Ele disse, ela disse: Retorno à vista.

A discussão desta coluna parte do pressuposto que alguém te sacaneou. Fato consumado, sua vida segue em frente. Algum tempo depois, cai no seu colo a oportunidade de sacanear de volta essa pessoa. Sally e Somir fazem escolhas diferentes, e os impopulares devolvem suas opiniões.

Atenção: A pergunta depende da introdução.

Tema de hoje: Sacanear de volta ou deixar quieto?

SOMIR

Vingança e justiça são duas coisas diferentes. Muita gente cisma de achar que são sinônimos, mas normalmente onde uma entra, a outra sai. Embora eu não vá ser falso de dizer que a vingança não possa ser prazerosa, é um erro achar que vingança seja algo mais do que cutucar uma ferida.

Começo assim porque defendo a ideia de saber se poupar, de deixar quieto e continuar focado em manter essa pessoa longe de você. E aposto que os defensores da retribuição aqui vão puxar um coro de busca por justiça. Deixemos essa confusão entre olho por olho e justiça para a turma monga da pena de morte… Não é só porque você tem vontade de fazer uma coisa que ela se torna justificável. Respeito mais quem é honesto e diz que só quer ferrar outra pessoa.

Embora seja apenas um respeito circunstancial. A ideia de causar problemas para outro ser humano pelo simples prazer de foder com a vida de alguém é na melhor das hipóteses uma escrotice. E não, o fato dessa pessoa ter te sacaneado não é justificativa também, é no máximo motivo. E motivo até serial killer tem: “Ela parecia com a minha mãe…” Não é só porque você consegue racionalizar algo que esse algo vira racional. Sei que está parecendo que eu engoli um carregamento de biscoitos da sorte chineses, mas num assunto desses tudo pode virar área cinza nas palavras de quem quer defender seu ponto.

Gire como quiser, mas a vingança definida no contexto da discussão de hoje nada mais é do que bater em alguém porque você quer. Não estamos falando de reagir e consertar as coisas, estamos falando de um fato acontecido e que não pode mais ser mudado: Você FOI sacaneado pela pessoa. Por um acaso você acaba na posição de sacanear de volta, você não planejou nada e não mexeu uma palha por isso.

Normalmente quando aprontam para cima da gente, tem mais do que “maldade de vilão” na jogada. Puxaram seu tapete para roubar sua promoção, sua namorada te largou por causa de outro, alguém te difamou para chamar atenção… Quase sempre tem um motivo que vai além de te fazer mal. Você estava no caminho. E lembrem-se que eu disse que motivo não tem nada a ver com justificativa… O fato da pessoa ter um motivo não a absolve de nada, mas se formos pesar na balança, é mais “natural” passar por cima de outra pessoa para conseguir o que quer do que simplesmente ferrar alguém.

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou uma “vítima” no caminho enquanto buscava o que queria. Ser humano é ser competitivo, oras. Faz parte do jogo e quem não aprende a sacudir a poeira e se levantar não vai longe nessa vida. Presume-se que se você tem alguém na sua história que te sacaneou, essa pessoa ganhou algo de você. Ninguém é obrigado a achar bonito e não estou glorificando sangue de barata, mas entender que há uma diferença entre competir e a “pureza maldosa” de ganhar apenas o sofrimento de outro ser humano como recompensa.

E que merda de recompensa é essa. Perde a graça rápido e ainda pode te arranjar um inimigo. Vejam bem, essa pessoa poderia ser apenas uma competidora (mesmo que antiética), mas depois de uma vingança, você deixa de ser um mero obstáculo para ela. E a maior prova que isso dificilmente é o fim das animosidades é você mesmo que se vingou. Já deveria ter passado, mas na primeira oportunidade você saiu do seu caminho e foi ferrar a vida da pessoa.

Ter inimigos é uma MERDA. Fode sua qualidade de vida. Adversários e rivais até fazem bem em doses moderadas, porque eles disputam algo com você, podem servir como motivação e aprendizado… mas inimigo? Inimigo faz o que você acabou de fazer ao sacanear de volta: Tenta te ferrar pelo PURO prazer de te ver se ferrar.

E para solidificar o fato de que ficar vulnerável a uma sacaneada não depende exclusivamente da sua vontade, que tal relembrar a premissa deste texto? Você também não procurou por onde se vingar, mas o mundo deu suas voltas até isso acontecer. NADA garante que algum tempo depois você vá estar do outro lado. E não se esqueça que dessa vez não é competição, é pra foder mesmo! Você pode levar uma rasteira imprevisível que pode estragar muita coisa na sua vida. VALE A PENA?

Nem vou levantar a possibilidade de você ter sido vencido de forma ética e cismar que foi injustiçado para não gastar muito espaço, mas vamos lembrar que isso É possível. O famoso “meu time só perdeu porque o juiz roubou para o outro lado…”, a culpa é sempre dos outros, não?

De qualquer forma, sorria… o fato de ter criado um inimigo está marcado na SUA conta. Mesmo se o argumento idealista não te seduz, o racional deveria: É BURRICE arranjar problema para sua vida à toa. A sua capacidade de comprar a briga não tem nada a ver com a validade dela. Num exemplo maluco: A maioria dos seres humanos adultos e saudáveis pode se virar numa briga contra uma cobra venenosa. Temos todo o equipamento necessário para matar uma, mesmo pelados. Agora… você sairia do seu caminho para comprar briga com uma delas?

Coragem e estupidez andam de mãos dadas e não é de hoje. E muitas vezes nem tem a ver com medo, é o desperdício de tempo e a chatice do processo mesmo. Ao executar uma vingança dessas, de uma forma ou de outra você acaba trazendo essa pessoa de volta a sua vida. Que tal lembrar os motivos pelos quais ela se afastou?

Quer pagar de fodão ou fodona e dizer que ninguém se mete com você? Parabéns, você é uma pessoa corajosa. Se quiser mais exemplos de pessoas corajosas, leia um livrinho chamado “Prêmio Darwin”.

Para me chamar de banana, para dizer que na sua cabeça não existe lugar para racionalidade, ou mesmo para dizer que se ofendeu com alguma coisa e vai esperar a chance de revidar: somir@desfavor.com

SALLY

A situação é a seguinte: uma pessoa te sacaneou, te fodeu. Você se afastou com dignidade e seguiu a sua vida. O mundo deu voltas e um belo dia, independente da sua vontade e sem que você tenha contribuído para isso, esta pessoa que te fodeu está nas suas mãos. O que você faz, dá uma sacaneada ou ignora?

Mas olha… certamente eu dou uma sacaneada! Mas com muita vontade! Não pensaria duas vezes!

Eu sou adepta da política do “a melhor vingança é ser feliz”. Acho de um rebaixamento surreal ficar gastando tempo e energia da sua vida correndo atrás de quem te sacaneou para se vingar. O mais digno e eficiente é se retirar e viver sua vida. Jamais perderia meu tempo correndo atrás de quem me sacaneou, me recuso a dar tanta importância para pessoas que não me querem bem. Importante na minha vida são as pessoas das quais eu gosto. PORÉM, se a pessoa caiu no meu colo em uma situação de sujeição sem que eu mexa um dedo para isso acho princípio básico da Lei do Retorno que eu meta o dedo no seu cu e rasgue até a nuca.

Compreendam que o que eu condeno não é a vingança em si e sim o tempo e energia que ela consome: perder dias, meses, anos stalkeando uma pessoa que te sacaneou, pensando nela, se preocupando com ela, fazendo planos com ela é doentio. Sério mesmo, isso é coisa de gente sem vida, que não tem mais nada para fazer. Jamais faria uma coisa dessas, até porque eu sou adepta da filosofia romariana: “quem é ruim se destrói sozinho” (eu já comentei que amo o Romário cada vez mais?). Pois bem, esta situação, de perder tempo pensando em quem te sacaneou, não se confunde com tocar a sua vida de boa sendo muito feliz e quando essa pessoa cruzar acidentalmente o seu caminho dar um bico na cabeça dela e seguir em frente. Percebem que são duas coisas diferentes? O primeiro caso envolve desgaste, investimento. O segundo é mera questão de oportunidade.

Alguns gostam de dizer que não fariam nada, mesmo se tivessem uma oportunidade randômica ao acaso porque isso também seria dar muita importância à pessoa. Olha, não sei quanto a vocês, mas para mim, uma pessoa que me sacaneou ganha ALGUMA importância, pois eu não esqueço quem me sacaneou. Dizer que é uma pessoa como outra qualquer seria mentira… Ok, não ganha importância o suficiente para eu me desdobrar em um plano de vingança, mas porra, se cruzar meu caminho em situação de sujeição, eu vou lembrar do que ela me fez e vou tentar acabar com ela com a maior satisfação. Sim, pisar em quem me sacaneou me traz felicidade, joguem pedras. Só não faria esforços para pisar, mas se a oportunidade cair no meu colo…

Daí vai ter quem diga que fazendo isso eu estou estabelecendo novamente um contato com essa pessoa e me sujeitando a outra sacaneada dela. Não concordo. Primeiro que não tenho medo de revide, se estou partindo para o pau é porque me garanto. Segundo que pessoas filhas da puta sempre vão tentar te sacanear novamente, não adianta ficar fugindo ou tentando evitar. Muito pelo contrário, algumas vezes quando você se defende “de igual para igual” a pessoa até fica com um certo medo e pensa duas vezes antes de tentar te foder novamente. Até por uma questão de intimidação, eu acho que não tem que deixar passar uma oportunidade de foder com quem te fodeu, o mundo dá voltas e amanhã essa pessoa pode estar no topo novamente e te foder pela segunda vez. Aproveite para chutar enquanto ela ainda está no chão, talvez assim ela não suba mais. Nunca mais.

Passar meses pensando na pessoa e arquitetando planinho de vingança é dar atenção demais a quem não merece. Mas dar um totozinho sem qualquer esforço em quem cruzou aleatoriamente o seu caminho não é dar atenção, é apenas aproveitar uma oportunidade e fazer justiça. Vocês aí que acreditam em algum Deus não acham que é praticamente “vontade divina” que você arregace seu desafeto? Por qual outro motivo o seu Deus teria colocado essa pessoa no seu colo, em situação de sujeição? Deus quer que você enfie o dedo no cu do seu desafeto e rasgue até a nuca, caso você não tenha percebido.

“Mas Sally, eu prefiro perdoar”. Taí algo que merece uma boa discussão. Perdoar não se confunde com esquecer. Você pode perdoar a pessoa e ainda assim devolver o mal que ela te fez. Um tapa de volta é apenas reequilibrar a situação, colocar os pingos nos “is” e não fomentar o ódio. Talvez você me ache muito fodida de cabeça, mas eu já dei umas pancadas em pessoas que me sacanearam e que eu havia perdoado de coração. Eu perdoei mesmo, eu não guardava mágoas, eu não desejava mal, mas tendo a oportunidade de zerar o placar, eu não vou perder. É um raciocínio muito frio, provavelmente a maior parte de vocês não vai concordar.

Pensem da seguinte maneira: uma pessoa bate no seu carro dirigindo bêbada. Você releva, você não denuncia a pessoa, não a leva até a delegacia, não processa, não pede que o DETRAN tire sua carteira… mas obriga ela a pagar pelos reparos no seu carro. Não há ódio, não há mágoa, não há raiva, você apenas quer justiça. É hora de deixar essa passionalidade latino-americana de lado e perceber que um pay back nem sempre está ligado à falta de perdão ou a ódio. Meu perdão não é esse perdão cristão, onde perdoar implica em enfiar o galho dentro, desculpa ai. Perdoo, mas não cruze meu caminho porque aí é desaforo demais querer que eu fique quieta, porra! Além de me sacanear ainda vai entrar de novo na minha vida e esperar que eu fique inerte? Não dá não.

Se alguém que me sacaneou ainda se der ao desfrute de cruzar o meu caminho depois disso, eu me sentiria bastante otária de não fazer nada a respeito. Uma coisa meio “dar a outra face”, e eu não tenho vocação para dar a outra face. Não ter medo de inferno e do julgamento de um ser imaginário faz isso com a gente: acabamos fazendo o que temos vontade, não aquilo que nos ensinam que é o correto. Tem seu preço, mas eu gosto de viver assim. Acho que o mínimo que se espera de uma pessoa que te sacaneou é que ela tome o cuidado de não cruzar a sua vida nunca mais. Se a pessoa quer cometer o desaforo de te sacanear e depois ainda saracotear pela sua vida, francamente, ela merece um totó mais pelo desaforo de fazer isso do que pela sacaneada do passado.

Gente de merda tem que bicar enquanto estão no chão, se não eles levantam e tentam te foder novamente. Ficar quieto nunca impediu ninguém de voltar a ser sacaneado, muito pelo contrário. Não desperdice uma oportunidade dessas, pois se a pessoa teve a cara de pau de se fazer presente na sua vida depois de te sacanear, provavelmente as intenções dela não são boas e o caráter menos ainda.

Para me perguntar porque tanta raiva no coração, para dizer que eu sou mais macho que o Somir ou ainda para agradecer por eu ter te tornado uma pessoa pior com os meus argumentos: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (56)

  • Eu sou a favor de sacanear de volta quando aparece a oportunidade! E não adianta usar frases de efeito do tipo “você não pode se rebaixar ao nível de fulano…”. Dar o troco não é se rebaixar. Se rebaixar é dar chance da outra pessoa te sacanear de novo! Tudo no universo tende a ocorrer da forma na qual se gaste menos energia. Se alguém ferra com você para conseguir o que quer, ele não vai gastar energia pensando e elaborando outros métodos. Ele vai te ferrar de novo, porque sabe que é garantido. E isso nem é da natureza humana, é natureza animal mesmo!

    Mas se você se vinga, a outra pessoa pode ficar com raiva, mas ficará atenta! E ela vai ficar com raiva simplesmente porque verá que escolheu a pessoa errada pra sacanear.

  • E eu pensando que algo que eu e uns colegas fizemos tempos atrás era vingança, quando na verdade foi uma forma indireta de auto-preservação. Bastou dizer a verdade, toda ela, a um cliente… digamos que acho que uma certa vendedora não vai mais passar projetos em versão extremamente resumida que omite informações essenciais.

    Mas não consegui concordar totalmente com nenhuma das opiniões, nem discordar, porque elas não levaram em conta as possíveis graduações envolvidas em cada caso. A intensidade do dano que a pessoa causou na gente ao sacanear, a intensidade do dano que podemos causar de volta, a possibilidade de nossa autoria ser descoberta ou não, o tempo que se passou desde o acontecido… todas essas coisas seriam (ou deveriam ser) levadas em conta, não é uma questão de 8 ou 80.

    • Koppe, quando se fala em foder com a pessoa não quer dizer ir na casa dela e tacar fogo em tudo. Não implica em fazer baixarias, coisas ilegais. Muitas vezes, como você mesmo citou, basta simplesmente dizer a verdade e o mundo desaba na cabeça do filho da puta…

  • Só um detalhe: Eu não curto só retribuir sacanagem com sacanagem, eu gosto de retribuir o bem com o que eu tenho de melhor. Um colega meu disse que eu sou Satanista, que eles agem assim. Eu não entendo de porra nenhuma de religião. Eu gosto da dupla Desfavor. Mesmo vcs não seidentificando já me deram altas ajudas por email. Se alguma vez eu cruzasse com vcs em algum lugar, daria moral. Vcs merecem tudo de bom. Se alguma vez eu passar pelo Pastor Vagner na rua, vou chutar o rabo dele!

  • Ah… tá bom, podem me chamar de escrota, mas eu fodo de volta, SIM!
    Nem precisa ser tão abertamente, porque como diz o Somir, não é legal acumular inimigos, mas se eu puder mecher os pauzinhos atrás das cortinas, eu vou fazer questão.
    Um exemplinho bem medíocre que aconteceu comigo. Uma antiga supervisora me fodeu uma vez no emprego e tive de emtubar essa. Nas voltas do mundo, comecei a namorar uma mina gerente do RH de uma empresa e certa vez vi que a tal ex supervisora tava pleiteando uma vaga pra ser supervisora de um produto de lá. Claro que cheguei no ouvido da minha namorante e mandei ela gongar a baranga. Pronto! Empatei o jogo sem me queimar, sem arrumar inimigo, apenas ri por ter fodido de volta.

  • Então, tudo depende do tamanho da merda que a pessoa fez comigo. Se for algo light acho que passa tranquilo.
    Mas, de verdade, acho difícil de opinar, na prática as coisas mudam muito. Mas creio que sim, eu aproveitaria a oportunidade. Não sou um ser de luz.

  • Leve o tempo que for, um dia eu sempre dou o troco em quem merece. A vida sempre ajuda.

    Não importa o que seja, me ofendeu e me atingiu de alguma forma, vai receber se eu tiver a chance.

    Lembro com uma ex que pisava em mim quando eu era um jovem bobinho, depois mudei e ela realmente foi quem gostava mais, corria atrás de mim… Também lembro de que estava tão bom trepar com outra, olhando ela embaixo de mim e só pensando no quanto essa ex estava chorando porque a larguei.

    Podem dizer o que for, que sou babaca…mas para alguém chegou até a me trair, achei bem mercido. Não terminei só pra esperar ter uma chance, fui cozinhando…esperei o momento de fazer doer. E até hoje eventualmente ela manda mensagens patéticas me querendo de volta.

    Também lembro da última ex, quando ela surtou de diversas formas porque a melhor amiga passou a noite na minha casa… eu ainda dei uma amolecida, pouco tempo depois ela foi realmente muito, muito escrota comigo. Eu deveria ter feito mais.

    NADA foi planejado, mas quando tiver outra chance… sacanearei mesmo.

    Não vivo em função disso, pouco me importo com ela, não fico arquitetando, nem faço questão de irritar ou provocar… mas quando tiver a chance eu farei isso.

    Hoje foi um pequeno totózinho em alguém, que por conta do macho que come minha ex, que é amigo dessa pessoa também…ficou sabendo dos meus pequenos transtornos e andou fazendo piada inclusive em rede social. Apenas sorri e relevei. Posso ter problemas mas tenho uma carreira, bom salário e ele… nada… Hoje ele precisou de mim, simplesmente me neguei de forma sútil. Uma coisa boba, mas me deu prazer. Quem riu agora?

    Bem, me julguem, chamem do que for, não importa…continuarei assim, é que não tenho tempo e me dá preguiça, mas acho que as pessoas precisam aprender a não fazer o que querem com qualquer um…

    • Concordo com você: ficar correndo atrás, se desgastando em planinho de vingança, ficar falando mal da pessoa a torto e a direito é indigno. Mas quando a oportunidade surge, tem que bater forte.

  • Por mais que eu ache admirável quem consiga viver de acordo com célebre a frase do Seu Madruga: “A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”, eu tendo a concordar com a Sally, especialmente ao que ela acrescentou a seu texto nos comentários…

    • Eu nem encaro tanto como vingança, sabe? Acho que é uma forma de dizer a uma pessoa filha da puta “Mantenha distância”

  • Phil, esses tipos de atitude que você cita como “sacanagens” são bem mais comuns do que se pensa.

    Para o primeiro caso, se tem até a desculpa-padrão conhecida por “redução de custos”, sendo que geralmente se puxam parentes próximos, tais como filhos, sobrinhos ou até a esposa para a colocação.

    Já no segundo caso que você citou, é uma jogada de oportunismo que geralmente de algum subordinado bem relacionado com a chefia (puxa-saco) que busca nisso galgar posições dentro da hierarquia. Para funcionar, depende muito da distância entre os superiores e a equipe subordinada.

      • Eu ATRAIO evangélicos, é incrível. Tenho que ficar ouvindo a mulher do meu chefe falar em Deus pra cá, Jesus pra lá, toda trabalhada na po-po po-po po-po po-po poker face.

        • A única escapatória que te tira da qualidade de satanista e faz com que eles te deixem em paz é dizer que é judia.

            • Sério?

              Então coloca uma estrela de Davi pendurada no pescoço e começa a pedir dinheiro emprestado para ela cada vez que ela falar com você, aposto que ela vai te deixar em paz!

                • Quanto ao “Velho Testamento”, ele tem outra denominação na cultura judaica, que é TANAKH, sendo que a distribuição dos livros é diferente da presente na “Bíblia” cristã.

                  A parte mais considerada pelos judeus é a Torá, também conhecida por “pentateuco”, sendo composta dos cinco primeiros livros da “Bíblia”, a saber: GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS e DEUTERONÔMIO.

                  E sim, tem a questão do sábado que é guardado pelos mais ortodoxos, que se contaria do “pôr do sol” de sexta ao “pôr do sol” do sábado, que é o conhecido Shabbat.

                  Se quiser mais informações, tenho meus contatos. Poderia até passar mais informações, mas não me convém bancar de fofoqueiro aqui.

                  • Pra mim é tudo blá blá Whiskas sachê (não estou desmerecendo as TUAS informações nem a tua boa-vontade de me responder, ok?).
                    Lembrei de um post do Queima Eles, era um print de uma discussão entre dois evangélicos. O comentário do pessoal do tumblr: “É como se estivessem brigando pra saber qual Coelhinho da Páscoa é melhor”. Pois é.

                    • Pois é… Eu também acho uma besteirada, mas no fundo isso é numa vibe meio que “time de futebol”, ainda que não se tenha a mesma rotatividade no que diz respeito a torcida propriamente dita.

                      Falando nessa parada de coelhinho, sempre digo que acredito em Deus na mesma medida que acredito no Papai Noel ou no Coelhinho da Páscoa e que o Diabo seria o equivalente do Saci Pererê.

                      Tudo mito, tudo folclore, mas se for falar disso, surge mais um problema, que é a parada desse pessoal pedir subsídios com base na lei roua.net.br para subsidiar seus templos kitsch que muitas vezes são um ode ao mau gosto.

        • Ah, ia me esquecendo, mas tem os chatólicos chatistáticos que também são o mesmo blá-blá-blá, sendo que os chamo convenientemente por “canção noia”.

      • SIM (na verdade eu acho que ele sempre teve na frente), estou shorando.
        Continuo com meu voto nos candidatos do PSOL, o pra prefeito vai ter, sei lá, 1%, mas pelo menos vou ficar com a consciência tranquila que não compactuei com o que acho errado.

        • Se der faça mais… Convença o pessoal que votar no filhote de rato é furada, que ele está compactuado com a turma dos telepastores, que usam da posição que tem na mídia para fazer DEMAGOGIA.

  • Olha, máximo que faria é omitir informação útil e deixar de ajudar em algo crucial, jamais cometer algo. Por conta da natureza das informações que recebo trabalhando, já fiz isso, deixando de passar informações e de prestar alguma ajuda a desafetos que mais do que os prejudicaram, causando-lhes danos e perdas dos mais variados tipos. Mas só. Por mais que eu possa dizer que me garanto, nunca se sabe quem conhece quem, a que tipo de informações a seu respeito essa pessoa possa ter acesso e prever a que ponto pessoas (eu mesma, inclusive) poderiam chegar para vingar-se. Palavra de quem já teve apontada arma na cara por duas vezes…

  • Gosto de pensar que eu faria com o Somir, porque é DE FATO a melhor ideia. Sacanear alguém, mesmo de volta, só vai abrir espaço para essa pessoa te sacanear MAIS uma vez, dada a oportunidade.

    Mas acho que, nessas horas, a tentação ganha de lavada. É difícil ser racional com um prazer desse tipo à sua frente; e eu já não tenho muita força de vontade mesmo… tenho apenas princípios, mas princípios valem contra pessoas escrotas?

    Apesar de tudo, e de eu concordar com ele na teoria, o Somir tem uma argumentação falha: Atire a primeira pedra quem nunca deixou uma vítima pelo caminho? Isso não corresponde ao fato de sacanear; deixar uma pessoa pela caminho eticamente e deixar uma pessoa pelo caminho escrotamente não são comparações válidas, mesmo porque competir de maneira limpa não é nem o mérito da questão, como você mesmo disse. Não considero quem ganhou algo de mim como alguém que me sacaneou… considero quem sacaneou quem fez uma coisa ESCROTA, como me demitir de um alto cargo para contratar um parente incompetente e que nunca trabalhou com aquilo e nem nunca teve experiência. Ou pior, se roubou um projeto meu e deu como dele, para subir na empresa. ESSE tipo de coisa é sacanear; deixar pelo caminho é mera consequência prática do capitalismo.

    • Phill, a pessoa que é filha da puta te sacaneia independente de você ter se defendido ou não. Acho até que se você apanhou uma vez e ficou calado, as chances de ser sacaneado mais uma vez é maior do que se você revidar. Se você revida a pessoa pensa duas vezes antes de fazer novamente…

      • Depende da situação, Sally. Na MAIORIA das vezes, é como o Somir disse: se a pessoa está FORA da sua vida, e você, com o puro prazer de se vingar, fode ela… você corre o risco de ela VOLTAR para a sua vida, só pra te foder, melhor deixar quieto. MAS, se ela é uma ameaça futura e tem chances consideráveis de te foder de novo, aí não é mais vingança, aí é auto-preservação. São coisas completamente diferentes. E não, em casos assim, não se confundem. Vingança é retribuição fora de contexto, pura e simples. Contextualizada, ela chega a ser “jogar limpo”.

        • Ué, mas na situação proposta pelo texto a pessoa cruzou o seu caminho novamente, justamente por isso você tem a oportunidade de sacaneá-la!

          • Mas as vezes, ela cruzou o seu caminho de uma maneira que não influa na sua vida. Por exemplo, ela trabalha como mera funcionária em um departamento adjacente ao seu, e você, como gerente, se reúne com os outros gerentes para debater os projetos. Você chega e fala que o dela é péssimo, que nem vale a pena olhar, sem nunca nem ter olhado o projeto, e sabendo que as chances de ela ser promovida nos próximos 10 anos é baixíssima.

            Ou se ela é estagiária, e você manda ela embora porque ela “não satisfaz os requisitos da empresa”. Vingança as vezes pode estar aliada a trabalho e competência, e as vezes não.

            Ok, vamos colocar isso melhor, sem tantos exemplos, to sentindo que o meu argumento tá confuso. Nem eu to me entendendo. Pausa, respira.

            A vingança, para ser vingança, tem de ser pura e simples. Vingança aliada fortemente com precaução não é vingança. Mas esse nem sempre é o caso. Quando eu penso no conceito de vingança, penso no prazer de retribuição, e não na auto-preservação. LÓGICO que você não vai colocar um puxa-tapete para trabalhar com você em no setor da sua empresa. seria até burrice. Se alguém perguntar pra você, diga que contrate outra pessoa, aquela não presta.

            Mas se aquela pessoa, algum dia, te roubou um namorado na cara dura, por exemplo, e você quiser se vingar não dando a ela o estágio no escritório que ela precisa para se formar, você o faria? Isso, para mim, seria vingança. A pessoa não tem nem jeito de te prejudicar, como é fato sabido estagiário nunca tem influência em porra nenhuma, e então jamais te poderia causar mal. Entende? O que fazer numa situação dessas?

              • Se você revida, ela só TE sacaneia, ainda mais, porque vai querer o prazer de ver fodida. Se você não fizer nada, ela não vai TE focar. Toda vez que você se vinga, é comprar BRIGA, com B maiúsculo. E enquanto eu não me importo de brigar pelo o que eu acho que é certo, fazer MUITOS inimigos (porque, convenhamos, tem MUITA gente filha da puta) é um tiro no pé. Então, resumindo, acho que a gente tem que escolher BEM as vinganças, no intuito de se auto preservar. Vingar pelo puro prazer de vingar eu não apoio, costuma dar merda pra você mesmo no final.

                • Não é verdade, nem sempre é assim. Já me aconteceu de estar na minha, quieta e uma pessoa se dedicar a me sacanear várias vezes. Quando eu devolvi uma única vez e fiz um estrago na vida da pessoa (seu filho foi preso) a pessoa passou a ter medo de mim e me evitar.

                  • Tb acho… Nessa situação mesmo, se a pessoa fica com seu namorado, se ela te encontrar na empresa, não vai pensar duas vezes antes de passar por cima de vc.

                    Já vi muito funcionário virar chefe do chefe, puxando o tapete na cara dura. Quem é filho da puta só respeita pelo medo…

                    • Quem é filho da puta não se acanha por estar em situação de inferioridade e não se contem porque você não fez nada de mal a ele

                  • NESSE caso, a vingança é válida, porque ela estava te prejudicando de forma direta e irrefreada. Por isso que eu falo, é questão mais de preservação em si, não vingança. Depende do tipo de sacanagem…

            • Com estagiários é sempre bom ter rédea curta, independentemente da relação que a pessoa tenha com você.

              A depender da posição, ele pode prejudicar bastante, sendo que para lidar com isso, só existe um caminho… DISCIPLINA!

  • Gente de merda tem que bicar enquanto estão no chão, se não eles levantam e tentam te foder novamente. Ficar quieto nunca impediu ninguém de voltar a ser sacaneado, muito pelo contrário. Não desperdice uma oportunidade dessas, pois se a pessoa teve a cara de pau de se fazer presente na sua vida depois de te sacanear, provavelmente as intenções dela não são boas e o caráter menos ainda.

    Falou e disse tudo quanto a morta de fome aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: