+Na quarta-feira (16), as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil foram intimadas pela Justiça a bloquear o WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. O bloqueio começou a valer à 0h de quinta (17).

(Algumas horas mais tarde…)

Uma decisão desta quinta-feira (17) do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o desbloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp no Brasil.

A gente vive sem WhatsApp, claro, mas não consegue viver sem a justiça tupiniquim aprontando. Desfavor da semana.

SALLY

Não se falou em outra coisa durante a semana, o que, por si só, já é um desfavor: tanta coisa grave acontecendo no Brasil e o povo preocupado com o whatsapp saindo do ar por 48h. Ok, em parte eu entendo, eu escolhi o tema não pela falta do whatsapp e sim pelo vexame que o Judiciário brasileiro dá, mais uma vez. Um Judiciário engessado, ultrapassado e autoritário. E dessa vez o vexame é mundial!

Nem vou entrar no mérito sobre ser válido violar a privacidade de alguém para uma investigação policial (em alguns casos, é), meu ponto é a burrice na hora de pressionar. Pressionaram errado, fizeram algo que não prejudica o whatsapp em nada e ainda por cima se foderam redondo, pois outro juiz foi lá e reverteu a decisão rapidinho. Burros, desmoralizados e incompetentes. Esse é o Judiciário brasileiro. Pior: pela repercussão do caso, essa burrice tamanho GG ganhou fama mundial.

Quando Mark Zuckerberg, criador do Facebook (dono do whatsapp), lamenta pela bosta que é o Brasil em público, quem tem bom senso sente vergonha. Ele fez uma postagem se dizendo chocado que a decisão de um único juiz tenha alcance para prejudicar e punir cem milhões de usuários, deixando a entender que isso em nada o prejudicou. Muita vergonha alheia!

O motivo oficial da decisão judicial que tiraria o whatsapp do ar é risível: uma punição por se recusarem a colaborar com as investigações em um processo. A burrice reside no fato de que tirar o whatsapp do ar não os pune em absolutamente nada, já que eles não lucram com publicidade nem com as horas de uso do aplicativo. Mas é pedir demais que todos os juízes compreendam essas modernidades… Alguns são dinossauros, arcaicos e engessados, não dão conta de solucionar as demandas modernas. Provas obsoletas selecionam juízes obsoletos.

Quando o direito ignora a realidade, a realidade se vinga e ignora o direito. Não durou nada a “proibição”. Nem para isso servem. Cada juiz decide de um jeito, um samba do afro descente doido. Sempre tem um para reverter a decisão que o outro deu. Não há unidade, não há coerência no Judiciário brasileiro. Tudo é uma questão de loteria, nas mãos de qual juiz vai cair o processo. Judiciário está mais para jogo de azar do que para justiça.

Aparentemente acham eficiente pressionar as pessoas ameaçando-as com algo que não as afeta em absoluto. Moral da história: o whatsapp continua lucrando exatamente o mesmo que sempre lucrou, não liberou informação nenhuma, ganhou uma puta publicidade gratuita (só se falou disso a semana toda) e a decisão ainda foi solenemente revertida. VE-XA-ME.

Tiraninhos que estão acostumados a conseguir o que querem com censura: proibindo, tirando do ar, pisoteando a todos com seu poder soberano. Avisa para eles que estamos entrando em uma mudança de era e esse tipo de comportamento é feio, ultrapassado e ineficiente? Novamente, não questiono a importância de procurar pelos dados de criminosos, o ponto do texto não é esse, é a eficiência das medidas que o Judiciário brasileiro toma para isso. Medidas da década de 70, que não se encaixam na fluidez de um mundo tecnológico e com liberdade de expressão ampla.

Ninguém aqui é inocente, sabemos que o whatsapp incomoda. Um aplicativo que permite ligações e mensagens de graça? Tudo isso em um país onde o serviço de telefonia móvel é um dos piores do mundo, recordista em reclamações e abusos? É evidente que em algum momento a pancadaria para cima do whatsapp começaria, mas eu sinceramente pensei que seria feito de forma um pouco mais competente. Acho que me enganei. Aqui é Brasil. Se pode ser feito de uma forma burra, pouco prática, vergonhosa e cara, assim será. Não tanto por corrupção, mas por incompetência mesmo.

A decisão que reverteu essa imbecilidade deu belíssima esculachada, deixando bem claro que essa forma é totalmente ineficaz, pois não gera qualquer incômodo ao whatsapp, apenas pune os usuários. Palavras como “não se mostra razoável” e “desproporcional” foram usadas. Mas porra, juízes assim são maioria. A maioria são pessoas obsoletas, ultrapassadas, mal informadas e com essa mentalidade censora, de conseguir as coisas na força, na ameaça, na tirania.

Esse sim é o desfavor. Ficar umas horas sem whatsapp, sinceramente, foi um alívio para mim. Lamentei que não ficasse mais tempo. Infelizmente é padrão usar essa bosta como instrumento de trabalho, o que permite uma pentelhação full time. Quando a pessoa vai pagar para falar com você ela pensa e só chama quando é importante, em vez de deixar um áudio idiota de cinco minutos sem poder de síntese.

O desfavor não foi ficar sem whatsapp e sim a “big Picture”. Constatar, mais uma vez, quão merda e vexaminoso anda nosso Judiciário. É essa mentalidade violenta e ultrapassada que o povo repete: tem que prender, tem que censurar, tem que tirar do ar. Gente, uma multa pesada resolve muito melhor do que isso. Aproveita e reverte para a educação e saúde, que tá precisando. Mas não, tem que demonstrar poder. Tem que passar por cima. Bem feito. Passou vergonha. Seu poder não é mais tão poder assim, aceita que dói menos.

E já que estamos esmiuçando desfavores, um grande beijo para todos os que defenderam essa bosta de Marco Civil da internet. Eu avisei que ele permitiria abusos. Nosso dinossauro do Piauí baseou sua decisão nesta bosta. E isso é só o começo. O Marco Civil permite essa e muitas outras merdas.

O resultado desse vexame não foi aprendizado, adequação do Judiciário à nova forma de funcionar do mundo nem reflexão da sociedade. O resultado foi neguinho reclamando do SEU whatsapp não estar funcionando .O Judiciário também não aprendeu nada, agora está ameaçando bloquear o Facebook também para conseguir o que quer. Chega. Basta. A era da ameaça acabou, os excelentíssimos babacas togados embriagados de poder ainda não perceberam que seu poder vale merda nessa nova configuração de mundo. Continuarão dando tiros na água e virando motivo de piada em quem já aprendeu como o mundo moderno funciona.

Já devo ter escrito isso umas cem vezes, mas não custa repetir: muito orgulho de ter aberto mão do “status” de pertencer a esse mundo cagado e abandonado o Judiciário!

Para dizer que o que deveria ser proibido é chamar o aplicativo de zapzap, para dizer que foram as 12 horas mais felizes da sua vida ou ainda para me mandar um áudio de cinco minutos sobre este texto: sally@desfavor.com

SOMIR

Eu sempre reclamo da maldita inclusão digital, mas tenho que conceder um ponto: faltou o judiciário. Já que é festa e pode todo mundo entrar nos dias de hoje, que pelo menos o pessoal que faz valer as leis comece a entender um pouquinho mais como é que funciona esse admirável mundo novo de hiperconectabilidade.

Parece que a ideia de redes sociais e sites baseados em conteúdo criado por usuários ainda não entrou na cabeça de nossos juízes. Tanto que temos um histórico de palhaçadas do tipo que vieram bem antes disso, como esquecer quando a ex-famosa Daniela Cicarelli mandou derrubar o Youtube para fazer sumir um vídeo seu fazendo sexo num lugar público? E teve um juiz que achou que isso realmente funcionaria. Coitado, não sabia do conceito básico da internet: se você tenta esconder um conteúdo, ele fica cem vezes mais famoso. Mas, naqueles dias, vá lá… as pessoas ainda não estavam tão envoltas com a internet como estão hoje.

Acredito que em 2015 já não seja tão aceitável essa ignorância toda sobre sites e aplicativos tão disseminados como o WhatsApp. Até quem não usa está a poucos segundos de descobrir no Google exatamente o que é, e, porra, procura uma pessoa com menos de 30 (de qualquer classe social) que ela te explica tudo na hora 100% das vezes. Não era difícil ter a informação que tirar o WhatsApp do ar seria uma besteira enorme, o aplicativo não está sendo monetizado atualmente. Nunca te cobram de verdade pelo serviço e não tem propagandas.

Partindo desse princípio, era questão de lógica simples perceber que não existia pressão real sobre o Facebook (dono do Whats) em tirar o aplicativo do ar por dois dias ou meses, devem ter até economizado um dinheiro nos servidores. Na verdade, só puniria as pessoas que não tinham nada a ver com o caso investigado. E nem teria pressão popular contra a empresa detentora do app! Todos ficaram sabendo que foi decisão judicial, então o WhatsApp ficaria como vítima!

Estava armado o circo, é impressionante o despreparo de quem sentencia no Brasil… como não perceber? Argumenta-se que a empresa deixou de cumprir uma ordem judicial para liberar dados sobre uma quadrilha investigada, mas só pela pixotada de achar que bloquear o serviço puniria o Facebook, eu já começo a desconfiar que pediram dados absurdos que a empresa nem tinha. Esse é inclusive o argumento dos donos do aplicativo para não colaborar: o que a justiça pediu eles simplesmente não tem. Eu até sei que costumam fazer corpo mole quando dá muito trabalho pinçar a informação pedida, mas isso tem cara de ter sido cagado desde o começo do processo…

Considerando que é o aplicativo mais utilizado no país, e que desde que você começou a ler o texto já deve ter o ouvido apitar umas cinco vezes, é de se imaginar que não seja lá muito prático puxar uma conversa específica do bolo quando quiser. Se REALMENTE é impossível recuperar a informação pedida pela investigação eu não posso afirmar, mas eu não duvido mais que pediram coisa absurda e deixaram o pessoal do WhatsApp com cara de “wat” ao ler o pedido. O Marco Civil prevê retenção de dados de acesso, mas não necessariamente de conteúdo produzido nesses acessos. Se pediram as conversas, é provável que não tenham. Ou você acha que ficam guardando por meses e meses aqueles emojis de merda que você manda para seus amigos? E mesmo se for dado de acesso, o WhatsApp te loga uma vez na vida e acabou… talvez seja esse o problema do pedido.

Sem alguém do outro lado com capacidade de entender como funciona um programa desses (e sem a mínima vontade de aprender), vamos continuar vendo decisões cagadas desse tipo. Achando que dá pra dar canetada pra conseguir informações que provavelmente nem existem. Parece aquelas pessoas que ficam perguntando para os amigos que entendem mais de informática se não dá pra hackear o Facebook rapidinho. Quem não entende lhufas do assunto tende a achar que é tudo mágica! Temos que ter especialistas no assunto para assessorar juízes quando o assunto é internet, achismo só te faz clicar naquele link das “fotos_da_claudinha_pelada.exe” que cai no seu e-mail.

Eu sou o primeiro a achar bacana o Facebook levar umas trolhas, mas não desse jeito ridículo e ditatorial. Se a lei permite punir um serviço online com o corte do acesso, que isso seja usado quando FAZ ALGUM SENTIDO cortar o acesso para pressionar. Ainda bem que um juiz que entende alguma coisa do assunto conseguiu derrubar esse momento vergonha alheia e restabelecer o acesso. Eu achei bacana ficar um tempo sem, mas tem muita gente que depende dele até pra trabalhar. Puniram os inocentes. Bom, isso realmente tem a cara da justiça brasileira…

Custa conhecer alguma coisa sobre o que vai influenciar a vida de milhões de pessoas? É tão complicado assim abrir a porcaria do Google ou conversar com seu sobrinho? É mais difícil do que bloquear o aplicativo mais usado do país… caguei pro WhatsApp, mas é o conceito da preguiça de pensar que mais irrita aqui.

A internet está com duas barrinhas na tela do Judiciário brasileiro, mas elas ainda não estão azuis.

Para dizer que eu só fiquei chateado porque não puder ver mais memes da Fabíola, para dizer que se bloquearem Whats e Face o Brasil vai pra frente, ou mesmo para dizer que bom senso é textão por aqui: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (10)

  • Realmente, tá aí mais uma prova de que nosso judiciário precisa de umas aulinhas básicas de internet…ou de gente mais nova tomando as decisões por lá

  • É isso mesmo! O maior problema do bloqueio do WhatsApp foi o autoritarismo arrogante da decisão. E também a burrice de não procurar entender o mundo antes de tentar mandar nele.

    Sally, é uma pena que você não tenha vontade de ser juíza ou promotora. Seria fodástica. Troll, sim, mas troll justa!

    Mas imagino que você esteja bem mais feliz agora, longe de tudo isso…

  • O que eu achei mais engraçado nisso tudo foi a rapidez e a simplicidade com que muitos burlaram o bloqueio. De repente, palavras como “servidor”, “proxy” e “VPN” entraram no vocabulário do povo, e antes mesmo da proibição entrar em vigor já tinha gente aprendendo e ensinando a usar os aplicativos que fazem outro caminho e desbloqueiam.

    • Pois é, até VPN (inclusive eu) !

      Por isso tudo, mesmo, é que eu achei mais vantagens nessas iniciativas que aquelas em direção a apps alternativos e na normalidade !

      Isso foi importante…

  • Eu acho que vc desenvolveu todo e texto e argumentação por ter pensando antes na frase final.

    [Hugo Mythbuster ataca novamente]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: