Skip to main content

Colunas

Arquivos

Des Portes: A fada dos dentes.

| Sally | | 106 comentários em Des Portes: A fada dos dentes.

Por muitas décadas o sonho das crianças brasileiras era ser jogador de futebol. Era assim que se traduzia a falta de ambição deste povo. Uma “carreira”, que de carreira não tem nada, está mais para status social, onde não se precisa estudar, nem ser inteligente mas se pode enriquecer de uma hora para a outra e aliar dinheiro à fama e todas as consequências que advém disto: carrões, mulheres e etc. Porém, de uns tempos para cá percebi uma pequena variação. O sonho tosco de ser jogador de futebol e subir na vida sem esforço encontrou um companheiro que, podemos dizer, está até deixando o futebol em segundo plano: lutador de MMA.

Para quem não sabe, MMA significa Mixed Martial Arts, em português, Artes Marciais Misturadas. São lutadores que lutam um pouco de tudo: jiu-jitsu, capoeira, boxe e etc. Pegaram aquele antigo campeonato chamado UFC (Ultimate Fighting Championchip) e deram uma lucianohuckizada nele. O que antes era uma honesta e bacana rinha humana, uma versão moderna dos gladiadores, hoje é um show comercial cheio de frescura e glamour. Praticamente um São Paulo Fashion Week, só que com porrada. Mas porrada limitada, porque apesar de ser conhecido como “vale-tudo”, não vale tudo. O UFC é disputado por lutadores de MMA, que começaram a ser vistos como ídolos.

Com este toque comercial que deram ao UFC, tornar-se lutador de MMA virou o novo sonho de consumo das pequenas cabeças não pensantes. Os lutadores de MMA são os novos super heróis. Em parte eu cheguei a ficar feliz, pois apesar da pancadaria, achava que eles representavam uma categoria um pouco menos pior do que jogadores de futebol, tomando como principal exemplo Anderson Silva, um negão enorme cuja voz parece a minha e admite usar creme da Victoria´s Secret. Parecia uma figura peculiar, eu gostava dele.

Pois é, mas a alegria durou pouco. O processo de jogadordefutebolização de Anderson Silva teve início faz algum tempo e esta semana eclodiu de vez. O que esperar de alguém que contrata um cara que foi flagrado em um motel com três travecos e cocaína para cuidar da sua imagem, né? Começou com atitudes isoladas, como ataques de estrelismo destratando pessoas humildes que lhe pediam autógrafos e evoluiu para noitadas cercado de mulheres enquanto a esposa espera em casa. Mas a babaquice maior foi a entrevista que ele deu para divulgar sua próxima luta, em julho, contra Chael Sonnen.

Não sei se a polêmica foi de caso pensado ou não, mas realmente não faz muita diferença. Se ele disse o que disse por descontrole é um idiota e se ele disse o que disse para divulgar a luta é mais idiota ainda. Para quem não sabe, Sonnen é um babaca que vive bravateando e esculhambando os adversários. Detalhes de sua personalidade repulsiva pode ser vistos no filme “Como água”, que narra em detalhes a rivalidade dos dois lutadores. Sonnen é aquele tipo de lutador que provoca o adversário jogando baixo. Anderson Silva nunca pareceu se importar, nem mesmo quando ele meteu a sua esposa no meio das provocações. Mas algo mudou.

Pois bem, ao dar uma entrevista por telefone para divulgar a luta do UFC 148, a ser realizada dia 7 de julho e vendida bem caro no Pay Per View, Anderson Silva se descontrolou e, com sua voz de querido pônei, disse que vai arrancar todos os dentes da cara dele. Chamou de vagabundo, sem vergonha, escória, marginal, imbecil e coisas piores. Isso depois de passar anos fazendo pose de bonzinho alto nível, superior. Eu senti nojinho. Quem quiser ouvir o áudio das ameaças soprano pode escutar a íntegra aqui.

Vamos deixar uma coisa clara: nada contra gente que enfia a porrada em neguinho abusado, muito pelo contrário, faço até coraçãozinho com as mãos para gente violenta. Também nada contra gente que consegue ser superior e caga e anda para provocação infantil, morro de inveja. O que é nojento é gente que passa uma vida fazendo um discurso de superioridade e controle em decorrência do domínio da mente obtido com anos de luta e depois fica berrando que vai arrancar todos os dentes da cara da pessoa. Violento ok, hipócrita não!

Quem viu o filme “Como água” sabe que Anderson Silva sempre sofreu muita pressão do povo do UFC para divulgar suas lutas, causar polêmica e dar entrevistas e sempre se recusou. Eu admirava. Ele chegou ao topo sem fazer o jogo dessas pessoas. Nunca se meteu em confusão, nunca fez encenação de briga, nunca polemizou. Justamente por isso que fico triste. É como se uma moça casasse com um milionário e depois disso começasse a se prostituir. Porra, chegou onde chegou sem se curvar a essa merda e agora tá fazendo polêmica para divulgar luta? Que merda, hein? Que papelão! Tire sua imagem das mãos desse travequeiro, Anderson. É preferível ter o Somir cuidando de você.

Curiosamente a última coisa polêmica dita pelo Sonnen foi uma crítica ao Brasil. Não que ele nunca tenha feito isso antes, ele vive falando mal do Brasil. Por exemplo, já tinha dito que o Brasil é um país de merda no qual você não pode nem sair na rua sem ter a sua carteira roubada (não está de todo errado). Sempre disse coisas assim e Anderson Silva cagou e andou. Ultimamente andou dizendo que achava que o Brasil era um país tão fodido que nem tinha acesso a internet. A reação de Anderson Silva foi um tanto quanto desproporcional.

“Esse cara é um imbecil, eu vou quebrar a cara dele”, “Eu vou enfiar a porrada nele”, “Vou quebrar todos os dentes da boca dele”, “Vou arrancar dente por dente da boca dele”, “Ele vai sair com a cara toda quebrada, braço quebrado, perna quebrada, eu vou quebrar ele inteiro”, “Ele vai sair de maca lá de dentro”, “Vou quebrar ele de porrada, ele vai aprender a respeitar o país dos outros”, “Ele vai dar o melhor dele e não vai adiantar, eu vou bater nele, eu vou quebrar ele”, “Vou bater nele porque a mãe dele nunca bateu nele” e “Eu bater tanto nele que ele vai precisar fazer uma plástica” foram algumas das coisas que Anderson disse na entrevista.

Daí eu me pergunto: será que Anderson Silva sempre foi essa merda que está aí e só fingia ser um ser humano melhor ou será que ele é piranha o bastante para falar essas coisas em troca de uma publicidade um pouquinho maior da que ele normalmente teria? Sim, porque essa luta já estava sendo super esperada, não tinha necessidade disso. O benefício de um pouco mais de público em troca da sua dignidade não me parece uma boa escolha.

O curioso é que Sonnen chegou a fazer umas provocações envolvendo inclusive a esposa de Anderson Silva (em 2011) e não tinha conseguido tirá-lo do sério. Aparentemente mexer com a mulher pode, mas mexer com o viralatismo não. E não foi apenas em Anderson Silva que doeu. Despertou o vira-lata que existe em cada um dos brasileiros. Já começou todo mundo a torcer para ele apanhar, morrer, se foder e etc. Não pode falar mal do Brasil. Quem fala mal do Brasil tem que apanhar e perder todos os dentes. (espero nunca cruzar com Anderson Silva na rua…).

Evidente que o povo em massa está batendo palmas para o descontrole de Anderson, todos super ofendidos. Todos super compreendendo o descontrole. Todos super apoiando a violência física como resposta para provocação. Todos avalizando uma pancadaria muito além das artes marciais por causa de uma picuinha pessoal. O Brasil apoia o descontrole de Anderson Silva, e as crianças todas assistem seu ídolo se descontrolar e seus pais apoiarem esse descontrole. Tá bom ou quer mais desfavor?

O que me entristece são as milhões de crianças querem ser Anderson Silva, da mesma forma que milhões de crianças queriam ser Pelé. A partir do momento em que a pessoa sabe que tem um público infantil forte ela tem a obrigação de pensar bem no que vai dizer. Não, não foi uma coisa de momento, não foi o Sonnen gritando na cara dele. Foi uma entrevista telefônica, ele poderia ter pensado antes de falar. Pessoas formadoras de opinião tem a obrigação de se controlar. Ele tem o bônus da fama que é dinheiro, respeito, prestígio e tantos outros benefícios, porra, que arque com o ônus também e pense antes de falar, como sempre pensou.

Mais grave do que um lutador de MMA falar tanta merda achando que está bonito são as pessoas comuns apoiarem esse tipo de postura. A opinião do Sonnen é mesmo tão importante para doer tanto a ponto de todo mundo ficar com raiva e desejar que ele sofra, morra, apanhe? Os mesmos que depois pedem pena de morte para “um marginal” que bate em um membro da sua família. O brasileiro nasce e recebe uma injeção de hipocrisia, só pode ser. “Ele engoliu coisa demais, agora explodiu”. Olha, quem chegou a pensar uma coisa dessas, tem que ser castrado para não passar genes tão subdesenvolvidos adiante.

O que eu acho: esta vai ser a última luta de Anderson Silva, que já passou dos 35. Ele topou esse papel ridículo para fechar sua participação no UFC. Não duvido que essa luta seja armada, porque tal qual futebol, rola muito dinheiro por baixo dos panos. Dificilmente alguém se arriscaria a bravatear tanto se soubesse que existe uma chance de perder. Ele vai ganhar, vai se aposentar e parar no auge, como herói. Vai ficar essa lição: quando a pessoa te paunocuza você vai lá e cobre ela de cacete com crueldade, porque isso é bacana. Eu adoro violência, mas porra, eu tenho a consciência de que não é bacana. Vai ser difícil o Papai torcer pelo Anderson Silva e mais tarde tentar convencer o filho que violência não é legal. Crianças farejam contradições. Papai que torce por ele vai perder a moral para recriminar o filho depois se o assunto for crueldade e violência.

A surra que ele vai dar no Sonnen vai fazer cada brasileiro se sentir vingado, porque finalmente alguma vez na vida ele foi melhor do que os EUA em alguma coisa. Cada brasileiro vai se sentir superior aos EUA naquele dia, mesmo levando uma vida de merda. Vai bater aquela falsa sensação de “o bem vence o mal” e aquela esperança infantil de que tudo é possível. Claro que ninguém vai parar para pensar na merda que é só ser melhor que os EUA no futebol e na porrada, que poderíamos ser melhores em tecnologia, em IDH ou em coisas que realmente demandem cérebro.

Sonnen pode apanhar até cuspir o pulmão que o Brasil vai continuar sendo um país de merda, onde tratam o ser humano feito bosta. Tanto é que o que temos de melhor para exportar é isso aí: jogador de futebol e lutador de MMA. Quer mais atestado de país de merda? Os EUA não são melhores em MMA, sabe porque? Porque a maioria das pessoas está em faculdades estudando em vez de passar uma vida treinando MMA. Os únicos que vão lutar são idiotas como o Sonnen. Ainda acha bacana ter um campeão de MMA nascido no seu país?

E a vocês, papais e mamães que estão achando bem feito o discurso violento do Anderson Silva e torcendo por ele, peço que ao menos sejam coerentes. Se estão apoiando esse tipo de atitude, amanhã ou depois quando seu filho cobrir de porrada alguém por esta pessoa ter dito algo que o desagradou, não o repreendam. Isso seria hipócrita. E tratem de colocar ele para fazer alguma luta, se não ele vai apanhar muito na rua.

Evidente que agora eu estou torcendo para o Anderson Silva levar um pau histórico do Sonnen e ainda ser chamado de macaco no final. Muito vergonhoso o que ele fez, sabendo que o que ele fala ecoa por centenas de cabeças com cérebro do tamanho de um caroço de uva. Idiota, irresponsável fazer parecer que ouvir algo que te desagrada justifica esse tipo de atitude. Degradante para a luta, que prega controle emocional. Se comportou como porradeiro e não como lutador. Ele sabia como esse sujeito é, não lutasse mais com ele, porra! Para promover uma luta (ou dar vazão a um descontrole, tanto faz), Anderson Silva colocou merda na cabeça de centenas de crianças e adultos sem discernimento. Parabéns, viu?

Atenção você que achou inofensivo porque você no lugar dele faria o mesmo: é um erro de premissa. Você parte da premissa errada ao se comprar com um sujeito famoso, idolatrado e que está em posição de escolha. Talvez se fizessem isso com você HOJE, você faria o mesmo, mas se estivesse no lugar dele, na posição dele, será que faria? Anderson Silva se colocou nessa situação. Não venha agora posar de vítima exaurida pela provocação do adversário.

Se você odeia o complexo de vira-lata de virar bicho quando falam que o Brasil é uma merda, você tem que torcer para Anderson Silva levar um pau. Se você é contra bater em crianças (“vou bater nele porque a mãe dele não bateu” = tem que bater), você tem que torcer para Anderson Silva levar um pau. Se você é contra a idolatria a pessoas sem méritos intelectuais, tem que torcer para Anderson Silva levar um pau. Se você acha que as coisas não devem ser resolvidas com violência e crueldade, tem que torcer para Anderson Silva levar um pau. Se torcer a favor dele, só peço para não reclamar quando estas mesmas circunstâncias forem usadas contra você.

Para me xingar, para me dar razão mas ainda assim me xingar ou para me xingar com ofensas masculinas, ignorando o fato de eu ser menina: sally@desfavor.com


Comments (106)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: