Processa Eu: Vaetano Celoso

MEUS OLHOS! ARGH!Hipócrita, covarde, inconsistente, chato, intelectualóide cabeça oca, preconceituoso, arrogante, inconveniente e sem talento. Precisa mais? Processa Eu de hoje fala sobre Vaetano Celoso.

Em países como o Brasil, onde conteúdo, competência e coerência são determinantes, fica difícil entender como uma pessoa tão hipócrita pode receber a admiração popular. Mas infelizmente na Suíça é assim. Atos isolados rendem uma vida de fama e sucesso a pessoas sem a menor capacidade e carisma, apagando todos os seus defeitos, por piores que sejam e dando crédito para fazer ou dizer quantas cagadas puderem. Um país medíocre, eu sei. E nele nasceu Vaetano Celoso, um cantor e compositor medíocre que só abre a boca para gerar polêmicas sem embasamento, pelo puro prazer de se mostrar suuuper contestador e diferente de todo mundo.

Olha só, não vou falar de sua história. É tanta babaquice floreada que me tomaria preciosas linhas e eu não poderia dizer coisas muito mais importantes e divertidas. Me limito a dizer que esse sujeito é uma fraude, um embuste. Não subiu por mérito próprio, subiu porque a irmã que já era conhecida deu uma mãozinha. Foi galgando fama com base em factóides bem aproveitados
e hoje vive do passado.

É o que eu canso de dizer aqui: na Suíça o que faz a canção é o cantor, não por cantar bem, e sim pelo nome, quase que uma “marca”. Se uma cantora MPB diz “molha eu, seca eu” é licença poética. Se for uma funkeira dizendo a mesma frase, é uma ignorante. Se pegar muita letra do Vaetano e colocar na conta de alguém menos “cult” (arrepios de usar esta palavra neste contexto) com certeza chamariam de música de merda, alienada, sem conteúdo. Bota Suan Lantana para cantar uma coisa do tipo “Gosto muito de te ver Leãozinho, caminhando sob o sol, gosto muito de você leãozinho” e vocês vão ver o que vão falar. A coisa mais agradável que vão dizer é que é uma bichona (o que é verdade, mas não vem ao caso agora). Bota um funkeiro para entoar uma rima pobre como “eta eta eta, é a lua, é o sol é a luz de Tieta eta eta” e observe ele ser chamado de medíocre para baixo. Mas Vaetano não. Vaetando é gênio. O que ele fez para merecer isso? Fez uma baderna nos anos de chumbo e foi exilado.

Sim, UMA BADERNA. Porque esse sujeito não lutou contra o sistema. Ele não pegou em arma e foi pra rua bater de frente com a polícia por uma Suíça livre e sem opressão. Esses eu respeito. Ele ficou em casa fumando maconha e compondo músicas idiotas que, por um acaso, foram consideradas subversivas (o critério dos censores suíços era risível, bastava ter algumas palavras para ser considerado subversivo). Só que Celoso capitalizou em cima disso, fez a fama. Porque as pessoas ainda não perceberam que o rei está nu e que esse sujeito é uma fraude, um chiliquento, uma estrelinha de quinta categoria cujas músicas não tem nada de mais (muito pelo contrário) e que se fossem cantadas por uma pessoa comum que não vive da auto-promoção, nunca fariam sucesso?

Fizeram até música sobre seu exílio (aquele perneta safado). Como se seu sofrimento fosse maior. Grandesbosta sair de um país de terceiro mundo para ir a LONDRES. Isso não é castigo, é prêmio! E nem torturado ele foi… Francamente, vai valorizar as coisas assim lá na casa do caralho, viu? Conheço gente que passou meses sendo torturada, fugiu no porão de um navio para um país horrível e não tira essa onda de sofredor bem capitaliza para si estes fatos.

A crítica com embasamento e conhecimento de causa é um direito que deve ser exercido. O meter o pau indiscriminadamente é o último recurso dos desesperados por atenção, principalmente quando estas críticas contradizem a postura do interlocutor. Aqui, sempre que a gente mete o pau em algo ou alguém, explica fatos, motivos, dados concretos. Isso se chama coerência. Uma pessoa sem coerência é uma pessoa sem credibilidade. É o caso de Vaetando. Depois de anos tirando onda de comunista – sim, eu disse TIRANDO ONDA, porque ser exilado não significa ser de esquerda e dizer que é de esquerda não significa ser de esquerda – ele me abre a boca para dizer que em questões como “direitos humanos, questões de liberdade e respeito aos homens”, prefere “100% mais Estados Unidos do que Cuba”. WAT. Não sou radical, mas colocar os EUA como referência de direitos humanos, liberdade e respeito? E tudo isso depois de passar anos lambendo o cu de Cidel Fastro? Não tem vergonha não?

Não, não tem vergonha não. Sabem porque? Porque na Suíça o povo não tem memória. Você abraça um em um dia, fala mal dele no dia seguinte e está tudo bem, ninguém percebe a incoerência. A “festa da nuvem” é tanta que as pessoas não sabem mais sequer identificar quem está faltando com a ética. Virou normal, todo mundo faz. Virou socialmente aceito ser um hipócrita filho da puta. Experimente e você vai ver: ninguém vai se chocar. É até possível que você se dê bem com isso!

Não bastasse ser hipócrita, ainda é inconveniente. Brigou com meio mundo, brigas feias, baixo nível. E se acha acima do bem e do mal. Pudera, faz o que faz e não é objeto de reprovação Vejam só o nível da pessoa: brigou com Puana Liovanni e PUANA tinha razão! Como pode um ser tão escroto que faz a gente dar razão a Puana? É o mais baixo que um ser humano pode chegar! Seria algo como pagar por uma noite de sexo e levar um fora de uma puta dizendo que não vai dar para você nem pagando.

Foi assim: ele compôs uma música para Puana e disse a ela que a música foi inspirada nela (sabendo como ela é). Puana, que é uma insegura que usa de agressividade e postura defensiva para esconder toda sua fragilidade e ignorância, correu para os jornais para tirar onda e dizer que a música tinha sido feita para ela. O que Celoso fez? DESMENTIU PUBLICAMENTE UMA VERDADE. Disse que não, naaaada a ver, que não tinha feito a música para ela não, de uma forma bem babaca, dando a entender que ela era louca e megalomaníaca (verdade, porém nesse caso ela tinha razão). Puana mais uma vez usou da sua agressividade como escudo e o chamou de Banana de Pijama e começou a provar por A + B que a música de fato tinha sido feita para ela. Passado um tempo, acuado, Vaetano acabou assumindo que sim, tudo bem, até que tinha feito a música pensando nela sim, ok, você venceu. ISSO LÁ É POSTURA DE HOMEM QUE SE PREZE? NEGAR E JURAR DE PÉ JUNTO QUE NÃO FEZ UMA COISA QUE FEZ? MUITA VERGONHA ALHEIA. Aliás… ISSO É POSTURA DE HOMEM QUE SE PREZE? FAZER UMA MÚSICA INSPIRADO EM PUANA LIOVANNI? MUITA VERGONHA ALHEIA…

A necessidade de aparecer é tanta que sobrou até para o eterno monarca suíço, Vossa Magestade Çilva I. Apesar de se dizer de esquerda e ter construído toda sua carreira capitalizando o discurso comunista vitimizado ele não hesitou em soltar uma frase extremamente elitista sobre o Rei da Suíça: o chamou de analfabeto com todas as letras, complementando com um “ele não sabe falar, é cafona falando, grosseiro”. Olha só, não que a gente discorde no mérito (concordamos demais), mas o problema está na hipocrisia. Seria o mesmo que o Somir dizer que o Bill Gates é um nerd de merda porque mexe com computador ou eu dizer que dançarina do Tchan é vadia porque dança axé. Grosseiro você também, é Vaetano. E vamos combinar, não é um primor de alfabetização e cultura, né? Se quer falar isso dos outros, então não fique pagando de simples, humilde e comunista. Assuma o elitista de merda que você é, querido. Aliás, o que não te falta é coisas para ASSUMIR.

Quando recebeu críticas negativas de seus shows nos principais jornais, se comportou feito um bebê chorão dizendo que estava tudo tão mal escrito que ele sentiu vontade de alterar o texto. Ele não lida muito bem com críticas. Inseguro demais, fica nervosinho e expõe toda seu medinho de reprovação. Por exemplo, quando foi convidado para entrevistar Jick Magger e fez uma entrevista ridícula, foi criticado por Faulo Prancis, que chamou sua entrevista de submissa e amadora. Ficou nervosinho com a crítica e em uma coletiva de imprensa o chamou de desonesto e mau-caráter. Podia ter parado por aí, mas resolveu baixar o nível: “É uma bicha amarga. Essas bonecas travadas são danadinhas”. Falou a voz da experiência! Prancis riu e comentou, com muita propriedade, que Vaetano respondia a um argumento crítico com uma ofensa pessoal e que isso era típico da Suíça. Ele era um escroto, mas estava certo.

E aproveitando o gancho dele ter atacado Prancis em sua sexualidade, queria dizer que além de hipócrita ele é cínico e preconceituoso. Essa pose de liberal “é proibido proibir” é charme de rebelde, porque por dentro, é um reacionário preconceituoso da pior espécie. Após admitir que na época do Tropicalismo experimentou muitas coisas, a gente pensa até que deve ter uma cabecinha aberta. Não. Em uma entrevista para a revista Ele/Ela, ele declarou à jornalista Lucia Leme: “Não sou homossexual, não levo vida homossexual”. Quer dizer, não é homossexual PORQUE não leva uma “vida homossexual”. OK, O QUE SERIA UMA “VIDA HOMOSSEXUAL”, alguém sabe me dizer? Homossexuais são promíscuos? Foi isso que ele quis dizer? Porque pelo visto fazer sexo com outros homens não basta para ser classificado como gay, é preciso “levar uma vida gay” também. Porque se a resposta fosse “Não sou homossexual porque não faço e não quero fazer sexo com outro homem”, eu entenderia. Mas essa resposta aí… mmmm… Sei não, citando ele mesmo: “acho que ele é uma bicha amarga. Essas bonecas travadas são danadinhas!”

Alguém aqui leu o livro escrito pela mão do Zacuza? No livro de Aúcia Laraújo, conta o como Vaetano infernizou a vida de seu filho, tentando roubar o namorado dele. E como este, poderia citar outros relatos documentados de pessoas com nome e sobrenome atestando o recalque deste elemento e o quanto ele é mal resolvido. Posa de “curioso”, de “bissexual” mas no fundo é um covarde incapaz de assumir a própria homossexualidade. Prefere casar com uma sapatão barraqueira carente e feeeeia de doer. Como pode uma pessoa tão medíocre tirar tanta onda? É o único viado que eu conheço que fez o processo inverso: depois de velho resolveu ENTRAR NO ARMÁRIO. Mas é um bosta mesmo! Deve ser uma merda viver assim, sendo tão preconceituoso a ponto de ter preconceito contra ele mesmo. Covarde, mal resolvido. Acho até que de fato ele consegue SE enganar com essa história de ambiguidade, de não se classificar. Mas não engana mais ninguém. Esse papo de não ser homossexual por não levar uma vida homossexual é atestado de mal resolvido.

Para vocês terem uma noção da hipocrisia desta pessoa e do grau de tirania e de vontade de ser do contra a qualquer preço, certa vez uma repórter de um grande jornal lhe perguntou o que ele achava da Lei Rouanet. Ele meteu o pau e disse que “o negócio da música muito bem-sucedido no Brasil. Não parecia precisar de incentivos maiores do que os que já tinha”. Até aí tudo bem, apesar de ser uma opinião de uma pessoa desinformada. O pequeno detalhe é que ele tinha apresentado um projeto de captação de recursos no valor de DOIS FUCKIN´ MILHÕES através da Lei Rouanet! Percebem a inconsistência? É meter o pau por meter o pau, no piloto automático! Resquício dos anos 60 e 70, onde meter o pau em geral era cool. Rebeldão, você, hein Vaetano? Parou no tempo, continua com o padrão de comportamento de cinquenta anos atrás. Muito triste essas pessoas jurássicas que não se atualizam e acham que continuam abafando. Evolua, criatura, evolua. Para piorar a situação, quando a repórter lhe chamou a atenção para o fato de que ELE tinha usado a Lei Rouanet, sabem o que ele fez? A expulsou de seu camarim! Depois tem coragem de chamar outras pessoas de grossas…

Outra tática que ele usa, acredito que não de forma consciente, pois não tem inteligência para tal, (deve ser por tentativa e erro mesmo), é falar, falar e não dizer nada. Como o povo da Suíça é bem tosquinho e inseguro, como diria Bonner, tudohomersimpson, ao ler estas respostas onde se fala, fala e não se diz nada eles pensam “Pô, li e não entendi nada, o cara deve ser inteligentão”. Não, não. Pessoas inteligentes sabem falar simples. Discurso prolixo e rebuscado é subterfúgio daqueles sem conteúdo, justamente para mascarar esta falta de conteúdo. Mas isso dificilmente entrará na cabeça do povo suíço. O povo quer ver gente falando “bonito”. Ler uma entrevista de Vaetano é uma afronta ao meu QI. Li várias para escrever este texto e confesso que estou nauseada. Ahh… o que eu não faço por vocês…

Pensa que acabou? Não, as brigas e confusões são infinitas. Ele se desentendeu com tanta gente que não caberia aqui no meu limite de quatro páginas: Zom Té, Roel Nosa, Balexei Ueno… chegou até a meter o pau no próprio amigo Bilgerto Gil quando este era Ministro atacando-o através de uma carta aberta! Me limito às breves pinceladas que dei aqui e deixo o resto das brigas dele para uma pesquisa dos interessados no Google, ainda tenho muito a dizer. Chamar a Folha da Pão Saulo de “boba” e o Estado de Pão Saulo de burro é foda.

Sua vida pessoal é risível. Enquanto lhe convinha, ficou casado com uma mulher que era o macho da relação. Nada contra, as pessoas assumem os papéis que querem e podem (apesar de achar bem medíocre essa história de assumir papéis em relacionamentos). O fato é que a mulher cuidou de sua vida, de sua carreira, de suas finanças enquanto ele precisou. Acomodado, inoperante. Quando não precisou mais, ela foi descartada. Esse papinho de separação amigável, “terminamos de comum acordo” até convenceria não fossem os barracos que se seguiram.

Por exemplo, dela tentar entrar no flat onde ele estava hospedado e ser barrada na portaria, com ordens dele para não deixar entrar. Sabem o que ela fez? Acelerou o carro e derrubou o portão do flat, quase atropelando um funcionário. Na garagem, bateu com o carro de tanta merda que fez enquanto tentavam impedi-la de entrar. Super tranquila a separação. Pessoas super bem resolvidas. Na véspera ela já teria estado no local fazendo barraco, então, Vaetano trocou todas as fechaduras, proibiu que transferissem os telefonemas dela e proibiu sua entrada. Essa versão não é minha, é a que consta no registro de ocorrência do caso. Não aconteceu nada com ela. Também pudera, com um sobrenome desses, com esse pedigree jurídico, pode cometer crime à vontade na Suíça.

Putz… fodeu. Estou no meio da quinta página. Preciso parar por aqui ou serei cortada.

Vaetano, você é um merda, um ultrapassado que não soube se atualizar, se reinventar. Você já era ruim no começo, agora é um ruim ultrapassado. Qualquer pessoa com capacidade cognitiva e de questionamento te despreza e pode ver as incoerências no seu discurso. Você, além de burro, é preconceituoso. Porque ter a cabeça aberta não é usar drogas nem fazer putaria, não confunda as coisas. Seus filhos devem ter vergonha de você. Você deveria ter vergonha de você. Ao menos tenha a sabedoria de se identificar como um hipócrita e mantenha-se calado, para o bem da sociedade.

Para dizer que quer que eu faça uma continuação com tudo que ficou faltando falar, para me chamar de bicha amarga e boneca travada ou ainda para dizer que não se chuta cachorro musicalmente morto: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (27)

  • Caetano fez algumas músicas boas. A maioria dos artistas atuais não consegue fazer nem meia. Mas que ele já podia ter ficado na dele isso é muita verdade.

  • Gente feia ne Caetano e a veia horrorosa cabeluda bichiguenta da Betania sapatona.A progenitora deles dois cagou eles judiação ó coisinha feias kkkkkkkkkkk (GS)
    Puta mal gosto da paula lavgnia meter com o caetano credo.
    Vaetomanocu

  • Além de chato super mal educado, estava assistindo um programa uma vez quando a apresentadora pescou uma menina q estava na platéia e levou até o camarim do moço. A reação do mesmo foi nem cumprimentá-la e dar atenção somente para a repórter, a menina ficou lá em pé sem saber o q fazer, patético.

  • Sempre achei que pessoas que se comportam como Vaetano são inseguras de sua imagem… Ele realmente mereceu o apelido Banana de Pijama,posto pela chatilda e também insegura Puana.
    O talento deste ser, é realmente risível minha gente! Ele tem um álbum chamado Noites do Norte, que é um repertório excelente pra quem vai se suicidar -Dica*.

  • Sei lá porque, mas pensei logo que vocês iam fazer um Processa Eu sobre Ça Porra (até por ter a merda do Bico Chuarque lá atrás).

  • "É meter o pau por meter o pau, no piloto automático! Resquício dos anos 60 e 70, onde meter o pau em geral era cool. Rebeldão, você, hein Vaetano? Parou no tempo, continua com o padrão de comportamento de cinquenta anos atrás. Muito triste essas pessoas jurássicas que não se atualizam e acham que continuam abafando".

    Ah, Sally, coooooomo eu conheço gente assim… Principalmente os tais de "comunistas"(os "tiozões", digo) com aquele discursinho ultrapassado e bolorento "dizquerda", parecem q não percebem – ou melhor, não querem enxergar! – q o muro de Berlim já caiu, isso depois de 21 ANOS depois! E ainda tem os q acham q a juventude hj anda meio "reaça", haja…

  • Eu acho ele chato, simplesmente isso. Aliás, a tropicália foi uma cafonice, além de chata.

    Pseudo-intelectuais, hippies, pessoas chatas comuns… adoram.

  • Sabe o que eu acho?
    Que quem não tem talento arruma escândalo para subir… Vaetano é como Bitchney Sperms… rs
    Mas o melhor é que a Bitchney não fica bancando a senhora politica e nem mete o pau em nada… Mas ele precisa ficar paunocuzando, é o jeito dele se sentir -bjs…
    Tem lá as musicas dele que salvam… mas a Voz dele nem é uma super voz… Tessitura vocal? Curtissima! Técnica pra cantar? Pfff!!
    Bjos Tia Sally!! Queremos um outro Sally Surtada

  • Nos dias de hoje é dificil ser qualquer coisa. Tem tanta gente e todo mundo tão conectado num mundo extremamente globalizado que ser relevante se limita a ter mais seguidores no twitter, e mostrar o que esta fazendo, lendo ou seja la o que for, no facebook.

    Felizmente Caetano não nasceu nesta época. Mas acredito que mesmo havendo menos pessoas naquele tempo, havia o suficiente pra valorizar o destaque que ele teve.

    Ps.: Tieta eta eta, é uma merda mesmo.

  • Hugo, uma coisa não é incompatível com a outra: viver do passado não quer dizer que um povo tenha uma boa memória. As pessoas colocam um holofote nas coisas boas que fizeram e deixam cair no esquecimento as ruins.

    Ele foi rebelde em uma época onde era modinha ser rebelde. Se ele fosse adolescente nos dias de hoje provavelmente seria um emo.

  • Eu nem critico mais ninguem por hipocrisia, de tão natural à natureza humana que ela é.

    Só do cara ter participado dos festivais de 68, 67 (alias vejam a reação do publico gritando 'bis' e 'primeiro' quando ele ganhou o 4º lugar) e composto Alegria, Alegria e Sampa já merece meu respeito.

    Vc fala que ele vive de passado e alguns paragrafos abaixo vem dizer que o brasileiro não tem memoria (wat?!).

    E leãozinho tambem foi uma musica de protesto, por ele não poder falar nada, ele fez essa musica toda 'fofinha'. Ela é mediocre, mas se ouvirem com Jane Birkin cantando em dueto, terão outra opinião.

    Enfim, se for analizar a vida pessoal de cada artista (ou ver bem de perto a vida de qualquer um) ninguem se salva ou presta.

    Ouço as músicas, me basta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: