Desfavor Explica: Gatos.

Muito se engana quem pensa que o mais difícil é escrever sobre novidades, sobre assuntos inéditos ou pouco discutidos. Escrever sobre aquilo que quase não foi falado é fácil. É na hora de tratar daquilo que já foi exaurido que a gente vê quem sabe escrever. Vou “dar o melhor de si”. Desfavor Explica: gatos.

Existem mais de 250 espécies de gatos domésticos atualmente. Apesar de variações, a tese mais aceita é que o gato doméstico teria surgido há aproximadamente 12 milhões de anos, no continente africano. O gato doméstico é uma sub-espécie do gato selvagem e sua denominação científica é Felis Silvestris Catus.

A aproximação do gato com o ser humano começou há aproximadamente 9.500 anos. Acredita-se que exemplares menos agressivos de gatos selvagens se aproximaram de humanos e se estabeleceu uma relação de troca. Provavelmente eles caçavam os ratos que atacavam o estoque de alimentos e isso beneficiou a ambas as partes. Assim, os humanos começaram a cruzar estes animais mais dóceis, obtendo filhotes cada vez mais domesticáveis e menores, até alcançar o que temos hoje, um bicho que muitas vezes você chama e não vem. Domesticação do gato: FAIL. Mas, aparentemente, só o fato deles nem sempre vazarem nossos olhos nos faz pensar que são domesticados. Então tá.

Historicamente, quem mais venerou os gatos foram os egípcios. A legislação era bastante rigorosa com aqueles que faziam mal a um gato. Gatos não podiam ser retirados do Egito (“exportados”, digamos). Quem fosse flagrado traficando um gato era punido com pena de morte. E quando um gato da sua família morria, você era obrigado a usar preto em sinal de luto, se ele morresse de morte natural. Se fosse de morte matada, você era obrigado a usar um paletó de madeira, porque quem matava um gato também era condenado à pena de morte. Gatos eram mumificados e enterrados com seus donos. Claro que sendo tão valorizado, neguinho deu seu jeito de exportar gatos para o resto do mundo. Eles foram muito desejados e muito úteis, pois em um período onde a alimentação consistia basicamente em estocar grãos, um gato matando os ratos assegurava comida à mesa.

Até que uma desgraça que caga tudo onde passa se abateu sobre os gatos: a Igreja Católica. Eles cismaram que gato era coisa do demo, estavam ligados a maus espíritos e bruxaria. Foi um tal de tacar gato na fogueira… até que neguinho começou a morrer de peste bubônica, conhecida como Peste Negra, que matou geral na Europa. CADÊ O SEU DEUS? Tá vendo? A Igreja só faz merda. Tiveram que engolir os gatos. Com o tempo, seu talento para caçador fez do gato o melhor amigo das madames também. Qual é a mulher que não tem medo de ratos e cia? O primeiro gato utilizado por dondocas, que se tornou símbolo de status foi o Persa, aquele que parece que levou uma portada na cara. A coisa evolui até chegar ao ponto onde nos encontramos hoje: No mundo, gasta-se mais em ração para gatos do que em comida para bebês.

Um gato costuma pesar entre 2 e 7kg. Existem espécies maiores, que podem chegar a pesar entre 12 e 15kg, dependendo da raça, e ainda assim serem considerados dentro da normalidade. Entretanto, existem também pessoas imbecilóides que superalimentam seus gatos com alimentos impróprios criando aberrações como o gato da Somira, que pesa exatos 20kg e tem layout de um porco peludo. Um gato possuí 245 ossos (mais do que os seres humanos), 517 músculos. A ponta no nariz de cada gato tem desenhos tão particulares quanto as digitais humanas. Não existem dois iguais. Estudos indicam que cães pensam que eles são seres humanos como nós e gatos, ao contrário, pensam que nós somos felinos como eles. Bichinho modesto. Gatos transpiram através das almofadinhas de suas patas. Basta reparar na mesa de metal do veterinário após a consulta: as marquinhas estarão lá.

Gatos costumam viver entre 15 e 20 anos, porém existem relatos de gatos que chegaram aos 36 anos de vida. Porém gatos de rua tem expectativa de vida estimada em torno de três anos, pois os gatos são animais muito curiosos e acabam se metendo em merda por causa disso. Um gato castrado vive mais, já que as chances de sair para vadiar e sofrer um acidente na rua, ser contaminado por AIDS Felina, atropelado ou sei lá o que diminuem. Gatos são incapazes de aprender a atravessar a rua e a luz dos faróis dos veículos os deixam paralisados, por isso frequentemente morrem atropelados. Sem contar que gato castrado tem um órgão a menos para ter câncer. Por isso, não tenha pena de castrar seu gatinho. As chances dele mijar pela casa diminuirão bastante.

Gatos tem uma fama falsa de preguiçosos. Eles dormem muito, bem acima da média dos demais animais, como forma de conservação de energia. Um gato costuma dormir em média entre 12 e 16 horas por dia, mas existem raças que dormem até 20 horas. A temperatura normal de um gato oscila em torno de 38 a 39 graus, apenas acima de 39 é que se pode presumir que ele está com febre. Se a temperatura dele estiver abaixo de 37 graus, ele está hipotérmico. Sentiu que seu gato está estranho? Termômetro no fiofó dele. A temperatura está alterada? Nada de tratar os sintomas, veterinário na mesma hora! Tem que ficar esperto com gato, porque instintivamente eles não costumam demonstrar dor ou mal estar (comportamento adquirido para não ser expulso do bando ou não ser avacalhado em um momento de fraqueza). Então, muitas vezes quando eles não estão bem, simplesmente se escondem ou ficam quietos. Esteja atento ao seu gato.

Um gato cai sempre em pé? Não, depende. Depende da altura da queda e depende do gato. Parte fundamental do mecanismo que faz o gato conseguir girar se encontra na utilização da sua cauda para ter o equilíbrio e senso de direção. Gatos sem cauda ou com cauda muito curta podem ter sérios problemas para girar no ar. Além disso, a posição do gato ao cair dependerá do tamanho da queda. Ela tem que levar um tempo considerável, bastante para o gato conseguir virar. Uma queda de uma altura pequena vai fazer seu gato cair de lado no chão.

Falando em queda, é muito comum ver gatos caindo de alturas elevadas e saindo ilesos. Estima-se que, em se tratando de quedas de prédios, a partir de uma altura de seis andares, o risco de lesão seja o mesmo. Tanto faz cair do sexto ou do décimo. Gatos se abrem todos e usam seu corpo na tentativa de planar, aumentando a resistência contra o ar e diminuindo sua velocidade na queda. Se caírem em uma superfície receptiva, há boas chances de saírem ilesos.

Gatos são carnívoros. Mas seu instinto os faz caçar basicamente qualquer merda que se mova, mesmo que estejam sem fome e mesmo que não comam sua presa depois. Não é incomum ver um gato caçando algum animal repulsivo e levando até o seu dono, seja até a porta de casa, seja até o travesseiro do dono. Por mais nojento que seja, é um presente afetuoso. Tem ótimo senso de direção como conseqüência de sua vertente caçadora, um gato pode voltar para casa mesmo sendo abandonado a uma distância considerável. Eles usam a luz do sol, seu relógio biológico e o campo magnético da Terra para se orientar. São ótimos para encontrar locais e péssimos para encontrar pessoas.

Você, retardado mental que não dá carne ou ração para seu gato e o alimenta com porcarias como arroz e cenoura: o organismo do gato é incapaz de produzir uma substância chamada taurina. A forma mais eficiente de obter taurina é através de tecido muscular de animais. Ou dá carne, ou dá ração. A deficiência de taurina pode acabar causando cegueira no seu gato. A propósito, o sistema digestivo dos gatos tem enorme dificuldade para digerir, metabolizar e absorver nutrientes de origem vegetal. Não fiquem dando essas porcarias verdes para os gatos, ok? Bons veterinários concordam que bicho tem que comer ração, só ração.

Daí você olha pela janela e vê seu gato comendo grama e me chama de imbecil. Calma, eu explico. Eventualmente gatos podem ingerir vegetais, acredita-se que o façam quando sentem alguma indisposição digestiva, justamente porque esta grama acabará fazendo com que ele vomite. Existem animais que comem qualquer coisa que esteja a seu alcance, mas isto é uma patologia e se chama Síndrome de PICA (favor não fazer piadas baratas). Em qualquer que seja o caso, não é prudente deixar plantas que possam ser tóxicas ao alcance do seu animal porque ele pode acabar comendo em um revertério qualquer. E o rim dos gatos é algo bem sensível, quase tudo pode ser tóxico para eles.

Donos de gatos devem ter em mente que um animal com o rim fresco precisa de muito cuidado na sua alimentação. Por exemplo, se um gato ficar muitas horas sem comer (digamos, 24 horas), podem ocorrer danos a seus rins. Gatos tem paladar muito exigente. É um dos poucos animais que pode morrer de fome ainda que tenha alimento disponível. Se ele não gostar, ele não vai comer. Gato não é cachorro, gato precisa de alimentação constante. Costumam comer entre 8 e 16 pequenas refeições por dia.

Nem pense em alimentar seu gato uma única vez por dia. Gato tem que comer várias refeições por dia para diminuir o PH da sua urina e tentar evitar a formação de cálculos renais. Também não pense em dar porcarias que você come para ele comer. Chocolate, por exemplo, é extremante tóxico. Joga toxinas no corpo do animal que não conseguem ser eliminadas e vão se acumulando. Por sinal, não adianta nada dar chocolate para o seu gato, pois gatos são incapazes de sentir o sabor doce.

Assim como os seres humanos, gatos também tem seu alucinógeno favorito. Existe uma planta chamada Nepeta, também conhecida como “erva dos gatos” ou “Catnip” que deixa os gatos surtados. Ela contém um óleo que atua no cérebro dos gatos de forma similar à maconha nos humanos, por isso é chamada de “maconha felina”. Alguns gatos chegam a comer, outros apenas ficam rolando sobre ela. A erva deixa os bichos em frenesi, cada gato reage de um jeito. Ficam elétricos e tem comportamentos muito engraçados. Existem brinquedinhos recheados com esta planta ou até mesmo sua versão em saquinhos para espalhar no arranhador. Faça o teste e não deixe de filmar, pode virar um hit da internet. Mas cuidado, existem casos comprovados de gatos viciados em carnip. Raros são os casos de gatos imunes a esta planta.

O temperamento do gato é aquilo que a gente já conhece: varia entre o antipático e imprevisível. Porém, alguns fatores externos podem influenciar. Existem estudos indicando que gatos ficam mais arredios quando uma tempestade se aproxima e que são menos propensos ao contato humano no período da noite. O cérebro do gato é evoluído o bastante para que eles tenham “personalidade”, sintam emoções. Podem apresentar depressão, estresse e comportamentos neuróticos. O cérebro do gato é mais parecido com o nosso cérebro do que o do cão.

O sexo entre os gatos (e entre os felinos no geral) é bastante deprimente. O gato apenas tenta cruzar quando a gata está no cio. Ocorre que, mesmo no cio, a gata não tem a menor vontade de cruzar. O sexo é doloroso para a fêmea. O macho fica cercando a gata e ela, via de regra, fica tentando impedir a cópula. Se o macho for habilidoso, consegue agarrá-la pelo pescoço à força, imobilizá-la e penetrá-la.

Como eu disse, a penetração dói, e é para doer mesmo, porque é esta dor que estimula a ovulação. Assim, a fêmea só ovula quando cruza, desperdício zero de óvulos. É bastante comum ver as fêmeas metendo a porrada nos machos quando a cruza acaba. Eu apóio essa iniciativa. Graças a esse mecanismo de só ovular quando cruza, é possível que em uma mesma gestação a gata carregue filhotes de vários machos diferentes, tantos quanto tenham conseguido cruzar com ela no período do cio (entre 4 a 7 dias). Gatas no cio são um saco, atraem dezenas de gatos que ficam miando sem parar. Se a sua gata teve filhotes, não os separe da mãe antes do período de 60 dias, caso contrário você é um escroto sem consideração.

Ao contrário do ser humano, os gatos envelhecem de forma abrupta. Passam a vida toda mais ou menos naquele shape e, em questão de semanas dão uma puta envelhecida. Depois dessa envelhecida abrupta, pode se dizer que validade dele praticamente expirou e ele deve viver não mais do que um ano. Se seu bichano deu uma envelhecida, comece a se despedir. O primeiro sinal é que o gato passa a dormir durante todo o dia e se mostra muito cansado, sem disposição para brincar.

Gatos mijam pelos cantos, e mijam fedido. O fazem para marcar território, castração costuma resolver se o hábito ainda não estiver enraizado. O curioso é que alguns gatos mijam e depois são vistos abrindo a boca, como se estivessem rindo da sua cara ao ver o carpete mijado. Não, não é deboche. Ocorre que os gatos tem um órgão olfativo extra localizado no céu da boca, chamado Órgão de Jacobson, que atua como um “analisador de odores”. Quando um gato sente um odor muito forte, ele pode ser visto abrindo a boca para avaliá-lo. Aliás, gatos adoram cheiros de flores, não é incomum vê-los cheirando uma flor e abrindo esse pseudo-sorriso. Em compensação odeiam cheiros cítricos: estenda um limão ou uma laranja e veja seu gato te desprezar.

A pelagem dos gatos pode dizer muito sobre eles. Gatos de pêlo curto tendem a ser mais magros e mais ativos e gatos de pêlo longo costumam ser mais cheinhos e mais calmos. Quase todos os gatos tricolores são fêmeas, os raros casos de machos encontrados eram estéreis. Gatos brancos de olhos azuis tem uma propensão maior a serem ou ficarem surdos. Existem raças de gatos sem pêlos, que são feios de doer. Parecem um feto ou um frango congelado.

A visão do gato é melhor do que a nossa quando há pouca luminosidade e pior quando há muito luminosidade. Em proporção, os gatos são os mamíferos com os maiores olhos quando se compara com o tamanho de seu corpo. Eles podem ver apenas algumas cores, como amarelo, azul e verde e tem dificuldades em enxergar detalhes. Qualquer coisa a mais de 15cm parece desfocada. Eles conseguem enxergar muito bem com pouca luz pois no fundo dos seus olhos existe uma camada de células (“tapetum lucidum”) que reflete a luz para a retina, ou seja, os receptores tem uma segunda chance de captar a luz, melhorando em quase 50% sua visão noturna. Ainda assim, ao contrário do que muitos imaginam, gatos não conseguem ver na escuridão total.

Na audição, o gato mata a pau. Ganha não somente dos humanos, como dos cães também. Além de uma grande capacidade auditiva o gato tem nada menos do que 32 músculos na região das orelhas que permitem que as movam em separado, em direção ao som. Com isso eles podem identificar com uma margem de erro muito pequena (cerca de 7cm de margem de erro) a localização de uma fonte sonora que se encontre a um metro de distância. Isso para caçar lagartixas é uma beleza. Dica: estudos comprovam que gatos respondem mais facilmente a nomes terminados em “i”.

O gato costuma ter 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Você que apara os bigodes do seu gato: pare com isso agora. Dentre muitas outras funções, o gato usa o bigode como indicador para saber se o seu corpo cabe em determinado espaço. Ele passa a cabeça e se o bigode passar, isso quer dizer que o corpo também passa. Cansei de ver gato entalado porque os donos aparavam os bigodes para que fiquem todos do mesmo tamanho.

Pelos bigodes podemos ter uma idéia do humor dos gatos: bigodes para frente indicam curiosidade, bigodes colados ao corpo indicam postura agressiva ou defensiva. Os bigodes ainda são usados para indicar ao gato quando sua vítima está morta: eles mordem a presa e ato contínuo seus bigodes se curvam “abraçando” a vítima. São os bigodes que detectam quando os movimentos cessam e a vítima está de fato morta. Só então ele a larga.

O miado do gato macho é mais grosso que o da fêmea. Pode ter diversos tons, dependendo da intenção do gato. São capazes de mais de cem vocalizações diferentes, enquanto que cães não passam de dez. Além disso, são manipuladores. Li certa vez na revista Supersinteressante que os gatos aprendem que o miado que mais funciona para obter atenção de uma pessoa é uma vocalização aguda que imita o choro de um bebê humano. Nós, seres humanos, estamos condicionados a reagir de imediato a esse ruído, instintivamente, tendo ou não um bebê em casa. Os gatos percebem, por tentativa e erro, que é esta vocalização que obtém os melhores resultados com humanos e nos manipulam sem dó. Por isso é tão difícil resistir e ignorar um miado de gato que quer chamar a sua atenção. Apenas pessoas mortas por dentro como o Somir conseguem.

Gatos também ronronam, através da vibração de uma estrutura existente na sua laringe. Mas, ao contrário do que se pensa, nem sempre por prazer. Podem ronronar pela simples presença de outro gato ou até mesmo por angústia, aflição ou dor. Gatos emputecidos eriçam seus pêlos e emitem um ruído característico. Um gato com todos os pêlos do corpo eriçados provavelmente só está tentando te intimidar e querendo que você se distancie, mas um gato com os pêlos do pescoço eriçados vai te atacar.

Gatos esfregam seu rosto em objetos, pessoas e em outros gatos. Costuma ser um sinal de amizade ou demarcação de território. Gatos tem glândulas na parte anterior do rosto que deixam um cheio característico imperceptível para os humanos. Eles também deixam marcas de odor através das almofadinhas de suas patas, por isso algumas vezes vemos os gatos “afofando” seus donos ou seus pertences.

Ao contrário do que o Somir pensa, gatos precisam sim de banhos. Por mais que se lambam frequentemente, sobretudo depois das refeições (instinto: não deixar um cheiro que atraia um predador) o banho é necessário. Um gato passa cerca de 30% da sua vida se limpando e quando se lavam perdem mais liquido do que quando urinam. Haja saliva… Aliás, o carinho humano, para os gatos, se assemelha a uma lambida, o que lhes provoca prazer pois esta é a primeira sensação de afeto que experimentam ao nascer: lambidas de sua mãe. Não se sabe muito bem porque eles odeiam banhos e água no geral. Acredita-se que seja uma herança de seus ancestrais somado ao fato de sentirem muito frio por causa de sua temperatura corporal elevada. Ainda assim, se forem obrigados a isso, sabem nadar.

Existem gatos de todos os tipos e de todas as cores. A maior raça em tamanho é o Maine Coon, que pode ultrapassar os 20kg e seu miado parece mais com um grilo do que com um gato. Gatos da raça LaPerm tem pêlos cacheados. Já os da raça Munchkin são a versão basset dos gatos: comprido e de pernas curtas, uma salsichinha felina. Gatos da raça Bobtail tem rabinho cotó que lembra um bumbum de coelho.

O gato mais popular do mundo é o Persa, por ser muito calmo, carinhoso, se adaptar a ambientes pequenos e quase não miar. A raça Ocicat tem o mesmo padrão de pelo de um leopardo. O Scottish Fold tem as orelhas voltadas para baixo, como um cachorro. Os Siameses são meio malucos, eu respeito muito gatos Siameses, pois seus surtos não são brincadeira, são capazes de tudo, inclusive de passear de coleira com o dono. O Sphynx é uma raça de gato sem pêlos, ideal para quem tem alergia a pêlo de gato.

Meu favorito é uma raça chamada Ragdoll (“boneca de pano” em inglês), possuí este nome porque quando é colocado no colo ele relaxa automaticamente, ficando molinho como uma boneca de pano. É muito dócil, a raça mais dócil que existe, se for deixado na rua morre de tão otário que é. Para quem tiver curiosidade, este é o Ragdoll.

Porém, se você está pensando em ter um gato, saiba que um estudo recente concluiu que, em média, se gasta R$ 14.000,00 com o animal ao longo de toda a sua vida, apenas com as suas necessidades básicas. Ter um gato não é barato e dá trabalho. Eles são animais exigentes. Muitas vezes se sua caixa de areia estiver suja, simplesmente não fazem suas necessidades ali. Gato não tem dono, tem colega de quarto. O que você pode fazer para torná-lo mais sociável é acostumá-lo desde pequeno a ficar no colo e na presença de pessoas, ainda assim, não há garantias.

Quem tiver gato, posta uma fotinho para a gente ver… Morro de curiosidade de conhecer os animais de estimação dos outros.

Para dizer que prefere cachorro, para dizer que não gosta de textos sem ofensas ou ainda para dizer que eu virei viadinha em 2021: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (345)

  • Fernanda Jesuino

    Oi, tudo bem? Meu gatinho (não castrado) fugiu no sábado de manhã e até agora não voltou. Qual a possibilidade de um gato não castrado voltar? O pior, moramos em prédio e ele pulou da janela (2o andar). Tenho medo de que ele não volte. Deixei a caixinha de areia, brinquedos e o cobertor dele no hall de entrada, mas tenho medo de não ouvi-lo, SE ele voltar. Será que ele volta???

    • Fernanda, pode ser que ele volte, mas se você puder, procure por ele na rua e faça cartazes com a foto dele, isso aumenta as chances de encontrá-lo.

  • Adorei o artigo e tb encontrei no Google ao procurar gato estuprando fêmea, pois bem, segue minha dúvida, tenho um macho persa de 10 meses, Leo, e recentemente adquiri uma fêmea da mesma raça, Lia, ela é um bebê, tem 2 meses, mas ele não dá paz pra coitada, volte e meia pagamos a Lia gritando e o Leo está em cima dela, mordendo pelo pescoço tentando acasalar, brigo com ele, mas basta eu virar as costas que o ato se repete, sempre q saio de casa deixo os 2 em cômodos separados, pois tenho medo dele machucá-la. Não sei o que fazer para inibir esse comportamento do Leo e não quer o castra-lo por enquanto.

    • Cris, assim que a Lia crescer um pouquinho, ela mesma vai inibir esse comportamento do Leo, dano uma bela surra se ele forçar a barra. Por enquanto, melhor deixar eles separados mesmo…

  • Adorei o post, encontrei procurando “gato estupra gata” no google kkk. Não, não é fetiche nem zoofilia. Minha gata, Filadélfia (Fifi) tem um ano, ela é castrada. Sempre que a gente abre a porta tem que fechar imediatamente pq ela e a outra gatinha mais nova, a Mioja, sempre correm pra fora. Eu NUNCA deixo elas saírem, quando elas querem sair (elas amam tomar sol) eu abro e fico la fora com elas, depois cato as duas e entro. Mas meus pais nunca acham que tem problema e não tomam esse cuidado, quando elas saem eles falam “ah ja volta” e eu tenho que parar o que to fazendo e ir atrás, porque ninguém faz isso além de mim. Essa noite, a menorzinha saiu (nessa de abrir porta e não tomar cuidado), ninguém viu ela sair, e passou a noite fora, o pior é que ela não tem nenhuma vacina, não é castrada nem vermifugada. Só vi de manhã quando ela tava arranhando a porta e gritando pra entrar. Hoje aconteceu a mesma coisa, meus pais saíram, deixaram a Fifi sair e não avisaram e nem tentaram botar ela pra dentro. E tem um gato macho que fica sondando a casa, com um miado chato pra caralho. A mioja nunca entrou no cio e a Fifi é castrada, como eu comentei antes. Pois bem, eu acordei, escutei um gato urrando, gritando muio alto e não sei por qual motivo, resolvi ir atrás da Fifi, senti falta dela. Quando vou ver ela ta pendurada na janela da porta do lado de fora e o gato que tava enchendo o saco tava no chão embaixo dela miando daquele jeito chato. Fiquei pensando que ele estuprou ela e aqueles gritos eram dela, me disparei a chorar. Fui brigar com meus pais e meu pai disse que ela não foi estuprada, pq gato só cruza se a gata quiser. Vim no santo google procurar se podia ser estupro. Eai? Ele pode ter estuprado ela? Como saber se ela não pegou nenhuma doença? Tem exame específico pra AIDS?

    • Iza, você está corretíssima em não deixar gato sair! Filhotes ou adultos, eles não sabem se defender dos perigos do mundo.

      Existe um exame específico para HIV felino sim, recomendo. Vamos torcer pelo melhor…

  • Boa tarde, adorei o texto! Amo demais gatos mas todos são diferentes. Antes tive um muito dócil, quase nunca era preciso repreender.
    Adoptei agora uma gatinha, tem 5 meses e já foi esterilizada, mas há uma coisa nova para mim: por vezes começa a morder minhas mãos, braços e pernas e não larga e quanto mais digo “não”, parece que ainda a atiço mais. A única forma q encontrei é sair do sítio onde ela está durante um bocado.
    A minha questão, qual a melhor forma de repreender a gatinha (Kika) nestas situações?

    • Tem que repreender de uma forma que ela tenha medo de repetir a conduta. Não tenho como te dar uma receita à distância pois não conheço o temperamento da sua gata, você vai precisar ser mais firme nos gestos e no tom de voz. Barulhos altos também podem funcionar.

      Se você mandar parar e o animal não obedece, hora de rever seus comandos e sua liderança.

  • Boa noite, Sally, tudo bem? Espero que sim!
    Faz tempo que não venho no seu espaço virtual, mas não esqueço de vc nunquinha!
    Vc me ajudou muito com o Nick.. e qto perequinho (Lorinho) ele morreu de velhice..ficou comigo 22 anos!Mas teve qualidade de vida…veterinário , exames..e nenhuma doença..disse o veterinário q eles vivem 20 anos na natureza..
    O Nick continua sendo dengoso e amoroso..ahhh lembrei..troquei de veterinário…pq o anterior me sugeriu q eu deixasse o Lorinho prá lá..disse estar velhinho e q eu ia jogar dinheiro fora..ptz…
    Esse veterinário , cuidou do Lorinho.. passou shampoo p o Nick pq ele tem a pele seca..passou um remédio em capsula, era só passar na patinha dele, ele lambia e tomava o remédio na marra..rsrs..
    Hoje ele não tem quedas de pelos..tem uma pelagem linda…e trocou a ração tbm!
    Então amiga, estou aqui só p te agradecer por tudo q vc fez me ajudando com o Nick…segui todas suas orientações e tenho um gato q não arranha, não morde, carinhoso…sendo q o peguei na rua já adulto..mas ele não sai nem no corredor do prédio…só sai na caixa de transporte p ir no veterinário, ou qdo viajo p casa de minha filha…mas lá tbm ele fica em um quarto grande , tem uma sacada toda telada..e nesse quarto eu durmo e ele tem a caminha dele tbm..e seus cobertozinhos…quem ama seu bichinho cuida… e não deixa jamais o bichinho sair p rua .
    Grata por tudo…enviei umas fotinhos do Nick e do Lorinho, não sei se vc recebeu…caso não me dá um hello q te envio ok…
    Abs

  • Sim….dei umas chineladas no rabo da Sara( de leve..eu sei que vc disse que não a violência porra, mas ela não para de miar toda noite querendo dar um rolê…mas eu molho as mãos “borrifo”nela e pá….ela sai vazada,vamos ver até quando…
    Beijos Sallyfield….

    Obs.: Parece que vc tem muita matéria boa aqui…vou checar…Xauuuuuu…

  • Vitória Ornelas

    Olá tudo bem? Tinha uma gata de 11 anos. Na semana passada, ela entrou no cio e eu, como de costume, dei o mesmo remédio para interrompe-lo. Porém, não fez efeito E ela foi fazer folia com os gatos no final de semana. Domingo pela manhã voltou para casa e dormiu o dia todo. Na segunda feira, saiu para fazer suas necessidades e não voltou mais. Passei a semana à sua procura e nada. No sábado, meu vizinho a encontrou morta dentro da churrasqueira.
    Agora minha dúvida: o que pode ter causado isso? Será o cio ou o estresse do cio? Ou será que ela foi machucada pelos gatos?
    Aguardo uma resposta sua. Obrigada!
    Vitória.

      • Vitória Ornelas

        Sally, vou te dizer que, apesar do seu “desculpe a franqueza”, você agiu de forma muito estúpida e intransigente.
        Primeiro: quem disse que gato não deve sair pra rua? Cada um tem sua opinião a respeito disso. Minha gata aqui, seu gato aí (se é que você tem um).
        Segundo: muito feio da sua parte responder da forma como fez sem respeitar o luto de alguém que perdeu sua melhor amiga de 11 anos. Ainda que não saiba quem eu sou e muito menos da minha história com minha gata, respeito é sempre bom.

        • Quem disse que gato não deve sair para a rua: qualquer veterinário responsável. Gatos não sabem se defender de perigos humanos como carros, pessoas mal intencionadas, e etc. Não sabem e não são imortais. Um gato sozinho na rua pode ser morto facilmente por uma série de fatores. E, ainda você more em uma pacata cidade onde nem carro passa na rua, outros gatos podem transmitir inúmeras doenças, seja pelo contágio sexual, seja por mordida ou lambida, coisas letais como AIDS felina. Não é uma questão de opinião, é uma REALIDADE que um gato pode não sobreviver sozinho na rua, como de fato, muitos não sobrevivem. Se você quer arcar com o risco de que seu gato morra, bem, aí sim é questão de opinião. Eu não arco com esse risco.

          Feio da minha parte o que, posso saber? Você faz uma pergunta para uma pessoa desconhecida e espera que eu me comporte como você acha bonito? Respeite o luto você, que veio pedir parecer de graça sobre a morte da “sua melhor amiga” na internet para uma estranha. Eu hein…

            • Gato não tem discernimento para dar uma voltinha, ele desconhece perigos modernos como carros e pessoas cruéis. E sempre que eu falo isso o mundo discorda…

          • Oi Sally! Perfeita no seu argumento. Gato seguro é gato dentro de casa. Nessa de voltinha o bicho sofre um acidente, é machucado por outros gatos, por pessoas… Pode acontecer um monte de coisa ruim. Você não fui rude na sua resposta, mas eu vou ser: o que matou a gata foi irresponsabilidade. Primeira questão é, a gata tava no cio? Porque não castrou? Irresponsabilidade. A gata foi pra rua e morreu? Irresponsabilidade.
            Gente irresponsável devia ser proibida de ter animais de estimação, quem dirá filhos.

            • Infelizmente gatos não sabem se defender no mundo dos humanos, são como crianças, não tem discernimento sobre os perigos.

  • Tenho uma gata mais velha que meu gato. Ela tem 3 anos e ele pouco mais de 1. Eles convivem bem e estão sempre se esquentando (onde eu moro o inverno é sério), só que parece que o meu gato está estuprando minha gata. Tô entrando em desespero. A gata é castrada, o gato nao. Ele sobe nela e imobiza forçando seu pescoço e movimenta o quadril, a coitada não consegue sair sem cair nas patadas e mordidas com ele. Eu saio empurrando ele e gritando e ele corre.
    Ele realmente está copulando? Eles ficam presos em casa pois a varanda é telada, por isso não o castrei, ele é bem calmo fora dessas horas

  • Oi bom dia adorei seu comentário!! Tenho três gatos e minha irmã tem um moramos no mesmo quintal!! O Zeus e o gato dela tem 1 ano e eu tenho a Tica que é irmã do Zeus!! Eles sempre se deram muito bem!! Mais uns dias a traz o Zeus deu uma escapadinha e voltou no mesmo dia de madrugada com as unhas das patas da frente todas quebradas!! Ela levou no veterinário foi medicado mais ele deve ter caído no córrego perto de casa e ele estava com um pouco de cheiro ruim!!! E minha Tica agora toda vez que vê ele ela rosna e sai de perto, mesmo depois que demos banho no Zeus!!!! O que podemos fazer para voltar a amizade novamente

    • Luciana, só com o tempo. Acredito que em poucos dias eles vão se acostumar novamente um com o outro. Se passar uma semana e eles ainda se estranharem me chama novamente aqui.

  • Oi, estou com apreensiva pq meu gato castrado de 5 anos tem apresentado um comportamento estranho! Sai de casa e ouço gritos de gatos no cio no fundo do pátio mas não consigo vê-lo e isso está me preocupando pq ele volta com o bubum vermelho. Ele pode estar se comportando como fêmea? Isso é uma atitude voluntária e normal em gatos castrados ou ele está sendo machucado por outro ou quem sabe outros gatos machos? Por favor alguém tire a minha dúvida!! E antes que digam que meu gato é gay, aviso q isso não me importa, só quero q ele seja feliz e saudável e não seja machucado. Rac.

    • Sinceramente, não tenho como te responder sem ver o que está acontecendo. Seja lá o que for, eu manteria o gato dentro de casa sem permitir que saia, pois independente do que ele esteja fazendo (sexo ou brigando), ele pode pegar AIDS felina de outros gatos, que é uma doença fatal e que não tem cura.

  • Olá, tenho uma gatinha que acabou de fazer 1 aninho. Ela é castrada e convive bem conosco dentro de casa. Agora todas as noites da meia noite em diante ela quer sair, fica agitada dentro de casa, correndo, pulando nas coisas, miando, até que abro a porta e ela sai. Só volta das 4 em diante.. Alguma dica pra eu possa mantê-la dentro de casa a noite e calminha?
    Muito obrigada!!

    • Não abrir a porta…

      Falando sério, procure cansar ela durante o dia: brinque, estimule atividades. Se ela se acostumar com coleira, pode até passear. E à noite deixe muitos brinquedos e arranhadores à sua disposição, para que ela tenha onde se distrair!

    • Sally, muito obrigada.. vou tentar isso. Durante o dia ela dorme bastante, e sempre fica mais disposta a noite.
      Sally, sobre viagens.. Me dá alguma dica de como transportar ela mesmo na caixinha de forma tranquila, sem que fique tão assustada. Quando ela fica assustada sempre solta muito pêlo rs’.
      Estamos mudando de cidade e já estou pensado como fazer pra ela se adptar ao novo espaço sem que tenha perigo dela fugir ou coisa do tipo. Apesar que ela é super apegada comigo, então isso já me alivia um pouco.
      Abraços e muito obrigada pela ajuda e atenção!

      • Faz assim, Josy: deixa a caixa de transporte SEMPRE por perto, em algum cômodo onde ela fique sempre. Coloque petiscos dentro, brinquedos e até almofadas para que ela possa dormir ali se quiser. No começo ela não vai entrar de jeito nenhum. Não force, apenas estimule. Depois de algumas semanas, talvez ela comece a entrar, meio desconfiada. Pode demorar meses, mas se você estimular da forma certa, sem forçar, apenas tornando a caixa interessante para ela, ela vai se acostumar a entrar e ficar de boa lá dentro.

        Quando isso acontecer, passe a fechar a portinha. Feche por um breve período de tempo e abra logo depois, para que ela entenda que a porta que fecha logo se abre, que não há com que se preocupar. Ao final do processo ela vai lidar melhor com a caixa de transporte.

        • Sally, na noite passada mesmo já coloquei suas dicas em prática, sobre ela não sair. Resistir e mantive ela em casa, um tempo depois ela deve ter cansado e quando vi estava dormindo ao meu lado . Demora de passar essa euforia noturna delas hein?
          Sobre a caixinha transporte, assim que estiver com a caixinha vou seguir suas dicas também.
          Muito obrigada mesmooo. Você tem página no face, canal no YouTube ou outro?
          Abraço.

          • Josy, quando o gato percebe quem manda e que não adianta fazer escândalo, ele desiste e se submete.

            Não tenho nenhum outro canal de comunicação que não seja o Desfavor…

  • Minha gatinha preta foi embora do nada sumiu esperamos já vários dias e nada dela aparecer a outra listrada ficou sozinha e sentiu tristeza a gente ver pq ela fik sozinha agora..mais não entendo pq só os gatos pretos q some..pq essa é a segunda gatinha preta q tenho é que some..e a outra listradinha sempre ficou comigo..

    • Grace, não tem nada a ver com a cor e sim com o temperamento do animal. Já que dois gatos seus já sumiram, que tal não permitir que eles saiam? É perigoso para o gato ir para a rua, mesmo que ele volte, pode pegar muitas doenças, algumas fatais como AIDS felina!

      • Na verdade, pode ter a ver com a cor do gato sim! Tem muita gente má que pega gatinhos pretos pra judiar, matar e sacrificar. Lugar de gato é DENTRO DE CASA.

          • Pois é, com certeza tem; e ainda deve haver (tantas) outras de judiarem com os “de rua” em geral só por serem de rua…

            Igualmente indignado !

  • Olá.
    Adotei faz 1 ano um casal de gatos irmãos, que foram abandonados pela mãe ainda bebês. Tanto a fêmea quanto o macho sempre foram muito dóceis, carinhosos e um pouco caseiros. O problema é que tem muitos gatos na minha vizinhança, que direto aparecem no nosso quintal, e eles vivem brigando e até tentando cruzar com o macho. A fêmea já é castrada e não arruma problemas, mas o macho costuma aparecer machucado (às vezes até sangrando) e cheirando a um odor muito forte e desagradável. Ele fica o dia inteiro tentando cruzar com a fêmea e, mesmo que ela rosne e o ataque toda vez, ele não desiste de tentar e ainda fica resmungando pelos cantos. De um tempo pra cá, ele também começou a dar aqueles miados agudos (tipo uivando) todos os dias e o dia inteiro, seja sozinho no quintal de casa ou dentro da sala na frente de todo mundo.

    Esse novo comportamento dele tem me incomodado bastante, até porque ele está mais distante e bem menos carinhoso com a gente. Eu pensei que esses problemas fossem uma fase, tipo um “cio”, mas já faz uns 5 meses que ele está assim constantemente e eu não sei o motivo. Já pensei que poderia ser alguma doença, sei lá, ou se isso é coisa de gatos machos mesmo. Pensei que castrá-lo talvez fosse uma boa ideia, mas temo que, castrado, ele apanhe ainda mais dos gatos vizinhos. E agora, o que fazer?

    • Bianca, isso é extremamente perigoso. Seu gato pode pegar muitas doenças nessas brigas, inclusive AIDS Felina. Não pode permitir o acesso de gatos estranhos aos seus.

      acho que sru macho deve sim ser castrado e, independente da escolha, não permita mais que gatos estranhos tenham acesso aos seus, pois podem transmitir doenças fatais!

  • Olá.
    Não sei o que fazer. Viajamos (ficamos 20 dias fora) e deixei meu gato com a vizinha para ela cuidar, mas não esperava que ele ia se apegar tanto aos vizinhos. É um casal de idosos e meu gato se apegou muito ao vizinho. Agora ele vem para nossa casa, mas já não é como antes. Mal eu abro a porta para ele dar uma volta e ele vai para a casa do vizinho. Apesar de sentir que o gato ainda gosta de mim, parece que estou tendo que dividir o amor dele com o vizinho e confesso que estou enciumada :) Fico grata pq com isso chego a conclusão que o trataram bem, bem demais. Acho que o mimaram tanto que ele só quer ir lá. O que faço? Não o posso proibir de gostar do vizinho, mas acho injusto. Ele está conosco há 3 anos e meio e sempre foi muito grudado à nós e agora tenho que dividi-lo? Sou eu quem trato, sou eu quem lhe dá banho, sou eu que o levo ao veterinário, o desparasito, sou eu quem realmente cuida dele. E agora? O que faço para conquistá-lo novamente para ele não ter mais essa necessidade de ir à casa do vizinho e perceber que a casa dele é aqui a minha?!

      • Pode ser também uma vez que as casas são iguais. Moramos em vivendas umas ao lado das outras e a arquitetura é igual só muda mesmo a decoração :) Mas acho mesmo que ele ficou ressentido e se sentiu abandonado por nós. O jeito agora é ter paciência para conseguir a sua confiança novamente. Obg.

        • Acho que você está projetando sentimentos humanos no gato. Procure saber se não davam alguma comida ou petiscos diferentes, ou qualquer outra coisa objetiva. Não acredito que se trate de “amor”, “mágoa” nem nada subjetivo. Já vi isso acontecer e a resposta é que estavam dando presunto, bacon e outras coisas gostosas para o gato…

          • Sim Sally, cheguei a pensar nisso também, mas se for é sem minha aprovação. Quando o deixei lá levei a comida dele e pedi pra que não lhe dessem nada além daquilo por ser um gato castrado tb tenho esse cuidado redobrado para não prejudicar sua saúde e também não se tornar obeso. Também pedi à vizinha que não lhe desse comida agora que eu voltei porque ele já é tratado aqui em casa, para não ter riscos de saúde. Vou ficar atenta, se desconfiar que é isto, aí vou ter que conversar com eles. Afinal depois se houver complicações por causa de comida indevida a responsabilidade é minha e custos de veterinário também. Obrigada pela dica.

            • Tem gente que não resiste a um bichinho pedindo. Mas também pode ser outra coisa: uma planta, um cheiro, alguma coisa na casa que atraiu o gato

              • Olá…eu de novo. Já estamos em abril e continua tudo igual, perguntei aos vizinhos se davam comida ao gato, eles me disseram que não, mas noutro dia percebi que mentiram, pois o vi saindo da casa deles se lambendo todo e comentei com ela, aí ela acabou por dizer que deu restos de peixe pra ele, fiquei tão sem ação, devia ter falado na hora que não aprovo isso, mas fiquei calada como se nada fosse. Será que então é por isso que ele quer ir sempre lá? Tb não tem comido direito a ração aqui em casa como comia antes, claro ganha comida no vizinho. E pior, ele se põe na frente da janela, eles vão lá abrem a porta e o deixam entrar e fecham a porta com ele lá dentro. Acho que ele está se habituando a ficar muito lá. O que faço? Falo com os vizinhos? Tb não quero magoá-los já que fizeram um favor pra mim. Problema é que vamos viajar novamente e vou ter que deixá-lo de novo aos cuidados deles, mas já tenho receio, pq aí ele vai se habituar cada vez mais com eles, daqui a pouco já nem sou mais dona dele desse jeito. O Kiko (gato) passa muito tempo aqui em casa tb, mas mal abro a porta e ele ao invés de dar a sua voltinha, vai pro vizinho. Será que posso deixá-lo trancado em casa por um tempo? Não deixar mais ele ir pra fora seria uma solução para ele se desabituar a ir lá? Por favor me ajude!
                Não sei como agir.

                • CLARO QUE É POR ISSO!

                  Não se trata de amor, de gostar, de afeto. Peixe é muito mais gostoso do que ração, entretanto, dependendo do peixe e do preparo, pode fazer extremamente mal ao gato. Se eu fosse você não deixava mais ele lá, gente que desobedece a recomendação do dono quando cuida do bicho dos outros não é confiável!

                  Pode deixar ele trancado por alguns dias desde que exista uma ventilação adequada na casa e tenha muita água e comida à disposição.

                  • Muito obrigada Sally, é isso que vou fazer. Já cheguei a deixá-lo 5 dias em casa uma vez que tive que viajar, com acesso a todos os cômodos inclusive, pq ele se comporta bem. Deixei bastante água, ração naqueles potes que conforme ele vai comendo a ração vai caindo e tb umas 3 caixas de areia e ele ficou bem. Vou ter que optar por isso mesmo, já que desta vez são 5 dias novamente, se ele já ficou bem uma vez, fica de novo não é mesmo? Tb não vou mais soltá-lo por um tempo, tenho brincado bastante com ele, pra ele não sentir falta de sair. Vamos ver se consigo resolver isso :) Aí volto aqui pra te contar. Mais uma vez obrigada pela ajuda e pela dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: