Ele disse, ela disse: Ele mente, ela mente.

eded-mentemente

O assunto é fácil de descrever, o consenso é que são elas… Os impopulares estão convocados a falar a verdade e nos ajudar a definir isso de uma vez por todas (ou seja: até a próxima vez que o assunto vier à tona)…

Tema de hoje: Quem mente MAIS, homem ou mulher?

SOMIR

Mulher. Vamos entender que estamos falando de forma quantitativa, não qualitativa. Mulher mente mais porque fala MUITO mais e porque é muito mais focada em relações interpessoais. Nem precisa entrar em qualquer mérito de caráter, é probabilidade pura. Muito embora isso vá descambar para disputa de quem tem o “melhor” caráter porque eu conheço o público daqui…

De qualquer forma, tenho que fingir que o simples argumento que mulheres falam bem mais já não ganhou essa discussão e continuar desenvolvendo. Que pelo menos sirva para abrir os olhos de algumas pessoas: Essa coisa de achar que homem mente mais é extremamente conveniente para as mulheres. Até por isso na maior parte das disputas eles terminam como vilões e elas como vítimas. O mundo é muito mais “cinza” do que isso.

Pois bem, desenvolvamos: Pesquisas revelam que mulheres falam algo em torno de vinte mil palavras por dia, ao passo de que os homens dificilmente quebram a barreira das sete mil. E por mais que pareça assim quando elas o fazem enquanto tem um jogo de futebol na TV, não são palavras aleatórias. Há método nessa loucura… Mulheres passam informações mais ricas, detalhadas e cheias de significados pessoais.

Seja falando a verdade ou mentindo. E não sejamos inocentes: Mentira é parte integrante do processo de comunicação humano. Todo mundo mente, tudo mundo aprende a mentir desde cedo (e todo mundo diz que não mente). Mentira é mais questão de “quando” do que de “se”. Que a pessoa vai mentir, vai, só estamos definindo aqui quem marca mais pontos nesse placar.

Junte as duas coisas e já temos vitória por probabilidade. Para mulheres dizerem menos mentiras falando três vezes mais que os homens, elas teriam que ser NO MÍNIMO três vezes mais honestas do que eles. Essa noção te parece razoável? Novamente: Não é caráter, é número. Quem fala mais mente mais.

Mas digamos que você, mulher, gosta de se enganar achando que pertence a um gênero magicamente menos predisposto a mentir. Você pode acreditar que mesmo assim mente menos vezes na média. Mesmo assim há algo a se considerar: O processo de comunicação feminino. Não tem dessa de “bem” quando pessoas mais íntimas te perguntam como foi se dia, tem? O quadro é tão mais complexo do isso.

E é aí que mesmo acreditando nisso de um suposto impulso menor para mentir, a mulher ainda acabaria mentindo mais. Cada mentira vem acompanhada de uma comunicação muito mais prolixa. A história é sempre tão maior que é impossível não enfiar mais várias mentiras pequenas no meio de uma grande para manter um mínimo de equilíbrio no que se diz. É a mentira, fatos secundários, reações de outras pessoas, o que elas sentiram naquele momento inventado… Mulher fala mais. Matemática.

E ainda tem todo o lance de adaptação ao jogo social humano. Mentiras lubrificam relacionamentos desde… desde sempre. Esse é o ponto forte delas. Para manter boas relações com outros seres humanos, mulheres mentem na cara dura, principalmente em elogios. Se um homem veste uma roupa ridícula e pede a opinião dos amigos (ou até mesmo conhecidos), ele vai ouvir a verdade. Mulher? Mulher está sempre LINDA!

Até porque quando homem é grosso e diz a verdade dolorida, costuma ser bem visto. Quando mulher faz o mesmo, é taxada de monstra insensível. Mulher tanto mente mais que toda a sociedade espera isso dela. Minta para agradar todo mundo, não se comprometa, seja inofensiva… etc. Essa habilidade social não vem sem um custo. Elas mentem mais porque precisam mentir mais também.

As duas medidas nesse sistema favorecem o homem a ser mais honesto nas suas relações. Eles podem falar mais verdade sobre sua vida sexual (embora mintam bastante também), sobre suas preferências e gostos em geral… Ah, e sobre o possível argumento que mulher pode ser mais honesta sobre seus sentimentos e homens quase sempre mentem sobre isso: Mentira. Mulheres projetam nos homens uma complexidade emocional que eles simplesmente não tem. Na maioria das vezes o “nada” deles é realmente “nada”.

Agora, nem tudo são flores: Mulheres também gostam de mentir. Não que os homens não gostem, mas as mulheres fazem disso uma arte. Quase toda discussão de relacionamento começa porque a mulher está mentindo sobre sua real intenção. Elas sabem que não vão se esbaldar no seu querido e doce drama se forem honestas sobre isso. Tem que fingir que se importa com algum problema real para poder dirigir a conversa até a overdose hormonal que tanto anseiam. Todo “nada” depois de uma pergunta sobre se tem algo de errado com ela é uma mentira. E eles são numerosos.

Elas mentem por bem também: Todos os pintos do mundo são enormes quando encontram uma mulher feliz. Homem se amarra em bajulação, elas sabem disso. O contrário costuma acontecer, mas homem é mais honesto nisso: Elogia o que está vendo. E normalmente pelo menos vontade de comer ele realmente tem. Sem contar que tem mais mulher insegura do que homem inseguro nesse mundo… Gente insegura costuma mentir mais para se sentir aceita.

Elas sabem jogar com o ego masculino, vide os inúmeros textos que a Sally escreve tirando onda sobre isso. Mulher também é mestre em disfarçar intenções: Boa parte do seu método de fazer e tirar o que quiser de um homem se baseia em fazê-lo acreditar que vão ganhar algo que nunca esteve ao seu dispor… Palmas para as que tem o mínimo de honra de entregar o que prometeram, mas a maioria sabe que não precisa nem isso. Basta mentir.

E, porra, quer alguém mais bem acostumado a mentir do que quem finge orgasmo? Elas conseguem mentir gemendo!

Para dizer que sentiu falta de falar sobre mulher que mente sobre o pai dos seus filhos, para dizer que eu sou homem e por isso não vai acreditar em nada que escrevi, ou mesmo para dizer que é chato quando eu ganho no primeiro parágrafo (eu sei… mas…): somir@desfavor.com

SALLY

Quem mente MAIS, o homem ou a mulher? Atentem que estamos falando em mera QUANTIDADE de mentiras. Na minha opinião, o homem mente mais, ainda que seja por mérito da mulher.

Explico: mulheres costumam ser mais “perguntadeiras” do que homem, e geralmente são as perguntas as grandes originadoras de mentira. “Você me ama?”, “Eu estou gorda?”, “Você acha essa atriz?” e desfavores do gênero costumam ser estopim para mentiras. Claro que seria absurdo resumir as mulheres do mundo a isso, é um estereotipo bobo, mas mesmo as super bem resolvidas perguntam muito. Não acho defeito, é uma forma de conhecer melhor o outro, de se interessar, de ter uma base para construir um relacionamento. Mas, por causa daquele primeiro grupo de neuróticas que perguntam se estão gordas, muito homem fica com trauma de responder a verdade e mente que nem sente, muitas vezes de forma desnecessária.

Vou dar um desconto para os homens, eu realmente acredito que muitas das mentiras não são por maldade ou sacanagem e sim na intenção de nos agradar, de nos conquistar. Parece que eles estão programados para mentir, seja para salvar o pescoço, seja para ficar bem com os outros. Homem mente mais vezes por dia do que a gente imagina. Mente que gosta de certo tipo de filme, mente que gosta de poesia, mente que gosta de qualquer merda que a mulher que ele quer comer parece gostar. Mente no que for preciso para comer alguém, quantas vezes for preciso. É muito mais provável você ver um homem mentindo para conquistar uma mulher do que inverso.

Uma mulher eventualmente pode deixar de falar, omitir. Por exemplo, não se fala em um primeiro encontro que você está louca para casar e ter fihos, questão de bom senso. E como homem nenhum pergunta isso, o assunto simplesmente não vem à tona. Aliás, homens não perguntam quase nada. Quem pergunta é a mulher, seja por curiosidade, seja por teste, e isso faz com que o homem minta para tentar agradá-la. É raro ver um homem contando seus defeitos hediondos.

E não estamos falando apenas de mentira em relacionamentos amorosos, homem mente até para MÉDICO, meu povo! Passem a reparar e verão. Homem mente para o colega e diz que “comeu” ou que “pegou” uma fulaninha que não quis nada com ele, mente dizendo que dirigiu a uma velocidade elevada, bebeu x copos de tequila ou até mesmo que comeu um numero x de mulheres. Homem costuma camuflar as derrotas, melhorar as estatísticas para o lado dele, porque homem adora bravatear.

Mulher não, mulher conta para a amiga sem pudor que levou um chifre, que foi sacaneada ou qualquer derrota e ainda chora no ombro dela. Vê se homem faz isso? Nunca! É o clássico “terminamos de comum acordo” ou coisa ainda mais mentirosa. Homens em grupo bravateiam sobre as coisas mais bobas, uma lógica de bando que eu nunca vou entender. A verdade é que homem mente até para ele mesmo: passa mal por meses e se convence de que: a) não é nada, b) está melhorando ou c) vai passar sozinho. Só vai ao médico quando está em uma situação crítica. Homem acredita que a puta gozou com ele, só com ele. Mentir para si mesmo é a mais aberrante das mentiras.

Como os homens não são tão “perguntadores” como as mulheres, nós não nos vemos obrigadas a mentir tanto. Ninguém vem nos perguntar se a pochete está bonita, se está barrigudo ou se achamos feio um homem careca. É que na maior parte das vezes, eles nem mesmo cogitam que a mulher possa pensar coisas negativas a seu respeito. Homens temem que, se externarem um pensamento tipicamente masculino, a mulher vai achá-lo grosseiro, rude, escroto e se afastar. Bobagem, masculino pode ser, só não pode ser machista, egoísta e outros “istas”.

Homem mente a respeito da sua profissão, a respeito do seu salário, a respeito da sua casa e a respeito do seu carro se achar que alguma destas informações vai implicar e demérito para ele. Homem busca afirmação na aprovação do bando e para tal acha que tem que passar uma imagem bem sucedida. Mulher costuma buscar afirmação de outras formas, geralmente ligadas a afeto e não a profissão e dinheiro, o que a torna menos propensa a mentir para precisar se sentir bem. Mulher costuma ser menos competitiva nesses quesitos infantilóides (“meu carro é melhor do que o seu! Dãããã” e ter menos necessidade de se afirmar através de mentiras.

Até socialmente falando, a mulher tem mais liberdade para falar a verdade: mulher pode chorar, pode admitir que está arrasada, pode admitir amor não correspondido, pode admitir que levou chifre. Mulher que leva chifre é vítima e é consolada pelas amigas. Homem que leva chifre é sacaneado e tido como um panaca. É horrível que seja assim, mas é. As coisas são como elas são, não como a gente gostaria que elas fossem. O homem precisa ou quer parecer durão, fodão, coisas que geralmente não é, e nessa ânsia mente. Mente que nem sente. Mente para os outros e até para ele mesmo.

Homem também mente mais porque, além de fazer mais merda, é mais incompetente na mentira e precisa de várias para cobrir os rastros. Aquele “efeito bola de neve” que a gente conhece. Mentira por cima de mentira, que cada vez demanda mais mentiras para se sustentar. Lembrando sempre da vertente perguntadora da mulher, fica mais difícil manter uma mentira, afinal, é sempre mais complicado quando alguém está te indagando detalhes sobre ela.

Em resumo, homem mente mais porque é bicho bobo, porque a mentira é banalizada na sua vida desde pequeno, quando aprende que ao bravatear no colégio ganha o respeito dos seus coleguinhas. Homem mente desde sempre, muitas vezes por status ou prazer, ao contrário de mulher, que apenas costuma mentir quando há necessidade, pois sabe bem o risco que corre. Homem mente com arrogância, achando que nunca será descoberto, enquanto que mulher mente com medo, cautela e com planejamento. É um comportamento social que infelizmente eles aprendem ainda na infância: a mentira compensa.

Para achar meu texto machista, para achar meu texto feminista ou para achar meu texto mentiroso: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (52)

  • Jamorreuenemsabe

    O que tem de homem mentindo em relação à sexo não é brincadeira. Engraçado o que tem de máquina de fuder por aí…os caras tudo meia-boca mas comem todo mundo, no mínimo 3 peiadas, as mulher modelos loucas por eles e tal…depois descobri que é simplesmente mentira. A velha história do cão que não morde.

    • Todo mundo aponta para a gostosa e fala que já comeu, todo mundo é máquina de sexo, nunca broxa e dá três sem tirar de dentro, todo mundo comeu uma porrada de mulheres ao longo da vida, todo mundo sempre é perseguido por mulheres que se apaixonam por eles e não conseguem esquecê-los… um saco, viu?

  • Eu ia dizer que as mulheres mentem mais, pq elas fazem isso muito melhor que os homens. Ai comecei a lembrar das criaturas do sexo masculino que convivem comigo. Mesmo não sendo muito bons na arte da mentira, eles tentam…muito. Já vi durante uma festa de ano novo um Sr convencer convidados que ele que estava pagando pelos fogos. E eles saíram de lá acreditando! Os homens de fato adoram engrandecer tudo nas histórias deles e ostentar o que tem e o que não tem mais ainda!

  • Posso falar por mim: EU minto mais que meu marido, muito mais. Já tive outros parceiros que mentiam mais que eu mas o meu parceiro atual é bastante franco e honesto.

    Eu infelizmente cresci em umambiente onde contar “mentiras piadosas” era normal, questão de “sobrevivência” e para manter o ambiente mais agradável. Parece uma coisa contraditória mas me ensinaram que era assim e isso marcou meu caráter de maneira negativa e de repente me vi fazendo as mesmas coisas – mentir – e utilizando as mesmas justificativas para isso. Coisa pra falar na minha terapia, já estou tentando resolver isso, rs.

    Falando de um modo geral sem dúvida os homens mentem mais, simplesmente porque lhes é mais fácil ser assim. A franqueza custa caro aos homens, principalmente nos relacionamentos afetivos. Tenho 36 anos de idade e conheci apenas 2 homens realmente sinceros, abertos e francos. Um deles é o meu atual parceiro e o outro foi um rolo de anos atrás que na hora de me falar que queria parar de me ver foi muito sincero falando o porquê (“ainda estou apaixonado pela minha ex e quero voltar com ela”). Doeu mas até hoje admiro sua franqueza. A maioria simplesmente começaria a pisar na bola, a não atender meus telefonemas, a “sumir” ou a inventar qualquer outra desculpa imbecil pra não ter que me ver de novo ou pra me forçar a terminar. Sim, pq a maioria dos homens se caga de medo de terminar um relacionamento de maneira decente, preferem dar várias mancadas pra ver se a mulher “se toca” e joga a toalha.

      • Pq nesses nossos mais de 10 anos de relacionamento eu NUNCA o surpreendi mentindo. E tb porque ele realmente me conta tudo, até coisas que normalmente qualquer mulher ficaria puta se soubesse e que eu jamais saberia se ele não contasse, mas ele me conta. Ele já me pegou em várias mentiras, a maioria bem no começo do nosso relacionamento, qdo eu achava necessário mentir sobre coisas banais. Hoje em dia estou como ele, contando tudo mesmo que dê em merda, mesmo que seja desagradável, mesmo correndo o risco de uma reação extrema, mas conto tudo. Ok, tudo não, por exemplo, não sou muito sincera em relação aos meus gastos pq homem SEMPRE acha que mulher gasta à toa e que eu não preciso ter 6 pares de botas nem 7 bolsas, hahaha.

          • Tentei me lembrar de alguma mentira e não me lembrei de nenhuma, grande ou pequena. Ele já OMITIU coisas mas qdo percebi a omissão e o confrontei com “pq vc não me contou?” ele soltou o clássico “vc não tinha perguntado nada”. Isso vale como mentira?

    • Engraçado que até c/viadaggi é assim! Tem um monte de bixamá aí que nunca terminam relacionamento direito! ódio! Porran, fala na cara que não me quer mais! hunf hashtag chatiada

      • Sério que entre os gays tb é assim? Achei que fossem mais francos, sempre vi as relações entre homossexuais como algo menos tensas, mais sinceras e menos neuróticas. Me enganei?

      • Tem de tudo Ligia, não dá pra generalizar! Tem as bixa tipo euzinha que quer algo sério e sim, são realmente francas, e tem as vagaba sem vergonha na cara fedaputa e sem caráter que não sabem o que querem que catam os outros, ficam só uma noite, ou só uma veizinha ou outra e já descarta o cara, some do mapa sabe? Não liga, não telefona, não faz nada! Sequer tem coragem de chegar na cara e falar “não te quero mais, vamos ser só amigos (ou nem isso…)” Poo? Eu prefiro a verdadxxx pura nua e crua jogada na minha cara doa a quem doer do que ficar assim no “subtendido”. Esse tipo de boy sempre é aquele que é indeciso consigo mesmo e não sabe o que quer! hunf
        E como já foi falado também: é o tipo de boy cagão que mente e não tem coragem de admitir e lidar com certas verdadxxx! ham

        • Sei como é, os heteros fazem isso direto. Não acho que seja caso de indecisão, de “não saber o que quer”, pelo contrário! Eles sabem bem o que eles NAO querem mas ou por preguiça, ou pra evitar confrontos, escondem o jogo e prefere que sejamos nós as primeiras em “se tocar” e sumir do mapa :-/

  • Acho que essa questão depende muito mais de profissão do que de gênero.Isso varia muito do dia a dia da pessoa, com quem ela tem contato, etc.

  • Homens são covardes, mentem porque não conseguem lidar com a verdade. Vc já viu um homem ter bolas pra terminar um namoro? Nunca! Eles ficam boicotando, se tornando relapsos, botando chifre nas namoradas, dizendo que tá sempre tudo bem, até que a mulher se cansa e dá lhe um pé na bunda. Vc já viu algum profissional dizer não? Nunca! Eles marcam dia e hora e simplismente não aparecem ou então ficam dizendo que vão fazer sim, na semana que vem e na outra, vamos marcar um dia, até que a pessoa vai e contrata outro profissional.
    Homens são seres deploráveis. Eu tive 1 namorado pra nunca mais na vida. Não sei se naturalmente eu seria lésbica ou se foi um mix de trauma e nojo dessa raça masculina. Só sei que não é isso que quero pra minha vida. Já chega eu ver minhas amigas sofrerem, não vou pagar de babaca igual a elas.
    TODOS são iguais, nenhum presta, mesmo! Se algum vier com kaô de dizer que presta é mais uma MENTIRA.

  • Tem isso de quem mente mais? Eu pensei que fosse meio a meio, dai começei a ler e achar que homem deve mentir um pouco mais.

  • Bahh só digo uma coisa: que texto mais permeado de preconceitos e estereótipos pra cima tanto dos homens quanto das mulheres viu? Acho que se a gente revesse certos conceitos e deixasse de lado certas asneiras o mundo seria diferente…

    Mas ok, puritanismos à parte… fico em certa medida com a Sally: homem costuma mentir mais mesmo, com muitas aspas aí. Agora uma coisa que me irrita é: homem não costuma falar! Sobre nada! Não se abre! bahh…

    • Concordo com o primeiro parágrafo do Ge. É muito estereótipo e preconceito para ambos os sexos. Mas enfim, não consigo me posicionar, porque para mim mentira tem maior relação com o caráter do que com o sexo da pessoa. Independente de ser mulher ou homem, quando a pessoa nasce com esse defeito sai de perto, não há quem aguente!

    • Então vamos lá, alguns pontos que achei pertinentes discutir no texto em relação ao que disse anteriormente:

      No texto do Somir há uma análise muito diria… superficial? Basear-se apenas em números pra tirar uma conclusão comportamental não vejo muita credibilidade não. Ademais, não acho que, por mais que as mulheres realmente falem mais, elas sejam mais mentirosas JUSTAMENTE por causa disso. Acho que a questão de mentir ou não é relacionada ao caráter de cada um. Do lado oposto, se, de fato, concluímos que homem fala menos, então homem também mente, ou antes: esconde, omite! Neste sentido concordo com o texto da Sally.

      Outra: reparo realmente que há certo estereótipo por vezes verdadeiro no que tange ao fato de mulher “fingir” elogios, e homem ser sincero, como está no texto do Somir. Pelo que já notei por ai – salvo raras exceções – homens costumam ser sinceros mesmo quando lhes é solicitada a opinião. O problema que vejo reside justamente aí: há certa discrepância de comunicação entre homens e mulheres, principalmente quando a mulher pergunta algo do tipo “estou gorda?” ou “o que acha deste sapato?”, é fato que a resposta que ela espera é a benéfica, a de um elogio, e não de crítica. É meio que um recurso de retórica usado por muitas!

      Outro ponto interessante foi o que a Sally tocou no texto dela a respeito do complexo de machidez calcado no preconceito e inseguranças enraizadas em nossa sociedade. Acho ridículo essa coisa de homem “mentir” (ou antes: omitir?) certos dados como o salário, casa, carro, profissão e outra meia dúzia de coisas ditas no texto, pra se achar o fodão diante de outros. Sério! Não sei pra que isso, essa coisa toda desse ego inflado e querer “parecer-se” superior aos outros, e ainda sob pena de certa disputa, ser tachado de qualquer coisa ou até mesmo menosprezado… bahh!

      Enfim, pra finalizar este comentário, só acrescento que: por mais que estejamos falando de diferenças comportamentais entre homens e mulheres, acredito que para que haja uma boa comunicação entre ambos – não digo necessariamente pelo viés de possíveis relacionamentos! – é preciso haver, antes de tudo, sinceridade! Independente de preconceitos e estereótipos em nós enraizados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: