Plantão Vinagre: Professores.

plantao-vinagre8

Você, Professor. Meu texto de hoje é dedicado a você. Mas por favor, não repare. Somos um blog grosseiro, ateu, desbocado e com a proposta de se comunicar como se fosse uma conversa de bar, para alcançar o maior numero de leitores possíveis. Desde já me desculpo pelo linguajar, pela falta de classe e pela baixaria. A intenção é boa, eu juro… Seja bem vindo, e se suportar, fique conosco. De vez em quando a gente faz umas postagens agradáveis.

Para quem não sabe, os professores da rede pública do Rio de Janeiro estão em greve. É isso que sai na mídia. Apenas isso. Ninguém sabe a história toda, as mentiras do Eduardo Paes, a truculência da polícia em cima do grupo mais pacífico de manifestantes que já se teve notícia. Não sabia, vão saber agora.

Os professores da rede municipal não pedem muito: um Plano de Cargos e Salários, que em um resumo bem tosco, é o direito de ter uma escala progressiva de aumento à medida que vai ganhando anos de casa e se qualificando. Para quem não sabe, existe professor no Município do Rio ganhando mil e quinhentos reais por mês. Se fizer mestrado, ganha menos de duzentos reais a mais no salário. Se fizer doutorado, pouco mais do que isso. Que estímulo para passar anos com uma carga de leitura absurda além de suas tarefas habituais, hein? Pode comprar dez promoções do Big Mac a mais todo mês! Não paga nem o ALMOÇO do mês inteiro.

Mas Paes acha que paga, tem professor que recebe R$60,00 a título de alimentação. No próximo Criança Esperança vamos ver Didi Mocó com um professor magriiinho no colo, que irá lhe perguntar “tem pão no céu?” e morrerá em seus braços. Tudo bem, para onde quer que este professor vá após sua morte, será um lugar melhor. Não sei se tem pão no céu, mas certamente PAES não tem, só no quinto dos infernos.

O Plano proposto pelo Prefeito que disse que pagaria qualquer quantia para Woody Como Minha Filha Allen filmar no Rio, é tão ofensivo que especialistas chegam a afirmar que nem um Plano de Cargos e Salário é. Por exemplo professores que fizeram concurso para uma carga horária de 16 hs, não terão o doutorado considerado para fins de gratificação por titulação. Paes, quando você tiver um tempinho, um intervalo entre remover comunidade que já tem direito de moradia consolidado por usucapião e bater em cidadão em restaurante, escuta o conselho da Tia Sally aqui: Professor não dá para trazer de Cuba, viu? É questão de tempo até começar a faltar professor. Quem é que vai fazer faculdade, estudar MUITO, porque é um curso com uma carga de leitura absurda, para ganhar mil e quinhentos reais por mês? VAI FALTAR PROFESSOR. Não façamos como os médicos, que só começamos a reagir quando a crise estava instalada.

Mas além da canalhice de pagar um salário irrisório e de negar um Plano de Cargos e Salários que seja discutido pelos representantes desses profissionais, Eduardo Paes ainda fez pior. Disse aos professores que eles poderiam sair da greve, que seria feito um Plano de Cargos e Salários bacaninha. Os professores confiaram e deram um basta na greve. Paes então fez uma artimanha canalha que não foi comentada em nenhum veículo de comunicação: um Plano de Cargos e Salários que contemplava apenas uma parcela pequena da categoria. Seria como se os médicos reivindicassem algo, ouvissem do Secretário da Saúde que teriam esse direito e depois ele conferisse o benefício apenas aos proctologistas. Evidentemente, os professores estão injuriados, e voltaram a fazer greve.

Gente, eu fazia isso COM O MEU CACHORRO quando ele não queria entrar no banheiro para tomar banho. Eu o chamava acenando com um biscoito e ludibriava o coitado para ele fazer o que eu queria. Quando o coitadinho ia, todo feliz, achando que ganharia um biscoito, eu trancava a porta, jogava água nele e começava a ensaboá-lo. É isso que fizeram com os professores. O que falta acontecer para a sociedade perceber isso? Paes pular do nada na frente das câmeras fazendo o gesto de “glu-glu” com as mãos e gritando “PEGADINHA DO PAES! IÉ IÉÉÉ!”? Tenham piedade, cabeça não é só para usar boné da Nije e “megarré” se cabelo sintético.

O nível de professor é outro. São pessoas acima da média em matéria de cultura e civilidade. São pessoas não apenas esclarecidas como também pessoas que priorizam o intelecto em detrimento do corpo. Manifestação de professor sempre foi pacífica. Ainda assim, estão tomando bomba, de graça. Não querem acreditar em mim que em manifestação comum é a polícia que começa com a agressividade? Então tá, ao menos acreditem que professores não são vândalos. Vou contar apenas alguns acontecimentos das últimas manifestações e sugiro que vocês busquem nas fotos, para perceber o tipo de pessoas que participa: muitas mulheres, muitas senhoras, gente de cabelo branco, típica cara de pai de família. Não tem moleque. As fotos são de senhoras de cabelo branco feridas, deficientes físicos feridos. É revoltante!

Eu poderia contar de uma professora que tem uma série de problemas graves de saúde, inclusive andando de muleta, que tomou bomba dos policiais. O que será que ela fez? Bateu em alguém com a muleta? Não sei, mas certamente não conseguiu correr enquanto todos corrias. Várias pessoas de muleta, de bengala ou com qualquer dificuldade de locomoção sofreram abusos da polícia. Abusos estes que o Governador Nariz de Talco nega. Ele não acha que a polícia tenha se excedido. Ele nunca acha. E ele nunca viu os vídeos, ele nunca viu nada. Talvez por isso a amante dele tenha morrido em um acidente de helicóptero, ele não deve ter visto que as condições para viajar não eram das melhores. Mesmo esquema de Lula: ele nunca viu nada. Talvez por isso tenha perdido o dedo, vai saber.

Eu poderia contar também do professor cardíaco que levou choque e quando ficou inconsciente levou mais choque ainda e depois foi levado para a delegacia em vez de ser levado ao hospital. Poderia ser seu pai, poderia ser o seu irmão. Era uma pessoa que por menos de três salários mínimos dá aula em condições precárias e tenta ensinar alguma coisa a crianças indisciplinadas que não fazem a menor questão de respeitá-lo, pois sabem que não podem ser reprovadas. Mesmo que não seja aberto, todo mundo sabe que a escola que reprova aluno perde uma série de benefícios ($$$) e o professor que “ousa” fazer uma coisa dessas sofre represálias por parte dos diretores da escola. Anota aí: professor da rede municipal que quer peitar e reprovar aluno abre um inferno contra si.

Mas a canalhice de Paes não tem limite. Ele pediu que os professores parem com a greve, todo amistoso, com aquela cara de ursinhos carinhosos retardados que ele tem. Aquele sorriso de quem foi criado pela avó. Os professores confiaram, afinal, era uma promessa pública, e suspenderam a greve. Mas o ursinho pimpão do demônio resolveu, unilateralmente, elaborar um Plano de Cargos e Salários, sem ouvir UM ÚNICO representante da categoria. Sabe quando você tinha cinco anos e sua mãe não te perguntava o que você queria comer? Sabe quando ela te apresentava um prato e dizia “Come porque eu estou mandando”? Pois é. Os professores não sabiam nem o conteúdo do que seria votado, pois além de não serem consultados, não foram informados também. Nunca foi esse o combinado. Lugar sem regras onde você não sabe o que vai acontecer se chama suruba, não votação.

Fosse outro tipo de pessoa, já estavam quebrando tudo, pois Paes os enganou deliberadamente. Mas professores são pessoas esclarecidas, que dialogam. Tentaram agendar uma reunião com Paes “Tudo” e… adivinha? Ouviram um sonoro “não”. Vejam bem, eles não queriam decidir tudo sozinhos, eles queriam apenas CONVERSAR e tomar ciência do que ia ser votado. Não. Não pode. Só quem conversa com Paes é a mulher dele e O amante dele. “Tudo” negou e não teve conversa. Se negou também a receber uma comissão de deputados, vereadores e até a OAB.

Pelo visto Paes só quer em seu gabinete seu amante como nome de refrigerante (Pedro Paulo, aquele com cara de stripper e mullet, não curtiu isso, pois era amante de Paes desde os tempos de faculdade). Mas, ouvindo a “voz da razão” (só que não) do Serginho Alcoólatra Cabral ele continua no armário: “O povo não vai votar numa bicha, o povo só vota em pais de família”. Sei não, o povo vota no Cabral que além de alcoólatra é um homem, digamos, “de grandes aspirações” e no momento vive dopado de remédios controlados para controlar todo tipo de siricotico emocional. E outra: dizer que não é viado mas quando bebe um vinho dá o cu chega a ser engraçado. Sensacional as pessoas que cercam o Paes. Com amigos assim não precisa de inimigos.

Supostamente a votação será hoje, mas ainda não se sabe bem de que, não se sabe bem como. Paes não quer ouvir, não quer ver. Mandou expulsar e espancar professores que ocupavam a Câmara Municipal. Mandou bater, dar choque e usar spray de pimenta em senhoras de mais de 60 anos, em pessoas de muletas, em senhores de cabelos brancos. E ainda tem gente negando o uso de spray de pimenta, mesmo tento dezenas de fotos e vídeos disponíveis. Se isso não desperta a indignação da população, então não sei o que vai despertar.

Ainda disse que os professores é que começaram, que lançaram uma bomba contra os policiais! SOCORRO! Aquele bando de pai de família, aquelas pessoas mais pacíficas que um Coala! Tá maluco? Sério, é forçar demais a barra. “Eles começaram jogando bombas” é o novo “Ele é comunista”, justifica qualquer atrocidade cometida pelo Poder Público. Paes, minha bonequinha de luxo, professor não tem nem dinheiro para comprar álcool para fazer uma bomba caseira.

Não apenas isso. Mesmo quem não tem nada a ver com a história foi sacaneado. Policiais fecham ruas para evitar que os professores sequer consigam chegar nos locais onde pretendem se manifestar. E não passa ninguém, foda-se se você tem um compromisso naquele lugar, naquela hora. A repressão é prioridade. Paes fez o Capitão Bruno e fechou as ruas “porque ele quis”. Porque quando ele quer é assim: ele manda quatro seguranças segurarem a pessoa e dá porrada mesmo! Ele é mau como um pica-pau, ênfase na parte do pica e ênfase na parte do pau.

Não sei se é burrice, arrogância ou um misto perverso de ambos, mas essa gente não tem medo das eleições não? Porque professores representam uma fatia significativa dos eleitores, mais ainda se pensarmos que seus pais, seus filhos, seus maridos, seus primos, seus amigos e tantos outros “colaterais” provavelmente vão se revoltar junto. É isso mesmo? Tá sobrando voto a esse ponto? Pensemos também em todos os pais que enviam seus filhos para escola pública e tem interesse em um ensino de qualidade e no fim da greve. O que é mais razoável, cobrar que professor continue na precariedade ou cobrar um ensino de qualidade? Somando todas estas pessoas, tem um belo grupo que pode definir uma eleição.

Paes se defende de forma vergonhosa, diz que a exigência era encaminhar um projeto desse plano com urgência e ele o fez: “Fiz exatamente o que me pediram”. NÃO, PAES. NÃO FEZ. Um plano que deixa de fora NOVENTA E TRÊS POR CENTRO DA CATEGORIA não é o que te foi pedido. É como se eu te pedisse para me trazer uma bebida e você aparecesse com um copo de mijo: “Mas mijo não se bebe!”. Resposta: “Não bebe porque você não quer, pode ser bebido sim”. Paes, o campeão nacional em estuprar a lógica.

O brasileiro médio já apresenta os primeiros sinais da sua burrice: começa a reclamar que os alunos são os principais prejudicados. Gente de cabeça pequena e imediatista, que não percebe que mais prejudicados são os alunos de professores desestimulados, sem infraestrutura e mal remunerados. Vocês sabiam que no Rio de Janeiro, aquele lugar onde faz 50° no verão, tem professor que é obrigado a dar aula DENTRO DE UM CONTAINER? E tem professor que é ameaçado de morte por aluno dono da boca de fumo? E que tem professor obrigado a trabalhar em área onde não se permite a entrada por causa de um surto de filaria? Você gostaria que seu filho ou seu pai trabalhe nessas condições? Isso não é inerente ao cargo de professor, isso é descaso.

Que tal a medida maravilhosa que obriga professores a darem aulas suplementares de OUTRAS MATÉRIAS que não as suas? Isso mesmo, professor de ciências dando aula de matemática, professor de matemática dando aula de português… Isso é qualidade de ensino? Já pensou se a moda pega com os médicos? “Fulano, você é dermatologista, mas hoje vai ter que atuar como neurocirurgião, ok?”. TODO MUNDO FARIA UMA ESCÂNDALO, mas isso acontece com professor e ninguém fala nada. O povo deveria é estar nas ruas JUNTO com os professores, para que assim, quem sabe, seus filhos tenham uma chance de passar em um vestibular.

Se não há dinheiro para professores, para dar um aumento e bancar um Plano de Cargos e Salários que contemple um pouquinho mais de 7% dos profissionais, certamente há para os aliados de Paes. Não é de graça que a Globo desqualifica sempre que pode a greve dos professores, aliás, custa bem caro, mais de trinta milhões de reais. Esses números estavam em site oficial, quantia retirada do orçamento da educação e destinada pelo Município à Fundação Roberto Marinho.

Curiosamente depois que professores denunciaram isto, os números sumiram do site e no momento a página se encontra indisponível. Se não era nada errado, porque sumiram com os dados? Não faz mal, almas inteligentes tiraram print da página e estes números estão sendo amplamente divulgados em redes sociais. Não apenas estes números como as centenas de descasos e ilegalidades. E também o rostinho dos covardes filhos da puta que bateram em professor. Se tiver algum faxineiro de plantão, sugiro que comece a limpa.

É hora do brasileiro pensar de quer um ensino tapa-buraco cagado sem a menor infraestrutura, capacitação e condições de trabalho para o professor ou se quer se unir a eles na luta por um ensino melhor. Ficar contra a greve dos professores é de uma burrice inacreditável. SAIAM ÀS RUAS para apoiar os professores e vocês estarão apoiando ensino gratuito de qualidade, em vez de ficar pagando cursinho para que seus filhos tenham chances em vestibular.

Eu poderia ficar até amanhã enumerando o descaso, mas prefiro que a própria classe o faça, pois certamente haverá maior riqueza de detalhes. Sintam-se livres para falar do assunto de forma anônima (ou não) nos comentários.

PS: Se você quiser saber mais sobre o porque dos professores estarem se recusando a aceitar a proposta da Boneca Paes, podem dar uma passada no site da SEPERJ, tá explicado para gente NORMAL e ACIMA DA MÉDIA.

A votação será, em princípio hoje. Mas se você tem filho em escola pública, se você foi aluno de escola pública, se você quer um ensino melhor para todos na esperança que parem de votar nesses imbecilóides, ajude. Compareça. Faça barulho, mesmo de casa. Mande cartas, mande recados, mande e-mails, cole uma fita preta de luto no carro, na janela, na sua roupa. Sei lá, seja criativo e faça o que estiver ao seu alcance. Só não vale ficar parado, cada um contribua com aquilo que pode, nem que seja divulgando este texto o máximo possível.

PROFESSOR NÃO VAI PODER TRAZER DE CUBA. O que vocês querem? Que comecem a trazer de PORTUGAL? TENHAM MEDO.

ASSASSINA EU! PODE VIR. Não sou o Ricardo Gama, mas já quebro um galho. Mata mesmo porque eu não vou parar de falar, e vai ser cada vez pior.

Para me atacar como se eu fosse professora mostrando sua limitação mental de sequer cogitar que eu possa ser solidária a uma injustiça sem interesses próprios, para dizer que é advogado e ganha ainda menos do que isso e nem ao menos tem o Paes para culpar ou para me dizer que eu estou por fora e que a Love History com Pedro Paulo persiste: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (145)

  • Sally, começou o terrorismo. Veja o telegrama que professores municipais em estágio probatório estão recebendo:

    “Considerando o que dispõe o Decreto 37.327 de 28/06/2013, publicado no Diário Oficial de 01/07/2013, constatamos que ser (sic) relatório de freqüência referente ao mês de setembro apresenta uma ou mais faltas, levando ao descumprimento do Art. 2 do referido Decreto. Em razão disso, faz-se necessária a sua justificativa, por escrito, no prazo máximo de três dias a contar da emissão deste”

    Isso é legal?

  • Mesmo de longe, acompanhei a história toda por ter amigos professores.
    Só posso dizer da vergonhe que senti quando voltei. Não dá pra acreditar que ainda existam pessoas que acreditem no que a Globo fala, com tanta evidência sendo mostrada o tempo inteiro nas redes sociais! O Governo do Rio de Janeiro está cada dia mais nojento, vergonhoso e sem escrúpulos!
    Da PM, nem tem porque falar… “foi mal fessô” é de querer enfiar um cabo de vassoura no rabo desse cidadão.

    P.S. estava morrendo de saudade da República Impopular!

  • Aqui na minha cidade teve protestos, só que bem menores do que os do Rio claro. Mesmo assim a polícia em OFF, reprimiu os professores “delinquentes”. Numa vibe meio Capitão Bruno, depois abriram a boca pra dizer que não usaram gás lacrimogênio em momento algum, SÓ usaram cassetete mesmo. Tem até uma foto na internet do que SÓ um cassetete pode causar. E mais: pelo foto dá pra ver que é a costa de um senhora que foi lesada SÓ pelo uso do cassetete. Eu fico puto, muito revoltado mesmo quando ouço gente falar que os maiores prejudicados são os alunos. Serio meu coração acelera só de ouvir isso. Até mesmo alunos dizem isso… Triste.

    Obs: Eu desconfio que usaram SÓ cassetete porque no estado não tem mais gás.

    Aqui no estado, desde de segunda está sem aulas na rede pública.

  • Recebi a informação de que uma professora chamada Elisabete Fonseca morreu na noite do dia 1º de outubro no Rio de Janeiro devido ao gás lacrimogênio lançado pela PM. O corpo se encontra no necrotério de Souza Aguiar. Se alguém souber de mais detalhes, por favor, compartilhem.

  • Sally um amigo meu disse que a polícia mandada pelo Tarso Genro invadiu centros culturais anarquistas no RS, levaram equipamentos, livros e outros materiais, já é a segunda que vez que isso ocorre, a outra vez foi em Junho na Federação Anarquista Gaúcha, detonaram o local, levaram livros e outros materiais também, a polícia nã só invadiu centros anarquistas como residências de militantes do PSOL e PSTU levaram computadores, cadernos e materiais de propaganda e também outros locais de movimentos sociais, tudo isso sem nenhum mandato.
    Quem diabos ele pensa que é pra isso?!?
    QUE ÓDIO!!!

  • Eu tive um professor de matemática que na realidade dava aula de física. Isso há uns oito anos… Porque física e matemática são matérias extremamente parecidas, né? Um horror.

          • É o que parece… A educação do sul era muito boa há alguns anos, mas aqui também não foi investido de uns tempos pra cá e coisa esta desandando…

              • Sally, é meio off , mas eu preciso fazer esse desabafo.
                Eu estou totalmente decepcionada… Estou fazendo Pós, ou seja todo mundo que está lá tem pelo menos uma faculdade e experiência no mercado de trabalho.
                Na ultima aula tivemos um estudo de caso, que tinha várias informações umas relevantes ao questionamento do exercício e outras não. A classe foi dividida em seis grupos, e fora o meu grupo ninguém conseguiu chegar no resultado. Foram contas erradas, grupo que não entendeu o que o exercício pedia, e gente que não conseguiu nem fazer.

                Eu não entendo, 30 pessoas na sala pessoas graduadas, que estão em grandes empresas com bons cargos, não conseguem resolver um simples problema porque não entenderam a pergunta. Sai da aula totalmente abismada e desanimada.

                • Aline, isso é normal. Hoje em dia conhecimento, estudo, aptidão e inteligência não contam muito, o determinante para estar bem empregado são os contatos. Tem gente competente limpando privada, dirigindo táxi ou vendendo roupa em loja e idiotas em altos cargos de gerência. É revoltante.

                • Pos foi a maior decepção da minha vida acadêmica. Um monte de burros, aulas sem nenhuma novidade ou informação diferente da faculdade. Só gastei dinheiro.

                  Minha faculdade foi infinitamente superior…

                  • Estou no começo ainda, mas os professores são até agora são muito bons, o problema é o nível da classe mesmo…

                    • Para as pessoas o que importa em geral é o diploma pelo STATUS. O ensino em si tem importância secundária.

                      A tendência é que assim se perpetue “a corrida dos tolos” enquanto que as cartas se definem em favor de quem tem melhor trânsito dentro do jogo político.

                    • Na maioria das vezes é isso mesmo!
                      Aí o professor tem que se nivelar ao nível baixo da turma e aí quem está bem, acaba recebendo um ensino de bosta…

    • Até o segundo grau um professor de matemática pode dar aulas de física e vice-versa; logo, rola, sim, grande semelhança entre as duas disciplinas. Em nível superior a coisa já se torna bem mais complexa: em níveis mais avançados, um físico não condições de dar aulas de topologia algébrica, assim como um matemático não tem condições de dar aula de partículas elementares (apenas pra pegar exemplos simples). No início de uma graduação (em engenharia, que fique claro), é até possível um físico da aula de cálculo, mas não será a mesma coisa que um matemático, assim como é possível um matemático dar aula de mecânica clássica (embora não como um físico faria). Espero que se tenha meio que esclarecido esta dúvida (sou matemático de formação).

        • Aí sim o negócio é ultrajante! E temo que isso não seja só esquema Paes, não… acho que a coisa é geral! Depois, eles inventam esses esquemas de aprovação continuada, o que eu considero um genocídio cultural, uma aberração inominável. Tenho exemplos na família: uma sobrinha de 14 anos que desconhece os assuntos mais elementares em todas as matérias. Se vier a fazer “faculdade”, adivinhem o que fará? Pedagogia (“porque é mais fácil de entrar”) em regime EAD nessas unifalcatruas da vida (são tantas!…).

          • Tem gente que confunde liberalizar a educação com evadir-se da responsabilidade de educar. Duvido que ela faça faculdade e se fizer, é bem provável que tente pegar uma área que em sua visão tacanha seja promessa de “dinheiro” e “status”. Não creio muito que queira arriscar-se na área de pedagogia.

  • Se eu fosse do movimento, fazia um esquema de ensinar tudo errado e qualquer coisa, as coisas mais escandalosas possiveis. Tipo homossexualismo é legal por natureza, drogas são legais e devem ser usadas. Ou entao organizava um esquema de escrever FORA CABRAL e FORA PAES em todas as lousas do estado.

    • O problema é que assim você sacaneia os alunos, e de uma forma irreversível. Muita coisa que é ensinada não pode ser totalmente “desensinada” depois.

      • Os alunos de escola publica ja são sacaneados por natureza. Mas entendo o que você diz. Bom, eles podem fazer aquele famoso esquema Vampeta. E claro, filho de policial nao assiste aula.

          • Filho de político, família de político e político deveria ao menos durante o mandato não só estudar em escola pública, como ter de frequentar transporte público, hospital público, todos os serviços públicos. Enfim… ou conserta essa merda ou então ia se afundar nela. Daí ia perigar até de acabarem os candidatos pra eleição. O que mantém os políticos ativos é mamar na teta do Brasil, igualzinho pastores evangélicos que se acabasse o dízimio ninguém mais iria se preocupar em “salvar as almas”.

            • Pois é, ninguém te obriga a ser político! A pessoa o faz por escolha. Que se coloque essa obrigação: usar transporte público, escola pública, hospital público… aí eu quero ver se quem quer roubar vai pagar o preço.

              • Com hospital público se tende a fazer a mesma coisa. Coloca em um modelo, na prática uma bolha de excelência em meio a penúria.

                Já no que diz respeito ao “transporte público” duvido muito que alguém deixe de lado o privilégio de ter um carro a sua disposição.

                  • FAZ-ME RIR, SALLY! Acha que o pessoal vai querer perder a boca? Política é vista como CARREIRA e não como função pública.

                    Duvido muito que uma medida nessa linha saia do papel e se sair, é pra fazer onda com o populacho… A típica lei pra não valer.

  • Meus questionamentos de sempre, aliado a certa indignação, continuam: porque será que no Brasil educação não é prioridade? Até quando mel dels teremos isso? Será possível que nenhum “politico” [?] vai aparecer na cena e fazer as coisas andarem neste sentido? Bahh…

    • Talvez porque se der educação de qualidade para esse povo, eles parem de votar nessa cambada de filhos da puta. Você acha que interessa a eles um povo culto e instruído?

    • As vezes eu penso que pode ser algum resquício de algum pensamento do tempo da ditadura.. mas como eu não tenho um conhecimento aprofundado nessa parte da história (e em várias outras partes), não sei se esse pensamento tem fundamento..

      • Não… Não é culpa da ditadura. As raízes são ainda mais profundas que isso.

        Pra falar a verdade, lá pelos anos 60, a formação de grande parte do pessoal era primária (isso para não falar dos ANALFABETOS como aquele que passou no “processo seletivo” da Destestácio).

        Por aqueles idos, o foco do trabalho era principalmente BRAÇAL e nisso não se fazia tanta diferença você ser apenas “alfabetizado” ou ter conhecimento a nível superior. E como a base da economia é principalmente nesses setores onde a exigência de know-how é relativamente pequena, se tem o espaço adequado para se nivelar por baixo.

          • Até então se tinha acesso a uma formação superior a primária somente aquele pessoal que tinha algum recurso financeiro para bancar os estudos até mais adiante ou que ocasionalmente morava em cidades melhor estruturadas nesse quesito.

            No correr dos 70, 80 e 90, a formação “padrão” foi evoluindo de quarta série para primeiro grau e depois para segundo grau, em parte por um maior investimento na estrutura educacional, em parte por conta de se universalizar subterfúgios controversos como o ensino supletivo (o EAD do ensino “básico”) e mais adiante a progressão continuada.

            De qualquer forma, em meio a todo esse processo, a preocupação foi mais com a massificação do acesso ao ensino do que propriamente com a estrutura educacional e com a qualidade do ensino oferecido.

            Por motivos óbvios, os problemas foram mais sentidos nas escolas que ficaram sob a tutela estatal. As escolas mantidas por fundações de natureza religiosa, a despeito de seu conservadorismo, mantiveram uma posição de qualidade de ensino enfocando em um público melhor situado financeiramente.

            Mas o negócio que explodiu mesmo foi o da “escola-empresa”, que cresceu de forma tão vertiginosa (geralmente partindo da base dos cursinhos “receita-de-bolo” pré-vestibulares) que acabou resultando em grandes conglomerados englobando até mesmo universidades.

            Entretanto, a percepção do brasileiro quanto a importância da formação é meio que “difusa”, até porque a geração de nossos pais e avós lidavam com um ambiente onde o conhecimento “formal” não era tão considerado assim e onde os talentos se desenvolviam mais com a prática do que com a teoria.

            Isso é o que ao fim explica a supervalorização do diploma como símbolo de status (nem que seja para tentar se destacar na rodinha) em detrimento do conhecimento em si.

          • Claro, houve uma evolução na educação, mas não se houve uma evolução na estrutura existente de forma a se ter um trabalho qualitativo ao lado da expansão quantitativa.

            Sem contar que o “mercado de trabalho”, saturado de profissionais recém-formados e de baixo know-how, passou a utilizar o nível de ensino tão somente para eliminar eventuais candidatos dentro do processo de seleção para as vagas que estavam disponíveis.

            Ainda assim, tais provas de seleção muitas vezes exigiam um conhecimento muito abaixo do estabelecido como pré-requisito (numa vibe ENEM, que tem questões que crianças de 10 anos são capazes de responder corretamente), o que por fim fazia com que se valorizasse a fraude em detrimento do conhecimento nos empregos de “base”.

            É muita sacanagem você fazer uma seleção de pessoal colocando como pré-requisito de entrada um “segundo grau completo” e fazer um teste com coisas principalmente de “primário a sexta série”… E o pior é que isso ocorria até com certa frequência naqueles tempos onde se amarrava cachorro com linguiça.

            • Interessante tuas análises, Marciel!
              Sério, já me peguei pensando sobre isso também: em que ponto exatamente erramos no passado? Vejo que em algum ponto da nossa dita “história contemporânea” erramos num passado, mas não sei determinar exatamente qual seja este ponto. Ademais, ahh se a gente pudesse voltar no tempo e consertar as coisas viu?

    • Hogro Mariatti

      A prioridade na educação é ensinar educação sexual e ‘tolerância’ homoafetiva.

      Uma coisa de cada vez…

      • Nem isso, porque se ensinar a usar anticoncepcional e o populacho parar de procriar feito coelho ninfomaníaco acaba a maior moeda de troca de votos: o bolsa esmola.

        • Lembrar que essa de bolsa-esmola foi cunhada pelo TROLL chamado Leonel Brizola. [:D]

          Agora a sério… Ninguém está pensando muito no futuro, pois na cabecinha do BM típico, “prá tudo si dá um jeito”.

  • Rorschach, El Pistolero

    Não sei se eu estou ficando louco, mas como é possível alguém como Eduardo Paes se mantenha como Prefeito? Se a gente ignorar completamente que a reclamação dos professores é completamente válida e eles estão certos desde o início, só a POSTURA do Paes durante o processo já justifica qualquer protesto.

    Bater, prometer e enganar, não dialogar… 30% de aprovação pra esse cara é muito.

    • Porque Paes fecha com os meios de comunicação, é uma versão mauricinho do Lula. Nada de ruim cola nele. A imprensa vive falando bem dele. E o brasileiro médio engole o que a imprensa fala e vota em quem aparece no primeiro lugar nas pesquisas para não precisar ter o “trabalho” de perder um domingo de sol tendo que votar no segundo turno… *hiperventilando

    • Pois é. Considerando que pais briguem com professores para que eles aumentem as notas de seus filhos, como se isso não fosse responsabilidade exclusiva dos estudantes, não me admira esse percentual de aprovação.

  • O clima é de guerra no Centro do RJ.

    Desci rapidamente há 30 minutos e fiquei presa numa loja, que teve que baixar as portas em razão da correria… O cheiro do gás de pimenta no ar é forte até mesmo nos locais que não são o foco das manifestações, como é o caso da Rua Sete de Setembro, onde eu trabalho.

    • Teve gente trancada dentro do metrô que passou muito mal. Há relatos de mortos mas ninguém confirma oficialmente. A coisa foi sangrenta.

      • E as coisas vão na base do “foda-se” e do “ninguém sabe, ninguém viu”. Os mortos só importam se dá pra usar o sangue deles pra fazer palanque pros prepostos do #NOVEDEDOS. #SimplesAssim!

  • Hogro Mariatti

    Poucas vezes tive tanta vontade de chamar alguem de imbecil quanto depois de ler este artigo do Reinaldo Azevedo da Veja sobre o assunto.

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/black-blocs-os-novos-idolos-de-caetano-botam-pra-quebrar-no-rio-e-um-texto-espantoso-publicado-no-globo-online-sera-que-chegara-o-tempo-em-que-teremos-de-fazer-mea-culpa/

    Algumas pérolas:

    “_os grevistas se tornaram uma espécie de grupo de resistência daquele movimento “fora Cabral” — absurdo nos próprios termos e antidemocrático. Ele foi eleito.

    _parece que a “violência dos dois lados” poderia ser mais bem traduzida assim: vândalos resolveram depredar patrimônio privado e público (como se verá), e a Polícia Militar teve de agir, cumprindo o seu papel. Apenas a ação dos depredadores merece ser classificada de “violência”; a polícia tentou foi impor a ordem.

    _Um dia, quem sabe?, advogados da OAB do Rio ainda comparecerão à manifestação para proteger também os policiais, não é? Afinal, oito deles saíram feridos dos confrontos.”

    A maioria das pessoas só ve o lado do “professor vagabundo que esta quase a 2 meses de férias fazendo greve e atrapalhando o que querem melhorar.”

    • Nem posso imaginar como deve doer ainda mais a injustiça dessa situação para quem tem parentes ou cônjuges no magistério…

    • Um absurdo. Professores estão lutando por uma coisa que os PAIS deveriam lutar: um ensino melhor para os filhos. Pior: muitos desses PAIS cujo filho chega na oitava série analfabeto estavam lá de farda dando porrada nos professores!

    • “Afinal, oito deles saíram feridos dos confrontos.” – tadinhos, né? um bando de gente fardada foi machucada.

        • Hogro Mariatti

          Porque como se sabe, estes professores só se formam e estudam mais que a maioria das pessoas pra serem uns vândalos maconheiros.

          • Sim, professor é tudo vagabundo que nas horas vagas não corrige prova nem prepara aula ou tem um segundo emprego por não conseguir sustentar uma família com mil e quinhentos reais, nas horas vagas eles praticam atos de terrorismo. Acho que a polícia está assistindo muito Breakin Bad

  • Quando vejo essas coisas, perco a fé no futuro desta joça… Não creio que isto aqui ainda tenha conserto. Se tivesse, já era pra ter acontecido. Já passou – e muito – da hora… Não importa em que direção se olhe, tá tudo errado demais e por muito tempo pra ainda tentar se iludir de que algo pode mudar… Parece que não importa o quanto a merda prejudique a todos da pior forma, ninguém nem saca nada. E a situação sempre pode piorar em níveis que há não muito tempo atrás, eu julgaria inimagináveis… Dá medo de ficar aqui. Pela truculência, pela ignorância, pela falta de vontade de melhorar… Por tudo… Mas, pelo menos divulguei o texto pros meus contatos.

      • Mais do que um dever cívico. É um dever moral. Deixar gente sem acesso à educação é até desumano. Não há pior desgraça pra qualquer pessoa do que viver condenado à pobreza, à rudeza e ao atraso por falta de conhecimento mínimo pra mudar sua própria situação. E esse conhecimento só vem com a educação. Os responsáveis por a situação ter chegado a esse ponto não têm dor na consciência?

      • A educação NÃO é vista como prioridade social. É vista quando muito como prioridade de estado e empurrada para a mão dos “profissionais” da área a todo custo.

        Se há algum pai ou mãe preocupado em dar uma boa educação para os filhos, é EXCEÇÃO, até porque via de regra a preocupação maior é em conseguir recursos para manter o padrão de vida ou mesmo angariar bens materiais.

        • Não é prioridade porque na hora em que esse povo receber educação de qualidade não elege mais esses filhos da puta!

          • #SóQueNão, Sally… #SóQueNão!

            Os acertos para as disputas políticas são realizados nos bastidores bem antes da “campanha eleitoral” propriamente dita. No fim, a posição do eleitor é basicamente a de dar o veredicto final entre os candidatos disponibilizados.

          • Isso sem contar que educação de qualidade pouco vale num ambiente onde o que vale são os contatos ou mesmo o oportunismo daquele melhor posicionado dentro do jogo social. #SimplesAssim!

              • Conhece o ditado que diz que “santo de casa não faz milagre”? Por ai!

                Não adianta muito ter uma educação de boa qualidade voltada pras massas se a própria estratificação social não dá praticamente nenhum espaço para se progredir socialmente a não ser por caminhos pouco éticos.

          • Isso para não falar da preocupação de tentar se manter no dia-a-dia, que é marcado por uma disputa daquelas bem encarniçadas, ainda que se mantenha a todo custo a aparência de que não.

    • Proteste, mesmo que você não seja o beneficiado…até porque vai que, loucura ou não, os espíritas tenham razão, e a gente seja obrigado a reencarnar nesta terra novamente daqui a 50, 60, 100, 200 anos, hahaha…quando, você mesmo disse, a situação poderá piorar em níveis que há não muito tempo atrás qualquer um julgaria inimaginável.

      • Eu arrisco dizer que fornecer ao povo educação de qualidade é interesse de todo nós, pois reflete em cada um de nós a imbecilidade que o povo faz na urnas!

    • Parece que hoje aconteceu um verdadeiro massacre contra os professores, a ponto da mídia se dignar a noticiar!

      O brasileiro não percebe que TUDO começa com educação? Que se não tiver educação de qualidade não adianta ficar cobrando que o povo vote bem?

  • E lá se vai a turminha crente de que no protesto vai resolver, né? #SóQueNão!

    Sabe por que a “direita” (tirando os grupos de papagaios de pirata reacionários) não apelam ao caminho dos protestos? Simplesmente porque o caminho do LOBBY é MUITO MAIS EFICIENTE.

    O único problema nisso é chegar nos “poderosos”, mas conseguindo se chegar e se vender bem no jogo, você consegue até com certa facilidade um privilégio em favor de si e dos seus (independentemente de que isso possa prejudicar o conjunto da sociedade).

    A “musa do Avaí” não me deixa mentir.

      • Vejamos:
        *1964 – Protestos/Convulsão política/Golpe Militar/Repressão
        *1968 – Levantes de protesto/Aprofundamento da Repressão com o AI-5
        *1984 – Diretas já – Palanque pro Tancredo
        *1992 – Fora Collor – Chutada de cachorro morto
        *2013 – Protestos contra os aumentos na tarifa dos transportes e pedindo a queda de tais tarifas – Vitória de Pirro (vitórias muitas vezes aquém dos objetivos colocados)
        *Greves em geral distribuidas no correr dos anos – Vitórias de pirro (pois o ganho de hoje geralmente era corroído pela inflação logo adiante)
        *Protestos contra a carestia (presentes principalmente nos anos de 50 a 80) – Resultados pífios por não irem na raíz da questão.
        *Protestos contra a corrupção – Resultados pífios pelo mesmo motivo citado na questão da carestia.

        • Rorschach, El Pistolero

          Desculpa, mas como no seu vocabulário as Diretas Já não são uma vitória? A gente não conseguiu eleições democráticas diretas e democracia ali?

          Não sei se importa muito se o Tancredo entrou ou não no governo depois (e podemos discutir outro dia se ter o Tancredo como presidente é ou não uma derrota), mas as consequências disso não acabaram ali.

          Aliás, o próprio Fora Collor tirou o Collor do poder, então é uma vitória independente de quem fez campanha a favor ou contra.

          • Rorshach, não sei se você sabe, mas a turma reacionária estava na defesa de que só tivesse eleição DIRETA para o mandato seguinte ao do sucessor do Figueiredo… E assim foi!

          • Hogro Mariatti

            Eu estava lá, fui um cara pintada. E eu assim como 95% dos outros adolescentes-revolts-somos-especiais-e-estamos-mudando-o-mundo, não fizemos nada além de seguir a massa liderada pela Globo.

            Quem derrubou o Collor não foi o povo, e alias, nem sei se a sua derrubada foi tão boa assim…

          • Hogro Mariatti

            Campanha das Diretas Já foi uma causa, e não o efeito da queda de um regime anti-democrático que morreu de velho.

            • Não diria ter morrido de velho propriamente. Não conseguiram reverter o quadro econômico da década perdida, e decidiram pular de paraquedas. Caso tivessem mantido o crescimento do milagre econômico de uma década antes, e o padrão de vida das pessoas não tivesse começado a decair tanto já no final dos anos 70, muito provavalmente continuariam por muito e muito tempo…

              • Hogro Mariatti

                Ok…vou mudar a expressão para “cansaram de segurar a bomba sozinhos”.

                De qualquer forma, não foi uma decisão permeada por anseios do povo ou por causa de alguma manifestação.

          • E quem tirou o Collor do governo foi o CONGRESSO NACIONAL.

            Dizer que a turma do Lindu foi a responsável pelo impeachment do Collor é a mesma coisa que dizer que a manipulação feita pela Globo do último debate ocorrido entre Lula e Collor teria sido A RESPONSÁVEL pela derrota do petista.

            Tem gente que não entende que isso foi apenas “o tiro de misericórdia”, dado quando o alvo já está agonizante.

      • O protesto é uma boa ferramenta para fortalecer suas bandeiras se utilizando da comoção popular, mas se não se tem o devido cuidado de se fazer o trabalho de lobby nos bastidores, tende a ser um tiro n’agua ou pior… Render uma repressão nada conveniente.

          • Vitória de pirro é melhor que nada, mas não é algo para ser cantado como a oitava maravilha não. Aguarda que ano que vem arrisca a aumentar tudo de novo… Ou pior, deixam os ajustes lá pra 2015 e vem uma bomba daquelas quando vier o aumento.

          • Hogro Mariatti

            Enquanto deram essa gorjeta de 10 a 20 centavos, aumentavam em 30 centavos (em média) o preço da gasolina. No mesmo mês, aumentou pão, leite e derivados.

            Em cada cidade que diminuiu a tarifa de ônibus a prefeitura MUITO provavelmente aumentou uma percentagenzinha de ICMS e ISS pra compensar.

            E outras cidades como Porto Alegre, conseguiram o absurdo da passagem gratuita para estudantes (que muitas vezes tem sim condições de arcar com este custo), o que simplesmente vai elevar a tarifa a médio prazo para TODOS que usam o transporte público.

            Então mantenho: O viral das manifestações de Junho não serviram pra quase nada, e cada mês que se passa, esse ‘quase nada’ diminui pra nada.

                • Só que não, Sally. Só que não! A mobilização dos “20 centavos” foi uma espécie de um canto de cisne de uma população cuja expressão política (que diga de passagem, nunca foi aquelas coisas) no geral é solenemente ignorada. Somente em casos particulares (como o da Globo, que vem tentando ingloriamente se reabilitar com os chupa-saco do #novededos) que se dá alguma vazão pra isso.
                  E falando de aumento de iptu, aqui em Ribeirão teve um reajuste linear de 130% pra maior parte da população (enquanto que as más línguas dizem que na rua onde a prefeita tem sua residência teria tido um reajuste de “apenas” 30%) e o bafafá em torno da questão ficou por isso mesmo. Quem foi questionar o aumento teve de “pagar guia” pra retificação de valores devidos e só a conseguia se o nível de reajuste era superior aos 130%.
                  Quem tinha débito na dívida ativa recebeu de lambuja uma intimação pra pagar a dívida em setembro, sem qualquer possibilidade de renegociação dos valores e ainda acrescidos de encargos judiciais.
                  Tem gente pedindo a cabeça da Darcy Vanish Poder O2, mas pelo que tenho notado, quem tem cu tem medo.
                  Ela é podre, mas sabe de muito podre também. Se ela soltar a boca, é capaz de sobrar até pro governador. A queda dela só é vantagem pro PT e olha lá.

  • Sally,

    a mídia tá caindo um pouco mais em cima por que são professores, pelo menos foi o que percebi. Na ação de sábado eu vi policiais com galões de gás de pimenta. WTF é aquilo?????

    Hoje é a votação do plano lá no centro e eu fiquei sabendo que tá um caos o centro.

      • a mídia tá favorável aos professores, isso que quis dizer. Nas reportagens que vi ninguém se aprofunda muito sobre a violência, mas pelo menos não culpa os professores, falam que a manifestação é pacífica, etc.

        • Ainda estão dando sorte, porque no geral não há tanta conivência. Muitas vezes até criticam os professores. Talvez a mudança de posicionamento tenha a ver com a situação que estourou nas manifestações de junho.

          Por vezes é mais vantajoso ganhar na manipulação se posicionando em favor dos manifestantes do que em favor dos governantes, mas isso apenas quando a manifestação pode colocar o governante em xeque.

      • Sally, é uma questão de natureza sindical. Conta ai principalmente o aparelhamento político (dirigentes sindicalistas fortemente relacionados com o bloco 12-13-14, sendo que os blocos 12 e 13 são tidos por “oposição” e são os que mais agregam tais dirigentes), que faz com que os reacionários desacreditem o movimento sem sequer ouvir as eventuais “reinvindicações”.

  • Sally, agora sim, acredito que o risco de processo aumentou com o parágrafo sobre as ‘aspirações’ de Cabral e os relacionamento do Paes :O

    Eu acho que toda a classe dos professores deveria paralisar. Aqui no RS estavam há pouco tempo em greve, graças às promessas do Tarso Genro que obviamente não foram colocadas no plano prático, e os professores da rede estadual saíram às ruas.
    Imagine se eles resolvem paralisar juntos? A força é grande, uma pena que a população não apoie, sempre tem pai achando que professor não tem vontade de trabalhar, é mãe revoltada porque vai ter que ‘aguentar’ o filho o tempo todo em casa e assim por diante.

    Esse plano do Paes é um total absurdo! O adicional por difícil acesso é reduzido conforme o regime de horas, como se o trajeto feito pelo professor fosse diferente! Sou eu ou isso fere a CF? Cadê a isonomia? É, de fato, revoltante.

  • Hogro Mariatti

    Essa sim, e “não pelos 20 centavos” é uma causa boa pra se manifestar.

    Farei minha parte, mas pena que o ‘viral de sair as ruas’ durou o tempo…de um viral.

  • O irônico disso tudo foi ouvir de uma conhecida com doutorado na área da educação que o Brasil nem precisaria imitar o que tem feito os países asiáticos, pois a própria a Coreia do Sul teria copiado muito de nossas ideias para a área nos anos 50 e 60. O triste é que, se uma política implantada nos anos 50, em um mundo menos desigual, levou 35, 40 anos para dar frutos, começando hoje levaríamos quanto tempo para ter resultado? 100, 200?

    Nessas horas, queria ser rica, rica mesmo, e montar um colégio para implementar o programa “FHODE”: Formação Holística Desfavor, com, dentre outras ideias, aulas de Direito desde os 5 anos de idade, Sally Surtada como Educação Moral e Cívica, aulas pesadas de História e de Geografia para que os nerds criem jogos de PC e de PS3 com maior exatidão e realidade, etc, concedendo aos professores que contrataria da rede de ensino excelentes benefícios e carta branca para ensinar o que e como quiserem. E dando-lhes também armas de choque e pagando-lhes aulas de krav magá para se defender dos (poucos) rebentos de BM que entrariam no colégio por meio de cotas, para serem objetos de bullying, naturalmente…Só não mandaria os coitados dos alunos cantarem o Hino feito pelo Skylab todas as manhãs, pois cresci na época da ditadura…

    (Não sei se sairiam grandes coisas disso, mas, merda por merda…)

      • “O irônico disso tudo foi ouvir de uma conhecida com doutorado na área da educação que o Brasil nem precisaria imitar o que tem feito os países asiáticos, pois a própria a Coreia do Sul teria copiado muito de nossas ideias para a área nos anos 50 e 60. O triste é que, se uma política implantada nos anos 50, em um mundo menos desigual, levou 35, 40 anos para dar frutos, começando hoje levaríamos quanto tempo para ter resultado? 100, 200?”

        Nesse ponto eu volto a bater na tecla da porra do tamanho continental dessa merda de país.
        Na Coréia do Sul deu pra implementar porque lá o território é pequeno, não tem tantas instancias pra embolsar a verba pelo caminho nem pra burocratizar os processos.
        Não ignoro que a cultura e mentalidade oriental, muitissímo diferente do que temos por aqui, também foram importantes. Mas o tamanho do território foi um fator crucial pro sucesso.

        O MEC permitiria o funcionamento dessa fenomenal escola? Não seria funcional os alunos se formarem e não terem diplomas válidos. Ainda bem que teremos a assessoria jurídica da Sally.

  • Sério que negaram o uso de spray de pimenta?
    Quanta cara de pau, mas ok… a esta altura não surpreende.
    Sábado a noite, devia ser umas 11hrs, a globo news transmitiu ao vivo alguns minutos da confusão no centro do RJ, a repórter falou que eles estavam não com frascos de spray de pimenta, mas com GALÕES de spray de pimenta. Neste momento o choque se aproximava e o link acabou cortado porque a confusão se instaurou de tal forma que a reporter teve que correr.

  • Por que nao decretam logo uma greve geral nessa porra? Nao tem aula, nao tem banco, nao tem correio, nao tem vergonha…

  • Os professores da rede pública estadual de ensino prometem paralisar suas atividades na tarde de hoje, para realizar um ato público e cultural em frente à Secretaria Estadual de Administração (Sead). A categoria tem como principal objetivo cobrar celeridade do governo quanto à implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). O movimento, que está sendo organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), também pretende pressionar o Estado para que a remuneração da categoria acompanhe o piso salarial nacional. A Sead convocou uma audiência, às 15 horas de hoje, para receber uma comissão formada por dirigentes sindicais ligados ao Sintepp. Ainda assim, os professores prometem fazer barulho na porta da Secretaria, até o final da reunião, conforme acertado em Assembleia Geral realizada no último dia 20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: