Grandes cagadas.

Falou merda? Desconhecia uma informação básica? Fez uma grande cagada? Está se sentindo burro? Para se sentir melhor, segue uma compilação de algumas grandes cagadas do ser humano que repercutiram terrivelmente, você vai ver que você não está sozinho: o homem é uma fábrica de desfavores.

Todos nós de vez em quando damos uma emburrecida momentânea, mas, sorria, felizmente não somos famosos, nossa burrice não estampa manchetes. Viu? Podia ser bem pior, ao menos nossas cagadas são de pequeno alcance. Venha recuperar sua autoestima com esta compilação de erros históricos…

Perdeu a hora? Impontualidade te custou caro? Timing errado? Acontece. Acontece bastante. Aconteceu com Winston Churchill, quando estava à frente da marinha inglesa, na Primeira Guerra Mundial e levou um pau em um ataque à Turquia. Os aliados não sincronizaram o relógio e ele chegou meio que adiantado e sem reforços, levando uma sova. Também aconteceu com os EUA, em 1961, quando tentaram invadir Cuba. Os aviões para esta empreitada decolariam da Nicarágua, mas ninguém percebeu que havia diferença de uma hora para o fuso-horário cubano. Conclusão: deu ruim em tal ponto que a coisa desdobrou na construção do Muro de Berlim.

Esqueceu a chave de casa? Largou o portão aberto? Levou esporro sobre segurança? Relaxa, certeza que seu erro não foi tão grave. Constantinopla era a maior cidade europeia no século V. Reinou soberana por vários séculos como sendo a mais próspera e rica e sobreviveu a incontáveis ataques de outros povos, como árabes, russos e búlgaros. Era uma fortaleza, ninguém conseguia tomar a cidade apesar de muitos ataques. Porém, em 1453 algo deu errado. Um sem noção esqueceu um dos portões abertos, permitindo a entrada de invasores. Ao que tudo indica, por confiar demais em suas muralhas, Constantinopla não estava muito apta a se defender em caso de invasão, foram pegos de surpresa. Resultado: os habitantes foram trucidados ou escravizados e o imperador for morto. Esta cagadinha de esquecer a porta aberta gerou um evento de tal magnitude que é considerado um dos marcos do fim da Idade Média e do começo da Idade Moderna.

Bebeu e acabou fazendo uma bobagem? Isso não é nada, escuta só essa história! Vamos falar da Batalha de Karánsebes. O exército austríaco se preparava para enfrentar o exército turco. Cem mil homens posicionados, prontos para a batalha até que… algo deu errado. Passaram uns ciganos vendendo rum e parece que o pessoal bebia um pouco. Não sabe ao certo o que aconteceu, mas eles acabaram se matando entre si e quando os turcos chegaram, dias depois, encontraram apenas corpos no chão. Há quem diga que o grupo de cem mil homens se separou em dois por uma questão de estratégia, mas, por beber bastante no aguardo dos turcos, um grupo se deslocou como não deveria e o outro, ao não reconhece-lo, lhe enfiou a porrada. Há quem diga que foi proposital, com a bebida chegando a fim, um grupo de exaltou querendo que outro grupo divida o que sobrava de álcool e com isso a pancadaria (entre homens armados!) se generalizou. O fato é que esta ficou conhecida como uma das batalhas mais escrotas e ridículas da história.

Dormiu demais? Seu sono comprometeu seu trabalho? Cometeu deslizes por causa do sono? O agente alemão Heinrich Albert pegou no sono nos EUA, dentro do transporte público. Acordou quando estava quase passando do seu ponto e, no desespero por descer na parada certa, acabou esquecendo documentos importantes, que foram recolhidos por um espião que o seguia. Não ficaram muito satisfeitos com o que leram. O vazamento do conteúdo destes documentos foi um dos grandes responsáveis pelos EUA entrarem na Primeira Guerra Mundial, contra a Alemanha.

Não ouviu o conselho da sua esposa e acabou se dando mal? Você não está sozinho, desde que o mundo é mundo, homem é homem. Em 44 A.C. Júlio Cesar informou à esposa que estava indo para o Senado. A esposa o advertiu para não ir. Júlio Você Não Manda Em Mim César disse que ele ia sim. A esposa tentou impedi-lo, argumentou, implorou. Mas ninguém mandava em Júlio Cesar, e ele foi ao Senado convicto de que estava fazendo a coisa certa. Aparentemente não, pois chegando lá foi esfaqueado até a morte pelos 60 senadores, incluindo aí seu melhor amigo, Brutus. Tenho para mim que, apesar da dor do luto, a esposa dele riu por dentro.

Fez uma cagadinha com fogo? Acontece. Às vezes a gente vai queimar as folhas secas no jardim e o desfecho não é o melhor possível. Mas nada se compara ao que engenheiros soviéticos fizeram no Turcomenistão, em 1971. Após encontrar uma caverna que emanava gás natural, eles acharam que seria uma boa solução queimá-la. Calcularam que o fogo esgotaria o gás em poucas semanas. Pois é, não deu. Se você der uma passadinha por lá hoje, vai ver que esta porra ainda está queimando tão violentamente que atrai até mesmo turistas para ver as enormes chamas. Pequeno erro de cálculos.

Tentou uma solução improvisada e piorou a situação na sua casa? Meu querido, isso não é nada. Espia só o que Mao Zedong fez, na China, em 1958: tentando colocar ordem no país, ele decidiu que iria eliminar todas as pragas que incomodavam e, entre elas, estavam os pardais. Mandou matar este pobre passarinho, achando que estava contribuindo para uma China melhor. O resultado? Bem, 45 milhões de pessoas morreram de fome. É que os pardais se alimentavam de gafanhotos, portanto, sem os pardais, os gafanhotos se reproduziram incessantemente, comendo todas as colheitas.

Na mesma linha, em 1665, Londres era assolada pela peste negra. Algum gênio chegou à conclusão que os gatos estavam espalhando a doença. Mandaram matar todos os gatos, inclusive venderam esta ideia para a população, que se encarregou de dizimar os felinos. O resultado? A peste negra matou cem mil pessoas no ano seguinte, quase um quarto da população de Londres, pois os responsáveis por ela eram os ratos e, sem os gatos, eles dobraram de quantidade.

Deu um fora em alguém e se arrependeu? Puto por sua ex estar muito mais bonita agora? Calma, podia ser bem pior. Veja o caso destas pessoas cuja falta de visão de futuro gerou cagadas monstruosas em sua vida. Ronald Wayne, um dos fundadores da Apple, achou que aquilo não ia dar em nada e vendeu suas ações em 1976 por 800 dólares, tadinho. Se tivesse ficado com elas, hoje valeriam 63 bilhões de dólares. Já a gravadora Decca Records rejeitou uma banda de quatro rapazes em 1962 dizendo que aquilo nunca faria sucesso. O nome da banda? The Beatles. A quase extinta Blockbuster recusou a compra por 50 milhões da Netflix, alegando que aquilo não daria certo e hoje a Netflix vale quase 40 bilhões.

Errou o caminho? Se perdeu dirigindo e foi orgulhos demais para pedir informações? Perdeu o último retorno e teve que dirigir até a puta que pariu para voltar? Relaxa que já fizeram pior. O Arquiduque Franz Ferdinand da Áustria estava sendo conduzido por seu motorista pacificamente em 1914, até que, por desconhecer o caminho, errou uma curva e foi parar bem na frente de Gavrilo Princip, que, curiosamente, se preparava para tentar mata-lo. Ocorre que, de onde ele estava, dificilmente conseguiria acesso a Ferdinand, mas quando o carro errou o caminho e o colocou a poucos metros do Arquiduque, ele não pensou duas vezes e improvisou, matando-o ali mesmo. Este errinho de trajeto deu início à Primeira Guerra Mundial.

Com sua falta de habilidade quebrou alguma coisa sem querer? Está se sentindo desastrado? Então conheça a história de Donal Rusk Currey, que em 1964 brincava de cutucar um pinheiro e acabou prendendo sem querer um instrumento cortante na árvore. Como o queria de volta, ele foi chamar um guarda florestal para ajudar a desentalar a ferramenta. Mas, parece que a coisa estava truncada, então, ambos decidiram que seria uma ótima ideia cortar a árvore para desentalar o pseudo-canivete. O problema é que, depois de cortar, descobriram que aquele pinheiro tinha mais de cinco mil anos de idade e era a árvore mais antiga de que se tinha registro no planeta.

Perdeu algo importante? Está se sentindo um merda por não cuidar bem dos seus pertences? E a NASA, que sem querer, apagou os vídeos do homem na lua? As fitas com todas as gravações da chegada do homem à lua foram regravadas acidentalmente. Para não ficar sem registros, a NASA tentou fazer um “corta cola” das principais imagens veiculadas na TV à época, mas não teve jeito, acabou admitindo que gravou sem querer por cima das imagens oficiais.

Para finalizar: seu animal de estimação fez feio na rua? Urinou onde não deveria? Fez desfeita com a visita? Pois saiba você que em 1925 Grécia e Bulgária entraram em guerra por motivos de: o cão de um soldado grego cruzou a fronteira.

Então, fica aqui minha tentativa de animar o seu dia se você fez uma grande cagada e está se sentindo mal por ela. Podia ser bem pior, não é mesmo?

Para dizer que está se sentindo inteligente, para dizer que está se sentindo competente ou ainda para dizer que não fez nenhuma cagada mas adorou saber da cagada alheia: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (12)

  • Pra que vc foi me lembrar que dei um fora errado na minha ex? Agora ela não quer voltar comigo, já tentei 1X, vou tentar de novo. Façam macumba a meu favor! Em nome de Satanás vou conseguir.

    • Macumba nada, rala, corre atrás, reconquista! Hardwork, filho da puta!

      Seja ousado, seja grandioso, remova montanhas por ela!

  • Estou me sentindo burra
    Texto maravilhoso . Nunca q saberia dessas coisas se não fosse o desfavor.
    Sério q a caverna está pegando fogo até hj?

  • Depois dessas aí, minha auto estima foi lá pra cima! O que são mini peidinhos perto de tão grandes cagadas?
    Daqui alguns anos teremos mais um monte de cagadas pra competir com essas, muitas delas motivadas pelas selfies. É um tal de destruir acervo de museu, cair de penhasco, morrer atropelado por um trem ou caindo de uma árvore, matar golfinhos, tudo pela “foto perfeita”.

  • Adorei o texto. Posso dar uma contribuiçãozinha?

    Já deixou de fazer uma coisa que parecia necessária, achou que não teria maiores conseqüências e só depois de muito tempo e de muitos problemas causados pela sua não-ação é que veio o arrependimento? Neste caso, tudo aconteceu porém, não por um lapso de “burrice momentânea”, mas por compaixão.

    O caso: em 1918, na fase final da Primeira Guerra Mundial, o multi-condecorado soldado inglês Henry Tandey – dono de um histórico impressionante de demonstrações de bravura em combate – sentiu pena de um ferido e estropiado cabo alemão desgarrado de seu pelotão e, em vez de atirar para matar, deixou-o ir. O nome do alemão? Um tal de Adolf Hitler.

    Vinte anos depois, Hitler, já como o Führer, reacendeu as brasas do conflito mundial e deu início a uma segunda guerra ainda mais brutal. Tandey, por sua vez, quando viu do que Hitler era capaz, teria dito: “Se ao menos eu soubesse o que ele iria se tornar… Quando eu vejo todas as pessoas, mulheres e crianças que ele tem matado e ferido, peço desculpas a Deus por tê-lo deixado escapar”.

    Tandey também tentou “corrigir o erro” e, em 1940, tencionando viajar para a Alemanha para matar Hitler, chegou a pedir pra ser reintegrado ao exército inglês apesar de, na época, já estar à beira dos cinqüenta anos. Não conseguiu e acabou a vida trabalhando na área de segurança privada e sendo mais lembrado como “o homem que poderia ter mudado a História se tivesse matado Hitler” do que por sua brilhante carreira militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: