Desfavor da semana: Queda livre.

Como era de se esperar, o desfavor desta semana está relacionado à notícia que toma conta das pautas de tevês e jornais tupiniquins. Mas como Sally já fez duas postagens (melhores que as notícias que pipocaram por aí) sobre o assunto, vamos nos concentrar em mais uma cobertura jornalística de péssima qualidade.

Desfavor da semana.

SOMIR

Se eu pudesse resumir a cobertura jornalística de Grobo e Cia. em cima do desabamentos dos três prédios cariocas, usaria a expressão “calorias vazias”, típica de nutricionistas (e gente que se importa com essas merdas).

Calorias vazias são as provenientes de alimentos sem valor nutricional, fast food. E como não tratar jornalismo que traz a porra do Sidney Magal para dar sua abalizada opinião como fast food jornalístico? Trezentas câmeras em cima do evento, horas e horas de cobertura, e as pessoas acabam com o mesmo nível de informação sobre o assunto que alguém conversando casualmente num bar.

A grande culpada é a eterna indecisão da grande mídia entre sensacionalismo e superficialidade. Porque a ruim e velha mania de querer achar UM culpado permanece inalterada. O problema não é a tragédia, o problema não são as pessoas que morreram ali, o problema nem é essa merda de mania brasileira de fazer tudo nas coxas… O problema é que ainda não acharam o bode expiatório. O culpado por tudo.

E é assim que o sistema judiciário popular trata as coisas. Ao invés de perguntar como não deixar algo assim acontecer de novo, perguntam quem foi que fez besteira para podermos fazer o linchamento. E cientes de que esse tribunal de rua alimentado pela imprensa está em sessão, todas as autoridades que podem levar essa culpa estão se escondendo ou dando respostas evasivas.

Porque o Brasil é o país dos espertos. E o primeiro a assumir qualquer culpa é o otário… Todo mundo vai montar, mesmo os tão sujos quanto o que assume. Não foi o gás, não foi a obra, não foi a estrutura do prédio… Foi uma fatalidade cuja culpa vai ficar nas costas do amigo imaginário até segunda ordem.

Correndo o risco de soar insensível: Achar alguém para botar a culpa só funciona marginalmente para as famílias das vítimas, ainda que não resolva todo o problema de ter perdido alguém, e funciona que é uma maravilha para todo esse sistema de incompetência pública e conivência privada que move o país.

Para o resto da coletividade, SÓ importa saber como isso aconteceu e como não deixar acontecer de novo. Sabendo o que ocorreu, podemos responsabilizar TODAS as partes envolvidas, já que existem leis e regulações para as quais todo mundo tem que responder.

E aí a imprensa pode muito fazer a porcaria do seu papel e informar. Essa “foxnewzação” das notícias no mundo, com tudo virando basicamente opinião, parece um processo sem volta. E isso não ajuda o povo a formar a própria. Cadê uma porra de um técnico ou uma reportagem ensinando O QUE SE DEVE FAZER? Procurar o erro e não se importar com mais nada só sacia a vontade das pessoas de não pensar muito e saborearem sua desgraça televisiva numa boa.

Porque é para isso que a cobertura de mídia atual serve: Para transformar notícia em evento de entretenimento, com repórteres no tapete vermelho e com cobertura exclusiva das gafes. O pouco conteúdo disponível fica soterrado debaixo de dramas pessoais (dão mais audiência) e histórias CRETINAS de gente que escapou por pouco. Se escapou, é irrelevante para a história.

Esse foco (falsamente) humano cria mais um desfavor na história: Tratar as vítimas como algo além de pessoas que se foderam por estar no lugar errado, na hora errada. Ninguém é herói por ter morrido ali. Essas pessoas foram sacaneadas por um sistema que permite sucessivas obras supervisionadas por qualquer um num prédio da década de 40! Tem que ficar indignado! Tem que botar na cabeça que essa gente morreu em vão, por causa dos processos preguiçosos que regem a expansão urbana no Brasil.

O CREA simplesmente tira o seu da reta? O prefeito aparece dizendo que sabe que não foi explosão de gás? Vão querer botar a culpa no Severino da Silva, que ganhava meio salário mínimo por mês para marretar parede? Vão tomar no cu. A maioria das pessoas depende da mídia para se posicionar sobre o assunto, e o que temos até agora é o reforço da mentalidade estúpida de que foi “obra de Deus” e que não estamos à mercê de uma mentalidade de pouco se importar com segurança em construções.

Vão confiar em quem regulariza comunidade numa encosta sobre um lixão? Corre o risco desse prédio levar até mais presunção de desastre, com vinte ou mais mortos, do que os que não eram de classe média e morreram às centenas no morro do Bumba… É foco pessoal irresponsável da imprensa. Porque se é para ficar apenas com a noção de que “algo” aconteceu, eu posso simplesmente conversar com alguém no ponto de ônibus.

A explicação clara e inequívoca do que seria o certo a se fazer no caso dos edifícios deveria estar logo nas primeiras horas da cobertura. Mas não, o máximo que temos é infográfico dizendo como são construídos os prédios. E opinião de especialista catado da rua dizendo que muitas coisas podem ter dado errado. Sério? Eu também devo ser especialista.

Tenho a impressão que nunca vamos saber com 100% de certeza o que exatamente derrubou o edifício Liberdade (os outros caíram por tabela). Não é interessante chegar ao fundo disso. Se ficar por culpa de alguém ao invés de uma conjuntura de fatos potencializada por falta de seriedade do poder público, diminuiu um pouco o impacto nas pretensões da cidade (e em âmbito mais geral, o país) de sediar grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo. Numa cidade onde explode bueiro e cai prédio por causa de reforma.

Prédios desse tamanho, ainda mais com a estrutura que tem, podem desabar de forma relativamente fácil, muito ao contrário do que o pessoal ensaiado do poder público está dizendo. O prédio pode ser forte contra uma pessoa dando cabeçada na parede, mas se levar marretada em qualquer parte responsável por distribuir o peso, a coisa começa a ficar complicada.

Existem três tipos de construções nesse mundo: As novas, as velhas e as históricas. As novas não precisam de obras e as históricas não podem ter obras. Esse tipo de cagada acontece em prédio velho que não foi trocado por um novo, nem foi tratado de acordo com sua idade e proibido de ser reformado. É muito para a cabeça querer enfiar na conta de gente que estava fazendo algo que todo mundo aceitava numa boa (inclusive o CREA, não era um prédio escondido na PQP, alguém deve ter chiado) todo o acontecido.

Mesmo que as obras tenham derrubado os prédios, não dá para achar que foi culpa só de um pedreiro desastrado ou de um engenheiro preguiçoso, o sistema permite que isso aconteça e o sistema precisa ser corrigido nesse aspecto. Maior prova de que foi uma cagada de vários setores é o simples fato da imprensa mal conseguir explicar o que deveria ter sido feito para o prédio não desabasse.

Mas, ei, vamos explorar as vítimas e tratar isso como uma tragédia pessoal pura à procura de um vilão. As pessoas vão se conformar mais fácil. É duro aceitar a noção de que todas essas pessoas morreram porque o Brasil não é um país sério. Não é.

E se você acha que pelo menos nesse aspecto sensacionalista/fator humano a imprensa tupiniquim manda bem, leia o texto de Sally.

Para perguntar se pode ficar com meu videogame depois que queimarem o arquivo desfavor, para reclamar que eu também não disse exatamente o que deveria ter sido feito (me aguardem), ou mesmo para dizer que só quer mesmo é que alguém leve a culpa para poder continuar ignorando o assunto em paz: somir@desfavor.com

SALLY

Não tem como não fazer um relato de caráter pessoal, quase que um depoimento. Deixo a visão crítica de telespectador para o Somir.

Nem vou falar do desabamento em si, porque não se sabe de quem é a culpa e eu mais do que ninguém sempre prego a presunção de inocência e o direito à ampla defesa. A imprensa já decretou que a responsável era uma obra que, segundo os donos, era para trocar tapete e pintar parede. Resta esperar pelas investigações. Sem querer criar discórdia, se precisam pegar a TO para bode expiatóriao, é porque tem algo preocupante acontecendo. Eu ainda acho que tem coisa aí. Vamos aguardar e deixar estas pessoas se defenderem, porque elas estão sendo trucidadas sem direito à defesa.

O desabamento não foi o único desfavor. Só para variar um pouquinho, a imprensa deu vexame mais uma vez. Como eu já narrei no primeiro plantão, tentaram esconder, minimizar e deturpar desde o princípio. Quando perceberam que isto não seria possível, entraram na fase maníaca, monotemática, no frenesi do sangue. Começaram a vomitar notícias sem a menor responsabilidade. Um breve exemplo: entre quinta e sexta feita, saiu esta notícia no site do jornal O Globo, afirmando que o corpo de Sabrina Prado havia sido encontrado. Qual a reação de pessoas normais ao lerem uma divulgação pública prestada por um dos maiores jornais do país? Ligar para a família para prestar condolências, afinal, acharam o corpo.

Com quantos tiros você se mata se você liga para dar as condolências e a própria família não sabia que acharam o corpo? E se você provoca uma crise de nervos? E se os bombeiros do local dizem que não sabem de nada? Não se divulga o nome de uma vítima em um jornal se não se tem ABSOLUTA CERTEZA de sua identificação. Proceder de forma diversa é desumano, irresponsável e CAGA para todo o sempre a credibilidade. Credibilidade do O Globo… pausa para rir. Tem mais o que cagar ali? Não tem.

Mas tudo bem, errar é humano. Pode acontecer. Qual seria a atitude decente? Emitir uma nota dizendo que foi um lamentável equívoco. O que foi feito? Tirar do ar aquela página. Muita hombridade, hein? Palmas para vocês do O Globo, meus parabéns pela dor extra que causaram em pessoas suficientemente fragilizadas! Diante de pessoas como vocês, eu me sinto jornalista. E não foi só O Globo, outros sites de grande porte que haviam divulgado o nome dela como sendo o de um dos corpos encontrados procederam da mesma forma: tiraram a página do ar, sem explicação, sem retratação.

E por falar nisso, a quantidade de dados errados que estão sendo divulgados é exorbitante. O que se passa com a imprensa? Eu entendo a necessidade de dar a notícia em primeira mão, a velocidade dos meios de comunicação etc. Mas porra, se vai passar mais informações certas do que erradas, melhor calar a boca. Melhor ser conhecido como site que dá a notícia um pequeno atraso mas no qual dá para confiar. E, convenhamos, vão tomar no cu, porque eu que nem jornalista sou, que não tenho equipe, que não tenho NADA além de duas mãos e um computador, postei a notícia poucas horas depois do desabamento de forma mais correta do que a maior parte dos grandes portais de informação. Então, meus queridos, pode ser feito, inclusive por uma pessoa que tem outro trabalho. E de graça, viu? Nem os supositórios Tabajara me patrocinam. Isso é um misto de incompetência com pãodurismo de não querer contratar assessores de diversas áreas para assegurar uma notícia consistente.

Um amontoado de mentiras ou apenas de informações equivocadas se soma à falta de posicionamento da imprensa. Todo mundo pisando em ovos para não ofender ninguém. Ninguém tem opinião pessoal, ninguém está indignado. Com a mesma cara que anuncia uma desgraça vira e fala que um tamanduá bandeira foi encontrado nas ruas de não sei onde. Tudo bem que nem sempre é descaso, no caso da Leilane Neubarth, por exemplo, é o excesso de botox o dificultador para que ela demonstre emoções na expressão facial (os funcionários da Citroem que te acham tão legal te mandaram um beijo, Leilane). A cobertura vira um circo, onde os palhaços somos nós. Botam Magal no estúdio para falar da sua peça enquanto na tela de fundo bombeiros empilham corpos.

Aproveitando a oportunidade, queria pedir que todos os portais enfiem seus “infográficos” nos seus respectivos cus. Qual é o TOC de vocês com essa dezena de simulações gráficas de desabamento? Será que é preciso dez ângulos diferentes dessa simulação para que a população média compreenda o que é cair um prédio? Parece que o clássico “Entendeu, ou quer que desenhe?” vai virar “Entendeu ou quer que mostre um infográfico?”. Custa dar notícias consistentes? Gente, eu estive no local, tem coisas mais interessantes acontecendo do que esse sensacionalismo chapa branca que estão jogando para cima da gente.

Aliás, não sei se vocês já repararam, não é de hoje, no que um grande site joga uma notícia a coisa se espalha como um vírus e dez minutos depois, todos os outros estão com essa mesma notícia, chupada, cortada e colada. Tanto faz onde você procure. Eu passei meu dia todo de ontem e de hoje pulando de site em site e vendo réplicas de matérias. Não querem ter um diferencial não? Não querem dar a notícia e instigar o pensamento crítico? Não querem promover um debate? Não querem ouvir um especialista de forma exclusiva que diga algo único? Ninguém quer fazer nada além do necessário: cortar e colar. Ninguém tem iniciativa de procurar por informação, de investigar, como se exige de um jornalista. Eu sou mais jornalista do que vocês, vocês são meros copiadores. Até a tia do cafezinho sabe cortar e colar.

Vocês, da imprensa, TENHAM VERGONHA de copiar notícia. Montem uma notícia com carinho, com cuidado, com detalhes que a torne única, que faça o leitor querer saber das coisas por vocês. Tenham um diferencial. Não venham me dizer que não dá tempo, porque se eu, que trabalho com outra coisa, tenho tempo, vocês que só ganham para isso tem que ter também, porra!

E pensem duas vezes antes de divulgar que a filha de alguém morreu. E caso se enganem, PEÇAM DESCULPAS, em vez de apagar o erro como se nunca tivesse acontecido, porque a dor e o desespero que vocês provocaram na família não se apaga junto com o seu texto irresponsável.

14 corpos achados, Sabrina continua desaparecida.

Para dizer que eu não tenho mais distanciamento emocional para falar no assunto, para dizer que quando dois babacas conseguem informar melhor do que duzentos profissionais a coisa está perdida ou ainda para dizer que essa imprensa corta-cola merece uma boa trollada em cadeia: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (35)

  • Sabe o que essa história de derrubar todas as paredes do andar parece? Dá a sensação de que os donos deslumbrados queriam uma parada chique tipo filme norte-americano, mega escritório com uma super vista. Ou fazer um auditório, vai saber…tipo Igreja Renascer.

    • Fernando, se não mexeram em viga nem em estrutura de sustentação, que derrubem o que quiserem. O engenheiro mostrou a cara para dizer que não tinha viga alguma no miolo. Se ele estiver mentindo, saberemos em breve.

      • Pelo mistão de info que está sendo divulgado, começo a acreditar no engenheiro. Se liga como era a fachada original, http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/edficio-que-desmoronou-no-rio-sofreu-alteracoes-na-fachada/n1597604037876.html
        Começaram a brincar de queijo suíço na parede cega, sendo que se o que o Eng disse e pelos dados que vão sendo divulgados creio ser verdade, era quem recebia a carga. “Uma janelinha não dá nada”… Eu falei no 1o post que acreditava ser merda da reforma pq informaram que tinham removido todas as colunas. Agora vemos que não tinha coluna porra nenhuma. Tempestade perfeita feelings… Sally, descobriu algo sobre a obra da prefeitura?
        Eu como engenheiro, vou fazer uma obra e vejo que fizeram uma merda dessas… eu não meto a mão NENFODENDO. Se bem que talvez, com uma atitude dessas, um engenheiro morra de fome no RJ.

        • Maradona, descobri sim. A Prefeitura estava fazendo uma obra, aparentemente perfurando o asfalto, em uma área nas proximidades do prédio e depois do acidente tudo foi removido e eles negam que estivessem fazendo obras no local, porém há fotos e testemunhas que afirmam o contrário. Por enquanto, é o que se pode provar.

          Vi uma entrevista com o engenheiro Paulo Brasil e o que ele disse me passou credibilidade. Vi a empresa para a qual ele trabalha e seu curriculum e não creio que a cagada tenha partido dele.

          No caso da culpa ser das janelas, quem seria responsabilizado? A Prefeitura tinha que vigiar isso?

          • Não só das janelas, mas daqueles andares “a mais” que foram adicionados… quem fez isso deve ter usado uma empreiteira… terão que ver os projetos e memórias de cálculo feitas para essas obras pra determinar quem fez a merda. Alguém cagou no pau, mesmo que tenham sido sucessivas merdas que se somaram. Todo mundo que tomou parte tem que ser responsabilizado. Se uma dessas janelas foi feita sem levar em consideração a forma de construção do prédio, quem fez ou o engenheiro que fez que terão que responder.
            Hoje ouvi que tinha algo de estranho no sub solo desse edifício.. tá uma salada russa essa porra, cada dia falam uma coisa. Não tá dando pra se balizar por nada do que sai, daqui a pouco botam a culpa até no Dado Dolabella ou no Pilha.

            • Eu li que ninguém sabia que existia um subsolo. Quando os bombeiros chegaram ao pavimento do térreo acharam que estariam encerrando a busca mas descobriram compartimentos debaixo do chão.

    • Se o cara é um deslumbrado ou queria algo mais adequado para a necessidade dele não cabe a nós julgar. Pelo que está sendo divulgado por quem efetivamente participou da coisa, as paredes internas eram meras divisórias. Se o dono do apartamento queria fazer um master auditório, problema dele. Tendo autorização do condomínio/síndico e respeitando a lei… tá com cara que a merda não foi deles não. Segura pra não condenar gente inocente.

      • Pois é, ser deslumbrado e ser brega não é crime e não faz mal a ninguém.

        A pergunta é uma só: QUEM FODEU COM AS VIGAS DE SUSTENTAÇÃO?

        Caguei para o resto.

        • Sabe, tava pensando no que o Mauro falou, sobre a corrosão. Você vê os vergalhões diretamente em contato com o concreto.. meu pai me explicava sobre a necessidade de se embalar os canos de cobre, que isso era ensinado na Universidade no Uruguai. Que ocorre uma reação de oxiredução entre o metal e o concreto, causando a necessidade de trocar as colunas de água dos edifícios com uma vida média entre 15 e 20 anos. E é um trampo do caralho quebrar o prédio de cima abaixo pra trocar os canos. E que embalando os canos dura muito mais… massss isso é um custo a mais pra construtora e aqui eles estão cagando pra o que não aparece, foda-se se o condomínio terá um custo astronômico em 20 anos para trocar a porra toda. Não sei quais os metais utilizados em um vergalhão… mas não sei se essa mesma reação causaria problemas com os vergalhões.. e nem sei se chegaria a comprometer a resistência da estrutura ao longo do tempo. Mauro ou alguém lendo, vcs sabem explicar isso? Sobre a corrosão dentro das colunas?

  • Gosto muito dos textos e da análise de vocês, parabéns pelo blog (e pela paciência com os leitores). Difícil manter isenção nessa história, qualquer pessoa com um mínimo de bom senso perde as estribeiras com uma situação dessas. Eu continuo achando que a maior responsabilidade é da empresa, que parece te sido a parte mais ativa desse processo. Pra mim esse papo de especialista não cola, tem muta cara de ganância (leia-se pressa) misturada com jeitinho (tipo puxadinho que desaba). Estamos falando de dois andares inteiros de uma empresa com 4 andares no prédio. Não dá pra ignorar a extensão da obra, por mais que tivesse um engenheiro picareta na jogada eles toparam fazer sem documentação, por baixo dos panos e o escambau. Também não confio no CREA, e acho que a politicagem está com o cu na mão não por que eles tenham participação direta na merda, mas sim por que é ano eleitoral, e essa merda vai ficar o ano inteiro BEM NO CENTRO DO RIO. Dezenas de milhares de pessoas passam pelo local todo dia. Por isso que fizeram a limpeza tão rápido que levaram 5 corpos junto com a maçaroca toda. Busca cuidadosa meu ovo, eles tiraram quase tudo em 2-3 dias. Enquanto isso, em Nova Friburgo e Teresópolis, nem se fala…Nunca o Carnaval será tão bem vindo.

    • Fernando, o fato da imprensa, do Governador e do Prefeito quererem com todas as forças que a gente acredite que foi a empresa me fez recuar e começar a achar que a culpa é de outra pessoa. Vamos esperar para ver. Aposto que vão divulgar o laudo às vésperas do carnaval.

      Repare que passaram os três dias críticos que sucedem à tragédia e agora a imprensa está deixando tudo um pouco de lado. Em uma ou duas semanas só veremos notinhas sobre o assunto.

      E nada do corpo da Sabrina, noticiado como encontrado pelo O Globo, noticiado como desaparecido pela equipe de resgate. A bagunça é tanta que a gente fica se perguntando se PERDERAM o corpo a caminho do (ou no) IML ou se foi uma notícia errada.

    • Fernando, calma, segura a pedra na mão um pouco mais. Eu como proprietário de alguns imóveis discordo da sua posição. Respeitando a lei e tendo um profissional habilitado… e se você acha que o Paulo Brasil é um engenheiro meia boca, recomendo buscar no google o site da empresa dele, não me pareceu uma empresa de fundo de quintal.
      Tô falando, escola base feelings.
      Pela descrição do pedreiro, do engenheiro, dos donos da empresa… a obra era só uma remodelagem estética. Se derrubaram uma parede, pelo que o engenheiro disse, era parede de divisória e não estrutural. Agora ele vai ter que provar com os documentos do projeto.
      Se o que o IG postou está correto, fizeram várias janelas na porra da parede estrutural. Esse tipo de estrutura distribui a carga no que seria a parede cega inteira e não em colunas com carga concentrada. Isso é surreal. E pelo que o Mauro disse, não deve ser a coisa mais rada do mundo de se achar.
      Talvez isso isoladamente não destruísse o edifício, talvez a obra da prefeitura tenha sido a “cereja do sundae”. Teremos que esperar pra ver.
      O que acontece no RJ? Fiquei impressionado as vezes que fui. Só tem prédio velho nessa porra! O centro da cidade parece o centro de SP 20 anos atrás!

      • Maradona, o que acontece aqui é um mix de falta de vergonha na cara, descaso, corrupção, impunidade e filhadaputagem crônica. Os prédios estão largados, a parte estética da cidade só é cuidada em bairros como Ipanema e Leblon, o resto parece uma cidade fantasma, velha e mofada ou então um aglomerado de motéis (prédios novos com aqueles vidros espelhados bregas por todos os lados).

        Concordo com você, apesar de ter perdido uma amiga e estar muito revoltada: vamos segurar a pedra na mão um pouco mais, porque se o Paulo Brasil mostrou a cara para dizer que aquela obra não precisava de engenheiro, acho improvável que isso seja mentira. Os donos da TO foram julgados e condenados pela mídia, mas não pelo Judiciário. Eu não confio na mídia.

        • De boa… os caras consultaram o Paulo Brasil. Se ele, como engenheiro, disse isso, os donos da TO simplesmente não são responsáveis pelo prédio ter caído. Tô contigo e não abro. E de boa, até agora o Paulo Brasil foi o único nessa história toda que deu as caras. Gente com o rabo preso não faz isso.

  • Ás vezes me pergunto o que é que faz o povo brasileiro ficar tão anestesiado pra certas coisas,sendo que, em sua história, já enfrentaram ditadura e levaram um presidente ao impeachment. Deve ser alguma coisa que colocaram na água. Não entra na minha cabeça q marmanjos s mobilizem e até promovam quebra-quebra por causa de jogo de futebol, mas não levantam um dedo p lutar por saúde e e educação. Nem pros próprios filhos. Essa tragédia,como tantas outras, será eskecida no próximo jogo, no próximo “paredão” ou banda d carnaval q aparecer

    • Pois é, os valores do brasileiro são completamente deturpados. Se mobilizam e votam de forma massiva para tirar o vilão do BBB do programa mas sequer se mexem contra os vilões da vida real.

  • A capa de todos os portais está cheia de sensacionalismo. Por mais triste que sejam as histórias de quem morreu lá, nessa hora é preciso ter coragem pra fazer as perguntas certas.

    “Maior prova de que foi uma cagada de vários setores é o simples fato da imprensa mal conseguir explicar o que deveria ter sido feito para o prédio não desabasse.”

    Acoh que essa frase do Somir resume tudo. E, se acontecer de novo no futuro, pode somar a imprensa como responsável também. Se omite e não divulga as razões de uma merda, é conivente com a merda a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: