Flertando com o desastre: Humilde!

Morram de inveja!

Você já foi chamado(a) de humilde por outras pessoas? Já usou essa palavra para se descrever? Sim? Ótimo, este texto é para você.

Muito me estranha quando alguém é elogiado pela sua humildade. Está sendo elogiado exatamente por qual motivo? Eu entendo se uma pessoa é elogiada pela beleza, pela inteligência, pelo esforço, pela habilidade em alguma tarefa… Mas, humildade?

Quando eu penso em humildade, eu logo imagino uma pessoa que viveu a vida inteira em estado semi-miserável e nunca sequer teve chance de influenciar a vida de outras pessoas. Uma pessoa humilde, pelo menos na definição correta do termo, é uma pessoa simples que acata sua irrelevância e desiste da corrida pela evolução de sua qualidade de vida. Humilde é o pobre desistente, seja por falta de força-de-vontade, seja por falta de oportunidades (caso mais comum).

Chamar alguém de fracassado resignado é elogio?

“Ah, Somir, você sabe que se dizer humilde não tem nada a ver com essa idéia.”

E é exatamente por isso que eu estou falando sobre o assunto. O “golpe” por trás dessa coisa de valorizar humildade é muito maior do que parece. E é exatamente por isso que eu já começo o texto explicando o significado da palavra. Ele foi levemente alterado por séculos de “indústria do controle de população” até chegar nessa forma elogiosa dos dias de hoje.

E como o nome da coluna é Flertando com o Desastre, comecemos agora:

“Humildade é a qualidade de quem não as tem.” – Somir

Essa “virtude” se tornou uma escapatória segura para se elogiar alguém que não merece outros elogios. Já perceberam que todo mundo é humilde hoje em dia? Com exceção, é claro, daquelas pessoas horríveis que reconhecem suas qualidades e são taxadas de convencidas. Dizer que uma pessoa é humilde é uma espécie de “passa lá em casa” dos elogios. Fala-se por falar. Virou festa.

A cena é genérica, mas aposto que você vai se lembrar de vários casos parecidos: Um apresentador de televisão recebe um cantor ou cantora (daqueles horríveis) e vai logo sapecando um discurso sobre como Fulano ou Beltrana não se esqueceram de suas origens e são, acima de tudo, ô loco meu, humildes! A tecla SAP para mentiras sociais traria algo como: “Essa pessoa aqui é tão merda, mas tão merda, que eu tenho que apelar para a bosta do menor denominador comum, uma qualidade que até uma pedra poderia ter: Humildade”.

Repetindo: Humilde é um fracassado resignado. Uma pessoa humilde não sobe na vida e não faz sucesso, ou deixaria de sê-lo. Mas foda-se o significado real, não? Dizemos que a pessoa humilde é aquela que não tenta se impor sobre as outras, que não tenta receber o crédito pelo que faz e que sabe ficar no seu canto sem chamar a atenção.

Novamente, qualidades que até uma pedra poderia ter.

Humildade é mais ou menos como as medalhas das olimpíadas especiais ou as taças de campeonato carioca: Um prêmio de consolação para quem não consegue ganhar mais nada. Todo mundo pode ser humilde. Uma qualidade livre para quem quiser assumi-la.

Você é feio, burro, preguiçoso, pobre e covarde? Nada tema! Você ainda pode ser humilde e criar uma falsa presunção de que na verdade está escondendo o jogo de suas diversas qualidades. Nessa sociedade onde todo mundo é “especial” (Aposto que você está nos olhando aí de cima, Carlin…), todo mundo tem que se valorizado independentemente do que conquistou. Afinal, faz mal para a auto-estima das pessoas perceberem que precisam de sorte e muito esforço para serem admiradas por algum motivo real.

É mais fácil inventar um elogio inútil e distribuir medalhas paraolímpicas para os aleijados emocionais. Que Deus nos livre de percebermos que acordar cedo e trabalhar o dia todo para enriquecer outras pessoas não vai dar em absolutamente NADA no final das contas. Você é um monte de merda inútil, mas pelo menos é humilde. *sorriso condescendente*

Deve ser horrível ser uma pessoa reconhecida pela humildade. E tem muita gente por aí que se agarra nisso com todas as forças e se vangloria (ah, a ironia!) dessa característica! Eu adoro quando alguém diz que “acima de tudo é humilde/modesto”. Acima de tudo? Será que ninguém pensa antes de falar? (Pergunta retórica, ninguém pensa antes de falar.)

Essa idéia cretina de que humildade e modéstia são motivos de orgulho está tão imbuída na cabeça das pessoas controladas por ela que nem mesmo o significado ALTERADO da expressão faz mais sentido. As pessoas que se dizem humildes com orgulho já começaram a usar a idéia como escudo para sua ostentação “de nada”.

Não basta mais ser humilde, tem que ser mais humilde do que os outros. Essa maluquice causa situações onde as pessoas começam a brigar para ver quem é mais pobre, para ver quem sofre mais. É uma disputa doentia para ver quem é menos digno de outros elogios para poder ficar com a maior fatia da presunção de humildade. Numa sociedade escrotamente desigual, é o que resta para muita gente. Alienados, dopados, desanimados e segregados, esses párias modernos acabam sendo obrigados a disputar ferozmente o osso que sobra da refeição de seus “donos”.

Essa disputa maluca para ver quem que fode mais na vida é reflexo direto da “indústria de controle da população” que eu citei no começo do texto. Humildade como qualidade tem raízes religiosas, uma “virtude” cristã (e de várias outras religiões) que prega que você não deve cobiçar e tentar alcançar o poder instituído para ser humilde e ter suas recompensas “espirituais”.

“Deixe aqueles otários aproveitarem todo o dinheiro e conforto que você proporciona para eles, assim que você morrer, vai rir por último. Vale a pena obedecer. Ser humilde é uma maravilha! Quanto mais, melhor.”

Mas nem um ateu chato como eu teria coragem de dizer que só religião influencia nessa idéia nefasta. O método dos amigos do amigo imaginário calha de ser um dos mais eficientes, mas passa longe de ser o único atuante.

Para quem tem dinheiro e poder, em geral, é uma garantia de paz que as pessoas enxerguem humildade como uma valorosa contribuição para o mundo. Tem coisa melhor para quem está mandando do que ver seus comandados se resignando ao fracasso e não tentando subverter a ordem das coisas? As instituições no poder incentivam o culto à humildade. Pessoas como eu e você, que dizem que tal pessoa é pobre, mas é muito humilde e trabalhadora, também fazemos parte disso. O quê? Achou que estava livre? Quero só ver algum auto-proclamado humilde de classe média ou alta esvaziar a conta e vender suas posses para dividir o dinheiro com os mais necessitados. Eu não faria isso, mas eu não sou humilde.

Humildade é prêmio de consolação para quem não pode ou não tem capacidade de ser reconhecido por outra coisa. É uma ferramenta de controle para deixar a vida um pouco mais aturável para quem não está satisfeito com o rumo das coisas.

E é por isso que eu comecei o texto falando sobre o significado real da idéia de humildade. Não é uma qualidade, não é um elogio. É um “cala a boca” que usamos em diversas situações.

Eu perguntei se você já tinha sido chamado de humilde por outra pessoa para te avisar que essa pessoa provavelmente não enxerga outras qualidades em você, ou pior, tem receio de dizer que não te admira.

Eu perguntei se você usava a expressão para si para te avisar que você está tentando ser reconhecido por não fazer nada. É basicamente a mesma coisa que chegar numa mesa de bar e dizer que pegou uma gostosa numa festa e broxou no motel, cheio de orgulho. A diferença é que a ostentação de nada na forma de humildade te rende olhares e frases de aprovação.

“Mas, Somir, quer dizer que certo mesmo é sair por aí ostentando tudo o que faz para os outros?”

Sim, da mesma forma que se eu te disser que é perigoso pular num lago semi-congelado, eu na verdade estou defendendo que você se jogue dentro de um vulcão. Largue de ser humilde e comece a pensar um pouco, sua anta.

Humildade não é qualidade. Deixar de reconhecer suas verdadeiras qualidades, atuais ou potenciais, não vai te trazer nenhuma vantagem.

Para dizer que eu sou um convencido, para dizer que todo seu sofrimento vai ser recompensado assim que você não puder mais voltar e reclamar se for mentira, ou mesmo para dizer que é mil vezes mais humilde do que eu: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (8)

  • Sim, da mesma forma que se eu te disser que é perigoso pular num lago semi-congelado, eu na verdade estou defendendo que você se jogue dentro de um vulcão. Largue de ser humilde e comece a pensar um pouco, sua anta.

    Ooh desfavor, explica essa parte aqui, não entendi nada.

  • Prefriro que continuem achando que humildade é qualidade, seria muito chato ver as pessoas ficar ostentando um monte de besteiras(mais do que as de costume).

  • "Humildade é prêmio de consolação para quem não pode ou não tem capacidade de ser reconhecido por outra coisa." Acho que essa verdade resume o texto.Genial!
    A malandragem da humildade é diminuir as conquistas alheias dizendo: "ele conquistou isso e aquilo, fez isso e aquilo… e se tornou soberbo. não se comporta mais como uma pessoa humilde, isto é, um zé bunda que não tem nada pra se orgulhar de ter feito." A pessoa também pode se orgulhar de idiotices e imbecilidades que mereciam mais vergonha do que qualquer outro sentimento, mas, a humildade não passa de um elogio sem vergonha da mediocridade.

  • Adoros seus textos, duas colocaões:
    1 Humildade não tem nada haver com pobreza.
    2 Humildade num sentido "espiritual" vamos dizer assim, é capacidade de dar importância ao oq vc "é" e não ao que vc "tem". Minha opinião, claro.

    No mais humildade é msm lugar comum para os desprovidos de outras qualidades, mas só pq isso foi desvirtuado naum quer dizer que não seja uma qualidade genuina em algumas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: