Skip to main content

Colunas

Arquivos

Como matar baratas.

Como matar baratas.

| Sally | | 70 comentários em Como matar baratas.

Este é um texto para quem tem fobia de baratas. Assim como fiz nos textos para quem tem fobia de lagartixa, você não vai ler nada muito descritivo aqui, para não causar mal-estar. Também não terá nenhuma mensagem pacificadora de autoajuda, não é minha intenção acabar com sua fobia e sim te dar ferramentas para matar esses animais nojentos da forma mais eficiente e menos sofrida possível. Não é um texto sobre baratas, não é um texto sobre fobias, é um texto sobre como matar baratas.

Antes de mais nada, cabe uma ressalva, assim como fiz no texto sobre lagartixas: fobia é um medo irracional, portanto, nenhum argumento racional vai te fazer sentir diferente. Frases como “ela tem mais medo de você do que você dela” ou “calma, ela não morde” são inaceitáveis. Te autorizo a dar na cara de quem falar algo desse tipo. Você tem o sagrado direito de ter medo de baratas, nunca permita que te ridicularizem. Agora sim, vamos ao texto.

Prevenir é melhor do que remediar. É sempre uma taquicardia, um mini-AVC, ter um encontro com um animal do qual temos esse medo irracional. Portanto, meu primeiro conselho, e talvez o mais importante é: coloque telas nas portas e janelas da sua casa, para poder mantê-las abertas sem que entrem baratas. Telas não são caras e podem ser feitas sob medida para qualquer tipo de porta ou janela. De quebra, você se protege de mosquitos e de uma série de doenças como dengue, zika e similares.

Baratas não entram apenas por portas e janelas, mas, vedando tudo com tela se reduz muito a incidência deste inseto na sua casa. É fundamental que as telas vedem todos os vãos das portas e janelas, para que não fique nenhum buraquinho pelo qual elas possam passar.

Também é importante vedar o vão entre o chão e as portas, principalmente as que dão para ambientes externos. Existem adesivos à venda em lojas de material de construção ou rolinhos de espuma que cumprem muito bem esse papel. Um acesso a menos: elas não poderão entrar por debaixo da porta.

Também te recomendo fechar todos os ralos da sua casa. Existem ralos que abrem e fecham, o que facilita muito a sua vida. Quando tomar banho, lavar louça ou usar o local onde está o ralo você abre, e no resto do tempo mantém tudo fechado. Muitas baratas acabam entrando pelos ralos, diretamente do esgoto para a sua casa. Feche esta porta de entrada.

Além disso, se puder, faça dedetizações periódicas. O cheiro repele as baratas antes mesmo que elas entrem na sua casa. Se uma barata puder escolher entre um lugar dedetizado e um lugar não dedetizado, adivinha onde ela vai entrar? Hoje em dia é possível comprar pesticidas profissionais online, muito mais fortes que o inseticida comum, portanto, não fica caro, pois você mesmo pode fazer, sem precisar pagar pela mão de obra.

É muito comum escutar a recomendação de não ter restos de comida em casa como principal medida para evitar baratas. Sim, é importante, mas isso não vai resolver seu problema. As baratas comem praticamente tudo, inclusive a comida humana, que é apenas mais um item. Na falta dela, podem comer cola, couro, fezes, sabonete e até outras baratas. Você teria que esvaziar sua casa toda se quisesse desencorajar uma barata a entrar por falta de comida. A única coisa em matéria de alimento que elas odeiam é pepino, e ainda não se descobriu o motivo.

Então, é claro que você não vai deixar lixo ou louça suja de um dia para o outro na sua casa, até por questões de higiene, mas não precisa esvaziar as lixeiras várias vezes por dia na tentativa de evitar baratas. Não vou entrar em mais detalhes sobre o que elas podem comer porque a intenção deste texto é te ajudar e não te apavorar.

Há outras medidas complementares que podem te ajudar a prevenir baratas. Você pode se aliar aos predadores naturais das baratas: lagartixas, aranhas, vespas, escorpiões, entre outros. Não recomendo, o plano principal é vedar a sua casa contra invasores externos, fique nele que você terá mais sucesso. Se quer uma ajuda animal, opte por cães e gatos, que também podem ser bons aliados na hora de pegar uma barata, dependendo de sua criação.

Como já foi dito acima, você pode limpar sua casa de tempos em tempos com algum concentrado líquido apropriado para matar baratas. Antigamente esse tipo de produto só era vendido para dedetizadoras, mas esse tipo de pesticida profissional passou a ser vendido para qualquer pessoa, então, observe as instruções de uso e as restrições, principalmente se você possuí animais de estimação e crianças e passe este troço na sua casa toda, como manda o fabricante.

Se a barata pisar no local que você limpou com isso, ela vai morrer. Dica: procure algum que contenha Cipermetrina, geralmente são vendidos online. É bem mais eficiente que aquele Baygon que você compra no supermercado, pois continua fazendo efeito até três meses depois de ser aplicado.

Se quiser, pode passar também nas áreas externas ou áreas comuns do edifício ou no pátio da sua casa, para que elas não cheguem nem na esquina de onde você mora, mas passe também do lado de dentro, caso contrário as baratas se refugiarão dentro dela para fugir do veneno externo.

Existem algumas receitas caseiras que espantariam as baratas: folhas de louro, óleo de lavanda, alecrim, manjericão, álcool com cravo, naftalina… a lista é enorme. Daí você vai me perguntar: isso funciona? Olha, no mundo existem cerca de quatro mil espécies diferentes de barata, então, pode funcionar para algumas e não funcionar para outras. Não levo muita fé em remédios caseiros. Se encontrar uma barata é algo que você quer evitar muito, use algo mais forte.

Ok, vamos para a parte sofrida. O pior aconteceu, apesar de todos os seus esforços, você se deparou com uma barata. Tente manter a calma, baratas são superestimadas. Basta uma porrada bem dada que ela morre. E nem precisa chegar perto dela para dar essa porrada.

Mate, não coloque para fora, pois elas podem voltar e de uma única barata podem sair 400 novas baratinhas de uma vez só. Portanto, uma única barata pode infestar a sua casa, não corra esse risco. Essa coisa hippie de não matar o bichinho é contraproducente, até mesmo no reino animal, na natureza, quem invade o território de um predador mais forte acaba morrendo. Mate sem culpa.

Se houver alguma alma boa com você, peça que mate a barata. Se a pessoa se recusar, informe que uma barata pode transmitir mais de 32 doenças, entre elas cólera, herpes, conjuntivite e até poliomielite. É uma questão de higiene e saúde. Se, ainda assim a pessoa se recusar a matar por sentir “pena do bichinho”, expulse essa pessoa da sua casa, inadmissível a pessoa ter pena da barata e não ter pena do seu sofrimento sendo exposta a uma barata.

Se não houver ninguém que possa te ajudar, e vale qualquer pessoa, vizinho, porteiro (uma vez pedi uma pizza para o entregador de pizza matar uma lagartixa para mim, me julguem), você vai ter que matar a barata. Vamos lá, respira fundo e vem comigo para escolher a melhor estratégia.

Aqui temos uma divisão por níveis de medo: 1) pessoas que tem tanto medo que não conseguem nem chegar perto, nem olhar, nem estar no mesmo cômodo que uma barata e 2) pessoas que chegam perto, ainda que aos berros, sofrendo, chorando e com a nítida sensação de que a barata está subindo nelas, mas matam. Temos soluções para ambos os casos.

Se você conseguir chegar perto da barata, sua melhor chance é uma porrada bem dada. Inseticidas nem sempre funcionam de imediato, há o risco da barata se desesperar e correr ou voar na sua direção para fugir. Atirar objetos também é desaconselhado pelos mesmos motivos: dificilmente vai acertar em cheio de primeira, com a força necessária, e pode provocar uma fuga descontrolada.

Percebam que eu disse uma porrada “bem dada”. Uma porrada mal dada não mata a barata, pois ela tem uma casca composta por uma substância dura (papo técnico: exoesqueleto quitinoso) que a protege de impactos. Não é incomum dar uma porrada na barata, achar que ela morreu (a fdp fica ali, imóvel), ir buscar algo para recolher o corpo e quando você volta ela não está mais lá. Porrada mal dada.

Se você tem coragem suficiente para se aproximar e bater numa barata, mesmo que seja a uma certa distância, por exemplo, com uma vassoura, vamos conversar sobre a porrada bem dada. Nós humanos temos um instinto de dar na cabeça do bicho que queremos matar, mas isso não se aplica às baratas.

Uma barata pode viver sem a cabeça por mais de um mês, as estruturas importantes para a sobrevivência deste bicho não estão lá. Células do tórax podem coordenar seus movimentos e sua respiração, portanto, o foco é outro. O máximo que vai acontecer é ela morrer de fome, pois não vai ter mais como se alimentar, mas isso pode demorar meses. Não queremos uma barata por meses na casa, queremos?

Dica geral: a mãe natureza protege as partes vitais do corpo de todos os animas. Nós humanos temos um crânio duro e resistente pois não somos nada sem o nosso cérebro. Também temos costelas para proteger os órgãos mais importantes. Na barata, a proteção está na carapaça, ou seja, é ali que tem que dar com força para vencer a batalha.

Bata no meio das costas do bicho. Sei que é algo que todos evitam, pois algumas soltam aquela gosma branca (que na verdade é gordura que protege seus órgãos) e fazem um barulho de estalo que pode ser agoniante, mas é o que precisa para matá-la. Rapidez e força, bem no meio das costas dela.

Pegue algum objeto duro, capaz de esmagar a barata e que de preferência não te obrigue a chegar muito perto dela. Pode ser um rodo, uma vassoura ou coisa do tipo. Aproxime-se lentamente e dê um único golpe muito rápido e muito forte na parte central das costas do bicho. Depois que acertar o golpe, por precaução, pressione o objeto contra a barata, assim, se havia sobrado algo inteiro, esmaga de vez. Se for de fácil acesso e você tiver, em vez de esmagar você pode aspirar a barata com um aspirador de pó.

Se você não tem coragem de chegar perto dela, todos entendemos. Existem outras soluções que, apesar de serem mais trabalhosas, também funcionam.

Tenha em casa sempre veneno para barata, que pode ser na forma de um gel ou na forma de uma “armadilha”, uma espécie de “casinha” onde a barata entra, come um alimento envenenado e vai embora, morrendo horas depois. É importante deixar o veneno disponível por várias semanas pois, se houver um ninho, as novas baratas também terão que comer e morrer, até matar toda a população.

As baratas não respiram por um nariz na cabeça como nós humanos, elas respiram por aberturas laterais no seu corpo. Por isso, se você conseguir impedir sua respiração, o problema está resolvido. Qualquer coisa que obstrua essas aberturas laterais, desde condicionador até geleia, pode resolver seu problema.

Não é muito legal ficar tacando condicionador pelas paredes à distância para tentar matar uma barata, mas é menos legal ainda ter uma barata dentro de casa. Seja criativo: exponha o bicho a algo pastoso que obstrua os buracos pelos quais ela respira.

Pior dos mundos, você não conseguiu fazer nada à distância, jogue um pesticida forte na casa e saia. Deixe tudo fechado. Normalmente o mais fácil de encontrar é o K-othrine (da Bayer). Leia as instruções de uso antes de ter um encontro com uma barata (na hora o nervoso pode não te deixar pensar) e quando o bicho aparecer, cubra sua casa com o produto. Saia de casa por algumas horas ou até por alguns dias, dependendo do produto escolhido, e quando você voltar, ela estará morta.

Em qualquer caso, é sempre ruim recolher o corpo de uma barata morta. Para não passar por essa agonia, você pode aspirar o cadáver com um aspirador de pó, assim não precisa olhar para a cena. Pior dos mundos, se o pavor for muito forte, deixa o corpo morto ali e pede para alguém retirar.

Uma dica final: a melhor parte deste tipo de texto são os comentários. Leia se puder, pois os leitores sempre deixam sugestões muito legais que eles já testaram e sabem que funcionam. E se você tiver alguma dica sobre o assunto, por favor, compartilhe. Sua experiência pode salvar alguém que esteja passando por essa agonia.

Para dizer que quer uma solução com fogo pois gosta de tacar fogo nas coisas, para dizer que seu pet é um mimado que não chega nem perto de baratas ou ainda para dizer que baratas também são filhas de Deus e ser trucidado nos comentários: sally@desfavor.com


Comments (70)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: