Publiciotários: Pérola negra.

pub-perolanegra

A revista americana People fez mais uma de suas edições inúteis sobre algo relativamente desimportante como beleza. E ainda naquele estúpido formato de lista. Revista de fofoca falando de celebridades de forma palatável para os descerebrados que formam seu público alvo… Próximo! Opa… peraí, quem ganhou dessa vez foi uma mulher negra? Nhé, continua sendo a mesma merda fútil de sempre. E esse foi o resumo do meu texto. Pode comentar agora fingindo que leu.

E só para explicar que o título da coluna não é mero chavão: Pérola negra é toda pérola que não é… branca. Não importa a cor, se for diferente de branca, é negra. E antes da “industrialização” do mercado de pérolas, as pérolas negras eram incrivelmente raras. As ostras que produziam as pérolas brancas raramente geravam uma de cor diferente, e as que sempre produziam pérolas coloridas dificilmente geravam pérolas para começo de conversa.

Como de costume numa sociedade baseada em oferta e demanda, raridade valoriza praticamente qualquer coisa. Como também de costume, a capacidade elevada de produção acaba derrubando o preço (e a China se torna a maior produtora). Pérolas negras ainda mantém um certo status nos dias atuais, mas nada próximo da fama de outrora. No fundo no fundo todas as pérolas são mais ou menos a mesma coisa com pequenas variações na hora da produção.

O mercado da aspiração não anda muito longe do das pérolas. Durante muito tempo o padrão de beleza foi majoritariamente branco, com algumas pérolas negras surgindo de tempos em tempos. E exatamente da mesma forma que as pérolas, bastava não ser branca para entrar em outra categoria. As pérolas negras humanas acabavam caindo na categoria de “beleza exótica”. É branca e bonita? Tem beleza. Não é branca e é bonita? Tem beleza exótica!

Considerando a prevalência de brancos em relação a outras etnias nesse mundo, exótico mesmo é ter pele de porcelana e olhos azulados. Mas o mercado realmente lucrativo por décadas e décadas era o de pessoas que se identificavam fisicamente com seus expoentes de beleza, as pérolas brancas. Exótico é quem paga menos.

Evoluímos. Não o suficiente para alcançar justiça social, mas pelo menos para dar um pouco mais de atenção às perolas de outras cores. E se tem uma coisa que a indústria do entretenimento/publicidade (SPOILER: São a mesma indústria: a indústria da aspiração) sabe fazer com maestria é aproveitar ideias lucrativas. Tem mais dinheiro nas mãos de não-brancos, estava na hora de desenvolver melhor a produção de outras cores de pérolas.

E no mundinho fantástico da indústria da aspiração, seguramente isolado do mundo real, esses novos produtos entraram de vez no catálogo. A raridade das pérolas negras começa a diminuir, dia após dia. Mas muitos de nós ainda não entendemos as implicações disso. Ou sequer que isso está acontecendo. Assim como se produzia modelos de beleza brancos, começa-se a produzir na mesma escala industrial modelos de beleza “exótica”.

Sei que as vezes meus caminhos até o argumento central podem ficar confusos, por isso lembre-se do primeiro parágrafo para saber aonde eu quero chegar. É muito bom que mulheres como Lupita Nyong’o, negra da gema (afro-alguma coisa todo mundo é… se quiserem outro termo que não “negro” ou “negra” que sugiram algo mais lógico), ganhem tanto destaque como modelos de beleza. No texto onde fui chamado de racista para baixo sobre minha preferência por mulheres brancas, eu também disse que uma das maiores sacanagens que a indústria da aspiração fez foi convencer gerações e gerações de homens e mulheres que eles eram naturalmente menos atraentes se não fossem brancos.

Ótimo, Lupita estampou a capa da revista e ganhou o prêmio imaginário de mulher mais atraente do mundo. Provavelmente vai fazer bem para a auto-estima de várias meninas e mulheres negras pelo mundo afora. Honestamente, eu sou um dos que acha que ela é mesmo muito bonita, mesmo toda cagada e estourada como está no filme que a lançou ao estrelato. Não, sério. Vou concluir o texto da forma que vou concluir mesmo não achando que foi favor algum colocá-la na lista. Na verdade foda-se se você acha que ela é bonita ou não, é uma lista imbecil de uma revista de fofoca! Se eu não dou a mínima para o que escrevem na Caras, não vai ser a People que vai merecer essa atenção.

Vi vários comentários imbecis relativizando a escolha dela como vencedora. Oras, até mesmo em tempo de exclusividade de pérolas brancas não havia consenso. Se por questões evolutivas acabamos concordando o suficiente na escolha do que configura uma pessoa bonita, elencá-las passa longe de ser uma ciência. Concursos de Miss e coisas do tipo são basicamente um uni-duni-tê glorificado. Tem que escolher alguém para ficar em primeiro, mesmo que na vida real não exista nenhuma grande diferença.

Lupita ganhou a eleição por ser uma pérola negra natural. E isso não é tão forçação de barra como muitos estão dizendo: tem que escolher alguém. Num universo de escolhas repetitivas, é sempre um alento conseguir apontar ALGUMA coisa diferente na hora de tomar a decisão. Eu também votaria nela… acho bonita e é uma escolha fácil. Se vai por alguém em evidência, que ponha alguém que vai aproveitar melhor os louros da vitória.

Mas não podemos esquecer de uma coisa: no mercado da aspiração o valor é puramente especulativo. É um mundo de fantasia focado em vender imagens e ideias idealizadas do que deveríamos querer consumir. As vitórias sociais ali não costumam ter grande impacto na vida real. A publicidade já integrou a sociedade numa grande família de comercial de margarina há alguns anos. O mundo não segue a mesma lógica.

Uma mulher negra que não lembra as feições de uma branca ganhando o título de mulher mais bonita só te leva até certo ponto. Reconhecimento de uma das áreas mais fúteis de todas as atividades humanas tem a profundidade ideológica de um pires. Até porque é muito mais barato para quem gerencia esse mercado encomendar suas pérolas negras de fábricas do que sair procurando por elas na natureza. Boa parte das últimas celebridades brancas de grande destaque na indústria do entretenimento foram feitas em laboratório, desde a infância em tubos de ensaio midiático; calculadamente alheias ao funcionamento da vida aqui fora para nossa diversão.

Mercado para pérolas negras tem. O que vocês acham que vai acontecer? Integração ou industrialização? Quando o assunto é fofoca e celebridade, a humanidade só perde. Boa sorte para a Lupita, nada contra ela… ela nem pediu para ganhar o prêmio. Mas o acontecido tem que ter a gravidade que merece: basicamente nenhuma. Gente cuja aspiração é sair numa capa de revista como celebridade mais bonita do mundo não faria nenhuma diferença para o mundo para começo de conversa.

Se fosse uma pessoa negra ganhando o Nobel, aí sim as coisas mudariam de figura. Isso é inclusão. Os 15 que já ganharam a honraria (14 porque o do Obama foi por não ser o Bush e só isso mesmo) fizeram diferença no mundo real. Que o mundo acolha suas pérolas de todas as cores que vierem sem preconceito, mas que se separe MUITO BEM uma indústria vazia como a da aspiração de outras áreas realmente importantes para o desenvolvimento da humanidade.

A questão racial levantada no prêmio de Lupita é tão artificial quanto Hollywood. Se formos prestar mais atenção, o sucesso dela veio de interpretar uma escrava… nesse mundinho dão com uma mão para tirar com a outra. Você pode até achar que ela nem bonita é, mas foda-se: é o tipo de eleição que não vale porra nenhuma e muda muito pouco a vida de algumas pessoas. É só mais um assunto para vender mídia.

Vale o texto então? Oras, não sou esquizofrênico o suficiente para chegar neste parágrafo e concluir que não. Mas se você ainda carece de um motivo, uma das coisas mais importantes de se entender sobre a indústria da aspiração (a que te convence que você precisa ter para ser) é que ela nunca está te dizendo por vontade própria algo que te ensine a gostar mais de si mesmo. Nunca. Não é nem uma maldade de vilão de filme, é que isso não vende. Quem está feliz com o que tem não consome.

Duvide de tudo o que “desce” deles para você. Acharam o mercado da vaidade das pérolas negras e vão cair matando nisso, cada vez mais. Precisa-se de modelos de beleza das mais variadas etnias para incentivar a insegurança desse universo cada vez maiores de clientes potenciais. Se por um lado incentiva auto-estima de pessoas que se identificam com a aparência dessas celebridades, por outro cria um padrão no qual se encaixar.

O ataque à beleza natural de homens e mulheres não brancos era feito por amadores estúpidos e danos colaterais da indústria da beleza para brancos até pouco tempo atrás. Temam, e temam muito, porque agora chegaram os profissionais. Não existe ponto sem nó nesse mercado. Ressaltar a futilidade galopante até mesmo no caso de Lupita não é fazer pouco de suas conquistas, é deixar bem clara a irrelevância intelectual de tudo o que a People e Hollywood em geral representam. É um embuste porque quem fez a escolha é um embuste, e não pela moça que acabou premiada.

E eu sei que muita gente vai querer opinar também sobre a beleza de Lupita, mas por favor comecem qualquer comentário do tipo com “eu sei que é irrelevante, mas…”. Não porque eu quero ser chato e elitista, mas porque eu não quero que os terroristas vençam…

Para dizer que ainda me acha racista por aquele texto, para dizer que ainda sim achou o texto inútil, ou mesmo para ser a Sally e me xingar até a quinta geração porque queria que esse fosse o Desfavor da Semana: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (80)

  • Pois é, Sally, EU também não acho a Lupita essas “coca” toda não! Tem ‘cocas” mais bonitas do q ela hahaha :P

    MAS AI DE MIM se dizer a verdade… Serei DEFENESTRADA pelos MIMIMIZADORES que se aproveitam da BAIXÍSSIMA AUTO-ESTIMA que eles têm(têm mesmo, se fossem bem resolvidos com o q são, não estariam atacando cada pessoa que discorda deles a respeito de uma pessoa negra)….

    Realmente, BM é o FIM…. E, de fato, Sally, não são burrinhos não, SABEM MUITO BEM o que falamos e DO QUE falamos… Eles se ofendem fácil pq é CONVENIENTE pra eles, para se posarem de “bonzinhos-politicamente-corretos-contra-o-racismo” – PIOR: Para instrumentalizar o argumento oposto em prol da própria vitimização barata.

    Como diriam os portugueses: SÃO UNS PARVOS!!!

    E eu digo: Parvo só faz parvoíce!

  • Feia ela não é, mas de negra para negra, eu sou mais eu, hehe.
    Sally, não acho que o fato de vc considera-la feia a torne uma racista. São as atitudes, ao meu ver, q evidencia o racismo de quem as tem.

    • Mas tem muita gente que adora desmerecer quem está à sua volta para parecer uma pessoa melhor:

      “Você viu que a Sally disse que a Lupita é feia? Achei tão racista…” = “Eu sou legal, eu não sou racista, mas a escrota da Sally é, eu sou muito mais legal do que ela”

  • olha, sinceramente, não acho ela bonita não. Sem contar que é humilhante ganhar prêmio por um papel de escrava. Que diferença faz? aliás, isso só reforça o racismo. Dane-se. Esse puxa saquismo é porque agora negro tem muito dinheiro, está se tornando um consumidor de grande importância. Mas quando um negro ganhar prêmio Nobel, aí sim, vai ganhar o meu respeito.

    • E por que é humilhante ganhar o Oscar por um papel de escrava??? Ela só deveria se orgulhar do prêmio se tivesse interpretado uma rainha? E o papel do escravocrata, do racista, do assassino? É humilhante para o ator interpretar um vilão ou esse seu raciocínio só vale para escravos?

  • Interessante que se vc perguntar pra um cara ou pra uma lésbica se alguma mulher é bonita, eles vão responder só que sim ou que não, sem depender de muita coisa. Agora se perguntar pra mulher hetero se outra é bonita, aí vão fazer o que tão fazendo aqui, falando do make, da sombra, zilhões de coisas até dizer que acham uma baranga.
    Versão masculina ou lésbica: Acha ela bonita? ( ) Sim (eu pegaria) X ( ) Não (não pegaria)
    Versão feminina: Acha ela bonita? analisando a roupa….. pensando sobre a maquiagem,……. tipo de pele……………….. ( ) Sim X Não ( ) porque blablablablabla * elevado ao infinito

    • ah, nada a ver, eu não sou assim e não sou lésbica. Pode ser que a maioria seja assim, já até tentei, mas acho muita falta do que fazer. A não ser que a pessoa saia igual a uma palhaça, aí não tem como não comentar.

  • “Temam, e temam muito” – já estou temendo, Somir.
    E eu também pensei que tu fosse falar do “embranquecimento” dela na revista.. Sério. Que saco. Eu achei que a foto ficou boa e que não deixou ela branca. Era tão mais simples quando falavam do Michael Jackson…

  • Li o texto inteiro ok.
    Eu jurava que o Somir ia falar sobre a People ter embranquecido ela nas fotos, algo do tipo “é uma negra bonita, depois que tiramos um pouco do pretume com nosso magnifico photoshop”.

  • Eu não acho ela bonita. Pode ser muito elegante, estilosa, um novo ícone da moda, mas bonita? Não mesmo, forçaram a barra legal sim. A revista só a escolheu ou pra vender, já que ela ta fazendo sucesso ou pra pagar de “não racista” ou ambos. Mas sabe o que eu acho racismo disfarçado? Me chamar de racista e acusar de ta falando isso q falei aqui “só prq ela é preta” como me responderam em outro lugar. Nunca me dão essas respostinhas quando eu digo não acho a Gisele tudo isso. Quer dizer então que o cara a acha tão inferior q não pode ser criticada? Aliás, se a Jessica Alba tivesse sido eleita a mulher mais bonita do mundo será que teria toda essa repercussão?

      • Não achar uma pessoa negra bonita nada tem a ver com ser racista. Muitos Senhores, donos de escravos, extremamente racistas a ponto de escravizarem seres humanos, achavam as escravas lindas e gostosas.

    • Tem dessas mesmo.
      Se a gente acha uma negra feia somos preconceituosas.
      Se abrimos a boca pra falar que Gisele e Jolie não são tudo isso ganhamos um carimbo de Envejosas.
      Eu desisti de dialogar com o BM, já faz tempo.

      • Não acho a Gisele bonita por si só. Até fica bonita bem produzida, mas afora essas excepcionalidades, ela tem de sensualidade o que o Alasca tem de calor. Sério, a acho brochante.

        No que diz respeito a Angelina, bem… Se não fosse pela boca, provavelmente se encaixaria no padrão “beleza comum”, que aliás, é onde enquadro a Lupita.

  • Eu sei que é irrelevante, mas… eu acho a Lupita linda. E ela, de amarelo, toda estilosa com cabelo curto ficou muito bem.
    Gosto não se discute mesmo.
    :)

      • É quase a mesma coisa com crianças: vai dizer que o bebezinho tal é feio… você é quase apedrejada!
        Já escutei gente dizendo que “bebê nunca é feio”. Gente, se existe criança feia, adolescente feio, adulto feio, por que não se pode achar um bebê feio?! Um saco isso!

        • Geralmente eu tendo a achar bebês bonitos, mas, puta merda, quando são feios… SÃO MUITO FEIOS Parecem um cocozinho que se mexe!

          • Nossa, certa vez no trabalho, disse que achei o filho de uma fulana lá feio. Quase fui agredida.
            Uma fulaninha muito da mau caráter teve a pachorra de falar “você não tem coração, nenhuma criança é feia!”.

            • Não pode. Não pode achar o filho de ninguém feio mesmo que não seja bebê. Uma vez falei que a filha de uma pessoa parecia uma anã de bigode e deu uma merda…

                • O filho dos outros nunca é burro, nunca e feio e, acima de tudo, nunca, jamais pode ser apontado que ele tenha qualquer deficiência/disfunção física ou mental. Ou respeita o estado de negação dos pais ou compra briga.

                  • Bom, mas aí não há mesmo qualquer necessidade de dizer que bebês e crianças são feios. Pra quê? Não é que não se possa dizer a uma pessoa que ela ou seus filhos são feios, burros, idiotas. Poder, pode. Mas é deselegante, sem sentido e desnecessário. E quem fala o que quer tem que ouvir o que não quer. E tem que aguentar as consequências de magoar alguém ou de ser odiado. Pra quê?

                    • Quando te perguntam se “ele não é lindo?”, fazer o que? Um ruído ambíguo?

                    • Eu foco na roupinha.
                      “Ai, que linda a roupinha amarela!”
                      E não é questão de falar pra pessoa. No meu exemplo, eu comentei com uma pessoa que achei o filho de uma terceira feio. E deu merda. Não é questão de virar pra mãe e dizer que o filho dela é feio, sem nem sequer ter sido questionada.
                      É questão de você não achar nenhum bebê feio.

                    • Desfavor tinha uma comunidade no Orkut chamada “Seu filho é feio”. Assim, em abstrato, ela já ofendia.

                    • Algumas comunidades sobreviveram e ainda estão lá, outras eu estou tentando reconstruir aos poucos. Ainda volto para o Orkut!

                    • Sally, pode me chamar de hipócrita, mas eu responderia simplesmente: “Sim, ele é lindo mesmo.”

                      Não por uma questão de censura, mas por pura educação e gentileza. As pessoas são quem elas são e ficar criticando a aparência é uma perda de tempo. Desnecessário dizer para alguém que é feio ou que seu filho é horroroso. Pra quê?

                      Não temos que ser sinceros sempre, principalmente quando a verdade é relativa por ser uma questão de gosto ou uma mera opinião.

                      Qual a necessidade de contrariar a mãe que acha seu filho lindo? Só pra dizer “Olha como sou sincera! Falo mesmo!”. Acho superficial e sem educação comprar uma briga por algo tão bobo como isso.

                    • Qual é a necessidade de uma mãe perguntar para terceiros se seu filho é bonito?

                    • Como assim, as pessoas apareciam nessa comunidade do orkut para xingar vocês sem ter falado diretamente com elas ou dos filhos delas? Que maluquice…
                      Eu tenho a sensação de nos meu passeios pelo orkut ter entrado na comunidade do desfavor em 2009. Não me pergunte como eu cheguei lá, nem na época eu saberia dizer. Não fiquei por vergonha, sabe, o pessoal já se conhece, daqui a pouco percebe que tem alguém diferente quietinho ali e vai perguntar o que veio fazer…
                      Eu não perguntaria se meu filho é bonito ou não, se quisessem elogiar, ótimo. E sim, ruido ambíguo é a solução.

                    • Geralmente iam no meu perfil mesmo e me xingavam por ter feito uma comunidade dessas…

                      É bem provável que você tenha passado por alguma comunidade do Desfavor, a gente tinha mais de 600 comunidades. Deveria ter ficado por lá, essa coisa de “todo mundo se conhece” muda em duas semanas. Basta conviver com a gente que você passa a fazer parte do “todo mundo se conhece”. Isso vale para qualquer pessoa que esteja chegando aqui também…

                    • Sim. Você está falando com pessoas que postam texto de quatro páginas de segunda a segunda há quase seis anos. Claro que na época o blog não existia, mas sempre fomos muito comprometidos.

                  • Sério mesmo que tu ainda anda fuçando no orkut, nêga? Última vez que passei por lá tava um deserto, os moderadores meteram o pé e deixaram tudo abandonado. Como anda o nível por lá? Deve ter menos bm e mais os saudosistas, né. Daí nem dá tesão de trollar.

                    • Justamente por isso. É uma cidade fantasma que eu pretendo tomar posse, como instrumento, não pelo conteúdo.

              • É, por esses exemplos já dá pra ver nitidamente que BM não sabe separar as coisas. Poxa gente, desde quando beleza, que a meu ver é um atributo pessoal, tem a ver com a patrulha do politicamente correto e com falta de respeito? Bahhh

            • Ah, vai… Eu não achei quase nenhum deles realmente feio… Aliás, eu não os achei feios, SÉRIO! Achei que fosse coisa realmente pior… Os ruivinhos e os mulatinhos são uma gracinha! :)

              Tem uma família que achei linda, um mulato escuro, sua esposa ruiva e um filhinho ruivinho mulatinho! que fofo! :)

          • haha, achei estranho, logo você que não gosta de crianças..
            Para mim todo recém nascido é feio, só ficam bonitinhos com aproximadamente 1 ano.
            Acho que as pessoas não acham justo dizer que um ser que acabou de chegar e não tem como se defender é feio.

            • Crianças dormindo são uma gracinha.

              Recém nascido de parto normal é horrendo mesmo, nascem todos amassados e vermelhos, mas os de cesariana eu acho mais bonitinhos. Sim, tem cara de joelho. É o caralho que alguém vê “o nariz do pai” ou “a boca da mãe” naquela massinha de carne, são todos iguais, mas acho fofinhos.

              Injusto porque? O ser que acabou de chegar e não tem como se defender NÃO ENTENDE o que está sendo dito…

              • Minhas duas filhas nasceram de parto normal e admito, não saíram bonitinhas! Cara de joelho amassado mesmo. A caçula até me assustou de tão vermelha, grande e inchada. Começaram a melhorar lá pelos quatro, cinco meses.
                Quando me perguntam se o bebê é bonito eu apenas concordo e ainda falo que é um fofo. Não custa nada fazer um agrado e deixar a mãe contente.

                • Eu fico meio puta com isso. O bom senso diz que se a pessoa não elogiou voluntariamente, é sinal de que a criança parece um tolete. O que uma pessoa pretende te perguntando se o filho é bonito? Te coagir a elogiar o filho dela? Eu realmente fico com muita raiva quando me perguntam isso e costumo dizer que não, que é feio, mas que eu espero que melhore no futuro.

                  Eu sei que não custa nada dizer que é bonito, o que me irrita é o desaforo te me coagir para arrancar um elogio.

  • Sim, eu sei que é irrelevante, eu não acho a Lupita bonita, não a acho estilosa, muito menos que suas maquiagens são “bafônicas”, como os blogs de maquiagem estão alardeando há meses.
    Mas concordo com você Somir. Diante do “embranquecimento” do qual acusam Beyoncé, a indústria precisa de uma negra de raiz pra atrair esse mercado.

    • Eu acho essa Lupita o Cão Oleoso Chupando Manga, mas estou tendo que guardar essa informação para mim, para não parecer racista…

      FEIA PRA CARALHO

      • Exato.
        Maquiagens simples e mal feitas, com sombra acumulando nas dobras, e sim, muito oleosa. Alguém oferece um Blot Pownder pra essa mulher!
        Isso já tem me irritado faz tempo, todo site ou revista de moda que vc abre, ta lá, todo mundo lambendo o rabo dela, dizendo que é linda e faz makes lindas. Ah, vá!

        • Não pode discordar, porque parece que se você discorda está dizendo que NEGROS são feios.

          Naomi Campbell, Beyonce, Tyra Banks, Iman e tantas outras são LINDAS, mas essa Lupita eu acho horrenda

          • Eu sei que é irrelevante, mas… eu acho a Lupita linda, linda, linda, linda. De verdade. O corpo, o rosto, o estilo… Mas aí é que está, Sally, isso não garante que eu não seja racista. Muitos senhores de engenho achavam as escravas bonitas e gostosas e isso não os fazia menos odiosos e nem menos escravocratas.

            E o fato de você não achá-la bonita não faz de você uma racista. As pessoas confundem conceitos simples. Tá difícil opinar sobre qualquer coisa. Ninguém entende nada. No meu dia-a-dia prefiro guardar minhas opiniões pra mim.
            :)

          • Eu não diria que a tal Lupita seja horrenda, mas, se me permite, posso dar alguns exemplos de mulheres negras que considero bonitas.

            NACIONAIS:
            Roberta Rodrigues
            Negra Li
            Adriana Alves

            INTERNACIONAIS (das antigas):
            Tammi Terrell
            Valerie Holiday

              • OK, Leona. “Gosto não se discute” é frase clichê, mas em certo entido verdadeira. E não se acanhe em dar aqui alguns exemplos de quem você considera negras bonitas. Quem sabe você não menciona alguém em quem eu ainda não tinha pensado e até me surpreenda?

          • Essas todas que você falou têm como único traço negróide o beição, coisa que as modelos brancas também costumam ter (e até é valorizado, basta ver quantas brancas estão injetando porcarias na boca). Eu acho a Lupita bonita sem ter cara de branca. Se você for citar três asiáticas bonitas, provavelmente falará de mulheres com os traços étnicos suavizados. Eu gosto de traços étnicos, sou contra a McDonaldização da beleza.

            • Mas o perfil de cada negro varia de acordo com cada região da África, não? Não sei se estou falando besteira, mas sempre achei que a variação de traços vinha de acordo com a origem: os negros dos EUA são bem diferentes dos negros do Brasil. Os próprios negros do Rio são bem diferentes dos negros de Salvador…

      • É, Sally… A maioria das pessoas, infelizmente, ainda têm a mania de sempre querer entender tudo errado. E ainda por cima entendem do jeito mais absurdamente errado que uma coisa pode ser entendida…

        • Não é mania não, é porque lhes convém. Seja para se fazerem de vítima, seja para te colocar na fogueira para parecerem boas em contraste com você

          • É mesmo… Eu sei que é proposital e que é de fazer cair o cu da bunda. Por isso mesmo é que eu disse “sempre QUERER entender tudo errado”. Essas pessoas QUEREM entender as coisas apenas do jeito cretino delas. Enerva ver que agem desse jeito idiota mesmo que tenha ficado bastante óbvio o que a gente realmente quis dizer…

  • Ela ganhou por estar em evidência,pelo politicamente correto,e até,por que não, pela necessidade natural de ‘recompensa’ que o ser humano tem .Quando vc abusa demais ,depois sente aquela necessidade de recompensar.
    Nem vou entrar no mérito , mas é interessante notar a correlação entre qualquer coisa que envolva a classe artística negra norte americana , agências de propaganda , tv ,mesmo rádio com seus executivos, quase todos são judeus.
    porém quando vc vê quem faz o espetáculo , quase todos os nomes são muçulmanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: