Desquete

Como é tradição todo começo de ano, trazemos mais uma novidade inútil para o Desfavor: a Desquete, uma enquete para medir a satisfação dos leitores com o texto do dia e entender que tipo de sentimento o texto despertou.

Ano passado implementamos os Demojis, emojis do Desfavor, apenas com adjetivos ofensivos e pejorativos. Com os Demojis nós medimos o quanto vocês desprezaram, criticaram, odiaram ou repudiaram os colegas e a nós mesmos, de maneira individual. Agora queremos ver o que vocês podem fazer como coletivo, através da Desquete.

Como funciona? Como qualquer enquete, ao final de cada texto, se você quiser, nos dá o feedback na forma de um voto em vez de deixar um comentário, afinal, nem sempre estamos com tempo e condições de deixar um feedback escrito. Está lendo Desfavor no busão, achou o texto um lixo mas não tem mobilidade para nos xingar? Com um clique você nos esculacha!

Como tudo no Desfavor, a Desquete tem algumas… peculiaridades. A classificação do que você achou do texto não será aquele clássico “ótimo”, “bom”, “ruim”. Ela será feita através se associação com imagens, ou seja, você vai votar naquela imagem que mais te remete a sensações que você teve lendo o texto. E estas imagens mudarão esporadicamente.

A Desquete inaugural é esta:

Percebam que o ranqueamento do seu nível de satisfação/identificação com o texto é mensurável na forma de bombons.

Importante ressaltar que não há escala de valor entre as diferentes opções da Desquete, nem nesta, nem em nenhuma outra que virá. Tem que goste de chocolate Godiva, tem quem goste de Lindt. Existem degenerados que gostam até mesmo de Caribe e pessoas sãs como eu que preferem comer fezes a colocar essa abominação de banana na boca.

“Mas Sally, se não há escala de valor entre as opções, que diferença faz no que eu vou votar?”. Caro leitor, você está começando a compreender como funciona opinião na internet: não importa. A sua opinião pessoa é o de menos aqui, o que importa mais é o uso que vocês darão a esta ferramenta, a forma como escolhem se posicionar coletivamente, a mensagem subliminar que vão passar, muito mais do que a sua opinião isolada em si.

Se utilizada com sabedoria, a Desquete poderá passar uma mensagem poderosa e não passível de qualquer tipo de recriminação, processo ou protesto, afinal, não canso de ressaltar, não há escala de valor entre as opções, apenas aquelas com as quais o leitor sentiu maior correlação com o texto. Se alguém por um acaso perceber uma escala de valor, bem, isso está dentro da cabeça da pessoa, ela está projetando a opinião dela na nossa inocente enquete.

Vamos a um exemplo prático? Eu quero avaliar este texto. O que eu penso deste texto? É um texto bacana, nos damos ao trabalho de explicar algo que poderia apenas ser jogado sem explicação, traz uma novidade (ainda que inútil) para manter o Desfavor sempre em movimento e, plus, eu passei horas cortando as figurinhas que vocês estão vendo na enquete.

Então, este texto para mim é muito bom, eu daria um Lindt, pois mesmo sabendo que Godiva é uma melhor marca de chocolate, eu prefiro Lindt. Isso faz da marca Lindt a melhor marca? Não. Isso diz que a sensação que o texto me desperta é similar à sensação que o chocolate Lindt me desperta.

Porém se eu achasse este texto a maior merda que alguém poderia ter escrito, sendo a leitura mais baixa em toda a escala da humanidade, abaixo do blog da Maria Bethânia, das postagens do Jean Wyllys e de uma troca de mensagens de patriota bolsonarista, teria que votar no Caribe para indicar como me sinto, uma vez que, como já disse, prefiro comer bosta do que essa banana recoberta por cera de vela.

Isso quer dizer que Caribe é pior do que bosta? Não, provavelmente a maioria vai discordar desta afirmação. Na escala de valor social o bombom Caribe deve estar acima de fezes. Mas, como dissemos, a Desquete não é sobre escala de valores, não tem uma escolha que valha menos do que a outra, o que queremos saber qual sensação esse texto te despertou e com qual imagem (sem escala de valores) você melhor o identifica.

Não custa nada, é um clique no final do texto. Não entendeu a proposta? Não sabe no que votar? Vota em qualquer coisa, um resultado totalmente sem sentido também nos ajuda a entender o que tem a dizer a coletividade de leitores que frequentam o Desfavor.

Não se preocupe, seu voto é anônimo, não só nesta, como em qualquer Desquete, então, todos os degenerados que gostam de Caribe terão seu bom nome preservado.

Talvez esta seja sua única oportunidade neste ano de vincular seus sentimentos negativos a certas imagens e seus sentimentos positivos a outras sem ser processado. Use com sabedoria.

Pode ser que muitas Desquetes não façam sentido para você e não fechem um padrão. Não se preocupe em achar sentido, apenas vote na imagem que mais remete a aquilo que o texto te despertou.

Nem preciso dizer que nada, absolutamente nada que vocês possam votar nos ofenderá ou terá alguma repercussão egóica no Desfavor, né? Mesmo que vocês encham meus textos de Caribe, segue o baile, afinal, é o que sempre pregamos: se ofender com opinião de internet é uma das mais humilhantes manifestações de retardo mental da sociedade moderna.

Venha fazer este experimento social com a gente. Eu te prometo que a cada nova enquete a situação vai ficar mais bizarra e mais inacreditável. No ruim no ruim, você dá umas risadas das imagens escolhidas…

Para dizer que pelo menos da Garoto o processo vem, para dizer que se queremos fazer experiências deveríamos comprar cobaias ou ainda para dizer que já vai deixar um Caribe neste texto: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (22)

  • Amo caribe.
    Pra um texto ganhar um desquete Lindt meu, vai ter que ser muito muito bom (ok, varuos vão ganhar).
    Godiva, vou atrás de provar. Desfavor sempre nos desafiando.

  • Faço parte dos degenerados que gostam de Caribe. Acho uma diliça. Sempre fico feliz quando vejo que ninguém pega ele na caixa.

  • Eu não gosto do bombom Caribe, mas também não desgosto… Tenho aquela vibe-vó, sabe?, que fica com os bombons que ninguém quer, e acabo sempre pegando 2-3 bombons da caixa (enquanto a maioria luta por um sonho de valsa).

    E uma coisa que percebi é que, com o passar dos anos, a qualidade dos bombons caiu vertiginosamente (é vergonhoso chamar aquilo de chocolate hoje), mas não do Caribe! Acho que por pouca gente gostar sinto que o bombom é o mesmo há 200 anos! Só ficou menor!

    PS: concordo com a colega que disse que o bombom crocante é igual a canal no dente! Gente? Pra que aquilo???

  • E qual o desfavor da semana? O câncer ter vencido a Glória Maria e o pessoal ai de mimimi porque revelaram que ela faleceu com 73 anos?

    • É necessário, vi uma notícia tempos atrás de uma doida por aí tatuou o logo do bombom no próprio corpo e ganhou uns dois quilos do chocolate como recompensa.

      Imagina uma pessoa dessas ganhando fama e virando celebridade nesse país

  • Perdi tudo com a descrição do Caribe, a qual concordo 100%. Inacreditavel que a Garoto tenha tirado tanto bombom gostoso de circulação (sdds Mundy), mas insista em continuar com esse aperitivo do inferno. (ok, nada a ver com o texto, so aproveitei pra fazer esse mini-desabafo porque citaram o dito-cujo)

    • É só um achismo meu mas o Caribe pode ter uma fabricação mais simples e barata, e talvez tenham feito pesquisas junto aos consumidores que, pasmem, disseram que esse bombom seja dos preferidos de seu atual público. Aliás, fica a pergunta: será que existe ovo de Páscoa do Caribe?

      • Ja li que um funcionário da Garoto disse que Caribe é o que mais vende, deve estar falando daquelas embalagens de sabor unico. Tanto que fizeram até picolé.
        Aqui nos comentários vários impopulares falaram que gostam. Acho que o bombom pegou fama ruim porque os haters se manifestaram demais e os que gostam silenciaram.
        Bombom ruim pra mim é choquito, milkbar, alô doçura, até amandita. Tudo tem gosto de sebo com aroma de chocolate.
        Fica a dúvida, os bombons pioraram ou após provar lindt nosso paladar não aceita mais essas bolas de sebo? (Caribe é banana com açúcar, não é recheio de sebo).

  • Eu gosto de bombom Caribe, é o primeiro que eu pego da caixinha, hehehe. Melhor que aquela desgraça de Crocante que te condena a uns 3 tratamentos de canal só numa mordida.

    • O Caribe é o único bombom da Garoto que eu gosto; antigamente tinha um equivalente recheado com ameixa que eu também gostava. Então na minha escala Godiva e Caribe estão pau a pau.

  • Uma coisa que só os depravados como eu que curtem Caribe entendem é a percepção de que, enquanto o resto das pessoas vão correr pra pegar antes dos outros o Sonho de Valsa ou o Serenata de Amor da caixa de bombom, vc não tem que se estressar: os Caribes vão ficar lá até o fim, reservados só pra vc o tempo que for preciso.
    Caribe é #paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: