Flertando com o desastre: Somos todos macacos.

Se você está ciente do episódio “Somos Todos Macacos” pule para o parágrafo seguinte. Se não, aqui vai um resumo: um jogador de futebol brasileiro chamado Daniel Alves, que joga no time espanhol Barcelona, jogava uma partida do Campeonato Espanhol. Quando foi bater um escanteio, torcedores do time rival atiraram uma banana em campo, em uma alusão racista. Daniel Alves calmamente pegou a banana, descascou, comeu e continuou jogando como se nada, sem se abalar. Simplesmente brilhante: não deu a menor importância a um gesto babaca. Porém todo o desprezo genial de Daniel Alves foi estragado por celebridades que usaram redes sociais para tirar fotos segurando bananas com os dizeres “Somos Todos Macacos”. Começou com Neymar e logo se espalhou.

Ao entupir redes sociais com fotos segurando bananas e legenda “Somos Todos Macacos”, as celebridades foram imediatamente copiadas por milhões de pessoas, que fizeram o mesmo. Com isso, um velho erro se repetiu: dar importância a algo que merece ser desprezado. Alimentaram algo que não merece holofote. Estragaram a atitude louvável de Daniel Alves, um desprezo chique, irônico, sutil porém cheio de conteúdo. Sinceramente, eu duvido muito que tenha sido com boa vontade, foi, como sempre, por motivos egoísticos.

Me pareceu um mix de vontade de aparecer (tá todo mundo lindo, maquiado, no seu melhor ângulo segurando a banana), somado à vontade de parecer bacana, legal, não-racista e para fechar, aquele maldito complexo de vira-lata sobre o qual a gente sempre fala: não conseguem ficar calados, ter uma postura superior. Dói demais, dói de verdade ser chamado de macaco, porque no fundo o racismo está dentro deles. Não admitem que alguém no mundo desmereça um brasileiro, apesar do brasileiro desmerecer diversos outros povos e etnias.

E não me refiro ao Jocleverson do Morro do Rato Molhado ou ao Marclêison cantor de funk ostentação. Luciano Huck e Angélica, branquinhos e loirinhos posaram com banana na mão e a legenda “Somos Todos Macacos”. Vários famosos o fizeram achando que estavam dando “apoio” a Daniel Alves. Não, muito pelo contrário, desmereceram uma atitude acertada que ele teve. Não sei de onde essa gente depreendeu que o fato de Daniel Alves pegar aquela banana e comer foi uma forma de bater no peito e se orgulhar de ser macaco. Foi um desprezo, foi um “vocês são tão desimportantes que nem vou dar bola”. Mas daí vem a nação twiteira e dá todo o ibope do mundo para esses babacas.

Eu fico me perguntando se as pessoas que planejaram atirar essa banana não ficaram especialmente orgulhosas de terem conseguido causar um escândalo, uma mobilização, um evento dessa magnitude. Se eu fizesse algo deliberadamente para incomodar, para criar polêmica e a coisa repercutisse por um país inteiro, eu me sentiria muito feliz e orgulhosa da minha competência. Quanto mais se repercute, mais se aumenta o tamanho do feito dessas pessoas. Se ficasse apenas no Daniel Alves comendo a banana, teria sido uma vergonha para eles, um fracasso, um vexame.

Fora o fato de que sair ostentando que “Somos Todos Macacos” não ajuda em nada a causa racista. Tem que decidir qual vai ser: vão ostentar somos todos macacos? Beleza. Então se eu chamar alguém de macaco na rua, nada de escândalo, nada de polícia, nada de processo, ok? Ou só são macacos no Twitter, como pretexto para divulgar mais uma foto sua, como pretexto para posar de bonzinhos? Por favor me informem, por uma questão de coerência, se somos todos macacos full time ou não.

Mais um detalhe: preconceito é sempre ruim, sempre nojento e sempre deve ser combatido. Mesmo quem não é negro postou que “Somos Todos Macacos”. Ok. Gostaria de saber porque quando o jogador Richarlyson foi hostilizado sucessivas vezes por ser gay todo mundo não postou “Somos Todos Gays”. Porque a defesa é seletiva? Porque o torcedor brasileiro e até mesmo apresentado da Globo via Twitter pode hostilizar jogadores de fora (precisa ver os adjetivos destinados aos jogadores argentinos…) mas fica indignado quando a torcida de fora hostiliza os brasileiros?

Para quem não sabe, o torcedor que jogou a banana foi identificado e BANIDO PARA SEMPRE dos estádios. Se isso ocorresse no Brasil, o que teria acontecido? NADA. Provavelmente na Copa do Mundo não vai ter jogador de outro país sendo hostilizado e não vai dar em nada. Porque brasileiro pode falar mal dos outros (argentino filho da puta, português burro, japonês pau pequeno), mas não se pode falar mal dele, porque aí é racismo, é ofensa grave, é motivo para processo, enquanto, esquizofrenicamente, se dizem macacos com orgulho em rede social.

Mas talvez a pior parte seja que ninguém PERCEBEU nada disso que estou falando. Porque se percebesse e discordasse, eu acharia lindo. Mas não, ninguém refletiu, ninguém formulou um juízo de valor. Brasileiros são macacos mesmo: macacos de imitação. Viram a primeira foto de um famoso segurando uma banana com a legenda “Somos Todos Macacos” e tiveram aquela epilepsia da fama, aquele comichão no ego: correram para tirar a sua também, afinal, foda-se a causa, se é socialmente bem visto a pessoa entrar sem refletir. O importante é ficar bem no seu grupo, por mais ridícula e contraditória que seja a campanha.

Isso ficou muito claro nas redes sociais. Pessoas que ostentavam a foto com banana e a legenda “Somos Todos Macacos” mais para frente, quando chamadas para debater, escreveram coisas como “Não sou racista, ATÉ tenho um amigo negro” ou “é um negro de alma branca”. Isso mostra quão vazias essas campanhas de rede social são. Contra o racismo? TODO MUNDO, até mesmo os racistas vão se dizer contra o racismo, porque hoje é socialmente inaceitável ser racista. Então, fica um discurso vazio. Melhor provar com atos, porque eu desconfio de quem fica ostentando, levantando bandeiras para “inglês ver”.

Alguém acha que vai se combater racismo tirando uma foto com uma banana e se denominando macaco? O que vai acontecer, e de fato está acontecendo, é virar motivo de chacota internacional. Espero que saibam que daqui para frente se forem chamados de macacos, perderam o direito de se ofender e reclamar. Infelizmente estenderam esse fardo para todos os brasileiros, mesmo aqueles que tem consciência do absurdo que é combater racismo se chamando de macaco e dando tamanha importância a uma babaquice que deveria ser desprezada com classe. Muito fácil se dizer macaco quando se é branquinho. Eu queria ver se a piada fosse com judeus, se tivessem jogado um cinzeiro em um jogador judeu, por exemplo, se Luciano Huck estaria postando uma frase reafirmando o Holocausto como suposta forma de combatê-lo.

Quem já foi chamado de macaco de forma agressiva, preconceituosa, maldosa e se ofendeu não deve achar a menor graça nessa história de “Somos Todos Macacos”. Aliás, com que direito falam por todos os brasileiros? Quem passou procuração para essa gente? Seria mais adequado dizer “EU sou um macaco”. Vai desculpar, eu não sou macaco, não acho que ninguém seja e não acho que racismo se combata reforçando esse tipo de afirmativa. Seria como assistir um obeso sendo chamado de “rolha de poço” e correr para tirar uma foto segurando uma rolha com a hashtag “Somos Todos Rolhas de Poço”. Não, gente, não! Não faz o menor sentido!

Muito medo disso que aconteceu, nem tanto pelo fato em si, mas como sintoma: os formadores de opinião em redes sociais são pessoas que querem apenas se vender, se promover, despreparadas, sem conhecimento sobre aquilo que falam e ainda assim falam com grandes certezas. Muitas nem ao menos percebem o desserviço que estão prestando. E o povo repete, feito um papagaio retardado, porque afinal, se Fulano falou, é legal. Se passou pelo aval do Fulano Famoso, pode repetir sem medo, porque vai ser bem visto.

É um tal de ator que nunca saiu do seu condomínio de luxo querer emular sensibilidade social defendendo coisas que o próprio pobre não quer (por exemplo, defendendo UPP como se fosse algo bom para a população – passe um dia em uma comunidade com UPP e veja o quanto piorou e o quanto a população NÃO QUER), é um tal de auto-promoção velada travestida de causa nobre, tem todo tipo de besteira. E ninguém reflete sobre.

Durante muito tempo se disse que a culpa da alienação e escolhas erradas do povo era da Globo. Bem, agora temos formadores de opinião mais poderosos do que a Globo: as redes sociais. E o brasileiro ainda continua um maria vai com as outras, seguindo os tipos mais idiotas disponíveis. O problema não é a Globo, é o povo. Enquanto tiver qualquer pseudo-ídolo para seguir do qual possa copiar uma opinião, esse povo bunda não vai se dar ao trabalho de pensar e questionar.

O que vale mais hoje não é O QUE é dito e sim QUEM disse. Se Fulano disse, deve ser bom, vamos repetir sem pensar. Se eu tivesse dito aqui, no Desfavor, uma semana atrás, que SOMOS TODOS MACACOS e esse texto fosse parar no Twitter, quantos milhões de xingamentos eu teria recebido? Muitos. Muitos mesmo. Mas se o Luciano Huck diz, todo mundo abraça a causa, acha uma iniciativa bacana e repete. Quando foi que paramos de analisar os argumentos, o mérito do que estava sendo dito e passamos a analistar apenas o interlocutor? É por essas e outras que uma pessoa que cometeu erros muito graves como o Lula continua em alta.

Talvez seja hora de parar de chamar brasileiro de macaco, acho injusto com os símios, que já se mostraram capazes de cognição e raciocínio. Talvez seja hora de começar a chamá-los de Papagaios, porque repetem tudo que escutam sem pensar. Papagaitos. Para merecerem ser chamados de macacos terão que apresentar um mínimo de inteligência, até lá, para mim, serão Papagaitos ou Amebitas. E continuarão sim sendo motivo de chacota internacional, os eternos HUES, pois rede social alastra em uma velocidade impressionante o cheiro da merda que essas pessoas falam.

Fechando com chave de merda, apareceu quem diga que na verdade esse gesto de comoção foi arquitetado por uma agência publicitária, salvo engano chamada “Loducca”, que teria confirmado uma parceria com Neymar para criar esse… slogan. Ou seja, todos os bonzinhos, não-racistas e bem aventurados estavam, na verdade, atuando em uma campanha publicitária, diga-se de passagem, muito da escrota: Neymar, Xuxa, Ivete Sangalo, Angélica, Luciano Huck e tantos outros podem ter trabalhado DE GRAÇA, sem cachê para essa “campanha”. Parabéns, além de sem discernimento, otários.

A Daniel Alves, meus parabéns pela atitude, e pela declaração dizendo que “tem que rir dessas pessoas”. A todo o resto que postou fotinho com banana se sentindo no direito de falar pelo país todo, recomendo um transplante de cérebro. E a quem ousar nos acusar de contradição, gostaria de lembrar que o que aconteceu com Daniel Alves não foi nada ligado a HUMOR, foi um ataque que em nada se relaciona com piada.

Enfim, é isso. Chegamos a um ponto onde um jogador de futebol teve uma atitude digna, acertada, inteligente, enquanto que os supostos intelectuais, estudados e cultos tiveram uma atitude vergonhosa que botou tudo a perder. O Brasil está realmente muito mal.

Adendo: Luciano Huck está vendendo por R$70,00 camisetas com banana e a maldita frase estampados. Camisetas que já estavam prontas. Foi jogada ensaiada mesmo: uma agência criou uma campanha com frase de efeito em conjunto com Huck e Neymar e Huck já tinha as camisetas prontinhas no estoque porque sabia que ia ter otário aderindo. Parabéns a todos os envolvidos, continuem dando ibope para esse babaca todo sábado.

Para dizer que somos todos antas, para dizer que agora que virou moda vai ser esperto e jogar uma banana envenenada para o Neymar comer ou ainda para sugerir que a FIFA espalhe cartazes de “não alimente os animais” nos estádios: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (161)

  • Pudera. Se poderia ter acabado com a reputação do burrico com um minimo de esperteza, mas a tentação do holofote foi maior, ai já viu.

    Se fosse assistir aquela merdinha de the noite (o mesmo vale pro agora é tarde) no horário que o programa passa na tv aberta, cairia de sono antes do programa acabar.

    O Roger se supera cada dia mais em termos de vergonha alheia, agora como um genérico do Bira… #QueDecadência

  • Posso tacar ovos nos jogadores argentinos nessa copa? Dependendo da hora e local vai tá tão calor que vai rolar omelete.

  • Li um texto que rodou no fb de um Sr. chamado Roberto Tardelli com o mesma linha de pensamento que o DESFAVOR. E os dois tem razão, a campanha devia ser #SOMOS TODOS ANTAS.

    Sou nova aqui e estou gostando muito.

    • Bem vinda, Janaina. Se você gostou na nossa linha de pensamento, acho que vai gostar do Desfavor como um todo. Se tiver tempo, dá um passeio, lê a Constituição (que explica cada coluna nossa). E opine sempre que quiser, a troca de informações acrescenta muito mais que um texto em si.

  • É da natureza humana repetir o que ouvimos e vemos, tem a ver com memética. Algumas teorias até dizem que parte da nossa inteligência veio dessa capacidade. Ao adquirirmos inteligência porém, adquirimos também o direito de sermos de certa forma livres no sentido de podermos pensar por nós mesmos. Os mais burros, no entanto, continuam agindo como se fossem meros papagaios.
    Esse “campanha” foi uma das mais estúpidas e ignorantes dos últimos tempos, todas as contradições são tão absurdas e obvias que apontá-las se assemelha a explicar coisas básicas pra uma criança de menos de 5 anos de idade. A “lógica” de reafirmar algo que era e é dito como ofensivo não poderia ser mais mais burra e contraditória, mas seria engraçado se determinadas classes passassem a aderi-lá, por exemplo: Juízes de futebol: #somostodosfilhosdaputa. Políticos: #somostodoscorruptos. Funkeiros: #somostodosumamontoadodebosta. Baianos: #estamostodosemslowmotion”.

    • É como uma feminista postar “Somos todas inferiores a homem” depois de ouvir isso de um machista. Pega algo que a classe combateu por décadas e joga na lixeira.

  • Sim, chegando tarde. Apenas pra dizer algo sobre o tema de se deliciar com alimentos jogados contra alguém em local de entretenimento: UDR já fez isso várias vezes em todas as apresentações em que foram vaiados. E duvido que foram pioneiros. O principal aqui, a meu ver, é a falta de memória do BM sobre tal forma de manifestação contra críticas infundadas.

  • Estava muito envergonhado com essa coisa toda, achando que só bastava ter comido a banana em campo. Até falei que “posso até parecer um macaco, mas não sou um”. Achando que Neymar teve intenção solidária, só nao pensou ANTES DE POSTAR uma campanha tosca dessas. (podia ter deixado a criança de fora) Porém, vejo agora o quao ingenuo fui, diante dessa maquaquice, ops…digo, babaquice, pois nao estava ciente das tais camisetas. Realmente, eles nao teriam cogitado fazer alusao a teoria evolucionista. Sally, sua impressão é corretíssima quando diz que aderiram á campanha “esquizofrenicamente”. Portanto, mais uma hastag para esta (vergonha): deviam ter postado #somostodosesquizofrenicos

    • Espero que a partir de hoje, se forem chamados de macacos respondam com “Somos todos macacos” em vez de gritar, chamar a polícia, se ofender, ir para a delegacia e processar. Só por uma questão de coerência.

  • #somotudocrente

    Kd os pastores pra proibir essa blasfêmia? Esse papo de vir do macaco é coisa de ateu.
    Aparece aí Bispo Pedir Mais Cedo, Pastor Marco Feliz C Ânus, vamos proibir a venda dessas camisetas, djá!

  • Plot twist. A banana foi jogada por um cara contratado pela agencia de propaganda, que combinou tudo previamente com o jogador de futebol. #Somostodosdesfavor

  • Vc resumiu muito do Brasil no paragrafo que fala que ‘não é a Globo que aliena…o problema é o povo’. Penso da mesma forma, tanto que falava sobre não serem as novelas que incentivavam os maus costumes, e sim que elas ilustravam de forma grosseira a realidade que estava bem pior.

    Quanto a essa nova-polemica-da-semana, sou da mesma opinião que o unico comentário que li a respeito no meu facebook: “Vc não esta sendo menos racista ao postar um foto com uma banana; apenas mais babaca.”

  • Alguns oportunistas nem merecem .
    Homo oportunista- Huck Neymar e Cia.
    Homo Anta- Dilam e Lula
    Homo panis- Dr. Renato.
    Afinal quanto vão pagar ao torcedor que arremessou a banana?

  • Gostei muito do texto, Sally, especialmente do segundo parágrafo. Acho importante neste texto lembrar do “Flertando com o desastre: Racista!”, pois muito destes dois textos dialogam. Uma coisa que venho matutando, é que no meu mundo ideal e imaginário, o racismo acabaria quando os brancos(teoricamente livres de preconceito) agissem de uma forma minimamente digna e cognoscente, e que os alvos do preconceito agissem de forma superior. Basicamente como o Daniel Alves. “Seu preconceito e sua existência são tão patéticos que não vou perder energia em me importar, imagine retrucar”. Mas claro, isto exige que as pessoas não sejam revanchistas, pra trás, se vitimizassem e culpassem a realidade que os cerca e suas adversidades na hora que o corpo fraqueja e não quer mais lutar. Enfim, é pedir muito para alguém que aja e seja melhor que outros, mas o que dói, é quando você pede isso pra alguém vítima de preconceito, você vira o opressor.

    • Pois é, o desprezo, a não aceitação da provocação são tão mais dignos… Quando você aceita a ofensa, eleva quem te ofendeu a um patamar alto, digno de ser seu inimigo.

  • O texto é sensacional, mas o que me causa mais preocupação que a história toda do “Somos todos papagaios” é a infeliz incapacidade do Brasileiro Médio buscar um minimo raciocínio. O que me deixa profundamente triste é a falta de esperança que tenho no Brasil, de um modo geral, pela falta de pessoas lúcidas, que raciocinam, e que tenham um minimo de fama necessária para difundir entre os BM’s o instigamento ao raciocínio antes de fazer uma merda como vemos diariamente. O desfavor, depois de anos, é um dos poucos(pra não dizer único) que eu conheço, capaz de criticar com fundamentos lógicos, a grande maioria não utiliza o minimo de lógica que se espera, talvez macacos conseguiriam logica melhor se tentassem.

    Enfim, Daniel Alves tá de parabéns, foi a primeira vez que vejo um jogador de futebol Brasileiro tendo uma atitude digna de aplausos.

    • Não tenho mais esperanças… o que posso fazer é isso aqui que já faço: criar um ambiente, peneirar quem entra e fazer desse lugar um refúgio do livre pensamento e raciocínio. Almejar mais do que isso é utópico e frustrante

  • Só peço que se interem da situação do Donald Sterling e da decisão do Adam Silver a frente da NBA. Salva de palmas pra ele, excluiu de sua sociedade (digamos que a NBA é um mundo a parte pra quem faz parte dela) uma pessoa que não tem lugar no mundo da NBA.

    • Sam, sem querer ser grosseira, tem coisa mais urgente acontecendo aqui no Brasil envolvendo racismo. Estou cagando para os EUA e acho que recompensaram racismo por muito tempo, não vai ser um ato isolado agora que vai redimir ninguém. Também cago baldes para o que acontece na NBA, aliás, acho perda de tempo dar importância a isso.

      • Eu acho perda de tempo dar a importância que deram ao caso do Daniel Alves, achei muito universo umbigo toda a repercussão, se tivesse sido tão grave quanto aconteceu nos EUA aí sim acharia válido o mérito. Mas uma banana? Já aconteceu tantas vezes….
        Não quero nem discutir com você hoje, apesar de ter motivos pra isso, você anda com um discurso muito pessimista.
        Sobre o Daniel Alves, tenho quase certeza que ele não pensou em nada, assessoria de imprensa nenhuma incentivaria a ingestão de alimento desconhecido (Aliás pode-se perfeitamente colocar uma lâmina de gilete em um alimento desses, um sério risco). Acho que foi espontâneo e impensado, pois banir o torcedor é uma boa prova de que não estavam todos juntos num só ritmo (o da camiseta do Hulk neste caso).

        • Nos EUA ou na NBA? NBA é um cirquinho que sempre foi nojento, não entendo porque essa revolta só agora…

          Também acho desnecessária a importância que deram ao caso do Daniel Aleves, mas agora está explicado: campanha publicitária para vender camiseta

  • Na boa, esse fim de semana na televisão foi uma nojeira só. Intragável.
    Hahahahahahahahahahhhahahahahahahhahahahaha, sensacional! “Não alimente os animais”. Foda!

    • Foi mesmo. Homenagem cagada de Regina Casé que conseguiu desagradar tanto o pessoal do morro como a classe média, Faustão negando que chamar alguém de cabelo de vassoura seja pejorativo, Fantástico reformulado e cagado… Parabéns, Globo! Por isso a audiência não para de cair…

      • Iria comentar sobre a homenagem da Globo no esquenta. Assisti 2 min, a hora que ví aquele bando de artista hipócrita fazendo daquilo um mártir e um evento de repressão social fiz igual o dinamarquês: Decidi que não iria fazer parte e desliguei a tv. Pelo jeito perdi o festival de vergonha alheia do final de semana.

        • Sam, eu também aturei por poucos minutos! O mix de vergonha alheia e asco hipócrita me fizeram desistir. Porque cada pobre morto não recebe essa homenagem? Porque ela, que mora em condomínio de luxo, leva o Beltrame e o exalta como herói no seu programa? Porque ela se acha no direito de dizer que UPP é bom para comunidade quando ninguém que realmente more em comunidade gosta das UPPs?

  • concordo com tudo que foi escrito, Sally. Só acrescento um comentário sobre a história das camisetas do Luciano Huck, muita gente percebeu o oportunismo. Saiu na Folha que o apresentador teve uma péssima recepção com essa ideia e que no próprio twitter as pessoas já sacaram a jogada de marketing.

  • Li ontem de noite sobre essa campanha ter sido criada por uma equipe de publicitários e o Luciabo ta vendendo as camisas por 70 dilmas. Olha como é bonzinho e prestativo esse Luciano. Nada que venha desse ser é sem uma 2ª intenção e ainda fica de bondoso. “Ajudar” com o dinheiro dos outros e ainda ganhar pra isso, assim qualquer um né.

    • Tenho pra mim que era uma preparada PRA COPA, mas como teve a parada do Daniel Alves agora e o trabalho já estava pronto, acharam por bem anteciparem pra jogar na mídia logo. E é repercussão que o Luciano quer. É holofote na linha “falem mal, mas falem de mim”.

  • Somos todos macacos…macacos de auditório! Hahaha

    E não só aqui. Nos EUA, tem o caso do dono do time de basquete do LA Cippers.

  • Um ponto específico que me chamou atenção no texto e que venho refletindo já algum tempo: poxa, de onde surgiu essa de ligar não para o que se diz, mas sim para quem o diz? Bahh!
    Isso só reflete ainda mais a falta de cognição do brasileiro médio, a falta de pensamento crítico, bem como a falta de personalidade já que é incapaz de ter opinião própria e daí tem que sair seguindo os outros e consentir com isso. Bahhh! Vergonha alheia, viu?

  • Para o brasileiro médio um dos maiores filósofos da atualidade é o Pedro Bial. Sally o que podemos esperar de gente com este nível cultural?

  • Ontem, quando esta campanha estourou eu juro que bateu um instinto Darwin em mim de fazer a minha seleção natural e sair deletando das minhas redes todos que aderiram a campanha mas, o que acalmou meu coração foi que todos os meus amigos negros, que são ativos em várias frentes sobre este tema se posicionando contra e praticamente gritando “vocês não estão ajudando em nada.” “Essa campanha vai contra tudo que estamos lutando”. Sim caros, os negros – a quem a campanha deveria ‘defender’ – estavam putíssimos da vida. Foi um alento. Existe luz no fim do túnel. Alguém enxergou além da hashtag, amém.

    Essa necessidade de ser ativista, de se posicionar em todos os assuntos, de participar de tudo que é campanha é um saco. Na época da campanha da unha (pintar uma unha de cor diferente contra a violência -hahahaha), meu instagram parecia um catálogo de esmalte. Pra quê????

    O pior de todo mundo ser ativista de todas as causas é que, a ânsia e o medo de ficar de fora faz com que o pensamento crítico seja deixado de lado. Uma pena.

    Em tempo, sabe quando você tem um dia difícil e tudo que quer é chegar em casa e ter um colo e um bom papo com os seus para relaxar? Esta é a sensação que tenho quando entro no desfavor todos os dias. Obrigada Sally e Somir por isso.

  • Tava bom do Luciano em vez de tentar “ajudar” em um caso de racismo, ajudar o pessoal que vive mandando coisa pra ele como mostra a página “Ajuda Luciano” hahahahahahahahaha.

  • Sally, você acha mesmo que não vai ter banana na copa?
    Imagina um joguinho entre Brasil e Argentina, Alemanha ou Inglaterra?
    Alemanha e Inglaterra tem histórico de torcedores violentos e Argentina tem historico de não gostar de brasileiro.
    Se várias pessoas jogarem banana fica dificil prender todo mundo.

      • Nossos amarelões merecem… #AbacaxiNoNeymar

        Em tempo, será que rola um processa eu com a Marcem Ciranda, a tuga responsável pela primeira grande queimada de filme da Suiça?

          • Abacaxi é muito grande e pesado. A menos que a pessoa esteja na primeira fila da arquibancada não vai conseguir acertar o gramado.
            E a primeira fila tem o ônus de estar de cara pros policiais, eu que não queria ser pega no flagra fazendo uma coisa dessas…

            • Eu gosto de acreditar que vão revistar os torcedores na entrada do estádio. Onde o brasileiro médio pretende esconder o abacaxi?

              obs: Em Salvador vi Caxirola voando feito cometa, e essas porras são pesadinhas. E peaozada tem força no braço…

    • Se não me engano isso também é questionável. Quer dizer, pequena sessão biologia aqui: até onde eu sei não somos descendentes de macacos, mas sim, de “símios” que é uma mesma subespécie de primatas que também se originou o macaco.

      • GENTE, eu já tava ficando horrorizada por ninguém ter pensado nisso! Nós não descendemos dos macacos, essa frase “somos todos macacos” é um desserviço ao conhecimento científico! Fiquei putíssima quando vi.

        • Mas olha, nem sonharia em exigir esse grau de conhecimento dos Brasileiros Médios, nem me atrevo a criticar isso.

          Próximo passo: pegar fotos de baleias e escrever “Somos Todos Peixes”

          • Sally, o texto já passou, mas ainda assim gostaria que tu comentasse aqui.
            Voltei aqui para dizer que acho que me equivoquei sobre minha colocação…
            Muitos vídeos de biólogos ou apenas estudiosos foram postados no youtube sobre esse #somostodosmacacos. Do ponto de vista biológico, os humanos não descendem dos macacos porque os humanos são macacos! Eu não sei se isso parecia óbvio pra ti, mas eu fiquei boquiaberta, porque pensava algo diferente – muito provável porque nunca me aprofundei no assunto.
            Deixo o link de um vídeo bem explicativo sobre isso, adoraria que tu visse porque vale a pena. De verdade.
            https://www.youtube.com/watch?v=TTDoGUKvPxA

            • Somos da Ordem dos Primatas, mas macacos não somos não… Até onde eu sei somos do Gênero Homo e Espécie Homo Sapiens, que difere dos macacos.

              • Pois é!
                Mas de acordo com a explicação biológica da pessoa do vídeo (ele é biólogo), assim como os gibões, os bonobos e os chimpanzés são primatas e nós chamamos eles de macacos (e cada um deles é uma “ramificação” diferente dos primatas), então nós, primatas também, somos macacos. Claro, somos uma divisão diferente, como tu disse. Somos Homo, mas no grupo total, ainda estamos inseridos no Primatas e seria estranho dizer que todos que estão nesse grupo são macacos menos nós, porque nós estamos ao lado dos macacos na taxonomia/filogenética/whatever.

                • O que caracteriza como MACACO é o fato de ser primata? Eu jurava que era o fato de ser símio… Vivendo e aprendendo!

                  • É! A gente e os macacos nos encaixamos nas mesmas características, portanto não é errado dizer que os humanos são macacos também. Claro, tem diferença entre humanos e chimpanzés, por exemplo, mas são poucas.
                    Quando puder, assiste a alguns vídeos do canal que te mostrei. Tem vídeos bem interessantes sobre evolução

  • Ao alegar que “somos todos macacos” esse pessoal estaria assumindo a teoria evolucionista (onde os primatas, incluindo o homem, teriam um ancestral comum) e negando a criacionista (onde o homem teria sido criado por Deus, e não teria parentesco algum com outras formas de vida)?
    Tenho a impressão de que esse pessoal que tirou a foto com a banana nem pensou nisso. E arrisco apostar que poucos ou nenhum sejam ateus. Contribuíram, sem perceber, para renegar a crença religiosa que muitos deles devem dizer que tem.
    Ou talvez eu apenas esteja com a imaginação particularmente fértil hoje.

    • Dizer SOMOS TODOS MACACOS em uma sociedade onde se convencionou que MACACO é algo ofensivo e pejorativo é um erro, não importa no que estavam pensando. Ou passamos todos a tolerar ser chamados de Macacos ou essa palhaçada foi um golpe publicitário vazio para Luciano Huck vender camiseta.

      Repito: se EU tivesse dito que somos todos macacos levaria uma saraivada de crítcas. Mas Huck e cia podem dizer o que quiserem que todo mundo dá um jeito de achar uma boa intenção

  • Um relógio parado está certo ao menos uma vez no dia. Essa é a minha opinião quanto a parada.

    Acho que o melhor você está perdendo. Tem de ver o faniquito que a turma do movimento soldadesco e suas pollyannas estão dando.

    O Huck continua o mesmo canalha de sempre e os outros na onda deviam de já estar com a peça engatilhada só esperando a deixa pra faturar em cima.

    Se eu fosse o Rogério Flausino, não bobeava.

  • Eu nunca senti tanta vergonha alheia com essa história.
    Em tempo, vi algo no facebook da GRETCHEN (Não sei se é o oficial) que fiquei surpreso:

    “Gretchen
    Na hora chamar o Richarlysson de “viado” ninguém liga e acha graça, mas quando chamam o Daniel Alves de “macaco” todo mundo se dói.
    Preconceito é preconceito de qualquer jeito, quero ver usarem a hashtag ‪#‎SomosTodosViados‬ porque ser macaco é fácil…”

    Quando a rainha do rebolado diz algo contra os BM, a coisa tá feia mesmo…

    • Para mim é evidente que tudo foi uma campanha publicitária previamente pensada e Huck já tinha prontinhas, em estoque, várias camisetas. Lucrando com o racismo, quão babaca infinito é esse cara? COMO PODE O POVO NÃO PERCEBER?

      • “Lucrando com o racismo, quão babaca infinito é esse cara? COMO PODE O POVO NÃO PERCEBER?” Sally, esse povo que não consegue desconfiar que existem outras centenas de coisas muito mais graves que o rodeiam e acontecem todos os dias de forma gritante bem debaixo de seus narizes…

        E pensar que tem muita mãe por aí que sonha que a filha uma dia possa casar com alguém como ele…

          • O Huck tem aquela fachada de bom-moço, né? Mas é só fachada. Pena que essas mães acreditem nessa fachada e pensem que ele seja mesmo bom-moço. Ou seja, elas querem que as filhas casem com alguém que se assemelhe à imagem que o Huck projeta…

            • Se o Huck não fosse rico, poderia ter até conseguir ter algum apelo com suas pilantragens, mas não ia conseguir lá muita coisa bancando de bonzinho e de honesto… E sim, ele tem noção disso.

              A mira dos BMs que colocam o Luciano como exemplo de “bom moço” é na verdade no sentido de querer galgar um pouco que seja na posição que o cara tem. Nada a ver com questão de caráter.

          • Se bem que o que tem de famílias por aqui cuja raíz são “cristãos-novos” que se bandearam por cá não está no gibi. Diria que os descendentes dessa turma (em grande parte católicos, mas com uma porção relevante entre evangélicos, espiritas e outros grupos religiosos) são numa proporção bem maior que os autodeclarados judeus.

            Também pesa a ascendência de outros grupos com origem no oriente médio e no norte da África na população ibérica, em especial entre a turma da região da andaluzia.

        • Sim, é.
          Mas e daí??
          QUAL O PROBLEMA?
          Ah! já sei, é judeu ,logo desprovido de escrúpulos, faz qualquer coisa por lucro, etc.
          BM médio pensa assim mesmo.

          • Não posso responder pela Renata, mas posso falar por mim. Eu citei o fato dele ser judeu no texto para frisar que ele faz parte de um grupo que também sofre ou sofreu algum tipo de estigma, logo, deveria saber que reforçar a suposta ofensa é um desfavor.

    • “tentar desmerecer o movimento pelo fato de ter uma agência por trás é tão preoconceituoso quanto o torcedor que joga a banana. Por que não pode haver ajuda profissional? Não é uma campanha para vender nada”https://br.noticias.yahoo.com/blogs/alex-antunes/os-bananas-e-o-coxinha-135849449.html

  • Um amigo meu postou uma foto desse tipo ontem, e quase cortei laços com ele… Sinceramente.

    Eu disse a algumas pessoas que andavam postando fotos com banana por ai que isso era uma atitude completamente estúpida, e mais uma vez, fui mal compreendido. As vezes prefiro me calar para evitar problemas, como ocorreu essa semana. Faltaram pouco me chamar de racista. O Racismo é tão século passado, que pessoas que ainda tem preconceito contra negros, deveriam ser internadas em um lugar bem escuro e longe da sociedade. A Homofobia a gente até entende, pois é um assunto novo e tem toda a questão Bíblica por trás, mas Racismo?

    Enfim. Os brasileiros dão atenção de mais ao que não importa, como é o caso daquele dançarino que morreu… Para que falar tanto dele? As pessoas morrem, lidem com isso… E ainda por cima a mãe do cara dizendo que foi ameaçada de morte, como se o filho dela fosse tão importante assim na sociedade. Por favor…

    PS: Sally, é um assunto velho e não sei se já chegou a comentar, mas ficou sabendo dessa proposta de um ônibus só para mulheres?

    • Agora vai ter disso: se você não aderir ao SOMOS TODOS MACACOS, você é racista. Até semana passada, racista era quem dizia que somos todos macacos. Mas agora Huck mandou e as coisas inverterem.

      Não vi a proposta de ônibus para mulheres, mas acho que a saída não é por aí. Tem metrô com vagão só para mulher e ninguém respeita… Não adianta criar e não fiscalizar

      • Como eu disse, as vezes eu prefiro me calar, mesmo sendo taxado como um “Sem Opinião” a que falar o que realmente penso e isso virar uma bola de neve vindo em minha direção. Enfim.

        Pois é. Eu fiquei sabendo disso há umas duas ou três semanas, e também acho que não é uma boa saída. É mais fácil as mulheres andarem com um taiser a que isso realmente acontecer.

      • “Não vi a proposta de ônibus para mulheres, mas acho que a saída não é por aí. Tem metrô com vagão só para mulher e ninguém respeita… Não adianta criar e não fiscalizar”

        O melhor mesmo seria que NÃO FOSSE PRECISO TER ônibus ou vagões de metrô só para mulheres.

  • Sabe que pensei a mesma coisa quando vi as fotos dos comedores de bananas? BM assinando atestado de burrice.
    Hahahaha E quem disse que roceiro não é sábio? Daniel Alves saiu de um lugarzinho chamado Salitre – BA (roça pobre até doer na alma).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: