Ele disse, ela disse: Fake Photoshop Trees.

Só um retoquezinho...

O Photoshop, caso você more em Cuba e ainda não saiba, é um programa que permite a edição e o retoque de imagens. É de longe o mais avançado e por isso o padrão de toda a indústria da comunicação. Além disso, com a pirataria comendo solta na internet, é o padrão de toda a indústria de gente brega do Orkut e afins.

Virtualmente qualquer foto exibida comercialmente já passou pelos filtros e ferramentas do programa, desde fotos de modelos da Playboy até imagens jornalísticas das mais polêmicas. Somir acha o Photoshop válido, Sally (talvez por sonhar ser cubana) acha um absurdo que tantas fotos sejam alteradas para o grande público.

Tema de hoje: As fotos editadas/modificadas são nocivas para a sociedade?

Parece até que ficamos sem assunto hoje, mas essa discussão pode ficar altamente filosófica com poucas conexões de idéias. Como eu adoro torturar o leitor do desfavor com minhas “viagens”, vou começar justamente por esse ponto.

Não percebemos a realidade. Percebemos a relação de algumas partículas/energias com a matéria que nos cerca. Vamos nos concentrar na visão, já que é o sentido afetado pelas modificações do Photoshop. Nossos olhos captam fótons, as partículas que formam a luz, e nossos cérebros interpretam essa informação para formar o mundo visível. É por isso que a luz muda tanto a percepção de uma imagem.

Muitas mulheres reclamam que as capas de revista da Playboy, por exemplo, são tão modificadas no computador antes da publicação que não são mais a pessoa real. Oras, não são as mesmas mulheres que dizem preferir “meia-luz” na hora do sexo? Diminuir a intensidade da luz cria um efeito visual que esconde imperfeições e valoriza contrastes. (Sombras bem posicionadas valorizam as curvas…)

Não são as mesmas mulheres que usam maquiagem? Maquiagem interfere no reflexo da luz sobre suas peles, suavizando formas e destacando áreas de interesse da própria utilizadora da maquiagem. O Photoshop faz nas modelos de revista o que a maioria das mulheres adoraria fazer na vida real, mas não conseguem por limitações físicas. Mas as mulheres tentam, do mesmo jeito.

É absolutamente natural corrigir e modificar sua própria imagem corporal quando se sabe que vai ser visto por outras pessoas. Não é questão de “cofiar os bigodes de vilão” e querer enganar as outras pessoas, é questão de querer se mostrar da melhor forma possível. É um instinto.

O Photoshop é uma simples extensão da vaidade humana nesses casos. Se você é contra a edição de imagens para tornar pessoas mais atraentes, deveria ser contra todas as outras formas de alterar a própria imagem para agradar a visão de outros seres humanos. Direito seu ser contra a vaidade, mas vá fazer isso num acampamento com o resto da sua turma sebosa, hippie.

E não podemos esquecer que pelo próprio funcionamento da visão humana, imagens podem parecer muito diferentes de acordo com a forma que são captadas. Vou tentar manter isso o mais simples possível, mas entendam que NENHUMA forma de captura de imagem por meios mecânicos ou eletrônicos é capaz de imitar perfeitamente as imagens que seus olhos conseguem perceber. E não exatamente pelo mecanismo de captura (nossos olhos não captam mais luz que o Hubble), mas pela forma como essas imagens serão exibidas depois. O seu cérebro te mostra um mapa completo dos fótons que captou, com uma gama de cores irreprodutível em qualquer papel ou monitor existente, com uma nitidez espetacular que computa FÓTONS (menores que átomos) ao invés de pixels ou “manchas” de tinta, e com uma profundidade inexistente em qualquer forma de exibição bi-dimensional.

Explicando: Mesmo o melhor fotógrafo com o melhor equipamento não consegue imitar de verdade o que estava vendo no estúdio. Sabe quando dizem que fulano ou sincrano são fotogênicos? Ser uma pessoa fotogênica não quer dizer que sua imagem aparece do mesmo jeito que a realidade numa foto, quer dizer que a pessoa sai MELHOR numa foto do que a realidade. Idêntico à realidade é impossível. Eu, por exemplo, sou anti-fotogênico. Sempre saio pior numa foto do que sou ao vivo. Não é mágica, não é algo inexplicável… Tudo depende de como a pessoa em questão interage com a luz dirigida a ela no momento da foto. Alguns tipos de rosto sempre vão se sair melhor com luz direcionada, alguns tipos vão ganhar elementos desabonadores.

Tem quem engorde ou emagreça demais numa foto, tem quem fique com a pele feia, tem quem fique com o cabelo desarrumado… E eu nem vou entrar no mérito das proporções de pixels da imagem final, para não matá-los de vez de tédio.

Como na visão, é tudo questão de como a luz interage com a matéria. Se a foto tirada está mostrando uma versão errada da imagem, qual o problema de corrigi-la? Tem muita foto alterada por aí que está tentando ser mais HONESTA com a realidade da pessoa fotografada. Eu já fiz vários trabalhos assim: A modelo era linda no ensaio, mas as fotos teimavam em destacar alguma coisa que ninguém percebeu na “vida real”. (Infelizmente todas vestidas, já que eram fotos publicitárias…)

Vai querer o quê? Que as imagens de pessoas em meios de comunicação em massa passem a valorizar apenas o que é real? Então pode ir para um laboratório e desenvolver tecnologia que permita isso. Porque não é assim que a coisa funciona hoje em dia. Além disso, as fotos tem seus objetivos como elementos de comunicação. As fotos da Playboy (que realmente abusa) não existem para celebrar a beleza do corpo feminino médio. O objetivo da foto é mostrar uma mulher gostosa pelada para o deleite dos leitores. Quanto melhor a foto, maior o deleite do leitor. Simples.

O cérebro ENFEITA imagens quando temos algum outro elemento influindo. A mesma mulher pode parecer um pouco mais atraente antes do sexo e um pouco menos depois, por exemplo. A edição das fotos tenta imitar alguns desses efeitos especiais que nossa própria mente coloca nas imagens que vemos. O Photoshop mais incrível é o que está dentro do seu crânio.

E em fotos publicitárias, a idéia é VENDER alguma coisa. Pra quem acha que aquelas fotos de embalagens de alimentos são Photoshop, pior ainda: Aquilo lá é plástico e borracha, porque nenhuma câmera consegue captar a ilusão de beleza de um alimento que seu cérebro cria quando você está com fome. Compensar limitações de uma tecnologia e tentar passar os mesmos efeitos que nossas mentes usam todo o tempo numa fotografia não é mais nocivo para a sociedade do que murchar a barriga e estufar o peito quando uma gostosa passa na sua frente.

Se tem gente usando o Photoshop para enganar, posso argumentar que tem gente usando facas para matar. Photoshop não engana pessoas, pessoas enganam pessoas.

Para me mandar aquela sua foto bem baranga e pedir para que eu dê um jeito, para dizer que na sua comunidade hippie ninguém tem vaidade ou noções básicas de higiene, ou mesmo para reclamar que o texto ficou muito nerd: somir@desfavor.com


Photoshop é uma fraude. É uma propaganda enganosa. Acredito que seja nocivo para a sociedade se utilizado com excessos, o que de fato vem acontecendo.

Nós que ainda lembramos das fotos sem photoshop temos uma blindagem que atenua os efeitos nocivos, porque sabemos que algumas imagens são completamente modificadas e impossíveis de alcançar na vida real. Mas me preocupa a nova geração que nasceu sob os efeitos do photoshop, tentando alcançar um ideal de beleza e estética humanamente inviável, com resultado final frustrante.

Recentemente pudemos ver uma campanha da marca Ralph Lauren (Blue Label) onde se via nitidamente que o quadril da modelo era MENOR do que sua cabeça de tanto que photoshoparam a infeliz para que ela fique magra. E olha que a modelo usava uma calça tamanho 44! Ficou MEDONHO. Quando imagens como esta são expostas diariamente na mídia, em outdoors, revistas e por todos os lados, fica um pouco difícil que este ideal de beleza não entre no inconsciente coletivo.

Pessoas estão virando produtos plastificados, todos iguais. Mulheres principalmente: pele impecavelmente lisa (que no mundo real ninguém tem), cor terracota (tipo cocô de peruca), cabelos sem um fio quebrado ou ponta dupla, pele sem estrias ou celulite, etc. Imperfeições passaram a ser inaceitáveis e devem ser apagadas. Fotos são tão modificadas a ponto de pessoas aparecerem com uma perna só ou sem umbigo.

Se já é difícil para mim, que sou uma marmanja com opinião (toda errada) formada, imagino como não é para uma adolescente, querendo aceitação social, querendo ser padrão, querendo agradar. Daí crescem os casos de bulimia e anorexia e ninguém entende o porquê.

Photoshop, para mim, cai no rol de propaganda enganosa. Você vende algo que não é verdade, é literalmente enganar o consumidor. Vejamos: se eu photoshopo um hambúrguer para ele parecer maior, com outro tipo de carne, com outro tipo de pão e outro tipo de molho e estampo nas paginas de uma revista escrito “COMPRE” e você compra e constata que o sanduiche tem outro pão, outra carne e outro molho, você pode me processar. Entretanto se uma empresa de cosméticos estampa a cara de uma atriz de 50 anos sem uma única ruga, toda photoshopada, vendendo creme anti-rugas, você compra o creme e continua igual a um sharpei, tá tudo bem.

Photoshop vende mentiras. E consumidores vulneráveis compram mentiras. É uma canalhice explorar o desejo de uma menina de 14 anos gorduchinha de ser aceita no seu grupinho e poder ir a uma festinha com um vestidinho coladinho com fotos mentirosas. Pior ainda é convencê-la ao longo dos anos que aquele corpo somaliano é o padrão do que é legal.

Uma valorizada ou outra em qualquer produto é uma constante no mundo da publicidade, nem me atrevo a contestar isso. Mas todos sabemos que o photoshop vem sendo utilizado para mudar radicalmente os seres humanos. Quando vazaram as fotos da Playboy da Juliana Paes sem photoshop eu me senti mais gente ao olhar para aquela bundinha celulitosa! Existem sites só sobre isso: fulana antes e fulana depois do photoshop. As mudanças são radicais.

Mesmo para quem não é adolescente, o photoshop pode pesar. Ver atrizes que já passaram dos 50, magras, com cinturinha, sem uma ruga, pode deprimir. Alguém viu as fotos da Suzana Vieira enrolada em um pano branco para uma revista? É de lascar aquilo. Nem uma Barbie tem aquele corpo.

E para vocês verem como não é paranóia da minha cabeça, países mais “evoluídos” já se tocaram do problema e estudam soluções. O Congresso francês, por exemplo, já tem um projeto de lei que exige um aviso nos anúncios photoshopados: “Fotografia retocada para modificar a aparência física de uma pessoa”. Daí sempre vai ter um espírito sem luz que vai dizer “Mas Sally, se for assim, todos os anúncios vão ter este aviso!”. POIS QUE TENHAM.

Em outra iniciativa parecida, alguns países europeus querem proibir o photoshop em fotos de menores de 16 anos. Uma famosa revista feminina publicará uma capa com uma modelo nua e sem qualquer retoque em sua capa de fevereiro na Austrália. O mundo civilizado caminha na mesma direção: chega de enganar as pessoas com imagens mentirosas. Chega de seres humanos plastificados.

Em toda a história da humanidade o ciclo é o mesmo: alguém inventa alguma coisa que inicialmente é bacana e útil e com o tempo, o ser humano, que é uma merda sem bom senso, acaba fazendo um uso desmedido e prejudicial da invenção, obrigando outros seres humanos a criarem regras limitando a utilização da invenção. Não vai ser diferente com o photoshop.

E para quem acha que é só no campo da estética que o photoshop faz estragos, pense duas vezes. Recentemente se descobriu que o jornal iraniano “Kayhan News” utilizou photoshop para tentar convencer que havia uma multidão apoiando o presidente reeleito Mahmoud Ahmadinejad. Esta é a ponta do iceberg. Quantas mentiras mais não nos são empurradas via photoshop subliminar todo santo dia?

Se tem uma afirmação falsa escrita em letrinhas, vira um escândalo e é crime contra o consumidor. Mas se tem uma informação falsa através de imagem tá tudo bacana? Não pode ser assim. Não sou favorável a proibir o photoshop, odeio censura em todas as suas formas, apenas a não se permitir que o photoshop seja usado para vender mentiras.

Existem uma linha bem clara entre leve retoque para tornar uma imagem mais palatável e uma reconstrução completa e mentirosa de um ser humano. E mentira vendida como verdade é prejudicial.

Para dizer que não quer nem saber se é mentira ou verdade, só quer ver as mulezinha pelada photoshopada na Playboy, para dizer que resolveu dormir com o inimigo e photoshopar suas fotos do Orkut ou para me mandar parar de ser pau no cu: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (9)

  • Apenas uma coisinha:
    Aquela mulher que vcs vêem na capa da plyboy sem nenhuma estria ou celulite, com a bunda bem redondinha e uma cinturinha… NÃO EXISTEEEEE!!
    É só uma figurinha!!!!

    E os idiotas acham elas o máximo da perfeição….. tsc tsc tsc como são tolinhos!

  • Estria em demasia na bunda eu não curto, me broxa mesmo.
    Já tive um puta tesão em uma gordinha, até ela tirar a roupa… precisei pensar em outra pessoa pra gozar, só queria que aquilo terminasse logo.

    Sério mesmo.

  • cara, nada como uma estria ou uma celulite pra aumentar o tesao….

    nao sei quanto ao resto do mundo, mas eu acho legal perceber que minha namorada nao é uma supermodelo, sem nenhum defeito….

    já que sao esses pequenos defeitos que nos dao personalidade, sem eles, nao seriamos humanos, demasiado humanos….

  • O que? Que porra é essa de ser imortal? Eu não quero ser imortal e também não tenho grana nem tempo de ler revista, mas leio o Desfavor. Aí, coloquem um texto sobre isso, vai explica pra ignorante aqui! Grata

  • Baranga Master

    Eu quero lançar a campanha Photoshop pra fotos 3X4. Não tem coisa mais constrangedora do que ser obrigado a mostrar identidade com aquela cara de procura-se. Hahaha, viva o Photoshop! Eu escondo minha carteira, tenho horror, vai chegar o dia que poderemos retocar nossas fotos mais horripilantes.

  • Mano Somir, faz um texto sobre a nova matéria da revista superinteressante, onde diz que daqui 50 anos seremos imortais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: