Polêmica privada.

+O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anulou nesta quarta-feira (22) uma norma proclamada por seu antecessor, Barack Obama, para que as escolas públicas do país permitissem aos alunos transexuais usar os banheiros e vestiários que prefiram em função do gênero com o qual se identifiquem.

Esse buraco é tão fundo que acabam de cometer um erro para corrigir outro. E pior que isso tudo vira disputa política antes de pensarem de verdade no tema. Desfavor da semana.

SALLY

Nota do Somir: não recebi o texto… que estranho. Mas tem até a meia noite para enviar sem punição, viu?

SOMIR

Normalmente eu recebo o texto da Sally antes de escrever o meu, assim eu não corro o risco de ser repetitivo. Bom, hoje vamos correr esse risco. Confesso que eu fui mais incisivo na escolha desse tema, mesmo sabendo que um mundo de desfavores estaria acontecendo por causa do carnaval. Já teve até cu arreganhado na TV aberta, a próxima semana desfavor promete.

Mas, foco. Foco porque hoje podemos trazer um tema aqui com uma visão que você provavelmente não vai ver em mais lugar algum. A notícia da administração do Trump anulando o direito de transexuais a escolherem seus banheiros nas escolas é polarizadora por natureza: de um lado os que acham um absurdo retirar isso de quem tinha conquistado a liberdade de ir ao banheiro no qual acredita pertencer, do outro os que batem palmas para a medida, como se estivessem revertendo um grande abuso contra as meninas de idade escolar (convenhamos, ninguém liga pro banheiro masculino).

E se eu te oferecesse uma terceira via? A de que as duas coisas estão erradas? Eu sei que é mais complicado lidar com um tema onde tudo parece errado e não tem solução simples, mas… é só pensar na ideia de um homem que se identifica como mulher tendo que escolher um banheiro que fica óbvio que nada vai ser resolvido rapidamente. Se você tiver com pressa de uma conclusão: a vida é injusta, a sociedade não está preparada para lidar com isso e o ideal é não tentar legislar em cima do tema. Joguem pedras e rosas.

E é aí que chego à conclusão de que Trump comete um erro para corrigir outro. Não era hora ainda de dar chancela legal nem para um lado, nem para o outro. Tem coisas que ainda estão em aberto na sociedade, e o direito de um não passa por cima do de outro. Adoraria que houvesse uma solução mágica para isso, não quero o mal de quem acredita ter nascido com o sexo errado, mas como ser contra pais que não querem seres dotados de pênis dividindo o banheiro com suas filhas? Há toda uma lógica histórica de proteção da mulher do contato indesejado com homens. Nem acho que preciso explicar como a diferença entre força e agressividade entre os sexos torna-as mais vulneráveis em situações de isolamento. Tudo muito liberal até botarem sua filha na jogada…

É muito fácil entender o que emputece os pais nesse caso: a ideia de um travesti adulto balançando o pinto na frente de suas filhas numa área isolada onde outros homens não podem reagir a tempo para evitar abusos. É fácil de entender porque é hiperbólica e carregada de preconceitos. Ninguém pensa numa jovem reservada que apesar de ter um pênis se identifica como menina fazendo suas necessidades como qualquer outra menina no banheiro. A cena que aterroriza aqueles que batem palmas para a medida de Trump é muito alimentada pela ideia de que a mudança de sexo é uma prova de desequilíbrio mental, e que isso causa comportamentos abusivos.

E pelo menos eu acho fácil entender porque para muita gente parece um crime contra a humanidade forçar alguém que se identifica como mulher a usar um banheiro masculino. Não me soa nem um pouco agradável a ideia de entrar num banheiro cheio de homens vestido como uma mulher… se eu quisesse ser visto como mulher, com certeza não ia querer ficar num ambiente como um banheiro masculino usando um vestido. Medo de abusos de todos os tipos. Então, ok, escroto não deixar essa pessoa buscar uma solução que seja mais segura. Mas, não nos esqueçamos que isso é uma mudança de comportamento muito grande para o resto da humanidade.

Do jeito como foi feito, era um prato cheio para dar ainda mais confusão. Sabendo que muitas pessoas eram absurdamente contra a medida, estava na cara que algo ia dar errado no processo. E o povo americano falou em alto e bom tom sobre seus limites ao eleger Trump. Eu honestamente espero que vivamos para ver toda essa bagunça sobre gêneros e orientações sexuais relegada a segundo plano por todos terem liberdade e segurança nesse mérito e podermos pensar em coisas mais relevantes para a evolução humana. Uma derrota que ainda exista patrulha de função de genitália nesse mundo.

Mas completa ignorância achar que dá pra enfiar a ideia de um homem (e essa visão é livre, acho escroto quererem me empurrar o gênero que eu tenho que considerar outra pessoa para as minhas decisões pessoais) dentro de um banheiro feminino não vai gerar reações inflamadas! Não faz diferença que muitos dos detratores da ideia tenham Q.I. de ameba e o façam por achar que é a vontade de um ser imaginário, importa que empurrar coisas goela abaixo da humanidade antes da hora só joga contra a causa. E sacaneia inclusive quem tinha se beneficiado da medida.

Se estava na cara que aquele direito não era sustentável, porque brincar com os sentimentos e esperanças das pessoas que finalmente estavam podendo usar o banheiro que queriam abertamente? Por que colocar elas nessa situação de ganhar e perder algo assim? Por que enfurecer tanta gente criando a medida quando na realidade era só ser convincente no “disfarce” que pouca gente ia notar para começo de conversa? Banheiro feminino não tem disposição pública de genitálias, podiam continuar fazendo como sempre fizeram antes e esperar mais algum tempo pra ver se o resto da população aceitaria melhor.

Não foi a histeria de lacradores e lacradoras que aumentou a aceitação dos homossexuais, na verdade essa onda de politicamente correto e chororô em redes sociais é o subproduto fedorento da parte boa de um mundo menos preconceituoso dando voz para essa gente estúpida. As pessoas tiveram tempo pra lidar com aquilo. As pessoas ainda tiveram tempo para lidar com a questão dos banheiros. Talvez exista uma solução melhor ainda do que liberar para cada um escolher.

E ela só vai ser descoberta se pararem de querer mudar a humanidade na base da canetada e do processo. Porque isso claramente dá merda. Eu quero viver num mundo onde todos podem ser felizes como são, mas infelizmente… não dá. Então, às vezes é melhor recuar um passo antes de dar dois.

O bacana é que eu acho que os dois lados vão discordar do meu texto.

Para dizer que assim que descobrir do que me acusar não vai parar mais, para dizer que essa discussão merece ir descarga abaixo, ou mesmo para dizer que a solução é esperar até chegar em casa: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: ,

Comments (6)

  • Então porque não instalam banheiros exclusivamente para esse grupo?

    Oba, punição pra Sally! Será que vamos ouvir a voz dela num grande pronunciamento elitista?

  • Somir só vou salientar um ponto do texto que discordo totalmente: “a ideia de um travesti adulto balançando o pinto na frente de suas filhas numa área isolada onde outros homens não podem reagir a tempo para evitar abusos” eu vou de relatar que mulheres são abusadas todos os dias nos trens, metrô, ônibus e dificilmente os outros homens as defendem, tem até aqueles que chamam a mulher de louca, diz para pegar um táxi, mas concordo que muita coisa precisa ser discutida , hoje muitos estabelecimentos estão criando banheiros para família, porque pais acompanhando as filhas não podiam entrar nos banheiros com as meninas, quem sabe uma alternativa mais nesse sentido, enquanto não aprendemos a respeitar o próximo…… temos que criar alternativas para viver em sociedade

  • É interessante notar que, realmente, o mundo está mais rápido do que a mentalidade do humano médio. As coisas estão evoluindo sim, não no ritmo como gostaríamos e certamente não pq os lacradores estão berrando. Pelo contrário, creio que fazem um desserviço aí, desmerecendo as causas. O importante não é lacrar. Mudanças sociais são lentas. Lacradores querem tudo de uma vez, e agora, JÁ. Só que o mundo não funciona assim (infelizmente). Isso prejudica quem o pessoal tenta (diz?) defender (pq tem quem defenda mesmo, não apenas busque a lacração).
    Como bem disse o Somir, “às vezes é melhor recuar um passo antes de dar dois.”

    • Quem defende uma causa jamais deveria estar mais preocupado em fazer pose na rede social do que com o problema enfrentado. Os “lacradores” são os parasitas no sistema, eles atrapalham a causa por interesse pessoal.

  • Pelo que eu entendi o argumento do Somir é que o mundo está evoluindo mais rápido do que a mentalidade do humano médio
    Se for isso eu concordo muito. O ideal seria se todos os povos evoluissem no mesmo ritmo (ate evitaria problemas que a Suecia passa agora), mas como o ideal nunca acontece, o que fazer?

    • Até por questão de isolamento ideológico. A pessoa se enfia num mundinho tão dela em relação ao que acontece na sociedade que simplesmente não percebe mais o que deveria ser óbvio. Evoluir no mesmo ritmo é utópico, mas pelo menos recuperar um pouco a habilidade das pessoas de perceber que existem pontos diferentes e válidos no mundo já adiantaria, e muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: