Chocolate branco?

Nos momentos que a humanidade duvida de suas convicções e procura pela luz da sabedoria, nós estamos lá para discutir o que realmente importa.

Tema de hoje: chocolate branco, sim ou não?

SOMIR

Sim, é um doce como qualquer outro. Inclusive acho que o chocolate branco é muito mais honesto na sua proposta que o chocolate ao leite. Os dois são blocos de parafina com quantidades absurdas de açúcar, mas pelo menos o chocolate branco tem o “branco” no final.

Chocolate nos evoca a cor do chocolate, e a palidez proposital do chocolate branco é o oposto disso. É meio que nem chamar aquele seu amigo de 2 metros de altura de “tiquinho”, uma brincadeira óbvia com aquilo que o ser ou objeto em questão não é. Como pode ser branco se é chocolate?

Então, é um nome falso, mas descontraído. E quem experimenta sabe muito bem que aquilo é um elemento à parte do chocolate tradicional. Eu não sou intransigente sobre o que os outros gostam ou não em relação à comida, se o seu bico é mais doce, você está na maioria aqui no Brasil, onde todos nossos doces são feitos com 95% de açúcar.

Sério, acho que as pessoas só têm vergonha de sair por aí dando colheradas em sacos de açúcar puro, porque pela média dos doces que encontro por aí, esse é o desejo honesto do brasileiro. Ei, eu disse que não era intransigente ao ponto de querer impedir alguém de comer o que gosta, mas não que não ia criticar. Ainda vou te chamar de infante selvagem.

Eu escolho as minhas batalhas. Acho importante ressaltar como chocolate ao leite não é chocolate, com menos de 50% de cacau é um alimento ultraprocessado com sabor imitação de chocolate. Sério, nem estou sendo tão elitista assim, é maioria simples: se metade mais uma molécula forem cacau, é chocolate.

Você compraria um queijo feito com 15% de queijo? Então porque compra um chocolate feito com 15% de chocolate? Se é para fazer essa coisa bizarra, o chocolate branco é uma resposta super válida. É para quem gosta da textura do chocolate, mas não precisa do gosto do chocolate. E eu nem estou dizendo que estou acima de comer chocolate branco, em algumas situações é saboroso e combina bem com vários outros ingredientes, é algo totalmente válido no mundo das sobremesas, embora eu ache enjoativo.

Pessoas diferentes gostam de coisas diferentes, e eu já aprendi muito bem a linha guia do meu elitismo: eu o tenho, o expresso, mas entendo claramente que ninguém é obrigado a concordar. E agora estou do lado de quem não empurra o seu elitismo para cima dos outros. É muito mais gostoso fazer o outro se sentir inadequado e não dar para ele nem a satisfação de discordar de você.

“Claro, super entendo os seus gostos horríveis, a vida é cheia de opções.”

Quem disse que a gente não fica melhor com a idade? Mas voltando ao tema: chocolate branco sim porque chocolate branco é algo honesto. Uma imitação quase que cômica do chocolate normal, mas que não engana ninguém. Pelo menos eu espero que não engane, meio difícil não perceber a falta do gosto extremamente característico do cacau.

Eu sou a favor da existência de todo tipo de doce, acho todos válidos, desde que não seja obrigado a comer. Eu tiro sarro, mas se você só se sente feliz quando injeta açúcar na veia e faz cara de choro quando come chocolate de verdade, oras, seja feliz.

Imagina só deixar de comer uma coisa porque “o moço da internet” disse que é inferior? Mas, eu sugiro que você mude sua relação com o chocolate e coloque o chocolate ao leite na mesma categoria do chocolate branco: inspirados no, mas não o produto original. Pode até ser positivo, se você entender que não precisa do sabor de chocolate, talvez possa até começar a comer mais… frutas.

Ou, que comece a experimentar chocolate com sabor de chocolate (o segredo é ser feito primariamente de chocolate). Se for só para fazer a palhaçada típica do chocolate ao leite, chocolate branco está ótimo!

Para dizer que viu o atraso (não furei), para dizer que chocolate bom é o mais barato, ou mesmo para dizer que finalmente um tema gostoso: somir@desfavor.com

SALLY

Tema simples, claro e direito: Chocolate branco, sim ou não?

Não. Nem chocolate esse troço é.

O chocolate branco não tem a massa (ou licor ou pasta, tanto faz) do cacau, o que torna algo realmente um chocolate. Ele tem manteiga de cacau e se isso fosse chocolate, eu comprava na farmácia, botava açúcar e comia.

Eu sei que o Somir vai te dizer que chocolate ao leite não é chocolate, mas é chocolate sim, pois contém massa de cacau. Pode não ser do gosto dele, mas com a graça de todos os deuses, o gosto do Somir não é referência mundial do que é bom nem correto, não é mesmo?

A própria história do chocolate branco mostra como ele é um alimento deprimente: com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Nestle ficou com alguns alimentos (como o leite em pó, por exemplo) encalhados, pois a demanda caiu, daí ela juntou tudo, compactou e começou a vender como algo novo e delicioso.

Obviamente não deu certo, pois o gosto era hediondo, então, em uma jogada comercial, meteram o nome “chocolate branco” para tentar vender mais. Sinto muito, Nestle, não colou. Se você não sabe gerir o seu estoque, não empurre restos prensados para cima de mim.

Se falamos de saúde, o chocolate branco é um desfavor. Ele contém mais gordura que os chocolates comuns (inclusive que o chocolate ao leite), pois não é feito com a massa do cacau e sim com a gordura da fruta. Além disso, boa parte deles possuí gordura hidrogenada, um veneno para o seu corpo, capaz de, entre outras coisas, aumentar seu colesterol ruim e diminuir o bom. Essa porra é açúcar (em enormes quantidades), gordura e aromatizantes.

Se falamos do sabor, bem, parece cera de vela. É um belíssimo sabor a nada. É uma pasta doce que pode até ser um bom complemento ou base para uma sobremesa, mas puro é apenas uma desculpa para se encher de açúcar e gordura.

Nem aromatizante de chocolate essa desgraça tem, quanto tem, é de baunilha. Uma grande maçaroca de baunilha, banha e açúcar. Na real, o primeiro nome do chocolate branco era “tabletes de baunilha”, que é basicamente o que ele é.

“Mas Sally, eu sinto o sabor do chocolate branco”. Não, o que você sente é o sabor de açúcar + gordura e com sorte a baunilha, não é um sabor específico de um alimento. Chocolate branco é, na verdade, um doce, um preparado, uma mistura como seria uma paçoca ou uma cocada, composto por gordura e açúcar. E se vamos falar de doces que não são chocolate, existem opções infinitamente melhores e menos nocivas à saúde.

Mas piora. Se chocolate branco já é algo que me entristece, quando é brasileiro então, me deprime. Os Galaks e Lakas da vida que, para sobreviver ao calor excruciante precisam ter a maciez de um azulejo. Dá medo de quebrar o dente comendo. Parece que a pessoa está mastigando brita. Francamente, qual é o ponto em comer um troço duro, com zero cremosidade, que é pura gordura e açúcar?

“Mas Sally, eu não cozinho, não vou preparar um docinho para mim, preciso do chocolate branco”. Não precisa. Existem vários doces prontos no mercado que são mais agradáveis que um pedaço calcificado de gordura. Não saberia listar nenhum brasileiro atual por não morar mais no Brasil, mas guardo boas lembranças da paçoquita, do pudim de leite pronto da Nestle e de muitos outros. Certeza de que você acha algo pronto para comer que não frature sua mandíbula e que tenha algum sabor. Não tem? Come chocolate preto.

“Mas Sally, eu não gosto de chocolate preto”. Então, querido leitor, você não gosta de chocolate e ponto. Coma doces de outras naturezas, o Brasil tem tanto doce gostoso! Quindim, pé de moça, cajuzinho, beijinho e aquela porra de nozes que eu nunca lembro o nome. Se for mais sofisticado, vai de sorbet, creme brulée, espuma de suor de mula selvagem com favas de baunilha. Qualquer coisa menos roer um tablete com gosto de sabão engordurado.

Repito: como complemento para sobremesas ele é ótimo, justamente pela falta de um sabor ativo. Por ser sem gosto, ele casa bem com qualquer coisa, bolo, fruta, frutos secos, sorvete… mas como complemento. Puro é inaceitável. É um engordar pra caralho por sabor de porra nenhuma, por uma vaga lembrança de baunilha.

Se você é jovem ou tem uma genética muito privilegiada e quer gastar sua cota calórica com qualquer merda, coma chocolate branco. Eu já passei dos 40, não é só com exercício que alcanço um corpo magro, então, escolho minhas batalhas. Não vou engordar por tablete de sabão de coco saborizado com baunilha. Vou engordar por doces que de fato tenham um sabor muito bom e que não sejam feitos de restos e sobras nocivas à saúde.

O nobre do cacau vai para o chocolate preto. É com ele que eu fico e me recuso a engordar com o branco. É como comprar uma garrafa de vinho e, em vez de beber, mastigar a garrafa – sendo que, no caso, a garrafa ainda engorda.

Por fim, uma última indignação: era para esta porra custar preço de banana, ser muito barato. Mas não. Cobram caro. Cobram o mesmo preço do chocolate real, às vezes até mais caro. E ainda tem empurram essa desgraça como se fosse chocolate. A tristeza que eu sentia na minha alma quando abria a hedionda caixa de chocolate Garoto e tinha que olhar para aquele Opereta filho da puta, eu não consigo nem descrever.

Somir acha que chocolate ao leite não é chocolate de verdade (ele costumava chamar de “chocolate de criança”). Pois bem, se ao leite não é de verdade, o branco nem alimento deveria ser. Deveria ser usado para quebrar pedras, espantar moscas ou para esfoliar a sola do pé.

Se você não gosta de chocolate preto e quer comer algo realmente saboroso com essa premissa, coma chocolate ouro (não é “ouro branco”, aquele bombom escroto, é chocolate ouro), que é uma mistura um pouco mais nobre desses ingredientes com caramelo. O sabor fica bem perto do aceitável.

Para dizer que eu tenho inveja do chocolate branco (sim, tudo que eu queria era ser adiposa desse jeito), para dizer que chocolate em si é alimento de criança ou ainda para dizer que qualquer coisa é melhor do que fruta como sobremesa: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (18)

  • Na hora de aliviar as mágoas eu como chocolate de que tipo for. Branco tem embalagem de chocolate, forma de chocolate então é chocolate. Travesti também não é mulher, mas parece então eu pego do mesmo jeito, por que com chocolate seria diferente?

  • Faz tempo que não como, mas no meu tempo de gordice vou admitir que o meu “chocolate” preferido era a infame barra de chocolate branco “cookies ‘n cream”, que é basicamente chocolate branco com pedaços de bolacha de chocolate incrustadas no meio.

    Nada contra. Mas definitivamente, não é chocolate.

  • Gosto de chocolate branco do mesmo jeito que gosto de ouvir pagode de vez em quando: sei que é ruim, mas me faz feliz hahahahahaha

  • Vocês são chatos mesmo, ein? Tá bom que chocolate branco não é chocolate, só tem gordura e tal, mas é gostoso ainda assim uma boa barra de chocolate branco derretendo na tua boca, sem nem precisar morder…

  • O triste é que a definição do que é chocolate muda conforme os interesses comerciais. Tempos atrás, a Suiça conseguiu emplacar uma lei, para horror de franceses e belgas, aumentando a quantidade máxima de gordura vegetal numa barra de chocolate para 5g…tudo isso para diminuir os custos com importação de cacau e tornar o chocolate durável o suficiente para ser exportado mundo afora (deviam mudar o nome de Lindt para LARDt…/turun tss/).

    Se isso acontece lá, imagina aqui…desconfio que aquele chocolate do Fofão (Dizioli) tinha, no máximo, 5 g de cacau, e o resto era gordura vegetal mesmo.

      • Comi esse chocolate do Fofão algumas vezes quando era pequeno e, já naquela época, mesmo sem ainda ter um paladar muito desenvolvido, eu detestei. Parecia que eu tinha comido sabão!

  • Se a idéia é comer gordura com açúcar, doces árabes são o melhor na minha opinião.

    Vale mencionar o olho de sogra, brigadeiro, pudim de leite, doce de leite com queijo, goiabada com queijo, doce de leite com frutas cristalizadas ou em calda, bananada…

    E não dá nem pra culpar falta de opção. Se você gosta de chocolate, tem muito chocolate brasileiro que é muito bom. Estou morando na Bélgica há um tempo e posso falar com conhecimento de causa: chocolates brasileiros de primeira linha estão entre os melhores do mundo. E se converter pra Euro ainda é bem mais barato.

    • Fora que o chocolate no Brasil não é algo muito caro, pois o país produz cacau. Não tem desculpa: tem opções acessíveis!

  • Ah, eu considero sim!

    Meu favorito inclusive é aqueles com cookies no meio. Mas é aquilo, é comer de vez em nunca, até porque esses doces costumam, bem, ser MUITO DOCES e me dão enjoo.

  • Em algum lugar dentro da Garoto deve ter uma boa alma que serve de freio moral para o resto da empresa não lançar o bombom Caribe de chocolate branco

  • Há pessoas que não são consideradas humanas por atos diversos: homicídio com crueldade, estupro, megalomania e narcisismo a ponto de foder a família para ganho monetário e político…

    E tem os energúmenos que comem essa lavagem doce. Porcos diabéticos, não são humanos

  • “Sinto muito, Nestle, não colou. Se você não sabe gerir o seu estoque, não empurre restos prensados para cima de mim.”

    Nada supreendente vindo duma empresa cujo presidente (ou ex-presidente, sei lá!) declarou que a água não devia ser um bem acessível a todos. Depois tentaram abafar o caso e dizer que “não foi bem assim”, mas foi assim SIM e, se fosse possível, esse maldito (em conjunto com outros multimilionários presidentes de multinacionais) teriam tornado a água realmente um bem para poucos, de preferência envasada exclusivamente pela nestle e vendida a peso de ouro!

    Nem se trata de teoria de conspiração, mas de uma coisa (tristemente) lógica: o planeta Terra tá colapsando, os recursos estão diminuindo e, portanto, enquanto não dá pra brincar de colonizar outros corpos celestes sem matar aos milhares, os que podem vão puxando tudo pro lado deles por aqui mesmo, deixando quem não pode às moscas. Quem não se lembra dos primeiros sinais disso naquele desenho do Pica Pau versus a raposa na briga por comida?

    Sobre o “chocolate” branco: é, simplesmente, uma fraude. Devia ser banido do mundo. Ou vendido junto do setor de salsichas.

  • Chocolate branco é enjoativo e deveria ser considerado um sub-produto da fabricação do chocolate preto. Minha tia era louca por chocolate branco. Só compava Galak e Bis branco e, todo ano, encomendava pro aniversário dela sempre o mesmo bolo com a mesma doceira do bairro, super açucarado e todo coberto de raspas de chocolate branco. Dava enjoo só de olhar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: