Ele disse, ela disse: Fidelidade na arquibancada.

Aha, Uhu, o estádio é... erm...Não, não estamos falando de escapadas conjugais no estádio, Sally e Somir tem visões diferenciadas quando o assunto é apoiar seu time de futebol nas horas em que tudo parece estar desabando…

Tema de hoje: Torcedor deve ir ao campo quando o time está jogando mal?

SOMIR

Deve sim. Algum engraçadinho vai apontar que por eu ser corintiano não é como se eu tivesse escolha… Nem reclamo porque a piada é boa. Aliás, começa aqui uma das maiores diferenças entre um torcedor honesto (na vitória e na derrota) e um oportunista (só na vitória).

O torcedor honesto escolhe o time com o qual tem maior afinidade, o torcedor oportunista escolhe o time que supostamente lhe dará uma vantagem sobre outras pessoas. Vantagem vazia, é bom frisar. Usar futebol para se sentir superior a outras pessoas é de uma pobreza de espírito ímpar. Torcida tem seu papel, claro, mas não é a torcida que joga e resolve as coisas no final das contas. Para ser mais claro: O torcedor oportunista goza com o pau alheio.

Fale mal do time de um torcedor honesto e ele vai defender sua escolha. Fale mal do time de um torcedor oportunista e ele vai SE defender.

Um dos motivos mais importantes para um torcedor ir ao estádio acompanhar o time não é gritar palavras de ordem e “despertar a raça” do jogador. Não sejamos ingênuos, neguinho não vai descobrir super-talentos futebolísticos só porque a torcida está berrando a plenos pulmões. O torcedor serve para “fiscalizar” e demonstrar a relevância do clube. A presença do torcedor reafirma para todos que aquele time está vivo, que tem história e valor. É isso que anima patrocinadores, comissão técnica e jogadores: Relevância.

Relevância que se prova muito mais nos momentos ruins do que nos bons. O São Caetano já foi a sensação do Brasil, lembram-se? Todo mundo comentava, os jogadores eram badalados… Mas não tinha torcida de verdade. Foi só começar a draga que o clube sumiu do mesmo jeito que apareceu. Ter torcida só na vitória significa pouco, ou mesmo nada no quadro geral.

Torcedor oportunista não é torcedor de verdade. Ele não torna a instituição mais valiosa. Quem quer REALMENTE o bem do time não o abandona. O Corinthians passou 23 anos sem ganhar nem par ou ímpar, mas a torcida ficou ao seu lado, mandando um grande FODA-SE para todo mundo que tirava sarro (e se achava superior) por causa disso. O time saiu mais forte desse momento ruim. Se em algum momento dessa fase terrível a torcida tivesse abandonado o barco, adeus time. Ajudaram fazendo o que torcedor tem que fazer.

E se você é do tipo que se rebela contra os jogadores do seu time, acorde para o século XXI: Eles são profissionais. Acreditar num jogador de futebol fazendo juras de amor à um clube é a mesma coisa que acreditar numa prostituta dizendo que com você é especial.

Os caras que realmente jogavam pela camisa já se aposentaram há décadas. (E não, aquele perna-de-pau amado pela sua torcida não conta, ele joga por dinheiro também…) Se o cidadão tem exposição na mídia e possibilidade de ganhar mais dinheiro com uma transferência, ele joga motivado. Se não, foda-se o time e a torcida. Alguém vai contratá-lo e pagar uma nota preta de qualquer jeito…

Que espécie de protesto é esse que DESMOTIVA ainda mais os jogadores? Se era o objetivo fazer sua parte para atrapalhar o time, deveria estar feliz com a fase ruim.

O que as torcidas honestas desse país tem em comum é a capacidade de apoiar um time de craques e um time de pernas-de-pau com a mesma força. Afinal, a não ser que você seja uma Maria-Chuteira, você torce pelo time, não pelo indivíduo.

O time é muito maior do que uma fase ruim. Quem você apóia? O jogador Genérico da Silva, que só quer ir jogar na Europa? Os jogadores são EMPREGADOS, essa coisa de “astros do futebol” é invenção da mídia (rende muito dinheiro). Empregados vem e vão. O clube sempre merece apoio, os empregados dele, só quando merecem.

Ir ao estádio e apoiar o time até mesmo numa crise horrível é o que pode evitar que essa “Geração Neymar” cresça achando que só torcem pelo time por que eles jogam nele. É bom lotar as arquibancadas e passar a mensagem clara que se apóia o time independentemente dos jogadores em campo no momento. É um lembrete sobre a importância do clube.

Importância que os torcedores oportunistas decidem na base da opinião alheia: Vê se eles não SE DERRETEM por qualquer bandido que promete vantagens injustas para seu time? (Eu tenho mais vergonha do dia do “O Kia é da Fiel!” do que do rebaixamento… Juro.) Quando o time está ganhando, pode aprontar o que quiser, basta perder alguns jogos e todo o senso de justiça, ética e moral volta com força total.

Se apóia o time vitorioso no dia-a-dia em meio às constantes falcatruas e ingerências que assolam nosso futebol profissional, qual o problema de apoiar o time em dificuldade? Não é menos conivência! Lembrem-se que times em crise estão muito mais propensos a contratar safados disfarçados de salvadores da pátria. Abandonar o time e tirar sua renda vai jogá-lo de presente nas mãos de gente ainda pior que os incompetentes tradicionais.

Consistência! Eu não escolhi um time só para pegar carona nas vitórias de um bando de marmanjos que vão jogar para quem pagar mais…

Para dizer que eu continuo com papinho derrotista, para fazer algum comentário raivoso sobre futebol (eu acho muito engraçado), ou mesmo para mentir que a torcida do seu time é especial e única: somir@desfavor.com

SALLY

É coerente que se exija do torcedor que ele vá ao estádio apoiar seu time quando este está jogando mal? O assunto não poderia ser mais pertinente. Não vou assistir um jogo faz tempo. Pra que? Para ver o Flamengo dando vexame? Não, obrigada, tenho mais o que fazer com o meu dinheiro.

Talvez seu time seja baratinho, como é o caso do Botafogo, por exemplo, que vende ingresso por três reais ou até mesmo troca ingressos por 1kg de alimentos não perecíveis, mas o meu cobra em torno de R$40,00 (na arquibancada, ok?) para o torcedor. E é um time conhecido por ter uma torcida de baixa renda. Vocês acham justo cobrar que um trabalhador que ganha um (ou poucos) salário mínimo dê 10% do que ganha para ver um bando de Zé Ruela que ganham cem vezes mais protagonizar um vexame em campo?

Vocês acham justo trabalhar a semana toda e no único dia de descanso, domingo, largar a família em casa, pegar um transporte público lotado no maior calor, tomar sol na moleira, sentar no concreto fedendo a mijo para no final das contas ver seu time jogar mal pela milésima vez no ano?

Dá um tempo! Se o time está jogando de forma vergonhosa eu acho que o torcedor não tem a menor obrigação de ir ao estádio! Uma coisa que eu sempre critiquei no Somir era ele se deslocar para ver jogo do Corinthians depois que caiu para a segunda divisão. Se meu time cair para a segunda divisão, NUNCA que eu vou pagar para vê-lo jogar! Ora, até casamento tem que ter uma troca, se não as pessoas cansam e vão embora, porque seria diferente com um time de futebol?

Uma coisa é uma fase ruim, rápida e passageira. Tudo bem, dá para segurar, não se pula fora por qualquer merdinha. Mas quando falamos em uma crise que poderia ser evitada, com jogadores irresponsáveis, acima do peso, que promovem orgias e bebedeiras, me parece coisa de OTÁRIO ficar perdendo tempo e dinheiro para ver estes panacas em campo. Evidente que um jogador gordo e de ressaca não vai jogar bem. Desrespeito com o torcedor se paga com arquibancada vazia.

Madame usa o argumento de que tem que ir porque “é quando o time mais precisa”. Ora, nestas ocasiões é quando “o time mais precisa” de empenho e disciplina e nem por isso os jogadores deixam de ir a boates encher os cornos e faltar treinos. Só nós, torcedores, é que temos que fazer a nossa parte? Negativo. Eu faço a minha quando eles, que são pagos para isso, fizerem a deles!

Voltando ao Flamengo, todo mundo sabe que ele só dá vexame desde o começo do ano. São meses de vexame. Vexame dentro e fora de campo, vide o que fizeram com o Zico. Eu vou apoiar isso indo a um estádio? Se eu comprar um ingresso estarei dizendo para a Diretoria corrupta “Tá tudo bem, podem continuar fazendo”. É mais ou menos o mesmo que apanhar do marido e continuar com ele. Me recuso, se querem o torcedor no estádio dando dinheiro para seus cofres, tem que fazer valer!

As pessoas esquecem que ser jogador de futebol, bem ou mal, é uma “profissão”. Não é um favor, não é um lazer. Eles são pagos (e muito bem pagos) para isso. Mas não querem sofrer nenhuma conseqüência se não jogarem bem. Nunca vi isso na vida. Se eu perdesse o numero de causas correspondentes a gol que o Val Baiano perdeu, eu já tinha sido demitida faz tempo! Futebol não é só resultado, mas puta merda, tem que ter algum resultado!

Mas jogador não suporta um pingo de pressão. Eles se sentem estressados. Vão se foderem! Qualquer pessoa que trabalha tem pressão por resultado, é inerente! (e geralmente a pressão é muito maior do que a de fazer um gol). Coisa mais bicha ficar choramingando porque está sendo cobrado! Pior ainda é creditar um eventual fracasso à cobrança da torcida ou ao esvaziamento do estádio. Sinceramente? Eu acho que o time que perdesse deveria devolver o dinheiro do ingresso a seus torcedores, só assim para esses filhos da puta se esforçarem! Quero ver se neguinho não corre adoidado sabendo que se perder não entra um centavo para o clube!

Time não é filho, para a gente apoiar incondicionalmente. Time não é pai, mãe ou marido. Time e torcedor tem uma relação de troca. A partir do momento em que você PAGA (e torcedor do Flamengo paga caro!) tem o direito de exigir uma contraprestação. Se querem falar em fazer tudo por amor à camisa sem cobrar nada, eles que comecem dando o exemplo e joguem de graça, sem receber salário! Ou então liberem a entrada de graça para o torcedor!

Eu não consigo pagar e não cobrar. Eu não suporto ver gente fazendo corpo mole. Me falta tempo, tenho uma semana cheia, se eu abrir mão de fazer algumas coisas no meu domingo para ir a um estádio, tem que valer a pena. O time pode não ganhar, mas tem que se esforçar, tem que apresentar futebol, mesmo que perca de 4. Não consigo ter esse pensamento romântico de apoiar o time com meu dinheiro e minha presença quando eles não estão jogando nada. Me sinto otária se agir assim.

Amor não é incondicional, amor demanda reciprocidade. Não seria diferente no futebol.

Para dizer que você ama mais seu time do que sua esposa, para dizer que mal pode esperar para ver o Flamengo cair e para dizer que o Somir mais uma vez se mostrou o mais romântico dos dois: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (6)

  • "Os caras que realmente jogavam pela camisa já se aposentaram há décadas".

    Ainda há o Marcos e o Rogério Ceni, mas já estão prestes a se aposentar.

    Fica a sugestão de fazer 'um não-processa eu' com o Marcos, por conta de ser uma pessoa íntegra, original e um tanto sincericida.

    Suellen

  • Torcer para um time de futebol é comprar uma porrada de inimizades de graça, sem qualquer bônus em troca. Dispenso!

  • :P

    Se vc gossta de futebol, acaba escolhendo um time e torce pra ele. O título era se o torcedor "DEVE" ir ao estádio e pra variar cada um abordou do jeito que lhe convinha. Tem que apoiar, mas n é obrigado (Especialmente qdo n tá no clima pra ir, qdo n tem grana pra ir, e/ou qdo n quer ver o jogo, independente de como foi o jogo anterior). Somir falou o primeiro, Sally falou o segundo.

    E Somir, só por vc ser Corinthiano vc ganhou um monte de pontos comigo aqui. =b

  • Não deixo de torcer quando o meu time está em má fase, mas também não vou a estádio e nem ando por aí falando em futebol quando o time faz vergonha. Como sou corintiana, a má fase não tem fim nunca, né?
    Agora, a torcida do São Paulo é que é muito poser. Depois que o time começou a dominar o cenário nacional, um monte de gente virou torcedor do São Paulo desde criancinha. Mas, honestamente, a torcida verdadeira, fiel (hehe) do São Paulo não enche nem uma Kombi.

  • O mais manêro de ser mulherzinha é que não tem tanta pressão pra torcer pra time, a gente pode torcer pelo que tem um cara com perna mais bonita e tals…
    Eu sou tipo minha tia avó, que não sabia xongas de futebol e quando perguntavam pra ela qual seu time, ela primeiro perguntava quem foi o campeão estadual, daí ela dizia que era esse!
    Acho uma babaqueira escolher um time pra torcer, a não ser que a pessoa frequente o clube e que tenha algo de prático pra ela. Meu condomínio tem um clube que é meio sei lá com o Vasco e então frequento de graça, por isso sou vascaína.
    Me amarrei no Botafogo, fazer doação de alimentos. Tô numa vibe alvinegra agora :p

  • Sally, eu sei que este não é o lugar exato para se perguntar isso, mas por e-mail é impossível.
    To fazendo academia já faz uns 5, 6 meses e não ganho massa de jeito nenhum … já fui até em nutricionista. Qual ou quais suplementos devo tomar ??
    ps : não me preocupo com o quanto gastar, desde que se obtenha resultado.
    ps 2:meus pais também eram magros na juventude, agora são "fortinhos". Seria essa genética uma barreira intransponível até mesmo com suplementos ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: