O WhatsApp já deve fazer parte da vida de praticamente todas as pessoas, e com a comodidade das mensagens instantâneas, também surgem os incômodos das reações instantâneas das pessoas. Sally e Somir acham a ferramenta útil, mas discordam na forma de usar. Os impopulares visualizam e respondem, se quiserem…

Tema de hoje: é rude demorar mais que um dia para responder uma mensagem não urgente no WhatsApp?

SOMIR

Claro que é. O que não quer dizer que seja o fim do mundo, nem motivo para odiar alguém, mas convenhamos que é rude deixar uma pessoa sem resposta, seja onde for. Sim, muito curioso que alguém como eu, que demoro para responder qualquer coisa – quando respondo – dizer isso, mas não é só porque eu ajo de uma certa forma que essa forma é automaticamente a coisa certa a se fazer, não é mesmo?

E essa foi uma dura lição a aprender na vida. Que nem sempre o que nos parece razoável o é para outras pessoas. E que as outras pessoas não conseguem intuir nossas motivações, principalmente se elas não comungam com os comportamentos comuns do resto da sociedade. Para a maioria das pessoas, é rude sim demorar mais que um dia para responder o que quer que seja no WhatsApp, muito mais do que num e-mail, por exemplo. Pra falar a verdade, eu nem acho que tenha aprendido essa lição na sua totalidade, ainda dou vários murros em ponta de faca no quesito social, mas esse já me ficou claro: as pessoas se importam com o tempo que você demora para responder.

E sim, mesmo que seja egoísmo querer que outra pessoa pare tudo o que está fazendo para te dar atenção, pra que mentir que não é exatamente isso que queremos quando chamamos a atenção de alguém? Claro, nem sempre a pessoa pode ou quer te dar aquela atenção, mas sagrado direito de cada um de pedi-la. Talvez eu esteja influenciado neste texto pela realização de quanta gente eu negligenciei nessa vida e de quantas oportunidades foram perdidas por isso, mas seja como for, acredito que tenha uma lição aqui me contrapondo ao ponto de vista da Sally, com o qual eu teria concordado 100% até pouco tempo atrás.

O WhatsApp diferencia-se de um formato como o do e-mail pela celeridade, pela urgência: a mensagem chega muito mais “fisicamente” na pessoa, o aplicativo foi feito para apitar e chamar a atenção imediata. Cabe a quem usa ter um mínimo de noção de como usar. Como eu acredito que tenha essa noção mínima, tento inclusive derivar isso para outras pessoas: se a pessoa mandou uma mensagem para mim, presume-se que ela queira minha reação sobre o assunto.

E oras, se a pessoa não tem histórico de abusar de você, custa parar um pouquinho o que está fazendo para responder? Meu tempo é valioso, mas não tanto assim para não ter dez segundos para responder. E nem precisa ser na hora, percebam que o argumento aqui gira sobre deixar passar mais de um dia. E se você acha que o WhatsApp vai te atrapalhar quando você mais precisa de concentração, ainda não conhece a função de silenciar seu celular. Meu celular está no mudo quando eu não posso me desconcentrar. No resto do tempo, eu sou capaz de lidar com a informação recebida.

E, uma vez por dia abrir o WhatsApp para responder quem falou com você não me parece um sofrimento tão grande assim, parece? No meu mundo ideal, todo mundo responde o que eu escrevo na hora, não por obrigação, mas porque estão muito interessados em interagir comigo. Mas não existe um mundo ideal… às vezes até quem está interessado em interagir não pode no momento. Demorar algumas horas para responder não gera nenhum estresse, mas deixar passar um dia inteiro? Isso é basicamente dizer que tinha tanta coisa mais importante que você na vida em 24 horas que francamente, não parece que você faça alguma diferença para essa pessoa.

Quem fica mais de um dia sem receber uma resposta (salvo motivos de força maior) provavelmente nem deveria ter mandado uma mensagem. Serve de filtro para ambos os lados. Porque não adianta tapar o sol com a peneira: é rude ignorar alguém. E quem fizer isso tem que saber bancar: eu assumo o quanto eu já fui rude, o quanto eu já fui escroto por não conseguir dar a atenção merecida para outras pessoas, e não importa nem um pouco se eu pessoalmente consigo lidar com um esquecimento ou outro das pessoas, ninguém é obrigado a pensar parecido.

E, apesar de não ser o fim do mundo, acho que todos nos sentimos mais queridos e prestigiados quando recebemos atenção imediata. Se você pode fazer esse mimo para as pessoas, faça. E se seu WhatsApp está abarrotado de gente sem noção que fica te pentelhando por qualquer motivo, reveja sua política de aceitação de contatos no WhatsApp. Ou mesmo diga para a pessoa o que te enche o saco: eu detesto receber mensagem de áudio, e já disse para todo mundo isso. O resultado é que eu recebo poucas mensagens de áudio, e mesmo essas já chegam com uma desculpa no começo. Simples assim.

Eduque as pessoas que entram em contato com você. Se elas continuarem a ser sem noção, que pelo menos sejam com as outras pessoas. E se possível, respondam no mesmo dia. E se não responderem, aceitem que estão sendo rudes e que outras pessoas não tem a menor obrigação de intuir os seu conceitos únicos sobre redes sociais. Eu adoraria que todo mundo pensasse como eu, mas infelizmente, não é assim que funciona.

Para dizer que eu sou um hipócrita, para dizer que eu acabo de explicar porque as pessoas não gostam de mim, ou mesmo para dizer que o ideal é não ter WhatsApp: somir@desfavor.com

SALLY

Quando uma pessoa te envia um whatsapp que não implica em uma urgência nem presuma uma resposta, é rude demorar mais de um dia para responder? Não. Não é rude e quem se ofende com demora em whatsapp eu quero mais é que saia da minha vida mesmo.

Uma coisa é a pessoa pedindo ajuda ou a pessoa fazendo uma pergunta para a qual precisa da sua ajuda. Outra é um comentário não urgente, algo como “adorei sua foto nova” ou “vi isso e lembrei de você”. Verdade verdadeira, são coisas que muitas vezes nem precisam de resposta. Não vou me colocar a obrigatoriedade de responder no mesmo dia, pois no geral, as pessoas não tem bom senso e se eu tiver que responder no mesmo dia a todos que me chamam para assuntos não urgentes, acabo deixando de fazer coisas urgentes e importantes.

Sendo bem sincera (e, que sirva de aviso), atualmente meu whatsapp está todo silenciado. Não apita, exceto para três pessoas da minha família. Todo o resto será lido quando/se eu tiver um tempo livre e decidir voluntariamente destiná-lo ao whatsapp. E, quer saber? As pessoas se acostumam a você não responder na hora. Os inseguros se ofendem e se afastam, as pessoas emocionalmente saudáveis aprendem que quando querem algo urgente de você não adianta ficar chamando pelo whatsapp. Simples assim.

Em um mundo ideal, onde todos os cerumaninhos tivessem bom senso, eu poderia concordar com o Somir, mas a verdade é que vivemos em um mundo onde poucas pessoas tem o bom senso de entender que eu trabalho mais de 14h por dia e, cada vez que apita um aviso de whatsapp interrompe meu raciocínio e me custa meia hora para retomar a imersão no assunto sobre o qual estou escrevendo. Vivemos em um mundo onde não apenas amigos, como colegas de trabalho, prestadores de serviço e até empresas acabam tendo acesso a seu whatsapp e te acionando muitas vezes por dia sem urgência e até sem necessidade. Ou você se protege disso, ou verá sua produtividade cair drasticamente e seu tempo ser consumido ao longo do dia por bobagens.

E eu não sei até que ponto as pessoas respondem rápido por cortesia ou educação. Sinceramente, duvido disso. O que eu acho é que quando apita aquela merda de aviso dizendo que alguém deixou uma mensagem, a maior parte das pessoas, por carência ou ansiedade, correm para ver o que é. “O que foi que deixaram PARA MIM?” ou então “O que estão falando? O que está acontecendo? Não posso ficar de fora, quero saber!”. Se você não consegue olhar para o celular e ver aquele símbolo que indica existir mensagem de whatsapp sem abrir para ver, bem, reflita. Você não é educado, é apenas ansioso.

Acredito que quem demora a responder não seja mal educado ou esteja desprezando o interlocutor, na verdade, é uma pessoa livre, que não está ávida por se sentir lembrada ou querida, que não tem medo de “perder” o que está acontecendo no mundinho paralelo das redes sociais em detrimento de viver sua vida. Rede social é secundária, só darei atenção quando tudo na minha vida real estiver em ordem, com o tempo que sobrar. Se não gostar disso, melhor se afastar de mim. Aliás, eu mesma não quero estar cercada por pessoas cuja prioridade é rede social. Se você deixa pendências na sua vida real para ficar em rede social, você tem as prioridades erradas, não reclame que ganha pouco ou que te falta tempo.

Não é como se ignorar um whatsapp te deixasse incomunicável. Quem tem seu whatsapp fatalmente tem seu numero de telefone. Se for urgente, a pessoa sempre tem a opção de telefonar. E, acredite, as pessoas aprendem. De tanto ignorar, as pessoas que me cercam sabem que, quem quer falar comigo com urgência tem que telefonar, afinal, não custa lembrar, telefonar é a função primordial de um telefone (dã!). E telefone é uma maravilha, como a pessoa está pagando por minuto, nasce um poder de síntese do âmago do seu ser e dificilmente uma questão não é resolvida em menos de cinco minutos. Vida longa ao telefone!

Como dificilmente quem manda whatsapp quer algo além de atenção e confete, as pessoas que não são respondidas ou são respondidas dias depois, acabam também não me enviando mais suas carências: “Tá calor aí?” ou “Qual é a boa do final de semana?” perdem sentido respondidos três dias depois. Assim, não responder whatsapp nessa vibe ansiosa, acaba educando os próprios pau no cu que mandam mensagens irrelevantes. A pessoa que quer atenção e elogio fica ainda mais carente e triste depois de tentar se comunicar comigo, razão pela qual ela acaba dando prioridade a paunocuzar outras pessoas que alimentem essa sua neurose por atenção.

Em vez de questionar se é feio deixar uma pessoa três dias esperando por uma resposta, vamos antes questionar se não é feio interromper o que uma pessoa está fazendo por nada? Um me parece consequência do outro, mas a sociedade só se lembra de como é feio ser acionado e não responder, uma vez que vivemos em uma sociedade majoritariamente desocupada, que prioriza rede social em detrimento de vida real e que não desempenha um trabalho predominantemente intelectual, portanto, uma interrupção não incomoda tanto.

Erra em primeiro lugar quem fica acionando, interrompendo, demandando o outro por bobagem, para saciar a própria carência, insegurança ou ansiedade. O fato de isso ser socialmente aceito não o torna correto. Além disso, não é necessário fazer este discurso sincerão para a pessoa que foi ignorada, se ela reclamar, basta dizer “Ih, não vi seu whats” e pronto. A pessoa fica magoada? Certamente, mas eu não vou me sujeitar a um mal estar para impedir que outro tenha um mal estar, sobretudo quando o outro está sendo extremamente inconveniente. Uma coisinha chamada “amor próprio” me impede de fazê-lo.

Se você tem tempo sobrando para responder a todo mundo que te chama no whatsapp sem comprometer suas obrigações e lazer, que bom, você deve ser uma pessoa com uma vida muito fácil. Mas, tenham em mente que esta não é a realidade da maior parte das pessoas, e, se ofender pela pessoa não escolher você em detrimento do seu trabalho, sua família e seu lazer, é egolatria.

Para dizer que concorda comigo mas não coloca em prática por medo da rejeição social, para dizer que prefere ser incomodado do que acharem que você é mal educado ou ainda para dizer que, curiosamente, apesar destes pontos de vista, eu respondo mais rápido do que o Somir: deixe seu comentário.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas:

Comments (31)

  • Acho rude sim. Um dia inteiro acho demais! Exceto quando a postagem não necessita de resposta, ou seja algo pra compartilhar. Na realidade, a maioria dos meus amigos que passam esse tempo todo, sao muito ocupados e já me avisaram a respeito.

  • Eu concordo com a Sally. Mandar uma mensagem que não é urgente e achar ruim porque demorou pra ter resposta ou nem ter resposta é coisa de gente que acha que o mundo gira em torno do próprio umbigo. Eu tenho mais o que fazer (produtivo ou não) do que ficar respondendo todo mundo no whatsapp.

  • Seu telefone tem função de fazer chamadas. Aliás, o próprio WhatsApp tem função de chamada. Se é desesperadoramente urgente, liga. Quem tem expedientes demasiadamente atarefados não tem todo esse tempo de ficar de 10 em 10 min parando pra ler coisas que, em 75% dos casos, são notícias fake ou correntes

  • Claro que não! Mas, essas pessoas nem devem estar esperando respostas.

    Eu mesma já deixei caras inconvenientes que vêm com o famoso “Oi, sumida” no vácuo e foi exatamente para oararem de encher.

  • Tendo a concordar mais com a Sally, embora é preciso relativizar também. Não dá pra negar que não responder a pessoa nunca soa rude sim, há uma carga emotiva envolvida quando tu deixa a pessoa no vácuo.
    Eu primeiro olho e vejo quem é, mas também não fico parando o tempo todo pra ver ansiosamente quem é. Dependendo de quem é eu até respondo, algumas pessoas são prioridades (tipo o crush ou alguém da família hehe), outras nem tanto, elas podem esperar. Eu posso demorar a responder, mas respondo, assim que posso. À exceção de correntes e bons dias com figurinhas hehe

  • Nessa tenho que concordar com o Somir. Não responder na hora ok, normal, super aceitável. Mas não ter um tempinho nas 24h do seu dia para responder me parece rude sim.

      • Não, se for mensagem do tipo corrente ou aqueles gifs de bom dia, boa tarde, boa noite eu realmente ignoro solenemente. Mas se a pessoa estiver puxando assunto, querendo conversar e for alguém que eu gosto, eu procuro dar um jeito de responder assim que possível. Não uso o whatsapp apenas pra emergências, também jogo conversa fora vez ou outra.
        Sim, sou meio carente.

      • Mas o tema não é se tudo precisa de resposta, e sim se é rude demorar mais de um dia pra responder. Pressupõe-se que se esteja tratando de mensagens que demandam resposta, caso contrário, a pergunta sequer faz sentido.
        Sim, é rude. Ajuda a filtrar pessoas inconvenientes e/ou carentes? Ajuda. Serve como filtro pra selecionar quem te “cerca”? Serve. Mas não é porque um comportamento qualquer tem sua utilidade que ele deixa de ser rude. Qualquer um pode ser rude proposital e deliberadamente.

  • Sempre encarei o What’s App como um aplicativo funcional. Pra mim se resume a mandar mensagem/responder e pronto. Nunca tive muita paciência pra ficar conversando por horas através dele ou interagindo em grupos (por mais que eu faça parte de alguns). E quanto às mensagens eu só respondo se é diretamente pra mim ou se envolve algum assunto do meu interesse (e depende de quem manda também, porque sempre tem “aqueles” contatos inconvenientes que você tem vontade de deixar no vácuo eterno – Esses eu demoro mais de um dia pra responder, admito).

    Agora gente que fica mandando vídeo, imagenzinha de “bom dia” (detesto), gif… Eu não respondo mesmo (Nem é por maldade, mas sim porque não tem o que responder).

    • Também encaro o whatts dessa maneira, não suporto gente que fica mandando mensagem de bom dia, boa tarde, boa noite, boa semana, bom isso bom aquilo, affs! Na verdade assim… custa escrever um bom dia? Acho que até seria um tanto mais interessante, agora esse negócio de ficar toda hora mandando figurinha, gif, vídeos de piadinhas, vídeos motivacionais, aneem… Ter que ir lá na pasta e excluir aquela tranquerada toda depois, um saco!
      Curiosamente é sempre parente ou aquela tia velha que manda, pelamor!

  • “Quem tem seu whatsapp fatalmente tem seu numero de telefone. Se for urgente, a pessoa sempre tem a opção de telefonar. ” EXATAMENTE. Às vezes esqueço completamente do whatsapp, posso passar mais de uma semana sem olhá-lo. Meus amigos sabem que, se for urgente, basta me ligar. Ou então dar um toque e aí sim eu entro no bendito aplicativo. Não tenho paciência pra ficar de bobagem em rede social, não adianta. Se quer tanto falar besteira comigo, bom, nos vemos pessoalmente então. E, por favor, sem passar correntes em redes sociais. Odeio.
    Sinto muito, mas carências se tratam é no consultório de um psicólogo, não em redes sociais.

    • Sejamos sinceros: a maior parte das coisas que as pessoas mandam não são perguntas, não te colocam em posição de responder. Coisas como avisos fantasiosos sobre o novo golpe do mercado, denúncias falsas sobre algum mito ou lenda urbana ou fotinho de filhote são coisas que pessoas sensatas simplesmente não respondem.

  • Concordo com o Somir.

    O argumento de da Sally de que é pior interromper os outros não cola muito. É igual quando você esquece o aniversário de alguém ou não liga para o/a peguete e fala que não teve tempo.
    A verdade verdadeira era que não estava a fim mesmo ou esqueceu.

    Ninguém está pedindo para a pessoa parar tudo o que está fazendo para responder nem estipular um tempo máximo de cinco minutos de resposta. Mas passar um dia todo é um sinal claro de que você está cagando para a pessoa.

    Eu tinha um amigo assim ,só respondia quando interessava ou começava uma conversa e do nada parava de responder e foda se. Simplesmente não falo mais. Cada um faz o que quer ,mas que era rude, era.

    • Mas tudo é passível de resposta? Você responde quando os pau no cu mandam “repasse! denúncia grave” ou enviam uma foto de “Bom dia grupo!”? Nem a pau que eu respondo esse tipo de coisa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: