Desfavor Explica: Sonhos Lúcidos.

waaatVocê vai passar alguns anos da sua vida sonhando. Estima-se que uma pessoa tenha pelo menos duas horas de sonhos por noite de sono, o que no final das contas vai somar uma quantia considerável de “tempo de existência”.

E tem muita gente por aí que não está afim de ser mera expectadora desse filme mental diário. Hoje o Desfavor Explica fala sobre sonhos e a possibilidade de vivenciá-los de forma consciente. Não, você não está sonhando, eu estou escrevendo mesmo sobre um tema que me foi sugerido pelos leitores…

Mas antes de interagir com algo, é bom entender melhor esse algo.

EU TENHO UM SONHO

Existem indícios que os macacos pelados aqui não são os únicos seres capazes de sonhar. Desde aquele seu cachorro que corre dormindo até ratos em laboratórios do MIT, já foram recolhidos várias evidências que os sonhos não são apenas fruto da poderosa mente abstrata humana, mas sim um processo neurológico comum a espécies mais evoluídas.

Os primeiros registros humanos sobre sonhos já encontrados datam de quase cinco mil anos atrás. E não há muitas dúvidas que eles já eram motivo de fascínio e estudo muito antes disso.

Se esse processo é um subproduto da forma como o cérebro funciona ou se é um mecanismo essencial para consolidar as informações que captamos no dia-a-dia, ainda não há um consenso científico. O que existem são teorias mais bem aceitas, e é sobre elas que eu vou me basear neste texto.

Para começo de conversa, todo mundo sonha e sonha algumas horas por dia (considerando que você dorme minimamente direito), o que é muito comum é simplesmente esquecer desses sonhos. A porcentagem de sonhos solenemente ignorados após seu acontecimento gira ao redor de 95%.

Essa taxa de esquecimento tão elevada corrobora com a idéia de que os sonhos são uma forma de filtrar e transferir as memórias de curto prazo para a de longo prazo. Os sonhos são parte do processo que forma a memória. Você não lembra do sonho porque ele… virou outra coisa.

LEMBRA?

Já percebeu como memórias mais antigas são mais “narrativas” do que as recentes? Para não gastar espaço desnecessário, o cérebro não fica guardando milhões de detalhes inúteis nas cenas que você vai sempre se lembrar. É uma história que pode ser remontada a partir de “gatilhos” de informação. Pedacinhos de imagens, sensações e idéias que podem ser expandidos de acordo com a necessidade.

Você não precisa se lembrar de coisas como disposição das nuvens no céu para se lembrar da primeira vez que viu o mundo pela janela de um avião, por exemplo. Isso é preenchido “na hora” que se puxa essa memória com alguma cena genérica do que você entende como céu.

A memória recente é mais fotográfica, crua, detalhista. A de longo prazo é bem mais… subjetiva. E presume-se que isso seja resultado da forma como essa transferência é feita: Pelos sonhos. Sonhamos com coisas recentes para consolidá-las e sonhamos com coisas antigas provavelmente para atualizar e contextualizar melhor o que já estava gravado.

Só que dizer apenas que sonhos servem para consolidar memórias não explica bem as maluquices possíveis neles. Em primeiro lugar devemos entender que a mente humana é muito afeita a analogias e metáforas. Não precisamos de muito mais que um desenho de seta para presumir movimento. Basta o cheiro do gás metano para presumirmos sujeira… São incontáveis “gatilhos sensoriais” que nos fazem ter idéias complexas.

Sonhar com um animal falante ou um corredor infinito não significa exatamente que passamos por essas cenas na vida real. O cérebro pode simular várias sensações reais com cenas pra lá de lúdicas.

Freud e Jung formularam várias teorias sobre os sonhos serem manifestações do inconsciente, refletindo desejos e aspirações das pessoas num ambiente mais livre. E isso não precisa bater de frente com a teoria da memória: Vai dizer que não é comum ter o julgamento sobre um fato bagunçado por emoções? Ninguém precisa estar sonhando para pintar um quadro “peculiar” sobre as situações que viveu de acordo com a própria vontade.

Recebemos estímulos sensoriais do ambiente ao nosso redor, mas não há nenhuma garantia de imparcialidade e fidelidade na hora de processá-los. Não existe impedimento para o cérebro transformar uma memória numa cena fantástica motivada pelos seus desejos num sonho.

Um outro argumento que pode surgir é a capacidade de encenar acontecimentos futuros num sonho. Não podemos ter memórias do futuro, certo? Errado. Lembramos de planos para o futuro que fizemos no passado. Como a imaginação não fica presa ao presente, até mesmo coisas que imaginamos que aconteceriam podem ser guardadas e processadas pelos sonhos durante o sono.

É comum “encenar” eventos futuros esperados na mente. Quem nunca imaginou uma conversa importante que aconteceria horas ou dias depois? Faz parte da mente humana essa preparação prévia. E óbvio que isso vazaria para o reino dos sonhos. Utilizamos o passado para prever o futuro.

E favor não confundir prever no sentido Mãe Dinah da coisa. Quem diz ter visões do futuro nos sonhos está mentindo ou interpretando o sonho de forma tendenciosa. Tem que acertar com muita precisão e frequência para desacreditar a possibilidade de coincidência, falso positivo ou distorção de acordo com a vontade. SPOILER: Ninguém conseguiu até hoje.

E só para completar: Tem muita gente que resolve “problemas” sonhando. Eu sou uma delas. Processo criativo não tem a ver com a memória, certo? A pessoa está criando uma nova coisa. Então me diga se você acha que um médico vai resolver um complexo teorema matemático durante o sono… As pessoas não aprendem coisas completamente alheias ao que já sabem durante os sonhos. Pode apostar que vai ser alguém com meios de resolver o problema que vai fazê-lo. Quanto mais alguém pensa numa coisa, maior a chance de suas memórias refletirem isso.

E o cérebro continua funcionando durante os sonhos. Se algo “grande” acontece dentro de um deles, não é como se estivéssemos totalmente alheios. Assim como um pesadelo casca grossa, a resposta para um problema durante um sonho vai gerar alguma reação mais consciente. Eu já acordei algumas vezes para anotar ideias e rabiscar imagens, e aviso: Você VAI esquecer os detalhes se dormir de novo. Deixe de preguiça nessa hora. Não tem nada pior que lembrar que resolveu um problema depois que acorda, mas sem saber como porque tudo virou “fumaça”.

E como esse processo de transformar memórias em histórias frequentemente nos coloca em situações bem mais inusitadas do que qualquer acontecimento da “vida acordada”, não é de se estranhar que muita gente queira assumir o controle sobre esse roteiro.

E é assim que entramos no assunto dos sonhos lúcidos.

REALIDADE VIRTUAL

A ideia de ser protagonista consciente dos sonhos não é nova, mas só começou a ser estudada de forma mais científica no século passado. (Pois é, macacada, se começa com 19, é século passado… estamos todos velhos…) E como vocês bem sabem, eu não ligo muito para conhecimento humano pré método científico.

Atualmente a maior autoridade no assunto é o americano Stephen LeBerge, psicofisiologista (wat? estuda relações entre fenômenos psicológicos e fisiológicos) que publicou o livro Sonhos Lúcidos, a primeira obra científica exclusiva sobre o assunto. Fiquei feliz em perceber que não se trata de pseudociência ou misticismo. Sim, o cara ganha a vida com isso, mas respeita o método científico e não presume muita coisa além do que estuda.

O primeiro resultado forte de testes realizados foi a comunicação entre uma pessoa dormindo (REM e tudo) e a equipe de LeBerge através de sinais pré-definidos com movimentos dos olhos. Movia os olhos para um lado se estivesse sonhando e consciente disso, movia para outro se estivesse andando… Isso é importante porque demonstra evidências dos sonhos lúcidos além do campo testemunhal. Já mais seguro que não se tratava de uma bobagem qualquer, resolvi que eu mesmo seria cobaia para esta coluna.

E por sorte não é como hipnose, não depende obrigatoriamente de ignorância sobre o assunto ou vontade de funcionar para funcionar. As mentes céticas agradecem.

PREPARAÇÃO

Para começo de conversa, você precisa aumentar sua capacidade de lembrar dos sonhos. Tem quem lembre mais, tem quem lembre menos. Eu fico na segunda categoria. É bem mais fácil para quem não dorme feito uma pedra e pode contar nos dedos as vezes que acordou durante a noite. Lembrar de um sonho é muito mais provável para quem tem sono picado. Pela manhã a grande maioria dos sonhos já foi “deletada” da mente.

E mesmo os sonhos que ficam mais ou menos claros na sua mente quando você acorda tendem a se esfacelar com o passar do tempo. A forma mais segura de lembrar é anotar num papel o que estava acontecendo no seu sonho.

Um método hardcore de conseguir isso é colocar um despertador para te pentelhar mais ou menos na hora em que seus sonhos estiverem acontecendo. Isso é péssimo para sua qualidade de vida, mas é quase garantia que algum sonho você pega e consegue lembrar em detalhes. Não é pra fazer sempre, eu fiz umas duas vezes na fase de preparação. Funcionou bem.

E por que é importante lembrar? Prepara sua mente para reconhecer padrões de cenas de sonho. Ao guardar isso como memória “real”, você começa a ter do que lembrar durante um deles. Começa o processo de trazer a consciência “acordada” para a realidade onírica.

Depois disso, por mais babaca que pareça, você tem que planejar ações que entreguem que você está sonhando. Ao contrário do que muita gente pensa, você não vira um deus no seu sonho. O seu cérebro está seguindo a dança e te colocando várias limitações inconscientes durante o sonho. Quem nunca teve a sensação de impotência durante um pesadelo?

O segredo é definir algo para fazer. Uma tática comum é olhar para algum relógio, lembrar do que está marcado, olhar para outro lugar e voltar para o relógio. Nos sonhos existem uma enorme tendência de relógios não manterem um padrão lógico de funcionamento. Você vê marcado 12:51 na primeira vez e BATATA na segunda. Sem o estado de lucidez você passa batido por uma maluquice dessas, mas a partir do momento que você percebe o que aconteceu, grandes chances de assumir o controle da situação.

Existem outros bugs comuns de sonhos, normalmente relacionados com auto-imagem (espelhos mostram coisas diferentes, roupas mudam, etc.), caminhos (corredores mudando de direção, portas que não fazem sentido…) e evidente, coisas fantásticas. Se você tentar voar e conseguir (é mais fácil do que parece), pode ter certeza que está sonhando.

Além disso, antes de dormir é bom manter em mente que você quer tomar conta do seu sonho. Se você apagar pensando nisso, grandes chances de conseguir. Vai ficar algo na memória recente que vai ter que ser transformado durante o sono.

Eu consegui meu primeiro sonho lúcido seguindo esse plano:

HELLO?

Estava dirigindo, não parecia o meu carro. Era uma daquelas estradas de filme de terror, estreita, escura, atravessando uma floresta densa. Estava de noite. O caminho ficava cada vez mais escuro, as luzes do carro cada vez mais fracas…

Lembro claramente da sensação de desespero, mas não consigo explicar porque não parei a porra do carro! Não sabia mais para onde estava indo. SEM NENHUMA LÓGICA, apareci dentro de uma cabana de madeira (também esquemão filme de terror, só faltava o Jason…), ainda de noite. O local estava mal iluminado, mas eu podia ver algumas ferramentas sobre prateleiras e uma mesa no centro.

No meio daquela situação, eu comecei a procurar um relógio. Parecia sem motivação naquele momento, mas enquanto eu fuçava pelos quatro cantos do lugar, veio o momento que eu estava esperando.

Saquei por que estava procurando um relógio. Queria a confirmação se era um sonho. Veio tudo na cabeça. Não precisei ACHAR o relógio, mas o simples fato de entender porque eu estava fazendo aquilo resolveu a questão. É impressionante a sensação de tomar o controle de suas ações num sonho. O universo ao seu redor ainda é extremamente aleatório, mas o simples fato de escolher como vai reagir enriquece demais a experiência. Os detalhes são mais vívidos e o roteiro não sofre tantas viradas.

A sequência desse sonho se passou comigo sendo um policial corrupto lidando com Lionel Fuckin’ Richie (com o visual do clipe Hello, serião), chefe de uma máfia de fuckin’ ninjas e sempre assessorado por uma gostosona com aquele visual de “bibliotecária sexy”. Infelizmente não tracei a assessora, mas presenciei a cena mais foda de corte vertical de katana numa pessoa até hoje. Lionel era casca grossa na arte ninja e não gostava que mexessem com ela… Mas já estou na quinta página e a descrição do sonho mais foda da história não é muito científica.

Não precisei anotar nada depois de acordar, ficou muito bem definido na memória. Deve ter ocupado o espaço de alguma coisa importante, mas não é como se eu lembrasse de coisas úteis 99% do tempo.

CONCLUSÃO

É um assunto interessante que passeia pelo lúdico sem forçar a realidade e fugir da ciência. Achei divertido ter sonhos conscientes, mas não é para mudar a vida de ninguém por si só. Existem outros estudos sobre tratamento de traumas através dos sonhos lúcidos, mas é a mesma coisa que hipnose: Tem que ter um plano além do método.

Vale a pena como curiosidade, mas eu fico com o pé atrás por um motivo: Não existem estudos tratando da relação entre esses sonhos e a manutenção da memória. De uma certa forma, é “invadir” um processo neurológico importante. Não estou garantindo que atrapalhe, mas não achei material que garanta que não também. Moderação, canja de galinha e respeitar a assistente gostosona do Lionel Richie ninja não fazem mal a ninguém…

Para dizer que seu sonho é não ter que ler tanta baboseira, para dizer que ficou muito decepcionado por eu não ter falado mal, ou mesmo para tentar me analisar a partir do meu sonho (SPOILER: louco): somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (36)

  • Pelo pouco que sei de paralisia do sono é que é um sistema de defesa do corpo.

    Sou um leigo, aviso já, mas pelo que pesquisei, funciona assim:

    Quando você está no REM, a fase do sono onde você sonha, seu corpo trava para que os comandos cerebrais que você use no sonho, não sejam reproduzidos no seu corpo físico. Por exemplo, se você está fugindo do Lionel Richie do sonho do Somir, a paralisia do sono impede que você corra enquanto dorme.

    As vezes a gente acorda, mas o cérebro ainda não está preparado para cortar a paralisia do sono. Pode ser porque o motoboy que avisaria que a gente acordou pegou trânsito, mas o cérebro ainda não estava preparado. Então você acorda, consciente, e com a paralisia ainda ativa. Os sons e visões que você tem nesse estágio é o cérebro ainda produzindo o estímulo do sonho.

    Nada de sobrenatural.

    • Gente, eu NÃO ACREDITO que “esbarrei” com outras pessoas que vivenciaram/vivenciam a PARALISIA DO SONO. Juro, estou emocionada!

      Volta e meia eu passo por isso e sempre fico ATERRORIZADA!!! Todas as vezes que tentei conversar sobre o assunto com meus amigos/familiares, eles me olharam como se eu fosse louca ou inventiva demais. Ninguém acreditava em mim e eu me sentia só na multidão… Cheguei mesmo a achar que era algo “sobrenatural” ou, pior, que era um indício/sintoma de CATALEPSIA – provavelmente porque meu maior medo é ter de fato essa doença e acabar sendo enterrada viva. (((SPOILER: Uma vizinha foi enterrada viva e isso foi descoberto na exumação do corpo 10 anos depois. *Roendo as unhas…)))

      De qualquer forma, a primeira vez que vivi isso foi na adolescência. Eu estava dormindo quando SENTI e VI (ou melhor, imaginei ter sentido e visto) uma lacraia na minha perna. Tentei me mexer para tirá-la e… NÃO CONSEGUI. Daí comecei a gritar e… NÃO CONSEGUI. O mais bizarro é que eu PUDER VER MEUS PAIS NA SALA enquanto passava por tudo aquilo. Até que me acalmei e ACORDEI CHORANDO! Terrível…

      Depois disso passei várias vezes por esse tormento. Uma das últimas vezes eu estava num ônibus (de viagens intermunicipais) e sabia exatamente a posição em que estava, com dor no pescoço e tentando me ajeitar e… NÃO CONSEGUI.

      ODEIO passar por isso!

  • agora… uma coisa intriga…

    será que esse tipo de sonho, ou até mesmo os sonhos normais não podem ser tipo… uma viagem pra uma vida paralela (espiritual)? pq tipo… os pensamentos, os desejos, a aventura, a dor, o prazer, as sensações… SÃO REAIS.. isso não dá pra negar… ou…
    o que prova que os sonhos são a realidade e isso aqui é um sonho… e que quando "acordarmos" disso aqui não vamos pra realidade "real"? (hahahaha) eu to zuando mas pode ser… já pararam pra pensar?

    Harison.

  • Somir, será que sonhos lúcidos não oferecem um perigo REAL, tipo, ENLOUQUECER? (não estou brincando) eu não tenho sonhos lúcidos todos os dias, geralmente quando eu não quero é bem difícil de ocorrer, mas, será que pra uma pessoa que fica frequentemente provocando eles não corre esse risco, ou algum outro risco mental/cerebral?

    "…existem outros bugs comuns de sonhos, normalmente relacionados com auto-imagem…"

    kkkkkkkkkkkkkkkkk BUGS! os sonhos são todos bugados mesmo! hahahaha, eu pude reparar que isso é verdadeiro. Os relógios realmente mudam, e uma coisa com as mãos: elas geralmente não ficam com o número correto de dedos! (mhuhahahaha) no meu primeiro sonho lúcido eu testei olhando pra minha mão, tinha 6 DEDOS, olhei de novo, 4 DEDOS!! (não lembro se foi exatamente nessa ordem ou ao contrário) , CARA, a sensação de mexer sua mão com 4 ou 6 DEDOS É LOUCURA! kkkkkkkk quando eu vi isso logo pensei: – What the fuck!!! kkkkkkkkkkkkkk

    dizem também que se tentar tocar em um botão de uma lâmpada ela nunca vai ficar normal, acesa ou apagada, ela pode por exemplo continuar acesa ou ficar piscando… (essa eu não testei) :P

    (bug, acho essa palavra engraçada.. hauhauaha)

    "Relaxa, você não é o Professor X."

    Se refere ao professor Xavier dos X-men? se não, a qual personagem? (só curiosidade…)

    xD

    Harison.

  • teve um sonho que sonhei que tava estudando, (tive vários estudando :P) e que encontrei um antigo amigão meu que já morreu… ai do nada eu pensei: ué, esse cara JÁ MORREU! :P
    ai nesse momento eu pensei: – TO SONHANDO… e a partir dai eu fui flutuando pelas salas e soltando raios dentro delas assustando os muleks e eles ficavam gritando: aaaaaaa!!

    hahahahahahah xD

    Harison

  • Eu sofri muito com paralisia no sono durante toda a minha adolescencia. Quando fui morar sozinha, intensificou e passei a ter o combo paralisia do sono + alucinações.

    Vááárias vezes ia dormir, ficava sem conseguir me mexer e começava a ouvir sons, pessoas, barulhos. Uma vez me levantei e vi o meu próprio corpo, meu quarto, a televisão. Foi muito aterrorizante!

    Bem, adotei a postura que isso é alucinação ou algo que não entendo muito bem e não "fucei" mais, pq quanto mais lia, pesquisava, pior ficava. Uma vez abri os olhos e o quarto estava repleto de gente, muitas pessoas olhando pra mim.

    Até hoje tenho, mais ou menos duas vezes por semana, só que aprendi a controlar bem. O mais importante é saber que com a sua respiração você consegue controlar, afinal, é a única coisa que se consigue ter controle nessa situação.

    No mais, adoraria uma postagem explicando mais sobre assunto, que me é tão agoniante: cheguei a mudar de psicologo por causa dele, pq ela dizia que era algo espiritual :/

    Catherine

  • "sou fã de sonhos lúcidos, tanto que mesmo morrendo de medo eu treinei até conseguir ter um, e tive alguns, depois parei de mexer com isso, pq acho muito assustador estar dentro da própria mente dessa forma…"

    Relaxa, você não é o Professor X. O universo está seguro com alguns sonhos conscientes…

  • "Outras vezes acho que não significa porra nenhuma. Ou o Somir tem algum tema mal-resolvido com o Lionel…"

    O sonho pode significar uma coisa extremamente banal também. Tenso esperar que cada sonho seja uma porta para os desejos e traumas mais secretos de uma pessoa. Ninguém é tão "profundo" assim.

    Eu tenho algo bem resolvido: Um compromisso com a dosagem dos clichês. Se fosse o Bruce Lee como chefe da gangue ninja, o sonho seria muito banal.

  • "O que fizeram com o Somir?!
    Nunca imaginei ele atendendo pedidos dos leitores, tão pouco sendo tão gentil e respondendo aos comentários!
    Quero o antigo Somir de volta!"

    TUDOBIPOLAR!

  • "E eu durmo muito no trabalho mesmo. Na mesa ou até no banheiro."

    Isso se chama ócio criativo.
    E a baba que escorre na mesa é baba criativa.

    Mas já aviso: Não adianta tentar encoxada criativa para cima da secretária… Elas não costumam ter a mente tão aberta.

  • "Somir, come eu!"

    tudobipolar

    "Seria ótimo haver uma parte II do assunto. Já passei por paralisia do sono, mas foi um pouco decepcionante – eu queria responder algo mas não podia, daí resolvi adormecer (mentalmente) e acordei um tempinho depois."

    A primeira vez que eu tive uma eu entrei em pânico. Nem… erm… sonhava que isso existia. Deviam ensinar sobre isso na escola! Eu era nerd, eu teria prestado atenção! Saco…

    Parece que vai rolar mais uma postagem então. Assim que eu ou Sally tivermos mais material…

    "Gostaria de encontrar relatos sobre alucinações que acompanham a paralisia também. Um amigo diz ter visto o PATO FUCKIN' DONALD no quarto dele com uma realidade assustadora."

    Certeza que não era o Pateta?
    http://img2.moonbuggy.org/imgstore/its-goofy-time.jpg

    "PS: Já cogitaram escrever alguma postagem sobre Aleister Crowley?"

    Eu tive que pesquisar o nome dele para ligar o nome à pessoa. Isso já meio que entrega o quanto ele anda em alta por aqui.

  • "Somir só por curiosidades, que tipos de problemas você conseguiu solucionar?"

    Os meus problemas são mais visuais. Até por causa do meu trabalho de publiciotário.

    Já acordei com um logotipo prontinho na cabeça, foi só desenhar. Já imaginei composição de cenas para filmar, já consegui "entender" como montar um site…

  • PORRA! vcs fazem uma postagem sobre O segredo (mesmo que só sobre um site, humpft, sobre EQM e agora sobre sonhos lúcidos? PORRA! vcs tão colocando assuntos interessantes pra caralho ultimamente! :D sou fã de sonhos lúcidos, tanto que mesmo morrendo de medo eu treinei até conseguir ter um, e tive alguns, depois parei de mexer com isso, pq acho muito assustador estar dentro da própria mente dessa forma…
    mas só quem já passou por um sonho desse sabe como é a sensação mais foda pra caralho de vencer seu subconsciente, e também explorar um universo no qual vocÊ é… DEUS…

    é mto bom, mto foda, e muito assustador, eu também acho…

    ótima matéria!

    ass: Harison

    ;D

  • Às vezes pode ser bem divertido sonhar assim…

    Eu sempre tive muitos pesadelos. Quando criança sofria pra cacete. Especialmente porque não conseguia separar sonho de realidade, pensava que era real.

    Um pouco mais velho comecei a usar uma técnica. Fazia algo absurdo no sonho. Se por exemplo estivesse sonhando com meu chefe ( pesadelo mor, até no sonho aparece uma praga dessas…) eu dava uma porrada nele, o que na vida real geraria um mega problema. No sonho, meu cérebro dava um jeito de "encaixar" aquilo na história, e a partir daí eu ia "levando" o sonho, até dirigindo um pouco.

    Acredito bastante que os sonhos servem para organizar fatos que estão te preocupando. Fiz terapia durante um tempo e a psicóloga ajudava a decifrar sonhos. Muitas vezes tinha tudo a ver com o que eu estava passando, a pegadinha é que é extremamente simbólico, então precisava de alguém que te conheça bem ou você se auto conhecer para entender o significado.

    Outras vezes acho que não significa porra nenhuma. Ou o Somir tem algum tema mal-resolvido com o Lionel…

    Só o Desfavor mesmo pra oscilar de Fazenda para Inception…boa!

  • O que fizeram com o Somir?!
    Nunca imaginei ele atendendo pedidos dos leitores, tão pouco sendo tão gentil e respondendo aos comentários!
    Quero o antigo Somir de volta!

  • "E ainda tem a coragem de reclamar com você quando você dorme no trabalho?"

    E eu durmo muito no trabalho mesmo. Na mesa ou até no banheiro.

  • Somir, come eu!

    Seria ótimo haver uma parte II do assunto. Já passei por paralisia do sono, mas foi um pouco decepcionante – eu queria responder algo mas não podia, daí resolvi adormecer (mentalmente) e acordei um tempinho depois.
    Gostaria de encontrar relatos sobre alucinações que acompanham a paralisia também. Um amigo diz ter visto o PATO FUCKIN' DONALD no quarto dele com uma realidade assustadora.

    PS: Já cogitaram escrever alguma postagem sobre Aleister Crowley?

  • Somir, come eu!

    Seria ótimo haver uma parte II do assunto. Já passei por paralisia do sono, mas foi um pouco decepcionante – eu queria responder algo mas não podia, daí resolvi adormecer (mentalmente) e acordei um tempinho depois.
    Gostaria de encontrar relatos sobre alucinações que acompanham a paralisia também. Um amigo diz ter visto o PATO FUCKIN' DONALD no quarto dele com uma realidade assustadora.

    PS: Já cogitaram escrever alguma postagem sobre Aleister Crowley?

  • "Não foi consciente porra nenhuma! Vc apenas enfiou na cachola que tinha que procurar um relógio e sonhou que tava procurando um relógio."

    Explica direito: Você está refutando a possibilidade dos sonhos lúcidos ou duvidando da veracidade do meu relato?

    Se a questão são os sonhos: Existem boas evidências que corroboram com a teoria de sonhos lúcidos. Além, é claro, dos frequentes relatos dos que já experimentaram. Vide comentários desta postagem mesmo.

    Se a questão é por em dúvida meu relato: Caguei.

    "Dãnh! Vc tava era sonhando."

    Erm… Desfavor Explica: Sonhos lúcidos. Jogando futebol que eu não estaria.

  • "Bateu em algum estudo que dizia isso, Somir?"

    Não. Mas se é para ser técnico assim, não enxergamos movimento até mesmo acordados. Os olhos capturam 24 imagens estáticas por segundo, o movimento é uma ilusão que o cérebro gera. Até por isso que animação funciona…

    "P.S. Que te deu pra começar a responder comentários?"

    Tempo. Eventualmente ele some e eu paro de responder.

  • Não foi consciente porra nenhuma! Vc apenas enfiou na cachola que tinha que procurar um relógio e sonhou que tava procurando um relógio. Dãnh! Vc tava era sonhando.

  • Durante a tarde lembrei de algo que um professor disse tempos atrás, o sonho na verdade não é um filminho como se imagina, mas apenas imagens diversas que quando você acorda seu cérebro arruma de forma a parecer algo contínuo. Bateu em algum estudo que dizia isso, Somir?

    P.S. Que te deu pra começar a responder comentários?

  • "Eu vivo resolvendo problemas enquanto durmo, acordo e o código está na minha mente, é só programar que vai funcionar."

    E ainda tem a coragem de reclamar com você quando você dorme no trabalho?

  • "E Lionel Richie é para os fracos, quero ver Steven Seagal sendo Teig O'Kane"

    É porque você não viu o Lionel Richie com uniforme ninja fatiando ao meio um capanga indisciplinado. Ou ele saindo pela janela do carro durante uma perseguição para usar estrelas ninja contra a polícia…

  • "Durante um tempo tenho muitos, durante meses não tenho nenhum. Acho que eu sou muito indisciplinado, mas ainda não apresentei nenhum problema de memória."

    Que você se lembre…

    Mas a história de mexer com a memória ainda é uma baita de uma hipótese minha.

    Até porque não está provada nem a correlação entre sonho e consolidar memórias. Não entrou no texto, mas existem correntes que defendem até que os sonhos não passam de "estática de neurônios".

  • "Sonho Louco ? Achei ate normalzinho.."

    Você está com ENVEJA do meu sonho e…

    "Já sonhei com o fucki'n Fofão vestido de policial e voando atras de mim com uma faca…"

    Ok, você ganhou. Por enquanto…

  • "Dava pra fazer uma segunda parte deste post sobre paralisia do sono e sonhos lucidos em que vc começa sainda da sua cama. Tirar o mesticismo disso. 'Viagem astral o cacete.'"

    Bom mencionar o aspecto místico. A "ciência do sonho" ficou engessada por MUITO tempo por causa desses panacas que acham que tudo é magia inexplicável.

    Enquanto pesquisava o assunto, vi muitas referências cruzadas com experiências de quase morte. Aparentemente "sair do corpo" não é algo tão difícil assim para o cérebro.

    Assim que eu reunir mais informações "sólidas" sobre experiências extra-corpo, faço uma nova postagem. O assunto é bacana do ponto de vista científico.

    Mas precisa ter mais novidades. Sally já fez um Explica sobre EQM e eu emendei uma postagem sobre "sobrenatural" logo depois.

  • Eu vivo resolvendo problemas enquanto durmo, acordo e o código está na minha mente, é só programar que vai funcionar.

    Já tive sonhos estilo Inception, em 4 níveis, não esqueço porque acordei muito impressionado. Pra que não assistiu… Significa que eu sonhei que estava sonhando, acordei, ainda sonhava, acordei de novo, sonhando again, e de novo.

    Ás vezes dentro dos sonhos percebo que ele é um, fico aliviado, principalmente quando é algo ruim, normalmente descubro ser um sonho porque as pessoas se transformam, viram outras ou coisas esquisitas acontecem, mesmo que muitas vezes nos sonhos essas coisas esquisitas façam sentido.

    Eu queria um sonho lúcido estilo Vanilla Sky.

  • :'D

    Desde que fiz o pedido não consegui ter uma porra dum sonho lúcido, no fim acabei deixando de lado mesmo. Mas agora esse texto me deu um up e provavelmente tentarei de novo.

    E Lionel Richie é para os fracos, quero ver Steven Seagal sendo Teig O'Kane

  • Gostei do texto Somir. Eu já tenho Sonhos Lúcidos há alguns anos, mas com uma frequência muito irregular. Durante um tempo tenho muitos, durante meses não tenho nenhum. Acho que eu sou muito indisciplinado, mas ainda não apresentei nenhum problema de memória.

    O problema é que os estudos nessa área são muito recentes e não dá pra ter muita certeza de nada. O pior é a galera mística que confunde com viagem astral ou sei lá o nome.

    Eu comecei a ter Sonhos Lúcidos quando era um pivete, então no começo a maioria dos meus sonhos envolvia eu me tornando Super Saiyajin, lutando contra um alien gigante e pegando a gostosa no final. Depois de um tempo eu comecei a fazer testes com ele, envolvendo a matéria da escola e consegui perceber que eu estava aprendendo mais com o "reforço" dos sonhos antes das provas, mas eu não sou cientista e não dá pra provar nada. Espero que os estudos realizados com os sonhos lúcidos mostrem diversas possibilidades de aplicações deles no dia-a-dia.

  • Sonho Louco ? Achei ate normalzinho.. Já sonhei com o fucki'n Fofão vestido de policial e voando atras de mim com uma faca, do nada apareço no central parque fazendo piquenique com minha sogra .

    Crazy.

  • Eu tinha sonhos lúcidos direto, agora parei, porque a sensação de manhã é que vc não descansou.

    Estes sonhos vinham acompanhados de paralisia muscular. Eu estou dormindo, de repente me vejo sem conseguir movimentar mais q os olhos, na minha cama. Me esforço e não consigo nem gritar. Depois vem sons bem estranhos e um pouco assustadores. Deste ponto podem ocorrer duas coisas: ou vc acorda assustado, ou vc vai conseguir controlar seu sonho, se levantar, etc.

    No inicio eu conseguia ficar neste estados poucos segundos, depóis acordava. Depois esse tempo foi aumentando e hoje consigo ficar uns 20 minutos, meia hora, nao sei bem.

    Fui fazendo várias experiencias comigo mesmo. Notei que era mais facil conseguir o sonho lúcido se minha mente estivesse muito ativa mas meu corpo muito cansado. E notei que no inicio tinha de tentar fugir da ideia de me levantar forçando meus musculos. Tinha de imaginar me levantando pra acionar o gatilho do sonho.

    Eu tentava no sonho lembrar detalhes dos ambientes e notei que não havia nada de sobrenatural, eu conseguia lembrar ate onde minha mente lembrava.

    Dava pra fazer uma segunda parte deste post sobre paralisia do sono e sonhos lucidos em que vc começa sainda da sua cama. Tirar o mesticismo disso. "Viagem astral o cacete."

    Certa vez levantei, caminhei pelo meu quarto e ouvi o telefone tocar. Peguei da cintura e tentei atender, mas o teclado não funcionava. depois lembrei que o cel estava na cama e que estava dormindo. Acordei e ai sim atendi o celular, que estava mesmo tocando, coincidindo ate o numero de vezes que ele chamou (perguntei pra pessoa que me ligou).

    Outra vez ouvi os sons estranhos e vi uma menina horripilante estilo samara do lado da minha cama, depois imaginei um campo aberto e estavamos os dois correndo alegres pelo campo.

    E várias outras experiencias.

    Sonho lúcido eu tenho em 80% dos que me lembro. E ainda tenho sonhos ocm continuação. Deve ser treino ou vestigios do que meus pais fizeram nos anos 60, 70.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: