Descontrole.

Eu comecei a escrever este texto assim que a Croácia empatou na prorrogação. Sim, eu já sabia que o Brasil não ia fazer mais nenhum gol e não tinha nenhuma chance de ganhar nos pênaltis. E nem é questão de sabe jogar futebol, é 100% psicológico.

Você vai ouvir muita gente falando que os jogadores do Brasil são ruins, que o Tite escalou o time errado… não é nada disso. Talvez só a França tenha tantos jogadores de altíssimo nível juntos, os jogadores do Brasil estão entre os melhores do mundo, e são vários em cada posição. Por mais que o Tite tenha trazido o fuckin’ Daniel Alves, quase toda a convocação foi bem coerente com o que tínhamos de melhor.

E sobre o esquema? Aquele seu tio bêbado vai falar que o time é retranqueiro, que não ataca… mas ele é um bêbado que não entende nada de futebol. O esquema tático da seleção canarinho estava pau a pau com os maiores adversários europeus. As ideias de futebol são modernas, testadas e aprovadas nos maiores campeonatos do mundo. O Brasil morreu um time ofensivo usando a maior parte dos bons jogadores que tinha.

Só quem entende pouco de futebol vai dizer que o Brasil fez a parte técnica do jogo errada. A derrota aconteceu porque a seleção não tem emocional. O Brasil é o time das dancinhas, dos mimimis do Neymar, do coleguismo, das frases de auto-ajuda na parede, do psicólogo deixado para trás porque “não precisa”.

Começaram os pênaltis. Eu até me divertiria mais se o Brasil passasse, mas não tem como um time de crianças vencer um time de adultos quando a pressão chega nesse nível. Por isso vou bancar a continuação deste texto mesmo enquanto decidem quem vai passar.

Os croatas estão com uma cara de quem vai para a guerra. Os brasileiros estão com cara de quem vai se cagar a qualquer momento. Cara de dor de barriga mesmo, a mente já está envenenando o corpo.

Marquinhos perdeu o último pênalti e eu não perdi o começo do texto. Psicológico, psicológico, psicológico. Neymar rezando desesperado. É isso que acontece quando você vive a vida na base do “na hora eu resolvo”. O time brasileiro era sim melhor que quase todos os outros na Copa, mas para mim estava claro que assim que lidassem com uma adversidade iam desmontar. Desmontaram.

A seleção foi treinada para ter várias alternativas táticas, os jogadores estão acostumados com os maiores torneios do mundo, aprendem com os melhores técnicos e treinam nas melhores estruturas imagináveis. Mas percebem que quando estão na seleção ele começam a tentar driblar toda vez que o adversário está mais bem organizado? Sim, Neymar, Vinícius e cia. são conhecidos pela habilidade, mas nos seus times europeus, eles têm gente para confiar ao seu redor.

Na seleção, não. Na seleção, o “homem” é o Neymar. Tite aceitou ficar em segundo plano, e por mais que não o culpe pela parte tática, ele se colocou nessa situação de paizão de adolescente de trinta anos e viu o time desmontar feito um saco de merda sem a menor chance de recuperação. O Brasil dependia de tudo seguir mais ou menos como previsto para conseguir avançar. Se o goleiro croata fosse um pouquinho pior, entravam uma ou duas bolas e o trem da alegria brasileiro avançaria mais uma rodada.

Sem adversidade, o time do Brasil podia ser campeão. Com adversidade, a Croácia já dá conta, assim como a Bélgica já tinha, a Alemanha tinha, a Holanda tinha… é uma aposta que a seleção brasileira está perdendo faz muito tempo. Talvez seja a Era Neymar, talvez seja mesmo o fim das seleções sul-americanas como candidatas reais ao título.

Seja como for, foda-se a seleção. Eu gosto de futebol, acho divertido, torço e tudo mais, mas é só um esporte. O que o esporte está revelando agora é o que me chama atenção de verdade: quanta gente vai perceber que a seleção está perdendo nas Copa porque o brasileiro é um desequilibrado emocional cada vez pior?

Porque o futebol poderia ter essa função. Ver o mundo todo rindo dos jogadores das dancinhas deveria ser um momento de prestar atenção nos defeitos. Mas algo me diz que vão continuar nessa vira-latice horrível de “deixa os meninos dançaram”, ofendidos porque os gringos não gostaram da ideia de que a seleção brasileira treinava dancinhas para fazer depois dos gols entre os jogos.

Estavam chamando os brasileiros de crianças que não estava se preocupando com a verdadeira missão, descompromissados que achavam que dava para ganhar no talento ao invés de no esforço. As crianças fizeram o quê? Beicinho. Procuraram gente querendo politizar isso como preconceito contra a cultura brasileira e esperaram passar pano.

Façam o Pombo agora, arrombados.

Foram expostos como os meninos que eram. Dentro de uma bolha de aceitação de fãs que não entendem porra nenhuma de futebol e auto-ajuda barata do Tite. Eu estou tirando a responsabilidade técnica do treinador e dos jogadores, mas estou colocando a psicológica com dez vezes mais peso. Não é assim que se ganha nada nessa vida.

Se você acha que convocar um jogador diferente ou jogar com outro esquema resolveria, vai ajudar o discurso furado de que foi só uma derrota futebolística. Não foi não, foi a comprovação de que essa mentalidade imediatista e supersticiosa do brasileiro não serve para nada. O talento pode até estar aqui, mas precisa de algum adulto controlando para funcionar.

Quando você não consegue um serviço de qualidade aqui, quando você percebe que a estrutura da empresa na qual trabalha é uma zona, quando o Estado simplesmente não funciona para os cidadãos, lembre-se que o fator psicológico conta muito: não ter responsabilidade, fazer tudo no jeitinho, ficar rezando e torcendo ao invés de se concentrar e pensar… é parte da cultura desse país.

Uma parte que muitos achavam que era essencial para as vitórias da seleção brasileira: o mítico talento do jogador tupiniquim. Todas as vitórias da seleção aconteceram quando jogador ainda não tinha o mesmo grau de mordomia e atenção que tem hoje. Em 2002, o Felipão ainda mandava nos jogadores. Antes disso, sempre tinham alguns adultos no time que davam suporte para os craques poderem fazer bobagem e serem malucos.

A Era Neymar não teve líderes, não teve adultos. Teve gente que topou entrar para o clubinho e teve gente que não topou. Estou chamando de Era Neymar porque ele é o mais famoso desse tempo, mas ele é só um exemplo dessa mentalidade horrível que os jogadores brasileiros desenvolveram quando estão na seleção.

E não adianta tirar o Tite, ele precisa sair porque acabou o ciclo, mas se colocarem outro “paizão” no lugar, a Era Neymar vai virar Era Vinícius, Era Rodrygo… todos seguindo os passos do Neymar, descompensados mentalmente e morrendo de orgulho disso.

A Croácia provou que os brasileiros têm mais medo dos gringos que os gringos dos brasileiros. Não deveriam, mas como estão cagando e andando para deixarem de ser bebezões mimados que ficam combinando a dancinha do próximo jogo, a fama do Brasil está mudando e não sei quanto tempo vai durar. Vai ser mais uma “seleção africana”, cheia de talento, mas incapaz de avançar por não ter organização.

Vai fazer o brasileiro parar de se preocupar com Copa e começar a se preocupar com Nobel? Não. Nem o 7×1 deu conta disso. Mas se pelo menos mostrasse para esse povo COMO É RUIM ser descontrolado emocionalmente, como essa passionalidade latina é uma furada… o resultado é o de hoje, um time de chorões que não entende porque sempre perde na hora H.

Mas eu aposto que vão falar que jogou mal porque Zé Buceta da Silva não estava na ponta direita ou porque o técnico não colocou mais um zagueiro. É tão cansativo.

Para dizer que nem live conseguimos fazer dessa vez, para dizer que estava de saco cheio de ver o país parar, ou mesmo para dizer que se trocar o Tite resolve tudo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: ,

Comments (38)

  • Jürgen Klinsmann passou recibo para o Somir

    Pensar que no Estadão, está presente que Jürgen Klinsmann disse basicamente O MESMO que o Somir disse.

  • As pricesinhas ficaram chorando. Será que não tem mais macho alpha no Brasil? Meu avô não choraria, nem precisa ir tão longe, a geração do meu pai já não faria esse vexame. Por que não vão enxugar as lágrimas nas notas de dólar esses FDP? E o Pepe, brasileiro naturalizado português, só podia ser brasileiro pra falar a merda que perderam por causa da arbitragem e essa copa tá armada pra ser da Argentina. Parecia um bolsominion mal perdedor, só falta convocar manifestação de protesto. Muita vergonha envolvida.

  • Meu pai eu torcemos contra a selecinha faz tempo e, ao acabar o jogo, estávamos dando cambalhotas de satisfação…

  • A passionalidade latina (que eu rebatizaria de passionalidade ibérica) fodendo a seleção é só a pontinha minúscula dum imenso iceberg flutuando há uns quase dois mil anos. Credito esse descompensamento totalmente ao ethos português, esse povo “que não se governa e não se deixa governar” desde antes do Império Romano. Como nunca houve freio social para isso, a coisa foi só degringolando até chegar nesse monte de merda que é a cabeça oca do brasileiro médio. Curioso que a Espanha tá ali do ladinho e colonização deles não parece ter parido gente semelhante (ao menos não nesse quesito). Mais curioso ainda é que Portugal não tenha sucumbido e virado parte da Espanha (porque, de boa, tu olha no mapa e jura que alguma coisa tá errada ali!).

    • Caio Revela ser o Bolsonaro Balofo da era POC

      Mas Portugal foi parte da Espanha, oras.
      Isso foi entre a Dinastia de Avis-Beja e a Dinastia de Bragança.
      Foram seis décadas de união ibérica que terminaram com a sublevação dos Bragança, descendentes bastardos do primeiro rei da dinastia de Avis, D. João I.

  • Eu realmente não sei mais o que é que vai funcionar com a seleção daqui pra frente. Lembram de 2010, na transição da era Ronaldo e cia para a era Neymar, quando o Dunga aplicou um estilo “sargentão” na Seleção, tretando até com os jornalistas? Também não deu certo. Havia um Felipe Melo no meio do caminho. Paramos nas quartas.

    Em 2014 foi o show de horrores que todos vimos. Já nas OITAVAS contra o Chile a galera estava descompensada, chorando rios por terem ganhado deles nos pênaltis. Contra a Colômbia, um zagueiro fazendo gol e o Neymar morrendo com aquela paralítica do Zúñiga. Sério, aquele clima de funeral antes do jogo da Alemanha me deu nojo.

    Vão ser outros 24 anos (ou mais?) até o Brasil ganhar de novo…

    • Eu sinceramente acredito que se resolve com duas coisas: um técnico estrangeiro, que trate os jogadores como qualquer um (não tenha medo deles, tenha pulso firme, não se deixe intimidar) e um investimento no preparo psicológico e emocional.

    • Com essa eliminação na Copa do Catar perante a Croácia, o “sonho do hexa”, tão acalentado pelo populacho, fica agora para 2026, em um Mundial sediado conjuntamente por EUA, Canadá e México. Assim, o jejum de títulos da selecinha vai se igualar ao período de seca de 24 anos que já houve entre o tri de 1970 e o tetra de 1994, podendo ainda persistir por mais algum tempo. Porque a “Era Neymar” está chegando ao fim e não há por enquanto nenhum possível sucessor à condição de “craque-que-carrega-nos-pés-as-esperanças-de-toda-uma-nação”.

  • Wellington Alves

    Estavam preocupados se o Pelé conseguiria chegar vivo até o final da copa pra poder ver o hexa. Teria sido melhor morrer na ilusão.

  • “A seleção foi treinada para ter várias alternativas táticas, os jogadores estão acostumados com os maiores torneios do mundo, aprendem com os melhores técnicos e treinam nas melhores estruturas imagináveis”

    Se considerarmos essas mesmas variáveis, seleção argentina também dispõe disso tudo. E sofreram um revés ainda pior do que o nosso, tanto na estreia quanto ao sofrer o empate da Holanda no último minuto depois de levar o 2 a 0. Não vi argentino algum (cat)atônito com o empate ontem (como o Antony ficou, balançando a cabeça depois do empate, ou com a cara que o Thiago Silva fez na hora de escolher o lado do campo para as penalidades). Seguraram a onda e ganharam nos pênaltis. Estão a caminho de repetir 2014…

    Aí falam os comentaristas: mas o Rodrygo é um MENINO DE 21 ANOS…que vem jogando em algo nível no Real Madrid. Não era para se comportar como o cagão com cabelo ressecado de boneca velha que foi cobrar o pênalti. Menino de 21 anos…com bem menos dessa idade meninas da ginástica olímpica disputam finais em Olimpíadas. Aos 16 anos, a Rebeca Andrade ganhou seu primeiro bronze em Mundiais e, aos 21, foi campeã nas Olimpíadas de Tóquio.

    Por falar em pintar os cabelos, e tendo também sido eliminados pela Croácia, o Japão com sua leva de loiros loiríssimos da L’Oreal também amarelou (sem trocadilhos) na hora de bater os pênaltis, só que no sentido de que há ainda um ranço inconsciente de reverenciar (tudo que faz) o ocidental na Hora H. Mas estão agora no caminho de superar isso, em comparação com os resultados de 2018. Ao contrário da seleção brasileira, para a qual muitos agora acham que um técnico estrangeiro seria a solução para todos esses problemas.

    • A seleção argentina tem o preparo emocional de uma ostra, mas tem uma coisa que a brasileira não tem: sangue nos olhos. Estão nesta Copa “por el Diego”, dando o sangue para homenagear o ídolo falecido. Querem vencer para dedicar a vitória a ele.

    • Caio Revela ser o Bolsonaro Balofo da era POC

      Menino de 21 anos que engravida uma garota de gêmeos e dá no pé. Exemplão.
      Meu irmão com 18 assumiu a bronca e esteve com a mulher até quando faleceu, num acidente de moto.

  • COM MAIS DE 30 ANOS E JÁ AMARGANDO A SUA TERCEIRA ELIMINAÇÃO DE COPA DO MUNDO CONSECUTIVA NAS COSTAS, NEYMAR “NÃO GARANTE 100%” QUE VOLTARÁ À SELEÇÃO BRASILEIRA:
    https://esportes.yahoo.com/noticias/neymar-n%C3%A3o-garante-100-que-204216815.html

    ABALADO, NEYMAR DIZ QUE “PASSOU MUITO MAL” DEPOIS DE ELIMINAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DA COPA NO QATAR APÓS DERROTA NOS PÊNALTIS PARA A CROÁCIA: “PARECE UM PESADELO”:
    https://esportes.yahoo.com/noticias/neymar-diz-que-passou-muito-201755920.html

  • Está sendo hilário ver um monte de comentarista baixando o pau na selecinha nas mesas redondas depois de mais essa eliminação sendo que, horas antes, esses mesmos “profetas do acontecido” risonha e pachecamente imitaram pombo, chamaram de azedo a quem criticou as dancinhas do jogo anterior e disseram que o hexa já estava no papo…

  • Eliminação nos pênaltis, mais uma vez o “sonho do hexa” da pechecada vira fumaça, Neymar sai de campo chorando e Galvão Bueno anuncia sua despedida de jogos da selecinha em Copas. O dia não poderia ter sido melhor…

    • Heliagar Romeu Pinto

      Amo muito tudo isso. Espero que na próxima copa tenha uma final Itália x Alemanha só pra deixar os amarelões na sofrência.

  • Alô o povo aí que é viajado. Nos outros países o comércio fecha as portas em pleno dezembro, mês de conpras de natal por causa de jogo ou só aqui tem essa tara?

    • Quanto a fechar loja, fica a critério do dono querer vender ou ter prejuízo. O pior mesmo é quando param os serviços essenciais tipo ônibus. Ontem por ex eu tinha consulta médica marcada e mesmo assim meia hora depois do jogo ainda não passava nenhum ônibus na rua, deviam estar chorando a derrota ou batendo boca acusando quem foi o culpado. Resolvi chamar um uber senão ia perder o médico. Sorte a minha que o motorista veio e não cancelou a viagem.

  • Confesso que fiquei triste com a derrota do Brasil… mas talvez porque eu tenha visto um espelho: assim como os jogadores da seleção, também não sou craque em controle emocional rs Porém tô tentando mudar, um dia de cada vez. No fim das contas, ser passional é só prejuízo

      • Já achava que já éramos “meio da tabela para cima” em emocional, eu mesmo só queria detalhes a cada “gol dos caras” desde Camarões…

  • Estou tão feliz das coisas voltarem ao normal! Acabaram os feriados ridículos, querer comprar algo no mercado e tá fechado, querer pegar compra nos correios e tá fechado por causa de jogo. Jogo ruim, timinho que na primeira vez que pega uma seleção que não é fracota vokta pra casa. Muito amor pelos croatas!

    • Foi-se o tempo em que a camisa amarela pesava. Agora o que pesa é qualquer camisa de time europeu. E quem sente esse peso é essa cambada de bunda mole que treme na base assim que o bicho começa a pegar…

  • Vi relatos de gente que quebrou a TV, quebrou o pau na frente da família… Gente desejando doença ou acidente aos jogadores croatas…

    Parabéns, Brasil. País falido, mal educado, doente e assassino querendo falar o que quer que seja de quem quer que seja.

    Coreia do Sul vive em fronteira com um país que vive querendo enfiar mísseis nele todo dia, não agiu desse jeito demente. EUA volta e meia tem que peitar alguma confusão do mundo, não agiu desse jeito. Japão é outro que é odiado por quase toda Ásia, não agiu desse jeito. Só o brasileiro médio tem orgulho disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: