Plantão Vinagre: Você vai?

plantao-vinagre2

Os protestos continuam, porém com alguns desdobramentos. Claro que ainda tem mais do mesmo: truculência policial, notícias mentirosas e tendenciosas, violação a direitos humanos. Falemos das novidades.

O Governo de São Paulo, que havia afirmado não haver qualquer chance de redução da tarifa de ônibus, já se reuniu com Dilmão e outros para “discutir” sobre a possibilidade da redução. Pelo visto a convicção afrouxa quando o cu pisca. Já tem gente reduzindo as tarifas pelo Brasil: sete capitais pensaram melhor no assunto, ou seja, já tem gente com medo, porque só medo move governantes a fazer algo que seja bom para o povo e ruim para eles mesmos, essa bola a gente já vem cantando desde o ano passado. Achei desmoralizante essa postura. Não me refiro a discutir a redução e sim afirmar que em hipótese alguma haveria redução e depois se desdizer. Despreparo é uma coisa triste. Pessoas bem sucedidas não blefam, porque por mais que blefe dê certo mil vezes, haverá a vez mil e um que não vai dar e a pessoa perderá toda sua moral.

O Facebook saiu do ar por um curto período de tempo e o brasileiro médio não perdoou: pipocaram mensagens no Twitter afirmando que a Dilma tinha mandando “desativar” o Facebook para impedir os protestos. Dá aquela vergonha alheia, né? O que só reforça minha teoria de que o que está movendo o povo não é um surto de consciência social e sim pequenas paunocuzações diárias que ultrapassaram os limites: o cara vê o aluguel ser reajustado para quase o dobro, o cara pega o dobro de trânsito para chegar em casa, o cara paga o dobro por mês no supermercado… neguinho se emputece. No que um grupo se emputece, a massa aguarda. Calhou de, desta vez, os “formadores de opinião” endossarem o protesto (tome ator Global postando foto com olho roxo…) e pronto! Virou moda, virou ficar bem na fita, virou politicamente correto manifestar. Assim, o “Gigante adormecido” se levanta, aparentemente pelos motivos errados e mancando, mas quem se importa? Está infernizando o Poder Público que os sacaneia, tá valendo.

Agora que é moda, todo mundo é super politizado, manifestante desde criancinha. Estrumes humanos como a funkeira Anita (Naldo + Buceta) fazem música de protesto. Manda ela citar o nome de três Ministros e observa. O que esperar de uma macumbeira que queria cantar para o Papa? Incoerência mandou lembranças para a debilóide com uma autoestima tão baixa que precisa se referir a si mesma como “Poderosa”. Pessoas que não tem um pingo de consciência política estão posando de super manifestantes engajadões, porque agora é bacana ser manifestante. Em contrapartida, a malandragem nacional também entrou em ação: vendedores ambulantes já vendem o “kit manifestação” que contem, entre outras coisas, óculos que supostamente protegem os olhos de bombas de gás lacrimogêneo. É o ecossistema brasileiro se movimentando.

Ronaldo Travequeiro falou mais uma merda. Em meio a um surto colérico totalmente inesperado da população, nosso querido cheirador de cocaína solta a seguinte pérola, quando questionado se o dinheiro da Copa não poderia ser usado para construir hospitais: “Uma Copa do Mundo não se faz com hospitais”. Pois é, porque a prioridade é fazer uma Copa do Mundo e não impedir que o povo morra por falta de atendimento médico. Que discernimento esperar de um sujeito que cata um traveco de rua HIV positivo e o leva para um motel, não é mesmo? Espero que agora que o povo está nos cascos e que é moda ser manifestante ele finalmente sofra alguma represália pelas bostas que fala. Alias… se quer ser comentarista, vai melhorar essa dicção, faz o favor.

Se São Paulo está dando indícios de que vai peidar, Rio de Janeiro está dando indícios de insanidade mental. Cabral, mais afundado em seu vício do que nunca, não para de se contradizer. Faz poucos dias criticou as manifestações, disse que não eram espontâneas e coisas do tipo. Ontem foi dizer à imprensa que achava a manifestação algo “muito bonito”, “uma juventude desejosa de participar, de estar presente, de questionar, de sugerir”. Faz o seguinte, Cabral: para de frequentar o Centro Espírita Frei Luiz, em Jacarepaguá, porque não está resolvendo, Meu Querido. Procura um médico de verdade, que teu caso tá vergonhoso. Você está totalmente piroca da cabeça, caso de interdição judicial mesmo. Um louco viciado bandido e uma bicha louca descontrolada bandido: o Rio de Janeiro está muito fodido nas mãos desses dois.

Mas vamos ao que interessa: daqui para frente. Estamos diante de uma situação extrema, onde ou isso se mantém e se intensifica, ou vai morrendo aos poucos. Os próximos dias serão cruciais para definir se esses protestos virarão uma piada histórica comparada a um surto de esquizofrenia coletiva ou se entrarão para a história como o povo dando uma surra no Poder Público. E eu diria que o Dia D será na quinta-feira. Só no Rio de Janeiro são esperados um milhão de pessoas nas ruas na próxima quinta. Que eu me lembre, todos os Impopulares entenderam (com ou sem ressalvas) que as manifestações são boas no cômputo geral. Daí eu te pergunto: você vai?

Porque achar lindo que trabalhem por você enquanto você não faz nenhum esforço quando a conquista te beneficia não difere em nada da forma como o Poder Público vem nos tratando. Você, que passou os últimos cinco anos aqui conosco xingando o brasileiro médio por ser ovelha, acomodado, submisso… VOCÊ VAI? Porque deu um revertério mental no brasileiro médio e agora que por uma confluência de fatores virou moda manifestar, neguinho vai. Cortaram o lexotan da água da população ou ocorreu um surto de esquizofrenia coletiva, não importa, o que importa é que o impensável aconteceu: o brasileiro médio está saindo na rua para protestar. VOCÊ VAI?

Se não for, você é um hipócrita e não difere em muito daqueles que passou os últimos cinco anos criticando. Não concorda com vandalismo? Bem, o que o Governo vem fazendo com o povo é vandalismo, é crime. É homicídio por falta de hospital, é estupro por falta de segurança pública, são danos FÍSICOS, palpáveis, que a população vem sofrendo por décadas. Não acho de todo equivocado quem vai e bate na polícia que tantas vezes já lhe bateu de graça, que depreda bens daquele que muitas vezes já depredou os seus. Em todo caso, se ainda assim você não concorda com vandalismo, não o faça. Quem o faz é uma minoria e isso já foi bem detectado, não é motivo para não ir.

NADA é motivo para não ir, quando se tem cérebro para pensar grande, para pensar no que está em jogo. Se você não é idealista e acha que não se está fazendo história neste momento, ao menos vá pelo simples prazer de sacanear quem te toma cinco meses de salário por ano para te dar porra nenhuma em troca e te obrigar a gastar dinheiro para conseguir aquilo que deveria ter fornecido (plano de saúde, escola particular, etc). Esse tipo de manifestação vai prejudicar pessoas que nos sacaneiam das mais diversas formas, com desdobramentos que talvez nem possamos vislumbrar agora. VÁ.

Vá ou você não terá moral para cobrar mais nada em matéria de inércia e acomodação.

Para sentir vergonha, se programar e ir, para dizer que só vai porque o jogo do Brasil é na quarta e a grande manifestação é na quinta ou ainda para dizer que no momento seu empenho é para não deixar morrer a Semana Sim Senhora: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (112)

  • Apesar de não comentar há tempos aqui, estou acompanhando os posts pelo celular.

    Estava na barbaridade de São Paulo, nunca corri tanto na minha vida. Só serviu de motivação para participar de todos os que puder.
    Participei quando teve aqui na Roça também, porém foi completamente diferente, pacífico.

    Estou começando a ficar muito preocupada com essa onda “todo mundo de branco”, gente cantando hino, com bandeira do Brasil. Historicamente isso não é um bom presságio, diga-se de passagem… Preocupada também com o rumo que os acontecimentos tomarão.

  • Ponte fechada!!! Barca parada!!! Andando quilômetros pra conseguir uma condução! No meio de manifestações sem FOCO!!!! Manifestantes brigando entre si. Está parecendo baile de carnaval que no final só tem putaria. Pro CARALHOOOOO!!! Vou pra lugar nenhum amanhã, digo, HOJE ! ! ! Eu vou é DORMIR.

    Quero ver o resultado disso em 2014.

    • Eu sou coração mole, não presto para líder. Eu caio melhor no papel de primeira dama acolhedora e amorosa, enquanto o Somir tem o pulso firme para desagradar a quem for preciso.

  • Sally, querida, amanhã vou participar do protesto na minha cidade, será que poderei ser detido ou alguma coisa assim apenas por cobrir o rosto com um capuz, camisa ou mesmo com a máscara do Guy Fawkes?

    • Não. Não é crime cobrir o rosto. Só é crime aquilo que o Código Penal diz que é crime e ele não fala nada sobre isso.

  • Vandalismo não anda bem visto nem mesmo pelos manifestantes médios em geral… Em Macapá tentaram invadir a casa do governador do estado. Eu amanhã vou em um protesto aqui em Belém pelo BRT e sábado em Macapá…

    Tô sem ideias de cartaz por enquanto :D

    • Na casa dos filhos da puta eu sou a favor de vandalismo sim! Só não sou a favor de vandalismo de bens públicos que servem a toda a população!

      • Concordo plenamente com você Sally, até comentei ontem com o meu padrasto.
        Quer vandalizar, vai destruir o patrimônio dos políticos, não o patrimônio público, construído e mantido com o NOSSO dinheiro. Não vai sair do bolso dos políticos o dinheiro para consertar os estragos!
        Aliás, poderiam fazer bulling com os políticos corruptos, transformando a vida deles em um inferno, perseguindo onde eles forem, pra eles sentirem MEDO!

        Ademais, não vejo muita objetividade nas manifestações, na verdade vejo a reunião de grupos protestando em causa própria, sem o foco principal que é a bandalha política que assolou o Brasil.

        • Pelo que tenho visto e ouvido, quem começa com a depredação são os próprios policiais, para ter motivo para enfiar o cacete em manifestantes

    • Nossa, se eu estivesse no poder nunca teria recuado. Melhor, recompensa a mobilização, agora o brasileiro SABE que se se unir e for para a rua consegue mudar o país.

    • Vamos esquecer que tem gente morrendo por falta de hospital e apoiar a Seleção!

      Adorei a resposta que o Romário deu a ele!

  • Rorschach, El Pistolero

    Meus 20 centavos sobre o assunto: sendo uma manifestação popular espontânea e sem liderança, é uma manifestação desorganizada.

    Acho que desorganização é a palavra que define – ninguém sabe pra onde vai, de onde vem, quantos são e o que estamos fazendo. Só sabem que “não é sobre os 20 centavos”, como se isso fosse crime.

    Mais do que isso, o pessoal não sabe por onde andar, qual o horário que termina e nem se devem apoiar ou bater na imprensa.

    Tá desorganizado. O que não tira a validade.

    É mais do que tínhamos no mês passado e, aos poucos, a euforia cai e dá pra canalizar isso pra alguma direção. Mesmo que quem esteja indo nos protestos movido pela situação pare de ir, ainda assim teremos gente pra caramba nas ruas – outro dia ouvi uma frase interessante: “se o seu orgulho com os protestos é maior do que a sua indignação com a situação, não precisa vir pra rua”. Tem muita gente orgulhosa que vai ficar de fora em breve, daí vai dar pra organizar a revolta.

    • Meu medo é QUEM vai tomar a frente para comandar esse bando de ovelhas e se vai ter alguém com força e carisma para unir todo mundo e quais causas vai priorizar. Talvez o nosso Projeto Suriname mereça ser revisto e seja hora de Somir e eu tomarmos o Brasil…

  • Imagina se a passagem de SP não tivesse aumentado? O protesto seria sobre diminuir a passagem? Povo não se mexe pra mudar o que já ta acostumado. O movimento passe livre ia ter que explicar ‘desoneração’ pra geral, quem ia entender uma palavra com mais de 3 sílabas? E seria oq, quantos centavos seriam exatos os pleiteados por um movimento que pede a catraca livre? Eles fariam essas contas, se o desejo deles é zerar a passagem?

    Tudo cairia na lista de dinheiro repassado pelo governo federal que desaparece na mão dos estados/prefeituras. Daquelas ‘vc sabia q o governo tal recebeu um incentivo de milhões e não repassou para a população?’ dito pelos opositores nas campanhas em discursos que ninguém da a mínima.

    PELO MENOS não aumentasse no exato momento que o custo diminui. Deixava dar uma esfriada. Político é tão burro metido a espertinho quanto qualquer brasileiro médio. Eles elegem seus iguais.

  • Boa dia a todos! Ta tudo muito bom, ta tudo muito bem, mas que tal um outro ponto de vista:

    Alguns devem conhecer o seguinte blog: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

    O cara bateu recordes de visitas ontem e hoje por ser uma das pouquissimas vozes contrárias a esse movimento. Você precisaria de umas 2 horas para ler o que o cara escreveu sobre esses protestos, por isso, vamos resumir:

    Não importa sobre o que essas manifestações pregam ou o momento histórico, o FATO é que essas manifestações estão obstruindo o direito de ir e vim dos cidadãos ocupando grandes avenidas e cercando prédios públicos (não deixando as pessoas dentro deles sairem). Fora a policia, que foi impedida de cumprir seu dever de manter a ordem e o direito de ir e vim quando não pode mais “controlar” os manifestantes com armas não-letais.

    Sinceramente: Ele está coberto de razão, acredito eu! Realmente os protestos não deveriam parar a cidades, por mais nobres e históricos que eles sejam. MAS colocando na balança, acho que o Brasil estará ganhando muito mais com um potencial ganho (e não falo de R$ 0,20) que TODO o Brasil pode ter por causa dessas manifestações do que estará perdendo com algumas horas de paralizia da cidade

    “Essa manifestações estão ferindo a Constituição, por isso estão ERRADAS. FIM DE PAPO” É o que o meu lado mais racional continua martelando.

    Sei lá…

    • Júnior, você já leu a Constituição? Já leu ela toda, para concordar com quem afirma que fere a Constituição?

      E se a gente for usar o critério do direito de ir e vir (que você usou de forma muito distante do que a Constituição usa), jogos da Copa do Mundo também ferem o direito de ir e vir, fecham ruas, tornam impossível voltar para casa. Em Salvador, por exemplo, o Prefeito impediu até que moradores voltem para casa em determinados horários. Os jogos da Copa seriam também “inconstitucionais”?

      Existe uma coisa em direito que eu demoraria muito para explicar de forma a que você entenda, mas vou resumir: PONDERAR INTERESSES. Às vezes um bem maior torna necessário um sacrifício de um bem menor. Todo mundo tem direito à propriedade e moradia, mas se o Governo quiser, por um bem maior, por uma obra que beneficie toda a população, ele passa um trator por cima da sua casa e constrói ali o que bem entender (indenizando, claro). O mesmo vale para os protestos: é chato não conseguir chegar em casa? SIM, MUITO, mas pior ainda é continuar dando cinco meses do seu salário para essa gentalha sem ter nenhuma prestação de serviço público decente em troca. Reflita. Não pense pequeno.

      • 01 DICA: concordar com QUALQUER coisa que Tio Rei fala é um PÉSSIMO sinal.
        Btw, não pude ir na manifestação segunda, apenas passei por ela e senti um calorzinho no coração (que gay, haha), mas nas de amanhã e sexta eu vou. ^^
        (só espero que não esteja chovendo)

        • Ah, e lembrando do Tio Rei, um pedido que eu faço de todo o coração… “SAI DO ARMÁRIO, REINALDO!”

          Tá na cara que ele é um bravateiro que SE CAGA de medo de assumir posições que não sejam aquelas destinadas a agradar os seus patroezinhos. É um bajulador daqueles bem vergonhosos… Só não peço um Processa Eu do cara porque é praticamente “chutar cachorro morto”.

          Olhando de relance parece uma coisa coerente, mas se olhando mais a fundo o que ele escreve, se nota a limitação a um script pré-determinado e monolitico, que entrega a quem lê uma postura RECALCADA que lembra muito a do Julio Severo para com os gays.

          Até entendo que tenha-se aqueles que tenham como mote a defesa de uma posição mais a direita e mais calcada no conservadorismo, mas o Reinaldo nem de longe representa o pensamento da direita propriamente dita.

          Sério mesmo, o cara não passa de um cortesão que vive de bravatear e de se evadir de compromissos no campo político, sendo que o que ele mais teme é que a sua máscara de direitista conservador e reacionário caia na lama.

          Falta sinceridade nas posições, o que entrega o MEDO que ele sente de que seu passado na esquerda venha a tona e com isso ele seja estigmatizado nas rodas mais “conservadoristas”, que aliás, são o principal público-alvo do material político publicado pela Veja nos dias de hoje.

          Os poucos direitistas ideológicos que conheço tem uma posição bem mais firme no que diz respeito a bandeiras propriamente de direita, tais como a religião e o nacionalismo, o que se formos observar bem, não é a praia do Reinaldo.

      • Não. Não li. Só disse o que eu li em outro lugar. Um outro ponto de vista para enriquecer o debate.

        “MAS colocando na balança, acho que o Brasil estará ganhando muito mais com um potencial ganho (e não falo de R$ 0,20) que TODO o Brasil pode ter por causa dessas manifestações do que estará perdendo com algumas horas de paralisia da cidade”

        Você leu essa parte?Eu concordo com vc! Mas e se essas manifestações pudessem ser feitas em outros lugares de modo a minimizar a quebra do direito de ir e vir? Não daria mais legitimidade ao movimento?

        E perceba que eu só estou discutindo o “COMO FAZER” e não “O QUE REPRESENTA” do movimento…

        • Meu Querido, você não tem vergonha de si mesmo? Você cita o que um terceiro citou (na verdade, afirmou e concordou) sem nunca ter lido a fonte citada?

          SE as manifestações fossem feitas sem prejudicar o direito de ir e vir não teriam efetividade. Você quer o que? Que pessoas se manifestem dentro de uma floresta ou em uma área deserta? Puta que me pariu…

          Só por curiosidade, você cursou uma faculdade?

          • ‘Cursando…

            É impressão minha ou não se pode colocar outros pontos de vista a serem discutidos aqui? Eu pensei que o Desfavor era um lugar para debates! Se tiver alguma coisa que não me permita expor um ponto de vista diferente aqui, por favor, me diga que eu me calo agora.

            Sally, COMO PORRAS eu iria resumir o que o cara falou no blog dele se eu não fosse leitor do blog dele? Eu li tudo o que ele escreveu sobre os protestos, tentei resumir para você para que eu pudesse colocar outro ponto de vista e enriquecer o debate.

            Se eu fiz mal em propor outro ponto de vista, me desculpe. Fiz na melhor das intenções. Só queria saber sua opinião (e a dos outros impopulares) sobre um outro ponto de vista.

            Outro ponto de vista é tão ruim assim?

            • Nossa… como você tem dificuldade cognitiva. A fonte que você citou e não leu foi a CONSTITUIÇÃO, quer que eu desenhe?

              Desfavor é um lugar de debates SIM, tanto é que eu podia não aprovar seu comentário, mas o aprovei e estou debatendo. Debate não quer dizer necessariamente cordialidade, se eu achar que você falou merda, vou dizer grosseiramente que você falou merda. Só não vou te censurar.

              Você não fez mal em propor outro ponto de vista, fez mal em afirmar algo que não domina. Quando quiser propor outro ponto de vista estude e fale com conhecimento de causa.

              • Nunca esperei cordialidade de ninguém aqui. Como eu disse antes, é somente outro ponto de vista. O Desfavor não nos ensina a procurar o máximo de pontos de vista possíveis e não simplesmente ser uma “maria vai com as outras”?

                Foi o que eu fiz PORRA! Bom, deixa para lá! Agradeço os esclarecimentos…

                    • Você afirmou que concordava com uma coisa que desconhecia. Como pode concordar com um fulano que afirma que algo é inconstitucional sem que você sequer conheça a constituição?

                  • AHAHAHAHAHAHAHAHAHA <3
                    Olha, nada contra ser "maria-vai-com-as-outras", desde que se escolha bem essas "outras".

                  • Tô achando engraçado ver a caralhada de conhecido que mudou radicalmente de posição, que estavam encampando o discurso de tiro-porrada-e-bomba-nesses-petistas-pau-no-cu na vibe folha-estado-veja ATÉ a virada de opinião de parte da imprensa. Ovelhas. Coerência zero.

                • Ainda que se tenha gente suja que esteja querendo usar a parada pra bravatear e/ou para se promover politicamente, esses já estão sentindo o ônus de lidar com a insatisfação popular com a postura evasiva dos políticos “pelegos”.

                  E que seja assim… Tem gente do PT, PSTU, PSOL e outras bandeiras por lá, mas se o que eles queriam era fazer demagogia (conduzir o povo), vai ser bem mais difícil do que parece.

    • Mais um burguês FDP igual esse jornalista da Veja q só pensa no seu umbigo. Por mais q esse caralho não esteja formatado, com livro técnico escrito por um PHD esmiuçando as reivindicações, isso não invalida o grito dos excluídos q todos os dias estão amadurecendo politicamente e discutindo sobre suas insatisfação sobre o Brasil.

  • Reclamar que fica inerte não me passou pela cabeça… Reclamarei se for o caso por outros motivos. Agora, acho que só eu que vai admitir que não vai, pelo motivo que for, mesmo sendo de saúde como no meu caso…

    • Motivo de saúde é motivo de força maior que não pode ser contornado. Mas muita gente não está indo porque vai chover, porque o amigo não vai, porque acha que não vai dar em nada…

    • Engraçado que as pessoas que reclamam da baderna, do trânsito, dos arruaceiros, etc, são as MESMAS pessoas que falavam que ficar compartilhando fotinha no Facebook e assinar petição do Avaaz não dá em nada, OU SEJE (sic)

      • Pois é, eu não gosto da baderna, me prejudica, mas tenho consciência que me prejudica mais ainda se tudo continuar como está. Se quem reclama da confusão puder me dar uma sugestão viável para pressionar o Poder Público a tomar vergonha na cara ou ao menos fazer seu cu piscar sem violência, eu sou toda ouvidos.

        • Que nem eu vi amigos meus falando “se a sua manifestação NÃO ESTÁ incomodando o poder, tem alguma coisa errada”. Vão fazer o quê, fechar uma pista das avenidas e todo mundo andar em filinha indiana? Pelamor!

          • Justamente! Para fazer pressão, intimidar, ameaçar, TEM QUE incomodar.

            Uma pena que o Brasil seja governando por filhos da puta que só pensam no povo quando se sentem ameaçados, mas essa é a nossa realidade.

    • Era pra ser resposta no comentário lá de baixo, por algum motivo o responder não funciona no meu cel e acaba indo como um novo comentário…Daniela, o comentário é pra mim?

      • Sim, mas não estou dizendo que tu tá reclamando por causa disso, apenas acrescentei isso ao seu comentário (já que tu disse que da inércia tu não ia reclamar). Não sei se deu pra entender. :P

        • Ahhh tá, é que tinha ficado meio ‘solto’ e eu fiquei pensando(ou eu que fui meio lerda e não entendi de cara). Mas o meu também ficou ‘solto’ por não ter ido como resposta, então tá tudo valendo rs

  • Estou começando a achar que não ter liderança, objetividade de fato seja bom. O que queremos é uma mudança muito maior que parar o aumento das passagens. Essa pequena vitória faria o povo achar que realmente tem algum poder. Eu por exemplo não tinha esperança alguma em qualquer melhora no Rj. São tantas pessoas igualmente descontentes que da até pra acreditar em algo. Vamos tentar formar uma “comissão permanente de fiscalização”. Pode ser maluquice , mas estou animada. Melhor que nada

    • Seria um sonho, mas não creio que exista organização suficiente. Acho mais fácil cada vez que o Poder Público fizer uma merda neguinho lotar as ruas e dar trabalho. Isso seria uma forma de coibir novas merdas, as pessoas vão pensar duas vezes se o povo sair às ruas a cada descaso.

  • Fui rapidamente na segunda-feira (só deu pra ir após o trabalho) e o que vi foi muito bonito! Só de escutar a garotada gritando antes de conseguir descer já foi emocionante. Vou nessa de amanhã também. Já tentando organizar um grupinho…

    Acho muito válido isso tudo que está acontecendo! Mesmo que o motivo inicial tenha sido passe livre (hahahá) ou 20 centavos. Agora a merda toda tá no ventilador! Alguma coisa tem que melhorar! Nem que seja por vergonha do mundo inteiro estar assistindo.

    Será que a galera que pagou zilhões pra assistir a um jogo de futebol vai cantar o hino de costas hj????? Na torcida….

  • Estou achando tudo muito lindo, demais até para ser verdade.
    Na minha cidade vai ter na quinta, eu vou fazer a minha parte e vou, mas aqui eu sei que não vai ter muita gente não… se tiver 200 pessoas vai ser muito.

  • Seu texto me emocionou, Sally, obrigada.
    Eu já fui, fui segunda, fui ontem, irei hoje e amanhã e mais quantas vezes tiverem manifestações marcadas em BH.
    Por mais que eu seja cética, com relação ao BM nosso de cada dia, como você mesmo disse, seria hipocrisia reclamar da inércia do povo e não se mobilizar quando o povo finalmente resolve dar a cara a tapa.

    • Cética eu também sou e estou muito desconfiada disso tudo, inclusive com medo de não dar em nada. Mas se todo mundo pensar assim, ninguém vai. Tem que pagar para ver! Mesmo achando que não vai dar em nada, eu vou fazer a minha parte para que acabe dando em alguma coisa!

    • Achei lindo a puliça sciviu de MG colocar faixas falando pros turistas que não pode garantir a segurança deles por estar completamente sucateada. Os caras mandaram muito bem!

  • Sally, estou morrendo de orgulho dos cariocas nesse momento. Ainda que a maioria ali vai pq ta puto com td e nao tenha um objetivo e demandas especificas ta tudo muito lindo!!
    E posso falar, achei hilario e mto bem feito para o poder publico o que aconteceu na segunda feira, pm apanhando (viu cm eh bom??) , pessoas depredando a alerj (onde a corja rouba solta), etc etc
    Minha mae ficou revoltadissima com a violencia, minha irma lamentou pelos predios historicos, mas por mim ahei certissimo o que fizeram! E foda se patrimonio publico, tem coisa mais importante acontecendo com o povo. Acho que qd o brasileiro comecar a se importar mais com gente do que com coisas a coisa definitivamente vai p frente

    • Me diz um carioca que nunca sofreu um abuso nas mãos da PM! Eu que sou mulher, branca, patricinha já sofri! O carioca tem todo o direito de estar putíssimo e de revidar o tapa na cara que leva todo dia desses escrotos. Também achei lindo a PM acuada, trancada dizendo que não sairia porque estava com medo!

      Quem sabe agora eles também ficam com medo de bater, torturar, ameaçar e extorquir o cidadão carioca!

      • PM apanhando! que coisa mais linda
        TODO CARIOCA que se preze já sofreu na mão de pm sim, e ver esses fdsp acuados correndo com medo lavou parcialmente a alma. Não tenho pena dessa corporação podre que temos, polícia pra que???

        Agora, você viu o que o digníssimo Rodrigo Pimentel falou no rjtv? Que fuzil ali era um absurdo (qd mostraram um policial dando umas rajadas pro alto), que essa é arma de guerra e serve para operações em COMUNIDADES e FAVELAS!!!!!!!!!!!!!
        waaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaat????

  • Já que nada é motivo pra não ir, podem me chamar de hipócrita, pq vou ficar em casa… Não me adentro em problemas de saúde que não vem ao caso, e como o Phil comentou no outro post, eu também estou cínica demais da conta e não estou botando fé nisso tudo(espero estar errada).

  • Falta organização e objetivos claros. Protestar pelo o quê? Alguns não sabem.

    Alguns militantes de partidos de esquerda (Leia PSOL e PSTU) pregam que não querem ser massa de manobra da direita que está se apoderando do movimento, acha lamentável o ‘O Brasil Acordou’, pois eles estão acordados e levando borrachada faz tempo e não querem protestar ao lado dos ditos ‘ coxinhas’, já a direita continua alegando que é um protesto do povo.

    (Eu particularmente me preocupo com Jabor e Rafinha Bastos apoiando isso, esses e outros oportunistas…)

    E ainda tem babacas pensando em impeachment. Baseado em quê?
    A página da ROTA no facebook também pedia, será que o argumentno é a violência policial durante as manifestações? Só faltava.

    Não que eu seja esquerdinha, tão pouco da direita e reaça, mas… falta foco, agora estão surgindo manifestações em tudo quanto é canto e pasme, tem cidade do interior fazendo enquete no facebook pra decidir sobre o que vão protestar.

    Essa salada está ruim de engolir.

    Sábado eu vou em um contra a PEC 37, ao menos tem um foco, porque não são mais pelos 20 centavos, é por qualquer coisa…

    Aproveito pra deixar um texto muito bom: http://papodehomem.com.br/corrupcao/

    • Que seja por qualquer coisa, que seja o povo mostrando um desgosto geral por tudo… melhor isso do que a inércia em que estavam!

      • Um não é oposto do outro…

        Muito bonitinho gente indo pra paulista tirar foto para colocar no Instagram, facebook…

        • Ok, mas uma opção mais sofisticada e politizada só seria possível se esse povo tivesse acesso a educação de qualidade, coisa que a maioria não tem. Não dá para exigir muito.

            • A maior parte das pessoas que está nas ruas são os idiotas que chegam ao Desfavor perguntando como tira uma banana de dentro do cu na coluna “Ei Você”. Eu concordo que as manifestações precisam de muita coisa, mas porra, com esse “material humano”, é o que dá para fazer…

              • Concordo com a Sally neste sentido… pelo menos estão fazendo algo e está surtindo efeito de algum modo; mesmo que talvez não saibamos quais são esses efeitos de imediato. Penso que a gente tem que aprender a fazer as coisas com as ferramentas que dispomos em mãos então…

          • Acho que não seria não. De acordo com os levantamentos de jornal, mais de 70% dos manifestantes de sp tem nível superior. Não que “nível superior” seja muita coisa no Brasil, mas já dá um indício que a média dos manifestantes é bem diferente da média da população em geral. Daria para ter feito algo um pouco melhor: um alvo, um objetivo, blablabla. É a classe média (de verdade) se manifestando, não foi “o povo” que saiu às ruas.

            E quando o “povão” mesmo, esses que não tem educação para fazer algo melhor, é convocado, ele sai levando televisões de plasma, celulares da Claro e roupas da Marisa no centro da cidade…

            Tb acho que “esta salada está difícil de engolir”.

            Tomara que não estraguem o da PEC 37…

            • Nível superior hoje em dia continua configurando brasileiro médio, graças a Estácio de Sá e outras máquinas de fazer dinheiro onde até analfabeto passa no vestibular!

  • Sally, você vai?
    Tou numa cidadezinha do interior. Vai ter manifestação aqui, que provavelmente nem vai ser televisionada. Eu vou. E fui na manifestação do Revalida. Não deu nem 100 pessoas, mas fui. Gosto de pensar que pelo menos minha parte eu fiz.
    Que tal sugestões de frases para cartazes? ;)

      • Nossa to num impasse aqui: justo no meu horário de estágio terá manifestação… to super querendo ir, mas se eu faltar ao estágio vai foder com minha vida…

        • Só a título de ilustração, contando um pouco sobre o protesto aqui em Udia: como havia dito não pude ir por causa do estágio então… mas estava com o cel com a timeline aberta então… a todo momento que pude ia lá conferir alguma fotinha no instagram e tals. Em resumo, a passeata foi pacífica, não houve vandalismos; ao que parece compareceram cerca de 70mil… bom, se udia tem 700mil hab. então 10% da população presente parece um bom número não? rs
          E obviamente quando chegaram ao centro administrativo que fica AO LADO DO CAMPUS onde estudo deu pra OUVIR TUDO! Muita gente gritando em uníssono! rs

          E quanto às causas do protesto, para além das grandes causas (vide cartazes como “fora feliciano, não existe cura para o que não é doença) os temas principais foram: abaixo putaria da familia Prado que domina a câmara dos vereadores aqui, abaixo ao monopólio CTBC/ALGAR telecom com seus preços absurdos, abaixo à tarifa de ônibus e melhoria deles pq olha… realmente, tem cada ônibus capenga aqui que pelamor! Da até medo de andar neles! E melhorias nas uais (unidades de atendimento integrado) que de vez inqdo ocorrem lá certos absurdos clichês do tipo “falta de atendimento ao público por não ter material ou não ter médicos disponíveis”. Digo clichê, pois creio que no RJ a coisa seja bem pior…

  • Eu vou tentar ir. Eu realmente tenho vontade, esse sentimento me tomou a alma desde o momento em que vi o teto do Congresso lotado. Me senti na obrigação. Fiquei muito orgulhosa com meus conterrâneos.

    Nem vou ficar aqui falando dos motivos reais do que podem me atrapalhar de chegar a tempo, pois vai parecer desculpa de que o cachorro comeu o dever de casa. E eu desejo realmente participar. Vamos ver!

  • Faz pouco tempo que completei meus 17 anos, tenho muita vontade de participar das manifestações, mas meus pais simplesmente não deixam. Já pensei até em fugir de casa, porém tenho medo que aconteça alguma merda comigo rs Mas já que você tocou nessa questão das redes sociais: Realmente, essa “geração Facebook” é chata demais! Tudo que se vê por ali, na hora é tomado como notícia, mesmo sem saber a procedência. O que não deu de gente hoje argumentando (textos enormes e várias ofensas) sobre uma página de humor que dizia que a Dilma queria “tirar a internet”.. O povo simplesmente não questiona mais nada que vê, isso chega a dar vergonha alheia. Também estavam compartilhando esta foto sem parar: https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/11009_512558358794739_1181562119_n.jpg (Que já foi compartilhada milhões de vezes há um tempo atrás) Diziam ser uma petição entregue ao senado com 1,6 milhões de assinaturas, que pede a saída de Renan Calheiros (DE NOVO!). Basta uma simples pesquisa no Google pra ver que a imagem é de outra notícia bem mais antiga. Ninguém se dá ao trabalho de pesquisar, antes de compartilhar qualquer coisa. Bando de Maria-vai-com-as-outras! E o pior, as páginas divulgam esse tipo de notícia falsa para ganhar curtidas! Ah, vá.. Não que eu não use a rede social. Uso sim, mas acho que é preciso um pouco se senso crítico. Enfim, conheço o blog de vocês tem pouco tempo (mais ou menos um mês), mas sempre que posso, divulgo. Eu e vários amigos estamos acompanhando vocês falando sobre tudo que está acontecendo agora. Os textos de vocês são brilhantes, assim como seus posicionamentos.

    Em meio a tudo que está acontecendo, não pude deixar de comentar.

        • No caso, é ele. Não é uma questão de poder e sim dos pais não confiarem na educação que deram a ele, não perceberem que com 17 anos um filho bem criado tem discernimento para saber onde deve ir e onde não deve. Ou você acha que em 12 meses, quando completar 18 anos, a cabeça dele estará muito diferente do que é hoje?

        • Concordo com a resposta da Sally! Não sei se euzinho aqui sirvo de parâmetro pra comparar e tals, acho que as vezes sou meio “deslocado” hehe, ou em outras palavras: precoce e maduro mto cedo…

          Enfim, fato é que com 16 anos eu já saía por aí e… tive minhas fases de aprontação sim, mas obviamente cresci e tals… em síntese: meus pais foram muito liberais comigo desde sempre! Ou seja: bem antes dos 17/18 obviamente que não precisava de autorização pra ir a lugar algum. Concordo, é claro, que liberar demais também tem lá suas desvantagens/riscos mas tem que saber equilibrar em relação à liberdade dos filhos…

          • Vetar filho homem de escolher onde quer ir com 17 anos me parece superproteção. Tem que peitar isso aí… Filha mulher eu dou um desconto porque infelizmente mulher fica mais vulnerável (talvez eu esteja sendo machista, refletirei), mas filho homem eu acho desfavor dizer onde pode ir nessa idade.

            • Eu acho que tem muitos fatores envolvidos nisso, tais quais: nível de maturidade (em todos os sentidos) da pessoa, a forma como foi educada em casa etc etc… Então, nesse sentido acho que tanto para meninos qto para meninas há que se ter direitos iguais. E quanto à “vulnerabilidade” penso que a menina tem que saber se impor! E se não for pedir demais, aprender a se defender desde criança ajuda viu? rs Um bjoo pro Karatê e Jiu Jitsu que lutei na infância! rs

              • Quando eu falei da vulnerabilidade feminina não me referia a situações onde “se impor” é uma opção. Estava pensando mais em assaltos, estupros e outros crimes onde o alvo preferencial é a menina.

  • PE é dos estados que já baixou a tarifa antes mesmo do protesto. Eduardo Campos, o filho do Chico Buarque (adoro essa fofoca tosca hahaha), disse até que adoraria protestar, se fosse mais novo e não fosse governador. Engraçado que não parecia ser essa a ideia no ano passado quando aumentaram as tarifas por aqui e houve protesto:

    http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2012/01/20/correria-bombas-de-efeito-moral-e-feridos-marcam-protesto-de-estudantes-no-recife-322343.php

    Medo da reação popular? Preferiu antecipar-se? Duvido muito. O neto do Miguel Arraes vai cumprir o que foi criado para fazer e se candidatar a presidência. Já se reuniu com Aecinho, já levou puxão de orelha do Lula – que não quer ninguém que poderia estar ao lado da Dilma concorrendo com ela. A reunião com Aécio Neves é especialmente desagradável para o PT: seria uma aliança entre os dois pra quem cair num possível segundo turno ca Dilma…

    Oportunismo político puro. Não que quem tenha ‘resolvido’ baixar não seja por oportunismo, mas o do Campos tem requintes de sacanagem…

    • e pra saber com quem se está lidando, além dos penetrantes olhos azuis herdados do papai (citando a fofoca tosca novamente, sou dessas) basta jogar no google “Eduardo Campos Precatórios” e se deliciar com a lambança que o lindo fez quando foi secretário da fazenda do governo do avô. Sim, do avô, dos casos de nepotismo mais ridículos já relatados por essas bandas.
      Mas quem foi que disse mesmo… se não posso confiar (dinheiro, principalmente) na minha família em quem posso confiar?

    • Seria possível que essa recusa em aumentar a tarifa não esteja movida pelo medo de reclamações e sim para que, em contrapartida, as capitais que o fizessem ficassem muito mal perante o eleitor?

      • Não sei, Sally, o fato é que ninguém ta baixando passagem pq quer, mas pq PODE.
        O governo federal já tinha anunciado uma desoneração nos custos do transporte público.
        Achei uma explicação razoável no O Globo:

        “Fatores de desoneração

        Para chegar à redução média de até R$ 0,20 anunciada pela ministra*, o governo levou em conta três medidas provisórias enviadas ao Congresso Nacional: a desoneração da folha de pagamentos do transporte coletivo rodoviário (em vigor desde janeiro de 2013); a desoneração da folha de pagamentos do transporte metroviário (incluída na medida provisória 612, já em tramitação); e a isenção total de PIS/Cofins dos serviços de transporte coletivo rodoviário, metroviário e ferroviário (também em tramitação).
        Por se tratar de medida provisória, os benefícios já estão valendo, mas ainda deverão ser submetidos ao Congresso antes de virar lei.”

        *a ministra q eles se referem é a Gleise

        Só consigo pensar que:

        1 – Os prefeitos/governadores que não precisam fazer média com os eleitores pq contam com o apoio do governo federal viram uma oportunidade de fazer média com os donos de empresa de ônibus e iam deixar o lucro extra na mão deles. Não existe limite para os conchavos dessa gente, nós sabemos. O que torna o caso de SP AINDA MAIS IMORAL. Aumentar as passagens num momento em que o governo desonera os custos? PUTA QUE PARIU, HEIM… Não é a toa a revolta do pessoal do Passe Livre.

        2- Os prefeitos/governadores que resolveram fazer média com os eleitores NÃO ESTÃO AFETANDO EM NADA AS EMPRESAS. E estão usando um recurso federal para isso. Mais patético não existe.

        Provavelmente o governo federal teve a ‘brilhante’ ideia dessa desoneração esperando que seus aliados diminuíssem as passagens e todos virassem uma família feliz rumo a eleição da Dilma. O picolé de shushu diet ta de boas, sambando na confusão. Quem cagou, e continua cagando mesmo é o Hadadd. Se mostrou péssimo político, como chegou nessa prefeitura tendo tão pouca capacidade de compreender os caminhos da política é o que me pergunto. Eu demitiria todos os meus assessores.

        • ps.: se a Dilma eu fosse abandonar politicamente o Hadadd eu iria. E deve ser por isso q já chamaram o Lulinha pras negociações. Diria abertamente na primeira oportunidade, nem usaria a Gleise: TAI TUA DIMINUIÇÃO DE TARIFA, NÃO FAZ PQ NÃO QUER. E deixava ele se fuder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: