Desfavor Explica: O apagão!

Efeito dominó

Ontem, por volta das 22h, vários estados brasileiros enfrentaram um blecaute generalizado (outras regiões com as quais ninguém se importa continuaram com o abastecimento de energia elétrica intacto).

Recentemente eu falei sobre a importância da energia na história da humanidade, e de como o consumo desenfreado está intimamente ligado com o que nos faz ser o que somos hoje. A prova está aí: Algumas horas sem energia e grandes cidades enfrentaram situações caóticas.

Na posição de âncora de “jornal celular” para Sally, fiquei sabendo de vários boatos correntes na Cidade Maravilolsa (uma das mais atingidas pelo corte).


Desfavor Fone!

SALLY: A energia jááá voltou aí?
SOMIR: Vantagens do mundo civilizado.
SALLY: (xingamento 1) O que aconteceu?
SOMIR: Alienígenas estão sobrevoando as maiores cidades do mundo e…
SALLY: (xingamento 2) E eu já fechei as janelas. O que aconteceu com Itaipu?
SOMIR: Os alienígenas…
SALLY: (xingamento 3)
SOMIR: Sei lá, a energia voltou aqui, eu nem me preocupei.
SALLY: Eu estou aqui no escuro, perdida, e você nem para saber o que está acontecendo para me acalmar? Disseram que eu tinha que estocar água! Você não se preocupa comigo?
SOMIR: Tem certeza que você não é judia? Eu vou descobrir o que aconteceu e já te aviso.


A explicação oficial é simples. Simplesmente uma zona! Itaipu, uma usina hidrelétrica monstruosa situada no estado do Paraná (fronteira com o Paraguai), parou de funcionar porque uma das linhas de transmissão de energia (obviamente comprada no Paraguai) foi interrompida por “problemas atmosféricos” (eles também dizem isso de alienígenas… coincidência?).

Como o Brasil tem um dos sistemas de energia mais modernos do mundo, quando uma das linhas tem problema, metade do país fica no escuro! Não é magia, é tecnologia! Mas esse tipo de situação não assusta uma nação avançada como a nossa! Para o caso de problemas com a geração de Itaipu, temos várias usinas termoelétricas prontas para assumir automaticamente.

A questão é que… elas meio que não funcionaram. Espero que não tenham colocados os sensores de abastecimento que as ligariam na tomada comum…

Ok, pelo menos ainda temos nossas usinas nucleares! As Angras custaram bilhões dos cofres públicos e são o pináculo da tecnologia tupiniquim de produção de energia. Lembram que até os americanos malvados queriam roubar nossos segredos? Se não resolve o problema geral, pelo menos o Rio de Janeiro estaria protegido! Opa…

Bem que dizem que energia nuclear não é confiável.

São Paulo e Rio de Janeiro, como as duas maiores cidades do país, obviamente foram as mais afetadas pelo blecaute. Cada uma com sua especialidade: Os paulistas ficaram presos no trânsito, os cariocas em casa.

Espero não ter colocado as fotos erradas...


Desfavor Fone!

SOMIR: Oi! Já vi o que aconteceu.
SALLY: E aí, quanto tempo até voltar a energia?
SOMIR: A energia nunca mais vai voltar. O Brasil vai se tornar um cenário do Mad Max. Eu vou deixar mullets crescerem e já estou indo te buscar no meu carro pós-apocal…
SALLY: Por que eu resolvo ligar para você? De tanta gente, justo para você?
SOMIR: Por quê? You don’t need another heeeeroooo!
SALLY: Somir, o que aconteceu?
SOMIR: Itaipu está inteira. Foi um fio no caminho que quebrou.
SALLY: Hã? Eu estou no escuro por causa de uma merda de fiozinho desencapado?
SOMIR: Você e o Paraguai.
SALLY: Que vergonha. Tem amigos meus me avisando para não sair de casa porque a coisa está feia nas ruas.
SOMIR: Pelo menos dá para enxergar as trajetórias das balas no céu!
SALLY: Tem um helicóptero passando aqui por perto, vamos ver se pegam esse…
SOMIR: Ok, fique longe da rua e dos helicópteros.
SALLY: Você fez a postagem de hoje?
SOMIR: O… apagão…
SALLY: Eu te liguei ANTES do apagão para perguntar se você tinha postado.
SOMIR: Está… tudo… escuro… Não consigo postar!
SALLY: A roça onde você mora funciona com um lampião. Amanhã você VAI fazer um desfavor explica sobre o apagão.
SOMIR: Merda.
SALLY: Vai escrever o texto, Somir! E me avisa se tiver alguma notícia sobre quando a energia volta.
SOMIR: Você não manda em mim!
SALLY: *rosnando*
SOMIR: Mas… eu vou quebrar essa. Até mais tarde…


O Brasil depende de Itaipu. A usina hidrelétrica que mais produz energia no mundo. Vamos entender como uma merda de uma tempestade é capaz de deixar no breu boa parte do país.

Eu tenho quase certeza que são as fotos certas...

Itaipu produz cerca de 20% de toda a energia consumida no país. E num país do tamanho deste, não é pouca coisa. Energia hidrelétrica é produzida de forma bem simples: Água + Gravidade. E como água é o que não falta nesse país, as chances da energia elétrica simplesmente acabar da noite para o dia são minúsculas. Seria necessária uma catástrofe de grandes proporções para o problema ser REALMENTE da usina em si.

No caso do apagão de ontem, a usina parou porque seus sistemas são programados para desligar quando alguma coisa acontece com suas linhas de transmissão. (Ei, faz sentido. É a mesma coisa que desligar o disjuntor quando vai mexer no chuveiro.)

E são as linhas de transmissão que são mais suscetíveis a problemas. Energia elétrica tem que passar por algum fio, não tem outro jeito. A quantidade colossal de energia de Itaipu sai de lá diretamente para uma central de redistribuição (de câncer de cérebro) em Furnas.

Tem uma boa parte de explicação técnica aqui, mas como eu não tenho saco de escrevê-la agora, entendam que tipos de energia diferentes são enviados para o resto do país a partir da usina. Uma no padrão de utilização normal, outra num padrão diferente. (que é convertido depois no padrão de utilização normal… certeza que contrataram engenheiros paraguaios…)

E aí começa uma malha de transmissão e transformação de energia que só deve fazer sentido para quem realmente entende dessa merda toda. O que nos interessa agora é uma informação importante: A energia acaba concentrada em poucas linhas e estações de transformação, mais precisamente duas no estado de São Paulo no caso da energia oriunda de Furnas/Itaipu.

Quando um problema atmosférico (leia-se raio/vendaval) faz algum desses gargalos da rede de transmissão perder sua utilidade, acontece um “efeito dominó” de desligamento das redes posteriores para evitar que alguma cagada maior ainda aconteça. O problema é que quem trabalha com um funil óbvio na sua rede tem que ter todo tipo de mecanismo para evitar que cidades inteiras sofram caso ele “entupa”.

E foi a zona que vimos. A verdade é que energia elétrica não é uma coisa domável, vacilou meia vez e já não se sabe muito bem o que diabos está acontecendo. (A energia não é “empurrada” de um lugar para outro, ela é “guiada” pelos fios, e isso é um procedimento bem complexo.) Claro que os responsáveis pelas redes vão dizer que tem total controle e que o sistema é inteligente, mas não é bem assim que a banda toca. Embora tenhamos um dos sistemas de produção de energia mais limpos do mundo, ele tem seus problemas. E situações como essas não são surpreendentes para quem trabalha com isso.

Construir usina hidrelétrica na puta-que-pariu é obra de respeito para o povão. Construir uma porra de uma linha extra de transmissão para redundância é gastança, né? Se vocês desligarem meu computador mais uma vez, eu mato vocês! *nerd rage*

O que mais me incomoda é imaginar que o Lula logo logo vai fazer um discurso minimizando o acontecido. “Foi só uma faisquinha!”.

Enquanto várias grandes cidades sofriam com a escuridão, lugares como a Amazônia continuavam gozando de abastecimento normal de energia elétrica. Se o sistema nacional de energia realmente fosse inteligente, tiraria a energia de lugares como o Acre (que talvez nem exista) e a redirecionaria para locais onde ela realmente poderia ser aproveitada.


Desfavor Fone!

SOMIR: Fica tranqüila!
SALLY: Lá vem…
SOMIR: A energia volta antes de você acordar para ir trabalhar.
SALLY: Droga! Nem pra isso esse país serve.
SOMIR: É por isso que eu digo, mais energia nunca é energia demais. Deveríamos construir mais umas quinhentas Angras!
SALLY: Você só está falando isso porque quer que aconteça algo parecido com Chernobyl aqui no Rio, né?
SOMIR: Também. Mas energia nuclear é muito mais bacana. Seríamos um país mais moderno.
SALLY: Tá maluco, Somir? Imagina só o bando de incompetentes que iam trabalhar nesses lugares. Imagina uma Evelyn cuidando de uma usina nuclear! Quer matar todo mundo, é?
SOMIR: Eu tenho um plano para isso! Vamos construir todas na Amazônia.
SALLY: Boa desculpa para asfaltar aquela merda.
SOMIR: E construir um estacionamento no lugar.
SALLY: Eu já estou começando a concordar com você, sinal que eu preciso dormir…
SOMIR: Ei!
SALLY: A bateria do celular está acabando também. Se eu não conseguir mais falar mais com você, não esquece de postar o meu texto na quinta.
SOMIR: Se eu não conseguir mais falar com você, foi um prazer ter te conhecido. Eu vou sempre me lembrar dos nossos belos momentos…
SALLY: Eu não quis dizer… *cai a ligação*


Sally, onde quer que você esteja agora, não vou deixar que sua memória se apague. Venha para a civilização, nós temos luz aqui!

Para dizer que o texto de hoje está uma bagunça, para contar suas histórias do apagão ou mesmo para dizer que também sente falta de ar e calafrios quando fica sem seus aparelhos eletrônicos: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (50)

  • Ahnn….

    oi? apagão?

    Ah! cara! aqui no TO não rolou nada.. hehehe. Nemvimos.

    (mas tudo bem, não é à toa que eu digo que aqui não é o Brasil)

    podemos voltar a discutir o apagão, agora que todos já se expressaram a respeito do movimento separatista gaúcho e a cultura e ahn.. 'etnia' local?
    grata

    P.S.: a-do-ro ir ao CTG daqui! mas não sou lá muy amiga de gaúchos em geral…

  • "Eu fui prenda do CTG em que frequentava e, minha gente, beleza é um dos quesitos menos importantes."

    huauhuahuhahuahuhauhuahuahuhauha

  • Parem de implicar com a Grazi, minha prenda.

    Um dia ela vai misturar o DNA sulista dela, com o meu DNA paulistano, que possuí DNA alemão e espanhol, além de holandês, índio e alagoano.

  • uahaeuhaeuhaeuh
    Na verdade aquela última frase foi só pra te irritar :)

    Me desculpe, oh, Grazi, superior ao Brasil e ao comentário de qualquer pessoa *ovacionando*

  • Ah! Faltou complementar que talvez a beleza do vestido acabe contando a favor. Assim como comprimento do vestido adequado e estar com o traje completo. Meia calça branca, bombachinha na altura do joelho e sapato de salto não muito alto (não lembro o tamanho).

    Também nunca me esqueço que quando concorri, alguém me ensinou a nunca estar vestida de prenda e com o cabelo solto, pois era coisa de "china". Sempre com o cabelo preso de alguma forma, e com uma flor.

  • Realmente, concordo que esta afirmação do Hugo sobre crescermos sob a ditadura de ser bonita e ganhar concursos de beleza, não está de acordo com a realidade.

    Eu fui prenda do CTG em que frequentava e, minha gente, beleza é um dos quesitos menos importantes.

    Fazemos prova escrita sobre a história do RS, prova oral de canto e declamação, além de ter que aprender a fazer um artesanato para mostrar aos jurados e dançar.

  • Não Hugo, não como charque. Acho horrível aquela carne salgada.
    Mas nos dias frios, não dispenso o chimarrão. E não entendo que me diz que mata a sede!!

    " E tipo, tu é a favor do separatismo, mas não faz nada em prol disso e ao mesmo tempo admira quem fez. Fracasso, oi?"
    Anônima querida, LEIA os comentários para depois se pronunciar a respeito disso.
    Não vou perder meu tempo tentando explicar uma coisa q já falei. E tb cago e ando para seus comentários.

    Sim, na zero hora tem este tipo de coisa que eu tb acho ridículo. É a coluna dos ilustres desconhecidos, filhos do dono da colombo, por exemplo.

    Ei!!! As gaúchas não são todas loiras.
    Em algumas cidades do interior isso pode ser verdade, mas na capital está muito longe disso.
    Inclusive, na capital a maioria das loiras não é loira de fato e são taxadas de patricinha às vezes.

  • "[…]elas crescem sob a cultura de que são gaúchas e devem ser bonitas, participar de concursos, e se possivel, ser loira, olhos claros, cabelos alisados e usar botas".

    Por isso que o concurso de Prenda do RS leva em conta o tamanho do fio dental, o bronzeado, a beleza e a qtde de azeite no corpo e o de Garota da Laje no RJ leva em conta a história do estado, a dança e as habilidades em artesanato tradicional.

    Nenhum preconceito com o "Garota da Laje", sem moralismozinho. Só citei porque achei muito nada a ver essa afirmação do Hugo.

  • Eu leio o Vale dos Sinos e Zero hora, e não é na capa, mas vc sabe que tem sim, coisa do tipo.

    Conheço o Sul a mais de 4 anos e moro aqui a quase 1 ano e meio.

    E…anonimo, aqui as mulheres são bonitas sim, mas não exageremos. Aqui tem mulher bonita sim, e como em qualquer lugar tem milhares feias tambem. A diferença é que aqui a miscigenação é menor (naõ sei se é totalmente vantagem), e elas crescem sob a cultura de que são gaúchas e devem ser bonitas, participar de concursos, e se possivel, ser loira, olhos claros, cabelos alisados e usar botas.

    CTG é uma coisa legal, e é bem macho aquele lance da chula.

    Ps.: Não assisti Casa das 7 mulheres, mas a 'tv não iria mentir pra nós'.

    Ps.2: To me sentindo meio desconfortavel aqui…da pra colocar um post ai em cima sobre xenofobia e separatismo, Somir/Sally?!

  • Não participo de CTGs, mas frequento sim, porque tenho conhecidos que participam e vou aos eventos e a algumas aulas quando dou carona. E nunca vi nada parecido com machiche nesses lugares, só se for nessa cidade de bosta que é Porto Alegre. Só que Porto Alegre, apesar de ser a capital, não retrata o que é o resto do RS nem de longe.

    Tu menosprezou os outros estados quando disse que se considera gaúcha e não brasileira. aeuhaeuheauhaeuh Eu acho essa frase muito engraçada.

    E tipo, tu é a favor do separatismo, mas não faz nada em prol disso e ao mesmo tempo admira quem fez. Fracasso, oi?

  • Ah sim…agora estou entendendo…

    Desculpe Grazy, as vezes sou meio lento mesmo…tsc

    Li tudo o que escreveu, desta vez com mais tempo e tal, mas diga…Quer dizer então, que vc NÂO COME CHARQUE?!

    (haha)

    Ps.: Choppinho amanhã aqui na Republica com Lima e Silva pra discutirmos isso com mais calma?!
    ;)

  • uma coisa eu digo
    pago um pau pras gauchas
    sao todas loiras e gostosas
    ate parece a europa
    a mais modelo daqui e a mais normalzinha de la
    um dia eu mudo pra porto alegre ou arredores
    de preferencia um lugar que tenha praia, pra ver as modeletes de biquininho

    chester

  • Hugo….

    Não é assistindo somente a minissérie "A casa das sete mulheres" que você irá entender a revolução Farroupilha.

    Jornal com a primeira capa com festa de debutantes? Que jornal você esta lendo?!?

    Conheça o RS e depois sim fale. Falar sobre algo que simplesmente ignora, ou parece ignorar, é bem coisa de paulista!

    Mas tchê, bjnhux pra você guri!

  • Não concordo quando vc diz q pessoas com raiva falam verdades. Para mim, falam o que vem a cabeça. E só depois que param para pensar no que falaram.

    Hugo, se vc conhecesse um pouquinho melhor a história do RS, saberia que o charque foi apenas uma gota D'água para que a revolução iniciasse.

    Saberia também que não foram "poucos produtores" que iniciaram a revolução, e que os ideais farroupilhas não surgiram apenas por causa de imposto sobre um tipo de carne. (que eu particularmente acho horrível)

    Pesquise um pouco mais sobre a revolução e seus antecedentes antes de vir falar besteiras e me perguntar se eu como charque.

    ;)

  • Grazi, minha querida… apenas fiquei triste com seu comentário:

    "Não me considero brasileira, apenas gaúcha."

    Me senti tão mais distante de você…

  • Grazy, fico feliz por não ter mesmo essa xenofobia. Engraçado como num 'momento de raiva' (onde as pessoas costumam dizer as maiores verdades)
    podemos dizer coisas que as pessoas podem interpretar mal, não é mesmo?!

    Mas só um adendo desenhado: eu não disse que a 'revolução' farroupilha não aconteceu, apenas que assim como a maioria dos movimentos ela não foi magistrada pelo povo e com interesses imediatos para o povo.

    Por falar nisso, qual foi a última vez que vc comeu charque gaúcho?

  • eu acho pouco e bom demais, enquanto as pessoas seguiam suas vidas, eu nao tenho noticias do Pilha.

    quero que vocês se fodam meeeesmo

  • Não tem nada de "povo que se levantou pra protestar contra o que estava errado."

    Ah!!!! Então quer dizer que não houve a Revolução Farroupilha?
    Então os poucos produtores de charque sentaram-se nas suas varandas e conversaram sobre o assunto, reclamando que os impostos estavam altos e permaneceram com a bunda sentada onde estavam?
    Ok!Obrigada pela informação, com licença, vu ali jogar fora alguns livros que tratam sobre o assunto, deve ter sido surto coletivo.

    E Puta que Pariu!!! Será q vou ter que dizer novamente que não sou uma separatista alienada? Repito, e se precisar, no próximo desenharei.
    Sou À FAVOR do separatismo, ou seja, acredito que poderia ter dado certo, se tivesse dado certo. Entedendeuoqueeuquerodizer?
    Isso não quer dizer que hoje eu faça protestos e saia gritando pela rua "Independência do RS". Será que é tão difícil de acompanhar isso, ou vão prosseguir me chamando de alienada? Alienada é a puta que pariu!

    E Hugo, caguei e andei para o resto do seu comentário.

  • São Paulo também quebrou a cara numa revolução, mas o nosso orgulho provém da lição valiosa aprendida:

    "Se não pode vencê-los, compre-os."

  • Não existe bairrismo (ou nativismo, tanto faz na pratica)aqui no Sul?!

    Não digo que isso é algo totalmente ruim; na diferença RS-SP, por exemplo acho uma qualidade esse sentimento de civilidade, um certo patriotismo e tomar chimarrão enquanto escrevo este comentário. Mas são paulo é bem mais amistoso pra encarar culturas diferentes, a se importar menos se vc tem 'cor de cuia' ou não tem sobrenome de uma familia alemã ou italiana conhecida. Nossos jornais (folha, estado) não são tão bons, mas tambem não estampa em suas paginas uma galeria com fotos de bailes de debutantes, gatos sendo salvos de arvores, e tratam tudo o que acontece no estado como se fosse a nivel nacional. não falam em estatisticas somente a nivel estadual, "pra que nenhum gaúcho passe frio" como se só existisse 3 estados no pais.
    Não toma polar, dizendo ser a melhor cerveja do mundo simplesmente porque ela é feita aqui. Não tenta se orgulhar de uma guerra que começou só por uns poucos produtores instisfeitos com o brasil comprando charque (carne seca) mais barato da argentina, que vcs nem comem aqui, e diga-se de passagem até hoje é um preço absurdo (24 reais o kilo da ultima vez que vi). Não tem nada de "povo que se levantou pra protestar contra o que estava errado."

    Eu podia falar mal de sao paulo tambem, não só do sul, como poderia falar bem dos dois. Só apontei alguams coisas por ter achado uma besteira enorme encontrar alguem tão alienada e com ideias separatistas ridiculas.

    E pra finalizar, vcs nem sabem zoar paulistas. Não aguento mais vcs perguntarem q se dentista é especialista em dente no que paulista é, e na obsessão q vcs tem pelo obelisco.

  • Ai Gizuiz, incrível como um comentário escrito em momento de raivinha possa causar tantos comentários nada a ver sobre o que eu falei.

    Não sou separatista maluca, apenas acho que se tivesse dado certo a revolução as coisas PODERIAM ser melhores. (tenho um amigo que, ele sim, é separatista maluco).

    Deja, não sou xenófoba, nem perto disso.

    Hugo, concordo com quase tudo que vc disse, agora Xuxa e Olívio Bigode de Piaçava Dutra poderiam morrer abraçados juntos, e não fariam falta alguma.

    Anônima, querida vc frequenta um CTG hoje em dia? Frequentava há uns 10 anos? Se sim para as duas perguntas vc sabe a diferença entre como eram e como estão os CTGs.
    Os mais tradicionais não se alteraram, esses sim continuam seguindo as tradições, mas há aqueles que tocam forró e dançam machiche e dizem que são tradicionalistas.

    Nunca fui em um CTG em outro estado, mas sinceramente duvido que realmente se mantenham fiel as tradições.

    Agora me responda por favor, quando eu disse ser uma "gaúcha modelo" e desprezei outros estados. Gosto daqui e não me mudaria pra São Paulo nem fodendo, mas isso não quer dizer que eu menospreze. Apenas não quero morar, prefiro aqui.

    ps.: Ainda falando de CTG, fico revoltada que o CTG que eu frequentava será demolido, junto com mais 2 ESCOLAS, para ser construído o novo estádio do Grêmio. Isso é um absurdo!!!

  • Anônima gaúcha, não xenófoba, gostei de você.

    Ahhhh, notícia triste, a mãe de uma conhecida minha foi assassinada aqui em Sampa durante um assalto, por conta do microacidente.

  • Olha esses bairristas queimando o Rio Grande do Sul PRA VARIAR. Por favor, não pensem que todos os gaúchos são assim, sequer são a maioria. Podem até ser a maioria em Porto Alegre, mas no estado não.
    Se orgulhar da Revolução Farroupilha soa como piada tanto quanto estadunidenses que se dizem orgulhosos da Guerra do Vietnã.
    Tem que ser muito alienado pra se achar um "gaúcho modelo" menosprezando os outros estados. Sendo que quem preserva as tradições DE VERDADE são as pessoas envolvidas com CTGs e, se tem CTG em tudo que é estado, bairristas eles não são, pelo contrário. Aprendam a diferença entre bairrismo e nativismo antes de falar merda. O RS com 10mi de dívida não mto tempo atrás e uns retardados ostentando que "o RS que sustenta o Brasil". AAAAAFF

    Desculpa por usar esse espaço pra minha revolta, mas sou gaúcha e não quero me queimar por causa desses xenófobos. Gosto muito do meu estado e de morar aqui, mas isso jamais vai me fazer superior a alguém e se eu gosto tanto de algumas coisas daqui, vou tentar compartilhar com quem vier visitar e não usar pra inferiorizar alguém.

    Esses argumentozinhos repetitivos e decorados conseguem ser tão ridículos quanto os daqueles filhos de empresário que estudam história e resolvem virar esquerdopatas.

  • Sou militar e acredito que isso seja obra do Chavez para nos desestabilizar. Agora verficou a nossa fragilidade e começará a invasão. Será que estamos preparados para a Guerra????

  • Não tenho ânimo nem para discutir os comentários seus Grazi, mas estou muito decepcionado com sua forma xenófoba de pensar. Sabia que algum defeito você deveria ter.

    /coraçãopartido.

  • Também gostaria de pedir aos Senhores Paulo Bernando, Ministro do Planejamento e Edison Lobão, Ministro de Minas e Energia, que cheguem a um acordo sobre os motivos do apagão e só abram suas boquinhas para falar depois disso.

    Pega mal um desmentindo o outro, ainda mais com esse papo de "mau tempo"

    Mal posso esperar por essas Olimpíadas no Rio de Janeiro. Será que vai ser à luz de velas?

  • Gostaria de dizer ao Senhor Ministro da Justiça, Tarso Genro, que chamou este apagão de "micro incidente", que MICRO INCIDENTE deve ser quando ele machuca o pênis!

    Obs: Aposto que a pessoa que falou da tempestade solar é o Dalla, do Deleta Eu, aquele do Mercúrio Retrógrado…

  • Ah é, E se aqui, no Sul, se tivesse tido apagão, seria o "maior e mais bonito apagão 'em região urbana' do mundo.

  • Esse negócio de 'separatistas' por exemplo…Achei que não houvesse que realmente levasse isso a sério hoje em dia. Mas…

    Concordo que deviamos nos separar, pra que recursos da União? desdenho isso.

    Pra que alguma praia que não seja um risco marrom de kilometros de extensão?

    Pra que um campeonato de futebol regional que tenha mais que dois times?

    Também não precisariamos nem nos preocupar com visto, e passaporte pra ir ver shows, paletras, cursos e muito menos a proxiam copa e olimpiada. Aqui temos o por do sol do guaiba, o maior numero de usuarios de maconha do país (são paulo é cocaina), a redenção e a feira do livro.

    Bem..podia ficar falando durante horas sobre porque a separação seria ótima, mas não vou.

    Grazi…Agora vivo aqui e percebo toda a campanha subliminar de auto afirmação que vcs passam: concursos semanais de garota gaucha, campanhas e noticias sempre sob ponto de vista de gauchos e feitas para gauchos, certos bairrismos, etc. Mas saiba que o rio grande seria bem pior como país, e o brasil…bem…nem tanto..mas não seria legal não termos tido Xuxa, Gisele Bundchen, Olivio Dutra, Daiana Dopping dos Santos, e o pior, claro, as piadas de gaúchos.

    Seria lamental! Pense nisso.

  • A energia precisa ser convertida porque a energia dissipada nos cabos é inversamente proporcional à tensão, por isso ela é enviada em alta tensão para haver menos desperdício. Não tem nada de paraguaio nisso!

  • Já eu acho digno valorizar quem quando acha que uma situação não está boa, se levanta e tenta fazer algo para mudar.

    A revolução pode não ter dado certo, mas temos uma história para contar. E um povo com orgulho de sua história.

    E é uma pena que não tenha dado certo, pois sou a favor do separatismo.

    Não me considero brasileira, apenas gaúcha.

  • Somir…eu sou paulista.

    Só acho engraçado certas particularidades paulista-galdérias.

    Tiro sarro com isso, mas não tem como deixar isso muito claro em 'txt'.

    Quanto ao apagão, eu só acho que 'nunca antes na história deste país tivemos tão poucos…' (droga…de novo não consigo representar o sarcasmo…tsc)

  • "Sorte que aqui é 'outro pais…outra cultura..outro povo'…e viva farroupilha!"

    Mazaah!
    Isso sim é civilização!

    E Viva Farroupilha! ;]

  • As pessoas precisam estar melhor informadas!
    Isso se trata de uma tempestade solar, começou em 2007 e seu pico máximo vai ser 2011, 2012. Até o pico máximo, muitos apagões vão acontecer, é só as pessoas procurarem as informações!!!!!
    Tempestade Solar a coisa vai ficar literalmente, preta!!!!!
    Abraço!!!

  • Desculpa gente, a culpa foi minha… a energia caiu no momento em que fui ligar meu forninho elétrico para esquentar um pão francês com provolone.

    E o pior do apagão, foi dormir sem o repelente elétrico para pernilongos.

  • Uma vergonha, nesse puto verão ficar de 10 às 2hs destilando no calor da madrugada. Em pleno jogo do Vascão. Só podiam ser urubus esses alienígenas.

  • Tambem estou em Porto e só fiquei sabendo disso, hoje.

    Sorte que aqui é 'outro pais…outra cultura..outro povo'…e viva farroupilha!

  • Paulo César Nascimento

    Grazi: o Somir até já se aventurou pela poesia, algo relacionado ao Van Damme… Realmente, esses dois se amam.

  • É, foi bem assim que aconteceu… Faltou luz e eu liguei para o Somir para ele me salvar! *&¨%$#@!

    Cadê a nossa Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma, que no dia 29 de outubro disse, no programa "Bom dia, Ministro" que o Brasil NÃO TERIA UM NOVO APAGÃO?

    Ainda acho que tem coisa aí… "fatores climáticos" MEU OVO! Tem coisa nesse apagão…

  • so espero que a situacao ja tenha se normalizado quando eu for viajar para o rio….

    ouviram alienigenas idiotas? vcs tem uma semana para devolveram a energia eletrica, senao…..

    ass chester

  • Apagão?? o.O
    Como assim?? Eu nem sabia disso.

    Deve ser pq aqui em Porto não acontece essas coisas. B)

    ps.:"Eu vou sempre me lembrar dos nossos belos momentos…"
    Óoooinnn ti lindu!!!
    Somir está a cada dia mais sentimental!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: