Desfavor da semana: Amada tortura.

ds-amado

“Na madrugada desta segunda-feira (27) foi ao ar a entrevista de Marília Gabriela com Amado Batista no programa De Frente com Gabí do SBT. (…)

Marília citou a atual Comissão da Verdade que está ouvindo as pessoas e investigando alguns acontecimentos da tortura militar, e fez-lhe uma pergunta:

“Você não tem vontade de encontrar os caras que fizeram isso contigo? Ir a fundo, limpar esse passado?”

Amado causou surpresa em Gabí com sua resposta:

“Não. Eu acho que eu mereci. Eu fiz coisas erradas, então eles me corrigiram, assim como uma mãe que corrige um filho”.

FONTE

Sim, sabemos que Amado Batista é na melhor das hipóteses ex-subcelebridade. Mas… sério que só a gente vai comentar esse absurdo de declaração? Desfavor da semana.

SOMIR

A relação entre torturador e torturado tem das suas peculiaridades. Muitas das vítimas saem com cicatrizes físicas e psicológicas que as acompanharão pela vida. Até por isso o nosso foco nem vai ser bater no Amado Batista em si, alguma coisa “saiu do lugar” na cabeça dele nesse meio tempo, se é que já esteve bem posicionada algum dia.

Além disso, não é lá uma personalidade midiática tão interessante ou influente assim. Com certeza algumas pessoas vão absorver essa informação, mas como visto, nada de “bombar nas redes sociais” ou ocupar manchetes por aí. Quem disse não tem muito alcance. Mas o QUÊ disse em cadeia nacional, TV aberta e tudo… Ah, isso deveria ter ganhado proporções maiores.

Pena para todos nós que o conteúdo das mensagens passadas pelas pessoas não é exatamente o que interessa no mercado da mídia e no mercado da discussão pública. Caso não tenham percebido, opinião média de brasileiro médio já é parte integrante do modelo publicitário atual. Tem cada vez mais gente especializada em mensurar e influenciar essa torrente de informação descartável inundando a internet.

Os tempos são esses: Discussão agora TEM que ter potencial midiático (e por consequência publicitário) para seguir em frente. Em tempos de Comissão da Verdade, um ex-torturado se dizendo agradecido pelo o que sofreu passa em brancas nuvens num país como Brasil. Talvez seja algo muito difícil de se resumir numa hashtag…

E é nessa realidade de desinteresse médio pelas barbáries nem tão do passado que vemos uma parcela cada vez mais vocal da população colocando em perspectiva os problemas de uma ditadura militar, que além de truculenta foi impressionantemente incompetente na tarefa de guiar o país durante suas décadas no poder. Uma força reacionária que se torna cada vez mais presente, apoiados na memória vacilante do brasileiro.

É gente que acha que desde que reforce suas crenças sobre a superioridade de seu modo de vida, que tudo mais vá para o porão sujo de uma delegacia. Gente que acha bonito cagar onde come e dizer que Direitos Humanos atrapalham a sociedade! Gente que vai acabar usando uma declaração dessas para inflar mais ainda sua certeza de que existem soluções simples e violentas para todos os problemas sociais.

A declaração de Amado Batista não é exatamente relevante para quem defende um modo de vida baseado em liberdade e outros direitos básicos. Mas pode e será usada como munição para o outro lado: “Vejam só, torturado com a cabeça no lugar até agradece por ter sido colocado na linha!”. Evidente que é um argumento furado para quem tem um mínimo de apreço pelos argumentos, mas nunca duvide do potencial de uma falácia para quem não está nem aí.

Ainda mais em tempos onde os guerrilheiros de outrora se beneficiam de uma “ditadura populista” para garantir que pelos menos os seus descendentes nunca mais tenham que segurar o lado mais fraco da corda. A turma que era contra a ditadura quando isso ainda era “fashion” já é poderosa ou cínica demais para vestir as roupas da estação.

Tudo bem que é comum que entre gerações com preocupações maiores tenhamos algumas “abençoadas” com o tédio da conquista consolidada e um pouco anestesiados daquela necessidade natural de quebrar com os paradigmas das gerações anteriores. Essa onda “reaça” que estamos vendo é sim resultado de uma conjuntura de fatores maiores do que emburrecimento do povo (SPOILER: Nunca foi grandes coisas, na época da ditadura ainda sim era uma minoria que se politizava…).

Mas isso não esvazia a crítica sobre a aceitação bovina que o brasileiro médio parece estar desenvolvendo sobre algo sério como uma ditadura militar sanguinária. Não, não foram torturar cada pessoa do país; Sim, muita gente acabou se dando bem com aquela situação; Mas… Não tem essa de ligeiramente torturado. Esse é um dos comportamentos mais torpes que o ser humano desenvolveu na sua história: Uma sessão de tortura já é tortura demais, seja para uma pessoa, seja para uma nação.

Não se justifica tortura, nada contra quem perdoa ou muda de lado depois, direitos inalienáveis de qualquer pessoa. Mas não se justifica esse ato. Não digo isso por exibicionismo moral, e sim por instinto de auto-preservação. Tortura não pode ser válida se eu quiser fazer minha parte para não ser vítima dela. De uma certa essa é a fundação do tão falado pacto social, algo que preda qualquer lei ou código escrito de conduta humano: O acordo implícito de não-agressão do qual toda a socialização humana depende.

É ideológico, mas é muito prático também. Humanismo é advogar em causa própria, e é isso que mais me intriga sobre esse povo todo pregando o evangelho da restrição violenta e do controle absoluto: É atirar no próprio pé, é lutar contra a própria existência! Até por isso a primeira impressão que eu tenho sobre esse tipo de reacionário é que é uma pessoa que acima de tudo… se odeia.

O que, por sinal, talvez explique a declaração que deu origem a esta coluna. Mas, novamente… tortura não deixa coisas boas na vida de ninguém.

Para perguntar o que eu diria se fosse da minha família (ha, o mesmo!), para reclamar que escolhemos uma notícia fraca (tenta ler o texto agora…), ou mesmo para dizer que eu sou um comunista (BANIDO/A!): somir@desfavor.com

SALLY

Vejam vocês o atual poder dos Intocáveis… em um mesmo programa de entrevistas dois estrumes humanos falaram imbecilidades sem proporção, um ganhou repúdio nacional e campanhas contra, enquanto que o outro passou quase que despercebido. Pois é, quando o Pastor Feliciano deu aquela declaração infeliz contra homossexuais o mundo veio abaixo, mas quando Amado Batista se mostrou favorável à tortura de seres humanos para fins pedagógicos, quase nada foi dito.

Certeza que se Amado Batista falasse que é contra a tortura de negros, judeus, gays ou qualquer minoria, estaria repercutindo de forma bombástica. Mas não, ele apenas se disse a favor da tortura. E foi praticamente ignorado. Para quem não viu a entrevista, ele contou detalhes das torturas que sofreu dizendo depois que acha que foi merecido, que os militares agiram bem torturando pessoas, pois se não tivessem feito aquilo o Brasil poderia estar como Cuba hoje. Deus nos livre de toda criança brasileira ter escola! Obrigada, militares! Ah sim, avisa para ele que os militares não chegaram ao poder de forma legítima, e sim contra a democracia e empunhando armas, da mesma forma que ele se refere pejorativamente aos militantes de esquerda.

No meio de tantas barbaridades, uma frase em especial me caiu muito mal: “(…) eles me corrigiram, assim como uma mãe que corrige um filho”. Colocar tortura como se fosse uma medida pedagógica, uma forma de educar, é realmente algo que me provoca um nojo profundo. Nojo triplo: por um imbecil pensar assim, por outra imbecil dar voz a quem pensa assim e por milhões de imbecis ficarem apáticos diante desta declaração. Amado Batista tem filhos? A criação (ou seria a correção?) deles deve ter sido uma maravilha, hein?

Na contramão de todas as conquistas referentes a direitos humanos, a todo o árduo trabalho de educação e conscientização que vem sendo feito para esclarecer que tortura é inaceitável, o sujeito me solta uma barbaridade dessas. Comissão da Verdade para que? Foda-se que própria Presidente da República foi torturada e repudia tortura, Amado Batista acha bem feito. Se fosse Feliciano falando isso o mundo cairia na sua cabeça, se fosse o Rafinha Bastos, seria perseguido com tochas. Mas não, como partiu de uma pessoa que nunca deu qualquer demonstração bélica, passou batido. Não é moda bater em Amado Batista, não é status social, não gera presunção de engajamento ou de ser boa pessoa. Então pra que, né?

Isso não ofende apenas as pessoas que foram torturadas, ofende o Estado Democrático de Direito, ofende os direitos humanos, ofende todos os seres humanos. Ao menos deveria. Mas pelo visto não ofendeu, pois não houve repúdio ao que ele disse. Percebam que não me refiro à censura, repúdio é discordância, não proibição. Aliás, a própria Marília Gabriela, como todo jornalista padrão brasileiro, se furtou a expor uma crítica aos danos sociais que essa declaração poderia fazer. Não precisa ser grosseira com o entrevistado nem impor seu ponto de vista, mas porra, poderia ter pontuado o quanto esse pensamento é ofensivo e um desserviço, supondo que para algumas pessoas Amado Batista seja formador de opinião. Jornalista no Brasil se exime de responsabilidade, é uma mera samambaia que pergunta ou lê manchetes.

A partir do momento em que uma pessoa valida tortura como forma de “educação”, comparando torturadores a uma mãe que corrige um filho, está fazendo apologia à tortura. Eu queria ver se alguém falasse que dar uma surra em homossexual é como uma mãe educar um filho. Seria o armagedon. Eu queria ver se falassem que os campos de concentração eram uma forma de educar, como uma mãe educa um filho. Seria um incidente diplomático. Mas ele falou pior, ele defendeu a tortura não de um grupo específico e sim qualquer SER HUMANO, no geral. A reação? Quase nenhuma. Então tá, é essa a postura? Ignorar o que um débil mental fala? Então sejam coerentes e deixem o Feliciano em paz. Não querem? Ok, então sejam coerentes e comecem a bater em Amado Batista.

Pior do que ver o raciocínio tosco do Amado Batista é saber que milhões de pessoas devem concordar com ele, afinal, um artista espelha a sociedade que o consome. Pior ainda é pensar que centenas de pessoas devem ter assistido a esta lamentável entrevista e dado razão aos argumentos bizarros que ele usou. Gente que era contra a tortura deve ter mudado de ideia e começado a achar que na verdade não foi tão ruim assim. Tolerância com tortura era tudo que o Brasil não precisava. Ainda mais vindo de uma pessoa que foi torturada. Tortura é crime. Eu quero ver se uma pessoa estuprada fosse a um programa de TV para defender estupro usando argumentos inválidos como “eu mereci, eu estava de saia curta”. Seria uma baita gritaria. Indignação seletiva. Sensacional.

Onde está o Ministério Público, o mesmo que investigou Rafinha Bastos por uma simples piada sobre estupro como sendo apologia a estupro? Porque se uma piada é apologia, defender abertamente a prática de um crime como sendo algo pedagógico é o que? Porque o Ministério Público não vai em cima de Amado Batista com a mesma sede que foi em cima de Rafinha Bastos? Ok, eu consigo até compreender o tamanho da merda que Amado Batista falou, porque ele é um ignorante, sem instrução, tosco e idiota, mas não consigo entender porque tanta gente instruída deixou passar uma barbaridade dessas quando estas mesmas pessoas fazem escândalo por muito menos. Falta de coerência, não?

Acabou a época da coerência. Agora é militância de grife, cada qual gritando por aquilo que lhe favorece, não pela causa ser justa, mas pelo favorecimento em si. Quem se diz militante de qualquer porra e ficou calado ao ouvir que tortura é sinônimo de uma mãe educando um filho faça o favor de enfiar sua militância no cu, porque se não sentiu revolta com o desrespeito da dignidade humana no geral, não tem moral para falar de casos específicos sem que soe como se estivesse militando em causa própria. Se ouvir esta merda dita por Amado Batista não de doeu, não te incomodou, parabéns, você chegou a ponto de desligamento social que beira à psicopatia, você perdeu boa parte da sua humanidade.

Quer ver uma coisa engraçada? Basta um desses formadores de opinião fajutos puxarem o coro que todo mundo que ficou calado vai começar a mandar seus HASHTAG INDIGNADO. Porque quando um desses formadores de opinião puxam um coro, vira moda, vira status, vira cool acompanhar, criticar, falar mal, mesmo que a pessoa nem tenha lido o texto que está sendo detonado. Ter seu próprio juízo de valor, exercer senso crítico autônomo, criticar o que causa revolta mesmo que ninguém critique, nem pensar. Vai que você destoa da maioria e fica “mal visto”, né?

Fica a dica: se Amado Batista fizer algo que você entenda incorreto, pode sequestra-lo e tortura-lo. Ele vai te agradecer depois.

Para não compreender a abordagem do tema e focar no Amado Batista, para não compreender a abordagem do tema e dizer que de fato ele mereceu ser torturado ou ainda para se entristecer em silêncio sem qualquer esperança neste país de merda: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (48)

  • Sei lá.
    Acho que o conceito de tortura é bem mais amplo.
    Hoje quase toda a população sofre uma espécie de tortura moral,social e política.
    Também não podemos ser hipócritas,luta armada tem dois lados,os dois lados pegam em armas,os dois lados torturaram,os dois lados mataram.
    Um lado impôs disciplina,rigidez,o outro lado seguiu o granscianismo,invadiu as universidades, inseriu o pensamento esquerdista aos poucos como ‘cool’ e gerou,naturalmente uma sociedade unilateral.
    A tortura continua,disfarçada como miséria e todo o ‘desfavor’,todo ele vai contra esta tortura moral,social e politica publicamente intituida como
    “Brasil, um país de tolos’.
    Por favor vejam esta página e vejam onde a falta de embate (intelectual) e equilibrio esquerda/direita pode levar:
    http://sociedademilitar.com.br/index.php/textos-de-colaboradores/413-golpe-militar-iminente-abaixo-assinado-pedindo-a-volta-dos-militares-ja-incomoda.html

    • Sim, há várias formas de tortura praticadas em larga escala no Brasil, e defender qualquer uma delas é imbecilidade

      • O assedio moral e uma das formas de tortura prolongada, intensamente insalubre e com sequelas pra vida toda. As vezes segue-se a isso a orte do assediado. Cancer e suicidio sao os tipos de obitos mais comuns ligados a essa pratica. MaS NUNCA VI NENHUM ASSEDIADO ACHAR QUE MERECEU.

  • Só queria comentar que… um amigo, do mesmo grupo de ajuda que eu frequentava, cometeu suicídio há uns meses atrás. Depois que foi torturado quando tinha APENAS DOIS ANOS DE IDADE, na sede do Dops, aonde seu pai (um jornalista) havia sido preso, cresceu recluso, com depressão crônica.

    Apenas noticiaram um pouco em alguns jornais…

    (Um comentário maldito: No facebook, gente que não sabe que ele faleceu desejando “muitos anos de vida” no seu aniversário que foi há duas semanas atrás. E eu ri. Fazer o quê…)

  • Eu desconfiei que ele tenha falado tamanho absurdo na tentativa de atrair a mídia, porém o tiro saiu pela culatra. Todavia, visto a ignorância deste imbecil, não duvido que a afirmação não tenha tido nenhuma intenção de atrair os holofotes.
    O pior de tudo é que sempre vai ter um babaca para defender tortura. Ex. vivido por esta leitora: tive dois professores na faculdade (péssimos professores por sinal!) em lados opostos. Um comunista fanático que dizia ter sofrido tortura e outro (um penalista! GOD!) que era a favor da ditadura e todos os seus ‘métodos’ de controle social. Ambos brigavam e soltavam farpas em suas aulas. Então de fato é de se preocupar que ainda tenhamos gente imbecil como formadores de opinião. O fanatismo de ambos com certeza contaminou muita cabecinha fraca de colegas meus e vai continuar contaminando por muito tempo. Acho lamentável.
    Por sinal, (pesquisei e não encontrei) não há ‘processa eu’ da Marília Gabriela, há!?

    • Não há processa eu sobre ela, mas deveria haver. Vou providenciar!

      Olha, meu cu caiu da bunda com essa história de um professor de Direito Penal defender tortura. É como se um dentista defendesse que as pessoas não escovem os dentes, vai de encontro a tudo que ele estudou na vida. Estou muito chocada.

      • Sim. Eu tinha vontade de jogar meu vade mecum na cabeça dele cada vez que eu ouvia ele dizer “o Fulano (professor comunista, fã do PT, que dizia ter sido torturado) devia ter sido torturado mais. Porque foi a melhor tortura feita pela ditadura. Saiu do quartel, inclusive, mais redondo, mais gordo de tanto comer.” PQPS!
        Mas não posso ser hipócrita, eu odiava o comunista também, fui expulsa da aula dele por ter dito que o mesmo deveria ter sido torturado até a morte, haja vista a aula de péssima qualidade e a burrice em defender o Lula cegamente. Nosso amor era tão grande que acordamos que eu não iria nas suas aulas naquele semestre e ele me daria a presença.

  • Ninguém falou, mas é bom colocar… É relativamente comum que professores dêem nota (numa vibe Detestacio de Çá) que vinculam nota a presença em tais eventos.

    E TEM MAIS: A molecada vai nessas excursões justo no horário de aula, até porque se não fosse isso NUNCA que iria fazer número em tais eventos.

    Sério, se eu podia ter algum respeito pelo pianista, ele se foi com o faniquito em torno da parada.

  • Foi exatamente o que o Somir disse: foi porque foi o Amado Batista quem falou. Se fosse um outro, cujo todos dão atenção (ninguém dá atenção ao Amado Batista), estaria ou apanhando ou pior, sendo aplaudido.

  • No mesmo horário e no mesmo canal TEVE ESSA.

    Meter o pau no fuckin’ SILAS MALAFAIA e deixar batido o que o Amado Batista falou porque se CAGA do PT aprontar ao nível de virarmos uma nova Cuba é algo vergonhoso.

    E bem, entendo que o Amado Batista seja a favor da tortura, afinal… Se não fosse pra isso, quem é que ia comprar os CDs com aquelas “músicas” dele?

  • Sally, se você está tão revoltada com esta situação dele, então porque não faz um dossiê sobre o Geraldo Vandré, outro ‘truta’ metido com situações zorrádicas ?

      • … aquela imagem que construíram dele durante a ditadura por causa da música dele e tal, o sumiço e a reaparição dizendo coisas, senão tão absurdas, análogas ao que o Retardado Batista falou. Que ele ‘não era contra as forças armadas’ que ‘a ditadura teve uma conjuntura’, ou que ‘ele não foi perseguido nem torturado nem nada’. O paradoxo é a imagem que fizeram dele X o que ele realmente era, OU o que pode ter acontecido nos porões da ditacuja que deixaram esses caras de miolo mole.

    • Que horror que é a falta de cultura aliada à falta de educação! Ahh se as pessoas soubessem o quão valiosa é a música, principalmente a erudita…

    • + do mimimi: AQUI.

      Sério, estou com muito orgulho da molecada da Somirlândia por terem dado essa TROLLADA. Sim, acho bem feito, até porque ouvir concerto de música clássica é quase tão sem graça quanto assistir Faustão na TV.

        • Falta de respeito e educação não são trollagens, são falta de respeito e de educação. Só isso. Não gosta (mesmo sem conhecer), não vai. Continua ignorante. Eles não são obrigados a assistir aula, o que dizer de palestras…

          Imagina se cada coisa que EU não gosto justificasse que eu entrasse e ficasse xingando, impedindo a pessoa de falar e outros interessados de ouvir… o Marciel seria o primeiro a não ser mais ouvido… rs

            • Não foram, é um projeto, nem faz parte da grade curricular. Até porque nem tem mais mecanismos pra isso… Não tem reprovação, não pode por de castigo.

              De qualquer forma, mesmo que fossem (por nota?), eles tb são obrigados a assistir aulas de um monte de coisas que podem não concordar, mas isso não dá o direito de xingar gratuitamente uma pessoa que está ali pra trabalhar e ainda atrapalhar quem quer assistir. Não concorda? Faz protesto, bota no twitter, boicota a palestra, arruma atestado médico, questiona o cara com perguntas, xinga o professor que obrigou. Continuo achando que, mesmo que fosse “forçado” (como?), foi falta de educação. É igual xingar professor de religiao sem nem deixar o cara falar… nao adianta nada, é falta de educação e está bem longe de trollagem…

    • É como diz a máxima (bíblica, kkkkkkkkk): “não jogue pérolas aos porcos”.
      Concordo com a Carol Souza, se cada vez que eu não gostasse de algo eu partisse pra falta de respeito e educação, morria solitária…
      E o Marciel não postaria mais…kkkkkkkk

  • Eu não sabia dessa… e tô besta que não sabia dessa!!!

    Aviltante ouvir isso… esse ser só pode ser muito retardado.

    E dá uma dor no coração as pessoas não se indignarem com isso… dá uma dor no coração essa mídia no Brasil…

  • Curioso que ele transfere o papel de mãe para qualquer coisa que represente autoridade. Inacreditável que ele ache normal e aceitavel qualquer merda de pessoa fazer o papel de autoridade e ainda mais significar figura que se deve respeito e gratidão… Quem acha, encaixa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: