Desfavor Explica: Santo Daime.

Tipo, não é alucinógeno, senhor elefante cor-de-rosa.

Após o assassinato do cartunista Glauco Villas Boas por um praticante (ou seria usuário?) do Santo Daime, recomeça uma discussão: deve ser permitido o uso de drogas para fins “religiosos” no Brasil? O Santo Daime é um perigo para a coletividade? O chá utilizado nos rituais é uma droga?

Pesquisei bastante para escrever este Desfavor Explica, tanto é que não deu tempo de publicá-lo logo após o crime, como de costume. Fiz questão de presenciar uma cerimônia do Santo Daime – porém adianto que não tomei o chá, porque abomino substâncias que alterem minha consciência.

O Santo Daime é uma “religião” (eles negam) tem aproximadamente 10.000 seguidores pelo Brasil e pelo mundo. O Brasil não é o único país a realizar os rituais, outros países como Espanha e Holanda, Estados Unidos, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal também seriam adeptos. Ele não gostam de ser chamados de “religião”. Mas me parece uma doutrina religiosa, uma vez que eles seguem rituais, possuem regras e restrições nos moldes das religiões em geral. Por exemplo, há restrições a algumas vestimentas para aqueles que participam dos rituais.

Esta “religião” (eles vão morrer negando que seja religião) surgiu na região amazônica, mãos precisamente no Acre (confessa que é a primeira vez que você tem notícia de algo que surgiu no Acre!) e a princípio prega princípios bacanas. A grande polêmica é um ritual que promovem, onde se bebe um chá conhecido como ayahuasca, feita à base de duas plantas encontradas na floresta amazônica. Este chá é “alucinógeno” (eles negam também), entretando, os praticantes do Daime preferem dizer que ele tem efeitos “enteógeno”, ou seja, provoca um “estado xamânico de êxtase” (wat), algo que leva a revelações e reflexões interiores que não seriam alucinações.

O Santo Daime prega a evolução pelo autoconhecimento, obtido através da experiência vivenciada com a ingestão desse chá. As “alucinações” (que eles insistem em dizer que não são alucinações) trariam uma evolução, fariam com que a pessoa se conheça melhor, lide melhor com seus problemas e perceba o mundo de uma forma diferente, uma espécie de “hiperlucidez”, ou seja, você vê além, amplia sua percepção, acessa níveis psiquicos subconscientes e tem outra percepção da realidade, mas sempre muito consciente do que acontece. Bom, se vocês acham que uma árvore ou uma pedra conversando com vocês é ampliar a percepção, eu acho alucinação. Questão de ponto de vista. Minto, questão de bom senso e sanidade mental.

O fundador do Santo Daime foi um lavrador chamado Raimundo Irineu Serra (vulgo Mestre Irineu). Bacana que é uma religião fundada por um popular, não é todo dia que se vê algo tão democrático. Começou assim: Raimundão tava passeando na mata (salvo engano era seringueirio) foi apresentado ao chazinho por nativos da região e ao tomá-lo teve uma visão de uma entidade divina (tipo um genérico da Virgem Maria) mandando-o fundar o Santo Daime e divulgá-lo. Já pensou se cada ser humano que ingere algo alucinógeno e tem uma visão fundar uma religião? Porque, na boa, quando você toma uma porra dessas, pode aparecer qualquer coisa na sua frente. O fato de ter uma alucinação não te faz especial, nem escolhido, nem enviado nem nada de mais, a menos que você seja carente e desconheça que é apenas uma reação bioquímica do seu cérebro.

Raimundão não era uma mente brilhante, mas ainda assim, fundou uma religião se achando “o escolhido” e atraiu muita gente. Se fosse nos dias de hoje, em uma grande cidade, perigava Raimundão estar internado em um hospício ao fazer esse discurso de aparição, escolhido e etc. Sério. Serinho. Olha o layout de Raimundão. Você seguiria Raimundão?

You gonna get...

Mas enfim, pedradas a parte, Raimundão se achou o escolhido depois desta aparição e convenceu um monte de gente (no Acre… grandes merda) que era.

Daí Raimundão começou a estabelecer todo um ritual em torno da bebida, para que ela ficasse socialmente aceita. Homens: quando vocês querem comer uma mulher, vocês gostam de ter que levar ela no cinema, para jantar, para passear, para conversar…? Não, né? Mas o fazem, para conseguir chegar nos finalmente. Pois é, é isso aí. Neguinho canta, dança, faz toda uma firula para no fim das contas se drog… ingerir o chá.

Passou o tempo, Raimundão faleceu. O Santo Daime cresceu. Surgiram várias correntes dentro desta religião. Hoje em dia, nem precisa praticar os rituais para ter acesso ao chá, você pode comprar pela internet que eles entregam na sua casa e você pode se poupar do circo e da cantoria. E não se preocupe, o Conselho Nacional Anti-Drogas, CONAD, retirou a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas. Você pode tomar o chá e ver o Raul Seixas dançando axé pelado com uma rosa na boca, mas não é alucinógeno. Ahãn. Legalmente, o chá só é permitido para fins religiosos, não pode ser comercializado com fins lucrativos. Se for comprar, já sabe, né? Era para fins religiosos, você ia fazer todo o ritual.

Os rituais do Santo Daime podem ser divididos basicamente em três categorias: Concentração, Festejos (ou bailados) e feitio.

A Concentração costuma ser realizada nos dias 15 e/ou 30 de cada mês (essas datas espaçadas foderam com a data da postagem!), nos templos, igrejas ou sei lá qual é o nome que se dê ao local de reunião. Cantam-se hinos (eles tem mais de 80 hinos!), rezam-se Pai Nosso, Ave Maria e outros que agora não lembro e, claro, toma-se o chá. Fiz questão de perguntar, assim, como quem não quer nada, com cara de meiga boba-alegre, quantos seguidores iriam ali fazer aquela cantoria e reza-reza se não houvesse chá. Resultado? ZERO. Sabe aquele seu amigo que diz que bebe cerveja porque gosta do gosto e nao pela onda de ficar bêbado e depois de recusa a beber cerveja sem alcool? Neguinho gosta é dos efeitos da parada. Mas não assume nem a pau.

Os Festejos são festas comemorativas mesmo, com direito a dança e tudo. Curiosidade: eles comemoram natal, dia dos pais, dia das mães e outras datas populares nesses festejos.

O feitio é o ritual onde se produz o chá alucinógeno (lembrando sempre que eles negam que seja alucinógeno), misturando duas ervas, o banisteriopsis caapi e a psicotria viridis (cada uma delas tem trocentos nomes populares, um pior que o outro). Não ficou muito claro extamanete como proceder no preparo, o que posso dizer é que eles porram algumas folhas com um pedaço de pau enquanto outras são limpas e misturadas. Depois rola um cozimento em água fervendo. Daí tem uma segunda leva de folhas, com mais cozimento e tá pronto o chá. Os homens porram as ervas e as mulheres limpam umas folhas.

O tempo todo, a mesma pergunta me vinha à mente: será que estas pessoas fazem tudo isto por fé ou por causa do chá? Suprime o chá do ritual e vamos ver quantos voltam…

Vocês devem estar se perguntando como este ritual é permitido uma vez que envolve o uso de uma substância que altera a consciência. Esta permissão de uso de uma substância que altera a consciência tem por base a liberdade religiosa. Se eu fosse um pouco mais escrota do que já sou, só mais um pouquinho, fundava a Santa Igreja do Pó dos Últimos Dias, com direito a altar e escultura do Maradona segurando o Pilha desmaiado em seus braços, tal qual a Pietá de Michelangelo. O ritual da minha igreja seria cheirar cocaína para elevar a percepção interior e sabedoria e entrar em comunhão com o mundo do nosso Deus, Maradona. Liberdade religiosa deve se sobrepor ao bem estar da coletividade? Qualquer igreja pode fornecer substâncias que alterem o estado de consciência de seus seguidores a título de liberdade religiosa? Quem é que vai me assegurar o que é uma substância segura e o que não é?

Tudo bem, tenho obrigação moral de dizer que em todos os cultos em que frequentei tive uma ótima impressão dos participantes: pareciam pessoas calmas, do bem, em comunhão. Entretanto, isso não apaga o risco de se permitir uso não controlado de alucinógeno/enterógno por aí. Uma hora dá errado. No meio dos dez mil participantes do Santo Daime, não tem nenhum que acabe reagindo mal a esse chá? Será?

Algumas vezes faltava bom senso dos adeptos. Falaram muita bobagem com uma certeza digna de Somir. Uma coisa que me aborreceu profundamente e que eu escutei demais entrevistando praticantes do Daime: eles juram que o chá cura dependencia química de outras drogas. Duvidei. Mas, como sou leiga no assunto, perguntei não a um, mas a três psiquiatras o que eles achavam desta afirmação. Todos concordaram com aquilo que eu já pensava: cura porra nenhuma. Quando uma pessoa tem uma propensão so vício e acaba por se viciar em alguma substância que altera seu estado de consciência, ela pode simplesmente usar o Daime para suprir este desejo por uma alteraçao de consciencia, ou seja, “substituir” uma “droga” por outra. É a mesma coisa que dizer que conseguiu curar seu vício em cafeína trocando o café por chá verde. Dããã. A ayahuasca não costuma causar dependência física, entretanto, quem tem essa necessidade de se entorpecer pode desenvolver uma dependência psicológica. Tem pessoas que precisam se desconectar da realidade, pelos mais diversos motivos. E é aí que mora o perigo, porque tem uma diferença grande em querer eventualmente se desconectar e PRECISAR se desconectar com uma frequencia razoável.

Quero deixar uma coisa clara: nada contra quem se tranca em um templo qualquer e se dopa até o cu bater palminha, fica conversando com a própria mão até o efeito passar e vai para casa trabalhar. Eu, pessoalmente acho ridículo, acho uma muleta se entorpecer, seja com Daime, com maconha ou com alcool. – mas acho que eles também me achariam ridícula se me vissem dançando axé. Cada um no seu quadrado. Meu problema todo é com pessoas que fazem uso da ayahuasca e depois vão para a rua dirigir, trabalhar, interagir com a sociedade. Meu problema é também com aquelas que fazem uso e não voltam mais, tem surtos psicóticos ou qualquer outro problema que as torne um risco social. Meu problema é com a propaganda do Daime como se fosse a cura para todos os males, o caminho da verdade e da libertação – pior, o ÚNICO caminho, porque essa merda não é tão inofensiva assim e definitivamente não é para todos.

Os globais são sempre um desfavor, nos mais diversos sentidos. Claro que tem uma meia dúzia de globais falando maravilhas do Santo Daime. Maitê Proença, por exemplo, que é a maior estelionatária intelectual que eu já vi, teria dito que, para ela, o tal chazinho alucinógeno faz mais efeito do que anos de terapia. Acho que ela não tem muita consciência da realidade social do país para o qual ela disse esta frase, porque bem ou mal, ela pode ser formadora de opinião. Você faria terapia depois de ouvir uma coisa dessas de um ídolo seu se não fosse uma pessoa esclarecida? Você não correria para tentar solucionar seus conflitos interiores com o tal chá, quase mágico?

Ela afirmou isso de forma pública, em entrevistas. Sem noção? Oi? Talvez se meu pai tivesse assassinado minha mãe na minha frente eu também me afundasse em um chá que faz a maçaneta conversar comigo, mas teria vergonha de fazer propaganda em um país onde a população é ignorante e imita os ídolos feito macacos de auditório. É tentador, não é mesmo? Um chá em vez de anos de terapia! Mais fácil, mais barato e menos trabalhoso. Uma pena que existam formadores de opinião estimulando o uso deste chá como forma de superar problemas na vida, que com certeza não é para todos.

O então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, um desfavor ambulante, encaminhou processo sugerindo que este chá seja declarado patrimônio imaterial da cultura brasileira. Como a gente passa vergonha neste páis, puta merda! O que esperar deste ser humano, que entre outras coisas, fez questão de declarar que fumou maconha a vida toda e virou Ministro, sendo um sucesso na vida. Isso é coisa que se diga para a massa?

Repito: o chá não é tão inofensivo assim. O uso desta bebida pode desencadear quadros psicóticos em pessoas que já tinham uma propensão a estas doenças – e como saber se temos ou não? Muitos que usaram não voltaram, ficaram no lindo mundo da imaginação, onde objetos inanimados falam e dançam. Já pensou que merda? É como viver no desenho A Bela e a Fera para sempre. Um pau no cu acordar todo dia e a xícara te dar bom dia! Sem contar que o chá pode se combinar de forma perigosa com alguns remédios que a pessoa esteja tomando. Isso é especialmente perigoso em um mundo como o de hoje, onde ninguén segura mais o rojão de qualquer sofrimento e por qualquer merdinha de mal estar interior toma fluoxetina. Até mesmo uma combinação com anti-histamínicos pode ser perigosa.

No caso do assassinato do cartunista Galuco, que fundou um Centro onde se praticavam os rituais do Santo Daime, pelo que foi divulgado até agora, tudo indica que o infeliz que o assassinou teve um surto psicótico atribuído ao uso da ayahuasca. Se foi isso mesmo, não quero ouvir um pio sobre fatalidade. Fatalidade? Não, não. Risco do negócio. É sabido que tem uns que vão e não voltam. Você quer estar em um lugar onde pode acontecer de um ir e não voltar? Você quer estar em um lugar com um psicótico em surto? Eu é que não me coloco nessa situação, eu me gosto muito para isso!

Quem me garante que as pessoas não usarão este chá e sairão dirigindo pelas ruas? “Mas Sally, as pessoas bebem e dirigem!”. E eu acho uma bosta que bebam e dirijam, mas ao menos no caso do alcool, temos o bafômetro ou etilômetro para tentar controlar. Vão inventar um “Daimômetro” para impedir que médicos operem, motoristas dirijam e professores lecionem sob efeitos do chá?

Mais do que o chá, o problema é COMO as pessoas fazem uso dele. Porque usar algo para se entorpecer é uma coisa, para tentar ter uma experiência pessoal é outra. Quem vai controlar? Porque só se pode ter essa experiência pessoal com o chá e não com outras substâncias que provocam alterações na consciência?

Não gosto. Não tenho a pretensão de convencer ninguém, mas acho que é um assunto que merece ser discutido. Eu tenho birra com qualquer substância que altere o estado de consciência. Eu me gosto muito do jeitinho que eu sou e estou hoje, obrigada. Não vai ser uma planta, uma árvore ou uma maçaneta que vão me trazer “revelações profundas” sobre mim mesma. O caminho fácil não costuma ser o melhor e malandro que pega atalho geralmente se fode.

Para perguntar qual é a coerência em permitir o Daime e não permitir a maconha, para dizer que você já bebeu o chá, viu um elefante rosa dançando macarena mas que o chá não é alucinógeno e para dizer que faz mais sentido seguir um popular do Acre do que um filho de mãe virgem que morre e volta depois de três dias: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (132)

  • Vanessa Ribeiro

    Eu tomei esse chá há 5 meses e até hoje não superei o trauma. Passou muita coisa ruim na minha cabeça após aquela viagem ruim: morri? Sofri castigo de Deus? Estou louca?

    Entrei num estado neurótico de medo!

    Corri pra psiquiatra que diagnosticou depressão e ansiedade .

    Eu dei uma boa estragada na minha saúde mental. Hoje tenho medo até de dormir. Não acho que a experiência seja válida. Há pessoas que desenvolvem coisas piores do que eu, ficam loucas. Eu não fiquei louca, mas completamente artormentada pelo medo!

  • Aprendizdeinspiraçoesequedas

    Nao tomem. Por experiencia propria, existe outras formas de conhecer a verdade. O daime nao é pra todos não e muitos que estão la estão se conplicando. Meu caso tive um surto que senti que ia morrer pouco tempo depois um cancer aparece em mim. Fico com vontade de tirar minha vida me sinto infeliz. Antes era alegre corria surfava vivia sorrindo tava me conhecendo de outras formas. Oque vi emum ano foi avc em jovem adulterios e abortos dentro da doutrina e muita fascinação ilusão o ego ea espiritualidade caminhando lado a lado.

  • Aprendizdeinspiraçoesequedas

    O chà te tira da ilusão ou te poe nao ilusão ? Eu me prejudiquei muito com santo daime demais msm. Vivo em terapia hj em dia. Sem falar oque vi e presenciei la . espiritos de morte aborto adulterios avc o ego da espiritualidade falando. Nao tomem hayuasca sei que esta na moda hj em dia. Muito se comentao. Penso so que vcs sao jovens amanha vao envelhecer procure nao altera suas mentes cuidar do corpo correr é uma forma de conhecer. Tomar quaquer daime em quaquer lugar é uma roleta russa bom mesmo é ser uma pessoa normal !!! Va na igreja catolica evangelica espirita seishonoie testjeova de jeova aprenda a biblia ou bagavagita. O daime pode ser perigoso demais 1 2 3 pode ser ate maravilhoso fascinante porem um dia pode ser fatal prejudivar pro resto da vida.

  • Esse texto incorre em crime de intolerancia religiosa, racismo, perseguição ao credo e ridicularização. Fizemos copias e vamos encaminhas para o ministerio publico.

      • Que feio! Não conhece e joga pedras! Seu discurso é totalmente preconceituoso! Jesus pregou o preconceito? Reveja seus atos repeletos de preconceito, julgamentos e soberba!

      • Mui científica ela, expondo seus medos, preconceitos e total ignorância sobre o tema. Pelo visto, qualquer desvairado fundamentalista pode se dizer jornalista por aqui? Francamente. Vai escrever sobre decoração ou sei lá, não escreva. Vc não leva jeito pra isso e envergonha o jornalismo sério, comprometido com os fatos e não com preconceitos reacionários e interesses vis!

  • O cara que tem tempo de escrever tamanha “lorota” devia ter tempo p estudar mais… Realmente não dá p ler mais do que poucas linhas desse texto…

    Um ser que não consegue ver um palmo diante do nariz não merece “ainda” ter as vendas tiradas de seus olhos… Melhor até continuar nesse mundo de ilusões…

    Bem longe de estar preparado… Mas um dia todos chegaram lá, isso inclui o autor do texto… Que assim seja… Axé

    • Ô Zé Droguinha, se você acha que seu cérebro tendo um piripaque químico é uma grade evolução espiritual, vai usar seu chazinho ou o caralho a quatro e deixa a gente em paz.

      OBS: Tá tão “evoluído” que não percebeu que foi uma mulher a escrever o texto. Acho que alguns neurônios morreram no caminho, não é mesmo?

      • Só pelas palavras descritas da p perceber quem esta em estado alterado de consciência, paz e luz… Axé irmã…

  • Sally, espero que depois desse tempo corrido você tenha tido mais contato com trabalhos científicos realmente sérios e visto como a ayahuasca esta sendo estudada para depressão, ansiedade, alzheimer e tda, que a ayahuasca em si não pede religião, mas que os estudos apontam que a ‘pajelança” ou rezo fazem diferença para melhor nos grupos em que foi aplicada e que não seria vergonha se fosse considerada patrimônio cultural do Brasil, uma vez que no Peru ela já é patrimônio cultural há aaanos, assim como a folha de Coca(só a folha, não a cocaína sintetizada) é patrimônio cultural da Bolívia, e que o ópio da Asia é usado até hoje como medicamento. Como diz o homeopata entre o veneno e o remédio a diferença é a dose! A ayahuasca não tem culpa de que pessoas usem sua religião para alienar as pessoas. Até a maconha tem campanha para legalizar devido as inumeras doenças que tem benefício como remédio! Meu ponto é que como tudo no mundo, na vida, pode ser usada para o mal, mas pode ser usada para o bem sim e muito!

  • Se sem ser influenciado por um chá em ‘lucidez’ um evangélico já doa casa, carro o que tem o que não tem e, em muitas vezes, o que nem pode! Imagina uma doutrina onde os adeptos sob efeito de agentes psíquicos de um chá forte tido como o Graal são capazes? 30, 60, 90 até 120 reais por ‘trabalho’ (missa) dependendo da Igreja. Doutrina xiita, radical, alienante e perigosa. Não há como prever suas próprias alterações de personalidade, pensamento e idéias quando seu mundo se fecha apenas naquele grupo de comuns. O único caminho da verdade, sem outro..o resto da humanidade esta nas sombras e você na Luz. Um louco não se vê louco dentro de um manicômio, um evangélico enxerga seu fervor com naturalidade se convive apenas com evangélicos em que possa se apoiar. Um viciado no chá não enxerga que esta viciado quando esta apoiado por um grupo de viciados..O chá é liberado neste país, isso é ótimo! Porque vem a tona o questionamento de seu uso, se fosse proibido por lei o uso seria mais instigante e buscado. O uso de drogas alucinógenos para uso de autoconhecimento são usadas a centenas de anos na humanidade, e assim será até o homem em evolução perceber ter todos os atributos necessários para evoluir por conta própria sem este discurso de que Deus colocou na natureza aquilo que dependemos para evoluir. Somos perfeitos como seres e Deus nos fez assim, a nossa relação com a natureza é para sobrevivência. Se você ai acha que Deus não fez você capaz de evoluir, crescer, se conhecer e expandir sua mente de forma lúcida..talvez você tenha razão em achar necessário tomar um alucinógeno pra isso, esta mais condizente com seu atraso.

  • Quero ver esse pessoal que defende essa droga, explicar o caso do estudante que ontem depois de tomar essa bosta matou a MÃE dele a facadas e deixou mais duas pessoas em estado grave porque ele achava que era Jesus..
    Se isso não é uma alucinação, eu não sei o que é não..

    • É verdade tomei essa porcaria e passei muito mal nunca mais caio nessa de espiritualidade com uma planta continuem divulgando os males dessa porcaria para que as pessoas saibam que não devem experimentar

    • Para mim vcs são um bando de idiotas arrogantes que se julgam inteligentes, não sabem oque estão falando, usem sua maconha, sua cocaina e seu crak, bando de viciados.

    • Fiz parte desta seita durante um tempo na minha vida,( alguns anos) não sinto arrependimento, na verdade tive sorte! Aprendi muito sobre mim mesmo..como me sentia frágil, vulnerável e manipulável. Eu mudei depois que comecei a tomar, estava mais fechado, alienado e apegado a doutrina em função do chá. Você falou pouco sobre a doutrina por não conhece-la: E mais perigosa que o chá. Raimundo Irineu passou pelo exercito quando jovem isso influenciou na criação da doutrina dele, ingerir um alucinógeno e ouvir cânticos doutrinários como mantras por horas e horas claro que mexe com a cabeça das pessoas. Pense, as pessoas buscam religiões em momentos de vulnerabilidade emocional..nestas condições do Santo Daime uma pessoa fica beata’ muito rapidamente. Os adeptos homens viram bichos do mato, rudes, fechados e rigorosamente alienados, como uma irmandade cobram uns dos outros como fiscais, no que fala no que brinca..voce começa a levar a vida a ‘serio’ ao extremo..sem leveza..as mulheres perdem a vaidade total, sem postura feminina, viram caboclas do mato e machistas. Pessoas que tem um histórico com pouco conhecimento e senso critico são levados nesta seita como rebanhos pagantes facilmente manipuláveis. O chá não liberta das outras drogas, a maioria cai nesta seita justamente por ter passagem nela, mas depois do trabalho (missa) muitos fumam maconha. Chamam de Santa Maria, fazem sinal da cruz..Santa Clara chamam a cocaína..pessoas vulneráveis com doenças graves são levadas a acreditar o jejum do chá poder curar sem a medicina tradicional..pessoas fundam comunidades no meio da floresta..em áreas rurais pra viver uma nova forma de lidar com o mundo..com covardia, arrogância baseada na ignorância..os índios..pajés etc que usavam este chá tinham mais discernimento que o homem. O seu texto enaltece sendo o chá causador..mais isso é variável, a doutrina e as pessoas por trás que são grandes ameaças. O chá em si sempre vai dividir opiniões, ele em si é apenas uma droga poderosa. O acesso a ele por uma doutrina que não é como você disse dançar e cantar só pra ter a bebida, as pessoas se entregam a doutrina fervorosamente. O que você viu de com mensagem e conceito até bacana e porque não conhece a fundo, unidos ao chá os cânticos falam sobre doutrinar, apanhar, castigo, peia, merecimento, missão etc..aos olhos lúcidos de fora pode parecer bonito, aos olhos internos dentro deste universo e uma escravidão mental, escravidão de si mesmo. Nunca busque religião alguma se estiver triste, vulnerável ou reflexivo e introspectivo..eu não só sai desta seita, como ajudei e influenciei por debaixo dos panos outros a abrirem os olhos como o motim que causei de alguma forma fez extinguir a igreja que frequentei. Sempre fui muito critico e analítico na vida..foi valido mergulhar de verdade neste universo das religiões e ver como nos, seres humanos, somos frágeis.

      • Tenho um filho completamente alterado, que está ingerindo o chá e frequentando um local desses. Estou desesperada com o estrago que vem fazendo na sua vida e nas de quem ocerca

  • Quero ver esse pessoal aqui que tanto defende essa merda dessa droga, explicar o caso do estudante q ontem depois de tomar essa porra matou a mãe a facadas e deixou mais duas pessoas em estado grave, achando que era Jesus…
    O fato dele achar que era Jesus, senao é uma alucinação eu não sei o que é não..

  • …e reintero que ao chegar para tomar o chá e participar do ritual, não fui perguntada se tinha problemas de saúde. Quase ninguém sabe se tem pré-disposição à psicose e esquizofrenia. É um tiro no escuro, graças a Deus fui poupada do pior, mas nem todos o são.
    Eu errei, mas me perdoei, afinal, sou humana. Mas serviu como lição, não há nada fora de nós que nos conecta a Deus, é completamente contraditório, já que Ele habita em nós.
    Você que busca uma experiência, como eu busquei, tenha muito cuidado, pondere, é mesmo necessário?
    Foi a pior experiência de minha vida, a pior!!!

    • tbm tomei em 2015 e realmente foi a pior coisa da minha vida, eu pensando que era algo simples como apenas um simples alucinogeno e tal, mas nao é bem por ai, tem muita coisa do mal no meio disso tudo, mas graças a Deus me converti e aos poucos volto a sentir a paz de Deus a verdadeira e nao essas que lobos em pele de cordeiro falam que vc ira conhecer ! tomem muito cuidado !!!

  • É um alucinógeno sim!! Eu tomei e tive muitas alucinações; conheço alucinógenos porque já fiz uso de ácido lisérgico. Nunca havia tido uma bad trip até usar a ayuasca; a usei no ritual do santo daime, que nada achei de santo, diga-se de passagem. O meu mal foi ter tomado consciência, em pleno efeito da bebida psicoativa, que aquele galera era um bando de loucos viciados, que usam uma “religião” simplista para usar e abusar dessa substância.
    Acredito que os Indios a usavam com mais discernimento, usando uma substância natural para se conectar com suas naturezas; porém, o santo daime foi criado por um seringueiro numa viagem alucinogena, onde seu ego falou mais alto o convencendo de criar uma religião, que por sua vez seria o mestre adorado.
    O culto é à bebida, não à Deus.. não vi verdades, só vi fanatismo e vícios disfarçados!!
    Foi a pior experiência de minha vida!! Não recomendo jamais!!!

  • Quero ver quem aqui que fala que é a favor ficar louco ou esquizofrênico por causa disso… Vão lá, mexam com o que não conhecem… Eu prefiro ficar saudável como eu nasci à usar esse tipo de coisa.

  • Adorei o texto!! Esse chá acabou com a vida de uma amiga, foi a uma reunião procurando se encontrar, se conhecer, ir fundo nas suas dores e etc…mas ela se enquadra nas pessoas que não poderiam tomar, mas como saber? Nunca teve nada! Preencheu uma ficha é só. Agora faz tratamento psicológico, toma remedios mas não é e nunca mais será a mesma. Nao entendo um negócio desse ser liberado! Nao entendo pessoas que precisam disso para se encontrar e etc.. Vc pode meditar, rezar, entrar em alpha sem isso! Pq isso que hj pode estar te fazendo ” bem” pode estar acabando com a vida de alguém ou até matando pessoas! Pensa: isso é do bem? Uma religião, uma seita, que destroi familias, é do bem? Pq destrói sim! Depois da morte do Rian, voltou a se falar muito do daime e torço pra que se fale muito nao só do lado ” bom ” dos usuários mas das consequências, que se deixe bem claro que pode desencadear um surto, fora outros problemas. Que fique claro o perigo pq ai a pessoa toma consciente, não igual minha amiga que só falaram das coisas boas e hj é como se estivesse morta.

  • Olá, ótimo texto… No réveillon 2015/2016 um amigo tomou esse chá em uma trilha que fez, faz 3 meses que ele não é mais o mesmo. Não voltou mais, fala coisas estranhas, faz coisas estranhas e quando questionado apenas ri e não sabe explicar o motivo. Na semana passada ele pegou o carro de um amigo (o mesmo estava dormindo dentro do carro) e saiu dirigindo pela cidade, parou apenas porque a gasolina acabou, quando o amigo acordou e questionou pq estavam ali, ele disse que estava indo pra casa (sendo que ele ja estava em casa), logo em seguida ria de tudo e depois chorava, não disse pq fez. Coisas assim estao acontecendo sempre com ele, sem que ele possa explicar. Ele caminha pela rua e para na frente de pessoas que não conhece e diz: voce tem energia boa. Logo sai… Enfim, tenho medo que algo pior possa acontecer, infelizmente ele não é mais o mesmo, mudou! E continua mudando… Ele chegou a dizer: “Eu não sou mais o Gabriel, ele ainda esta la no reveillon. Me chamem de Rafael” depois parou e voltou a ficar olhando para o nada… :(

  • sally,

    hoje perdi um amigo prá seita. covardemente.
    o lider está preso.
    me add no face
    mariane amorim

    vc escreve muito bem

  • Quanta discussão egóica…
    Hoje vi a mãe do neto do Chico Anísio responsabilizar a seita pela morte do seu filho…
    E isso realmente nos faz pensar… pois poderia ser um filho ou neto ou sobrinho de qualquer um de nós e quanto sofrimento isso pode causar a uma família…
    Vivemos uma época que não nos cabe demonizar e tampouco exaltar qualquer tipo de droga mas medir e alertar muito bem sobre seus riscos e benefícios.

    • Eu participei de um ritual do Santo Daime para conhecer. Inicialmente, como não fazia parte do grupo, tive que assinar um Termo de Responsabilidade para poder participar e tomar o chá (Se fosse realmente sem nenhum perigo isso não seria necessário). Começaram as músicas (bailado) e depois rezaram o terço. Só depois disso fomos chamados, um a um, e tomamos um gole do tal chá. O gosto é horrível.
      O bailado não para porque como percebi mais tarde, os primeiros efeitos começam nas pernas que começam a tremer terrivelmente. Aí vem a vontade de vomitar. Vomitei tanto que meu estômago doía e eu continuava a vomitar. Tive que sair do grupo porque estava muito mal. Eu só não perdi o controle do meu cérebro, apesar de algumas alucinações (foram poucas), eu sabia onde estava e reconhecia todas as pessoas. Mas perdi o controle do meu corpo. Tive que ficar muito tempo deitada, sem nenhuma condição de levantar. Aos poucos fui voltando ao normal e ajudei a cuidar das outras pessoas que também passaram mal, mas como já estavam acostumadas com o chá, não ficaram como eu.
      No intervalo (hora do lanche), o ritual durou o dia todo, eu já havia melhorado e pude conversar com algumas pessoas, bem poucas pois a maioria andava de um lado para o outro, sem direção, fitando o nada, falando coisas sem nenhum sentido, rindo olhando para as paredes… Os pequenos grupos que se formaram conversavam de uma maneira ininteligível. Cada um falava de um assunto como se o outro estivesse ouvindo e respondendo. Parecia conversa de maluco. Na verdade, eu me senti num manicômio.
      Voltei para casa dirigindo porque era a única que tinha condição de fazer isso e me perguntaram, na saída, se podiam contar comigo no mês seguinte. A minha resposta foi: “Nunca mais”.

  • Como alguém pode dizer esse monte de asneiras e não ter tomado?
    Usar jargões ridículos…mal elaborados…preconceituosos…
    Nem vou dizer mais nada pra não dar IBOPE pra gente tão pobre de espírito.
    Se é alucinógeno não Tomé pq já é mais que alucinada.

  • De fato, um grande desfavor aqui. Não entendo pq alguém se dispõe a escrever tanto sobre algo que não experimentou e nem estudou com precisão. Não entendo pq alguém destila tanto preconceito e ignorância publicamente assim. Sentiria vergonha nesse papel… Não sigo o daime, caso esteja pensando em usar isso para justificar oq digo, apenas sei que não devo julgar algo que não conheço bem, sei que não devo falar das coisas como uma desinformada raivosa, e muito menos com tanta agressividade gratuita. E ah, além dos preconceitos bobos, seu texto também possui erros factuais.

    • sim e muitos, Nathália, parabéns pelo discernimento de não se levar apenas pela vista de um ponto, não um mero ponto de vista. A internet pode ser usada para o bem e para o mal, assim como tantas coisas na vida….

  • Muito curioso este artigo onde as pessoas, mesmo sem ser da doutrina, observam as palavras tóxicas e desnecessárias empregadas no texto. No Santo Daime, além de lidarmos com nossas sombras interiores, ou, ignorâncias (Acabe com a ignorância para acabar com o sofrimento – budismo), temos a possibilidade de receber uma educação espiritual, pois, já afirma o kardecismo: “Somos espíritos, o corpo é uma veste temporária”. Os vômitos e mal estares iniciais fazem parte da limpeza de energias densas que carregamos, por mal hábitos e alimentação. As chamadas peias, que são dificuldades nos trabalhos, são ocasionadas por reincidência dos mal hábitos. É uma forma do Daime dar um “puxão de orelha” e expor nossos pontos que podem ser transformados em algo positivo… que já foram alertados antes e não aprendemos. O trabalho é feito com hinos (cantos) e pode haver o bailado (movimentação), porque no canto geramos uma vibração que atinge a todos no salão. Inclusive, acredito eu que mesmo o assassino mais frio e cruel, (como exemplo)… alguém que possa ser considerado “sem alma” ou “sem coração”, é tocado pela música. Não necessariamente a do Santo Daime, mas a música em si… acho que todos gostam de alguma música. Mas para falar sobre isso eu teria que estender um texto explicando teorias musicais. O bailado, movimenta esta energia do canto, então, é apenas uma outra forma de trabalhar, já que tudo é energético.

    Fiquei triste ao ver no texto o desrespeito de como foi tratado o fundador da nossa doutrina (ou religião), porque Jesus não foi nenhum rei sobre a Terra… era um carpinteiro como o pai e andava com pescadores, mendigos e etc… Acredito que sim, ele seria acusado de loucura se estivesse atualmente em uma cidade grande afirmando que recebeu de Maria uma doutrina, pois, é muito comum hoje em dia vermos pessoas que acreditam que possam julgar os outros baseados em seu intelecto. (Não julgue para não ser julgado – Jesus )

    Mas, logicamente, assim como esta frase de Jesus, há aquela (Seja manso como uma pomba e esperto como uma serpente). Sendo assim, como podemos dar uma avaliação pessoal no que os outros nos passam? Como poderia eu me posicionar em relação a uma religião que você bebe um chá, considerado alucinógeno pelos populares e vindo de um desconhecido seringueiro sem diplomas?

    Bom… primeiro, devemos estar para tentar entender alguma coisa. Estando eu na doutrina, aprendi que acima de tudo o que sou não depende do que dizem que somos. Não depende de qual diploma tenho, de onde nasci, de qual emprego ou renda eu tenho e em que cultura vivo. Esses atributos são secundários, porque primeiro existe um EU separado disso tudo… que pode ter qualquer atributo que no fundo será o mesmo. Não negando, que, mesmo sem tais atributos culturais e etc, terei minhas características perminentes, as quais umas me serão benéficas e facilitarão minhas experiências e outras que me trarão dificuldades. A isso, chamarei agora de tendências, manias, hábitos… etc… Incluo também o caráter. A moralidade.

    Agora, na prática: O Santo Daime, de maneira simples e amorosa me ensinou em 3 anos a enxergar com muito mais clareza o que sou, me livrando de rótulos que eu tinha… rótulos que eu mesmo acreditava que faziam parte de mim mas que no fundo era algo cultural… do meio em que cresci… do que vi e aprendi com terceiros e que não combinavam com meu ser verdadeiro.

    O Santo Daime me mostrou com clareza as minhas ignorâncias… o quanto que eu não percebia que era tóxico nas minhas palavras e atitudes… o quanto eu era intolerante… desrespeitoso… o quanto eu lutava para defender minhas opiniões diminuindo a opinião alheia.

    O Santo Daime me mostrou minhas qualidades… meus dotes e as coisas que eu realmente gostava e queria fazer, mas não fazia porque acima de mim, vinha a sociedade. Antes de cuidar de mim eu precisava ser socialmente aceito… entendido… querido… realizado. Me mostrou que a realização material e social é tão verdadeira quanto uma casa construída na areia. Acima de tudo, a edificação, deve ser minha… do meu eu verdadeiro e assim, a realização material será consequência do meu equilíbrio interior.

    O Santo Daime nunca me obrigou a nada e nunca me cobrou acima do que eu poderia dar. Nunca tive alguém dizendo o que eu deveria ser e como deveria fazer. É apenas eu comigo mesmo e os bons espíritos que auxiliam esta doutrina.

    Pra finalizar: Religião é um termo que significa religar. Religar a Deus. Doutrina é o que Jesus Cristo nos ensinou há milênios, mas como diz uma frase de um hino ( Mas ninguém deu importância), pois, continuamos a falar mal dos outros… a julgar… a ter preconceitos… a separar.

    No Santo Daime ninguém aprende a separar … a por à margem… estamos aprendendo como nos educar para lidar com os mal educados e assim nos unir… não à força, mas pelo amor. Pela única maior verdade que independe de religião… o amor. Que constrói, une e elimina as diferenças trazendo através da compreensão, que é natural termos diversidade. Diversidade em cultura… modo de ser… agir… pensar… que não há o certo nem o errado, mas há aqueles que entendem e os que estão na ignorância.

    Dou graças a Deus por ter uma religião que ilumina minha consciência e me permite compreender, porque eu também tenho minhas falhas e graças a Deus que através do amor D’Ele sou compreendido.

    Votos de paz! Não precisamos de mais guerra.

    • Rafael, Impressionante como seu texto retrata a ilusória supremacia religiosa. O delírio de se considerar donos absolutos da verdade e os que não aderem, contestam ou se opõem, são meros e estúpidos ignorantes, incapazes de compreenderem o mínimo do óbvio. Impressionante como uma lógica completamente alienante pode transformar medíocres mortais em incontestáveis sábios. Na verdade, megalomaníacos – como o efeito das drogas que consomem – que os alavancam da insignificância e impulsionam ao trono da superioridade absoluta. Usam da própria ignorância delirante para qualificar os outros como reles ignorantes. E isso em psicologia é chamado de “projeções freudianas”. Dizer por exemplo que a conhecidíssima ação hemética da Ayahuasca não tem essa capacidade, mas que na verdade se trata de uma ação espiritual para fazer faxina no organismo, é uma balela estupenda. Desfilar pseudos atribuições espirituais a um simples alucinógeno, e atribuir erudição a sua própria ignorância, é de uma presunção fantástica, coisa mesmo só possível aos alienados de um sistema de crença. Em vez ficar dizendo que a não adesão dos outros se trata de ignorância, deveria procurar conhecer um mínimo sobre as ações dos alucinógenos. Para com isso, desça dessa superioridade arrogante e se renda ao conhecimento, acessível apenas aos razoáveis.

      • a ayahuasca não pede pra acreditar em Deus ou seguir religião nenhuma, é possível participar de vivencias totalmente neutras e buscá-la somente como remédio, se pessoas usam a religião para enganar, a ayahuasca não tem nada com isso, é um remédio como qualquer outro e esta sendo usada em pesquisas para depressão, ansiedade e alzheimer, não causa dependencia e ao contrario das drogas, não destrói as celulas, pelo contrário da maconha, ela resgata e cria neurônios, pesquise e comprove

        • Conheço um rapaz viciado no cha. E agora está abobado. Não vive mais. Pra ele é só esse cha. Vive triste e agora tem em pó. Na cabeça dele se acha doente. Mas na verdade é um viciado. Sem vontade de viver

    • Parei de ler depois que li que os vômitos são pra limpeza AFF limpeza mesmo da merda que o organismo está expulsando do corpo…é igualzinho chá de cogumelo, o estômago não aceita. Desculpa para se drogar.

      • a ayahuasca não pede pra acreditar em Deus ou seguir religião nenhuma, é possível participar de vivencias totalmente neutras e buscá-la somente como remédio, se pessoas usam a religião para enganar, a ayahuasca não tem nada com isso, é um remédio como qualquer outro e esta sendo usada em pesquisas para depressão, ansiedade e alzheimer, não causa dependencia e ao contrario das drogas, não destrói as celulas, pelo contrário da maconha, ela resgata e cria neurônios, pesquise e comprove

  • Texto mal escrito, chulo, racista, preconceituoso e imbecil. Antes de mais nada, sou contra o santo daime. mas esse texto é imundo. vergonha alheia de quem escreveu.

  • O cara nem é plenamente alfabetizado e quer escrever sobre coisas que não conhece. Pior de tudo é o racismo e preconceito social que transparece. Texto nojento e sem peso.

      • Texto ridículo, chulo e preconceituoso. Não precisava. Ah! E antes de mais nada, não li até o final e não sou adepta do Santo Daime.

        • 1) Se não leu até o final, ridícula e preconceituosa é você de tecer críticas a algo que não conheceu em sua totalidade

          2) Se acha ridículo e preconceituoso, mais ridículo ainda me parece perder o seu tempo para deixar um comentário aqui. Tempo é precioso, você poderia estar namorando, trabalhando, se aperfeiçoando em algo ou simplesmente passando tempo com sua família. Em vez de ignorar o que não gosta, vem aqui, prestigia, dá atenção, deixa comentário. Lastimável.

  • Vejo tantos preconceitos nessa pagina que me entristece profundamente.
    É uma pena ver a humanidade rica em culturas e religiões que dizem pregar o bem ao próximo, mas as pessoas não tem maturidade e acabam ficando cegas e cheio de ódio e preconceito.
    Muitos aqui só julgam sem mesmo conhecer o que esta julgando… não faz sentido isso…
    Todos falam como entendedores de tudo…

    Que Deus tenha piedade de vcs

  • Sally, que saudades!! Vim dar uma bisbilhotada no blog porque faz uns anos que não passo aqui e fiquei com vontade de pedir um desfavor explica ayahuasca, porque conheço seus métodos e achei que vc provavelmente experimentaria. Aí por curiosidade pesquisei e caí aqui. Tenho tanto a dizer sobre a ayahuasca, mas estou no celular e fica difícil digitar. Vou tentar pontuar algumas coisas rapidamente.
    Faço uso da ayahuasca ha 9 meses em rituais xamânicos (e não do santo daime. É a mesma bebida, mas a ritualística é diferente)

    A bebida altera sim a consciência, chamamos de estado de consciência expandida ou estado xamânico de consciência. O que você chama de alucinação nós chamamos de miração. Nesse estado você pode ter contato profundo com as tuas sombras, reviver e ressignificar traumas (e supera-los), ter contato com entidades espirituais, mentores, guias e divindades. Ou as miraçoes podem se dar através de símbolos. Quando ela vem através de símbolos acontece algo muito interessante, eles são iguais pra maioria das pessoas que consagram a ayahuasca. Há estudos sobre isso, do porque alguns símbolos se repetem nas miracoes de quem consagra o chá. Chama geometria sagrada.
    Outra coisa que pode acontecer é despertar insights e dons. Promover curas, físicas mesmo. A mais comum é a depressão. Como aumenta e muito a serotonina, dificilmente quem consagra tem depressão. Falo isso com vivencia também.
    Tem a parte deliciosa do êxtase e da comunhão total com o Universo, mas tem a parte que voce não citou…as limpezas, as peias, você conhecer a fundo cada um dos seus defeitos, ter suas feridas abertas e sangrando novamente, mergulhar nas tuas sombras. Uma das formas como a ayahuasca é conhecida é chicote de Deus. A partir do momento que você consagra você encara sua própria morte.

    As músicas, o bailado, elas tem um propósito. A ayahuasca é dirigida por elas. Por exemplo, ha alguns estados comuns durante o trabalho…a concentração logo no inicio (quando começam as mirações), a limpeza, o bailado, o extase. E esses momentos as vezes iniciam com determinados sons e músicas.

    Há muitos estudos feitos por psicólogos e psiquiatras com a ayahuasca. Aqui em Mogi ha um psiquiatra trabalhando na reintegração de moradores de rua com a ayahuasca. Também já li estudos sobre o uso em detentos e dependentes químicos.
    Cada ritual com a bebida equivale a cerca de um ano em terapia. Sou psicóloga, nem é jogo pra mim essa informação…Rs mas se o foco da terapia for autoconhecimento, a ayahuasca é o mergulho mais profundo em si mesmo.

    • Nossa… cada ritual equivale a um ano de terapia? Taí uma coisa que NÃO PODE ser dita. Você consegue mensurar o progresso que um paciente faz em um ano de terapia para fazer essa comparação?

      • Eu atendo 180 mulheres. Tenho alguma ideia do progresso sim.

        Mas só disse isso pra ti porque você mencionou a fala da Maitê.

        Mas procura os artigos que psicólogos e psiquiatras escreveram. Ou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos com dependentes químicos, moradores de rua, detentos, pessoas com depressão. Procura sobre o padrão das mirações, a geometria sagrada (alucinação coletiva?).

        • Nossa, brigada por esse comentário, Pamina! Eu li esse texto e achei essa mulher tão escrota que não conseguiria escrever nada a contradizendo sem ser escrota de volta. Nunca tomei Daime, mas conheço muitas pessoas que já tomaram, e não sei que bagagem essa mulher tem pra ter chegado a essas conclusões, mas só li bobagem atrás de bobagem, além de um tom pejorativo e preconceituoso que deu dó. Sally, não duvido que você tenha estudado pra escrever esse texto, mas assim como você disse que a Maitê Proença, uma mulher de alcance nacional~, não pode sair por aí estimulando o uso de um enteógeno, você que escreve na internet e também tem um alcance largo (cheguei no seu texto pesquisando sobre o assunto no google), também não deveria ficar falando tanta bobagem e coisas erradas. Muito do que você falou parece ter por base sua opinião (quadrada e de mente fechada, diga-se de passagem) do que uma pesquisa bem feita. Olha, eu convivo com bastante gente que já consumiu o chá, e nunca ouvi nenhum caso a não ser desse assassino do Glauco, de alguém que tomou e fez uma merda desse nível… As chances de você estar num ritual de Daime e alguém surtar e te matar é MUITO menor do que você estar andando na rua e um carro desgovernado te atropelar e você morrer. SIM, é uma fatalidade, tanto o cara ir e não voltar, quanto o carro te atropelar, então pelo amor de Deus, se você acha que não, conviva mais um pouco com esse assunto pra ter certeza do que você escreveu. Eu heim.

        • Nossa, brigada por esse comentário! Eu li esse texto e achei essa mulher tão escrota que não conseguiria escrever nada a contradizendo sem ser escrota de volta. Nunca tomei Daime, mas conheço muitas pessoas que já tomaram, e não sei que bagagem essa mulher tem pra ter chegado a essas conclusões, mas só li bobagem atrás de bobagem, além de um tom pejorativo e preconceituoso que deu dó. Sally, não duvido que você tenha estudado pra escrever esse texto, mas assim como você disse que a Maitê Proença, uma mulher de alcance nacional~, não pode sair por aí estimulando o uso de um enteógeno, você que escreve na internet e também tem um alcance largo (cheguei no seu texto pesquisando sobre o assunto no google), também não deveria ficar falando tanta bobagem e coisas erradas. Muito do que você falou parece ter por base sua opinião (quadrada e de mente fechada, diga-se de passagem) do que uma pesquisa bem feita. Olha, eu convivo com bastante gente que já consumiu o chá, e nunca ouvi nenhum caso a não ser desse assassino do Glauco, de alguém que tomou e fez uma merda desse nível… As chances de você estar num ritual de Daime e alguém surtar e te matar é MUITO menor do que você estar andando na rua e um carro desgovernado te atropelar e você morrer. SIM, é uma fatalidade, tanto o cara ir e não voltar, quanto o carro te atropelar, então pelo amor de Deus, se você acha que não, conviva mais um pouco com esse assunto pra ter certeza do que você escreveu. Eu heim.

        • Nossa Pamina, se eu tivesse lido seu comentário não teria perdido meu tempo tentando explicar para a Sally a importancia da ayahuasca, por favor Slly, esqueça tudo que eu disse, faço minhas as palavras da Pamina.
          Deus abençoe!
          Gratidão!

      • Sally tô contigo!! Reinaldo . Concordo: abominável ingerir substância que altere nosso entendimento . Comportamento . Fico pensando: 0 arroz e feijão pra mim são suficientes para eu ver, enxergar, sonhar, trabalhar, amar, discordar, e não desaparecer em rituais alienantes.

      • Eu tomava chá de cogumelo e sentia a mesma coisa…achava que estava .e purificando tinha viagem boa e viagem ruim…se faltar o cipó pode por cogumelo que da certo tbm…desculpa para se drogar isso sim.

    • Resposta muito boa, Pamina. Isso sim é texto de alguém que pode descrever o ritual, a ayahuasca e toda a situação. Isso porque você estava em condições desfavoráveis para escrever tanto.

      Sally, você é extremamente preconceituosa e precisa urgentemente de uma expansão de consciência. Se não faz uso de substâncias alucinógenas, por favor encontre um meio que não faça você alucinar, mas que te faça enxergar as coisas com mais clareza e menos preconceito e nebulosidade. Ainda bem que vc já sabe o quanto é escrota, não devia se orgulhar disso. Se tivesse experimentado a ayahuasca, a tua peia seria bem pesada, porque vomitar todas essas coisas horríveis que vc tem aí dentro não deve ser fácil! Talvez por isso vc não tenha aceitado o desafio de tomar. Encare a si mesma antes de apontar tantas coisas que não conhece.

  • Muito boa discussão, para mim é tudo isso e mais um pouco! Experiência própria, rs! Tem umas pessoas que me pedem dinheiro emprestado nunca tem para me devolver mas para ir no Edir Macedo do Daime (CEFLURIS) nunca falta grana, acho incrível! Conceito de paz, amor e justiça? Chega lá sem pagar a sua contribuição (R$) totalmente imposta de trinta reais (já deve ter aumentado) por trabalho pra ver se te deixam ao menos rezar o terço?!? Cadê a caridade?!? E as dezenas de homens e mulheres que não trabalham vivem da “providência divina” (leia-se doação de Gringos e parasitismo) e vendem o chá por todo o Brasil em busca de uma vida bem tranquila viajando, se hospedando às custas da fé cega das pessoas! Para mim a máscara caiu e hoje consigo ver claramente os abutres e os abusos que se praticam, deturpando totalmente uma tradição indígena milenar que nunca meros urbanóides como nós iremos compreender.

    • Como você mesmo disse, a ayahuasca não pede que você entre em religião nenhuma, também tem uma polêmica entre o meio dos que não aceitam que ela seja cobrada, se a religião é usada para alienar e explorar as pessoas, a ayahuasca não tem nada com isso, né?

  • PEÇO A TODOS NÃO TOMEM ESSE CHÁ É UMA DROGA E PODE DEIXAR VC LOUCO

    TOMEI ESSE CHÁ CINCO VEZES PASSEI MUITO MAL E FEZ UM ESTRAGO ESTOU ATUALMENTE EM NEUROLOGISTA TENTANDO SANAR O PROBLEMA, ESSE CHÁ EU TINHA UM CÉREBRO SADIO POR CAUSA DESSA DROGA ESTOU EM TRATAMENTO

    • Olá , participei de dois rituais com o chá. Sei que é muito forte e tive experiências boas e ruins . Você pode me dizer quando percebeu que algo estava errado com sua saúde mental , ou seja , a parir de quantos ritos viu q já não estava bem ? Gostaria de continuar tomando , aparentemente está me fazendo bem . Você também de sentiu bem no início do uso ?

  • Que pena tanto preconceito e intolerância. Quem busca o Daime não fogue de si, muito pelo contrário; quem comunga ayahuasca para fugir de si se decepciona pois sua consciência é o que encontra. Essa história de tirar a lucidez talvez seja um temor de quem desconhece ou imagina que conhece. Julgar é fácil, viver a própria vida, assumi-la, responsabilizar-se e corrigir-se de seus erros é difícil. É fácil mudar o foco, jogar o problema para o outro, assim há bastante distração mental e nos isentamos de trabalhar nossos problemas. Paz a todos.

    • Gostaria de dar minha contribuição sobre a discussão envolvendo o Santo Daime. Para isso estou postando o comentário abaixo, de um adendo que inseri em meu livro “O mito da doença espiritual na dependência de álcool (Desmistificando Bill Wilson e Alcoólicos Anônimos)”

      AYAHUASCA – ADENDO

      Mas há os casos de indução a drogas ilícitas, feitos por outras religiões, mas que a justiça vê literalmente com vendas. Há até o caso de exceções que a justiça concedeu, dando legalidade ao uso de drogas alucinógenas em seus rituais. Uma dessas exceções foi relatada por Richard Dawkins assim:
      “No dia 21 de fevereiro de 2006, a Suprema Corte dos Estados Unidos determinou, de acordo com a Constituição, que uma igreja do Novo México deveria ser isentada de cumprir uma lei, a que todo mundo tem de obedecer, que proíbe o uso de drogas alucinógenas. Os integrantes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal acreditam que só conseguem compreender Deus tomando chá de ayahuasca , que contém a droga alucinógena ilegal dimetiltriptamina.” O chá é composto pelas plantas (Banisteriopsis Caapi e Psichotria viridis), é uma bebida resultante do cozimento destas duas plantas isoladamente ou junto com outras. Possui harmalina, tetrahidroharmina no cipó, e na folha, DMT (dimetiltriptamina). É uma bebida muito usada por índios da Amazônia em seus rituais, e existem achados arqueológicos dando conta de seu uso há 2000 a. C.
      Diante do exposto de Dawquins, podemos dizer que, por analogia, é de se entender que se o tal professor de Harvard, Timoth Leary – que Richard Nixon chamou de o homem mais perigoso dos EUA -, vivesse nos dias atuais e tentasse fundar sua religião lisergiana – que consumia LSD -, seria bem sucedido. Não só nos EUA como no Brasil.
      No Brasil, em 26/01/2010 , foi publicado no Diário Oficial da União a regulamentação sobre “o uso religioso da Ayahusca”, pois existem religiões no Brasil como a do Santo Daime, que usam a ayahuasca em seus rituais. A seita do Santo Daime possui várias vertentes, mas todas elas usam o chá em seus rituais. Além de estas religiões não sentirem o peso da mão da justiça até a data acima, de agora em diante elas estão sob a proteção desta para fazerem uso da droga, como no caso da sua congênere norte-americana.
      Entendemos que estão abrindo um precedente perigoso, pois a ingestão do chá pode desencadear quadros psicóticos permanentes em pessoas com predisposição a essas doenças, ou provocar crises em portadores de doenças como o TBH e a esquizofrenia. Outro perigo representado pelo precedente é que agora as portas estão abertas para o consumo de outras drogas, para as futuras religiões que forem criadas com os mesmos fundamentos. Quando os traficantes de drogas dos morros das grandes cidades brasileiras se atinarem para esse possível nicho, certamente vão tentar encher as favelas de “igrejas” onde se consumiriam outros tipos de drogas. Passando-se por cidadãos probos e crentes esses traficantes espertalhões, poderiam fundar uma “Igreja Mundial da Cannabis” onde se fumaria maconha reverentemente, ou quem sabe, um “Templo Epaduniano” onde se cheiraria cocaína fervorosamente, com o mesmo discurso dos lobistas da Ayahusca. A rigor teriam os mesmos direitos, e para nós, igualmente condenáveis.

      Ayahuasca (Adendo)

      Novamente nos sentimos na contingência de fazer um novo adendo em nosso trabalho na fase de revisão. Certamente que isso se faz necessário por ser momentoso e esclarecedoramente didático, embora a origem dos fatos seja lamentavelmente trágica. Estamos falando das mortes violentas do cartunista Glauco e de seu filho Raoni, envolvendo o chá do Santo Daime.
      Glauco Villas Boas (1957-2010), um renomado e talentoso artista dos quadrinhos que se reconhecia como uma pessoa profundamente mística, tinha sido seguidor do guru indiano Rajneesh, antes de fundar sua própria seita, a Igreja Céu de Maria, segundo seu site oficial no UOL (www.item.com.br/uol/Glauco-siteoficial.htm).
      A Igreja Céu de Maria pertence à linha do Santo Daime, e vem a ser um culto com mistura de cristianismo, espiritismo, umbanda e crendices africanas cultuadas a princípio por alguns povos da região amazônica, que se alastraram pelo Brasil e ganharam os Estados Unidos e Europa. Tudo começou com o seringueiro Raimundo Irineu Serra, maranhense de origem e filho de Sancho Martino (ex-escravo), que conheceu o chá da ayahuasca por meio de outro seringueiro, que o apresentou ao xamã peruano de nome Pisango. Segundo citação da Wikipédia, um livro de nome Nosso Senhor Aparecido na Floresta, cujo autor Lúcio Mortimer, seria um seguidor da doutrina do Santo Daime, conta a seguinte história:
      O índio Pisango deu o chá a um grupo de caboclos, no qual se incluía Irineu, e eles ao ingerir a beberagem invocaram o demônio para obter dinheiro, e só Irineu viu uma cruz cristã de várias formas e entendeu que a bebida o conectava a Deus. O índio alimentou os pensamentos de Irineu, ao dizer-lhe que apenas ele havia entendido o trabalho e teria condição de levá-lo adiante, pois os demais só pensavam em dinheiro.
      Depois de identificado como vegetais mágicos o cipó jagube ou mariri (Banisteriopsis caapi) e a folha chacrona (Psychotrya viridis), Irineu preparou a bebida, que ingeriu com seu amigo Antonio Costa. Este teve visões com uma linda senhora chamada Clara, que revelou ter protegido o Irineu desde sua saída do Maranhão. Dias depois repetiram o uso da bebida e desta vez foi o próprio Irineu que alucinou, olhando para a lua. Dentro do astro estaria uma mulher de rara beleza sentada em um trono, e ela lhe revelou: “Você está escolhido para uma importante missão, mas para isso deverá alimentar-se por oito dias apenas de mandioca cozida, sem sal, abster-se de sexo e álcool, para que nos encontremos novamente”.
      Obedecidas as recomendações e ao tomar a bebida novamente, a visão da encantadora mulher se repetiu para Irineu. Ela apresentou-se como a Rainha da Floresta, que na compreensão de Irineu era Nossa Senhora da Conceição, e ela veio a ser a padroeira da doutrina do Santo Daime. A partir dessa data, 1930, Irineu fundou a seita e tornou-se o Mestre Irineu.
      Mais uma vez uma alucinação provocada por droga – sempre em conformidade com a bagagem psíquica do alucinado – faz nascer um messias e uma religião. O fundador do Santo Daime foi para Rio Branco, capital do Acre, e por iniciativa própria começou a propor curas físicas e espirituais, até que ganhou fama de curador. Com a morte de Irineu em 1971, um de seus seguidores, de nome Sebastião Mota de Melo investiu como novo líder da seita, e passou a estimular a criação de Igrejas pelo Brasil todo, instituindo a doação de dinheiro para a seita. A seita do Padrinho Sebastião, como é conhecido, chama-se Cefluris – Centro Eclético da Fluente Luz Universal. Dez anos depois a policia flagrou Sebastião com sessenta quilos de maconha em seu acampamento, e a noticia que temos é que ele estava tentando provar na justiça que a maconha era para fins religiosos, não sabemos, no entanto, qual foi o pronunciamento da justiça neste caso.
      Outras vertentes do Santo Daime foram criadas. O também seringueiro de nome José Gabriel da Costa criou em 1960 a UDV – União do Vegetal, que rivalizou com os daimistas e difundiu sua doutrina até nos Estados Unidos (dissemos da citação de Richard Dawkins sobre ela) e na Europa, mais precisamente na Espanha. Outro discípulo de Mestre Irineu, Daniel Pereira de Matos, fundou a seita de nome Barquinha. Francisco Granjeiro Filho fundou a Centro Livre Caminho do Sol, Celivre-CS. Em Curitiba existe o Instituto Ayahuasca que se autodenomina Templo Escola. A Umbandaime é outra derivação formada com a mistura da Umbanda com o Santo Daime. A Igreja Céu de Maria é a seita fundada por Glauco, e logo abaixo teceremos algumas análises sobre ela. É conhecido também o movimento chamado Daime New Age, cujo nome sugere envolvimento com a Era de Aquário, ou Nova Era, mas na verdade são grupos de pessoas, geralmente jovens, interessadas tão somente em beber o chá da Ayahuasca para se drogar e procurar emoções na alucinação provocada pelas ervas. Principalmente os jovens procuram no uso dessa droga, saciar sua curiosidade ou sentir os prazeres que outras drogas a principio lhes proporcionaram, sem o inconveniente da polícia ou a justiça lhes botarem as mãos, já que, infelizmente, agora ela é uma droga considerado lícita, para uso religioso.
      Ao se procurar informações sobre a droga nas variadas seitas do Santo Daime, depara-se com uma incrível variedade de suposições completamente distorcidas da realidade. Depois há intermináveis explicações mitológicas, sempre ligando os efeitos alucinógenos da droga com divindades e espiritualidade. No meio científico constata-se que o nome Ayahuasca, na linguagem Quéchua dos índios peruanos, o prefixo aya significa espírito ou ancestral e o sufixo huasca significa vinho ou chá, daí “vinho da vida”. Os índios acreditam que a bebida “facilita o desprendimento da alma de seu confinamento corpóreo” (Gonzatto, 2005).
      Verdadeiramente o que a ciência já conhece sobre o principio ativo encontrado nas plantas utilizadas para fazer o chá do Santo Daime, é que o cipó (Banisteriopsis caapi) contém harmalina, harmina e tetrahidroharmina, e na folha (Psychotria viridis), contém N, N-dimetiltriptamina (DMT) e é um alcaloide que encerra um potente alucinógeno, incluído entre as chamadas drogas psicodélicas. O maior agravante dessa substância do chá do Santo Daime é que ela está associada a outras substâncias que as tornam ainda piores. Se a dimetiltriptamina por si já é considerada um potente alucinógeno, contudo, segundo um trabalho científico intitulado “Determinação de dimetiltriptamina em H)”, que pode ser‘chá do Santo Daime por Ressonância Magnética Nuclear (RMN encontrado no endereço http://www.usp.br/siicusp/Resumos/16Siicusp/143.pdf, levado a efeito por Carvalho e col., foi apurado que: “Apresenta pouca atividade farmacológica quando administrada por via oral, uma vez que é degradada pela enzima monoamina oxidase-A (MAO-A). Entretanto, a administração concomitante de inibidores da MAO pode fazer com que os efeitos da DMT se potencializem. Como por exemplo, podemos citar o chá do Santo Daime […] que, além da DMT contém beta-carbolinas , potentes inibidores da MAO.”
      Isso em linguagem leiga significa que as enzimas que impedem a absorção da DMT no intestino são neutralizadas pelas beta-carbolionas, e assim o principio ativo alucinógeno não só é admitido no organismo, como também potencializado. Conclui-se com essa demonstração que o chá do Santo Daime, além de conter um potente alucinógeno, a DMT, traz ainda em sua composição, outras substâncias que aumentam seu efeito potencialmente devastador e neutraliza a ação das enzimas que impediriam sua absorção pelo organismo.
      Essa substância (DMT) está relacionada pela ONU entre as drogas proibidas e controladas, e o Brasil é signatário juntamente com outros cento e oitenta e dois países. Incoerentemente o Brasil, por intermédio do Conselho Federal de Entorpecentes, mesmo signatário desta Convenção mundial sobre Substâncias Psicotrópicas, em 1992 liberou o uso dela. Conforme já dissemos, o uso religioso dessa substância só foi regulamentado no Brasil em janeiro de 2010. Essa substância está classificada no mesmo rol da LSD e mescalina. Perigosíssimas.
      Embora as seitas do Santo Daime divulguem que os vômitos e diarreias provocadas pela droga, sejam de origem espiritual, para provocar a limpeza do corpo e o espírito do adepto, essas informações não fazem o menor sentido. Na literatura científica esses efeitos colaterais são bem conhecidos e se dão unicamente por reações físico-quimicas. É muito bem conhecido no meio científico que o uso desse chá provoca vertigens, náuseas, vômitos intensos, diarreias, palpitação cardíaca, tremores e midríase, além da euforia, excitação agressiva e alucinações. Em 1997 no nosso livro Drogas: evite ou saia, não morra, já alertávamos para o fato de essa droga causar estados, ou surtos psicóticos em seus usuários, baseados nas literaturas científicas.
      O CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/folhetos/cogumelos_htm) informa que “as alucinações podem aparecer espontaneamente em casos de psicoses, sendo que destas a mais comum é a doença mental chamada esquizofrenia. Também pode ocorrer em pessoas normais (que não têm doença mental) que tomam determinadas substâncias ou drogas alucinógenas, isto é, que ‘geram’ alucinações. Estas drogas são também chamadas de psicomiméticas por ‘imitarem’ ou ‘mimetizarem’ um dos mais evidentes sintomas das psicoses – as alucinações. […] É também chamada por alguns autores de psicodélicas e é utilizada quando a pessoa apresenta alucinações e delírios em certas doenças mentais ou por ação de drogas. É obvio que estas alterações não significam expansão da mente.” De acordo com o dicionário Aurélio, psicodélico que vem do grego, [De psic(o)- + gr. dêlos, ‘visível’, ‘manifesto’, ‘evidente’, + -ico2.].
      De volta ao cerne do assunto deste adendo, o assassinato do cartunista Glauco e seu filho Raoni, se deu em circunstâncias até certo ponto previsíveis, uma vez que foi desencadeado por um surto psicótico provocado pela droga, e aí sim, são imprevisíveis as consequências. As noticias que inundaram os meios jornalísticos por duas semanas desde a data de 12/03/10, dão conta que os assassinatos de Glauco e seu filho Raoni, de vinte e cinco anos de idade, foram praticadas por um jovem sob efeito de alucinações provocadas pelo chá do Santo Daime. O homicida confesso, de nome Carlos Eduardo, mais conhecido como “Cadu”, tinha um histórico de esquizofrenia na família, já que sua mãe é uma paciente que se submete a terapia para controle desta doença incurável.
      Depoimentos do pai de Cadu indicam que o filho começou a apresentar evidentes sinais de psicose, depois que passou a frequentar a Igreja Céu de Maria, fundada por Glauco, e ali consumir a dimetiltriptamina sob a forma do chá do Santo Daime, oferecido aos adeptos, frequentadores e mesmo aos seus visitantes. Os pais e avós do rapaz assassino disseram que nos últimos três anos, coincidentes com seu ingresso na seita daimista, eles ouviram por diversas vezes o rapaz dizer que era a encarnação de Jesus Cristo. Rezava ajoelhado aos pés de plantas que havia em sua casa, afirmando que elas eram encarnações de divindades religiosas.
      Minutos antes do assassinato, completamente transtornado por alucinação, Cadu subjugava Glauco sob mira de arma, intimando-o a ir ter com seus pais e convencê-los que o seu irmão era a encarnação de Jesus. Certamente esse rapaz que já está preso irá a julgamento, mas aos olhos mais acurados, ele não passa de uma vítima. Vítima das drogas, da ignorância, da desinformação, da estupidez e da irresponsabilidade – ingredientes explosivos para desencadear grandes tragédias, como de fato têm acontecido. Neste caso sinistro, seria mais apropriado colocar no banco dos réus, aqueles que teriam por obrigação legal proteger esse rapaz doente. O mais espantoso nessa tragédia, é que mesmo diante de realidade tão contundente, querem negar a veracidade dos fatos, sugerindo-se até a inversão das responsabilidades. Assistimos estupefatos pela televisão, um dirigente da Igreja Céu de Maria dizer que a entidade trata de dependentes de drogas, e disse mais, que por trás de toda droga existe uma entidade maligna que se apossa do usuário. Disseram também que o jovem Cadu esteve ali em tratamento. Com isso querem dizer que, em vez de serem apologistas do uso de drogas, são na verdade terapeutas de quem as usam; que nem de longe consideram a DMT e as beta-carbolinas contidas no chá do Santo Daime, como drogas. Tratam dependentes como Cadu com potentes alucinógenos, e querem obter resultados inversos aos da lógica. São capazes de identificar entidades malignas que se escondem nas drogas, mas paradoxalmente só conseguem ver entidades divinas no chá, inquestionavelmente uma droga. Como vimos anteriormente, por muito menos Richard Nixon considerou Timoth Leary, o da LSD, o homem mais perigoso da América.
      Estão deixando a entender que o problema encontra-se exclusivamente no rapaz que atirou no Glauco e em Raoni, e que tudo não passou de um fato isolado, como uma exceção à regra. Mas como veremos mais adiante, já aconteceram fatos até mais sinistros do que este envolvendo a mesma droga daimista e a pseudo religião.
      É verdade que a esquizofrenia pode desencadear surtos psicóticos, como já dissemos ao longo do presente trabalho, mas não é só ela, e sim uma série de outros fatores e circunstâncias. As drogas alucinógenas também provocam surtos psicóticos nos mesmos moldes, e além de provocar os surtos psicóticos desencadeiam crises da própria esquizofrenia que por sua vez desencadeiam psicoses, gerando um circulo vicioso, em que as alucinações são duplas, pois provém de duas fontes geradoras. Dissemos anteriormente que o individuo alucina em conformidade com sua bagagem psíquica, e dissemos ainda mais, que até o seu estado mental, no momento em que ele usa a droga, é fator decisivo para o tipo de alucinação que o acometerá. Em vez de repetir aqui nossas assertivas anteriores, sobre as condições em que ocorrem as alucinações, preferimos fazer uma nova citação do CEBRID: “É interessante ressaltar que estes efeitos são muito maleáveis, isto é, dependem de várias condições, como sensibilidade e personalidade do indivíduo, expectativa que a pessoa tem sobre os efeitos, ambiente, presença de outras pessoas, etc., como a bebida do Santo Daime. As reações psíquicas são ricas e variáveis. Às vezes são agradáveis (“boa viagem”) e a pessoa se sente recompensada pelos sons incomuns, cores brilhantes e pelas alucinações. Em outras ocasiões os fenômenos mentais são de natureza desagradável, visões terrificantes, sensações de deformação do próprio corpo, certeza de morte iminente, etc. São as (“más viagens”).”
      Lembramos novamente que Irineu, o precursor da religião do Santo Daime, ao tomar o chá pela primeira vez, o fez na companhia de caboclos que viam demônios e que lhes pediam dinheiro; já ele, viu Nossa Senhora.
      Na verdade viu o que já estava registrado em sua mente, nada veio do além. Não existe absolutamente espiritualidade ou divindade nesses fenômenos, são na verdade deturpações de funcionamento do cérebro provocado por drogas, cuja estrutura de alucinar é razoavelmente deslindada cientificamente. Ainda segundo o CEBRID, no mesmo site acima citado, “a alucinação e o delírio nada têm de aumento da atividade ou da capacidade mental; ao contrário são aberrações, perturbações do perfeito funcionamento do cérebro, tanto que são característicos das doenças chamadas psicoses. Grande número de drogas alucinógenas vem da natureza, principalmente de plantas. Estas foram ‘descobertas’ pelos seres humanos do passado que, ao sentirem os efeitos mentais das mesmas, passaram a considerá-las como ‘plantas divinas’, isto é, que faziam com que quem as ingerisse recebesse mensagens divinas, dos deuses. Assim, até hoje em culturas indígenas de vários países o uso destas plantas alucinógenas tem este significado religioso.”
      De qualquer forma, o que mais se registrou de lado a lado, pelas partes que se pronunciaram a favor e contra o uso da ayahuasca pela seita do Santo Daime, pelo menos na nossa percepção, citaremos abaixo. Do lado dos que defendem os daimistas, o que mais se fez ouvir poderia aqui ser representado por um artigo publicado no Blog Anauê, encontrado em umbandavr.blogspot.com/2010/03/revista-veja-o-santo-daime-e-umbanda. Os principais questionamentos e reclamações destes foram as seguintes: 1) Que houve intolerância por parte localizada da mídia; 2) O que garante a existência e a prática religiosa do Santo Daime está prevista na carta magna (usaram muito esta frase) e é o direito a liberdade religiosa; 3) Que o assassino tinha tomado chá do Santo Daime pela última vez em janeiro de 2010, e portanto não estaria sob seus efeitos; 4) Que os Daimistas estariam sendo vítimas de preconceitos, e também que estavam sendo chamados de seita em vez de religião; 5) Que o Conselho Nacional sobre Drogas – CONAD, retirou a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas, e atribuem a Associação Brasileira de Psiquiatria a afirmação de que não existe comprovação científica que descreva a ação profunda da bebida do Daime no cérebro; e 6) Que o álcool está presente em religiões desde a antiguidade, com destaque para a mitologia grega com Dionísio, o Deus do vinho, e Jesus Cristo, e que da mesma forma que o chá, no uso errado do álcool pelas pessoas é que está o problema.
      Da intolerância as reclamações recaem sobretudo devido a manchete de uma revista de grande circulação nacional. Na frase de capa questiona-se até onde se justificaria a tolerância do uso de droga alucinógena nos rituais de uma seita. Reclamam que a revista foi preconceituosa, hipócrita e intolerante. O autor dos desabafos diz do absurdo que significa a intolerância e propões que se façam profundas reflexões sobre ela, afirmando que é radicalmente intolerante a intolerância. Intolerância é abjeto só quando parte dos outros pelo visto, e isso nos faz lembra a famosa frase de Sartre L’enfer c’est les autres (O inferno são os outros), que poderia muito bem ser aplicado neste caso, em que os daimista veem de errado apenas as manifestações dos outros, os algozes, e que eles são simplesmente as vítimas. Tudo indica que queriam que apenas se chorasse pelos mortos, que não se procurasse investigar ou denunciar se haveria acontecido exageros na permissividade da liberação da droga para a livre (suposta) prática religiosa, e nem se isso representa perigo para incautos indivíduos. As análises apenas sob as lentes dos daimistas, que inclusive externam a indignação de que Glauco é que estaria sendo julgado e não o confesso assassino, um doente esquizofrênico, que estava afastado da seita, segundo suas ponderações. Os autores e responsáveis pelo texto e pelo Blog mostram desconhecimento da própria regulamentação do uso da ayahuasca, onde estão explícitos os direitos e deveres no uso das ervas. Na regulamentação, da lei 3.696, de 21/12/2000, em 26/01/2010 no DOU, está destacado claramente dentre outras: a) O uso religioso responsável da Ayahuasca pressupõe a presença de pessoas experientes, que saibam lidar com os diversos aspectos […], discernir as pessoas a quem não se recomenda o uso[…]. b) Compete a cada entidade religiosa exercer rigoroso controle sobre o sistema de ingresso de novos adeptos, devendo proceder a entrevista dos interessados na ingestão da Ayahuasca, a fim de evitar que ela seja ministrada a pessoas com histórico de transtorno mentais […]. c) Recomenda-se ainda manter ficha cadastral com dados do participante e informá-lo […].
      Dos direitos à liberdade religiosa, os daimistas querem deixar a entender que não aceitam limites, acham que têm o direito de fazer o que bem entender, mesmo que pessoas estejam ficando loucas, matando e morrendo. Entendem que qualquer objeção para conter esses desatinos, é preconceito, discriminação, intolerância, xenofobia e exclusão. Certamente o sentimento religioso totalitário é que deve determinar o que os outros são obrigados a aceitar (e sofrer), e até droga pode ser considerado coisa de Deus. Aí está um dos precedentes perigosos que a lei poderia produzir, dizíamos no texto original de nosso trabalho.
      Depois argumentam, em defesa da seita, como se fosse absolutamente irrefutável, que o adepto tresloucado estava afastado da seita e não ingeria a droga havia pelo menos dois meses, e que ele já havia apresentado surtos psicóticos várias vezes nos últimos três anos, e disseram ainda, que estariam colocando o chá como vilão da estória e como bode expiatório. E é exatamente esse o mesmo argumento usado pelos pai e avós de Cadu, para acusar a seita de tê-lo induzido ao estado psiquiátrico que agora se encontra. O pai e os avós afirmam que o rapaz era perfeitamente normal, sem absolutamente nenhum sinal de transtorno psicótico, até três anos atrás, quando ingressou para a Igreja Céu de Maria. Se os daimistas tinham conhecimento que Cadu era esquizofrênico e tinha surtos psicóticos, e mesmo assim davam a ele o explosivo coquetel de drogas, nunca poderia se usar esses argumentos como isenção de responsabilidade, muito pelo contrário. Segundo as opiniões de vários criminalistas que se manifestaram publicamente, por ocasião dessa tragédia, se forem confirmadas as palavras do pai de Cadu, em entrevistas, em que ele diz: “Tentei convencê-lo a não ir mais ao Céu de Maria. Em 2007, fui até lá pedir pessoalmente para que não o deixassem mais tomar o chá. O Glauco disse que não podia fechar as portas para ninguém. Minha mãe, que tem 80 anos, também foi reclamar, mas ofereceram o chá para ela”, a Igreja Céu de Maria poderá ser responsabilizada criminalmente pelos danos causados ao rapaz. A lei que regulamenta o uso da droga fala que as seitas têm que fechar, sim, as portas para determinado perfil de pessoas, e Cadu é claramente uma delas.
      Afirma o autor do artigo que não cabe o questionamento de “Até que ponto se justifica a tolerância com uma droga alucinógena usada em rituais de uma seita”, e para isso argumenta: “o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad) retirou a ayashuca (sic) da lista de drogas alucinógenas e não há comprovação científica que descreva a ação profunda da bebida do Daime no cérebro, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.” Se refutam o questionamento baseado apenas nestes argumentos, deram um certeiro tiro no próprio pé, pois se não existe má-fé na refutação, existe desconhecimento geral do que falam.
      Na primeira particularidade, o CONAD nunca retirou a ayahuasca da lista de drogas alucinógenas, mesmo porque isso seria “em tese” uma atribuição da Organização Mundial de Saúde; retirou sim, do rol de substâncias proibidas, pois não se muda a estrutura química de uma droga por meio de decreto lei. E mais, uma droga nunca deixará de ser droga por lhe serem atribuídas propriedades divinas, pois ainda prevalece as leis terrenas da química sobre as suposições divinas transcendentais. Na regulamentação da lei, no item 11, na parte que aqui nos interessa, assim está exarado: “que concluiu que as espécies vegetais que integram a elaboração da bebida denominada Ayahuasca ficassem excluídas das listas de substâncias proscritas pela DIMED.” E ainda, dizer que Associação Brasileira de Psiquiatria afirma que não existe comprovação científica que descreva a ação da bebida do Daime no cérebro, é no mínimo um grave impropério.
      O que a Associação disse é que ela já se manifestou contra a liberação do chá pelo CONAD, porque não havia estudos suficientes levados a efeito pelo órgão, através do GMT – Grupo Multidisciplinar de Trabalho, que mostrassem as ações profundas dessas drogas (contidas no chá) no cérebro. Exatamente o contrário do que diz o articulista do blog, A Associação possui extensos estudos da ação da DMT no cérebro, e o que aqui dizemos poderá ser constatado no site da Associação Brasileira de Psiquiatria no endereço http://www.congressoabpbrasil.org.br/imprensa/realease/?realease=31. Ali existe um longo relato, datado de 2005, descrevendo a ação da bebida não só no cérebro humano. Há também outros estudos ligados ao chá do Santo Daime, divulgados pela A.B.P. de onde tiramos alguns pequenos trechos que achamos importantes: 1º) “Pomilio e colaboradores (1999) estudaram a quantidade de DMT na urina de sujeitos antes e depois do uso da bebida por meio da cromatografia com espectrometria (GC-MS). Os resultados confirmaram que após o uso da bebida os componentes alucinógenos detectados na urina foram os mesmos que aqueles detectados na urina de doentes em psicose aguda que não usaram o chá.” Pelo texto se chega à conclusão de que uma pessoa, se está sob os efeitos do chá, equivale a uma pessoa que é (está) psicótica. 2º) “Estudo recente foi realizado na Espanha, com a participação de 6 voluntários já usuários de Ayahuasca, com o objetivo de avaliar os efeitos subjetivos e o desenvolvimento de tolerância. Este estudo concluiu que a administração da bebida induziu modificações intensas nas sensações subjetivas, que foi dose dependente.” 3º) “Existem evidências de que o consumo regular (tipicamente 2x/semana) leva a um aumento da densidade dos sítios de ligação de [3H]citalopram nas plaquetas, o que sugere uma compensação neurofisiológica para os aumentos periódicos nos níveis de serotonina. Portanto, a tolerância pode ser desenvolvida com o uso regular e crônico da bebida, provocando alterações na concentração dos neurotransmissores e receptores, especialmente na via da 5-HT, configurando-se em mais um risco de interação com substâncias que também atuem nestas vias. O exemplo desta evidência é a síndrome serotoninérgica.” Ou seja, embora esses estudos ainda não sejam conclusivos sobre dependência à droga – diante desses estudos preliminares -, há uma suspeita, que a droga possa ser dependógena , isto é, possa provocar dependência. Lembramos que os estudos encontrados no endereço acima, aqui citados, datam de cinco anos atrás e tudo leva a crer que a ABP já deve ter aprofundado tais estudos. Outros devem estar em curso. Sobre os daimistas administrarem o chá aos dependentes de outras drogas, certamente foram esses conhecimentos da classe psiquiátrica que levaram o Dr. Ronaldo Laranjeira, do Departamento de Dependência Química da ABP, a se manifestar em entrevista à Rádio Bandeirantes, ocasião em que disse que o chá do Santo Daime nunca deve ser usado como alternativa para usuários de drogas que querem deixar a dependência. Disse ainda o médico que a Associação já tinha informado ao governo federal sobre os riscos que a droga representava para a saúde humana.
      É nossa obrigação alertar ainda acerca do consenso existente entre os especialistas sérios e competentes, de que não existe uma “dose segura” para o uso de drogas. Ainda sobre a intenção dos daimistas de querer minimizar ou questionar a condição de droga da ayahuasca, lembramos aqui que quando a cocaína foi descoberta, vários anos depois se usava livremente a droga, sendo inclusive difundida por personalidades não menos influentes do porte de Freud, Júlio Verne, Papa Leão XIII, que a recomendavam, e até a década de 80, não era aceito que a cocaína provocava dependência. Estão reeditando a mesma ladainha da cocaína, contudo há um atenuante muito importante em favor dos antigos postulantes, o de que praticamente não havia naquela época conhecimento sobre drogas que provocam dependência. Aqueles argumentos usados para a cocaína, nos dias de hoje não tem validade para nenhuma outra droga alucinógena, e esta atitude pode ser considerada ignorância, já que científicamente se conhece razoavelmente sobre elas.
      Num determinado ponto do artigo, o articulista, sempre em defesa do uso da droga ayahuasca nos rituais da seita, informa sobre a morte de dois rapazes depois de usar o chá. No primeiro caso, de um rapaz do Pará, é dito pelo bloguista que “não se sabe como isso se deu, mas ele tomou o chá e foi nadar, aí já vem a parte da irresponsabilidade tanto dele, como de quem o deu Daime” (sic). O que o articulista alega desconhecer, pode ser facilmente conseguido acessando-se a internet, bastando para isso teclar as palavras-chave, “jovem morre chá santo daime”. Com esse procedimento encontramos várias páginas, inclusive dois com vídeos (YouTube é um deles) mostrando que o jovem de nome Alexandre Viana da Silva, 18 anos, que não sabia nadar, repetimos, não sabia nadar, ficou completamente louco depois de tomar chá do Santo Daime, num ritual que durou a noite toda , e pulou dentro d’água, em um lago nas cercanias de Belém do Pará. No vídeo do YouTube aparece o pai do rapaz, de Nome Aldo Vicente da Silva, que em entrevista disse que pediu insistentemente ao jovem para não ir à cerimônia do Santo Daime. Essa tragédia, ao que tudo indica, provocada pelo Santo Daime, se deu apenas um mês depois de regulamentada a lei que liberou a ayahuasca para uso religioso. No segundo caso contado pelo articulista, é dito que um rapaz de nome Fernando Henrique, que sofria de graves doenças do coração e ossos, morreu durante um ritual, “e que de certa forma teve uma morte mais tranquila, pois havia 3 anos que não usava mais nenhum tipo de droga”. O que poderíamos dizer diante destas afirmações? Primeiramente repetir as palavras que citamos no inicio deste adendo, para achar a causa remota da tragédia: Vítima das drogas, da ignorância, da desinformação, da estupidez e da irresponsabilidade. Ao citar os dois casos o autor do artigo o faz em defesa do chá do Santo Daime, quando na verdade dever-se-ia usá-los como agravantes – como prova de que o chá é perigoso e até fatal. No segundo caso, em que a seita trata de um dependente de drogas com drogas da mesma natureza, o que é um disparate (com exceção para dependentes de opiáceos que são tratados com codeína, no primeiro momento), todas as recomendações desaconselham o procedimento. Ainda há o agravante pelo fato de o dependente padecer de outra enfermidade, e os efeitos colaterais do chá nestes casos podem levar a morte. Mas aí o articulista encontra uma grande vantagem para a droga; de que ela provoca uma morte tranquila. Loucura. Em ambos os casos o que se vê é a inobservância à regulamentação que liberou o uso da ayahuasca para fins religiosos, em que o articulista, encontra para casos como o do Cadu, um culpado para a trágica morte do usuário do chá, a própria vítima.
      Infelizmente as vítimas do Santo Daime não se limitam a esses três casos. Apresentaremos a seguir fatos que conseguimos descobrir, de pessoas que tiveram consequências desastrosas por participarem e consumirem o chá da seita Santo Daime. Uma carta publicada na sessão “Leitor” da revista Veja, edição 2158, de 31 de março de 2010 têm o seguinte texto: “Sou mãe de um daimista. O que o pai do Cadu disse é puramente a verdade.
      Muito mais coisas acontecem depois que esses jovens se tornam fardados ; pior ainda, viram escravos da seita. E como é difícil libertá-los! Os líderes devem parar de usar esse alucinógeno (25 reais a dose). O meu filho estuda na USP, só que depois que entrou para a seita está perdendo a vontade de continuar, fica alienado, dizendo um monte de coisas que nunca aconteceram; parece que lhe foi feita alguma lavagem cerebral. Choro dia e noite, pois é o meu filho único que a seita está me roubando.”
      Tomamos conhecimento acerca de dois livros que foram escritos e publicados por parentes de vítimas do Santo Daime, com o único objetivo de denunciarem a seita, que escravizaram seus entes queridos, dando-lhes fins trágico e inglório, respectivamente. O jornalista Jorge Mourão escreveu o livro Tragédia na seita do daime. Rio de Janeiro: Imago Ed. 1995., em que ele relata que seu filho adotivo Jambo Veloso morreu durante um ritual do daime na comunidade “Céu de Mapiá” (Cefluris), dirigida por Alex Polari. Segundo o jornalista, além de seu enteado ter morrido em consequência do ritual da seita, teve a imagem denegrida pelo responsável pela seita que o taxou como desequilibrado mental. No livro de Jorge Mourão (encontrável na internet – vide bibliografia), ele relata como é que se deu a morte do filho de criação. Conta o autor do referido livro que Jambo foi submetido a um ritual que chamam de “trabalho de cura”, em que foi obrigado a beber uma dose maior do chá e teve a mente invadida por valores e conceitos da seita. Depois disso (fato não muito bem esclarecido – suposto suicídio) se atirou numa fogueira e morreu. Mourão diz que o corpo foi enterrado em lugar incerto da floresta e sem certidão de óbito. O jornalista Mourão faz graves denuncias contra a seita ao fazer afirmações, das quais citaremos algumas: “Casos de seguidores da seita que abandonaram a família ou cometeram o suicídio não são raros”; Ao enterrar o corpo sem atestado de óbito e sem a autorização da família, “a versão sobre a morte se torna suspeita, ainda mais vinda de fanáticos cujo único interesse é livrar sua seita de quaisquer responsabilidades […] É muito fácil se isentar de responsabilidade culpando os mortos, ou diagnosticando perfis psicológicos. Por que todos os dissidentes que vão contra a seita são doentes mentais?”; “ não poderia haver melhor massa de manobra para o delírio paranoico de mudar o mundo segundo o evangelho de sua patologia satânica. ‘Satanás não é nosso inimigo!’, proclama Sebastião Mota, num dos livros de Alex Polari.” Mourão fala até em uso de cocaína e maconha na comunidade dirigida por Polari, e chega a dizer que a primeira droga é conhecida por lá como Santa Branca e a segunda é conhecida pelo nome de erva-de-santa maria. Da indignação do jornalista sobre a seita denegrir a memória dos membros mortos, voltamos a afirmar que, a argumentação dos daimistas, de que os falecidos eram doentes mentais, não são atenuantes e sim agravantes, pois a lei prevê que tais doentes deveriam ser impedidos de usar o chá por elas.
      No mencionado blog tentaram justificar, além do uso da ayahuasca, o uso do álcool em rituais religiosos, fundamentando-se no fato de que desde a antiguidade se usa o álcool em ritos religiosos, e que isso se constataria de Dionísio (Deus mitológico do vinho) até Jesus Cristo. Isso não ajuda em nada, pois a alegação não justifica, apenas explica (os) grandes equívocos religiosos envolvendo drogas. Por não suportar a realidade, grande parte da humanidade busca refúgio na religião e nas drogas para se alienar do mundo existencial. O fato apenas atesta nosso primitivismo ancestral religioso, que vigora ainda hoje, a despeito da intelectualização de que lhe foi revestida. Aliás, sobre essa intelectualização religiosa, em alguns textos daimistas quiseram fazer uma diferenciação, dizendo que a ayahuasca, não é alucinógena e sim enteógena. No blog Anauê, que estamos comentando, disseram mais precisamente que a ayahuasca tem “propriedades enteógenas, isto é, produz uma expansão de consciência responsável pela experiência de contato com a divindade interior, presente no próprio homem.”
      Verdade seja dita que estão se apropriando de uma palavra que foi cunhada para dar outra significação, ou se a estão usando apropriadamente, equivale-se a confessar que os aspectos ditos divinos não passam de um estupendo delírio. Conforme já dissemos aqui nas páginas 20-21, a expressão enteógeno foi criada em 1976, para substituir os termos alucinógenos ou psicodélicos, e que passou a ser estendido para dar significado às sensações produzidas por qualquer outra droga em seu usuário. O que significa dizer que um individuo sob os efeitos de drogas é possuído por um sentimento megalomaníaco de ter Deus dentro de si, ou ser o próprio Deus. Perguntamos ao leitor atento se essa falácia com a palavra enteógeno não faz lembrar o intricado método de Jung? Pois vejam a quantas anda essa história nebulosa e sem fim; os daimistas já associaram a palavra enteógeno à arquétipos. Dizer que enteógeno significa expansão da consciência que permite entrar em comunhão com a divindade interior, já nem intelectualização é, e sim uma tremenda balela resultante da distorção dos fatos e da realidade, o que é muito próprio das “seitas” e religiões milenares. No livro de Alicia, que citaremos sinteticamente logo abaixo, foi dito que um daimista associou o tal “fenômeno” enteógeno facultado pela ayahuasca, com arquétipos. A droga facilitaria a manifestação de arquétipos em seu usuário. A diferença desse delírio com o de Jung, é que o pai dos arquétipos inventou o inconsciente coletivo por meio da pseudociência, e os daimista forjam sua teoria animista-arquétipa com o explosivo ingrediente químico alucinógeno.
      Antes de abordarmos o segundo livro-denúncia, por questão de limite de recorte, não falaremos detalhadamente de outros casos de suicídios, crimes e processos na justiça que envolvem as seitas do Santo Daime, nos limitando apenas dar conhecimento disto nestas poucas palavras.
      Quanto ao outro livro denúncia sobre o Santo Daime, é de autoria de Alicia Castilla e têm por titulo Santo Daime: Fanatismo e Lavagem Cerebral. Neste livro a autora relata com extrema dramaticidade a história de sua filha Verônica, que bebeu – com a anuência da mãe – o chá do Santo Daime e se tornou escrava da seita. Alicia, ela mesma havia experimentado o chá, e quando sua filha Verônica recebeu informações dela sobre o que seria o Daime, e inclusive perguntando se crianças também tomava o chá nos rituais, diante da resposta afirmativa da mãe, pediu para também tomá-lo. A autora informa que na vez seguinte que foi ao ritual levou sua filha, quando esta tomou o chá, então com oito anos de idade, e continuou tomando-o até os dez anos de idade. Com esta idade a menina começou a apresentar problemas, e então a mãe, preocupada, consultou os responsáveis pela seita e também o CONFEN , e ficou tranquila com as respostas que obteve. Os primeiros acharam plenamente normais as manifestações evidenciadas na criança e deram algumas explicações (completamente infundadas, veio a saber a mãe mais tarde), e quanto ao segundo, está assim no livro aqui tratado:
      “o relatório elaborado por uma comissão multidisciplinar do CONFEN fez a balança pender definitivamente: segundo esse documento, não havia perigo algum” E assim a garota continuou na seita, e segundo relatos da mãe no livro de sua autoria, passou a ter inúmeros problemas psicológicos e acabou sendo tragada definitivamente pela seita, e nem determinação de Juiz – não cumprida pela seita – demoveram a filha à realidade e à sua casa, pois que passou a morar nas dependências da seita.
      Salientamos aqui que na regulamentação da lei, cujo relatório aprovado pelo CONAD, está assim redigido:

      “IV.VIII – USO DA AYAHUASCA POR MENORES E GRÁVIDAS

      46. Tendo Em vista a inexistência de suficientes evidências científicas e levando em conta a utilização secular da Ayahuasca, que não demonstrou efeitos danosos à saúde, e os termos da Resolução 05/04, do CONAD, o uso da Ayahuasca por menores de 18 (dezoito anos) deve permanecer como objeto de deliberação dos pais ou responsáveis, no adequado exercício do poder familiar (art. 1634 do CC); e quanto às grávidas, cabe a elas a responsabilidade pela medida de tal participação, atendendo, permanentemente, a preservação do desenvolvimento e da estruturação da personalidade do menor e do nascituro.”
      As atitudes das autoridades neste caso da ayahuasca são deploráveis, lastimáveis e de causar profunda indignação; e urge que a defensoria pública atue célere no sentido de restabelecer o estado de direito, completamente aviltado no âmbito de atuação dessas seitas. Deve-se, em defesa da população incauta, revogar a lei que permitiu o uso da droga alucinógena. O estado em hipótese nenhuma pode transferir sua responsabilidade, sobre tema de sua inteira competência, para leigos incapazes de compreender e se autodeterminar em assunto tão complexo.
      Alicia passa a vida numa terrível e insana luta, entre tribunais, mídia, e recorrendo a tudo que lhe é possível para resgatar sua filha do pelourinho em que vive.
      Parece-nos, pela manifestação de todos os dirigentes dessas seitas, diante dos fatos momentosos, que eles não conhecem a própria lei que facultou-lhes o uso religioso da droga em questão, e o pouco que a lei poderia coibir de abuso em sua aplicação não surtiu efeito nenhum. Pelo contrário, para essas pessoas a que nos referimos, deixam a entender que a regulamentação teve o seguinte significado: a lei foi aprovada para uso da ayahuasca, agora podemos usar e abusar.
      No texto original que escrevemos sobre a regulamentação do uso da ayahuasca para fins religiosos, alertávamos para precedentes perigosos que estavam abrindo com a regulamentação dessa lei, e um deles se referia a criar igrejas do tipo “Igreja Mundial da Cannabis”.
      Pois bem, na revista Veja edição 2157 de 24/03/2010, na reportagem intitulada “Alucinação Assassina”, onde é tratado o desenrolar dos fatos referente a morte de Glauco e Raoni, em seu último parágrafo, vem a informação por demais preocupante, que antevíamos: “Na semana passada, uma entidade da Bahia, chamada Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos, entrou com uma petição no Supremo Tribunal Federal pedindo a liberação da maconha ‘para uso terapêutico e religioso’. Caso a petição seja aceita, são grandes as chances de outras drogas entrarem para o rol de ‘sagradas’. Tolerância em excesso, combinada com negligência na mesma medida e uma boa dose de vulnerabilidade, física ou emocional das partes envolvidas: eis uma boa receita para construir uma tragédia.” Como dizia o refrão de autoria de Carlos Drumond de Andrade, e agora José?
      Concluindo o presente adendo, tendo sempre em vista Bill Wilson e sua seita, a impressão que tivemos e tentamos passar para os leitores sobre eles é parecida com a que o jornalista Jorge Mourão relata em seu livro: “os adeptos acreditam que estão iluminados, plenos de divindade. A impressão que passam para nós, simples mortais, é que estão vazios de vida. Dead-face, expressão usadas por um cientista que estudou os efeitos do abuso da ayahuasca, descreve perfeitamente o efeito de ‘aniquilamento da pessoa’, recurso usado pelas seitas para submeterem neófitos ao seu domínio.” Trocando as palavras, lavagem cerebral.
      Chamamos a atenção para um detalhe de suma importância: ainda que a seita do Santo Daime use uma droga alucinógenas potente, ela consegue se infiltrar na população e disseminar seus loucos propósitos, angariando adeptos e a simpatia de muitos, haja vista, a lista de atores globais, e outras personalidades que aderiram à seita. Todavia, olhos atentos e realistas de boa parte da sociedade se manifestaram veementemente contra a seita do Santo Daime. De outro lado, em se tratando de Bill e sua seita, os olhos complacentes da maioria da sociedade são favoráveis, permissivos e até cúmplices, pois eles ludibriam esses olhares vigilantes se escondendo no manto do altruísmo e da compaixão, passando a ideia de que estão tratando de infelizes dependentes de drogas. Passam a ideia que seus gestos são os mais sublimes gestos de amor fraterno. Lembramos novamente da condição escravizante dos preceitos de Bill, tanto em relação ao programa ou como incentivadores do tabagismo e, como indutores deste, já que existe na entidade as vitima do fumo passivo. Abaixo com essa disposição das seitas e religiões, que com suas visões totalitárias, pensam que podem resolver todos os problemas da humanidade. Pelo menos na questão das dependências, nunca poderão assumir o lugar da ciência. Temos absoluta convicção de que eles não podem tratar e curar os dependentes como afirmam; muito pelo contrário, agravam o problema em vez de ajudar. Atrapalham bastante!
      Se alguém acha que para melhor entendimento de Deus é preciso usar drogas, problema dele, pois não é toda a sociedade que, expondo-se aos perigos iminentes, tem que se adaptar a ele e suas concepções esdrúxulas. Que os governantes deixem, ainda que momentaneamente, seus relacionamentos promíscuos com as religiões e sejam sensíveis aos perigos que expõem a população, nesta questão de drogas e crendices religiosas.
      Evidentemente aqui também cabe o A.A., que além de descaracterizar a dependência como uma doença primária e biológica, remete-a a questões espirituais. Isso em primeiro lugar quer dizer que em vez de doença, quando deveria merecer os cuidados da ciência, com todo aparato da medicina moderna, a dependência de álcool passa a ser uma questão moralista, de infiéis pecadores. E isso tira o foco da dependência do álcool dentro da visão conceitual drogadicta. Em drogadição, todos os fenômenos escravizantes (capazes de provocar dependência) são colocados num mesmo contexto, passiveis da abordagem cientifica inerente, não se separando com atenuantes o tipo de droga consumida e nem aspectos legais – se é lícita ou ilícita. Obviamente que essa construção incoerente, além de se prestar às finalidades dogmáticas, serviu para dissimular o tabagismo de seus fundadores.
      Terminado o adendo acima, em que aproveitamos para mostrar que A.A. também é um sistema de crenças que provoca dependência, sentimos que é necessário falar um pouco mais sobre essa última dependência que A.A. estimula, o tabagismo. Os fundadores da irmandade não só racionalizaram o consumo de fumo, da mesma maneira que os dependentes de álcool (assim como racionalizam os dependentes de qualquer outra droga) racionalizam o consumo de álcool, como até incentivaram seu consumo.
      Deram a entender, conforme captou o jornalista Luiz Edmundo, que a dependência ao tabaco seria uma coisa aceitável. Como resultado disso, as salas de A.A. estão esfumaradas , com o ar insalubre por milhares de substâncias altamente nocivas envenenando seus seguidores.
      Como já dissemos, a deslocação da compulsão da dependência de álcool para o tabagismo, não apenas dá continuidade ao problema central da doença, como aumenta o consumo de fumo por quem já é dependente, numa espécie de compensação. O dependente na falta do álcool, compensa a falta deste com um maior consumo de tabaco. Com isso, o ex-dependente de álcool, além de manter inalterada sua compulsão, inflige mais esse tremendo problema àqueles que não são dependentes de fumo, que aportam ali no A.A., para se verem livre da dependência de álcool. São os chamados fumantes passivos, que inalam involuntariamente a fumaça expelida pelos outros, e estão sujeitos a todos os efeitos letais do fumo, como se fossem fumantes ativos comum.
      Bem provavelmente, se Bill e o Dr. Bob tivessem conseguido se livrar do tabagismo, por certo o teriam colocado como uma doença espiritual também. Se dizem que o álcool ao agredir o organismo humano, está vilipendiando o templo de Deus, a mesma regra deveria valer para o fumo, pois ele está atacando e destruindo este organismo de forma tão intensa e poderosa quanto o álcool, haja vista que o álcool é uma única substância química, quando o cigarro é um composto de 4.720 substâncias tóxicas aproximadamente. Sobre isso veremos logo abaixo.
      Diante disso, A.A. se enquadra perfeitamente na classificação de religião que induz a dependência química (além do programa – que indiscutivelmente provoca dependência também), que é o tabaco. Refutamos por completo, todas as argumentações de Bill, no sentido de querer torná-la aceitável. Os membros de A.A. não aceitaram a tese de Bill para consumir LSD, mas embarcaram na do fumo.
      A OMS considera que o tabagismo seja o maior problema de saúde pública mundial atualmente. Segundo a organização, ele matou em torno de cem milhões de pessoas no século passado, e estima-se que as perspectivas de óbitos da doença para o presente século cheguem a aterradores um bilhão de pessoas, o que levou a organização a colocar como uma prioridade a ser trabalhada neste século XXI.
      De acordo com Lopes (1996), a mulher é mais afetada pelo tabagismo do que o homem e tende a entrar na menopausa mais cedo, acarretando maior chance de desenvolver osteoporose, e mais: 1) aumenta a probabilidade de abortos prematuros e mortalidade fetal, 2) maior risco de morte súbita do bebê, problemas pulmonares e anomalias fetais, 3) menor peso no recém nascido, 4) maior intoxicação pela nicotina durante a amamentação, causando diarreia, irritabilidade e taquicardia no bebê, 5) aumenta a probabilidade do recém nascido contrair pneumonia e asma, 6) desenvolvimento físico e mental em geral inferior aos filhos de mães não fumantes.
      O tabagismo passivo, também chamado de fumaça ambiental de cigarros (FAC), fumo involuntário e fumo indireto, equivale-se, em nível de patologia e suas consequências, ao tabagismo ativo, já que os estudos apontam para a mesma gravidade dos efeitos de um e do outro, e em termos estatísticos os números são convergentes para indicar o grau de afetação das duas modalidades de intoxicação por tabaco.
      As pessoas que ficam próximas à fumaça absorvem-na quando inalada pelos fumantes e também absorvem a fumaça que sai diretamente do cigarro. A fumaça que é inalada representa apenas 20% da fumaça que se concentra no ambiente, e logicamente os 80% da fumaça restante saem diretamente do cigarro para o ar do ambiente, e estão bem mais carregados de poluentes nocivos. O fumante funciona como filtro natural da fumaça que inala, contudo, ao puxar a fumaça, retira oxigênio que é queimado ou incorporado às demais substâncias produzidas. Estas são inaladas e participam do metabolismo para produzir outras substâncias nocivas. Estudos feitos com fumantes passivos determinam que eles são propensos a ter doenças cardiovasculares em proporções bem maiores do que a população em geral. Os filhos de fumantes, além de terem as doenças passíveis de acontecerem aos fumantes passivos, apresentam ainda índices de infecções em níveis bem maiores do que as outras crianças, filhas de pais não fumantes.
      As principais doenças provocadas pelo fumo, aos fumantes ativos e passivos são: câncer de pulmão, da boca, da garganta, do esôfago, da laringe e da bexiga, DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica – o enfisema pulmonar), asma, doenças cardiovasculares, com diminuição dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e infarto do miocárdio, isquemias ou hemorragias cerebrais, maior risco de contrair câncer nos rins, pâncreas e estômago.
      Das substâncias envenenadoras encontradas na fumaça do cigarro, que é a forma mais consumida do fumo, listamos algumas: a nicotina, que é um alcaloide altamente venenoso utilizado para matar insetos (em um cigarro encontra-se dois miligramas desta substância0. A metade dessa dosagem (2mg) se for injetada sob a pele de uma pessoa é letal, segundo Eurípedes Kühl no livro Os Tóxicos. Também a principal substância psicoativa que leva à dependência, age no sistema nervoso central tal como a cocaína, sendo mais rápido do que esta para atingir o centro nervoso.
      O alcatrão é um composto que contém acima de quarenta substâncias cancerígenas, e dentre elas estão o arsênico, que é um dos venenos mais letais que se conhece, o níquel, o benzopireno e o cádmio. Contém ainda agrotóxicos como o DDT e substâncias radioativas como o polônio. O ácido cianídrico, também presente no cigarro, é tido como o veneno de ação mais rápida e fulminante que se conhece. O cigarro possui ainda: colidina, fenol, furfural, cresol, acroleína, piridina, que é utilizada como herbicida, acetona, amônia, monóxido de carbono, cianeto de hidrogênio, que é utilizado nas câmaras de gás para matar os condenados à morte, naftalina, compostos de enxofre, formaldeído (utilizado para embalsamamento de cadáveres) e butano, dentre outras substâncias.

      Luiz Alberto Bahia
      lzbahia@gmail.com
      http://www.greda-luizalbertobahia.blogspot.com

  • Muito infeliz o texto. Parece que o autor desconhece completamente o assunto. Preconceituoso, o mesmo descreve algo que parece não ter a mínioma noção. Diversos estudos foram feitos e nenhuma substancia alucinógena foi encontrada no Chá do santo Daime. Tomei o chá durante quatro anos. Vi e ouvi mensagens de Fé , Perdão e Amor á seres dívinos. Talvez falar em Deus, Jesus e Santos, incomode certas pessoas, que idolatram o deus dinheiro. Mais triste é ler declarações que aprovam tamanho preconceito. procurem conhecer melhor a DOUTRINA do Santo Daime. Os procedimentos tomados antes de cada trabalho. A história de seus seguidores. De como vários deles abandonaram seus vícios pelas drogas e alcool. Cada desaprovem atos alheios. Vivam apenas as suas próprias vidas e não se revoltem contra a felicidade alheia. Abraços.

    • Muito infeliz sua colocação a respeito do texto anterior. Na minha opinião, não precisamos alterar o nosso consciente para nos elevar espiritualmente e sentirmos ou até vermos DEUS ou até a virgem Maria como cita o seringueiro Irineu em sua viagem ao tomar o chá do santo daí me.
      Eu tive pessoalmente a experiência de tomar o chá e tive uma sensacao muito ruim..a que os daí mistas chamam de limpeza espiritual ou peita, passei muito mal vomitando e diarréias e uma escuridão em minha vista e muita moleza no corpo que tive imediatamente que deitar e muita batedeira no coração. ..isso é limpeza espiritual??? Sai completamente tonto das oito horas de sessão do daime e com uma energia ruim onde pra mim abre portas para o desconhecido. Não precisamos disso para termos contato com Deus, ELE ESTÁ PRESENTE DENTRO DE TODOS NÓS SEM ELEVARMOS ESPIRITUALMENTE ATRAVÉS DO DAME. .ALTERANDO A NOSSA CONSCIENCIA !!!

  • "QUALQUER PESSOA Q PROCURA USAR UM PRODUTO Q LHE TIRE DA SUA LUCIDEZ, É ALGUÉM Q QUER FUGIR DE SI MESMO…"
    RAUL TEIXEIRA

    Raul Teixeira é um dos oradores mais requisitados no Brasil e no Exterior, e já levou a mensagem espírita a cerca de 37 países.

  • Quero manifestar aqui o meu desprazer em ler o infeliz e mal escrito texto, sem contar em preconceituoso e mentiroso, pois para se paticipar de um trabalho do SANTO DAIME é necessário passar por algumas restrições de comportamento às vésperas, bem como submeter-se a uma entrevista em algumas Igrejas e Palestras em outras,explicando a real intenção do trabalho, bem como a doutrina. Durante a cerimônia é permitida a presença depois de submetido a esses preceitos e obrigado a tomar a todas as doses do SANTO CHÁ. Portanto, se esse "talzinho""qualquerzinho" que pensa ser um repórter, de péssimo gosto e escrita, realmente participou de um Ritual do SANTO DAIME ele tomou sim o chá, pois há todo um controle e organização durante o trabalho, por parte dos Irmãos Fardados e há uma sequencia para o momento da bebida.
    Como você disse no começo do seu infeliz texto, "fiz pesquisas a respeito" acho que você deve analisar melhor suas fontes, pois repórterzinho de google, qualquer um é.
    Mas já que é assim,então porque não entra no site oficial do SANTO DAIME e pesquise, lá você encontrará informações confiáveis sobre a nossa SANTA DOUTRINA. Mas, só prá enriquecer um pouquinho de sua pesquisa tão pobrezinha, vai aí uma indicação de boa leitura e totalmente confiável (vide referências bibliográficas).

    http://www.santodaime.hbe.com.br/artigo_especifico.php?idartigo=41&idautor=78

  • maurício cavalcanti

    hugo mariatti, quero lhe agradecer, por ser um corretor de texto humano.
    sem querer lhe reduzir a uma insiguinificante função sibernética.
    peço lhe humildemente desculpas por digitar errado algumas palavras desse nosso maravilhoso idioma.
    namastê

  • bem, para quem tem aversão a substâncias alteradoras da percepção, conciência, realidade ou como queiram ou possam chamar essa camera estanque onde compartilhamos nossas esperiências de vida, faço uma proposta:
    deixem de respirar, em definitivo.

    isso não é uma brincadeira tosca de mau umor, ou uma proposta de uma pessoa revoltada com sua insiguinificância.

    se não podem perceber que é o OXIGÊNIO, poluido ou não, é que nos mantem nesse torpe estado de pseudo conciência, e que isso por si só já é uma substância alteradora de um estado. Vivo/Morto.

    Há tá se tem medo da morte?!!!

    Faça diferente então, produza uma oxigenação intenssa e me diga qual o resultado.

    "é bem facil do porto, ficar ditando falas de ordem a desvalidos que estão no meio da tormenta", isso é uma fala do prometeus acorrentado, num drama do ésquilo.

    AMIGA!!!
    concordo com vários de seus argumentos, contundentes e possidos de consistência.
    o preconceito nem chega a ser um previlégio seu, sendo uma parte da naturesa humana, é só uma manifestação de medo e angustia profunda.

    Como podem ver tudo está dentro deste cercadinho que é nossa natureza de critica e destruição de algo que pode por em risco essa estabilidade judaicocristam,
    porque será que no acre nÀo pode haver uma manifestação sociocultural e seja uma via de conecção com algo superior.
    será mesmo que só no eixo rio são paulo, nova yorque paris, imalaia macho picho, pobreza cultural devemos admitir, temos todos.

    o negão da foto, é mestre raimundo irinue serra, um homem de origem digna, vida de trabalho e simplicidade, que cumpriu uma diciplina para poder chegar ao ponto de reunir um grupo de pessoas e tomar o santo CHÄ, que faz parte de uma tradição ancestral dos nativos originários da america andina, ele só fez uma transiçÃo por ter sido escolhido sim, pois não era nego cagão como certos brasileiros que só dão valor as manifestações culturais da índia/paquistão/china, sei lá dos confins das terras distante.
    Falo de seua coragem pois deixou aquilo que já dera sinais de desgaste para ser um defensor de divisa, posto militar do exercito nacional no acre, fim de mundo.

    Devo concordar também que num nível jornalístico, é pobrinho seu artigo e se iguala a visão castrada da VEJA.
    um blog é um universo sem censura nem patrão, podias ser menos parcial. Os orgàos governamentais deram seu aval as comunidades por entende-las como produtivas e idoneas do ponto de vista religioso. essa coisa invadir os centros urbabos, tenho resistência.
    o episódio glauco ele não é isolado, nem uma fatalidade mesmo, como foi dito é um risco e um exesso de auto confiança que pos em risco a integridade da coisa toda. há um movimento de repensar essa coisa, de triar os que podem dar problemas, infelizmente é da naturesa do brasileiro, fazer uma M e depois correr atraz do prejuizo.
    A questão de ser uma RELIGIÃO, ou não é uma questão de abordagem, e alguns gostam de chamar de doutrina, como queiram chamar é menos relevante, é importante rasaltar sim que prega-se o amor a natureza, os valores do amor da lealdade, verdade, preservação dos recursos da natureza, que mal há nisso?

    Já pode respirar novamente.
    NAMASTÊ!!!

  • Não vejo o Santo Daime como uma religião. EU não vejo, devo salientar. O ritual com o chá é um ritual, assim como qualquer outro: chá-das-cinco, respiração holotrópica, canto. A diferença é que o chá é tomado, e qualquer coisa que aconteça à pessoa por causa dele terá como causas primárias as próprias predisposições da pessoa.
    Isto é, a pessoa não parará de fumar crack porque tomou, a pessoa não terá revelação internas tomando chá… realmente o chá é alucinógeno, mas não vai induzir na pessoa coisa que não seja dela mesma. Não consigo me convencer do contrário.

    Pra completar o que disse no começo, muitas pessoas o levam como se fosse religião, tomam com freqüência, veneram deuses, espíritos e o caralho.
    Mas cada um cada um, não vou culpar a substância e nem venerá-la – assim como qualquer outra coisa: cerveja, café, sorvete de baunilha, salada de batata. Já ouvi falar de gente que teve convulsão por causa de soro caseiro. Mas só ouvi falar, também..

  • Sally: como a sua mente tão genial conseguiu conceber uma idiotice tão idiota quanto essa do daime de 02/04/10?

    OBS: quando fundar a religião do santo pozinho…divulga!

  • Adorei seu comentário, parabéns.
    Conheço um cara que viu até ETS e disse que foi até o planata deles, ele jura que a vida dele melhorou… mas como vc, obomino qualquer substancia que altere meus pensamentos.
    a não ser que venha com uma rodadinha de queijo, salame em frente a um bom futebol.

  • Hugo, você é parente do Adriano Imperador? Porque você sempre faz a mesma coisa: chega a um ponto que "desiste" da discussão usando um ar superior de quem está certo ("Não adianata ser imparcial" – Tadeeenho!como ele é incompreendido e injustiçado!) e desvaloriza o argumento do outro ("vamos demonizar Daime" – meu texto não demoniza o Daime)

    Uma pena. Acho que você tem cérebro para fazer melhor.

    Anyway, bom saber que doeu e que você se deu ao trabalho de voltar aqui diversas vezes e deixar diversos comentários. Volte sempre.

  • Não disse que dou mais valor a isso.

    Mas que seria um ótimo complemento neste caso, seria.

    Eu por exemplo estou neste momento vivendo a experiencia de tentar convencer outra pessoa do meu ponto de vista. Apesar de todo meu conhecimento teórico ou filosofias registradas a cerca do assunto, eu ainda insisto. Esquecendo de como funciona a natureza e psicologia humana, tambem cientificamente documentada. Somente agora depois de passar pela experiência prática que tive aqui discutindo percebi a verdade e posso dizer:

    _Esqueçam tudo o que escrevi. Não adianta de nada mesmo tentar ser um pouco imparcial. E vamos demonizar o Daime e a religião.

    Abraços

  • Hugo, você está me dizendo que dá MAIS valor a opiniões embasadas em empirismo do que a opiniões embasadas em ciência, estudo e pesquisa?

    Uga buga

  • Em partes, Somir:

    Não é só a religião que causa guerras, quem causa guerras são os homens, e sempre por poder e dinheiro, a religião foi em algumas vezes a desculpa usada pra manipular as marionetes do jogo.

    Ela sozinha não começa nada.
    Odeio ficar repetindo, mas…algumas pessoas não precisam de muletas (parabéns Somir, já percebemos isso de ti), mas outras simplesmente caem sem elas. E outras simplesmente GOSTAM do conforto que as muletas lhe trazem, mesmo sabendo que poderiam andar sem. Elas gostam, se sentem bem, e isso basta pra elas como motivo. Qual o grande mal nisso?!

    E eu não disse que quem acha religião algo estupido é arrogante. A palavra certa seria intolerante, a mesma coisa que alem da religião, como vc citou, causa guerras.

    Agora quanto a consistencia do que foi 'argumentado' aqui, vou passar a Sally.

    Sally, vc foi simplista com esta de "não preciso me cortar" ou "dar o rabo" pra saber que não é bom; pra ter um argumento a respeito.

    Eu tambem poderia falar longamente sobre como acho o homem fisicamente e na maioria das vezes mentalmente algo escroto, e como acho o fato de colocar seu penis numa bunda cheia de pelos e muitas vezes com fezes algo que nunca faria e que não é bom. Poderia tentar descrever a dor de um corte, exemplificar o que acontece dependendo de que orgaos atinge e profundidade, mas, sem realmente me cortar ou dar o rabo eu nao poderia dar um opinião consistente e 'abrangente' sobre o assunto.

    Neste caso, darei um passo atras e admito que mesmo sem 'viver toda a experiencia', vc PODE SIM ter e expor sua opinião, mas ao mesmo tempo não posso dar tanto valor pra mesma.

  • Hugo, primeiro quero dizer que acho que toda religião acaba trazendo também coisas boas à pessoa. Não sou anti-religião a qualquer preço. Só acho que o Daime acaba fazendo mais mal do que bem e só não causa prejuízos maiores porque não é muito difundida. Se essa porra virar moda…

    E nem sempre a pessoa usa o chá da forma responsável como você narrou. Não raras vezes usa e sai por aí, ao menos aqui na minha cidade. Não generalize nem desvalorize a minha pesquisa, ninguém me contou, eu vi. Mais de uma vez.

    Quando à sua teroria do whisky, onde se depreende que para saber que é ruim/nocivo/desagradável é preciso PROVAR, eu discordo. Ou por acaso você precisa dar o cu para saber que é desagradável e que você não gosta? Ou levar uma facada para saber que dói e que não é legal?

    A única forma válida de formar uma opinião é pelo empirismo? Sei lá, eu acho que é possível formar opiniões consistentes pelo estudo também…

  • Argh, esse papinho de "a ciência não resolve meus problemas emocionais" me torra o saco.

    Dá pra parar de comparar a ciência com a religião? A ciência tenta explicar a realidade percebida, a religião mantém quem tem poder no poder.

    Religião cria guerras entre povos cuja IMAGINAÇÃO é diferente. Como que essa merda é um mal necessário?

    Eu já falei sobre a história da muleta, mas tem mais:

    Uma pessoa bem criada não precisa de religião para viver bem. E se não pararem com essa babaquice, as pessoas vão continuar achando que isso aqui é sala de espera para o céu e não esquentando tanto com essas "bobagens" como educação e aumento da qualidade de vida de seus semelhantes.

    E esse seu papinho de "complexo de superioridade ateu" é mais velho que andar pra frente. Acreditar ou não em divindades nada tem a ver com o caráter ou bom-senso de UMA PESSOA. Mas é mais fácil andar para a frente sem uma âncora.

    Muito conveniente que uma pessoa que diz que religião é uma coisa estúpida e inútil ganhe a presunção de arrogante, não? Rico não é feliz, inteligência é sinônimo de desdém pela vida, gente bonita é burra… Todas desculpinhas padrão.

    A sua argumentação é rala, superficial e inconsistente. Se fosse tão afeito ao respeito pela opinião alheia, por mais que discordante da sua, não teria saído pela tangente depois da minha sugestão de que você leu o que quis ler na postagemm, ignorando a consistência das opiniões versadas aqui neste blog até hoje.

    Escapou do cerne da questão e resolveu me analisar para desmerecer minha opinião, utilizando um preconceito batido que ateus estão carecas de escutar.

    O que você já deveria saber.

  • Somir,

    Seria lindo (?) um mundo completamente sem religiaõ, rituais, crenças e guiados unicamente pelas ciências. Mas como já disse, a religião é um mal necessário.

    É louvavel, vc sempre bater no peito e se dizer ateu, que acha ridiculo isso, ou aquilo no quesito espiritual. No fundo sabemos que é só uma autoafirmação infantil pra se mostrar mais inteligente e melhor que os outros. Desculpe, ser ateu é uma ótima opção, mas não te torna melhor ou mais feliz. Assim como algumas pessoas precisam do apoio da religião, vc tem deve ter isso com a ciencia ,dinheiro ou seu ego. A ciência não conseguiu resolver todos os conflitos humanos.

    Algumas pessoas simplesmente não podem pagar pelo que a ciência já solucionou. Quem dá mais esperança a QUALQUER PESSOA que precise? A ciência, ou a religião?!

    Então se vc não precisa de nada disso, parabéns. Mas , guarde pra vc. Sua necessidade de tirar sarro de crenças alheias e expor isso, agrada mais a vc mesmo do que aos outros.

    Sally,

    Vc mesma disse que não tomou o Daime, e muito menos deve ter se preparado da forma que é solicitada.

    Que tal fazer uma matéria sobre whisky sem tomar/gostar de destilado?!

  • Claro que um blog que já se posicionou contra a legalização da maconha vai achar bonito que um bando de pessoas se juntem para usar uma droga alucinógena que só não é proibida por causa de LOBBY (vulgo: SUBORNO) de gente esperta o suficiente para esconder essa asneira de Santo Daime atrás da merda do manto intocável da religiosidade alheia.

    Um blog escrito por dois ateus.

    Claro.

    Mais claro ainda é como um texto que bate nos dois pontos centrais do tema (substância alucinógena e legalidade absurda) está claramente enfiando toda a linha argumentativa do desfavor no rabo de uma só vez e culpando o chá por tudo.

    Claro.

  • "Enfim, quem é mais preconceituoso?"

    Você, sem dúvidas, por achar que eu não conheço o assunto do qual estou tratando e apenas me manifesto de forma contrária por preconceito.

    E eu acho rituais de religiõea afro lindos e interessantes, como já disse em outras postagens antigas, como por exemplo o Flertando com o Desastre sobre ateus. O preconceito é seu comigo.

    Abraços.

  • Tanto faz dizer que seu "texto" ou sua opnião é cheia de preconceitos. O adjetivo é o mesmo. Aposto que se vc fosse ver um ritual indigena, ou alguma religião afro, também observaria com ojeriza e ridiculizaria as danças rituais etc.

    VOCE foi preconceituosa e intolerante, não eu; e esta sendo ate mesmo nesta resposta: Em que momento eu disse que usava alguam droga alucinógena. Eu nem penso nisso ( não gostaria de perder o controle do que vejo ou penso nem por um momento com algo assim)

    -Eu não usaria, mas respeito quem o faz em um ritual onde se há acompanhamento. Ninguem toma o Daime e sai de lá pra balada..pega o carro e vai tirar um racha ou vai praticar assaltos. A pessoa tem de se preparar antes e depois (basicamente se pede que fique uma sem beber, drogas, sexo, etc…), a GRANDE maioria das pessoas vão lá preparadas 'espiritualemnte' e com objetivos espirituais (antes que use de seu preconceito de novo comigo – sou ateu, cético e não acredito em nenhuma bobagem 'esohisterica').

    Não gosto mas respeito quem faz desta forma.

    Agora como disse, seu texto remete muito a algumas reportagens da revista Veja, onde o fato do cara ser psicotico, usar cocaina, e crack e estar quase 4 meses sem frequentar o centro, não deixa sombras de dúvida ao que o levou ao assassinato: O Santo Daime.

    Enfim, quem é mais preconceituoso? Eu por não gostar da sua opinião; ou vc por descrever de forma leviana uma seita que nem conhece direito e ainda achar que EU so defendo algo por fazer parte disso?!

    Abraços.

  • Hugo, o que você chama de preconceito eu chamo de opinião. Pesquisei e formei uma opinião que por um acaso não te agradou. Desvalorizar meu texto ou minha pesquisa porque a minha conclusão foi diferente da sua traduz uma intolerância típica de religiosos cabecinha fechada, que eu abomino.

    Continue seguindo os delírios místicos de um seringueiro que tomou umas ervinhas alucinógernas e se achou "o escolhido" por causa disso… eu opto por viver 100% do meu tempo em plena consciência, sem uso de substâncias que alterem minha percepção.

  • Já que demorou tanto pra escrever este texto, podia ter demorado um pouco mais pra conseguir um texto com mais informação e menos preconceito.

    Do jeito que vc escreveu, não me acrescenta nada alem do que a dignissima Veja reportou.

    A cultura e religião que não entendemos realmente é bem ridicula e estranha. Mas..se vc com o que vc diz pesquisar e frequentar, acha que já tem conhecimento suficiente pra tirar suas conclusões…só lamento.

  • Bom, eu tomei o chá algumas vezes, foi horrível, pirei geral, e não tomo mais nem que me paguem! E percebi logo que os "seguidores usuários" são mutcho loucos, ng normal fica tomando sem parar esse chá, é que nem se entupir de chá de cogumelo…

    • Olá, Anonymous! Conseguiu voltar ao normal após o uso do chá!? Foi com medicamentos ou com o tempo mesmo? Obrigado.

  • Bom, vi vários preconceitos no seu texto que por incrível que pareça eu os tinha também, exatamente da mesma forma que você, sem tirar A e nem B. De lá para cá, muitas ruas foram percorridas, muitas merdas foram pisadas, e o fedor subiu e se espalhou pelo ar. A substância pouco me importa, o problema está com as pessoas e não com a substância utilizada.

    Em outra discussão no: http://www.viceland.com/blogs/br/2010/03/19/o-dia-em-que-tomei-daime-com-glauco/

    eu postei um comentário que pelo jeito, os seguidores do mundo adoraram e replicaram até o esgotamento. É impressionante o poder de não-originalidade das pessoas no mundo. O poder que temos de copiar o pensamento dos outros e não possuir um próprio. Reapresento o meu aqui:

    Blá, blá, blá, blá e blá! Todo mundo adora trocar de roupa, quando uma religião fica chata, troca pra outra mais "cool". E assim é com tudo e todos na nossa vida, sempre presos ao "eu" e ainda sim tentando ver a realidade, a verdade, deus, ou qualquer que seja a palavra sagrada que vocês queiram dar.

    Querem liberdade? Se libertem de vocês mesmos, aí quem sabe vocês verão aquilo que não pode ser descrito, aquilo que está além dos limites da mente e portanto das palavras e do "eu".

    Até lá, tudo que vêem com qualquer tipo de droga ou planta será uma mera projeção do seu próprio "eu", portanto, algo irreal, ilusório, que não é o que é.

    Acordem :)

  • Camilla fez esse desfavor de comentário:
    "Conheço uma mulher que bebe esse chá. Fica tão louca que caga na roupa rolando no chão."

    kkkkkkkkkkkkkk
    Minha mãe faz isso, mas é com cachaça mesmo. ela é da macumba.

  • Deja,

    Conheço outra em Limeira. Sendo mais perto de Campinas, poderíamos combinar com o Somir e o Chester…

    Suellen

  • Uma amiga conhece uma igreja em Ubatuba do Daime, estamos marcando para ir lá.

    Nosso objetivo é apenas o de ficarmos chapados.

  • O chá não causa dependência física, porém pode causar dependência psicológica e outros problemas descritos no texto.

  • Muito criativo inventar uma religião pra poder se drogar hahaha Tem dízimo? Se tiver eu fundo a minha paróquia! Eu queria saber se esse chá vicia, deixa dependente químico ou só dá um barato na hora e passa. Santo Daime é bom, Santo Daime é bom, bom bom… Mas se vc fizer fica melhor!

  • JURO que pensei algo como "só o que falta transformarem isso em patrimônio cultural." Não, porque se fosse outra coisa, CERTEZA que iriam banir de todas as formas possiveis, agora só porque um fuckin' acreano criou isso, é prestigiado.
    O interessante é que não vi/li/ouvi nada à respeito de o cartunista fundar um 'templo'. Maldita mídia.

    OBS: Esse foi um dos melhores Desfavor Explica que já li.

    • Quanta ignorância,que termo escroto,caga,nojo de quem usa certos palavriados
      O daime na minha vida,é a melhor coisa q aconteceu,tenho um irmão,que usou drogas até os 47anos,graças a Deus nem sabe oque é isso hj
      viva o Santo daime,tomo e não morri

      • Porque você é referência mundial, universal e única, né? Se nada aconteceu com VOCÊ, essa pessoa tão importante, é sinal de que nunca nada vai acontecer com nenhuma outra pessoa do universo! Olha aí a mentalidade de quem faz uso…

      • Maryah, vc detesta tanto esses termos chulos que fez questão de repeti-los todos! E isso tem nome: “projeções freudianas”. E parece que, pelo que dizem seus iguais, não serviu em nada para vc, deve ter valido apenas os embalos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: