Terror de Ideologia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na 5ª feira (9.fev.2024) que enviará mais dinheiro à UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo, na sigla em inglês). A entidade é suspeita de colaboração com o Hamas nos ataques a Israel de 7 de outubro de 2023. LINK


A vontade de fazer merda é tão grande assim ou tem algo por trás disso? Desfavor da Semana.

SALLY

Sério mesmo, de verdade, eu tenho dificuldade em entender todas as nuances que fazem com que o Lula faça essas péssimas escolhas. E já passamos do ponto de resumir isso a afinidade ideológica. Não é. Tem mais coisa aí. É hora de parar de repetir que Lula ajuda quem é da esquerda. Dizer isso é dizer que Lula é fiel a alguma ideologia e ele não é fiel a porra nenhuma, apenas ao seu ego.

Eu sei que tem um componente de fingimento ideológico, de ostentar uma bandeira que não existe e que na prática ele pisoteia essa ideologia todo santo dia. Eu sei que tem um componente de burrice misturados com alguma obsolência, de repetir as coisas que davam certo 30 anos atrás sem entender como o mundo mudou. Eu sei que tem um componente corrupto de se dar bem, seja com favorecimento, dinheiro, prestígio, alimento para o ego ou seja lá qual vantagem for. Mas nada disso explica por completo as bizarrices que estamos vendo. Tem mais coisa aí.

O suposto defensor da democracia, desde que se elegeu, fez questão de se posicionar muitas e muitas vezes dos lados menos democráticos. E não é só se posicionar, é ajudar, militar, financiar e pregar a favor dos que mais violam a democracia. E ao mesmo tempo critica o Bolsonaro como ameaça à democracia. O Brasil se tornou um grande hospício no qual os malucos aplaudem um Napoleão Sem Dedo.

Compreendo que Lula pratique esse tipo de aberração sistematicamente, pois sua militância é cega (assim como a do Bolsonaro) e mesmo que ele mate alguém em praça pública, vão apoiar e vão arrumar justificativas. Quando nossos atos não encontram freios sociais, a tendência é que prossigamos com os maiores absurdos, principalmente quando uma posição de poder nos blinda e nos descola da realidade. Mas não pode ser só isso. Tem mais coisa que explica esse comportamento.

Quantas atrocidades o Maduro já fez, que foram repudiadas por todos os países da América Latina mas Lula ou silenciou ou endossou? Todo mundo sabe que se estas mesmas barbaridades fossem praticadas por um país visto como “vilão” nesse teatro de polarização Lula faria um discurso inflamado daqueles que faz saltar as veias do pescoço que ele não tem, gritaria e até mandaria a Janja com uma roupa camuflada e um canivete lutar em território estrangeiro. Mas, quando vem de países que, em tese, estão ideologicamente alinhados com ele (não pode ser só isso), apoia ou finge que não vê.

Já vimos isso com Putin, já vimos com Maduro, já vimos com o Hamas, já vimos com Cuba. Em 2023 Lula se encontrou com mais de dez ditadores pelo mundo e sempre teve uma palavra de apoio e uns trocados para soltar nas mãos de pessoas que não respeitam a democracia em seus países, promovem prisões arbitrárias, assassinatos e até tortura.

Arábia Saudita, Cabo Verde, Catar, Emirados Árabes, Etiópia, Guiné Biassau, Irã, República Democrática do Congo, República do Congo, Vietnã… a lista de afagos e dinheiro a pessoas que de alguma forma violaram democracia e direitos humanos é extensa.

E se qualquer país que ele julga como “malvado capitalista” nessa dualidade fizesse algo similar ao que esses Chefes de Estado citados no parágrafo anterior fizeram, Lula acharia um absurdo e se posicionaria de forma contrária com todas as suas forças.

Que tipo de demência é essa? Ideologia não é, pois ele é conhecido por facilitar absurdamente a vida de banqueiro e empresário. Será hábito? Será uma conjugação da falta de proteína na primeira infância com descolamento da realidade que o tornou inflexível, incapaz de se adaptar, um mero papagaio repetidos de slogan de esquerda?

Essa postura antiga de “aos amigos tudo, aos inimigos nada” se traduz diariamente em severas contradições, aplaudindo os amigos quando fazem algo e condenando veementemente os inimigos quando fazem o mesmo. Porém, isso não convém a ninguém, nem ao próprio Lula, pois, por mais que o brasileiro médio não tenha esse alcance/sutileza de compreensão, chega uma hora que esse discurso dá no saco. Mesmo para quem não tem a total percepção do quão contraditório é, soa velho, antigo, cansativo.

Foi justamente esse saco cheio da esquerda que fez o país votar naquele que provavelmente era o candidato mais despreparado da história: Bolsonaro. Então, essa “intocabilidade” não é eterna, as pessoas eventualmente ficam de saco cheio. As pessoas ficam putas de ver suas comprinhas taxadas enquanto Lula envia dinheiro para comparsa do Hamas. As pessoas ficam putas de ver os preços subindo no supermercado enquanto o Governo dá bilhões para republiqueta vizinha. As pessoas ficam putas por serem patrulhadas pelo esquerdisticamente correto enquanto Lula fala uma pá de bosta sobre o assunto. Uma hora o caldo entorna e elegem “qualquer coisa menos o Lula”.

O povo brasileiro cagando em vala, quase metade da população sem saneamento básico, a educação nas trevas, no fim da lista de PISA, maior índice mundial de homicídios segundo a ONU e Lula dando bilhões para a Venezuela (que já tem uma dívida enorme com o Brasil e sinalizou que não vai pagar) e para outras republiquetas com ditadores que mais parecem personagens do Chaves. Nem mesmo levar um percentual desse dinheiro justificaria fazer uma porra dessas assim, batendo no peito com orgulho.

Continuo sem entender todos os fatores que levam a esse desastre de trem que é o Lula quando abre a boca e algo me diz que tem muito mais fatores e interesses que eu desconheço. Mas, não tem problema, como o Brasil é uma merda cíclica, em questão de anos o povo enjoa da merda da vez e vota na merda oposta – e quando a merda oposta chegar ao poder, vai devassar a vida do Lula e vamos saber de todos os detalhes.

Para contar sua teoria sobre as escolhas aberrantes de Lula, para dizer que eu estou subestimando o poder da demência senil ou ainda para dizer que a única coisa que move esse sujeito é seu ego: comente.

SOMIR

Lula vem de um tempo em que a esquerda mundial sofria com os últimos suspiros do comunismo soviético. Modelo que falhou por uma série de motivos, e honestamente, nem todos baseados na ideologia: corrupção, sabotagem americana, mudanças econômicas… muita coisa contribuiu para que a esquerda da época se definisse pelo contraponto que fazia ao sistema capitalista que dominava o mundo.

Foram gerações que se definiam pelo que eram contra, não exatamente pelo que eram a favor. Era a luta do sindicalista contra o burguês, mas já sem a ideia de que poderiam tomar os meios de produção dele. A esquerda da metade final do século passado existia num sistema que não podiam mais mudar, apenas adaptar para reduzir o que consideravam injustiças.

E isso tem a ver com o tema de hoje sim: quando tentamos entender por que Lula consistentemente se posiciona a favor de gente perigosa e autoritária como o Hamas, Maduro, Putin, Xi Jinping e similares… não podemos tirar o contexto do tipo da esquerda que o define. Ele ainda vive na Guerra Fria, ele ainda acredita que sua missão é combater o imperialismo americano e europeu.

Mas ao contrário dos revolucionários comunistas mais comuns na primeira metade do século passado, a geração de Lula é mais conformada com a ordem mundial capitalista. Na sua visão das coisas, o que resta é manter alguma resistência contra os burgueses de olhos azuis. Numa rara defesa a Lula, é um pouco melhor do que a esquerda conjurou nas gerações seguintes: a total subserviência ao Capital desde que o Capital coloque mais mulheres negras em filmes da Marvel…

Faz tempo que eu falo aqui que a esquerda se anulou ao trocar pautas sociais e econômicas por pautas comportamentais. A direita agradece, porque enquanto a conversa for essa, a base de funcionamento do mundo continua a mesma. “Posso continuar te explorando se colocar uma bandeira de arco-íris no meu perfil do Instagram? Negócio fechado!”

O modelo de esquerda de Lula e do grupo dominante do PT ainda está uma geração atrasada na moda, muito embora mais e mais esquerdistas identitários (vulgo a melhor alternativa para os bilionários) comecem a chamar mais atenção. Nessa linha de pensamento, a missão está cumprida se você for marginalmente incômodo para os grandes poderes ocidentais. Não precisa subverter o sistema capitalista, basta dar uns showzinhos de resistência ao que EUA e União Europeia dizem e está tudo resolvido.

E não importa quem você está defendendo se estiver fazendo isso. A organização da ONU foi pega ajudando o Hamas a praticar os atentados. Não foi nem questão de fazer vistas grossas durante o ataque israelense, algo que eu entendo no contexto de ajuda humanitária. Não, tinha gente infiltrada ajudando na hora do ataque terrorista. Não quer dizer que todo mundo da UNRWA é terrorista, óbvio, mas quer dizer que não há mais como confiar na entidade até que uma longa investigação seja feita.

Quando cortam suporte financeiro para a entidade, não quer dizer que estão proibindo ajuda humanitária para os refugiados, apenas que essa entidade sobre a qual paira desconfiança não pode mais ser apoiada. Existem outras formas de ajudar, nenhuma delas pode dar recursos para o Hamas, senão o grupo continua sequestrando a Faixa de Gaza e piorando a vida de todo mundo que mora lá.

O que Lula faz ao defender a entidade de forma pública é tornar mais complicada a resolução do problema. Como de costume, usa um discurso demagógico para se posicionar como rebelde contra o Ocidente opressor, mas na prática não está ajudando quem realmente precisa. É muito mais lógico achar outras formas de aplicar recursos na ajuda ao povo palestino do que insistir numa via que está contaminada. Se ele não tivesse feito o problema voltar à estaca zero, poderíamos estar vendo outras entidades locais mais confiáveis recebendo os recursos e mantendo um fluxo mínimo de ajuda.

É papo. É pose de inimigo dos EUA doa a quem doer, como é costume dos velhos esquerdistas. E só pose mesmo, porque estão sempre com os braços abertos para receber dinheiro e vantagens dos inimigos ideológicos assim que a chance aparece. Quer ser contra os EUA? Expulsa o embaixador e fecha o comércio com eles. Quer brigar com Israel? Assume logo e faz parceira estratégica com o Irã. Mas é claro que não querem fazer essas coisas, a ideologia é mais uma maquiagem que usam.

Esse é o problema da sua ideologia ser baseada em ser contra alguma coisa. Ela só existe como uma resposta às ações alheias, você vira dependente do seu adversário para ter o que fazer, e muitas vezes, até o que pensar. É o vírus ideológico do século, gente que só pensa no que é contra, não no que é a favor. Lula e similares são contra o imperialismo americano que dominou o mundo nas últimas décadas, o que nem é um problema, mas quando você apenas reage ao que o outro diz e faz, você vira mais um fantoche do sistema.

O que tem que estar no lugar disso? O que Lula e esse povo do PT querem fazer com o mundo? Parecem bem confortáveis com o capitalismo, dominando o Brasil nesse sistema na maioria dos mandatos das últimas décadas. Tem acordos com países democráticos e com opressores violentos como Maduro e Putin. Pode ditadura? Pode deixar a população passar fome para investir em tanques e caças militares? Qual é a porcaria da ideologia que eles querem no final das contas?

Porque se for só para ser do contra para ganhar um biscoito aqui e acolá e manter as vantagens deles e dos amigos no poder, não me parece ideologia, apenas fisiologismo com forte componente publicitário. Ninguém passa tanto tempo no poder sem ser bom de propaganda. E no final das contas, todas essas bravatas não passam disso… propaganda. A favor do que? Não sei.

Para dizer que só as aparências importam, para dizer que é só seguir o dinheiro, ou mesmo para dizer que esquerda e direita nem existem na vida real (estou começando a acreditar nisso…): comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , , ,

Comments (4)

  • Oh, não! A minha religião que prega ódio e violência está causando ódio e violência!

    Pau no cu do Oriente Mérdio. Se não fossem essas religiões abraamicas o mundo seria muito mais pacífico.

  • Acho que é mais uma questão de fazer “favores” com dinheiro público para depois cobrá-los pessoalmente. Especialmente num cenário em que esses países aos quais ele manda dinheiro e faz afagos são mal-vistos pela comunidade internacional, a “benevolência” de Lula vale em dobro. Algo como “lembre-se, quando o mundo virou as costas pra você, eu estava lá”.

    Também tem um bônus, muito menos importante, de cultivar apoio e admiração pela esquerda universitária cirandeira bate-cu que tem esse fetiche em bater palminha pra quem as superpotências vêem com maus olhos. Como aquela tendência de apoiar adversários dos Estados Unidos pelo simples fato de serem adversários dos Estados Unidos (uma lógica parecida com aquela que faz o militante LGBTHIV+ declarar apoio aos muçulmanos pelo fato dos muçulmanos serem inimigos do cristianismo).

    Acho que o único país que perdeu um pouco de favor com esse círculo nesses últimos anos é a Rússia, que era bem-quista por essa militância pela nostalgia soviética mas como as referências da esquerda internacional progressista se posicionaram contra o país, agora ou essa militância também está contra, ou no máximo, uma minoria entre eles se abstém de falar no assunto.

    • Se receber um percentual do que paga de volta, por debaixo dos panos, eu entendo. Mas a parte se agradar a esquerda me intriga, já que toda semana ele fala algo misógino, machista e/ou racista. Quem é realmente de esquerda não gosta dele, não importa quanto dinheiro ele dê para Wakanda. Doar e depois falar que mulher negra deve ter ido ao evento para batucar ou para caçar homem é foda.

      • Pois é. E ainda assim há um monte de contorcionismo retórico pra defendê-lo e tentar justificar o injustificável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: