Desfavor do Ano: Mentira!

Sério?2010: O ano em que fomos enganados.

SOMIR

Olhando para o ano passado como um todo não tivemos dúvidas: As mentiras descaradas contadas para o grande público foram as grandes estrelas. E isso no mundo todo.

O ano já começou com uma grande mentira: O suposto apoio mundial prometido ao Haiti após o terremoto se tornou mais um festival de gente querendo aparecer e poucos resultados práticos. “Bom, pessoal, já fizemos um show com várias celebridades… isso deve dar conta!”. O Brasil, líder da missão da ONU no país, deixou murchar a samambaia caribenha que havia recebido da comunidade internacional. E a nossa política internacional não se resumiu só a fingir que cuidava do Haiti…

Fingimos independência apoiando uma porcaria de uma TEOCRACIA só porque latino pobre acha bacana ser anti-americano. A diplomacia brasileira foi enganada descaradamente pelos iranianos, que continuaram fazendo o que bem entendiam enquanto Voça Çenhoria ganhava tempo para eles. A desculpa era a preocupação humanitária em busca da paz. Preocupação mentirosa, já que assim que o caso da iraniana ameaçada de apedrejamento veio à tona, a primeira declaração do pinguço tratou o assunto como frescura.

Uma nova tentativa de paz entre israelenses e palestinos também não passou de conversa para boi dormir. Os judeus não abrem (a) mão do território, os palestinos não aceitam muito papo. Ativistas estúpidos provocaram as tropas israelenses e… supresa… levaram no rabo. O mundo preferiu ver tudo como um festival de vitimização eximindo de culpa os tripulantes dos barcos atacados. Irsael prometeu aliviar o bloqueio aos habitantes de Gaza. Prometeu, mas estava com os dedos cruzados quando disse.

E já que estamos falando de muçulmanos e mentiras, a retirada das tropas americanas do Iraque vai mal, obrigado. A vontade de sair de lá só vai ser grande o suficiente quando os lucrativos contratos das empresas amigas do governo ianque chegarem ao fim. O monte de merda que a Wikileaks soltou no ventilador parece não ter influenciado muito. Obama obviamente prometeu mais do que poderia cumprir. O sistema de saúde público “revolucionário” por lá consegue ser ainda menos inclusivo que a porra do SUS! Enquanto isso, a oposição americana mente que não tem a maior parcela de culpa na crise econômica e vai ganhando popularidade.

Enquanto isso, no país da mentira (nem nisso conseguimos ser os melhores), a Coréia do Norte, o presidente figurinha Kim Jong-Il tenta disfarçar que está com os dois pés na cova com a ameaça mentirosa que vai recomeçar a guerra com seus vizinhos do sul.

Saindo da árida cena tecnológica norte-coreana, nos deparamos com um mundo cada vez mais entulhado de produtos e serviços mentirosos baseados em modinhas passageiras. O falsamente revolucionário iPad entrou para a lista das porcarias caríssimas da Apple que vendem mais do que água. Na internet tivemos a explosão do Twitter e do Facebook, consolidando a mentira que é a inclusão digital: As pessoas querem fazer as mesmas merdas de sempre com uma embalagem diferente.

Enquanto os brasileiros mandavam o Galvão Bueno calar a boca e mentiam para os gringos (numa das raras vezes que eu me orgulhei dos brasileiros na internet), a seleção crente brasileira se ajoelhava em campos sul-africanos. Nem reza braba daria conta de um grupo de jogadores medianos capitaneados por um técnico com EVIDENTE atraso intelectual. A mentira de que a seleção não foi convocada com base na crença religiosa dos jogadores custou caro.

A falsa torcedora Larissa Riquelme foi mais interessante que todos os jogos. O falso técnico Maradona rivalizou com Paul, o falso patriota de oito tentáculos, o posto de figurinha da Copa. Sem contar que o mundo teve que aguentar aquelas porras de vuvuzelas porque a mentirinha social de respeitar as diferenças pesou mais do que o bom-senso.

Nos nossos campos, o Clube de Regatas Comando Vermelho expôs a mentira que era o Primeiro Comando do Corinthians com seu obeso e inepto centro-avante. A praga da torcida alvinegra foi tão severa que a dupla de ataque do time rival teve que mentir que queria voltar para a Europa para não ir para a cadeia. O goleiro não teve a mesma sorte: Se não bastasse uma história inconsistente com requintes de crueldade e um corpo imaginário, ainda contratou um advogado de mentira.

E se o campeonato brasileiro foi marcado por marmeladas por todos os lados, a Fórmula 1 não ficou para trás: Felipe “Rubinho” Massa recebeu ordens para deixar seu companheiro passar e cimentou seu lugar no panteão dos losers nacionais na categoria.

Seguindo o caminhos das moscas mortas, como ignorar o festival de mentiras que ocorreu nas eleições? Numa escolha pra lá de mentirosa entre dois candidatos que disputavam o título de menor carisma da história, venceu aquela que mais parecia com o Lula. (Entendam como quiserem…)

O brasileiro, hipócrita como sempre, resolveu virar muito religioso da noite para o dia assim que o assunto do aborto entrou em voga na discussão política. Os candidatos vestiram a camisa e disseram tudo quanto era bobagem para acalmar a falsa indignação do poder religioso paralelo.

Nem mesmo a mentira deslavada de Serra, fingindo contusão depois de um terrível ataque de uma bolinha plástica, conseguiu reverter os resultados.

A grande pataquada foi a falsa popularidade da eco-chata-evangélica Marina Silva. Por completa falta de opção, ela foi alçada ao posto de fiel da balança nas eleições, mas preferiu omitir o verdadeiro motivo pelo qual amarelou na escolha de um candidato para apoiar.

Motivações políticas que foram decisivas no tocante e golpista processo de retomada do Estado de algumas favelas cariocas. Dizer que enfiar um tanque de guerra numa favela é sinal de controle é uma mentira deslavada. A mídia fez questão de validar a mentira.

Mas quem se importa? Nunca neste país… blá blá blá.

Para dizer que também é uma mentira vender esta coluna como conteúdo novo, para reclamar que esquecemos de algum assunto importantíssimo dentre os milhares possíveis, ou mesmo para dizer que adorou o texto e que eu escrevo muito bem: somir@desfavor.com

SALLY

O ano de 2010 acabou, então, em vez de fazer um Desfavor da Semana, decidimos fazer um Desfavor do Ano. Difícil, a concorrência foi grande. No ano passado elegemos a TV brasileira como grande desfavor do ano (diga-se de passagem, ela merecia ser bi), mas neste ano optamos por premiar todas as fraudes e mentiras que nos epurraram goela abaixo em 2010. Não sei o que é mais desfavor: terem mentido descaradamente ou que a maior parte das pessoas tenha acreditado…

Este ano foi o ano da farsa, da fraude, da enganação. Por isso, o desfavor do ano não poderia ser outro. Mas estas farsas se ramificaram pelas mais diversas áreas: política, entretenimento, economia, segurança pública e até mesmo futebol. Vou tentar dedicar um parágrafo a cada uma das principais farsas do ano, mas, graças ao limite babaca de duas páginas, vai faltar muita coisa.

Não tem como não falar da grande farsa que foram estas eleições presidenciais. Candidata que sempre se declarou contra o aborto peidando pra dentro e se dizendo contrária, candidata que se diz ecológica, pacífica e de Deus dizendo no Twitter que não lamenta a morte de um vencedor do Prêmio Nobel porque ele não era de Deus, candidato tomando bolinha de papel na cabeça e correndo para o hospital. Muita vergonha alheia, tanto dos palhaços que protagonizaram este vexame quanto dos palhaços que acreditaram nestas mentiras. Por falar em palhaço… não foram apenas as eleições presidenciais que nos trouxeram farsas e mentiras. Vimos outros candidatos dando vexame, como por exemplo, apresentando programinha de TV pregando histeria punitiva e morte a criminosos e depois frequentando a casa de bandidos e estes frequentando a sua casa. Também vimos candidato analfabeto alegando que tinha um problema na mão que o impedia de segurar a caneta para se safar de um ditado, em que pese existirem vários vídeos dele dando autógrafos segurando a caneta numa boa.

E no futebol? Ano de Copa do Mundo, temos muito o que falar. Para começo de conversa, o Técnico da Seleção Brasileira foi uma fraude em todos os sentidos. Tentava aparentar confiança e segurança, mas fazia treinos a portas fechadas, contrariano normas da própria FIFA e xingava jornalistas em entrevistas coletivas de forma mascarada. E o jogador que deveria ser o herói do bem nessa Copa do Mundo se mostrou um mentiroso ganaciosos escroto. Agrediu verbalmente um jornalista que lhe perguntou em uma coletiva sobre a exitência de uma lesão, dizendo que estava sendo perseguido em função da sua religião e que esta lesão não existia, atribuindo a perseguição ao pai do jornalista. Detalhe: a lesão existia SIM. Ai ai ai ui ui. Que feeeeeioooo. Poucas semanas depois a lesão gravíssima, a ponto de ser capaz de encerrar a carreira do jogador, foi confirmada por médicos. Mas ele não queria perder seus patrocinadores, não queria perder a Copa, não queria perder um centavo (para depois doar para a Renascer, né?), então mentiu descaradamente. Como alguém que tem bolas no meio das pernas vai a público afirmar diversas vezes que uma lesão não existe quando ela existe? Deus não deve estar feliz. O mais legal é que o povo não ficou puto não! Vai um advogado fazer uma porra dessas! Na hora escuta que todo advogado é fdp mesmo. O assunto morreu e o Mentiroso de Cristo, que jogou mal porque estava lesionado e arrastou a Seleção para o fracasso, ficou impune na opinião pública.

Também tivemos as farsas superficiais do mundo do entretenimento. Gianecchini negando que seja gay enquanto seu empresário lhe mete processo comprovando que ambos foram namorados por muito tempo. Gianecchini negando que seja gay enquanto seu novo namorado compra relógio carérrimo para ele e manda gravar o nome dos dois no relógio em famosa loja do Rio de Janeiro. Gianecchini negando que seja gay e fazendo comercial que debocha da sua sexualidade com trocadilho de mau gosto. E nem vou começar a falar de Luan Santana, que cada vez que é perguntado se é gay solta uma pérola pior do que a outra. É um tal de atores negando que estejam juntos e semanas depois se confirma que estão, é um tal de atores negando que estejam planejando se casar e na mesma semana se casam… Porque simplesmente não ficam calados?

Gente, teve também a fraude mais tosca do ano. O impagável ET Bilu, fazendo o repórter Cristiano se cagar nas calças de medo. Com um simples pause no vídeo é possível ver uma pessoa usando um FUCKIN’ RELÓGIO DE PULSO atrás de uma moita! E teve gente acreditando no Bilu! Sinceramente? Busquem conhecimento…

E as farsas para sair bonito? Comoção seletiva em desastres onde há identificação com as vítimas ou comoção com causas que ganharam notoriedade pop por causa de alguns ativistas foi o que mais vimos neste ano. Fazer um escarcéu para que Fulana de Tal não seja morta por apedrejamento me parece um absurdo. Não seria melhor fazer um escarcéu para que nenhuma mulher fosse morta por apedrejamento? O individualismo chegou a proporções medonhas. Não se defendem mais causas e sim pessoas.

E teve também a fraude ecológica. Neguinho insiste em se reunir (COP 15? Não seria COP 134572?) para NADA, porque neguinho não quer deixar de faturar com suas indústrias e cia. Neguinho prefere ver o planeta indo para a casa do caralho, mas faz reuniãozinha para que não pegue tão mal e ao menos pareça que estão fazendo alguma coisa. E o povo acredita…

Também teve a grande farsa de segurança pública, o auê que fizeram no Complexo do Alemão, que convenceu direitinho. Bandidos fugindo por túmeis construídos com mão de obras e recursos destinados a obras do PAC, ou seja, com o meu, o seu, o nosso dinheiro e eles acham que foi um sucesso? Neguinho feliz da vida na Rocinha e eles vendendo quase que a erradicação do tráfico. Pior: traficantezinho de merda tipo o Nem sendo alçado à posição de chefão do tráfico quando na verdade é apenas dono daquele morro, para desviar os olhares da verdade, que os chefões do tráfico são os grandes empresários que trazem a droga de fora para o país. Mas tudo bem, não tem porque ser coerente, o povo acredita, o povo sempre acredita.

Até Silvio Santos andou enganando e sendo enganado: não, não falo do Banco Pa-Panamericano (Tuntz! Tuntz! Tuntz!). Hebe Camargo vai para a Rede TV! Oeeee!

Culpa do povo? Não, o povo não tem os subsídios mínimos para ter o discernimento de questionar. Culpa nossa, que os temos e não fazemos por onde que eles cheguem até o povo. Somir e eu tentamos, expondo o que acreditamos serem verdades ou ao menos indícios que levem a reflexão, em um meio público. E ainda vamos acabar no pau de arara por causa dessa porra desse blog, tenho certeza. O fato é que qualquer merda que se afirme na TV, no jornal ou na revista, o povo acredita. É assustador viver em um país onde tantas fraudes colam com tanta facilidade.

Para dizer que aeroporto é pouco, tem é que sair do planeta mesmo, para dizer que ano que vem piora ou ainda para dizer que é tudo uma provação divina e Deus sabe o que faz: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (12)

  • Quando eu tinha 14 anos, meu pai me folheou um jornal e me perguntou o que dali era propaganda.

    Apontei as comuns que qualquer um apontaria.

    Ele me repreendeu e me disse q tudo ali era propaganda. Toda matéria era paga ou havia algum interessse politico e/ou mercadologico por tras. Que ninguem aparece num jornal de graça, nem q seja propaganda paga por desafetos.

    Acredito q isso se aplique a tv, revistas e alguns lugares da internet.

    Fikadika.

  • Foda-se colocar nome e sobrenome. Isso é coragem do que? Foda-se os donos do desfavor usarem pseudonimos.

    Aqui discutimos (quando tanto) idéias, tanto que sua critica foi publicada. Não discutimos necessariamente com pessoas de carne e osso, não vamos procura-las em suas casas e resolver na mão alguma pendenga, e nem processamos alguem com nome e sobrenome porque não concordamos com que disse.

    Sua critica é valida, mas poderia ficar sem o ultimo paragrafo.

    Da proxima vez, coloque nome, sobrenome, conta do banco e senha da internet e cartão, ai, sim vai ser útil pra alguem sua 'coragem'.

    Até Gustavo Américo Vaz.

  • Somir: Safado, mentiroso, filho de uma puta cachorro desgraçado.

    Não me ligou como disse que faria…

    Saudades.

  • Meus amigos nós somos trollados desde que o mundo é mundo.

    O maior de todos os mitos é uma farsa: Deus, Gezuis e cia (incluindo todas as outras religiões)

    Só daí se tira muita coisa do que é enganar o povo.

  • "assino com nome e sobrenome, que é para mostrar que eu sou homem de verdade, ao contrário de vocês, que se escondem atrás de pseudônimos. Seus covardes!"

    Internet: Coisa séria.

  • Por mais que a gente publique tudo de minimamente inteligível que postem para nos ofender, ainda tem que alimente que nós embarreiramos comentários!

    Se é para falar, tenham o trabalho de ler todos os comentários de 2008 até agora (aprenderão muitos palavrões novos) e vejam se a gente tem padrão de quem barra ofensas e críticas.

    Continuem a criticar, ofender, esculhambar, corrigir, ameaçar… a gente vai continuar aceitando os comentários. Paguem para ver, e verão.

  • Wow, um leitor com cérebro lendo o Desfavor :-O Boa Gustavão!
    O mais engraçado é que quando alguém posta alguma coisa em anônimo que desagrade os fakes donos do blog, eles chamam de covarde.
    Vc fuzilou hahaha
    Não sei como não te deletaram, mas acho que é questão de tempo…

  • Nossa, como vocês são ridículos, a maior farsa do ano é vocês falarem de coisas óbvias e acharem que estão arrasando por causa disto.

    Vou usar como exemplo a Copa do Mundo, que vocês tanto detonaram. A seleção jogou bravamente, mas não aguentou a pressão e a exigência de serem os melhores do mundo. Para um time que ganhou diversos títulos, ficou claro que eles perderam a cabeça por culpa de fatores externos.Tabém não vale ficar esculhambando a fé do Kaká, isso já tá ficando muito repetitivo.

    Quero ver como vocês vão se comportar, se um dia a mídia e a sociedade caírem de pau em cima de vocês. Aí sim, veremos se vocês vão amarelar ou vão enfrentar o julgamento de milhares ou milhões de pessoas ao mesmo tempo.

    Outro ponto é o Complexo do Alemão, mesmo que tenha sido tudo armado, a polícia conseguiu dar um prejuízo de milhões de reais para o tráfico. Pode não resolver o problema, mas que abalou a estrutura dos marginais, isso abalou. Mesmo que os bandidos presos sejam meros fantoches, isso sempre foi assim no Brasil, nunca um peixe grande foi preso de verdade. Fernandinho Beira Mar? Vive em mais mordomia que muita gente por aqui. Pra ver neguinho preso se aproveitando da nossa grana, prefiro que sejam todos mortos em uma vala comum, como deve ter acontecido de verdade.

    Sem mais.

    Gustavo Américo Vaz (assino com nome e sobrenome, que é para mostrar que eu sou homem de verdade, ao contrário de vocês, que se escondem atrás de pseudônimos. Seus covardes!).

  • Ontem um vizinho meu me falou a seguinte pérola: Como o inferno já está cheio, os demônios começaram a povoar a Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: