Ele disse, ela disse: Fazendo a social.

Toca!Vivemos numa sociedade cheia de regras, muitas vezes não escritas, que regulam a convivência mais ou menos pacífica de seus membros. Uma dessas regras diz respeito à uma obrigação de se cumprimentar as pessoas ao encontrá-las depois de um certo período de tempo.

Independentemente da sua vontade real de interagir com essas pessoas. E na coluna de hoje teremos o choque entre o ponto de vista de um ser social funcional, Sally, com um costumaz ignorante da presença alheia, Somir.

Tema de hoje: É realmente importante cumprimentar socialmente?

SOMIR

Não. Cumprimentar socialmente não passa de uma macaquice tradicionalista baseada na insegurança de uma parcela da população.

Sempre achei uma babaquice essa coisa de “em Roma, faça como os romanos”, a idéia de que os costumes e manias das pessoas com as quais convive-se atualmente devam passar por cima da racionalidade e do bom-senso. Até porque é justamente assim que se transforma uma pessoa em massa de manobra: “Funcione na sua sociedade, não questione.”

Se por um acaso eu fosse inserido numa comunidade onde as pessoas cagam a céu aberto, deveria jogar fora a noção mais evoluída de higiene só para “me misturar” com esse povo? Conformidade vale mais do que evolução social?

Bom, se você acha que sim, azar o NOSSO. Por incrível que pareça, não sou eu defendendo interesses egoístas aqui, é a minha CARA que faz esse papel hoje. Eu imagino que você deve estar me pintando como um anti-social pregando pelo seu direito de ignorar preguiçosamente regras de boa convivência, mas eu pretendo te provar que bater o pé e não se render à babaquice alheia é uma atitude de interesse coletivo.

Poderia muito bem jogar meu bom-senso no lixo só para ganhar algumas vantagens pessoais, mas aceito pagar o preço social pela intransigência se isso ajudar a clarear um pouco mais as idéias de meus colegas de espécie.

Talvez você não concorde comigo, e eu me ressinto disso, mas melhorar o mundo é uma responsabilidade PESSOAL. Quanto mais pessoas se engajarem nessa causa, melhores os resultados. Mas jamais se esqueça que o problema é SEMPRE seu.

Mas chega de apelos dramáticos, vamos à parte onde eu explico o porquê de achar toda essa história de cumprimentar socialmente uma frescura e um reforço de maus traços de personalidade.

Todo mundo já teve de lidar com uma situação onde chega num lugar onde encontra MUITAS pessoas que em tese deveria cumprimentar (Eu odeio essas situações, por isso me programo para evitar todas.). E aí começa a babaquice: Sorrisos amarelos para tudo quanto é lado, decisões rápidas sobre “beijinhos” ou apertos de mão, perguntas estúpidas que não podem ser respondidas (“Tudo bem?”), mentiras deslavadas (“Prazer.”) e toda aquela frescurada ritualística que insiste em reger nossas vidas.

Que bobagem é essa de esticar a mão, segurar a de outra pessoa e balançá-la no ar uma ou mais vezes? O que isso quer dizer? Duzentos mil anos de evolução para terminar balançando mãos arbitrariamente?

Ou o terrível “beijinho”? O que diabos quer dizer encostar as bochechas e SIMULAR o som que se faria se estivesse realmente beijando? E que porra de diferença faz o NÚMERO de simulações de beijo? Eu me sinto ridículo fazendo isso.

E cada pessoa define as próprias regras para essas bobagens, o que cria situações constrangedoras e/ou irritantes. Tem o babaca que aperta sua mão com toda a força que tem, tem a vadia que espera que você se levante de onde quer que esteja para cumprimentá-la (SPOILER: Só faça isso se você for GOSTOSA!), tem o chato que acha que está dançando com você e insere o “mão na cintura” na equação… Convenhamos que um ritual “obrigatório” sem padrão nenhum é mais um incômodo do que uma solução.

E não estou dizendo que é para chegar e ficar de cara fechada, um “oi coletivo” demonstrando bom humor é mais do que suficiente para indicar suas intenções de interação social pacífica. Mas não… Pessoas “boas” mesmo tem que ficar peregrinando por todo o ambiente fazendo gestos sem sentido para serem bem vistas.

E tudo isso para quê? Para evitar que uma MINORIA de babacas não se ofenda por ter sua incrível, maravilhosa e imaginária importância reconhecida. Todo esse esforço existe apenas para agradar a PIOR parte das pessoas com as quais você convive. Se isso não é nivelar por baixo, eu não sei mais o que é…

Responda-me com sinceridade: Você precisa que todas as pessoas que te cercam fiquem parando tudo o que estão fazendo apenas te notar?

Se respondeu que sim, parabéns: Você é um(a) babaca e atrapalha a vida de quem não é!

Eu me acho tão interessante que não preciso que outras pessoas se forcem a prestar atenção em mim. Tenho certeza que acontece naturalmente SE for o caso. E além disso, não é realista achar que pode manter interações de algum valor com TODO MUNDO que você conhece por aí. Vamos concordar que precisa bem mais do que pertencer à mesma espécie para se criar alguma relação proveitosa.

Não é só porque “todo mundo faz” que está certo. Aliás, costuma ser pré-requisito das maiores cretinices da humanidade. Carência e insegurança são duas características que só fazem mal para uma população, qualquer atitude que premie os detentores delas é uma forma de piorar a vida de todo mundo. E FODA-SE que uma pessoa tente me prejudicar futuramente por não ter sido cumprimentada: Gente irracional e dramática não dura muito em posições de poder justamente por ser facilmente manipulável. Tenho certeza que a minha retaliação vai ser mais dolorida.

Entre medo de não fazer parte da conformidade e o prazer de não reforçar um comportamento de gente atrasada, prefiro mil vezes fazer parte da evolução humana.

Para me cumprimentar por ter falado o que você sempre pensou, para ficar de mal por eu ter desvalorizado seus sentimentos ridículos, ou mesmo para dizer que duvida que alguém sequer tenha vontade de cumprimentar um chato como eu: somir@desfavor.com

SALLY

Qual é a importância de cumprimentar socialmente, ainda que sejam pessoas que você não tolera? Eu acho uma bosta ter que falar com pessoas que eu não suporto, que não tenho intimidade ou que no momento não tenho vontade, mas também acho que cumprimentar, infelizmente, é de extrema importância. Sim, pessoas ligam muito para essas convenções sociais e quem não as segue passa por escroto e mal educado, não importa quão forte seja sua motivação para virar a cara para aquela pessoa em questão. Por isso eu me curvo à obrigação social e cumprimento TODO MUNDO, ainda que eu deteste, odeio e despreze profundamente a pessoa. Ainda que seja uma pessoa bacana mas que no dia eu não esteja com vontade de falar com ninguém. Sim, cumprimentar e fazer um mini-social é importante, por mais que eu odeie isso.

Durante meus muitos anos de miopia ganhei esporro e antipatia de pessoas que não cumprimentei simplesmente por não reconhecer. “Você, hein? Passou por mim e nem falou comigo!”. Isso quando a pessoa se dava ao trabalho de expressar sua putez, porque muitas vezes apenas amarrava a cara para mim e nem sequer explicava a razão da mágoa. No incício deste ano fiz uma cirurgia corretiva e tive o prazer de jogar meus óculos pela janela, o que me permite reconhecer outros seres humanos se eles estiverem a mais de um braço de distância. Acreditem, com isso minha vida social melhorou muito. Nunca mais vi ninguém ofendido comigo. Boba eu que pensava que as pessoas se emputeciam com as escrotidões que eu fazia contra elas. O que magoava mesmo era o não cumprimentar!

As pessoas se acham super importantes. Levam tudo para o pessoal. Se você não cumprimenta, não dá um mínimo de atenção, a última coisa que vai passar pela cabecinha egoísta e auto-centrada destas pessoas é que você está morrendo de pressa, não está em um bom dia ou está super gripado e não quer passar seus germes a terceiros. Jamais. Tudo tem a ver com ELAS. É sempre sobre ELAS. Você não cumprimentou porque tem INVEJA DELAS, porque está querendo competir com ELAS ou porque se acha melhor do que ELAS. Universo Umbigo. Daí as pessoas ficam putas, magoadas e se sentem suuuuper injustiçadas. Porque não, você não tem o direito de não falar com alguém se não estiver com vontade. Se você é legal, você tem que falar mesmo sem vontade, para não arranhar o ego alheio.

O correto seria bater o pé e dizer “não tô com vontade, não vou falar”. Mas infelizmente vivemos em sociedade e mundo dá voltas. Nunca é bom criar inimizades e mágoas. Portanto, na minha humilde (e otária) opinião, a relação custo benefício de falar com alguém mesmo sem estar com muita vontade de fazê-lo compensa. Não que isto seja o correto a se fazer, o correto seria poder cagar na cabeça dos outros – ao menos assim saberiamos que só fala com a gente quem tem realmente vontade – mas sim porque as pessoas são um bando de filhos da puta vaidoso, inseguros, egoístas e vingativos. Pode sacanear à vontade, pode foder com a vida da pessoa, mas se der um bom dia e perguntar como foi o final de semana, no final das contas você é super gente boa. Nojento, porém verdadeiro. Mais: admiro o Somir por defender o contrário. Queria eu conseguir ligar o “foda-se” e cagar e andar para sair magoando geral – e ainda rir disso.

Se você é do tipo Teletubbie Feliz que acha que não custa nada cumprimentar os outros, parabéns. Você nem deve estar entendendo o porquê desta discussão. Mas para pessoas como Somir e eu, cumprimentar pessoas diariamente é sacal. Dar “bom dia” para estranhos em um elevador, perguntar a um colega de trabalho que você nem sabe o nome como foi o final de semana, perguntar para pessoas que você não tem intimidade como estão seus (insuportáveis e horrendos) filhos ou ainda perguntar como vai a família para o vizinho são esforços que nós fazemos. SIM, ESFORÇOS. UM SACO, UMA MERDA, UM PAU NO CU.

Sabe porque? Porque nós não compreendemos como essa hipocrisia social pode ser tão valorizada. Nós detestamos aparência, joguinhos sociais e essa máscara de boa pessoa que cada um de nós tem que vestir ao sair de casa. Anota aí: O SER HUMANO É UMA MERDA, que se traveste de bonzinho quando lhe convém. Porém, mais cedo ou mais tarde seu lado MERDA vem à tona. Caguei se a pessoa sorriu, me deu bom dia e quis saber como foi meu final de semana. Essa mesma pessoa vai me foder assim que puder ou assim que precisar. Eu penso assim (pessimista mode on). Mas, por mais filha da puta que a pessoa seja, por mais merda que ela tenha feito comigo, se eu não cumprimentar, acaba que EU saio como a maior filha da puta da história. É isso aí. A pessoa pode ter entrado na sua casa, batido na sua mãe e chutado o seu cachorro, se você passa reto por ela e vira a cara em algum evento, as pessoas nunca vão penar “nossa, algum motivo ela deve ter para estar virando a cara assim de forma ostensiva!”. NÃO. As pessoas são imbecilóides, sentimentalóides e retardadas, as pessoas pensam “Nossa! Precisa virar a cara assim para alguém! Que infantil! que mal educada! Tem necessidade disso? Tsc tsc tsc…”. Juro que um dia desses vou deixar meu curriculum em uma tribo qualquer de Bonobos para ver se eles me aceitam, não aguento mais conviver com gente. Gente é um saco.

Então, meu argumento de hoje é SIM, temos que cumprimentar socialmente, não importa o quão sem vontade a gente esteja, o quão de mau humor ou o quão merda, bosta, canalha ou filha da puta a pessoa seja, porque se não, nós saímos como vilões e quem vê de fora cria uma péssima impressão nossa que pode acabar por nos prejudicar. O mundo dá voltas e a gente nunca sabe QUEM está nos vendo. É um saco, é uma merda mas temos que fazer esse esforço, pensando no nosso bem estar e até mesmo nas nossas finanças. Sim, pessoas tidas como escrotas e anti-sociais tem mais dificuldade para serem promovidas, enquanto que pessoas com cérebro do tamanho de um caroço de uva porém imbecilmente alegres, que ficam rindo para todo mundo feito uma hiena tem mais chances de conquistar um melhor salário. Sim, sim. É isso aí, dinheiro compra a minha simpatia. Manda um “joinha” para seu desafeto, acompanhado de um “E aí??? Tudo certinho?”, depois vira as costas, manda um palavrão mental e joga um dardo bem no olho da foto da pessoa que está colada atrás da sua porta. Foda-se, no final do mês sua conta vai estar cheia de dinheiro. É isso aí, minha gente, Prostituição Profissional. Nem sempre eu consigo colocar isso em prática (mentira, quase nunca), mas tenho a consciência que é o melhor a fazer. Se pudesse, faria full time.

Não adianta querer ser sincero e autêntico nesse mundinho de merda que a gente vive. Esse mundinho que só premia a hipocrisia. Todo mundo faz merda a rodo, faz coisas incorretas e até mesmo comete crimes, mas aqueles que seguem as regras de hipocrisia social são socialmente absolvidos. Entre no jogo você também, porque é burrice querer dar murro em ponta de faca. Só me fodo por ser sincera, podem acreditar. Não cumprimentar as pessoas e não fazer aquele “social” falso e desagradável custa caro demais, prejudica não só a você, como a toda sua família, pois te excluí de boas oportunidades. É isso ou os Bonobos.

Para dizer que vai se juntar a mim e morar com Bonobos, mas só porque leu no texto da semana passada que eles fazem suruba abertamente, para me dar bom dia, perguntar como foi meu final de semana e me mostrar fotos dos seus filhos e para me chamar de azeda pela milésima vez: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (5)

  • aperto de mão é horrivel
    e tem várias modalidades
    uns muito fortes, uns com mão molhada, mão suada, tem gente que tem a mão fria e meio úmida, como pele de sapo.
    e os aperto de mão mole ou de mão retinha que não quer encostar.
    tudo péssimo

  • vocês são uns revoltados mesmo, hhahaha, dei umas boas risadas :D

    detesto os beijinhos em pessoas que não são próximas a mim e abomino dar a mão, principalmente se for homem, argh, geralmente nunca lavam a mão depois de ir ao banheiro.

    os outros cumprimentos eu acho normal, é só ser educado, polido, sem muita aproximação, pois concordo com a Sally quanto ao fato de evitar alguns desgastes de pessoas "universo umbigo".

    uma coisa que ajuda é criar uma fama de pessoa meio excêntrica, complicada e serve mesmo algumas característica de ter TOC, todos evitam mexer com louco e doente.

    no meu trabalho todo mundo já sabe que não gosto de contato físico, eles acham que mexe com meus "nervos", hahhaah
    até cliente já foi avisado sobre o assunto.

    cada um com sua estratégia :)

  • Monjh - Senhor dos Muitos Nomes

    Ainda estou tentando entender porque a Sally quer trabalhar para macacos viciados em sexo.

  • Ô, cara! Se vc vai a um lugar e conhece a pessoa deve cumprimentar, sim! Que porra é essa de chegar e ignorar os demais? Falta de educaçáo e respeito, além do mais quento mais pessoas a gente conhece, mais informação e cooperação a gente tem. Vc não vive isolado no polo norte, vive em contato com pessoas. Parece que tá se achando hohoho, pouco importa se é beijinho ou balancinho de mão, uai!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: