são os mocinhos como poder. Tem gente muito suja por lá, e que vai decidir de acordo com uma série de interesses que pouco ou nada tem a ver com o da população brasileira. O conceito da Lava-Jato é muito maior que todos os juízes de lá, e se souber puxar a linha, é bem capaz de pescarmos todos eles junto com o resto dos bandidos no poder.

O que nos leva ao Eduardo Cunha do Judiciário, Gilmar Mendes. Ele foi inimigo dos nossos inimigos quando foi conveniente, mas podem ter certeza que ele é inimigo de todos os interesses que não são os dele em tempo integral. Mendes está fazendo hora extra fora da cadeia, assim como Cunha estava. Evidente que não estou defendendo pular toda a investigação necessária para provar isso, mas assim como aconteceu com Lula, Cunha e cia., é certeza de achar algo podre assim que procurar direito.

Porque até sem procurar direito já está aparecendo muita coisa estranha, como demonstrado no texto da Sally. E mesmo que resolvamos não dar o tratamento de culpado potencial para ele, mesmo que você resolva encarar Gilmar Mendes como um babaca, mas pelo menos um babaca honesto, a babaquice dele seria tóxica de qualquer jeito: durante o julgamento da chapa Dilma-Temer, onde foi instrumental para a absolvição, soltou diversas pérolas que reforçam uma mentalidade utilitarista de curtíssimo prazo. Tudo o que não precisamos numa fase como essa.

Reforço: MESMO se você quiser fechar os olhos para tudo o que tem de mal explicado ao redor de Gilmar Mendes, a mentalidade de “manutenção das estruturas de poder” que ele parece defender é danosa para o país do mesmo jeito. Já foi tema de DS recente, como é um veneno para o Brasil aceitar corruptos no cargo em troca de estabilidade econômica. Mesmo que você não acredite que Gilmar quer atacar a Lava-Jato para se proteger e proteger comparsas, o que a cada dia fica mais evidente, ainda tem a mentalidade toda errada de tolerar a desonestidade em troca de ganhos momentâneos para a sociedade.

Criticar alguém como ele é mais trabalhoso, afinal, ele não veste uma “camisa de time” que nem os outros, difícil saber se você vai conseguir suporte de outras pessoas se tocar nesse ponto, mas acredito que no fundo a maioria de nós sempre teve algumas reservas com ele. Está mais do que na hora dos canhões da Lava-Jato apontarem pra cima dele, inclusive pela sobrevivência da operação, porque esse cidadão tem mais poder pra estragar todo o trabalho de Moro, do Ministério Público e da Polícia Federal que o presidente ou o congresso… principalmente por passar tão abaixo do radar da maioria das pessoas.

Está mais do que na hora de olharmos pra ele. Mesmo que não seja agradável.

Para dizer que vou ser preso por esse texto, para dizer que ele tem cara de corrupto de programa humorístico, ou mesmo para dizer que logo logo vamos descobrir que todos estão sujos, todos mesmo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (14)

  • Agora, comentando com mais calma. Até entendo essa passividade toda do povo com o dotô Gilmar. Juízes em geral, para o brasileiro, são intocáveis. Mais do que políticos. Podem tudo. Já vi alguns vídeos de políticos (vereadores e deputados estaduais, principalmente) sendo presos em flagrante por “pequenas merdas” como desacato, dirigir alcoolizado etc. Nunca vi de um juiz, nem mesmo um juiz substituto.
    Dois casos pra ilustrar meu ponto:
    O primeiro aconteceu em Belém. Um agente de trânsito prendeu um infeliz que estava dirigindo bêbado. No dia seguinte, quem estava preso era o agente. Sua prisão fora decretada pelo pai do bebum. Como é bom ser filho de juiz!
    A segunda se deu em Fortaleza. Conheci uma mulher que não recebia a pensão alimentícia de seu filho havia anos. Resolveu entrar na justiça após ficar desempregada, sem condições de sustentar a criança. Todos os advogados (que, a princípio, diziam que seria fichinha) recusaram a causa ao saber que o pai inadimplente era desembargador.
    Pra fechar: o brasileiro se sente impotente contra o judiciário (arrisco-me a dizer que, de fato, o é), mesmo nos mais baixos níveis. Como, então, enfrentar aqueles que estão no topo deste Poder?

  • É por essas e outras que eu decidi organizar a trouxa e me jogar na primeira oportunidade que tive pra vazar. Chega de Brasil pra mim e boa sorte pra quem vai estar em 2018.
    Depois de alguns dias lurkando pela internet (antropologia) concluí que não adianta, esse povo só quer brigar e “ter razão”. Nesse ponto o brasileiro é bem homogêneo. Sejam os Marxistas lacradores, sejam os Olavetes reacinhas, ninguém quer montar uma sociedade melhor, querem meter a ideologia de estimação a todo custo, sem pensar no que encaixa melhor para o coletivo. E claro, quem quer achar um ponto de equilíbrio é apedrejado, como ousa não ser um valentão de teclado?
    E nem vou falar sobre aqueles currais ideológicos chamados universidades, sustentados por nós.

    Preguiça, viu.

    • Noob em HTML, eu queria citar esta parte:

      “O grande desfavor é que, por mais que o brasileiro esteja puto e indignado com Gilmar Mendes, não vemos essa fúria inflamada da disputa “Petistas x Coxinhas”. Ou seja, uma richa pseudo-futebolítica motiva e mobiliza mais o brasileiro do que verdadeiras atrocidades cometidas pelo mais alto grau do Judiciário.”

  • Lembro de ter ouvido uma declaração do Moro em que ele dizia que esperava que até o fim do ano (2015 ou 16) as investigações já estivessem concluídas. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHA! Puxando o fio direitinho, a gente chega até o primeiro homem que habitou as cavernas do Brasil.

  • São os políticos brasileiros, só que ainda mais invulneráveis e um pouco menos macacos.

    A figura mais pitoresca que vi ali foi o tal Napoleão. O sujeito é praticamente um coronel nordestino com uma toga.

    • [ OFF – mais “do tipo Sarney” ~naquele Nunes~ ]

      E também me chocou – mais um pouquinho – que o tal Napoleão, além de privilegiado na literatura cearense (ACL), é sucessor estadual…da Rachel de Queiroz !!!

      (…Não sei se há lado/s sórdido/s da autora de “O Quinze”, porém vejo muita afronta “até” nisso !)

  • É legal mentalizar um grupo de malucos armados invadindo tudo e metendo bala a rodo :D

    se a capital do Brasil ainda fosse o RJ esses crápulas já tinham sido derrubados com os prédios faz tempo, ótima estratégia ter planejado aquela cidade distante no meio do nada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: