Plantão Hell de Janeiro

Para papá pararapapá!Antes de mais nada quero deixar três coisas muito claras: 1) eu não apóio o tráfico do Rio de Janeiro, 2) eu não estou torcendo contra a polícia e 3) eu gosto do Secretário de Segurança Estadual. Sempre elogiei o Beltrame, inclusive aqui. Acho o trabalho das Unidades de Polícia Pacificadora uma grande sacada. O que eu não gosto é de ver mentira e distorção contada como verdade para o resto do país, sabendo que não terão condições de perceber a mentira.

O que se viu ontem, aquelas “cenas emblemáticas” que se você não viu, vai ver, porque vão ser mais repetidas que gol da Seleção Brasileira, não representam vitória nenhuma como fizeram parecer. Para quem não sabe, o jeito de funcionar do tráfico carioca é esse mesmo, desde sempre. Quando vem a polícia e confronta, eles correm, se escondem, puxam para uma emboscada ou fogem e depois voltam. Sempre foi assim. O fato deles estarem correndo não significa que estavam intimidados, apavorados e que se ganhou a guerra contra o tráfico.

O grande diferencial das UPPs (e razão pela qual eu sempre elogiei a atual política de segurança pública) é que com elas os traficantes fogem e não podem mais voltar. Esse é o pulo do gato. Se conseguirem isso em todo o Complexo da Penha e em todo o Complexo do Alemão, uma área com mais de 400 mil moradores que ocupa cinco bairros do Rio de Janeiro, ai sim eu vou sorrir e dizer que eles erradicaram o tráfico do local. Enquanto isso, estou apenas de olho e na torcida.

Na coletiva de imprensa de ontem Beltrame disse claramente que no momento não dá para colocar UPP por lá. Não tem o efetivo de homens e armamentos do qual se precisa. Agora realiza, se não dá para colocar uma UPP em Vila Cruzeiro, que é uma pequena porção destes complexos, imagina se vai ser possível colocar nos complexos todos? Nem pensar. Daí de que adianta traficante correr de Vila Cruzeiro para o Alemão? É trocar seis por meia dúzia, eles continuarão no local e continuarão atuando. É o mesmo que você tirar seu carro de uma vaga para deficientes e colocar em um lugar que é proibido estacionar. O resultado prático é o mesmo, vai ser multado e rebocado.

O que aconteceu ontem pode ser um bom começo, se o Estado souber conduzir a operação e investir pesado em recursos para segurança pública. Mas também pode ser porranenhumadenada. Não é novidade expulsar traficantes de algum lugar, a novidade será se eles não voltarem, como não voltaram para os morros Babilônia (cenário do filme Tropa de Elite I), Chapéu Mangueira, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo e tantos outros com UPP.

Quem não mora no Rio não sabe que a estratégia de funcionamento do tráfico é essa: eles correm para outros lugares, para becos, vielas ou comunidades vizinhas onde tem gente fortemente armada justamente para atrair os policiais para lá, para que eles sejam trucidados em emboscadas. Não, eles não estavam fugindo apavorados, estavam fazendo apenas o que sempre fazem. Se aproximar ou aumenta a imagem, dá até para ver alguns sorrindo. Então, a novidade será apenas se eles não voltarem e se a polícia for atrás deles no Alemão e conseguir bani-los de vez das redondezas. Até lá, não comemorem. E não comprem discurso vitorioso!

Também tenho que lembrar aos Senhores que TODO o efetivo policial está nas ruas do Rio de Janeiro e isso não impediu que diversos atentados sejam realizados: colocaram explosivos em praças, tacaram fogo em van, carro e ônibus, muitos deles com passageiros dentro e promoveram outros atos de terrorismo. Como é possível que fechemos o dia de ontem com mais de 50 veículos incendiados com todo o efetivo policial nas ruas de prontidão? Meio que uma derrota, não acham? No meu computo geral, o tráfico está ganhando – e de goleada. Somir que me conhece bem sabe que eu não tenho medo dessas merdas, encaro tiroteio com serenidade. Mas até eu estou apavorada.

E não custa lembrar que não estamos lidando com gênios do crime. Estamos lidando com pessoas estilo Carlaum (lembram dele? KKKKKKKK DIBOA?). Combater gente muito burra e muito tosca é bem mais fácil e nem assim estão dando conta. O tráfico está pagando duzentas pratas para idiotas das comunidades pegarem duas garrafas grandes de Coca-Cola cheias de gasolina e incendiarem veículos por aí. São pessoas sem o menor resquício de instrução. Para vocês terem uma idéia, um desses imbecilóides foi preso porque enquanto aguardava um carro para abordar e parar em um sinal, fazia malabares com as garrafas cheias de gasolina. É ISTO que não estamos conseguindo combater? Que bosta, hein? Enfia essa vitória no cu, que isso de vitória não tem nada!

Os ataques à população começaram no domingo passado. Já se passaram cinco dias e todo o efetivo policial não consegue deter duas dúzias de analfabetos com garrafas plásticas na mão. Espero sinceramente que o Brasil nunca entre em guerra com ninguém, porque vai levar um pau se for atacado por seres humanos com estratégia.

Tirando o leve inconveniente de morrer com tiro ou incendiado, a população vem enfrentando outros problemas sérios. Com essa onda de incêndios as empresas quase não estão colocando ônibus nas ruas. Conclusão: as pessoas estão com dificuldades para se locomover, inclusive para chegar e voltar do trabalho. Mesmo para quem pode pagar, achar um taxi livre na rua é um desafio, já que as pessoas também estão com medo de tirar o carro da garagem (spoiler: se um bandido incendiar seu carro, o seguro não cobre, você simplesmente fica no prejuízo).

Além disso, mesmo em bairros nobres, o clima é de guerra. O tempo todo passa helicóptero, o tempo todo se escutam explosões, barulho de tiro ou qualquer outro som assustados. E quando não se escuta, você pensa que escuta. Qualquer explosão te faz sentir medo e se perguntar se finalmente colocaram a dinamite que tinham prometido em algum lugar. Estamos vivendo como refugiados de guerra. Hoje andando pela rua passou um helicóptero e uma mãe com uma criança nas mãos olhou para o céu e disse “Ferrou! Esse é do BOPE! O bicho tá pegando!” puxou a criança para o meio da rua e se jogou em um táxi. Essa está sendo a nossa semana. Quando a gente vê aqueles carrinhos pretos com uma caveirinha já sai correndo, entra no primeiro prédio e aqueles que sabem rezar, rezam.

Então, não façam parecer que tá tudo bacana e que ontem foi um dia histórico porque 200 (em uma comunidade de 400 mil) correram para o meio do mato. Primeiro que nem fuga eu acho que foi, foi uma estratégia que eles SEMPRE usaram. Inclusive esta estratégia está mostrada no filme Tropa de Elite 2, quando eles invadem uma comunidade chamada Tanque. Neguinho corre para algum canto para pegar os policiais em emboscada. Segundo, que se os bandidos estavam mesmo “fugindo”, era meio que obrigação ir atrás e pegar, né não? É o mesmo princípio nefasto de quando você pede para o seu namorado matar aquela lagartixa da qual você tem medo e ele, viadamente, apenas a coloca para fora da casa. PORRA, ESSAS PORRAS VOLTAM, TEM QUE MATAR!

Fico me perguntando se a polícia não foi atrás porque sabia dessa tática de atrair para uma armadilha e sabia também que levaria um pau. Fica mais bonito fazer o trabalho pela metade mas sair bonito na fita. Um dia histórico MEU OVO, o dia histórico será quando Complexo do Alemão e Rocinha tiverem UPP e nenhum traficante dentro. Um bando de analfabeto dando olé na polícia carioca. Dia histórico é o caralho. Só acredito vendo. Vamos ver se eles não acabam voltando. Vamos ver se, mesmo não voltando, eles são caçados lá no Alemão. Vamos ver se o cidadão para de sofrer atentados todo santo dia da semana e pode sair na rua sem medo. Aí sim vai ser histórico.

Vocês, que não são do Rio, anota aí: o que fizeram hoje é o que vem fazendo desde sempre. É uma brincadeira de gato e rato, entram, neguinho corre para pegar a polícia em uma emboscada, a polícia não vai, e com o tempo os traficantes voltam. Com a diferença que desta vez foi televisionado para parecer que foi uma operação heróica. Como eu disse, pode ser de fato um bom começo, mas eu sou cética e pessimista, só acredito vendo. Até aqui, nenhuma novidade.

Quando dizem que tiraram o que nunca foi tirado de traficante (seu território) esqueceram de dizer que nunca foi tirado EM DEFINITIVO, e até onde eu sei, ainda não tiraram nada em definitivo por aquelas bandas. Afirmativa manipulada. O que me dói é que quem não mora no Rio vai acreditar.

Aproveito a coluna para fazer um dois em um. Além do Plantão Hell de Janeiro, quero inserir aqui uma coluna “Não Disse?”. Segue um trecho do texto de ontem:

“A última notícia é o Exmo. Sr. Governador anunciando que a próxima Unidade de Polícia Pacificadora mudou de lugar: vai ser no Complexo do Alemão (Vila Cruzeiro e cia). Anota uma coisa aí, para depois eu poder escrever uma coluna “Eu Disse!”: NÃO É POSSÍVEL com o atual efetivo militar e armamentos entrar no Complexo do Alemão. NÃO É POSSÍVEL. Ou vão tomar um pau e vai morrer muita gente ou, o que é bem mais provável, já foi feito um acordão com o Comando Vermelho para que ele ceda este território em troca de algo muito compensador, para que pareça que o Super Governo do Estado quebrou uma das piores favelas do Rio de Janeiro e saia como herói (candidatura à Presidência feelings). Limpos, eles não entram lá, só comprando mesmo.”

O porta voz da declaração oficial foi o Coronel Lima Castro, porque tem que dar nome e sobrenome. A notícia de que Vila Cruzeiro seria a próxima UPP a ser instalada, mudando o cronograma previsto, pipocou por todo o dia de ontem, atribuída a ele. Eu disse na postagem e repito: não há fuckin´ condições de colocar uma UPP ali de imediato, não existe efetivo de homens e armas suficientes. NÃO PODE SER FEITO.

Isso é vitória histórica? Não ter condições de instalar uma unidade policial no local para impedir que os bandidos voltem? Não ter condições de ir na favela vizinha tirar eles de lá? Grandesbosta. Vão tocar o terror cem metros mais para frente. Êêêê! O Governo é meu herói! Pra ficar legal, é, a gente quer o melhor Sergio Cabraaaal…

Quando dizem que Vila Cruzeiro agora é do Estado se enganam. Vila Cruzeiro ESTÁ do Estado neste momento. Vamos ver até quando, porque uma hora o BOPE vai ter que levantar e ir embora e não vai ter UPP para segurar. Aliás, salvo engano, em breve o BOPE vai ter que levantar e ir embora, porque vão tocar o terror em outro lugar.

Outra pergunta que não quer calar na minha mente simplória, para qual curiosamente a imprensa não atentou: existem duas frentes grandes do tráfico atualmente, Alemão e Rocinha. Todo mundo sabe que o mais badalado chefão, cabeça e mentor dessas merdas todas, está na Rocinha. Também é na Rocinha que está o dinheiro. Também se sabe que a facção da Rocinha, os Amigos dos Amigos, está passando por… digamos… uma “dificuldade de pessoal”. Tá com pouca gente, a ponto de precisar fazer um acordo com facção inimiga, o Comando Vermelho, para pedir pessoas e em troca dar dinheiro. Então… porque merda invadiram o Alemão, que é mais difícil, mais cheio de gente e menos significativo?

Quem mora no Rio sabe. Porque a Rocinha está localizada em um bairro chamado São Conrado, um dos bairros mais ricos da cidade. Até ex-Presidente da República já morou lá. Imagina se vão tocar esse zaralho no meio dos bacanas! Nãããão, nada disso. Vamos começar paunocuzando os pobres favelados do Complexo da Penha e do Alemão, porque se morrer alguém, não dá problema. Vai que em uma ação na Rocinha morre um cidadão classe média ou um rico? Fudeu. No dia seguinte o país está de luto, o Maracanã faz um minuto de silêncio e a imprensa fica monotemática por um mês.

Pior, vai que morre um filho de um global? Fudeu a mariola. Se mesmo quando eles pedem aos berros para morrer fazendo mongolice proibida em túnel causam comoção, imagina se morrer com uma bala na testa? Não, não. Melhor não. Melhor ir paunocuzar os pobres mesmo. Pergunta: vocês sabem quantas pessoas morreram nessa brincadeira toda? Ninguém divulga muito né? Notícias tímidas falam em pelo menos 25 mortos e mais de cem feridos, mas eu creio que seja bem mais do que isso, porque os hospitais das redondezas estão recebendo elevado numero de médicos para auxiliar como reforço.

Alguém sabe o nome de alguma das vítimas? Alguém se importa? Não, não. Para matar traficante vale tudo, vale a morte de civil. Desde que seja na favela, é claro. Mata um não-favelado em São Conrado e você vai ver a merda que te acontece! Vai pra puta que parou três vezes com seu dia histórico, Beltrame! Eu gosto de você mas você foi extremamente infeliz na hora de expor os fatos!

Ok, to no final da minha quinta página. Acho que tenho que parar por aqui, apesar de ter muito mais a dizer. Deixo claro que escrevi isto ontem, às 21h. Qualquer novidade relevante ocorrida após este horário será abordada em novo plantão ainda hoje, porque vocês sabem, eu não tenho vida social, eu vivo apenas para vocês…

Obs: Enquanto os traficantes fazem todo mundo voltar as atenções para Vila Cruzeiro, a dinamite pode estar sendo colocada em algum lugar. Sábado tá chegando. Acordem para a vida!

Para dizer que você concorda comigo mas seu lado romântico-sonhador prefere acreditar que o bem venceu o mal, para dizer que agora entende porque o Sérgio Cabral é um alcoólatra costumaz ou ainda para dizer que não gosta quando a gente fala sério nos textos do blog e quer ler coisas sobre peidos e merda: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (22)

  • M. , eu tive a mesma percepção que você nas comunidades com UPP. Mas muitos moradores temem que estas UPPs sejam uma preparação para que depois a milícia (que é composta por representantes do Governdo, ver filme Tropa de Elite 2) tome a comunidade. Eu já não duvido de mais nada.

    Se continuar nos moldes em que está e se houver manutenção do projeto, achou louvável. Mas podem estar criando um monstro!

  • Daniele, o pior é que os presidiários QUEREM trabalhar, disputam vagas a tapa! Primeiro que ficar na cela é um inferno devido às condições desumanas, segundo que três dias trabalhados implicam em um dia a menos de pena cumprida.

    Mas não é do interesse do Estado, sabe porque? Muuuito resumidamente, porque se colocar presidiário para trabalhar em obra pública não tem LICITAÇÃO para contratar serviços e consequentemente não tem como superfaturar pagamento e desviar verba.

  • Pois é, Alexandre. É justamente sobre isso que pretendemos falar no Desfavor da Semana de sábado.

    Não tem dessa de dizer que tudo isso é resposta contra UPP. Foi um acordo não cumprido.

  • Phill, bomba no estádio não é uma boa idéia. A única torcida expressiva é a do Flamengo, que não vai mais a estádio desde o começo do ano.

    Se jogarem bomba em jogo do Fluminense vão matar meia dúzia de gatos pingados.

    Além disso para derrubar o Maracanã basta assoprar, tá uma decadência aquele estádio…

  • Eu ja fui numa comunidade com UPP instalada pelo meu trabalho. E posso dizer que as pessoas genuinamente gostam da instalacao da UPP. os policiais entram com postura completamente diferente, tentando se aproximar da populacao, ganhando a confianca deles e tentando ajudar no que der tambem. A mudanca na postura das pessoas tambem eh visivel, agora elas se respeitam mais, se comportam diferente, tem esperanca. Ficam com medo, obvio, da UPP ser um projeto politico e q a policia saia qualquer dia. Por isso nao falam muito, com medo de represalias mais tarde.
    Quanto as criancas, elas antes brincavam de bandido e ladrao, e agora brincam de pique esconde, etc.
    Bom, pelo menos, pelo que eu vi, a UPP eh um projeto que ta dando certo.

  • Uma coisa que pra mim é uma das maiores incompetencias do Estado é o ócio dos presidiários. O governo gasta mais pra manter um preso do que pra manter uma criança na escola. Tudo errado. Põe esses fdp pra trabalhar. Funcionários inteligentes que possam pensar em funções que poderiam ser executadas pelos presidiários o Estado tem, não sei porque ainda deixam os presos ociosos, armando revoltas, motins e chefiando de dentro das prisões, tornando o sistema penitenciário cada vez mais oneroso.
    E sempre vai ter gente solidária (um tanto hipócrita) que compraria produtos feitos por presidiários "pra ajudar".
    O que você acha Sally?

    Ps. Faz um desfavor explica UPP's.

  • Fazendo a Logística da Facção Funcionar

    Sou paulistano, vivendo fora do Brasil (devo voltar em dezembro…eu acho)e já vivi no Hell de Janeiro por um tempo, entendo perfeitamente o que você diz Sally, inclusive já vi gerentes e diretores de empresa fazendo acordo com traficantes via telefone (acordo cumprido pelos traficantes diga-se de passagem)para que carros da área de logística da empresa onde trabalhei pudessem subir e fazer as entregas necessárias na Rocinha.
    As pessoas estão esquecendo também que as facções hoje em dia possuem negócios e fornecedores em comum, o que facilitaria o envio dos bandidos para outros Estados, ou seja, dentro em pouco poderemos ter uma transferência em MASSA de profissionais do crime para carioca para outros Estados. O inverso pelo que tenho acompanhado tem acontecido, ontem se não me engano já prenderam um integrante do PCC no Hell de Janeiro enviado para ajudar as TROPAS aliadas. Falam em poder paralelo, o poder paralelo hoje pertence ao Estado, que "conquista" um pequeno território e acha isso uma grande vitória.

    Tenho muitos relatos sobre SPPCCW (São Paulo PCC Week semana em que o PCC fez a mesma coisa em SP) feitos por policiais e baseando-me nisso posso afirmar,muito mais gente já morreu e vai morrer do que será divulgado.

    Aliás em SP o problema persiste, e um grande acordo foi feito, hoje em dia a FACÇÃO não deixa a coisa explodir, por que o Estado tem feito a parte dele.
    Alexandre

  • Uma idéia assustadora acabou de me cruzar a cabeça: Estádio de futebol.

    Isso seria uma merda sem precedentes, no MEIO do jogo ainda por cima!

  • Engraçado. Triste, assustador, mas engraçado. Anota aí: Sábado/domingo, qualquer um dos dias, vai dar merda. VAI DAR. Vão tacar fogo numa porra que ninguém espera, vão explodir metade de um condominio nobre, uma porra dessas.

  • Pode dizer a verdade, isso tudo é encomenda do desfavor na semana de comemoração de 2 anos, pra ter bastante assunto pra postar!!

    Vocês viram a notícia no The New York Times? "armed gangs for a fifth day, raising concerns about the seaside city's ability to keep visitors safe when it hosts soccer's 2014 World Cup and the 2016 summer Olympic Games."

    "Authorities said the death toll had hit at least 23 since Sunday night" FUCKING 23?????

    Brasiiiiiiillll

  • Enquanto isso cade o Çilva I que tanto tornou possivel a escolha do Rio pra copa?!

    Ele gosta tanto de holofote e é tão amigo do Sergio Cabral, mas anda tão sumido agora…

  • Não consigo ver uma solução para isso!
    Por um lado tem os traficantes que foram marginalizados, que nunca tiveram direito a saúde e boa educação, sendo sempre o alvo da sociedade…
    Enquanto que no outro lado da questão tem civis que sofrem o terror psicológico quando não são assaltados e etc.
    Qual é a melhor solução? Subir o morro e matar todos? Prender traficante e jogar naquele cubículo super lotado, para que o então detento saia mais revoltato e basicamente bacharel em crime? [Quando já nao é!]
    Expulsar de um morro para que os traficantes corram para outro, e transfiram o problema para outro lugar?

    Ah, eu não consigo enxergar solução!

  • Se você que é moradora do RJ diz, então acredito, mas meu pensamento inicial era de não acreditar em policiais não corruptos…

    Inclusive no tão famoso "BOPE".

  • As UPP que já estão consolidadas, em funcionamento, não fazem vista grossa não. Não existe mais tráfico em morro onde tem UPP.

    Os comandantes das UPP são rapazes jovens, menos corrompidos e brutalizados. Os moradores realmente gostam das UPPs e dos comandantes de UPPs. Quando eles chegam no morro todos batem palmas, as crianças abraçam e seguem eles.

    Não é propaganda política, as UPPs são um projeto realmente bacana.

    Agora, tirar o tráfico para NÃO colocar UPP é fazer o que o filme Tropa de Elite 2 mostra: abrir espaço para a milícia, que é ainda mais sangrenta, corrputa e fdp que traficante…

  • Sally, as UPP's existentes funcionam ou fazem vista grossa aos traficantes, convivendo com eles?

    E aonde entram as milícias nessa história?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: