Desfavor da semana: Monotemista.

ds_monotemista

Ao chegar no início da tarde à residência de verão papal de Castel Gandolfo, no sul de Roma, Bento 16 agradeceu da sacada de seus aposentos à multidão de fiéis que foi até o local recepcioná-lo. Sob aplausos, afirmou que, com o fim do seu papado, se tornará “um peregrino a mais.” FONTE

Pena que a atenção recebida não foi condizente. Desfavor da semana.

SOMIR

Estamos em 2013… sério que isso ainda é importante o suficiente para saturar toda a cobertura da mídia? O assunto, pelo menos sob o viés “situacionista” da imprensa brasileira, esgota em poucas frases. A partir daí, só um falso senso de importância, ranço de uma nostalgia quase que medieval que parece acometer o público. Quando isso fazia alguma diferença…

Não que fosse impossível se aprofundar na história, afinal, a desculpa de “evitar a fadiga” não corrobora com a quantidade absurda de escândalos e vazamentos de informações recentes na Santa Sé. Bento XVI foi provavelmente “saído” do posto, seja por pressão dos Velhos Virgens ao seu redor, seja por medo de estar no cargo quando alguma merda das grandes fosse parar no elevador.

Mas quando o assunto é a fé de boa parte das pessoas que consomem seus produtos, melhor manter tudo numa escala de superficialidade que faz da cobertura da renúncia de um papa um apanhado de informações rasas e futilidades que rivaliza com os piores reality shows disponíveis no mercado. É assim que se percebe o esvaziamento da própria instituição nos dias atuais.

E não só no número de fiéis, também em significados. A troca de papas vem sendo o elemento mais midiático da Igreja Católica nos últimos… séculos. Impressionante que com exceção disso, não tem mais NADA que preste acontecendo que mereça virar notícia para quem quer defender o Vaticano e seus tentáculos espalhados pelo redor do planeta.

E aí, sobra o quê? Um pequeno desvio: Lembro de um episódio da excelente série “Mad Men”, sobre publicitários nos anos 60. Naquele capítulo, o “criativo” em questão precisava criar um slogan para uma famosa marca de cigarros (Lucky Strike). Bem na época em que caíra por terra a estratégia de dizer que cigarros faziam bem, utilizando médicos para corroborar, inclusive. Enquanto a concorrência se digladiava com a ideia de trabalhar com os recém descobertos riscos à saúde oferecidos pelos seus produtos, sugeriu-se à marca em questão basear sua campanha numa mensagem inócua: “Lucky Strike: É tostado.”.

Todos os outros cigarros também eram tostados, nem era um diferencial. A jogada de mestre era falar sobre porra nenhuma e deixar as pessoas esquecerem a verdade inconveniente sobre os malefícios do tabaco. Atenção: DEIXAR as pessoas esquecerem. Elas queriam fazer isso, assim como os católicos querem esquecer a merdalheira toda que envolve não só sua religião como seus “infalíveis” líderes.

Trocar de papa é a estratégia “É tostado.” da Igreja Católica no momento. E a mídia, principalmente a brasileira, está dando todo o cartaz necessário para que ela faça sucesso. Trocar de papa não muda nada na prática, nem mesmo para a estrutura de poder interna deles… Escolher um papa nos dias de hoje é praticamente uma loteria cujo prêmio pode ser alguém tão carismático (e midiático) quanto João Paulo II. Acertando outro papa que caia no gosto popular, eu posso apostar que as denúncias diminuem e a sangria de fiéis se reduz um pouco.

Bento XVI foi um fracasso de marketing. E isso já é o suficiente para que um papa falhe completamente nos dias de hoje. Não parece que uma das instituições mais teimosas da face da Terra esteja minimamente interessada em se mexer para se adaptar aos tempos. Das duas uma: Ou a alta cúpula do Vaticano sentiu uma dor no bolso com o “reinado” de um homem com o carisma de um Lorde Sith, ou está se cagando de medo que mais e mais denúncias comecem a pipocar enquanto estão justamente com um papa cujas costas não são largas o suficiente para segurar a imagem da igreja como um todo.

No final das contas, é só isso que sobra: Uma cortina de fumaça branca saindo das chaminés do Vaticano. E apesar do meu ego inflado, nem fodendo que só eu peguei essa estratégia “publicitária”, muito mais gente, inclusive em altos escalões da imprensa, deve ter tido a mesmíssima impressão. Mas daí a sequer levantar a lebre, vai longe.

Uma cobertura enorme, complexa, detalhista… sobre nada demais. Nem é tanto bronca de darem tanta atenção para essa dança de cadeiras religiosa, é aquela sensação de “calorias vazias” que fica depois de acompanhar a imprensa brasileira abordando o assunto. Quase não acreditei quando vi uma simulação em 3D do trajeto do ex-papa de helicóptero até seus novos calab… aposentos. Gastaram tempo e dinheiro com isso? É tanto medo de falar algo relevante assim?

Pega mal fazer cobertura chapa branca sobre políticos sob a pretensão de suporte, mas tudo bem deixar uma figura de poder dessas passar em brancas nuvens? Entrar nesse esquema de “É tostado.” é dar claro apoio à estratégia da Igreja Católica, e pagando o preço de desinformar leitores e telespectadores.

É pra isso que a imprensa brasileira serve? Então pede para sair!

Para dizer que pra variar somos parte do problema, para dizer que só confia no desfavor para se informar sobre o Vaticano, ou mesmo para dizer que está na torcida para escolherem o brasileiro (Papa Infante I): somir@desfavor.com

SALLY

A renúncia formal do Papa Bento XVI aconteceu nesta semana. Oficialmente, ele não é mais Papa, passando a ser conhecido como Papa Emérito. E parece estar sendo endeusado por isso.

A rigor, o ato do ex-Papa (emérito é meu ovo esquerdo) é duvidoso. Renunciar até vai, mas renunciar cheio de vitimização, querendo fazer parecer que é um ato de heroísmo é um desaforo. Fica muito claro pela sequência cronológica dos fatos que ele está renunciando por causa do chumbo grosso que tem nas informações que vazaram nas mãos do mordomo no caso conhecido como Vatileaks. No começo, todo mundo levantou essa lebre, mas agora parecem ter esquecido. É um novo caso de intocabilidade: por renúncia.

Sabe como é o brasileiro médio… basta a pessoa morrer para ser santificada, para que tudo que ela fez de merda se apague e tudo que ela fez de bom se ilumine. Estranhamente o ex-Papa conseguiu esse fenômeno sem morrer, quer dizer, ele “morreu” como Papa e a partir do momento que as pessoas se deram conta disso, ele ganhou admiração e idolatria. Um Papa que nunca na vida foi popular agora parece ser o amor da vida das pessoas, motivo de admiração.

Do nada, o ato de desistir virou um “ato de coragem”, sinônimo de sensatez. O ex-Papa virou um herói, quase que um mártir. Um amarelão sendo aplaudido por isso, afinal, é idoso e católico, melhor não falar mal. Virou santo, o filho da puta. Sensacional. Como pode ter gente achando que o chefe do galinheiro não sabia das irregularidades que estavam acontecendo? Escândalos econômicos, crimes, corrupção… e o chefão não sabia de nada? É… faz sentido, aplicaram o mesmo raciocínio no caso do Lula com o mensalão. O povo é burro mesmo. E precisa de heróis. Tem que ter sempre um que era honesto, um que não sabia de nada, um que seja a esperança da nação. Eca.

Daí vemos muita gente achando que o ex- Papa não sabia de nada sobre todos os crimes e corrupção ocorridos no Vaticano e, quando tomou ciência disso tudo através do vazamento de informações ficou tão desgostoso com a igreja que decidiu renunciar. Sério mesmo, entrem na fila para um transplante de cérebro. Não tem como um Papa não saber de algo desse porte acontecendo bem debaixo do nariz dele. Na MELHOR das hipóteses, ele sabia, foi conivente e agora está com medo da merda espirrar nele, por isso está saindo com o rabinho entre as pernas. Decepcionado? Não, isso não é possível. Ele era parte ativa em toda essa canalhice. Não se faz tudo isso sem o aval do Papa.

Ele está se protegendo: se vazar ele diz que renunciou porque descobriu tudo e não concordou. E vamos combinar, para chegar ao ponto de renunciar, é porque devem existir grandes chances de vazamento. Muita pena do próximo que vai pegar esse pepino (com trocadilho). Devido ao atual grau de risco e fodeção do cargo, não duvido nada que o entreguem a um brasileiro. Porque foder um europeu quando se pode foder um brasileiro, não é mesmo? E a pobralhada aqui vai achar lindo, vai aplaudir e vai sentir cada vez mais orgulho do Brasil. Saco.

Quem alegava problemas de saúde como motivo da saída do ex- Papa está até agora esperando uma explicação. O máximo que se sabe é que ele tem um marca-passo, coisa que ele tinha antes mesmo de ser papa e não o impediu de assumir o posto. Sem contar que seu antecessor tinha metade das doenças do mundo e ficou no cargo, moribundo, mesmo sem conseguir falar. Bentão me parece muito bem, o que em parte me deixa feliz, pois essa gentalha que estava doida para encontrar uma explicação lógica para a renúncia através de uma doença ficou sem argumentos. Foi o cu papal piscando mesmo, em função das centenas de merdas que estão vazando: pedofilia, desvio de dinheiro, ligações com submundo…

Não me lembro de ter visto a praça do Vaticano tão cheia nos últimos oito anos como ficou na despedida de Bentão. O povo só se interessa quando tem desgraça, quando tem cabeça rolando, impressionante. Morte, renúncia, essas coisas dão ibope. Não preciso de grandes argumentações para concluir que este não foi um Papa muito querido nem carismático, mas foi só anunciar sua renúncia que milhões de pessoas se solidarizaram com base em argumentos oriundos de suas cabeças, cada qual imaginando o motivo que mais lhe contenta para uma renúncia. O povo adora uma vítima, talvez por isso estejamos em uma era onde quase todo mundo se faz de vítima: dá certo.

Pois é, aqui a gente não é muito fã disso não. Pediu para sair? Fala a verdade. Vai se cobrir de merda? Então não fala nada, diga apenas que é por questões de foro pessoal. Posar de vítima, dizer que não tem mais forças é golpe baixo para sair de fininho. Sabe visita quando vai na sua casa, dá um cagalhão e quando puxa a descarga a água sobe e a bosta volta? Então, o ex-Papa é aquela visita que sai de fininho do banheiro deixando a merda toda transbordada para o próximo que for usar limpar. Nem é com ele. Ridículo, babaca, nada digno. E está sendo aplaudido.

O maestro que está puxando esses aplausos é a mídia. Parece haver um consenso da mídia brasileira em pintar o ex-Papa como um grande herói muito corajoso que deu o melhor de si. Porque a imprensa não joga um holofote no vazamento de informações sórdidas apelidado de Vatileaks? Porque não contam que o ex-Papa trancou tudo e só o próximo Papa poderá ter acesso aos documentos? Se eu fosse cardeal eu estaria fazendo lobby para NÃO ser eleito. Talvez eles não imaginam o tamanho da trolha que os espera.

Porque a imprensa não conta que todos os 300 documentos do Vatileaks foram endereçados diretamente ao então Papa Bento XVI, de modo que não é possível que ele não tivesse ciência do seu conteúdo, e portanto, da corrupção e crimes que comiam soltos por ali? Não, melhor não. A imprensa prefere focar na carinha de ratazana do Bentão se despedindo do povão na sacada, uma cena quase poética que vai ser repetida à exaustão em todas as retrospectivas do ano de 2013. Saco. Saco. Saco.

É isso, acabamos de descobrir mais uma forma de intocabilidade que garante a adoração imediata do povão, o esquecimento de todos os erros e o enfoque de tudo de bom que a pessoa fez: a renúncia. Até quando?

Para sugerir que a gente renuncie ao Desfavor para ver se ficamos famosos e queridos, para perguntar onde estão os homens-bomba quando precisamos deles ou ainda para achar graça da fodeção que espera o próximo Papa: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (60)

  • Melhor parte de tudo é: ver gente por aí que antes “condenava[?]” o papa por isso ou por aquilo, e agora mudar de opinião como se nada, endeusando-o! bahh…

  • Enquanto isso, na Desciclopédia o caso teve uma cobertura que foi bem a cara. by PauloDVDRW.

    Faz tempo que eu não ria de um artigo como ri desse (dei umas retocadas só para alinhar o escrito tratando dos “papabiles”, uma vez que o envolvendo o Mun-Rá estava bem mais extenso que o dos outros candidatos.

  • Sei que é offtopic, mas só queria expresar minha alegria com a volta do João Kleber na RedeTV! apresentando novamente o Teste de Fidelidade.

    Lembre-se Sally, o segredo está nele.

    • NÃO DÁ IDEIA, RAFAEL, NÃO DÁ IDEIA que o Somir tá putíssimo comigo por ter aprovado todos aqueles comentários de sábado e pode transformar isso aqui em um blog do João Kleber novamente!

  • Não entendo o porque as pessoas se ofedem tanto com o que a Sally diz, no geral acho ela tão divertida, mesmo com os palavrões e a agressividade tão latentes.
    Acho que ela ofende justamente por causa da agressividade escancarada, no geral, não pelo o que diz, até porque acredito que quem lê e fica tão puta com nem entende o q na verdade ela quis dizer só focam nos palavrões no jeito debochado e escrotinho XD
    O Somir com apenas uma frase me fez ficar acordada pensando por um bom tempo
    nerd filho da puta
    Ele ofende com uma classe que me deixa admirada

  • Não entendo o porque as pessoas se ofedem tanto com o que a Sally diz, no geral acho ela tão divertida, mesmo com os palavrões e a agressividade tão latentes.
    Acho que ela ofende justamente por causa da agressividade escancarada, no geral, não pelo o que diz, até porque acredito que quem lê e fica tão puta com nem entende o q
    O Somir com apenas uma frase me fez ficar acordada pensando por um bom tempo
    nerd filho da puta
    Ele ofende com uma classe que me deixa admirada

    • Eu tenho esse defeito, eu sou grossa.

      Normalmente eu seria mais uma bosta de uma grossa qualquer, mas graças a essa sociedade politicamente correta sufocadora pessoas meramente grossas tem seu mérito hoje em dia: dizer coisas de formas que todo mundo pensa mas tem medo de verbalizar

      • Voce é assim também com pessoas que voce sabe que são sensiveis a cima da media?
        Hoje em dia as pessoas se doem por qualquer merda
        Se voce é tão direta e grossa, por não abrir mão dsssa sua autenticidade deve ser um cu pra voce interagir com as pessoas e tentar fazer amigos

        • É um cu fazer amigos sim, mas os poucos que tenho me matam de orgulho. Melhor poucos que te entendam do que um mundo de colegas para os quais você tenha que fingir um monte de coisas.

          E vou te falar, pelo numero de leitores diariamente aqui no Desfavor, tem mais gente que pensa como eu do que imaginava

          • Sei bem como é isso, Sally. Mas na hora que um dos meus poucos amigos diz “é mentira, a Diana é uma grossa, ela nunca aceitaria isso”, eu morro de orgulho! De mim e dos meus amigos.

  • Voces conseguiram resumir com perfeicao meu pensamento desde o carnaval quando saiu essa porra de noticia, porque puta que o pariu!!!! Eu nem compro mais jornal, na parte internacional que eh o que mais importa p mim, SÓ sai noticia sobre o trono vazio e o conclave. Coisas realmente importantes para a atualidade como a crise de Mali, por ex., sai uma notinha safada no final da seçao..

    • Se eu conseguir promover mais um texto, quero uma medalha. :~~~
      (minha vida é medíocre e quero me glorificar por ajudar a causar barracos virtuais, beijos)

      • Acho incrível que estão falando mal no Twitter sem nem ter lido o texto

        Virou “o texto que fala mal de grávidas” e não tem UMA ALMA COM CÉREBRO para ler e perceber que não é esse o enfoque do texto

        O brasileiro médio é triste

        • HAHAHAHAHAHA sim, eu juro que dou um jeito.
          E vocês falando que rede social não serve pra nada, RÁ.
          (na real faz TANTO tempo desse texto que nem lembro o que tinha de tão -polêmico~ nele)

          • A polêmica está no telefone sem fio, de um anencéfalo que lê, não entende e retuita para o outro, como se fosse um texto de ódio a grávidas ou um texto anti-bebês. O que recebe o retuite lê o primeiro parágrafo (porque né, ler quatro páginas nem pensar) e retuíta novamente falando mais mal ainda. Assim foram demonizando um texto que tinha uma boa intenção.

            Não sou santa, NÃO SOU, SOU BEM ESCROTA, mas NESSE TEXTO eu tinha boa intenção de alertar marinheiras de primeira viagem de que nem tudo serão flores.

            E os imbecilóides em vez de me ignorar, estão DIVULGANDO um texto que abominam. Como pode tanta burrice?

            • Pessoas xingando a Sally.. O povo fala certas coisas como se rogasse praga, ja reparou?
              “você não pode engravidar”, “teu namorado vai te chutar por não querer ter filhos”

              • Normal, é gente com raiva, gente com raiva se comporta assim.

                O que eu não acho normal é dar tanta importância para o que eu escrevo a ponto de ficar com raiva. O certo seria me desprezar, me ignorar, tocar a vida e ser feliz.

          • Diana, segue abaixo um resumo, enviado à caríssima Carol Souza, do que havia postado sobre a soja neste blog em 2009 e que, infelizmente, desapareceu no renascimento como República Impopular.

            Na época, não citei fontes do que pesquisei porque, fora alguma pesquisa secundária em japonês, eram fatos e pesquisas facilmente encontradas na internet. Pessoalmente, não tenho a soja como panacéia nem como algo inteiramente do mal, pois, sendo de família ainda com japoneses ‘originais’, sei que a soja não é essa cola-cola toda. Apenas gostaria de saber qual a posição da Embrapa em relação à soja, tendo em visto o quanto a exportação dela traz de riquezas para nosso País. Nisso, tive uma agradável surpresa de alguém que lá trabalha…

            Pois bem, aí está:

            “Fiz a postagem da soja depois de ver uma reportagem sobre um americano, militar se não me engano, que começou a consumir leite de soja porque tinha intolerância a lactose. Nisso, ele começou a sofrer de ginecomastia (mas não meras tetas, ficaram tetas grandes e os bicos do coitado ficaram doendo). Nisso, ele cortou a soja, e o problema regrediu…

            Aí fui pesquisar mais a fundo, porque japonês usa a soja como um complemento na alimentação (em casa não foi diferente), e não como base para a alimentação, como temos visto aqui em diversos produtos. Tem seus benefícios? Sim, tem, de fato a isoflavona presente na soja ajuda na reposição hormonal e na diminuição do colesterol, tanto quanto uma alimentação balanceada, em que tenha tudo, até um pouquinho de soja (unicamente na forma do missoshiro). Mas, da mesma forma que tem benefícios, pelo que vi, pode também causar dificuldade de absorção de outros alimentos, menstruação precoce e meninos com excesso de estrógeno com déficit de tônus muscular (tudo isso a partir de pesquisas feitas em Porto Rico nos anos 60, uma vez que os Estados Unidos foram o primeiro país a adotar a soja em sua cadeia alimentar). E, em alguns casos, o excesso de estrógeno por conta da soja acabou por piorar a condição de algumas mulheres com câncer de mama.

            E de onde veio a soja? Veio da Segunda Guerra, diante da necessidade de procurar novas fontes de alimento, tendo em vista que a economia do país inteira estava voltada para os esforços da guerra. A soja, na verdade, é uma planta forrageira usada para fornecer nutrientes para o solo cansado da plantação. Esses nutrientes são nocivos se consumidos diretamente, e um mero cozimento não é suficiente para neutralizá-los. Portanto, evite o máximo consumir salada de soja cozida. O chineses, intuitivamente, nos ensinaram a fermentar a soja e, com a pasta, fazer a sopa. Assim seu consumo é tolerável.

            Outra coisa que não é bom comer é a carne de soja. Isso porque o processo pelo qual ela é feito é chamado de extrusão, o mesmo feito com salgadinhos, para tentar manter seus nutrientes e tirar o gosto amargo natural da soja. Ocorre que, com o processo, o gosto amargo até sai, mas muitos nutrientes também. Aí, para tentar disfarçar qualquer gosto, entucham química e mais química para deixar a carne de soja mais palatável. Sem falar dos traços de alumínio, nocivos para o cérebro, pois esse processo de extrusão é feito a altas temperaturas e ficam traços do tanque de alumínio. O mesmo vale para o leite de soja. Israel, Suiça e, se não me engano, países escandinavos oficialmente não recomendam o consumo de leite de soja e, aqui, pediatras não recomendam dar leite de soja para crianças.

            Aqui no Brasil, nem precisa dizer da prosperidade da indústria da soja. É de se imaginar que a Embrapa saiba dos prováveis malefícios levantados e, assim mesmo, só incentiva pesquisas que tratem dos benefícios.

            Parei por aí com a postagem, pois o intuito dela era criar polêmica em torno de algo a que as pessoas aderiam sem questionar. Assim, nem postei as fontes americanas e algumas japoneses que usei na pesquisa (lembrar delas agora, 3 anos depois é dureza).

            Só que, na época, um agrônomo da própria Embrapa entrou em contato comigo e corroborou os potenciais perigos da soja.

            Pena que escrevi isso em 2009, época em que viajava muito a trabalho, até para fora, aí, numa dessas, deu um pau no meu micro e lá se foi o que escrevi. Aí o blog foi reorganizado, e o que foi postado, pelo jeito, se foi de vez. Tomara que a Sally tenha sucesso em recuperar o arquivo”.

            • Genteeee!!! Meu sexto sentido não me engana NUNCA!!! Nunca curti muito soja e nunca engoli bem essa coisa do pessoal ficar endeusando… Olha Suellen, muito obrigada!
              Vou passar essas informações a amigos meus que se entopem de soja. Aliás, vou até tentar embasar com pesquisas feitas pela internet mesmo, com certeza tem coisa!

    • Não posso deixar de sentir enveja do seu texto e da revolta que ele suscitou ao ler tantas respostas que me deixam com lágrimas nos olhos de tanto rir.

      • Estão twittando ele como um texto monstruoso contra gravidez. Neguinho NÃO TEM CAPACIDADE de ler quatro páginas, entra, lê o primeiro parágrafo e invariavelmente vai nos comentários usar o sensacional argumento “se sua mãe pensasse assim”

        Saco… é um texto do ano passado! Os burraldinos estão DIVULGANDO algo que abominam, quanta falta de cérebro! Graças a eles meu texto, que deveria morrer no anonimato, está bombando! Que povo burro!!!

  • parece que a renuncia e a morte apagam todas as cagadas instantaneamente e o cara vira herói ,a hipocrisia sempre fala mais alto nesses casos né , ainda mais quando a midia ajuda a transformar o cara em herói

  • Eu sempre tive pra mim que o Papa é um grande testa de ferro da Igreja. Ele tá lá, andando de Papa-móvel, dando tchauzinho e tals e tudo vai rolando por baixo dos panos, até que chega o momento de um relatório e aí mostram as coisas pros Papas só “por cima”. Só ficam sabendo de tudo quando fazem alguma “auditoria interna” ou uma merda muito grande explode e aí sim eles se aprofundam nos assuntos. (imaginação empresarial, desculpe).
    Tem tanta merda na Igreja, que só sendo muito idiota pra querer ser Papa e pegar essa rabuda…

    • Diana, coisas grandes eu duvido que ele não saiba, até porque para muita coisa importante precisa da assinatura dele, só dele

      • Sei lá… não estou isentando o Papa pelas merdas que acontecem, mas acho que é tipo em empresa mesmo: o presidente só vai saber de alguma merda que aconteceu, depois que essa tomou uma proporção descomunal e aí chega até ele.

          • Aí não sei, né… Vaticano esconde tanta coisa, acho que ambos processos podem acontecer. Só sei que mudança de Papa não vai mudar em nada minha vida, como nunca mudou a de ninguém.

  • Não sei se isso é tipicamente brasileiro ou é do ser humano, ter essa tendencia besta de amar algo qdo acaba.
    Aquele saudosismo bobo do ”agora que não tenho reconheço o qto era bom e importante para mim”.
    O atual ex papa foi aquela criatura insossa que nos ultimos anos era exaustivamente comparado ao antecessor que como Somir disse era carismatico (midiatico). Mas, agora que Bento XVI renunciou, o povo descobriu como ele era bacana … Um efeito Hebe que ninguem mais via na TV , mas, que bastou morrer para ser ”chorada” por todos.

  • Quero ver a Igreja Católica daqui a uns 50 anos, quando as múmias do século XX que até então a sustentavam (sim, porque quem dá dinheiro pra igreja são aquelas velhas beatas chatas), se implodindo. A geração nova não quer saber de restrições, de imposições e de ter medo do suposto inferno. Fora a concorrência com os evangélicos e seus 64738636 tipos de pregação.
    Aliás, não sei como já não estão operando no negativo. Só com toda a supressão de impostos e tributos, fora todas as vantagens logísticas concedidas à “Empresa Vaticano” mesmo para continuarem se mantendo. Vai pagar 40% de imposto em tudo aqui no Brasil pra ver se ia ter paróquia aberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: