Flertando com o desastre: Inteligência na raça.

Demorei para dar meu pitaco no assunto, apesar da pentelhação da ala nazista (quase dá saudade da finada ala cristã, que o diabo os carregue!) nos comentários, principalmente porque existem inúmeras áreas cinzas nesse tema antes de tratar a parte realmente prática. Prefiro argumentar num texto, afinal, eu ganho uma postagem e Sally me pentelha menos por ficar furando!

Falemos então de raça e inteligência…

Uma série de pesquisas e estudos já demonstraram que existe uma variação no Q.I. de grupos “raciais” distintos. A média dos orientais é maior que a dos brancos, que é maior que a dos negros. Essa não é uma informação bombástica, não é uma descoberta recente e não carece de mais comprovações para ser levada a sério pela comunidade científica. Grupos pré-definidos fazendo um teste pré-definido apresentando resultados consistentes ao longo dos anos.

Já começo assim porque não é meu objetivo fechar os olhos para o material científico já produzido sobre o assunto. O problema, como na maioria das vezes, não é ter uma informação, é não saber o que fazer com ela. Como já mencionei nos textos onde falei de método científico, provar relação entre duas coisas é muito fácil, difícil mesmo é garantir o motivo. Teorias são alvos por definição. Muita coisa pode minar sua credibilidade…

E no caso de relação entre raça e inteligência, podemos puxar dois termos que acabam com qualquer chance de consenso: Raça e inteligência. Pra começo de conversa, o conceito de raça para o ser humano já está defasado cientificamente por causa dos avanços na biologia. A variação genética entre os grupos que as pessoas consideram as raças é menor do que o necessário para a biologia moderna fazer a separação. Sem contar que não existe mais isolamento reprodutivo entre qualquer grupo de seres humanos vivos neste planeta. O sexo derruba barreiras raciais, no sentido prático também.

Somos variações da mesma subespécie de Hominídeos, o Homo Sapiens Sapiens. Todos nós. TODOS. NÓS. Raça, da forma como usamos atualmente, é uma construção social. Não sou inocente ao ponto de ignorar que aparecem diferenças quantificáveis e reprodutíveis em relação às médias dos grupos que definimos hoje em dia, mas nada de achar que a diferença entre pele branca e pele escura seja um abismo genético. Além disso, somos todos afro-descendentes!

A humanidade começou negra, alguns grupos foram adquirindo variações de acordo com os climas que enfrentaram, e segundo teorias recentes, também por causa da mistura com espécies MENOS evoluídas que os africanos originais (Homo Sapiens). Os Neanderthais e provavelmente os Homo Erectus foram absorvidos por populações migratórias (não foi massacre puro, foi de fazer filho também).

Seja como for, a espécie humana atual se chama Homo Sapiens Sapiens. Sem exceções. Até porque o estudo do DNA do ser humano, somado a descobertas sobre grandes catástrofes históricas, sugere que a população humana diminuiu DEMAIS num curto período de tempo, e que nós, todos nós atualmente, somos descendentes de entre mil e dez mil pares com capacidade de reprodução. A variação genética humana atual é muito pequena.

O defensor da raça pura e a raça que despreza VÃO encontrar ancestrais comuns. Sempre. Então, vamos parar com essa asneira de raça como algo além de percepção social.

E o outro ponto é o conceito de inteligência. Boa sorte arrancando um consenso disso… Existe uma cacetada de estudos, pesquisas e teorias que tentam quantificar e qualificar inteligência. E a maioria não se bica. Uma das formas que resiste a mais tempo é o teste de Q.I. (evidente que eu vou focar nisso), que apesar das inúmeras críticas, é pelo menos uma forma de comparar atributos intelectuais.

E só para não perder a oportunidade: Inteligência emocional não constrói foguetes. É tipo medalha de paraolimpíada.

Muita gente acha absurdo que o teste de Q.I. exista e que na verdade não serve para porra nenhuma. Não me incluo entre elas. O teste mede com relativa confiabilidade a capacidade de uma pessoa de correlacionar informações e perceber padrões. O problema, ao meu ver, reside prioritariamente na quantidade avassaladora de elementos que podem contaminar o resultado. Não é contradição: O teste tem o necessário para analisar características que se relacionam com inteligência, mas é muito complicado saber se a pessoa que faz o teste está mesmo demonstrando o seu potencial.

E vamos lembrar que em ciência não gostamos de resultados contaminados, certo? Eu comecei o texto mencionando a variação racial (construção social) dos resultados do teste, e agora é hora de colocar as coisas em seus devidos lugares… O resultado de um teste é uma coisa, a conclusão é outra. Sabe o que pode causar o resultado de negros, brancos e orientais com médias distintas?

 

  • Genética pura;
  • Misto de genética e influência social;
  • Influência social pura;
  • Contaminação das amostras;
  • Racismo dos cientistas.

 

A opção de genética pura é a preferida dos supremacistas raciais que não acompanham muito o desenvolvimento científico. Já dá para sacar que não é uma boa possibilidade, não? A hipótese precisaria de resultados MUITO, mas MUITO mais uniformes entre pessoas da mesma raça para sequer valer o trabalho de ser estudada. Um negro não poderia ultrapassar um oriental em hipótese alguma para isso ter algum fundamento… Estou me estendendo nessa opção babaca para poder tirar sarro dos “arianos” que defendem isso. Segundo os estudos, a raça suprema é a oriental. Que tal levar aquela coisa de limpeza étnica a sério e começar a se matar para não atrapalhar a utopia que as pessoas de olho puxado tem o potencial de criar nesse mundo, hein?

E agora, com a possibilidade da mistura entre genética e sociedade, começo a mencionar o que realmente está em discussão na comunidade científica atual. É nessa faixa em que a maioria dos supremacistas acaba acuada quando dá de frente com alguém que sabe do que está falando. Negar a influência da criação e da sociedade no desenvolvimento intelectual de uma pessoa beira ao retardamento mental, Século XXI, não tem mais muita desculpa… E como eu não concordo com acreditar apenas no que é mais agradável, devo mencionar que existem estudos e teorias muito convincentes que corroboram que a inteligência de grupos humanos distintos é relacionada com seus genes.

Exemplo: O cérebro do oriental é mais volumoso do que o do branco, que por sua vez é mais volumoso que o do negro. Existe relação entre volume do cérebro e notas maiores no teste de Q.I., corroboradas também pela relação entre homens e mulheres: Eles tem o cérebro maior e tiram notas maiores no teste.

Existem estudos até sobre como filhos adotados por casais de raças diferentes acabam influenciados nos seus Q.I.s da forma prevista pelos proponentes do fator genético. O cerne da questão para quem aponta essa influência genética é demonstrar que mesmo variando o ambiente, ainda se encontram resultados consistentes com o perfil racial. Os dados coletados permitem SIM essa percepção. Mas… como eu já disse: Ver uma coisa não significa que você sabe explicar o que é.

E chegamos a possibilidade da influência social pura. A discussão educada sobre o assunto nesse mundo passeia entre influência parcial genética e nenhuma influência, ficando tudo a cargo de nossas construções sociais. Não herdamos apenas genética de nossos pais, herdamos também sua posição social. E isso influencia pesadamente o rumo da vida de uma pessoa. Evidente que a possibilidade de ser criado num ambiente estimulante e pacífico aumenta o potencial intelectual de um ser humano. E isso está comprovado com até mais segurança do que as diferenças de Q.I. entre as raças. Não é só bom senso, é lógica.

E não vamos tapar o sol com a peneira, a maioria dos negros nasce em condições desfavoráveis em relação aos brancos e orientais. Seja pela escravidão de seus ancestrais, seja pela colonização desastrada e industrialização tardia no continente africano.

E não bastasse o começo mais difícil, ainda enfrentam preconceito racial, inclusive auto-preconceito. Oportunidades reduzidas e percepção de exclusão são elementos que ainda não foram retirados da amostra, é leviano tentar definir negros como menos geneticamente dispostos a ter bons resultados no teste de Q.I. em relação às outras raças.

Não podemos esquecer também que a inteligência sugerida pelos testes é válida apenas pela média. Existem inúmeros grupos de pessoas de raça branca e oriental que estão abaixo da média dos negros. Baixo desenvolvimento intelectual se apresenta em todos os grupos que chamamos de raças, e, vejam só, está sempre relacionado com atrasos sociais. Não desenvolvemos teorias genéticas para explicar quem é branco, assiste BBB e vota no Lula, não? Aí é pobreza e falta de estudo mesmo.

Um excelente argumento a favor da influência social pura é o “efeito Flynn”, cientista que notou que com o passar do tempo, as pessoas vão tirando notas mais altas num teste de Q.I., perceptível PRINCIPALMENTE em locais onde a qualidade de vida aumenta de forma dramática. E isso acontece com negros, brancos e orientais. A questão é que a curva de avanço não é exponencial. Eventualmente as pessoas vão melhorando seus resultados de forma mais lenta. Está aí a janela de possibilidade para o equilíbrio futuro. E isso não precisa acontecer daqui há duzentos mil anos.

Até porque as variações de Q.I. de uma geração para a outra da mesma família podem ser enormes. Pais com médias baixas quase sempre tem filhos que extrapolam, e muito, seus resultados. Q.I. não fica se repetindo perfeitamente por gerações a fio. Se a tendência é aumentar, se a curva fica mais amena nos pontos mais altos, e se existe uma grande liberdade de variação de geração a geração, por que afirmar agora que é genético?

Sem equalizadores de oportunidades sociais, como isolar o elemento genético? Ciência confirma as informações quando elas podem ser confirmadas. Conclusão a qualquer custo é coisa de quem tem amigo imaginário.

O que nos leva a possibilidade de contaminação das amostras. Antropologia é um festival de discussões e brigas justamente porque tem que estudar a humanidade. A quantidade de elementos subjetivos que podem influenciar uma pessoa a demonstrar um resultado não pode ser sequer listada. E como se contaminaria uma amostra de testes de Q.I.? Antes, durante e depois dele.

Antes temos a possibilidade de seleção tendenciosa de elementos. Até a forma como você busca os candidatos pode influenciar o resultado. Se o grupo não representa as camadas sociais de forma igualitária, você pode estar provando que o Q.I. de negros pobres é menor que o de brancos de classe média. O que provaria influência social pura. Qualquer vacilada aqui resulta em erros crassos.

Durante temos toda aquela questão de preconceito e auto-preconceito. Confiança melhora os resultados em testes de raciocínio. A percepção de inferioridade vai influenciar a motivação e a segurança da pessoa. Ainda mais se caem na besteira de dizer para que serve o teste (o que fizeram em vários deles)… O branco e o oriental não vão se sentir tão pressionados como o negro. Isso é contaminação, muitos desses testes são antigos, não foram feitos com os padrões éticos atuais e podem ser contestados.

O depois nos leva à outra possibilidade exagerada: Racismo por parte dos cientistas que levaram em frente os testes. Racismo existe, mas não explica tantos resultados assim. É possível, mas tão possível quanto ser 100% genético. E não vamos lidar com essas bobagens agora.

Percebem como nos motivos listados existem extremos? E que as opções mais defensáveis estão entre eles? Não coloquei dessa forma à toa. Como este texto se propõe a versar minha opinião, aqui vai:

A resposta para a disparidade de resultados nos testes de Q.I. entre brancos, negros e orientais é ESSENCIALMENTE social, com influências estatisticamente irrelevantes do fator genético (hereditariedade) e contaminação das amostras.

O que realmente vale aqui é que só uma das possibilidade permite aprimoramento da raça humana: O fator social. Conhecimento é uma coisa linda, acho ótimo que estudem o que bem entenderem, doa a quem doer. Mas a partir do momento em que se usa essas informações extremamente discutíveis para pregar vantagens para determinado grupo racial às custas de outro, a linha foi traçada. Isso é vitimização barata e MEDO de lidar com a vida real. A evolução humana foi calcada na integração e troca, culminando nesta era moderna, o melhor momento, DE LONGE, de toda a existência de nossa espécie.

Se aprendemos, como espécie, alguma coisa até agora, é que as pessoas precisam de condições mínimas para funcionar da forma esperada na sociedade. E é uma lição muito recente, que começou a pegar de verdade depois que o herói da turma nazista quase fodeu com o mundo todo.

Não sou só eu que digo que o último século valeu por todos os outros da história humana. Um adulto no ano de 1800 até que entenderia o ano de 1900. Mas um adulto de 1900 não saberia por onde começar se caísse de pára-quedas nos anos 2000. O mundo mudou muito, e muito rápido. Tivemos no máximo umas quatro ou cinco décadas de declínio de preconceito racial no mundo.

Ainda passa longe de ser um mundo justo, mas considerando os avanços tecnológicos e o aumento da liberdade que correram junto com essa lenta mudança de paradigmas raciais, eu tenho certeza que posso falar pela maioria das pessoas inteligentes desse mundo: Foda-se se você tem problema com pessoas com maior concentração de melanina na pele, a gente quer seguir o caminho da racionalidade e igualdade, porque está parecendo excelente até agora.

A questão genética pode até ter fundamentação, mas está soterrada debaixo de toneladas de travas sociais, fruto de choques culturais e políticas de segregação. E fadada a perder o fiapo de relevância com o passar do tempo, mesmo que chegássemos a uma sociedade em que esses fatores sociais não atingissem de forma desproporcional pessoas negras, já estaríamos com um grau de miscigenação muito mais elevado que o atual. Tendência histórica, estamos na era mais miscigenada da história humana, e não vai diminuir.

O problema real não é genético atualmente, e dificilmente vai ser quando as variáveis sociais permitirem sua visualização sem contaminação. O mundo já foi muito mais racista, e as coisas eram muito piores. Boa sorte tentando provar que não tem relação…

P.S.: Os mesmos testes provaram que Judeus tem Q.I. mais alto que os outros brancos. Eu ouvi um Shalom?

EXTRA: Isso aqui não é artigo científico ou trabalho de faculdade para ficar tacando fonte de tudo, mas vou linkar um material bacana (em ingrês, pobralhada) com os dois pontos de vista e abordagem suficientemente científica.

Para dizer que eu sou racista só porque dei valor ao argumento genético (caguei), para mostrar a verdadeira carinha e provar que não merece sentar na mesa dos adultos, ou mesmo para dizer que seu Q.I. não te permitiu ler todo o texto: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (452)

  • Qual humanidade começou negra? A sua?
    Eu quero é prova !!!!
    Toda e qualquer espécie começa racialmente indiferenciada. Por que só o Homem já começaria raciado?
    Quaisquer diferenças raciais surgem somente após o surgimento da espécie. Diferenças raciais são provocadas por migrações para diferentes ambientes, que causam essas diferenciações em função da melhor à adptação às novas diferentes condições.
    A humanidade ter começado na África não é sinônimo, não significa e nem prova que tenha começado negra. Prova que os primeiros humanos nasceram africanos. E mais nada. Provavelmente, como se tem observado nos primeiros tempos de todas as espécies, esses primeiros humanos não apresentavam nenhuma das caracterizações/diferenciações racias que observamos hoje. A diferenciação começou quando humanos começaram a deixar a Africa rumo a outros continentes, onde tiveram que sofrer as mudanças racias para se adaptar.
    Enquanto não se provar que os primeiros humanos eram inequivocada e caracteristicamente negros, além de africanos, essa pseudo teoria vai ser denominada por mim de nazinegrismo.

    • Dr. Ralder Frugoli Peixoto

      Concordo com vc, amiga; mas acredito que ele quis criticar, essencialmente, Joaquim Barbosa(que é contra os Direitos Humanos e o Código Civil, como Rosa Weber, que não é negra); Rui Barbosa, o Águia de Haia, tb acho que não era; Café Filho era.(O Joaquim deve ODIÁ-LO, como Rosa Weber), ou tb à Nelson Mandela(que Deus o Tenha! Vive em Nossas Memórias!), José Joaquim Maria Machado de Assis, filho de Lavadeira e Escravo, que até hoje, eu entendo que pode ser tido como o “Pai” da Psicologia, servindo de Inspirações à Sigmund Freud, Estudante de Medicina, antes de definir a Psicologia como Ciência, senão falando de Tartarugas e Baratas(animais milenares ou pré-históricos): Porquê ainda existem, até hoje? Seriam mais “Inteligentes” que nós, Seres Humanos(Diplomatas, Democráticos e Eleitores…até mesmo Elegíveis, ou Religiosos!)

    • pense bem entao os restos humanos mais antigos encontrados foram no continente africano ok esse continente possui radiaçao solar acima dos demais locais do mundo . pela razao seria quase impossivel esses humanos que viviam na africa serem brancos porque por obrigaçao e necessidade ele vao precisar de maior quantidade de melanina da pele para poder se preteger do sol entao por consequencia ele teriam que serem de pele morena para escura isso e fato.

  • Sallynha, não era minha intenção engrossar os comentários deste texto, mas é irresistível…

    Mesmo ciente da política do blog em publicar os comentários indiscriminadamente – independente do conteúdo crítico, ofensivo ou LIMITADO (intelectualmente, pra quem não entendeu) – ainda assim, é sofrível ler a verborragia descontrolada do “anônimo desoficial”.

    É uma ode à ignorância, ao pedantismo e à histeria (em sua forma negativa). Ao invés de induzir a um debate saudável, gera efeito contrário… E, dado o teor de alguns outros comentaristas que OPORTUNAMENTE surgiram, a idéia da CENSURA não parece tão ruim.

    Juro que tentei ler os comentários dessa criatura (chamar de “pessoa” seria elogio), mas mostrou-se tarefa impossível. Isto porque
    – Não há idéias, há REPRODUÇÃO de estudos anacrônicos;
    – há PARCIALIDADE e ACHISMO (disfarçado de convicção);
    – há ataque pessoal a quem pensa de forma contrária; e
    – sobretudo, há histeria infantil.

    (…)

    Pensando bem… Sabe que ele tem uma FUNÇÃO SOCIAL EM VIA CONTRÁRIA?
    Porque, sem sombra de dúvidas, ter alguém como o “anônimo desoficial” defendendo a bandeira do arianismo é GARANTIA DE FRACASSO do “movimento”. Que todos os outros sejam como ele, então! (Mas sem portes de armas ou qualquer forma de acesso a elas, claro…)

  • eu nunca fiz teste de q.i. mas acho que se todos os negros ricos se casassem com alemãs pobres e adotassem japonesezinhos o mundo seria bem melhor.
    eu achei o texto lindo

  • anônimo desoficial é um idiota sem personalidade

    Se o anônimo desoficial é um propagador da pseudociência, quem sou eu para discordar… Isso só prova de forma contundente que ele é um idiota sem personalidade.

  • Giorgia Giordano

    caro anônimo:
    Adoro pessoas extremas. Tipo o Inri Cristo: ele é realmente convicto de que é Jesus. E você tem realmente gasto uma energia tremenda em provar que está certo, mesmo sabendo que não vai dar em nada.
    “SE É PSEUDOCIÊNCIA

    PROVE SUA VACA

    QUE ESTÁ ERRADO”

    Teorias pseudocientíficas não tem proposições dignas de falseabilidade, por isso sua flsidade não pode ser “provada”. Aliás, “prova” é uma palavra que não se usa mais na Ciência moderna, porque só é considerado Ciência qualquer teoria que tenha a possibilidade de ser considerada falsa por estudos posteriores.
    Só te dou um conselho: se você pretende algum dia ser levado a sério em alguma instituição científica de respeito, seja mais humilde e aceite o fato de que a discordância de opiniões é saudável e a única maneira de se progredir cientificamente. E sem essa de tentar “ganhar” a discussão.
    Além do mais, hoje em dia, na altura dos meus 33 anos, eventualmente olho a Globo e rio do Tonho da Lua. Porque já passei daquela fase quando era uma jovem estudante de História que achava que ia mudar o mundo sentando o pau na Rede Globo, ou seja, chovendo no molhado. Depois de 10 anos lecionando em escolas públicas, aprendi que vaidade intelectual é masturbação para o ego, no fim o que realmente importa é o trabalho que você faz, e os resultados aplicáveis desse trabalho.

    Não sei o que aconteceu na Itália após o fim do Império Romano. E você, sabe quem matou o Vanderlei?

  • Que obsseção por vaca…

    Aonde a vaca vai…o boi vai atrás!!!

    Atrás da Rutinha né!!

    Vamos depilar a mão do Desoficial???

    • E falando em vaca, a Luiza já voltou do Canadá e está descansando em uma fazenda lá em Taubaté.

      Imagem exclusiva da volta dela ao Brasil aqui.

      O Anonimico é que vai gostar da notícia, até porque pelo visto ela é uma vaca holandesa, né? :D

  • Cara…Agora sim vc perdeu o controle. Ela falou da conversa como um todo. E não especificamente pra vc. Sou suspeito pra dizer isso, mas… aposto que ela pouco se lixa pra sua existência. O mundo e muito menos o Desfavor, não gira ao redor do seu umbigo.

    Ainda bem que vc vive dentro do seu mundinho que é seu quarto em que a janela é a internet.
    Se falasse isso pra alguem na vida real. Ou pra mim… Quebrava seu nariz, esmurrava seu estomago, e depois que caisse, chutava sua cabeça contra o meio fio.

    Mas claro, antes disso vc teria de completar a maioridade. Porque devemos pela lei considerar que garotinhos como vc não tem plena consciencia do que falam.

    Não está na hora de dormir? Vou contar tudo pra sua mãe.

  • anônimo desoficial

    Estou esperando o Somir admitir seus erros como uma pessoa adulta

    ou

    apagar o texto desinformador
    e fraquinho (como de costume).

    já disse

    faça isso e eu saio

    • Giorgia Giordano

      Porque o Somir iria tirar o texto?
      Querido anônimo, vá lutar por alguma “causa” que realmente faça diferença.
      E “desinformação” não existe. O que existem são pontos de vista.
      Você é tão xiita que chega a ser divertido.

    • Olha, eu estou começando a pender para o lado de querer que você fique…

      Pedir o troféu foi uma das coisas mais engraçadas que eu já vi aqui no desfavor.

      Só para deixar registrado (clique na imagem para ver o completo).

      • Este foi ums momentos mais épicos do desfavor.

        Toda hora que eu lembro começo a rir sozinho.

        Obrigado desoficial.

  • Giorgia Giordano

    Tentei acompanhar a conversa toda, mas não deu. Isso aqui está ficando mais complexo do que “O Pêndulo de Foucault”.
    Poxa, vocês tem mesmo tempo de sobra pra discutir com um divulgador de pseudociência. Eu não me daria ao trabalho, porque argumentos pseudocientíficos não são ” falseáveis”. Foi uma das coisas boas que aprendi com Popper. Se o pseudocientista acha que está certo, simplesmente não tem como rebater. Total perda de tempo.
    No máximo, vocês devem se divertir com isso. Eu conclui que é mais divertido, e mais produtivo, ver o Tonho da Lua ser aterrorizado pela Raquel.
    Fui.

    • Muié. Eu já falei que vc não pode ler desfavor…É subversivo, e não quero que vc preocupe essa cabeça linda com essas coisas complexas.

      Estou chegando. A casa está limpa? Fez janta? O Tonho matou a Rutinha?!

      Ah. Esteja em posição. Hoje é Sexta.

      • Giorgia Giordano

        Hugo, o Tonho quer matar a Raquel, e não a Ruthinha…
        Sei que voce está indignado porque eu invadi o seu último reduto de liberdade: o Desfavor. Mas isso é só a continuidade depois de eu ter invadido o seu roupeiro com meus sapatos e o seu quarto com minha arara cheia de roupas.
        E não, eu não estava em casa, estava na minha mãe, curtindo a vida sem mexer uma palha. Benesses da licença maternidade, vida de funcionário público não é tão ruim…

      • Ps.: É minha muié, se informa pela globo…Alem disso, ela fala 4 linguas, tem mestrado, doutorado, e mais 4 cursos adicionais pra carreira. E ainda disso temos em casa uma biblioteca particular (quem tem biblioteca em casa?) com cerca de 300 livros em pelo menos 3 linguas diferentes.

        Ela é mulher e mulheres são mesmo mais inteligentes do que homens. Ela por exemplo considera uma perda de tempo discutir na internet com moleques mimados, mas me perdoa, porque sabe que faço isso por esporte.

        Já seu caso, não tem desculpa, deve ser patológico.

          • Ah…O meu é alugado, mas com 160 metros, 5 quartos (1 biblioteca e escritório), 3 banheiros e 2 vagas na gargem, eu nem me importo.

            Quanto aos livros, pra quem gosta, é uma coisa linda de se ver…E ler…Se morar por perto (Grande Porto Alegre), rola empréstimo, se tiver algo interessante e disser o que lhe interessa, rola troca.

            Email-me hugomariatti@gmail.com (não tenho medo, de algum maluco tentar me encher o saco, ele teria algumas surpresas)

            • Bem, eu tenho arquivos em PDF de livros digitalizados, de livros meus que não cabem em casa. E tenho acesso a várias bibliotecas, onde pego livros raros e digitalizo em casa. Vocês têm scanner em casa? Porque, morando em São Paulo, fica inviável a troca…

              Aqui vai meu e-mail (suellensoveral@gmail.com). depois mando o que tenho. Na maioria, livros de História sobre o período do pós-guerra.

          • Se me permitem a intromissão, também tenho uma biblioteca em casa, mais especificamente em meu quarto. Engraçado como quase ninguém tem mais esse costume. A chamada Era da Informação parece desmerecer uma leitura aprofundada dos assuntos, que só os livros podem oferecer.

            ADORO comprar/ler/colecionar livros. Mas tenho poucos e-books, porque ler no pc ou tablet não é tão gratificante.

            Por isso não me ofereço para troca de livros em pdf, mas aceito doações! Rsrsrsrsrs

            • Mary,

              Não tem problema. Minha ideia é ir digitalizando meus livros em casa e disponibilizando num rapidshare. Vou me mudar e preciso ganhar espaço. Por mais que doa ter que me desfazer de alguns livros…só que, no fim, não me desfaço de nada, eu acabo imprimindo o pdf, porque eu gosto de rabiscar sabe, aí poupo o original e risco as páginas da cópia…hahahaha. Útil para os estudos de Direito.

              De repente, se quiserem, posso digitalizar um livro deteriorado que vocês tenham, para salvar o conteúdo…ideias não faltam…

              • Suellen, eu também costumo assinalar/destacar/rabiscar meus livros. Não tenho muita pena de fazer isso, porque acho que dá um toque pessoal e os torna mais meus, sabe?

                No momento, não tenho nenhum deteriorado que precise ser digitalizado. Eu tinha um scanner, mas nem sei que fim levou o “bicho”.

                Digitalizar livros demora, mas é muito útil para economia de espaço. Mesmo assim, confesso: adoro “namorar” meus livros na estante que mandei fazer pra acomodá-los, embaladinhos pra não pegar poeira, etc… Louca, não?

                Qualquer hora dessa faço um inventário dos livros que tenho e te mando a lista pra ver se algum te interesse. Faremos um trading! Beijos.

            • Nós temos um livro antigo em russo sobre medicina chamado “Inútil para ignorantes”.
              Esse merecia ser digitalizado par a posterioridade.

              Fora os livros técnicos, infelizmente é o que mais leio. Temos muitos livros de historia, religiões, romances e coleções.

              Atualmente meus preferidos são Umberto Eco eKurt vonnegut.

  • Mentira…voce nao esta com a cara limpa…ta espinhenta!!

    A gente nao falou que vc tem cara de cavalo…mas que voce gosta de cavalinhos (vc mesmo disse)

    Voce nao cometeu erros pela falta de educação…você foi sem educação o tempo todo…

    A reação nao foi sua…foi da galera aqui…bestão!!
    Você é quem teve a ação…

    Até a Lareeeeesssaaaa sabe isso….

  • Sabe respeitar nada…. não me esqueci que você é o comedor de brioco tá??!!

    Nós somos os ursinhos carinhos e você é resultado de mistura de raças: uma mistura de Dercy Gonçalves, Val Marchiori e o repitiliano shalon comedor de brioco!!

    #prontofalei

    Ass: Lareeeeessaaaa

  • Cara, se não te interessa estar cercado de pessoas que não gostam de você e forçar sua presença onde você não é bem vindo, desculpa mas você precisa de tratamento. Isso deveria te interessar.

    Quem força sua presença onde não é bem vindo não tem nem vergonha na cara, nem amor próprio. Você precisa de terapia.

    Depois dessa, acho você oficialmente doente mental, não tenho mais interesse em dialogar com você e não responderei mais nada que você diga. Pode falar, não vamos censurar. Mas eu não tenho mais interesse em responder a alguém que pensa assim.

    • anônimo desoficial

      internet é veículo de comunicação pra mim, só isso…

      de vez em quando faço umas ”amizades” virtuais, pode até ser que dê frutos na vida real mas duvido.

      e vc fala muito de si mesma claro.

  • anônimo desoficial

    Vou adocicar a vida do Somir,

    retire o texto

    não precisa provar nada (não precisa mesmo, já está)
    não precisa admitir nada (sua consciência que sabe)

    tire o texto,

    será a prova que admitiu seu erro ao propagar desinformação de maneira irresponsável.

    • E perder a diversão? Vai vendo… MWAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

      O cagão tá beijando a lona e quer que o Somir passe uma borracha em cima disso para poder continuar com os seus despejos de dejetos com a cara lavada.

      Eita moral de Ronaldo Fenômeno da Cheiração… Depois do cagaço vem com diz que diz pra tentar abafar a parada, mas aqui isso definitivamente não cola.

      PS: Somir, será que eu mereço também um troféu? [:D]

        • anônimo desoficial

          Inacreditável como pode ser tão cara de pau.

          deve ser o sangue mestiço estragado que vc tem.

          tá no pais certo.

          um legítimo brasilóide.

          AQUELE TEXTO SOBRE OS ”BRASILEIROS” FOI FEITO PRA VC.

      • anônimo desoficial

        É uma conspiração dos amigos dos amigos contra mim

        por favor,

        falar mal de máfia,
        bancos,
        nepotismo político não tá???

        pq não ganho este troféu,

        é pq pra pra vcs a meritocria,MERECER, não conta né??

        • Espera ai…É Sério isso de vc estár reclamando de não ganhar troféu?!!

          Carai…E depois fala que é inteligente. tsc

          Não percebeu que isso (spoiler) não vale nada, que é só uma trolagem por causa da sua criancisse de ficar bradando “ganhei! ganhei”?

          Admito que agora fiquei nervoso… Crianças são fofas, engraçadinhas, mas tem hora que enche o saco.

        • Conspiração… Hum? Acho que tem é uma pessoa que está COM PIRAÇÃO aqui.

          Meter o pau em banco ou em político é uma coisa que se faz em qualquer budega esquerdista. E máfia, bem… A gente pode até tratar do assunto, mas não vai ser do jeitinho que o noiado aqui quer.

          E troféu é para quem merece e não para quem quer, tá crianção.

          Só para lembrar o cara que vivia me criticando por não ter feito faculdade, já peguei na primeira chamada do Pro-Uni a bolsa para Direito… E não foi bolsa de faculdade xingling.

          É numa particular reconhecida na lista da OAB, o que pode não significar muita coisa, mas com certeza já representa bem mais que uma Estácio da vida.

          O melhor é que isso foi sem qualquer trapaça da minha parte e totalmente pelos meus méritos, coisa que você em nenhum momento demonstrou nessa verborragia infantil combinada a “ctrl+c/ctrl+v” de sites do underground.

          Só para terminar, fique babando no meu troféu. [:D]

          • Parabéns, Marciel! Pelo troféu e pela faculdade. Começa quando? Tenho livros digitalizados, posso passa-los, se quiser.

          • PUta merda…QUem esta passando mal agora sou eu. Estou tendo um ataque de riso…hahhhhhahhahha

            “Então TOMA O TROFÉU!!”

      • Comedor do brioco do marciel e do cu cristao da larissa

        e ai caboclinho indolente, onde voce estava esse tempo todo? Foi humilhado por mim e volta posando de vencedor. Sozinho nao e nada. Ficou o tempo todo atras dos quinze que perderam de mim sem apresentar nada. Volta pro bueiro, ratatouille!

        E ai larissa sua putinha vadia de merda. Saudades do meu dedo rodando no seu cuzinho? E ai toda feliz com sua vitoria roubando horas de trabalho, verme evangelico? Huahuahuahuahuahua

        E Sally cade os seus piores trolls? CADE?????? Nao sou o merdaciel que se expos aqui.

        Cansei desse pseudo debate, com idiotas assim so baixando o nivel. Esquece assuntos de adulto.

        Mas nao importa, quem venceu no final fui eu: mwahahahahahahahaha!haha! Essa risada e minha, roubei de voce.

        • O “comedor” na verdade não deve comer ninguém… Melhor ainda, ele deve ser muito comido por trás, a ponto de estar cheio de hemorroida saindo do cu.

          Mesmo assim, o cara se acha a ponto de posar de “o bacanão”, né? Dó maior!

          Pelo visto, o LOSER é tão fudido na vida que se conseguir o cu de uma nega ou de um traveco, é capaz de achar que tá saindo no lucro, até porque talvez ele assim consiga sair do desprazer de ser sempre arrombado.

        • Voce eh um quebrado!

          nananananananana

          Voce nao tem amigooooo

          nananananananananananaaaaaa

          Voce nao espelhoooo

          nananananaanananaananana

          Voce perdeeeeeeeuuuu

          nananaananananaannaaa

          Voce nao tem trofeeeeeeu

          nananaanananaanaaaaa

          Voce gosta de cavalinhooo

          nananaanananaanaaaaa

          Voce so sabe falar palavraaaaao

          nananananananaanaaaaa

          Voce ta apelandinhoooo

          nananaananaannaaaaaa

        • Comedor do brioco do marciel e do cu cristao da larissa

          Meu maior trofeu foi ter humilhado e desestabilizado o que ha de pior nesse pais, os caboclinhos indolentes e o verme evangelico. Voces dois sao meus animaizinhos de estimacao. Me acabei de rir vendo voce pedir um trofeu pro sumir como uma crianca pedindo esmola no semaforo.

          Cabloclinho, como voce quer fazer direito argumentando desse jeito? Nao pode deixar a emocao aflorar quando entrar na vara. Pelo menos fico feliz porque de tanto eu insistir para voce fazer algo de util da sua vida, voce esta fazendo. Muito bem, obedeceu finalmente ao seu Bwana. Seria pedir muito voce entrar na usp ai em ribeirao, mas pelo menos voce vai pagar seus estudos. Nao como o verme evangelico da larissa, que fez mestrado e doutorado aqui as nossas custas e vai para a espanha para ser uma reles auxiliar administrativa. Tenho do dos trouxas sem opcao e fracassados com quem ela sai. Devem ser explorados e enganados como nos contribuintes somos. Pagando caro para nao ter um servico de qualidade em troca. Como deve ser o buraco quente de uma crente? Nojento. Que vergonha tenho dos meus ascendentes. O nivel la esta muito baixo.

          Caboclinho, muito bem! Deixou feliz seu Bwana. Larissa, melhor ficar sozinho do que ter um amigo verme evangelico hipocrita.

          • kkkkkkkkkkkkkkkk

            Auxiliar Administrativa???? kkkkkkkkkkk

            …..pode provocar meu filho, que nem fodendo vou falar da minha vida pra vc….
            Tadinho, coitado…..

            Vc nao sabe nada da minha vida, aonde estudei, quem pagou ou deixou de pagar…..kkkkkkk

            Pior eh ser estudante quebrado, com a mao cabeluda, sem amigo pra brincar, com baixa estima….
            Vc se esconde atras de um computador para colocar toda sua histaria de Tonho da lua porque se sente um incompreendido…

            Ate agora vc nao entendeu que as pessoas aqui ja encheram o saco de vc…
            Ta rindo da sua cara…
            E tudo que voce fala tem cara de vomito….

            Em geral eu tenho muita paciencia com as pessoas, mas nao se deve jogar perolas aos porcos.
            Por isso so me resta rir do seus ataques que vc pensa que me ofende…

            Nos contribuintes????

            VOCE NAO TRABALHA!! nanananananaaaaaaa

            Voce estuda na mas nao eh na escola….

            Voce nao tem opcao de ficar sozinho denguinho, voce eh sozinho!!

            E ainda eh pirralho, tem chance de mudar…tem a opcao de mudar…senao meu caro…ja vejo o seu futuro…
            Morando com a familia pra sempre forever, de mau humor e rejeitado.

            To nem ai pra vc falando do meu brio…do meu….e o que mais q vc queira…
            Isso so mostra a projecao de homem que vc eh.
            Pra chegar a uma pessoa como eu, teria que comer muito feijao com arroz e ter mais dignidade.

            Provavelmente vc mora na periferia e eh revoltado com o sistema e se julga injusticado onde as pessoas deveriam reconhecer que vc eh um genio, mas ninguem reconhece. Acha que nasceu no lugar errado e tenta colocar suas ideologias furadas em pauta, mas nao tem capacidade de persuadir ninguem.
            A vida nos da aquilo que a gente da pra ela.
            A vida eh um espelho e voce recebeu toda essa chuva de rejeicao aqui, porque foi o que vc conseguiu refletir para todos de vc mesmo.

            Tenho muita pena que alguem com um futuro pela frente seja tao descontrolado e perdido.

            Eu estudei muito sim, trabalhei muito tbm…
            Porque melhor que estar sentado jorrando merda pela boca, eu estava agindo….e buscando um futuro.

            Nunca tinha sentido vergonha aleia…de uma forma tao intensa quanto em relacao a vc….

            “Como deve ser o buraco quente de uma crente?”

            O tipo de pessoa que vomita um comentario desses, eh tipo de gente que nao faco a menor questao de saber quem eh. Isso eh a demonstracao aberta do mais baixo nivel e vulgaridade…
            Pq ate pra ser aspero se pode ser fino e faze-lo com inteligencia…
            Que no seu caso eh intelijumencia. :O*

    • Adocida meu amor, adocica
      Adocica meu amor ,a minha vida oooooo….

      saudades do Beto Barbosa!!!

      Então, so vc não é brasilóide….
      Vc é o que??? Mongolóide?????

      #a pergunta q não quer calar….

  • O que eu disse sobre usar o botão Responder?

    Volto aqui de tarde e vou apagar tudo isso. Se quiser, salva e reposta do jeito certo, sem essa palhaçada de ficar jogando seu comentário para cima para tirar do foco os originais.

    EDITADO:

    Foram oito horas de oportunidade para repostar os comentários da forma correta. Instruções simples aparentemente são muito complicadas para a mente supremacista…
    A partir de agora, não vai ter mais nem aviso. Postou resposta sem usar “Responder”, é lixeira automática.

    • Somir…ele me ignora…

      Já não é o mesmo de antes!!

      Vou cantar pra ele:

      – Dedê!! Essa é procê tá??!!.
      Da sua Lareeeeessaaaa:

      “…Mas você mentiu
      E vi que estava errado
      Um dia vi você sair
      Com ex-namorado…

      Eu vou te deletar
      Te excluir do meu Orkut
      Eu vou te bloquear no MSN
      Não me mande mais
      Scraps, nem e-mails
      Power point
      Me exclua também
      E adicione ele…”

      (lágrimas) :´O(

    • Hahahaha, apaga mesmo e tudo repetição o que o desoficial fala, deixa um só que esta bom demais!!!! Como ele e cansativo!!! ele nao quer enxergar outra coisa, nao vai enxergar . Para um debate, uma conversa, precisa ter um mínimo de estrutura emocional para participar. Parabéns Somir pela “vitoria”. Assim ele some daqui. Como seria um debate onde todos se levantassem e dissesse para o carinha que fica gritando histericamente e choramingando que ganhou quando ninguém o apóia? Nem a ele nem suas idéias? Estou pra dizer que ele e daquela “raça” dos maus perdedores.
      :|

      • anônimo desoficial

        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

        SABE QUANDO UM BRASILÓIDE ADMITIRÁ TUDO O QUE DISSE (SOBRE RAÇAS????)

        NUUUUUNCAAAAA
        Pena que o mundo de vcs é pior que a periferia de Paris

        eu tenho muita vergonha de morar no mesmo país com tanta gente cretina,
        merecem tudo de ruim, aliás já compactuam com a própria destruição do seu país…
        reino da cretinice tropical brasilóide.

    • Será que o manolo tá usando Opera Mini ou algo do tipo? Isso vive bugando na hora de “responder”. Por sorte agora tô no computador.

    • anônimo desoficial

      feliz agora??? (modo de dizer off cours)

      Dica: APAGUE este texto, será melhor pra sua ”reputação”…

      eu não faço palhaçada alguma, realmente esqueci completamente que existia o RESPONDER embaixo.

  • Pare de jogar erros para O OUTRO.

    Vamos admitir hipoteticamente que o Somir esteja super errado. Ainda assim, o erro dele não justificaria o seu. Se fazer presente em um local onde todos desgostam de você é falta de amor próprio. Não importa se na argumentação você está certo ou errado. Quando alguém não me quer em sua casa, eu não fico lá tocando a campainha.

    Sério mesmo, estou falando isso para o seu bem. Não tenho raiva de você, não estou gritando. Só acho que você é melhor do que isso, não precisa se humilhar assim.

  • Se ame. Estamos dizendo com todas as letras que te desprezamos aqui, inclusive os leitores.

    Sério que você vai ficar frequentando um lugar onde todos te desprezam? Não faz isso não…

  • Que vergonha que eu estou sentindo por você…

    Por mais que você hipoteticamente tivesse razão, continuar frequentando um lugar onde não é bem quisto é muito inconveniente. Sério mesmo, reflita essa postura para sua vida.

  • anônimo desoficial

    eu sei respeitar as diferenças de pensamento,
    vcs é que não sabem debater e provar aquilo que acreditam, especificamente sobre este assunto.

    • A gente não quer debater COM VOCÊ, é isso que você não entendeu. Debatemos em mais de 300 comentários. Já deu.

    • A gente não quer debater COM VOCÊ, é isso que você não entendeu. Debatemos em mais de 300 comentários. Já deu. [2]

      • anônimo desoficial

        VC VAI LER ISSO PQ PODERÁ SER MEU ÚLTIMO COMENTÁRIO

        debatemos é o caralho!!!! (só um detalhe, não estou pulando e me esgoelando na cadeira, sabendo que vc costuma confundir vida virtual com a real??)

        vou refrescar seus miolos portenhos completamente influenciados pela falta de memoria do brasilóide piada mundial..

        O texto foi redigido e ”muy bién penfsado” pelo seu amigo de baixa auto-estima
        PARA MIM,
        A última frase em negrito foi pra mim, quem começou com falta de educação???
        o texto foi um arremedo extremamente parcial dos estudos ”PSEUDOCIENTÍFICOS” (como a piranha italiana disse), com opinião pessoal de um cara que se diz esquerdista,negador de raças e igualitarista…
        Ele pegou qi,
        mas e o número de neurônios???
        e a compartimentação dos mesmos???
        se tamanho do cérebro não fosse uma prova contundente das diferenças cognitivas naturais outras provas como as de cima provariam de um jeito ou de outro.

        Fui o primeiro a postar os comentários,
        coloquei links que poderiam ser usados para o debate, não para concluir o que acredito mas para servirem como fonte para discussões,
        fiquei ”nervoso” (em termos virtuais) pelo texto completamente parcial de um leigo no assunto, um cara que além de não saber de nada do assunto ainda é preconceituoso para com os estudos
        IRREFUTÁVEIS que apresentei, até agora NADA por parte DE VCS (OS ESQUERDISTAS IGUALITÓIDES DE MANSÃO E BAIRRO DA ZONA SUL) FOI PROVADO.
        nenhum esquerdista inteligente ousaria tentar provar que os estudos estão errados, pq sabem que não podem fazer o impossível.
        O primeiro comentário foi da Laressa (depois de ter percebido que passaria a desprezá-la mediante o nível extremamente baixo de suas supostas argumentações de mulher fruta murcha ainda continua tentando na cabeça dela, debater, filhinha, isso não é debate,graças a vcs), LOGO de cara os primeiros comentários dela foram embasados em nada…
        ”AS PESSOAS PODEM NÃO CONCORDAR COMIGO
        mas em relação a esse assunto precisam apresentar aquilo que discordam, e dizer que ”é preconceito” não é a melhor maneira.
        Eu tentei debater com links justamente para serem usados, sequer postaram links sobre ”raça como conceito social ou cultural” ou mantras como ”as diferenças entre os grupos raciais é menor que as diferenças dentro deles”,
        NEM ISSO

        se vc concordar comigo que

        (ataques pessoais são provas contundentes de quem não tem argumentações para o assunto) eu penso em deixar a sua kizumba
        sem pedir
        ao Sumir covarde e irresponsável que admita seus erros como um adulto decente e responsável pelos seus atos.

        Se vc admitir isso (o homem da dupla sem querer ofender) será a prova que quem merecia troféu argumentação era eu, muitos troféus inclusive, que não comecei com falta de educação visto que a mesma ficou evidenciada no texto, que tentei o debate mesmo com a cabeça quente e sob meios tortos, que fui o único que incentivou discussões sobre o assunto, que praticamente todos me atacaram e provaram para mim que não tem argumentos com relação a esse assunto, que não existem estudos que provaram cientificamente igualdade entre raças humanas e que o seu amigo foi extremamente irresponsável ao postar um texto que não sabe manter. (manter seus pressupostos do texto, suas conclusões)

        Só estou dizendo o que significará se admitir

        o que achas?????

        não verá mais o tonho da lua porraqui…

        (faça isso e dê sua palavra, podemos não existir em carne e osso no mundo virtual mas existimos como palavras,letras… foto de sally: S-A-L-L-Y)

        • Giorgia (piranha italiana)

          “um cara que além de não saber de nada do assunto ainda é preconceituoso para com os estudos
          IRREFUTÁVEIS que apresentei,”
          Cara, só por essa eu me recusaria a discutir com você…
          Argumento IRREFUTÁVEL é aquele que não se pode submeter a testes. Ou seja: o que não pode ser testado não é Ciência. Algo do tipo: “Se você quebra uma louça é porque algo ruim deixou de acontecer.” Entendeu?
          Vá estudar um pouquinho de lógica.

  • Nossa, você não tem amor próprio mesmo.

    Deixa os outros discordarem de você, garoto.

    As pessoas tem o sagrado direito de discordar, ainda que sem se justificar. Aprenda a aceitar as diferenças.

  • Cara, você não é tão importante para alguém combater ponto a ponto o que você fala.

    Uma dica: quando quiser ofender alguém, não projete as suas inseguranças, porque isso escancara quem você é e te deixa vulnerável.

    Por exemplo, comigo, por diversas vezes ao longo deste ano você fez “ameaças” como “se você não publicar isso eu vou pensar que você é…”. Numa boa? Foda-se o que você pena de mim. Eu não me importo. Mas com esse tipo de ataque você mostra que VOCÊ se importa com o que pensam de você. Aprenda a atacar os outros percebendo os pontos fracos do interlocutor e não presumindo que o que te afeta também afeta a todos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: