Desfavor Explica: Aeroporto Galeão.

A cidade do Rio de Janeiro está prestes a sediar diversos eventos importantes, então, nada mais justo que quem está pensando em vir para cá conheça mais detalhes sobre o sensacional aeroporto do Rio de Janeiro, que teve seu nome mudado para Antônio Carlos Jobim mas ainda é conhecido como Galeão. Me recuso a chamar de Antonio Carlos Jobim, como alias, a maior parte dos cariocas se recusa. GALEÃO.

Gostaria de começar dizendo que a maior parte dos elevadores se encontra quebrada, deligada, em manutenção ou com defeito. Isto não seria muito grave SE, eu disse SE, houvessem rampas ligando o estacionamento às áreas de embarque e desembarque, coisa que até o momento não há (mentalizando as seleções paraolímpicas desembarcando). Você tem que sair do carro, caminhar até o hall de elevadores e orar. São dois por setor. Se nenhum dos dois estiver funcionando, você tem que subir de ESCADAS, que não custa lembrar, não são escadas rolantes, são meras escadas de degrau com layout anos 60, paredes escuras de pastilhas e chão escorregadio.

Daí você pensa “poxa, mas a pessoa logo chega, estaciona o carro e já se depara com esse problema?”. Não, Amigo Leitor. O problema começa muito antes. Primeiro que é um trânsito do caralho para chegar ou sair de lá, segundo que o trajeto corta as favelas mais perigosas do Rio de Janeiro, locais onde frequentemente são feitos arrastões, assaltos e trocas de tiros. Os românticos pensarão: “eles vão fazer alguma coisa a respeito dessas favelas, certo?”. Certíssimo: colocaram FUCKIN´ TAPUMES, para que quem chega não consiga VER as favelas no entorno ao sair do aeroporto de carro, mas elas continuam ali, cada vez mais perigosas. E sim, se vez em quando seus moradores vem para o asfalto e fazem barbáries, que curiosamente muitas das vezes são abafadas pela imprensa.

Li outro dia algum desavisado dizendo que as favelas nas proximidades do aeroporto do Rio de Janeiro estavam todas sob controle, “pacificadas”. Coitado. Uma das principais se chama Favela da Maré e o bicho lá pega de tal maneira que estão até cogitando transferir a sede do BOPE para as proximidades, pois o Poder Público não apenas não tem controle da Maré, como nem sequer consegue ENTRAR. Eu já vi o Caveirão, aquele famoso blindado da polícia, sair de ré, fugindo, depois de tentar entrar na Maré e ser perfurado por tiros, mesmo sendo à prova de balas. Deu ré e fugiu. Sério mesmo, se puderem, comprem passagens para o aeroporto Santos Dumont, muito mais limpo, organizado e já na zona sul (região um pouco mais segura) do Rio de Janeiro. Ainda tem o plus de chegar vendo o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Quem chega pelo Galeão só vê pântano e favela.

Pois bem, supondo que você esteja em um dia de sorte e o trânsito não tenha te impedido de chegar a tempo e nenhuma marginalidade seja feita com você, sua família ou seu carro no caminho, nem pela polícia, nem pelos bandidos, ainda assim seus problemas estão apenas começando. Em dias e horários concorridos não há vagas suficientes nos estacionamentos do Galeão. Você entra, roda, roda, roda e não acha vagas. Lindo! E não há nada no entorno do aeroporto (nunca costuma haver em nenhum, né?), não tem plano B para parar o carro. Eu já fiquei mais de quarenta minutos rodando tentando conseguir uma vaga. Detalhe que o estacionamento não é policiado e não é seguro.

Não custa comunicar aos desavisados que táxi não é uma opção. Não se paga táxi em aeroporto, é perigoso. Normalmente taxista de aeroporto costuma apenas roubar seus clientes, mas os do Galeão são piores. Já houve caso de espancamentos e até de sequestros onde a pessoa era levada para uma favela e sua mala revirada, roubando todos seus pertences de valor e no final ela é morta para não reconhecer os taxistas. Vai para o micro-ondas, área localizada no topo de cada favela destinada a queimar as pessoas que eles matam. Tem dezenas de notícias sobre crimes contra passageiros de táxi no aeroporto do Rio de Janeiro, é só procurar que você acha. Recentemente espancaram um rapaz que era gay porque ele recusou um táxi.

Mas supondo que você seja um abençoado, que conseguiu chegar e conseguiu estacionar… ainda assim uma longa provação te espera. Tem o lance dos elevadores, que dia sim dia também estão quebrados, o que pode te obrigar a ter que subir do estacionamento ao setor de embarque ou desembarque levando as malas no braço, mas tem também outra questão bastante complicada: o ar condicionado, que, nos melhores dias, está insuficiente. Nos piores não funciona e pronto. E fica DIAS sem funcionar. Calor da porra de mais de 40° e não tem ar condicionado, não tem janela, não tem nada. O que tem é um bando de gringos sem desodorante perfumando o ambiente.

Daí você subiu vários lances de escada com as malas nas costas e chega na antessala do inferno, o setor de embarque ou desembarque, todo suado e com a língua de fora porque não tem ar condicionado. Não beba água do bebedouro, é hepatite certa. Pelo gosto e pelo layout você vai perceber. Calma, Amigo Leitor, calma porque a coisa ainda pode piorar mais! Grandes chances de ter que encarar uma fila monstruosa, o que quer que você esteja indo fazer. Um simples pedido de informação te obriga a entrar em uma fila. Funcionários mal informados e mal educados, impontualidade de Cias Aéreas e a maldita inclusão social mostrarão sua face nesta jornada.

Acredito que o aeroporto do Rio de Janeiro seja o metro quadrado com maior percentual de mal educados do mundo, seja por falta de educação em casa, seja por abuso e arrogância. Presenças obrigatórias em qualquer setor do aeroporto: crianças birrentas fazendo escândalo, barraqueiros procurando seus direitos, gentalha falando alto ou no viva voz em seus celulares e todo esse tipo de gente que você espera encontrar em um ônibus lotado a caminho do trabalho mas nunca em um avião a caminho de Paris. Pois é, no aeroporto do Rio tem. Aos montes. O tempo todo.

Lugar para sentar: não tem. Tem pouquíssimos bancos que estão sempre ocupados, e geralmente ocupados por pessoas que precisam mais do que você: idosos, crianças, deficientes e etc. Não raro estes mesmos grupos já se encontram DE PÉ, esperando para sentar quando uma cadeirinha vagar. Já viu, né? É você, um rapaz de muleta e uma senhora de 89 anos de pé esperando vagar um lugar para sentar. Sabe quando que você vai sentar? Quando entrar no avião. E se viajar pela Webjet periga nem isso. Vai ficar de pé comendo um Cup Noodle que vai te custar 20 pratas.

E por falar em comida, quero dar uma dica aos infelizes que tem que viajar usando o aeroporto do Galeão: comam ANTES de embarcar, porque depois do embarque NÃO TEM FUCKIN´ COMIDA, ok? Tem no máximo um quiosque com chocolate e que só abre no horário comercial, ou seja, está viajando às onze da noite? Embarcou sem comer? O voo atrasou? Se fodeu, vai ficar sem comer até o dia seguinte, pois não te deixam sair do setor de embarque e dentro do setor de embarque não há como obter alimentos. Eu compreendo quem levar um isopor com frango e farofa ao aeroporto do Rio de Janeiro. Não destoaria da realidade local.

Mas mesmo que você tenha tempo e estômago para comer antes de embarcar, não se anime muito, a comida é uma merda. Se você quer comer sem correr o risco de uma diarreia explosiva, vai ter que ficar à base do chocolatinho da Kopenhagen, mas sem se exceder, se não também dá diarreia. As lanchonetes que tem lá fazem o Bob´s parece um lugar limpo. Não, não tem Bob´s nem Mc Donalds. Mas tem um grande Café Palheta, onde os garçons seguram as xícaras com os dedos pelo lado de dentro, com o dedo em contato com a sua bebida. Pode reparar, não falha. Você vai pagar quase dez reais por um chá de dedo. E lembre-se, tudo isso sem ar condicionado e sem janelas. Delícia.

Mas talvez seja melhor mesmo não comer e não beber nada, porque, Queridos Amigos, os banheiros do Galeão fazem os banheiros do Maracanã parecerem o Palácio de Buckingham. Sabe aquela sua tática, Amiga Calcinha, de fazer xixi de cócoras para não encostar na tampa do vaso? Não se preocupe, lá geralmente não existe tampa. É o vaso, apenas o vaso, com muitas toneladas de papel higiênico dentro e muita urina à sua volta. E para completar, não são seguros, ficam em áreas isoladas e entra quem quer onde quer quando quer. Não recomendo a ninguém, nem mesmo a homens, que usem sozinhos o banheiro do Galeão.

Pensando bem, eu não recomendo que ninguém ande sozinho em lugar algum no Galeão. Este ano mesmo uma moça foi estuprada no estacionamento E NOTICIARAM, porque estupro toda hora tem, a novidade foi a imprensa divulgar. Ela estava indo na direção dos elevadores, quando um carro se aproximou dela e um homem, com o vidro aberto lhe apontou uma pistola e a mandou entrar no carro. Estacionou e a estuprou por horas sem que ninguém nem tome conhecimento. Existe processo judicial, eu não estou inventando. Salvo engano, esse caso que ficou famoso aconteceu em maio deste ano, mas há inúmeros outros casos parecidos em banheiro, em estacionamento e até na praça de alimentação. Tenham medo, não é lugar para brincadeira.

Tanto no setor de embarque como no de desembarque a quantidade de funcionários geralmente é insuficiente e os detectores de metal estão quebrados. Estou desde o ano passado fazendo questão de viajar com um modelo de Melissa (para quem tiver curiosidade o modelo é o Melissa Amazonas) que tem um porrolhão de metal sustentando o salto do lado de dentro e nunca, jamais, em tempo algum apitou no aeroporto do Galeão. No de Salvador apita, no de São Paulo apita, no de Buenos Aires apita. Na roleta do banco apita. Só não apita no Galeão. Moral da história: podem entrar armados, com adaga no bolso, com punhal no tornozelo. Ninguém nunca vai saber. Desde que descobri isso, coloco cada vez mais metal em mim quando vou viajar e até agora nunca apitou porra nenhuma. Uma vez perguntei a um funcionário mal humorado porque não apitava e ele disse “Tá tudo quebrado essas porra” (nestes termos). Fica a dica. Se quiser fazer um atentado terrorista, parta do Galeão.

Uma sádica combinação de excesso de demanda com um aeroporto pequeno e obsoleto faz com que voos diferentes compartilhem uma mesma área comum. Não raro quatro voos internacionais diferentes são encaminhados para uma única esteira (metade está quebrada e/ou em manutenção, mais ou menos o mesmo esquema dos elevadores). Resultado: você se acotovela com mais de mil pessoas para obter um serviço que foi projetado para no máximo cem pessoas por vez. A Polícia Federal coopera que é uma beleza, pior coisa do mundo é chegar no mesmo horário de um voo de Miami ou Nova Iorque: dois funcionários para revistar 500 pessoas, e o fazem da forma mais lenta possível. Lembrando mais uma vez da ausência de ar condicionado… Não tem nem um mês passei exatas duas horas e quarenta minutos para conseguir desembarcar.

Se você está esperando para embarcar, sugiro que se posicione nas proximidades de um monitor que te informe quando será aberto o embarque, porque se for contar com os anúncios ao microfone… Dá para jurar que é o Joel Santana fazendo uma voz fina, o inglês é medonho e o português muitas vezes também. Por mais de uma vez eu não consegui entender o que estava sendo dito. Sim, o sistema de som é ruim, a favelice dos passageiros aos berros atrapalha, mas porra, podiam contratar alguém com uma dicção e pronúncia melhores! Não conte com os avisos de voz.

Se você foi buscar alguém, sugiro que tire o dia de folga, pois entre sair de casa, chegar lá, estacionar, a pessoa desembarcar, achar sua mala, passar pela Polícia Federal, te encontrar, achar o carro no estacionamento e chegar em casa, você vai gastar, no mínimo, umas cinco ou seis horas. Não tem dessa de “Vou te buscar no meu horário de almoço”. Nada é rápido do Galeão, a menos que você tenha a sorte de frequentá-lo em dias e horários atípicos. A regra é: aeroporto cheio, funcionários inoperantes, ar condicionado desligado e elevadores parados. E filas, muitas filas para tudo. Se houver atraso de mais de um voo, coisa que não é rara, além de filas você vai ver dezenas de passageiros dormindo pelo chão, espalhados pelos salões. Acho que deve ser uma forma de familiarizar as pessoas com o que encontrarão quando entrarem em um hospital carioca. Bem vindos.

O Poder Público diz que está investindo no Galeão. De fato, existe uma parte nova, uma expansão, que é menos ruim. Mas ainda assim, é um aeroporto que certamente não é seguro, não é bem aparelhado e não é grande o bastante para a demanda atual de passageiros. É questão de tempo até acontecer uma colisão entre aviões ali, o aeroporto está trabalhando faz tempo muito acima da sua capacidade.

Entre os cariocas, é consenso que a rodoviária é mais limpa, mais bem preparada e mais agradável que o Galeão. O Galeão é motivo de piada e de vergonha e devido à complexidade das obras necessárias, já se sabe que não estará como o desejado em 2014, na Copa do Mundo. Vai ser engraçado. Por sorte eu não estarei mais por aqui, mas certamente terei quem me conte.

Se você já passou pela maravilhosa experiência de transitar por este aeroporto cagado, deixe seu relato nos comentários. Não duvido de mais nada em matéria de esculhambação e descaso. E vocês, Cariocas, francamente, duas vezes Sergio Cabral e duas vezes Eduardo Paes… estão achando bonito o estado atual do Rio de Janeiro? Se fodam com esse aeroporto de merda, vocês merecem!

Para perguntar porque estupro no aeroporto não passa na novela do Manoel Carlos, para dizer que eu esqueci de falar do cheiro que tem lá dentro ou ainda para contar sua história de terror vivenciada no Galeão: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (191)

  • Iara Tombelino

    hauhauha, Sally você ainda gasta seu batom com pessoas que votam em Crivela e Freixo? huhauhuha
    O aeroporto é lindio, seus funcionários da Hora, e o mangue..aahh aquele cheiro que dá vontade de vomitar…
    OBS: a primeira vez fiquei pensando que alguém podia ter peidado dentro do carro…e pedi inocentemente para abrir as janelas….ohhh meu Deus….até hoje o trauma

  • Helena Zocoloto

    Gostaria de saber se mudou algo ate o presente momento… Me preocupo,pq infelizmente vou ter que passar por esse aeroporto,não sabia dessas coisas e vou sair do E.s para ele… Estou assustada!

  • max kloslowysk

    Bom,eu nao conheço o rio de janeiro,apesar de minha mae ser carioca.mas no mes que vem tenho uma conexao no galeao,e juro que ja estou com medo,depois de ler essas informaçoes da sally.moro em floripa e aqui ando tranquilo na rua seja a hora que for.e uma cidade maravilhosa,com pessoas bonitas e bem educadas.mas tenho que ser franco.no rio de janeiro eu nao moraria nem por um salario maravilhoso.

  • Para quem quer estacionar perto do Aeroporto do Galeão e pagar valores mais em conta, agora pode contar com a NLR PARKING.
    O estacionamento fica a 4km do Aeroporto, oferecendo segurança e qualidade.
    Através de indicações, muitos viajantes já utilizam o serviço.
    Temos o serviço de transfer particular a preço justo.
    O endereço é Estrada do Galeão, 2.950 Portuguesa – Ilha do Governador RJ

  • Sou Brasileiro e passei pelo embarque international do aeroporto do Galeao dia 11/04/2013 e concordo com descricao feita. O aeroporto e o pior aeroporto que ja passei durante minhas viagens. O galeao me lembra do aeroporto de Lima em 1984. Tenho andando por muitos aeroportos no mundo inteiro. Me envergonho como Brasileiro do descaso e falta de infrainstrutura desse aeroporto. Me envergonho de ainda ter gente nesse forum defendendo o gerenciamento desse aeroporto.

    Notei:
    Gente mal educada e grosseira
    Banheiros quebrados e sujos
    Falta de lugares para comer e sentar na area de portoes de embarque

    • Tem muita coisa pior, você teve a sorte de estar lá de passagem. Quem tem que aguardar muitas horas por um voo acaba presenciando coisas ainda mais bizarras. Dá vergonha que esse seja o aeroporto de uma cidade que vai ser sede da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas!

    • O galeao me lembra do aeroporto de Lima em 1984(…)

      Quanta ironia! Saí do Galeão com destino a Lima em agosto e pude constatar como o aeroporto peruano é (hoje) muito mais bonito e organizado que o nosso!

    • maria conceicao teodozio rodrigues

      eu estava fazendo pesquisa encontrei seu cometario de tanto cometario eu lei o seu e realmete e uma vergonha a pessar de eu nao conhecer esse local mais e uma vergonha quando a gente ver uma coisa dessa e porq o dono desse oroposto nao pessa no bem das pessoas eu tenho uma plena conviccao que ele nao vive a quilo que ele darpro outros ele que do bom e do melhor mis quado de trata e servi alguem ele dar o pior pras pessoas nao sabendo ele que aquilo que eles az de maldade com os outros querendo ou nao mais tarde ele vai cai no mesmo laco se agente fosse atraz desse negocio voce sabe o que agente ia encontrar? simplesmentes alguem que fez pacto satanico com magia negra pra fazer o mal as pessoas nada mais doque issso so em tereco de dinheiro e fazer o mal os outros mais os holhos do senhor jesus ver todas as coisas

  • Patricia Chaves

    Realmente o Galeão está um caos…. uma bagunça, os funcionários de tão estressados, são mal educados, a desorganização impera. Essa semana, os detectores de metal estavam funcionando sem metal nenhum, estavamos quase tirando a roupa para poder passar nas esteiras. E a cara dos funcionários é um abuso. Torcemos pela PRIVATIZAÇÃO!!

  • Na sala da polícia federal tem uma placa para direcionar o estrangeiros onde podemos ler bem grande “ESTRANGEIROS”, chegando lá dentro vemos outra placa em cima dos guichês escrito “ESTRANGEIROS”. Não vi nenhuma em inglês. Estive lá na semana passada para tirar meu passaporte e tava tudo bem zoneado e os agentes da polícia federal com aquela marra e arrogância que jã são características deles.

    • Colocar em inglês pra que, né? O mundo todo fala português e nem estamos prestes a sediar nenhum evento importante mesmo…

    • Já fizeram isso comigo também, em uma das vezes perdi o voo por causa da insistência na informação errada e tive que pagar do meu bolso por uma nova passagem.

  • “Quem chega pelo Galeão só vê pântano e favela.”

    Vc queria ver o que na Baia de Guanabara? Os Alpes Suiços?? O Palácio de Versailles?
    Qualquer cidade ao nível do mar em zona tropical e litoranea vai ter mangues( ou pantanos)
    Bandidagem perto do Complexo da Maré realmente tem, mas a Linha Vermelha , por onde passam algo em torno da ordem de meio milhão de veículos diariamente já está a um bom tempo sem registrar problemas maiores com relação a segurança.
    Não entendo o problema que mtos tem de olhar para uma favela. Parece até que quem mora alí resolveu que queria nascer numa favela e não numa mansão de 10 milhões de dólares e por conta dessas pessoas que escolheram nascer pobres, o Brasil se tornou economicamente desigual.
    Concordo que muitíssima coisa precisa melhorar, sim, mas por favor Sally e outros, respeito com o nosso Rio de Janeiro, e não generaliza , nem todos os cariocas são esse esteriótipo que muitos repetem de boca cheia, não sei por que motivo. Muito pelo contrário, muitos cariocas mostram um grau de politização e um pragmatismo que eu não vejo em outros estados do país. Podem não ser a maioria da população, mas são uma parte substancial da mesma.
    Quando peço informações na cidade maravilhosa( apesar dos pesares, continua sendo chamada asim, queiram ou não) pode ser que vez ou outra encontre alguém sem interesse ou arrogante, mas os cariocas com boa vontade te explicam melhor do que qualquer brasileiro de outro estado, pelo menos os que estão de bem com a vida.

    E sobre o aeroporto do Galeão, que voltor a ser o segundo aeroporto mais movimntado do país este ano, está todo mudo se acostumando a usar ele. O SDU não tem para onde crescer e já está atingindo seu limite operacional. A pista do SDU( 1300 metros) não permite voos de longa distancia, muito menos pousos de aeronaves de 2 corredores, utilizadas em voos para outros continentes. O GIG é realmente um lixo, principalmente ao considerarmos que é o principal aeroporto da segunda cidade do Brasil, segunda porta de entrada do país. PAra notar isso não é necessário nem compará-lo com aeroportos europeus ou americanos. Bogotá na Colombia inaugurou um terminal novíssimo e imponante, Santiago do Chile possui um funcional aeroporto, Ezeiza em Buenos Aires está modernizando suas instalações, fora outros exemplos.
    Espero que a Infrazero(ou infraerro) largue o osso e privatizem o GIG para ontem.
    O terminal 1 talvez fosse elegante e imponente nos anos 70 e 80, mas hj em dia vale mais a pena ser demolido e reconstruido.
    A estrutura do T2 existe desde 1999, mas só metade dela é utilizada. Este ano o aeroporto atinge seu limite operacional de 18 milhões de passageiros/ano e o T2 continuará a operar com apenas meio arco do terminal, graças as obras da infraero a passos de tartaruga…
    Sem falar que um aeroporto como o GIG, que serve como ponto de conexões domésticas e internacionais, deveria ter mais opções para tudo, principalmente alimenção.

    • Eu queria olhar para uma vista bonita, como a do Santos Dumont, que tal? A vista é apenas uma vírgula do texto todo. Leia novamente

    • “Quando peço informações na cidade maravilhosa( apesar dos pesares, continua sendo chamada asim, queiram ou não)”

      A Gretchem continua sendo chamada de Rainha do bumbum, concorde você ou não.

      • Algumas pessoas tem essa dificuldade em virar a página… quando vejo a Xuxa com roupa de adolescente se portando como uma criança com síndrome de down depois de tomar Prozac me bate esse tipo de pensamento. Tem gente que não deixa o passado passar.

        • Virem a página!! Uma ótima dica que serviria muito mais a voces, as mesmas pessoas que sempre postam as mesmas coisas aqui, com palavras diferentes.

          Não me façam rir mais da cara alheia, por favor! kkk

          Gretchen(assim q escreve?) e XUXA, a rainha dos baixinhos!! kkkkk

          Não tenho nada contra as duas artistas ou o que forem acima, mas estamos falando sobre uma cidade, não mudem de assunto e elevem o nível da conversa por favor das próximas vezes, por favor!

          Desejo sinceramente que encontrem algo chamado paz de espírito, se pra isso for necessário mudar de cidade, mudem. Mas busquem algo melhor que ficar fazendo comentários mesquinhos a cada nova cidade, o Rio é apaixonante para mim, mas cada um tem um gosto e um ponto de vista distinto, entendo perfeitamente, afinal somos humanos e diferentes.

          Não vou mais discutir a fundo sobre este assunto aqui para a sorte de voces. Eu gosto do Rio de Janeiro, mas não concordo com muitas coisas que se passam na cidade, é um assunto complexo cheio de variáveis e eu não tenho paciencia de ficar ponderando cada uma delas aqui com gente que não sabe usar a razão nos argumentos, ou quando usa, a razão vem carregada de agressão ou ódio irracional….

          E Bon Voyage, au revoir!!

          • Cêjura que você voltou para a réplica? Você não acha que está dando muita importância para a gente não?

            Amigo, o blog é meu, eu escrevo sobre o que eu quiser. Não gostou? Não leia. Mas querer interferir no conteúdo do MEU blog é um misto de burrice com arrogância.

          • Sério, não tenho a menor vontade de ir conhecer o Rio. Mals aê, mas não é nada pessoal.

            Estou pouco me lascando para a nobody chamada Gretchen e tampouco para aquela sem graça chamada Xuxa, sendo que estou me perguntando até agora quem fez com que essas sombras do passado reaparecerem aqui.

            De qualquer forma, é bom saber que no Rio o que domina é o CAOS, o que aliás não me surpreende apesar de todas as tentativas de mascaração da realidade feitas pela mídia em geral.

            Acaba sempre saindo um pouquinho de merda, mesmo com todo o trabalho de abafa feito sob medida para vender o Rio como cidade turística, o que aliás é muito lucrativo para aquela turma relacionada as “grandes aspirações”.

    • Acho que a estupidez merece resposta ponto-a-ponto

      “Quem chega pelo Galeão só vê pântano e favela.”

      Vc queria ver o que na Baia de Guanabara? Os Alpes Suiços?? O Palácio de Versailles?
      Qualquer cidade ao nível do mar em zona tropical e litoranea vai ter mangues( ou pantanos)

      Ah, sim… Os mangues nem são tanto o problema. O problema maior é o descaso, até porque mesmo para um mangue, as condições no local devem estar bem insalubres. Não é por nada não, mas não seria nada mal que se cuidasse melhor do meio ambiente na cidade.

      Bandidagem perto do Complexo da Maré realmente tem, mas a Linha Vermelha , por onde passam algo em torno da ordem de meio milhão de veículos diariamente já está a um bom tempo sem registrar problemas maiores com relação a segurança.

      Será mesmo? Uma coisa é ocorrer, outra coisa é noticiarem. Não custa lembrar que boa parte dos principais meios de comunicação no Rio estão nas mãos das Organizações Globo, conhecida justamente por fazer uma filtragem da informação recebida a ponto de torná-la quase inócua quando conveniente.

      Não entendo o problema que mtos tem de olhar para uma favela. Parece até que quem mora alí resolveu que queria nascer numa favela e não numa mansão de 10 milhões de dólares e por conta dessas pessoas que escolheram nascer pobres, o Brasil se tornou economicamente desigual.

      Ah, sim… Belas desculpas estapafurdias, né? Usando a história de que fulano de tal não escolheu nascer em uma favela, como se nisso se tivesse alguma possibilidade de “escolha”. Esse tipo de argumento chega a me dar vergonha pelo seu nível ridículo e estapafúrdio.

      O maior problema nas favelas é justamente que sua organização é tão caótica a ponto de praticamente inviablizar qualquer ensaio de “racionalização urbana” sem que isso envolva operações onerosas e autoritárias de desalojamento de moradores em tais áreas, que volta e meia se repetem na história carioca.

      Isso é especialmente problemático se formos tomar por base que o estoque de imóveis em condições de moradia nas áreas próximas é bem limitado e sem qualquer condição de atender a essa população.

      Claro, a pessoa que está em tais áreas vai lutar a todo custo para não sair dali e tentar com isso garantir o seu espaço, por mais precário que ele seja, sendo que se for preciso usar de armamento pesado (em geral desviado das Forças Armadas), pode saber que tal armamento vai ser usado.

      Ah, sim… Eu sei da problemática da “desigualdade” de letra e cor e ela tem raizes justamente no acesso assimétrico aos recursos, as oportunidades de progredir e ao próprio reconhecimento de suas propriedades, sem contar que as famílias mais pobres tendem a ter bem mais filhos que as mais ricas principalmente por conta (da falta) de acesso a informação.

      Concordo que muitíssima coisa precisa melhorar, sim, mas por favor Sally e outros, respeito com o nosso Rio de Janeiro, e não generaliza , nem todos os cariocas são esse esteriótipo que muitos repetem de boca cheia, não sei por que motivo.

      Uma coisa é alertar dos riscos, como a Sally fez, outra bem diferente é generalizar na linha de “todo carioca não presta”. Ah sim, o estereótipo do carioca é bem conhecido e não é nada respeitável, mas não me venha com esse papinho de “generalização” na tentativa de censurar a Sally e tentar-se mitificar “o bom selvagem”. De qualquer forma, como a selvageria corre certo, é bom mesmo ter precaução até porque o seguro morreu de velho.

      Muito pelo contrário, muitos cariocas mostram um grau de politização e um pragmatismo que eu não vejo em outros estados do país. Podem não ser a maioria da população, mas são uma parte substancial da mesma.

      O que seria politização para você: Ativismo panfletário ou a dura escolha do menor dos males em tal campo? Independentemente da sua resposta aqui, eu esclareço que isso não é nenhum motivo de orgulho. A política tem sua importância sim, mas seria algo mais positivo se viesse pensando no benefício da sociedade como um todo do que na linha do “meu pirão primeiro”, como comumente ocorre hoje.

      No que diz respeito ao “pragmatismo”, vejo com o mesmo ceticismo. Não é motivo de orgulho nenhum isso, até porque se ver tudo pela visão do utilitarismo a depender da situação tende a ser mais negativo que positivo.

      Ah, claro… Tem os puxadores de carro que influenciam (ou tentam influenciar) a massa, sendo que em meio a este pessoal, alguns tendem a decidir com base em argumentos lógicos enquanto que outros em cima de argumentos de linha emocional.

      Sinceramente, vocês tem de dar um passo a frente e largar de lado a conivência com a arbitrariedade, pensando no conjunto da sociedade como um todo, mas com a situação que há por ai, onde se tem um bando oportunistas cheios de lobby, de recursos e de trânsito que só pensam no próprio umbigo, isso fica bem mais difícil.

      Quando peço informações na cidade maravilhosa( apesar dos pesares, continua sendo chamada asim, queiram ou não) pode ser que vez ou outra encontre alguém sem interesse ou arrogante, mas os cariocas com boa vontade te explicam melhor do que qualquer brasileiro de outro estado, pelo menos os que estão de bem com a vida.

      Para uma ou outra pessoa que está “leve” e “de bem com a vida”, tem umas outras cem que estão “pesadas” e que vivem no Rio não por gostar da cidade, mas pelas oportunidades que a cidade bem ou mal gera. E boa parte tem MEDO de sair daí e ao fim ficar a ver navios.

      E sobre o aeroporto do Galeão, que voltor a ser o segundo aeroporto mais movimntado do país este ano, está todo mudo se acostumando a usar ele. O SDU não tem para onde crescer e já está atingindo seu limite operacional. A pista do SDU( 1300 metros) não permite voos de longa distancia, muito menos pousos de aeronaves de 2 corredores, utilizadas em voos para outros continentes.

      É o jeito se virar, não? Ah, sim… Apesar do Santos Dumont ter uma “boa” localização, é fato que ele está praticamente no limite. Por outro lado, o Galeão ainda tem condições de melhorar, a despeito de sua localização ser bem mais complicada.

      De qualquer forma, não dá para se ignorar o jogo sujo dos bastidores, nas rodas da engrenagem onde muitos entram para se garantir a todo custo e que envolve desde corrupção e extorsão até assaltos, sequestros e assassinatos (muitas vezes com ocultação de cadáver via microondas e com a vítima quando muito registrada no rol de “desaparecidos”).

      Não custa lembrar que tudo isso traz uma mácula enorme, que não se esvanece do dia pra noite e que apesar de todas as tentativas de abafamento por parte da mídia em nome do “rentável” turismo, continuará a pairar no horizonte.

      Considero errado que se tente tapar o sol com a peneira, seja com a omissão no noticiário (Globo, oi!), seja com a exploração demagógica dos problemas para finalidades alheias a informação em si (Record e Band, aquele abraço!).

      O GIG é realmente um lixo, principalmente ao considerarmos que é o principal aeroporto da segunda cidade do Brasil, segunda porta de entrada do país. PAra notar isso não é necessário nem compará-lo com aeroportos europeus ou americanos. Bogotá na Colombia inaugurou um terminal novíssimo e imponante, Santiago do Chile possui um funcional aeroporto, Ezeiza em Buenos Aires está modernizando suas instalações, fora outros exemplos.

      Que bom que você reconhece que o Galeão tá em estado de miséria e suas condições são tão precárias a ponto de serem piores que a de aeroportos na América Latina. Este era o cerne principal do texto, se você não entendeu.

      Espero que a Infrazero(ou infraerro) largue o osso e privatizem o GIG para ontem.

      Aham, né? Sei bem que a área pública é conhecida pela lentidão, pela burocracia, pelo conchavo e pela corrupção, mas não custa lembrar que privatização NÃO é a solução para tais problemas e sim uma mera panaceia, um jeitinho para tentar contornar os problemas burocráticos na administração e ainda de quebra garantir bons dividendos para os maganos bem relacionados. O caso do Metrô do Rio por exemplo não me deixa mentir… Está nas mãos do conglomerado controlado pelo Daniel Dantas, apadrinhado do Toninho Malvadeza e com altas relações no jogo do poder. Sally não me deixa mentir.

      O terminal 1 talvez fosse elegante e imponente nos anos 70 e 80, mas hj em dia vale mais a pena ser demolido e reconstruido.
      A estrutura do T2 existe desde 1999, mas só metade dela é utilizada. Este ano o aeroporto atinge seu limite operacional de 18 milhões de passageiros/ano e o T2 continuará a operar com apenas meio arco do terminal, graças as obras da infraero a passos de tartaruga…
      Sem falar que um aeroporto como o GIG, que serve como ponto de conexões domésticas e internacionais, deveria ter mais opções para tudo, principalmente alimentação

      E talvez a estrutura do T2 e a eventual reconstrução do T1 devem demorar bastante. A depender das mãos nas quais se caia o aeroporto em uma eventual “privatização”, é provável que os investimentos sejam limitados a terminar a infraestrutura pré-existente, se deixando de lado as necessidades dos frequentadores. Continuando-se nas mãos da Infraero, a possibilidade de uma mudança se torna ainda mais remota, dada a burocracia no que se teria no trato da própria infraestrutura do aeroporto.

      Os problemas estão ai, mas não é bom se autoenganar com soluções “fáceis” que não necessariamente vão resultar em melhorias reais nas condições seja do Aeroporto, seja do entorno dele.

  • Já fui algumas vezes ao Galeão e sempre foi ruim. Acho o pior aeroporto que já visitei, começando pela estrutura mesma. É sujo, velho, parece uma rodoviaria antiga.
    Uma coisa que detestei foi a comida.
    Uma vez tive que passar umas 8 horas lá, decidi comer alguma coisa.. além de tudo ser carissimo, é ruim, bem ruim. Sem contar no garçom mal carater. Lembro que só por ter anotado meu pedido o cara me cobrou 10% (dou mts gorjetas, acho horrive quem nao… mas qnd vc é servida na mesa, bem linda e fina, ne?).

    enfim, odeio. sempre que vejo que algum trecho meu inclui lá, faço o maximo para mudar a rota. Até guarulhos é BEM mais digno.

    Beijos

  • Ligia Silva (@Ligiske)

    Puta sorte tive então quando fui ao Brasil com meu marido e meu filho em 2006 e desembarcamos no Galeão. Talvez a sorte foi a de que chegamos em um momento em que não haviam 300 outros desembarques internacionais.

    Sobre pegar táxi por lá, me respondam uma coisa: e aquelas empresas de táxis que têm o quiosque lá dentro mesmo? Não são de confiança? Porque quando saíamos da sala de desembarque demos de cara com um desses quiosques e uma moça mega-simpática nos perguntou se precisávamos de um táxi, pra onde estávamos indo, etc. Ela arrumou o táxi pra gente, o taxista veio e nos levou ao hotel. Durante o trajeto teve um pouco de congestionamento mas como era de noite nem me liguei na paisagem e portanto não vi favelas. Agora estou pensando que tivemos MUITA sorte então.

    • Era um projeto de lei que tinha por objetivo cuidar dos interesses do nascituro, ou seja, do bebê que ainda não nasceu. Mas até onde eu sei, foi arquivado! Não sabia que ainda estava tramitando!

      • Pois é, andei vendo umas notícias e uns abaixo-assinados (colaria o link aqui, mas né) e parece que ele ainda tá rolando por aí, HALP

        • Acho que o que está rolando é um projeto semelhante, esse, até onde li, está arquivado. Mesmo assim, duvido que passe com uma redação que reforce ainda mais a proibição ao aborto. É questão de tempo até aborto ser descriminalizado.

  • Só um total desinformado, acha o Rio maravilhoso, senhores o Rio não é só a zona sul existem outros 80% da cidade que não aparece no jornal.

    Aprendam antes de falar.

    MACETE PARA PEGAR TAXI NO GALEAO

    1- ligue para o taxi de sua confiança;

    2- Vá para a área de EMBARQUE do aeroporto

    3- peça para o seu taxista te pegar lá, não dá multa e ele pode parar ali.

    • O difícil é o visitante que mal conhece a cidade ter um taxi “de confiança”. Se tiver um morador que tenha o devido conhecimento quanto a isso, não há problema, mas não dá para arriscar muito nisso.

  • Como pobre agora tem oportunidade de sair da América Latina sua descrição do Rio me lembrou Roma no verão. Aeroporto de referência pra mim até o momento é o de Munique. Boa mudança, Sally.

      • Não somente o aeroporto, o terminal de trem, a cidade, sei lá.

        Nesta viagem tive a impressão de que a merda está espalhando e não temos muito pra onde correr.

        Moramos no planeta Terra, Sally. :/

        • O mundo tá um caos e não tem como querer fugir disso. Temos é de aprender a lidar com a situação.

          Tinha brincado com aquela do Eike Batista fazer exploração de minérios no Suriname, mas considerando as articulações que ele tem, não me surpreenderia em nada que ele fizesse sim esse tipo de trabalho sujo.

          Até porque pelas minhas fontes as atividades de garimpo ilegal (muitas vezes em reservas ou em área extrafronteira) tem o dedinho podre dessa máfia em especial. Mineração não é negócio para amadores, a despeito do “almoço grátis” oferecido aos garimpeiros de Serra Pelada.

  • Larrisa quer ser cariocaxxxx

    Amo o Rio mas…

    Como na musica da Fernanda Abreu: “… a cidade da beleza e do caos.”

    Uma vez um taxista quase me leva pra dentro da rocinha sendo que eu estava em Botafogo e queria ir até a lagoa…. comecei a ficar estérica e quando vi uma viatura abri a porta do carro e fiz ele parar…. Que cagasso eu senti nesse dia!!

    …e teve um dia que a molecada estava correndo na praia e um debio mental gritou “arrastão”… mermão, só vi aquela onda de gente se levantando, criança sendo arrastada pelos braços, eu correndo com tudo sacudindo igual um louca…. em menos de 15 min apareceram umas 6 viaturas!! Incrível!! E descobriram que foi alerta falso… era só uma molecada do morro, como eram muitos, alguém se assustou e começou a confusão.

    afff….

    • Nossa, a Rocinha não tem absolutamente nada a ver com o trajeto Botafogo-Lagoa, certamente esse taxista ia te sacanear muito feio…

      • No mínimo, no mínimo ga jogar o custo do taxi lá nas alturas para faturar em cima da corrida. Na pior das hipóteses, prefiro nem pensar. O Rio é assim… Custo de vida pela hora da morte.

        • Acho que era a pior das hipóteses, porque dava para fazer um caminho mais longo porém plausível para conseguir mais dinheiro sem que ela descubra. Se ele mudou a rota tão violentamente, as intenções eram péssimas

      • Larrisa quer ser cariocaxxxx

        Pois é… na maioria das vezes quando eles percebem que não falo carioquêxxxx, fazem isso… ou tentam.

  • Primeiro, quando leio isso o aaeroporto Charles de Gaule de Paris é tão lindo <3 nunca vi lugar mais lindo.

    Ja fui em Congonhas e Guarulhos e achei tudo bem civilizado, faz tempo ja, mas a não ser o pão de queijo que custava uma fortuna, tudo beleza.

    Em Dezembro estou indo de férias para o Brasil e vou viajar sozinha, faço escala no Galeão, então, brigada, viu Sally?! Não podia ter escrito esse texto em Janeiro? Mas acho que não vou sair das salinhas la de dentro, normalmente saio de um vôo para embarcar em outro. Meus pais disseram que vai ser assim. Mas mesmo assim, ja tava morrendo de medo de viajar sozinha agora piorou.

    • Você não vai sair pelo desembarque, vai ficar do lado de dentro, muitas vezes só andar de um corredor para o outro, fique tranquila. Fora o calor e a fome, nada de ruim vai acontecer. Leva biscoitinho na bagagem de mão, ok?

    • O aeroporto é realmente muito bonito, tanto que o U2 já fez um video-clip por lá. Incrível é que Paris não vai sediar Copa do Mundo, nem Olimpíada, mas eles seguem ampliando as instalações e melhorando constantemente o serviço. Em 20 minutos do desembarque você já pega a sua mala, tendo passado pela imigração e tudo. Um terço de tempo que levei para retirar a mala em Cumbica de um vôo Ribeirão Preto-São Paulo meses antes.

      Já aqui, na volta de lua-de-mel, chegando em Cumbica, a fila para passar na polícia federal estava tão grande que um funcionário da infraero, para facilitar a vida dos estrangeiros, separou-os da gente, gritando várias vezes enquanto andava ao longo da fila “Brasileiro, na direita, estrangeiro na esquerda”. E o debilóide continuou a repetir a frase e a fazer gestos, cada vez mais irritado porque os estrangeiros não estavam entendendo nada do que ele falava…se é que aquilo era português…Aí traduzimos para os gringos…Resultado, levamos uma hora e meia para sair com nossas malas, e só não foi mais demorado porque a Polícia Federal estava de greve e deixou todo mundo passar com suas muambas.

      Nem preciso pedir para imaginá-los quando a Copa chegar. Ou então as Olimpíadas…

  • O Rio de Janeiro é maravilhoso e está sofrendo com problemas como muitas outras cidades. Só que somos uma cidade grande e os problemas também são. Voto no Sérgio Cabral sim e votaria mais uma vez. A cidade ainda tem muito o que melhorar, mas está no caminho certo. E me poupe vocês que são de outras cidades e morrem de inveja da cidade maravilhosa.

    • Eu sou do Rio mesmo e tenho muita pena de você e de todos esses cariocas “patriotas” apegados a esta bosta gigante que é o Rio de Janeiro, que não conseguem ver que pagam caro por tudo e não tem de volta segurança pública, saúde pública, transporte público, NADA público.

      O Rio está MUITO PIOR do que outras cidades grandes. Querer dizer que os problemas do Rio são problemas de qualquer cidade grande ou é negação ou é burrice. Aliás, por falar em burrice, se você vota no Sérgio Cabral, não entendo porque perde tempo lendo este blog. Sugiro que não volte, ou que se voltar, fique de boca calada.

      • Sou paulistano, acho a beleza natural do Rio maravilhosa mas em termos de funcionalidade.. achei horrível.
        Não moro aí e não posso palpitar sobre o Cabral, mas tem uma cara de estelionatário fodido, estilo Paulo Maluf. Posso estar errado.
        Agora a coisa tá cagada assim mas melhorou digamos de 5 anos pra cá? Pq talvez antes a coisa fosse tão, mas tão mas tãããão cagada que não tinha como o cara resolver o mundo em 2 mandatos.
        Vejo isso agora com o Haddad aqui, já estão metendo o pau nele pq ele não vai colocar o tal bilhete único mensal em 2013… neguinho espera que o cara implemente um programa gigantesco no que, 2 meses? Tem uma inércia fodida em tudo que envolve o poder público, e não necessáriamente isso significa administradores bostas. Massss no RJ tenho a impressão que a inércia é muito maior…

        • E vc acredita em uma palavra sequer que o Hadad fala? Não lembra da gestão PeTista da Martaxa???

          O Hadad foi um péssimo ministro da educação, somos a 6a economia do mundo mas estamos em na posição 88 do ranking PISA ( sorry Sally, pode ser que sejam números fraudados…). Podia ter melhorado a educação que fosse um pouco ao invés de fazer kit gay pra criança de 11 anos, abrir universidades como quem monta barraca de hotdog e cagar o Enem 3 anos seguidos…

          Até quando o PT vai usar a carta ” Herança Maldita” ??? Bem, vai usar enquanto tiver trouxa que acredita e ainda vota neles…

          • O tal “Kit Antihomofobia” foi um “agrado” para o pessoal do movimento LGBTT para neutralizá-los dentro do jogo de poder dos bastidores.

            Se desenvolveu tal material com base na boa e velha “licitação dirigida”, com o objetivo de encher os bolsos e de quebra ainda dar um cala-boca no pessoal, que poderia causar maiores problemas se fizesse uma pressão maior sobre o “governo”.

            Foi uma estratégia de cooptação isso, sendo que ela poderia ser também voltada para o lado oposto do campo político, se isto por acaso fosse conveniente.

            Imagine o seguinte cenário:

            – O MEC faz uma nova licitação de material envolvendo educação sexual e planejamento familiar.

            Até ai, tudo bem… Há um certo consenso quanto a importância de se fazer esse trabalho, ainda que haja divergências quanto a metodologia e a orientação a ser dada nesse material.

            – Neste material o MEC estabelece que neste material, voltado aos alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e também aos alunos do ensino médio, se colocará a ABSTINÊNCIA SEXUAL como única ferramenta disponível para o controle das DSTs, da AIDS e da gravidez precoce.

            Aqui já se nota o direcionamento do material. Nesse caso é convenientemente ignorada a posição de profissionais da área que porventura discordem desse tipo de orientação, sendo favoráveis a colocação da camisinha e dos anticoncepcionais nesse material. Por ai se nota claramente que se trata de uma licitação dirigida, na qual os interesses de grupos religiosos de caráter reacionário são privilegiados em detrimento do posicionamento de outros grupos com visão divergente quanto a tal questão.

            Nesse caso que ilustrei, parece muito diferente do caso do suposto “kit gay”, mas a estratégia é a mesma, só mudando o foco de interesse que passou de “ativistas gays” para “grupos religiosos reacionários”.

          • Bom, se vc considerar a dimensão do ENEM não acho que ele seja ruim, mesmo com os problemas que teve.. a edição atual foram uns 6 milhões de inscritos com uns 4 milhões de comparecimentos. Cara, isso é tipo um vestibular para cada homem, mulher e criança do Uruguai e ainda falta mais de 1 milhão de pessoas!
            Sobre a educação, não disponho de dados nem ganho salário do PT pra isso, mas não acho o ENEM ruim não…
            mas sobre a educação só posso palpitar pelo que vejo aqui em SP, que convenhamos, não é PT. Mas o nível educacional do povo é terrível…

              • Mas ele não era zoado desse jeito, MAS TAMBÉM não servia pra porcaria nenhuma. Fiz em 2005 e nenhuma pública considerava a nota do ENEM, ou considerava muito pouco.

                • Mas já naquela época se tinha ideia de usar tal exame como parâmetro para uma eventual unificação dos processos seletivos, Daniela.

    • Fiquei com cara de bunda lendo isso, sério mesmo!…
      Não é à toa que a cidade tá um cu e os cariocas que falam esse tipo de coisa tipo a Leilane são execrados em cidades mais organizadas.
      Eu nasci aqui, mas é maravilhoso? Só se forem as belezas naturais e mesmo assim já tão dando um jeito de cagar com todas elas.

      • Defender gente que manda dar tiro em blogueiro porque fala mal da sua administração é de lascar

        O Rio está uma merda, uma merda CARA, basta abrir qualquer jornal para constatar os absurdos diários que acontecem aqui e SÓ aqui

    • Inveja? Maravilhosa?
      Já foi época que havia motivo para invejar o Rio de Janeiro. Agora quem raciocina tem raiva ou até mesmo pena, porque os cariocas na maioria são sofredores nas mãos de bandidos e políticos mais bandidos ainda.
      O povo mais mal educado do mundo, mas a culpa não é dos cariocas, são décadas de descaso e falta de investimento nas escolas, nos hospitais, em tudo…
      Educação não é só em casa, mas quando a mãe precisa trabalhar fora e deixa filhos em escolas públicas fudeu, porque fica a mercê de carioquinhas sem educação, futuros presidiários, em escola falida, professores desmotivados.
      Na boa, garota, vc tá de sacanagem? Tá tirando onda ou o que? Vc vive no mundo da fantasia? Ganha alguma coi$a pra postar isso? Não entendi o absurdo que vc falou. Faz uma coisa que a Sally disse, vaza daqui porque isso destoa da comunidade RID.
      Tchau!

      • Deve ocupar algum cargo de confiança no Governo, só pode. Só quem trabalha para o Sergio Cabral tem coragem de defender esse alcoólatra safado.

        • Isso eu já presenciei na época da Marta, uma conhecida da família que tinha cargo de confiança e defendia de forma ferrenha…

          • Tem gente que sabe que perde o emprego se a criatura sair do poder então vive de defender o “patrão” na vida real e na internet. Patético.

            • Sally, essa praga é o que mais tem. Infelizmente, o bajulador tende a ser bastante valorizado seja no meio corporativo, seja no meio político, contanto, é claro, que tal bajulação não fique ligada a um “patrão” em específico.

              Mas o pior de todos é o bajulador oportunista, aquele que vai comendo pelas beiradas se aproveitando da posição no meio de campo para ao fim se garantir no posto acima, alheio a quem trabalha na base.

              É um tipo que sempre que possível, vive de sugar os outros, seja na puxada de tapete e na usurpação de ideias dos “iguais” ou subordinados, seja na hora de tirar proveito da relação com gente em posição superior na hierarquia.

              O pior é que quando você dá de cara com esse tipo de gente em posição similar a sua na hierarquia, a única estratégia para você poder sobreviver na empresa é adotando uma postura bovina, defensiva e sem qualquer ousadia. Se você se destacar de alguma forma, pode ter certeza que você é a próxima pessoa a cair na linha de corte.

  • Fico feliz em saber que o aeroporto de Porto Alegre é o paraíso… Trabalhei numa loja de lá por três meses e achei digníssimo.

    • O aeroporto de Porto Alegre parece uma escola… aquilo lá é minúsculo. Mas pelo menos ganha daquela piada que é o de Curitiba.

      • Piada, pra mim, é a rodoviária de Curitiba (a pobre que só anda de ônibus). Agora tão reformando, mas a solução mesmo era dinamitar tudo, que coisa horrorosa.
        A melhor rodoviária que já vi foi a de Londrina. <3

      • Nossa, depende de qual terminal tu ta falando. Tem o terminal bonzão, que é o mais novo, e o terminal ruim, que é o mais velho e é horrivel. Não conheço outros aeroportos, mas acho o de Porto Alegre beeem legal.

  • Já fui ao Rio uma vez.. pra nunca mais.
    Fui de onibus, mas não foi muito melhor que enfrentar um aeroporto, porque não tinhamos informação pra nada , sempre que pediamos alguma informação recebiamos uma cara de bunda em troca.
    Ô povo sem educação ! Gente, eu sei que povo mal educado tem em todo lugar, mas no Rio parece que o termo ‘sem educação’ teve origem ali. E as favelas ? Como o Rio é visto de uma maneira Lucianohucknizada, como voce diz Sally! A visao que o povo tem é aquela que aparece nas novelas, mas a realidade é totalmente diferente.
    Na epoca que fui, nem o mar salvava, estava pior do que minha privada de tão sujo.
    A unica parte da viagem que não foi perdida foi que fui ao shopping. E olhe lá porque uma balinha custava 5 reais.
    Queria ter lido seus textos antes, assim nao teria perdido meu tempo nem dinheiro.

    • Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon… tudo um grande esgoto. Não falo isso por raivinha não, dependendo do dia você efetivamente VÊ TOLETES boiando. Aquela imagem de praia paradisíaca é mentira. Tá tudo cagado, literalmente.

      Sim, o povo aqui é mal educado mesmo. Mal educado e arrogante, apesar de gostar de acreditar que são simpáticos. E desonestos, sempre tentando tirar vantagem e ser espertos.

      As favelas são um capítulo a parte. Agora a Globo está promovendo essa merda de Favelado Pride, colocando novela e seriado sobre as alegrias de ser favelado. Os dramas reais que as pessoas passam nas favelas ninguém conta, apenas uma versão soft de uma pequena parte deles. Todo bairro do Rio, por mais chique que seja, tem uma favela encravada no meio. Não tem como evitar as favelas, fatalmente você vai passar pela porta de alguma.

      E sim, tudo é muito caro. Um aluguel de um BARRACO EM UMA FAVELA sem saneamento e sem condiçoes dignas ultrapassa os mil reais por mês. Qualquer conjugado de 24m2 na Zona Sul custa mais de meio milhão para comprar. Eu não entendo como as pessoas continuam morando aqui: paga-se caro e não se tem nada em retorno a não ser beleza natural. Acho caro pagar tanto só para ter árvore, montanha e mar ao meu dispor.

      • Pois é, acho engraçado pessoas como “Cegina Razé ” falando que acha legal quando tem algum pseudo-evento social, para mostrar o lado ‘bom’ de ser favelado, porque segundo ela nos tele-jornais já tem noticia ruim o suficiente. Seria legal se fosse realmente verdade , se não fosse só marketagem da rede bobo.

        • Se querem mostrar a realidade da favela, eu sou super a favor. Mas mostra direito, mostra a verdade, mostra tudo e não essa versão lucianohuckizada “pobre is beautiful”. Mostra o que acontece nos bastidores do dia a dia também.

          • Esquece, Sally!

            È melhor mesmo pros negócios manter a versão “lucianokuckizada” de “Ser pobre é uma maravilha” e passar a margem do jogo podre sempre que possível.

            Comprar briga com quem lucra com a farsa não é bom negócio, onde as melhores paradas são aquelas na base do conchavo, do oportunismo e da ilegalidade.

            Tem a turminha que reclama demais, mas sonha com alguma oportunidade no futiba, na Rede Globo ou mesmo na sombra do fulaninho filho-da-puta que deixa Daniel Dantas no chinelo em termos de canalhice.

            Vai dizer que não sei que o malandrão (que já teve um merecido Processa Eu aqui) está fazendo extração de minérios em reserva indigena. Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha! Amor de pessoa, não? Merece cada chifre que levou da (ex?)-mulher.

      • “Não falo isso por raivinha não, dependendo do dia você efetivamente VÊ TOLETES boiando…”

        Ái carai… hahahahaha

        • Juro. Eu já vi cocô boiando na praia de Ipanema, tida como uma das mais chiques. E não foi uma vez só não. Aquele mar azul e cristalino é só em cartão postal. Copacabana, dependendo da altura, você sente o cheiro de bosta desde o calçadão.

          • Fui no início do ano uns anos atrás e pra mim o RJ deixou de ser a cidade maravilhosa para dependendo da época, ser merdavilhosa ou cidade urina. Puta que pariu, nem no entorno do Pacaembu em dia de jogo do curintia você sente tanto cheiro de mijo em todo o lugar.

            • Sim, o Rio fede. Mesmo na Zona Sul. Mas o cariocas estão tão acostumados que não sentem o cheiro. Pergunte a um carioca se o Rio fede e ele vai te dizer que não.

            • Para não correr o risco de abraçar um tolete tem que ir até a praia de Grumari, porque mais para perto vira e mexe aparece uma obra barroca!

  • E pensar que o projeto de TREM-BALA ligando São Paulo ao Rio propôs como ponto de parada lá o GALEÃO e não a Central do Brasil…só rindo mesmo.

      • Coitado mesmo !

        Na verdade, quando pareciam mais supostamente decididos em fazer, eu soube que seria naquela maltratada Estação Leopoldina / Barão de Mauá (perto da Central e mais ainda da Estação Cidade Nova do Metrô – “reinado da Invepar” – e de “CASS” / Prefeitura do Rio – “Reinado do Paes”). Aliás, o novo uso definitivo de lá – provavelmente SEM O TAV, mas pelo menos até as Olimpíadas com os dormentes para a Linha 4 (sim, a da Barra da Tijuca…) no terreno ao lado – até vem correndo o risco de nem ser ferroviário…

  • Sou o primeiro a cantar: ” O Rio de Janeiro continua….uma MERDA !!!!”. Mas a Sally exagera pra cacete…não achei tão perigoso assim. Mas a infra realmente é uma porcaria total, meio inacreditável mesmo, mas isso é a beleza do Rio.

    Sabe qual a qualidade mais forte e que define o carioca? São esculachados em tudo…o aeroporto é apenas a recepção do que te aguarda na cidade Merdavilhosa…

    O Galeão é sim um lixo, um dos piores aeroportos que já vi e olha que já estive nuns buracos…é uma vergonha total mas o final da postagem diz tudo:

    Votou no Cabral ? – Então se foda gostoso…
    Votou no Paes ? – Então tome no botão com força…
    Votou no Dilmão? – Então não reclame dos aeroportos, relaxe e goze como diz a ministra da Cultura dela…

    • Bionicão, o turista muitas vezes tem uma visão superficial da cidade. Quanto tempo você passou aqui e quais partes da cidade você conheceu para dizer que eu estou exagerando? Eu moro aqui há 34 anos, será que em algumas semanas você viu a cidade em mais profundidade do que eu em 34 anos?

      • Fico até imaginando os “sem noção” na ação… Desculpa dizer, mas ir pro Rio de Janeiro é uma coisa que não quero nem de graça.

        • É uma cidade bonita de se conhecer, mas quem vem tem que estudar a cidade antes, conversar com nativos locais, pegar dicas e saber que para vir ao Rio em segurança é preciso gastar MUITO DINHEIRO. Se economizar querendo se hospedar em lugar barato ou andar de transporte público a brincadeira pode custar caro.

          • Pois é… eu gosto de tomar um café naquele Armazem do Café (??? é isso?), feijoadinha na Confeitaria Colombo, bolinho do Garota, camarãozinho do Copa… Mas não é definitivamente uma viagem barata nem super tranquila. Ir ao bondinho acho tenso (e caríssimo) e praias nem pensar. Natureza, talvez no Jardim Botânico encontrar uns globais ou tirar umas fotos em Pedra de Guaratiba… E nada de se perder…

      • Acho que exagerou em relação ao perigo no Galeão. No resto você foi até boazinha demais…

        Que bom que você vai se mudar do Rio, vai enfim descobrir a verdade, das duas uma:

        1 – Você vai sentir uma puta falta, achar que o Rio tem um charme único e vai querer voltar. Aí melhor voltar mesmo, pois a carioquice já pegou muito forte na veia…

        2 -Ou vai ficar se perguntando que caralhos fez lá por tanto tempo. Vai voltar de vez em quando e ficar feliz cada vez que for embora daquele inferno.

        Conheço basicamente Zona Sul, Barra e Centro, já fui mais de 30 vezes a trabalho e umas poucas a lazer. Passei pela Zona Norte umas vezes e baixada só de carro. Só conheço mesmo as melhores partes. Fiquei de 1 dia a 10 dias direto.

        Se já acho um lixo a Z.Sul que dirá o resto…vai levar muitas gerações para mudar algo nessa cidade, está enraizada essa cultura de esculhambação total. Tem um bloqueio mental no carioca que acha que organizar as coisas é sinônimo de chatice. De achar que fazer tudo nas coxas é sinônimo de agilidade e flexibilidade. Que ignorar a miséria e subir no morro pra ir no baile funk no sábado é sinal de falta de preconceito.

        Miséria é uma grandessíssima merda mas os cariocas convivem com ela há tanto tempo que se acostumaram. É uma vergonha a sujeira generalizada, a falta de educação, a falta de cuidado. O Rio poderia ser como Mônaco, mas prefere ser como …o Rio…só lamento…

        • Não vou sentir falta nem a pau, sabe porque? Porque eu não sou daqui. Eu sou uma argentina que nasceu aqui por um acidente de percurso. Minha criação, educação, cultura e valores são portenhos. Nunca me identifiquei com o Rio e o que o Rio tem bom que é a natureza eu não sou muito chegada…

            • Priscila, por questões de segurança, prefiro não falar. Sabe-se lá quem está lendo… só posso dizer que vou para o Sul!

                • Segredo. Tem muita gente que me detesta mas, por algum motivo que não sei explicar, adora me acompanhar por aqui…

                    • Yay! Sally vem pra Curitiba comigo? To quase indo pra lá mesmo no mestrado, e iria adorar ser seu amigo fora do meio virtual! Bjo gatan! haha

                    • Xi, Sally tão te ameaçando ou perseguindo aí?
                      A minha família é toda de Porto Alegre e eu por um acidente geográfico nasci no Rio e me lamento eternamente por isso.
                      Todo mundo fala pô mas tu é carioca e não vive na praia, não curte funk nem churrasco na laje? É foda, mas trabalho aqui e não posso me mudar. Pelo menos vc vai conseguir sair e nos matar de inveja contando sobre a vida numa cidade civilizada.
                      O Sul é outro país! Ninguém merece o RJ, só as prostitutas, os traficantes, bandidos, estelionatários e tudo de ruim.
                      Calor é fodido. Frio é bonito e romântico. Suar é coisa de pobre subdesenvolvido.

                    • Eu consegui sair daqui mas burra velha, viu? Queria ter saído muito antes. Durante muito tempo não podia sair. Quem sabe em breve não é você?

                      Para conseguir viver feliz aqui tem que fazer pacto com a esculhambação, com a corrupção, com a bandalha. Quem não adere vive constantemente incomodado. Eu desconfio de quem ama o Rio e o defende com unhas e dentes.

            • Vai sim! Deixa só eu acabar de empacotar tudo e definir a data da mudança. Eu queria fazer o encontro na data de aniversário do Desfavor, 23/11, mas não sei se estarei por aqui. A gente vai se falando por e-mail!

        • Bionicão, você sabe porque carioca acha que organizar as coisas é sinônimo de chatice?

          1º) Dá um trabalho enorme, o que para a cognição do carioca médio (que não vê a hora de ir pra “curtição”) é estressante PRA CARALHO.
          2º) No trabalho a sério, geralmente se perde um tempo precioso com algo que geralmente não é agradável de se trabalhar, em especial nesse calor que é de rachar.
          3º) Tem de enfrentar vários conflitos de interesse que tendem a complicar mais ainda a situação e inviabilizar grande parte dos projetos que poderiam melhorar a qualidade de vida na cidade.
          4º) Uma “boa” solução não rende tanto financeiramente quanto fazer tudo na base do “remendo”… Em cima dessa NÃO preocupação com a qualidade que o povo faz a vida, mesmo porque na visão tacanha, muitas vezes o custo é mais considerado que o benefício propriamente dito.

          • Sobre o trabalho enorme, trabalho com planejamento e controle, sou engenheiro, e vou te falar, só de imaginar em trabalhar no setor público no RJ me dá vontade de fazer o famigerado Harakiri de Baiano da sally.
            Sobre o calor.. cara, sério, como tem gente que consegue SAIR DA CAMA naquele calor úmido dos infernos?!

  • Outra coisa: se algum dia algum desfavorenho vá pro RJ, você podia ser uma guia turística virtual e dar dica p sabermos onde, quando e como ir, o que acha? Não sei se tem algum texto do Desfavor explicando isso…seria bom ter um tipo de Des turismo mostrando onde ir e o que evitar nas cidades mais turísticas.

    • Difícil mapear a cidade toda. Uma rua errada já pode fazer a diferença. Mais fácil que quem vem para cá me informe do seu local de estadia e seus planos, assim dá para traçar uma rota segura. Cada lugar, cada bairro tem locais “não recomendados”, horários não recomendados e comportamentos não recomendados e variam muito de bairro para bairro.

        • Depende do lugar.

          O problema é que são coisas inimagináveis. Tinha uma época que quem usasse roupa vermelha em determinados locais era “severamente repreendido” por facções criminosas pois se entendia que estaria tomando partido da facção criminosa Comando Vermelho. Naonde que uma pessoa vai supor que não pode vestir vermelho em alguns lugares?

          Tem o básico: não sair com jóias, não ostentar celular, câmera fotográfica, não sair com muito dinheiro porém não sair SEM dinheiro algum (tem que ter algum para o ladrão, se não der nada pode gerar uma putez extrema e acabar morto), etc.

          • Putz… E eu uso tanto vermelho… Fodeu…

            Sallyta, me responda essa lenda urbana: É verdade que tem gente rica que anda como se fosse um mendigo para não ser assaltado?

            • Esse lance do vermelho não existe mais, já passou. Mas tem outros igualmente imprevisíveis.

              Sim, tem gente rica que anda com roupa bem esculhambada justamente por medo da violência urbana, mas também tem muitos atores, diretores, músicos e esquerda festiva que se vestem assim porque acham cool parecer largado e sujo. Uma coisa meio hippie chic. Se você encontra uma atriz global na rua não reconhece tamanho o desleixo com higiene e vestimentas.

      • Nilson Marques

        Rua Conde de Bonfim, 1305 (Tijuca)
        Rio de Janeiro – Rua Capuri, 1500 (São Conrado)
        Casa de Retiros e Eventos Regina Coeli no bairro da Tijuca,
        Estrada da Barra da Tijuca 431 endereço do Marbella Barra Hotel
        São esses lugares acima que devem ser feito o curso no qual vou participar em Agosto 2015. Que cuidados devo tomar?

        Muito Obrigado pela Atenção

        Nilson

        • Não circule à noite nem de transporte público. Se for pegar táxi, use um aplicativo para chamar. Tijuca é cercada de morros com favelas perigosas, pegar um caminho errado e subir em uma delas é bem ruim. São Conrado é um bairro de rico mas tem a Rocinha, maior favela do Rio, que ao contrário do que dizem, não está pacificada. E se prepara, porque o trânsito nesses trajetos é infernal.

  • Sally, vc vai s mudar do Rio? Vai p Salvador?
    É uma pena a degradação quem vem ocorrendo aí. Tenho família no RJ, passei bons momentos d infância aí, mas cada vez mais tem sido menor a possibilidade de passar as férias nessa cidade. Pena ver que nem uma Copa do mundo contribui para melhorar as condições do RJ, no máximo maqueiam para gringo ver. Quando digo q esse país tá precisando d uma ditadura p voltar aos eixos,povo olha torto.Vai ser triste o papelão q certamente vai ter no período de Copa. Triste tbm q mesmo os poucos brasileiros q escapam das típicas características nacionais (e que devem ser todos desfavorenhos) tbm vão pagar por isso, pois ser brasileiro tem sido (e vai ser ainda mais) motivo de vergonha.

    • Vou me mudar até o final do mês, vou morar no Sul.

      Não acho que uma ditadura resolva nada, muito pelo contrário, acho que ainda pioraria. Francamente, não consigo vislumbrar uma solução para o Rio de Janeiro não, principalmente com essa bando de filho da puta votando do jeito que vota.

      • Ditadura é uma “beleza”… Experimenta denunciar algo que não está funcionando bem pra ver se você não desaparece sem deixar vestígios…

        Solução para o Rio de janeiro é bem simples: Tira o imbecil “eleito” e coloca o Rio sob INTERVENÇÃO FEDERAL com a devida prestação de contas ao TCU… E alta responsabilização criminal por possíveis desvios de $$$. Porque do jeito que os cariocas estão votando pelamor de Gezuis-Godzilla!

        Aliás, o que diabos faz o exercito? Aqui em Curitiba botam um soldado raso numa guarita para talvez “vigiar” o trânsito na hora do rush na Av. Silva jardim… Um primor!

        • Grandes merda intervenção federal. Olha como o Governo Federal está tratando o país! A incompetência é a mesma!

          • Véééio, Curitiba é uma delícia pra andar de carro. Curitibano é preguiçoso e incapaz demais pra pensar. Ficam horas parados na mesma avenida com cara de bunda bufando, quando basta pegar a paralela VAZIA. Fiquei admirado como o curitibano típico consegue ser preguiçoso, tosco e BURRO. Pela cidade em sí, é um lugar fantástico pra se viver. Foda é aguentar aquela cara de bunda full time típica dos locais. Falaê DaniBucetilda, tô errado?

            • HAHAHAHAHAHA
              Olha, eu não sou uma pessoa exatamente comunicativa e simpática com desconhecidos, então isso nem me incomoda tanto. Mas que a galera parece que tem tara por pegar avenidas cheias, isso eu concordo. :P
              Aparentemente o povo aqui não sabe muito como funciona a seta, mas pelo que eu percebi, é um problema global. Todo dia passo por uma rotatória que NÃO tem semáforo e fico realmente surpresa que ninguém tenha se matado ali ainda (não fico torcendo por um acidente porque o trânsito seria interrompido e eu demoraria ainda mais pra voltar pra casa, etc).

              • Seta é um problema. Até hoje não sei se tem carro que não tem, se o filhodaputa não tem a mão esquerda ou se ele guarda a seta no cu pra piscar igual vaga-lume…

                Nunca entendi o que custa ligar a porra da seta…

              • Ahhh eles sabem sim, tanto que se você acioná-la, na 1a piscada um arrombado filho de quenga com gonorréia no cu acelera tudo o que pode e não pode naquela bosta 1.0 popular pra fechar o espaço e não te deixar mudar de faixa. Neguinho tem verdadeira tara sexual por fazer isso aí! Olha, pra um povo ser conhecido por dirigir pior que carioca… é um feito!

  • Bah, ano passado havia um evento de design no Rio (o NDesign, aconteceu na PUC, se não me engano, chegou a ouvir falar?) e eu não consegui ir, como não conheço os aeroportos ia pegar o que tivesse com a passagem mais barata, parece que me escapei de uma boa, hein?

      • Aqui eu também não pego táxi pra ir ou voltar do aeroporto, mas é porque, tecnicamente, o aeroporto é em outra cidade e os taxistas cobram uma “taxa de retorno”, que deixa a corrida bem mais cara. ¬¬

        • No Rio é mais seguro pegar um ônibus disponibilizado pela Cia Aérea para depois pegar um táxi fora do aeroporto!

          • A quem possa interessar:
            No aeroporto de guarulhos tem um ônibus que vai até o metrô tatuapé, eu já peguei e recomendo se a pessoa estiver com pouca bagagem, tipo com coisas que ela consiga segurar sozinha ou manter perto do corpo durante a viagem. É que dependendo do horário ele lota, aí na saída vira muvuca e a pessoa pode ter alguma mala furtada se ficar dando sopa. Mas nada de arrancar os cabelos, é só ficar esperto. É uma boa opção, porque aqui os taxistas também cobram essa taxa pela troca de municipio.
            Chegando no tatuapé embarcar sentido centro (sentido barra funda) só é recomendável após as 10 da manha. Antes disso pague um taxi.

            • Olha sóam, vivendo e aprendendo, obrigada!
              As vezes que estive em São Paulo de avião, estava cheia de tralhas (mochila, mala, barraca) e preferi pegar o executivo de R$30, nem tanto pela segurança, é porque sou desajeitada mesmo. Ultimamente tenho ido a São Paulo de ônibus, são só 6 horinhas e desembarco no Tietê, eu amo o Tietê (ou odeio a Barra Funda, não sei).

              • Tô indo direto pra Curitóbas fia, quando vier dá um alô que rola uma carona. É bom ter alguém pra conversar e não dormir no volante…

                • Opa, brigada! ^^ Da última vez quase morri congelada, queria saber QUAL o problema dos motoristas em regular corretamente o ar-condicionado.

            • Só uma coisa: em SP tem assalto a ônibus de cia aérea.

              Por aqui, mesmo com a taxa de troca de município (50% do valor total), ainda é mais seguro ir de táxi. Alguns rádio-taxis combinam valor fechado ao invés de rodar o taximetro, que geralmente é mais barato do que daria originalmente.

              Para evitar malandragens, taxistas de carros “brancos” (sem ser de companhias aprovadas pelos aeroportos) não podem pegar passageiros lá.

              • Nunca ouvi falar desses assaltos aqui no Rio. Para subir no ônibus você tem que mostrar sua passagem aérea, como faz para assaltar um ônibus desses? Como eles sobem?

                • Se eu já não gosto de Ribeirão em parte por não gostar do clima dessa cidade calorenta que varia entre a secura a la Brasília e o chuvaréu, tá maluco que vou querer morar no Rio, que consegue ser ainda pior.

                  • Rio é úmido o ano todo. Sabe aquele úmido que você sai na rua e em dez minutos está sentindo O CU SUAR? Provavelmente não. Pessoas de outros estados não tão quentes nunca chegaram a experimentar essa nefasta sensação de sentir o cu suar. Coisa horrível…

                    • Sally no norte do país já senti isso. Quando visitei Belém, Manaus, Macapá… pqp! Chove todo dia e literalmente o suor não seca, e tu fica melado! Além é claro, daquela sensação de mormaço interminável.

                    • Olha, a sensação de sentir o cu suar é uma das piores coisas na vida, sabe? A indignidade de sentir o cu suar ninguém merece!

              • Carol, ia recomendar exatamente o oposto, caminhar um pouco, sair da baia dos taxis e pegar um taxi branco que veio deixar alguém, você pega retorno e eles não cobram essa tarifa. Nunca tive problemas, mas eu sou homem meio grande com cara de marginal à la groo, o errante. Isso ajuda. Pra mulher é mais complicado mesmo…

                • Eu não acho ruim pegar os brancos não. Exatamente porque não pode mais ficar lá, os malandros meio que sumiram do aeroporto… Mas isso hoje… uns anos atrás era beeeem complicado.

                  Eu, de qualquer forma, combino com os “táxis executivos” que conheço… Não tem identificação de táxi, tem ar, o carro é melhor e sai o mesmo preço dos do aeroporto. :)

            • Até nisso tem vantagem: enquanto esse ônibus Cumbica-Tatuapé custa R$ 4,30 e o A/C funciona,os ônibus do Galeão custam uma nota (pra Niterói tá R$ 5,65 e os “çeletivos” sem troco estão R$ 12,00.

              Realmente,o Galeão é um lixo.

            • Tmb tem um ônibus que vai do aeroporto de guarulhos pro metrô tietê, na linha de metrô azul (norte-sul). Sai um a cada sei lá 15 minutos e raríssimas vezes enche. Se estiver com pouca bagagem acho a melhor opção, é rápido, barato e prático. Sim, é mais rápido tomar metrô e busão que ir de carro.
              O de cumbica você já tá na zona sul, de última toma um taxi até o metrô, sai baratinho, coisa de 10 conto.

              • Nesse último,você confundiu com Congonhas (realmente já tá na zona sul e pro Metrô é um pulo – não dá 10 minutos de carro)

                • Isso, isso… minha mente limitada tem dificuldade de lidar com nomes de aeroportos… ainda acho que o Salgado Filho fica em Minas Gerais.

  • Sally… Do jeito que você conta as coisas aí no Rio, não me dá nenhum tesão em conhecer o Rio de janeiro… Sério.

    • O Rio de Janeiro é um lugar lindo em matéria de beleza natural, mas está muito perigoso, descuidado e marginalizados.

      SABENDO ONDE IR, quando e como, não é perigoso. O problema é chegar aqui sem saber nada e acabar fazendo merda. Se entrar onde não deve, é fuzilado na hora, não tem conversa.

      • Sally lendo os comentários anteriores, fiquei pensando em certo sentido, será que tu não anda exagerando um pouquinho como outros disseram? Ok ok, mas quem sou eu pra dizer, afinal, quem mora aí e convive todo dia com isso é tu então…

        Mas digo que… há alguns anos atras, na infância perdida sabe como é, fazia teatro. E uma vez fui ai com minha turma pra um workshop de cênicas com a galera do tablado, Wolf Maia e o Falabella, e confesso que foi bem legal, além dos jazz e mpb no le blon no final da tarde que literalmente AMEI! hehe e apesar de ter passado alguns perrengues básicos, não foi lá algo monstruoso como tu relata por aqui não…

        • Mas o Rio para turistas é lindo! Você vem, passa pouco tempo e as chances de que uma merda aconteça são bem menores. O foda é viver trinta anos aqui e tomar fuzil na cabeça uma porrada de vezes, tapa na cara de policial, ver a bandalha atrapalhar sua vida dezenas de vezes, ver gente querida sendo morta por polícia e por bandido…

          Rio por poucas semana é MOLEZA, quero ver é viver aqui.

          • Você está certíssima Sally. Meu tio foi morar no Rio por causa do trabalho. Além da cidade ser muito cara, os moradores, inclusive ele, ainda tinham que pagar uma taxa pros traficantes de uma favela que havia perto do prédio para não serem incomodados. Ele vivia andando com medo de ser assaltado, levar tiro, ser sequestrado. Ele entrou em depressão. Ficou doente mesmo. Em menos de um ano, largou o emprego e voltou pra sp. E quando alguém pergunta indignado o porquê disso, ele fala quase o mesmo que você: “pra passear é ótimo, mas para viver é um inferno”.

            • Tem coisas que só quem finca residência descobre. De fora parece tudo lindo, tudo alegre, tudo descontraído, mas quem vive aqui vive com medo. Muitos já se acostumaram a viver assim porque nasceram aqui e não sabem viver de outra forma, mas quem vem de fora na maior parte das vezes não se acostuma a viver com medo. É realmente muito ruim.

          • E com relação ao Galeão, gostei muito do texto. Meu namorado está hospedando dois amigos suíços que estão passando férias pela primeira vez no Brasil. E os três vão para o Rio nessa sexta-feira. Se eles comprarem passagem para o Galeão, vou aconselhá-los a trocar de aeroporto, com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: