Desfavor Explica: Crime Organizado no Rio de Janeiro

Para papá pararapapá!

O que está acontecendo no Rio de Janeiro é tão impressionante que o assunto vai ser tratado como Plantão pelo Desfavor. Aguardem, a qualquer momento do dia, PLANTÃO HELL DE JANEIRO, contando aquilo que a Veja e o Jornal Nacional não contam.

O Desfavor Explica de hoje vem prestar um serviço a você, Leitor, que tá doido para meter o pau no Rio de Janeiro, só que desta vem com conhecimento de causa. O crime organizado carioca vem tomando conta da cidade e das manchetes de jornais, mas… quem são eles? o que eles querem? porque tanto estresse de umas semanas para cá? Desfavor conta o que a imprensa não contou.

Não pense que é verdade que os ataques criminosos são uma represália contra as Unidades de Polícia Pacificadora. NÃO SÃO, ISTO É UMA MENTIRA ESCROTA que gente com o rabo super preso está contando para justificar esta merda toda e jogar os traficantes como bad guys. Nada disso. O buraquito é bem mais embaixo. Favela da Rocinha, acordo com o Governo não cumprido, traição, quebra da palavra… O bicho vai pegar, eles não tem mais nada a perder, Nem! (com trocadilho, por favor). O que de fato está acontecendo não cabe falar aqui (mas cabe na coluna de sábado que é uma beleza, podem aguardar que vamos jogar merda no ventilador). Falemos das facções criminosas em si.

Vamos começar pela mais famosa. Comando Vermelho. O Comando Vermelho é uma organização criminosa do Rio de Janeiro que nasceu por volta de 1979, em um presídio localizado em Ilha Grande, chamado Cândido Mendes. Na verdade, foi uma grande burrada do Poder Público: misturou presos comuns, bandidinhos, com presos políticos membros de uma organização chamada Falange Vermelha ( o “vermelho” no nome Comando Vermelho é uma homenagem a este grupo, que tão bem os orientou! desfavor!). Sabe como é, neguinho tá preso, não tem muita coisa pare fazer… começaram a conversar. Os presos políticos, cultos e articulados, começaram a ensinar táticas de guerrilha e organização para os bandidinhos desorganizados e maloqueiros que estavam lá. Os bandidos perceberam que poderiam ter muito mais poder e domínio se aprendessem a se organizar. Nos anos 80, alguns bandidos deste presídio conseguiram fugir e começaram a por em prática os ensinamentos dos presos políticos, criando uma organização criminosa. Começam a surgir os primeiros crimes bem pensados, assaltos bem arquitetados a joalherias e bancos, por exemplo, que antes eram crimes típicos de militantes de esquerda, começaram a ser praticados por bandidos de classe baixa.

Assim nasceu o Comando Vermelho, que reinou praticamente sozinho na década de 90 no Rio de Janeiro. Enquanto era só assalto, eles não tinham tanto poder, mas quando o tráfico de drogas se instalou no Rio de Janeiro, eles começaram a ganhar muito dinheiro. Mas, não dá para tratar pobre favelado como se trata classe média guerrilheira, então, para que os ensinamentos da Falange Vermelha funcionassem, foram necessárias algumas adaptações à realidade social do público alvo. Juntaram os ensinamentos dos presos políticos com duas regras de ouro que a malandragem já aplicava no jogo do bicho: assistencialismo à comunidade e punição exemplar para quem se voltasse contra a organização. O CV mimava os seus. Cansou de assaltar caminhões de mercadorias e distribuir para seus membros. Quase todo barraco no Rio de Janeiro tem uma TV de plasma, caso você não saiba. Também foram pioneiros em importar armamento pesado, muito mais poderoso que o da polícia, afinal, eles sabiam que por mais que houvessem acordos, não dá para confiar na polícia do Rio de Janeiro.

Julguem o quanto quiserem, o lema do Comando Vermelho é a luta pela liberdade, justiça e paz. Para você que não é do Rio (sorte sua, Camarada) e não está ligando o nome à pessoa, os principais representantes do CV são: Fernandinho Beira Mar, Marcinho VP e Elias Maluco.

Estava criado o cenário ideal: o presídio foi uma escola de organização e mobilização para os bandidos, as favelas e a falta de oportunidade e amparo do Estado com seus moradores foram um exército ideal e as drogas o combustível que movimentou esta máquina. Com tanta organização o Brasil foi inserido na rota do tráfico internacional com louvor e grandes empresários financiaram a entrada massiva de drogas no país, deixando o serviço sujo de lidar com a mercadoria para os traficantes. E não se iludam, não fossem as drogas, seria outra coisa qualquer. Eliminar as drogas não acaba com o problema, apenas obriga bandido a ser mais criativo. Achar que acabando com as drogas se acaba com o crime organizado é pensar pequeno e burro. Só quem não conhece o esquema a fundo pensa assim.

O Comando Vermelho é crime organizado MESMO. Seus “funcionários” e os familiares dos seus “funcionários” tem “plano de saúde” , “plano odontológico”, “seguro de vida” (todas as despesas pagas pela organização) e muitos outros benefícios que o Estado não dá para seus funcionários. Daí o sujeito que entra para o crime pensa da seguinte forma: “Eu posso até morrer, e provavelmente vou morrer trabalhando aqui, mas minha mãe e meus filhos vão ganhar um auxílio vitalício se eu morrer e não vão precisar entrar para o crime”. É tentador demais para quem não tem nada. O que o Estado não dá, o tráfico ampara. Como isto é possível? Com os proventos dos crimes, por exemplo. Uma porcentagem dos lucros vai para uma caixa comum da organização para custear a despesa “com pessoal”. Aqueles membros da organização que estão em liberdade também tem que pagar uma contribuição mensal para sustentar a estrutura, o “dízimo”.

O Comando Vermelho é tão bem articulado que fez escola. As outras facções criminosas do Rio de Janeiro estão todas ligadas a ele de alguma forma. Até mesmo o Primeiro Comando da Capital (PCC, para os íntimos) de São Paulo teve suas origens ligadas ao CV. O PCC era um inocente time de futebol dos detentos, que, influenciados pelo CV virou a máquina que é hoje. Carioca prestando desfavores interestaduais, que orgulho.

Naturalmente, ao longo dos anos começaram a surgir dissidências internas no Comando Vermelho. Muitos integrantes saíram e fundaram sua própria organização criminosa. Uma briga pelo controle do ponto do tráfico no Complexo do Alemão (se você não está ligando o nome à pessoa, é o playground do Adriano e o local onde mataram o jornalista Tim Lopes, olhaeee chegô Chatubaaa! vamo esculachá…) criou uma dissidência liderada por Marcinho VP conhecida como Comando Vermelho Jovem. Suas especialidades são venda de drogas e falsas blitz na rua para roubar carros.

Outra dissidência do Comando Vermelho é o Terceiro Comando. Esta facção criminosa é bem antiga e não costuma comprar briga com o Poder Público, talvez porque seus fundadores, ao que tudo indica, foram policiais que se bandearam para o lado do crime. Sua briga é com outros traficantes. Ap´so muitas brigas internas e dissidências, esta facção ficou muito enfraquecida e está quase extinta.

Também tem a dissidência da dissidência, uma facção insatisfeita do Terceiro Comando se desgarrou e formou o Terceiro Comando Puro. São conhecidos por investir pesado no seu arsenal de armas. Tinham ajuda do exército e por diversas ocasiões foram encontradas armas bizarras como minas terrestres em seus depósitos. Também são muito religiosos, qualquer ato é precedido de uma oração (eu comentaria isso, mas só tenho quatro páginas). Vivem num junta-separa com a facção do parágrafo abaixo. A intenção era se juntar para ter mais poder que o Comando Vermelho, mas vira e mexe o pau come entre eles. Nenhuma dissidêcia é muito expressiva hoje, salvo a do próximo parágrafo.

Mais uma dissidência do Comando Vermelho que anda em alta hoje em dia são os Amigos dos Amigos (ADA, para os íntimos). Fundada pelo traficante popstar Uê, que tinha sido expulso do Comando Vermelho por ter assassinado seu líder e saiu jurado de morte – e de fato morreu nas mãos do CV. Para você que não está ligando o nome à pessoa, ele aparece na primeira cena do filme “Tropa de Elite 2”, quando o traficante Beirada mata o chefe da facção rival dizendo “vamos assar o porco”. Beirada é Fernandinho Beira Mar e “o porco” é o Uê. Os Amigos dos Amigos são a dissidência mais bem sucedida do Comando Vermelho, um verdadeiro império que hoje manda no Rio de Janeiro.

Hoje, o ADA controla a maior favela do Rio de Janeiro, a Rocinha. Para quem não conhece, a Rocinha é enorme. O IBGE diz que ela tem 60 mil habitantes, mas não é verdade. Acontece que o IBGE não tem cu de subir a Rocinha toda e cadastrar todo mundo. A verdade? A Rocinha tem mais de 150 mil habitantes. Sim, essa gente toda morando em um único morro. O número de habitantes da Rocinha é maior que o número de habitantes de muito Município Carioca. O dono da Rocinha se chama Nem e é o traficante mais procurado do Rio de Janeiro. Não sei porque procuram tanto, todo mundo sabe onde o Nem está.

Quem mora em morro dominado pelo tráfico tem que seguir as regras do tráfico, se não lhe acontece coisa pior do que a morte. Um exemplo que ficou famoso foi um morro dominado por facção inimiga do Comando Vermelho que proibiu seus moradores de usarem roupas vermelhas. E esta é a menos pior das imposições. Não raro moradores tem que esconder armas e drogas em suas casas e cometer outras ilegalidades para que o traficante não dispare um tiro de fuzil na cabeça de seu filho de cinco anos de idade. Quando estas pessoas são presas, você, que se informa vendo Jornal Nacional ou Veja bate no peito e diz “Isso aí! Tinha 5kg de droga em casa, era traficante! Tem que prender e arrebentar!”. São pessoas que não tem escolha, que não podem arcar com o aluguel de outro imóvel que não seja em um morro. São pessoas que não tem uma polícia, um Estado para recorrer. São 95% da população carcerária do Estado do Rio de Janeiro. Porque quando a polícia pega um desses, capitaliza a seu favor. Chama imprensa e diz que prendeu um baita de um traficante para ficar bonito na fita. Desconfiem do que vocês estão lendo na imprensa, SEMPRE. Principalmente quando o Estado se vê desmoralizado e obrigado a prestar serviço, como agora. Muito inocente vai ser preso.

Tudo parece muito “inevitável”, mas não é. Um quarto elemento selou de vez a permanência das organizações criminosas no Rio de Janeiro: a corrupção. A corrupção permitiu que as organizações criminosas tenham uma série de facilidades e se instalem para ficar. O Estado consentia, porque tinha seu ganho secundário. Só que criou um monstro que não tem mais como combater, então, hoje o Estado consente porque não tem mais opção. O armamento do tráfico é muito maior e melhor do que o do Estado e até mesmo do que o do exército. As armas deles perfuram a blindagem do veículo mais cascudo do BOPE, o Caveirão. Ontem mesmo o Caveirão voltou de ré e fugiu de uma favela carioca.

Esta breve (acreditem, muito breve) pincelada já mostra o quanto o bicho pega normalmente aqui no Rio de Janeiro. Agora vem a novidade. As facções criminosas que se matavam entre si acabaram de perceber que estavam perdendo território e que se continuassem assim, entrariam em extinção. Então, o que eles resolveram fazer? SE UNIRAM contra o Estado. O descaso, o terror, a dominação já eram enormes quando eles eram inimigos entre si. Imagina agora que se uniram!

Os Amigos dos Amigos estão com medo de perder seu maior ponto, a favela da Rocinha. E o Comando Vermelho está com medo de perder seu maior ponto, o Complexo do Alemão. Trocando em miúdos, ambos sentaram e decidiram o seguinte: como o Governo está ameaçando colocar uma UPP na Rocinha, o Comando Vermelho vai ceder homens aos Amigos dos Amigos para que eles resistam a esta incursão e mantenham seu ponto. Em troca, os Amigos do Amigos vai fornecer dinheiro ao Comando Vermelho para financiar a resistência deles no Complexo do Alemão. Perfeito! O ADA é rico mas não tem muitos homens, o CV tem muita gente mas está sem dinheiro porque perdeu seus principais pontos de venda de drogas. Agora tá bom pra todo mundo, menos pro carioca.

Para quem não sabe, isto não é de hoje. Os ataques começaram faz tempo e vem crescendo em progressão aritmética. Não adianta dizer que vai reagir agora, que a merda está instaurada. As milícias, compostas por policiais e bombeiros estão apoiando veladamente esta união, então, o efetivo policial que REALMENTE está combatendo o tráfico é mínimo. Não tem policiais para dar conta. Estão chamando quem estava de férias, estão colocando na rua quem fazia só serviço administrativo, estão tentando tirar policiais do cu do Governador, e ainda assim não tem policiais suficientes para dar conta. É nisso que dá ter a boca grande e bravatear que vai colocar UPP na Rocinha. Vergonha é isso aí, é roubar e não poder carregar.

O Poder Público está batendo cabeça. AGORA, QUE A MERDA JÁ FOI TODA PLANEJADA, resolveram transferir vários presos que comandam os ataques para penitenciárias na puta que pariu. Agora? AGORA? É como levar um tiro de fuzil e tentar colocar um esparadrapo para estancar o sangramento.

Para quem não sabe, foram roubados 600kg de explosivos e está prometido um grande atentado no Rio de Janeiro no próximo sábado dia 27. Fontes (des)confiáveis dizem que seria em uma estação do metrô, em um prédio público ou em um shopping. Como vazou, não duvido nada que adiantem o evento ou até mesmo mudem de estilo. Se você me acha paranóica e acha que isso é uma mentira fantasiosa, dá um look no site da Veja, revista tida como fonte confiável. A diferença é que eu mandei um e-mail falando isso pro Somir dois dias atrás, a Veja só anunciou hoje. Todo mundo que estava ligado sabia, parece que só a Secretaria de Segurança não sabia o que ia acontecer.

Daí você liga a TV no meio da tarde e vê blindados invadindo favelas e um Capitão do BOPE dizendo “Só Deus pode julgar estes traficantes, o papel do BOPE é promover este encontro” ao vivo em rede nacional. Daí aparece o Freixo dando entrevista. No final você pensa “Tá passando o filme Tropa de Elite 3 na Sessão da Tarde?”. Amigos, a coisa tá bem pior do que a imprensa relata. Não sei se é por medo de perder o direito a sediar Copa do Mundo ou por hipocrisia, mas a imprensa não está noticiando tudo. A coisa tá muito barra pesada aqui. Não faz mal, o que a imprensa não conta o Desfavor espalha.

A última notícia é o Exmo. Sr. Governador anunciando que a próxima Unidade de Polícia Pacificadora mudou de lugar: vai ser no Complexo do Alemão (Vila Cruzeiro e cia). Anota uma coisa aí, para depois eu poder escrever uma coluna “Eu Disse!”: NÃO É POSSÍVEL com o atual efetivo militar e armamentos entrar no Complexo do Alemão. NÃO É POSSÍVEL. Ou vão tomar um pau e vai morrer muita gente ou, o que é bem mais provável, já foi feito um acordão com o Comando Vermelho para que ele ceda este território em troca de algo muito compensador, para que pareça que o Super Governo do Estado quebrou uma das piores favelas do Rio de Janeiro e saia como herói (candidatura à Presidência feelings). Limpos, eles não entram lá, só comprando mesmo.

Para terminar, acabo de olhar pela janela e ver um fuckin´tanque de guerra passando. Minha alma caaaanta, vejo o Rio de Janeeeeirooo…

Para dizer que as próximas Copa do Mundo e Olimpíadas serão deveras divertidas, para rir da minha cara e chamar o Rio de Janeiro de Hell de Janeiro ou ainda para perguntar quantos destes bandidos são evangélicos: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (33)

  • Maria Rariane Ferreira Nogueira

    muito crítico e construtivo o pensamento dessa jornalista,embora seja impossivel a vontade de todos os brasileiros era que essa guerra acabace!!

  • Ai Sally mandou benzasso.

    qdo comecou toda essas bullshit televisiva logo pensei no que FC fala em uma suas letras, "sem união é impossível a Revolução".

    Santi.

  • (…)quem aceita um surfista fumar maconha na praia, e depois sai queixando da violência causada pelo trafico(…)

    Quem fuma um baseado ou queima uma pedra de crack, não pode reclamar se tiver o carro (ou o corpo) queimado…

    Suellen

  • Anônimo, eu concordo MUITO com você! Uma coisa que eu sempre defendi aqui é que lei é para ser cumprida, não tem essa de escolher qual lei se vai cumprir.

    O Playboy que usa Twitter para ver onde tem blitz e conseguir beber e dirigir não pode abrir a boca para falar um "ai" sobre corrupção.

    A classe média é assim: dois pesos e duas medidas. É nojento.

  • Sally, como eu disse anteriormente " policia correr com bandido é normal". Agora acho que o cidadão carioca tem que continuar esta mudança social. deixando de entender como errado quando for multado por uma Blitz, e nunca tentar subornar um funcionário publico para ser favorecido. é hipócrita, quem aceita um surfista fumar maconha na praia, e depois sai queixando da violência causada pelo trafico. antes de qualquer coisa deixemos a hipocrisia para traz.

  • Sally,como vc mesma afirmou,são poucos os veículos de comunicação que transferem informações de forma crua e parcial(tem que filtrar muuuito). Veja bem: Aqui em São Paulo por exemplo, o "Cabralzão" está sendo visto como "O" Cara,que vai destruir os pilares das facções do Rio . É mesmo? Será que um cara que chora em público por causa da distribuição dos royalties de petróleo,mas sempre empurrou pra mais taaaarde os problemas que o crime organizado gera no estado,merece ganhar este mérito? Que Desfavor isto…
    Acredito que este caminho não tem mais volta. É um círculo vicioso entre o poder paralelo,judiciário e estatal,regados com a permissívidade e ignorância da sociedade, que contribuem escolhendo mal seus representantes. Aqui é a mesma merda! Só que em proporções diferentes… Os mesmos caras, mostrando o mesmo tipo de política imúne e sem vergonha.
    Por enquanto,vamos deixar as "cabeças pensantes" do nosso país,achar que podem 'cagalhofar' e subestimar nosso entendimento com conversinhas lúdicas…Isto é remédio para a consciência de quem sabe que está com um baita de um pepino nas mãos.

  • Anônimo, quase tudo que a gente vê é "armado". Sempre tem um acordo, sempre tem um interesse velado, sempre tem um objetivo futuro para favorecer a um grupo.

    Acreditem, a gente só vê a pontinha do iceberg. Da missa a gente não sabe a metade. Todos nós somos mega-enganados e mega-manipulados o tempo todo. O sistema é nojento.

  • Phill, eu amei o filme Tropa de Elite 2. Acaba com esse discurso hipócrita de "olha como eu sou bacana, eu caço traficante".

    O governo do Garotinho foi um dos mais corruptos de toda a história do Rio de Janeiro. Esse evangélico desgraçado é um dos maiores filhos da puta que eu já vi. O filme mostra exatamente isso, dando inúmerois dados que fazem referência ao governo dele.

    Entre traficante e milícia, eu prefiro mil vezes traficante. Os milicianos são muito mais cruéis, escrotos e corruptos.

  • Hugo, a solução seria diminuir a desigualdade social para que as pessoas não precisem se sujeitar ao tráfico, milícia ou qualquer outra entidade corrupta. Mas isso demora e não há o menor interesse em fazê-lo.

    A curto prazo, a única solução que eu vejo seriam as UPPs.

  • Para quem acha que toda essa investida do estado é uma armação teatral, tenho uma explicação lógica, tais cidadãos (cariocas)estão acostumados a ver policia se curvar para o crime. e ver bandido abandonando favela correndo de policia e novidade e surrealista,dai quando o governo resolve fazer seu papel tentando mudar a vida da sociedade carioca todos dizem: "tem marmelada! isso é armação!" mas quero salientar que, policia correr com bandido é normal , pelo menos no resto do brasil. Acreditem!! acreditem e contribuam, cada um com sua parcela para que um dia o rio deixe de ser essa cidade de vergonha nacional e volte a ser a cidade maravilhosa!!!!!

  • 3-12-1-21-4-9-15

    Vamos falar a verdade, se tomarem o alemão com menos de 150 mortes eu não vou acreditar mesmo, e são 150 mortes de criminosos.

    Sem contar que colocar "tanques" de guerra impulsionados por ramsters famintos não ajuda muito. Porra, qual foi! O tanque parou com um espirro! Ou os ramsters cansaram?

    Queria ver era granada de fragmentação acertando 10 de uma vez pra eles sofrerem gostoso.
    Sniper dando teco na cabeça espalhando miolos por ai.

    Posso pegar um tanque desses? posso matar? deixa deixa! VAAAI!

    Pra dizer que estou sádico. Pra dizer que o RJ tá sinistro. Pra dizer que eu sou MEDONHO. Comenta ai embaixo porra!

  • Esse texto foi lindo e explicativo. Sério. Achei um dos melhores e mais informativos já criados aqui, eu estava 100% por fora do tamanho da merda. É sempre bom saber medir a merda, pra saber quanta gente vai sair cagada. Acho que, dessa vez, o negócio no filme vai ser fichinha perto da vida real.

    A propósito, uma pergunta pessoal, por mera curiosidade:

    Você gostou do filme do tropa de elite 2, Sally?

  • Quem dá saúde para as comunidades? Quem trouxe postos de saúde, e liberdade de ir e vir, para moradores das comunidades?

    O CV – Comando dos viadinhos? Ou o governo? Se o comando dos viadinhos lutam pela liberdade, pq quem mora na comunidade foi proibida de usar vermelho? Isso é liberdade? Toque de Recolher? Poxa, comando dos viadinhos são mto bons… O mais legal que os trouxas acreditam nisso, que o lucro é distribuido. Onde está o dinheiro dos viados-mor? Brasil? Pq será que a liberdade trazida pelo comando dos viadinhos, implica tem ter menores protegendo os viadinhos-mor?

    Enfim, se o pessoal gosta de queimar as coisas… Logo logo a polícia vai queimar o rabo destes cornos!

  • Eh muito facil mesmo nosso queridissimo Beltrame falar que as pessoas tem que continuar suas rotinas, nao ficar presas em casa, quando ele mesmo e a sua familia devem ta com 7327634532 policiais os protegendo. A mesma coisa quando o Paes foi mostrar a eficiencia do Bilhete Unico andando de onibus, quando o onibus quando ele pega um onibus VAZIO, p comeco de conversa.
    Dificil mesmo eh andar no centro do rio de janeiro, com ameaca de bomba, pessoas sendo loberadas mais cedo do trabalho, todo mundo com pressa, com medo, PM p todo lado com fuzil, viatura tomando metade da rua.
    Enfim, eh bom que facam um acordo logo(como era de se prever) com os traficantes pq assim nao da!
    Agora a Sally fala de atentado, eu nem tinha ouvido falar dessa parte, so do roubo de dinamite.
    Tsc…

  • Agora que eu percebo como a ROTA é amadora. O BOPE está solto nas ruas e a imprensa só noticiou umas 20 mortes.

    Os paulistas precisam fazer um workshop de ocultação de cadáveres com os cariocas.

  • Mas… e como eu compro o PPV do Bope? Se na TV aberta está interessante…

    Eu pensava em sensacionalismo da mídia, mas acho que um tanque de guerra nas ruas me convenceu.

  • legal é ver os discursos dos super corajosos que estão sãos e salvos em bairros seguros reclamando na internet coisas tipo "ficando em casa apavorados vocês estão fazendo justamente o que os criminosos querem! vamos manter nossas rotinas e confiar no trabalho da polícia!"…no dos outros é refresco, né.

  • O problema também é que ter informações boas não é o suficiente. O brasileiro médio é complacente e cagão, não seria ungido pelo senhor se tivesse informações decentes, seria só um cagão bem informado. A imprensa tende a ser uma merda, mas boa parte é ruim porque é incompetente, não existe cultura de competência no Brasil, como esperar isso da imprensa? Boa parte é manipuladora, mas a incompetência determina mais a qualidade.

    Ainda sobre a reação e união das facções.. São os chefes das facções que determinam os movimentos, eles tão fazendo política também, isso não é instinto. Eles foram acuados, e reagiram. Acho possível que a merda toda tenha estourado pelo que você disse mesmo, mas seria burrice demais procurar um enfrentamento direto com um inimigo invencível. Ou alguém acha que o crime, mesmo que se juntem todas as facções existentes no Rio vai conseguir derrubar o estado oficial? Ok, eles não querem isso, querem só remijar o território deles.. Mas a coisa saiu do compasso, alguma coisa falta nessa história de reação vingativa e brutalizada.

  • Sabe qual é o problema, Ernesto?

    Para achar informações boas é preciso senso crítico e é preciso também saber filtrar. A maior parte do povo não sabe.

    As fontes tidas como "oficiais" e "mais confiáveis", ou seja, as mais lidas e vistas, estão passando uma imagem muito comprometida de tudo que está acontecendo. Uma palhaçada.

    A união das facções se explica porque ambas foram sacaneadas. Estamos falando de gente sem muitos recursos emocionais e culturais, que lida com traição de forma muito primitiva. São pessoas vingativas e brutalizadas.

    Não é ação do tráfico, é reação. É reação a uma baixaria feita pelo Governo.

  • Certo, a bunda da mãe do governador explicaria o momento da coisa, mas explicaria a união das facções?

    A sensação que vejo fora do Rio nem é de guerra ganha do governo, é mais de "ok, agora é uma guerra de verdade".

    Eu realmente não vi essa coisa do Caveirão dando ré.. é simbólico, mas em termos práticos é irrelevante, se você vir na ladeira seguinte da favela 2 tanques subindo. Agora carro/caminhão/ônibus incendiado dá toda hora, deve ter contagem oficial e tudo.

    O que vejo é que não existe um plano maquiavélico generalizado da imprensa, é possível encontrar as informações corretas. Existe imprensa boa, ruim, filhadaputa, mas tem também onde achar coisa que preste.

  • Porque a imprensa não conta que o governo pagava um mensalão para o Nem manter o pessoal da ADA sobre controle e depois de se eleger parou de pagar?

  • Fala sério que alguém acredita que é tão fácil assim remover o Comando do QG deles?

    Se fosse tão fácil tirar o CV do Alemão já tinham feito faz teeeeempo!

    Ou tão dando notícia para favorecer o governador, ou como a sally disse ta tudo comprado

  • Ernesto, isso tudo não estourou antes da eleição porque o Sergio Cabral deu até o rabo da mãe dele para calar a boca desse povo todo, fechou todo tipo de acordo, teu todo tipo de facilidade e subsídio.

    Quando se elegeu, quando conseguiu o que queria, parou de cumprir sua parte no acordo e neguinho, com razão, ficou emputecido.

    A Globo tá passando tudo como se o Governo do Estado estivesse "ganhando a guerra". Tolinhos… Pior é que o resto do Brasil vai acreditar.

    A cena do Caveirão fugindo de ré, do BOPE correndo apavorado em retirada, dos veículos incendiados e de todo o resto ninguém transmite, né?

  • Cheguei a ler até sobre essa questão de união das facções. Todos os argumentos e informações que você colocou de uma forma geral tão bem acessíveis, se você não se informa por uma fonte única e tal, agregando só um detalhe aqui e outro ali. O que chega a surpreender, realmente, tava preparado pra ver muita coisa que me escapava.. a informação tá disponível, é só ir atrás.

    Dá pra sacar que esse papo de "reação desesperada pela desarticulação do crime" foi bem treinandinho pra todo mundo sair alardeando. Mas é compreensível, nego não vai é dizer que vai estourar o apocalipse no final da tarde..

    E, não sei não.. é difícil dizer precisamente as razões pra essa festinha toda acontecer justamente AGORA, mas parece uma quebra de padrão gritante, se você considerar alguns detalhes. O mais importante com certeza é o momento, e o cenário político, houve uma eleição há um mês, com o governador reeleito. O padrão seria essa merda estourar há três meses atrás, aí teriam uns corpinhos pelo chão, alguns heróis no Estado, que seriam eleitos belamente e tudo voltaria a ser como sempre foi.. Mas AGORA? Bizarro. Juntar isso com essa coisa de UNIÃO DE FACÇÕES; se eles resolveram se unir é porque a chapinha deles esquentou consideravelmente.. pô, isso tudo é muito novo. MUITO.

    E sei não, viu, acho que a cena de tanques pelas ruas e repórteres com coletes já é o suficiente pra cagar violentamente o restinho da imagem do Rio.. se naquele tempo romântico que no máximo helicóptero era derrubado já tinha o maior escândalo, imagine agora.

  • Sally, tb moro no Rio, sei exatamente o que vc esta falando..

    Sabe o que é pior? Povinho que só sabe ver a Globo e acha que tudo é verdade… na vibe tudo Homer Simpson! Globo capitalizando fazendo um ao vivo do caos.. olha dá um ódio..
    Povo aqui no trabalho achando que nêgo fugindo de policia naquele teatrinho que a globo mostrou é o enfraquecimento do "comando' que eles estavam com medo dos carros blindados, que meia dúzia de policia meia bomba resolveu já tudo.. ai que óóódio

    Gente alienada de merda!!!

    Kika

  • Agora não sei em que estilo comentar aqui, ou não é pra comentar?! Ah sei la, o ego dos seus personagens me confundem. Menos, menos..

    (musica on) "O Rio de Janeiro continua lindo…"

    Pra quem é do Rio, qual seria (se houver) a solução?!

  • Se eles são tão fodas assim, porque não vão fazer terrorismo contra os políticos e a família dos políticos? Ficam brincando de explode-explode com quem não tem nada a ver com o assunto. Políticos tão pouco se fudendo se morre inocente. Se os CV ADA são foda, então que façam um sequestro maneiro de autoridades, algo cinematográfico, se for assim até o povão vai apoiar. Só dá politico corrupto mesmo…
    PS: Quando vcs falaram Paz, Justiça e Liberdade, me Lembrei da Lindamar. Ela é do CV?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: