Nesses seis anos de Desfavor (e mais alguns sendo sinceros no Orkut) já recebemos muitas ameaças de processo. Sabe quantas se concretizaram? NENHUMA. Hoje eu quero tripudiar, ridicularizar e sambar na cara de todos os que passaram vergonha blefando, ameaçando e não cumprindo, prometendo e amarelando. Cadê o processo, gente?

Não tem. Para começo de conversa, processar custa dinheiro. Talvez você que nunca processou ninguém não saiba, mas se paga para entrar com um processo. Tem taxas, tem custas judiciais, tem advogado, tem “taxa de manutenção do processo”, totalmente antiética, que muito advogado cobra mensalmente para cuidar do seu andamento (coisa pouca, em torno de um salário mínimo por mês, chupa essa manga), tem uma infinidade de gastos que leigos não fazem a menor ideia. E se no final perder, ainda tem que pagar mais caro, podendo chegar a bancar os honorários do advogado da outra parte.

Ou seja, ou você dispõe de um dinheirinho sobrando, ou vai ter que procurar a Defensoria Pública, se o seu estado tiver, pois apesar da previsão constitucional, nem todos a tem. Através da Defensoria Pública se consegue isenção de custas, taxas e etc, mas, para ser defendido por ela é preciso provar que a pessoa não tem condições de arcar com um advogado. Isso sem falar na fila. Em alguns lugares tem que chegar, eu disse chegar, na porta do prédio da Defensoria e fazer fila para pegar uma senha para agendar um atendimento. Isso mesmo, fila de horas apenas para agendar um atendimento. Haja raiva da gente para passar por isso, hein?

Se a pessoa não tiver um dinheirinho sobrando ela tem que faltar ao trabalho por um dia para pegar senha para faltar ao trabalho em outro dia para ser atendida e depois faltar ao trabalho novamente para voltar e entregar ao Defensor todos os documentos solicitados e provas necessárias para entrar com o processo. São, no barato, três faltas no mesmo mês. Não sei o que é pior, deixar de comprar algo bacana para si mesmo para dar dinheiro a um advogado ou abrir mão de seu tempo livre para fazer fila igual a gado. Não importa, neguinho não vai fazer nenhum dos dois.

Ainda que a pessoa seja rica, famosa, influente e poderosa, entrar com um processo seria burrice. No atual contexto social, as coisas andam tão deturpadas que nos processar seria nos dar fama. A pessoa nos ajudaria mais do que nos prejudicaria e ainda corre o risco de, dependendo do Juiz, tomar uma cacetada, pois pode ter certeza que não cometemos nenhum crime nem nenhum dano passível de indenização no Desfavor. Eu jamais colocaria o Somir em risco nem a mim mesma.

O que as pessoas tem dificuldade em entender é que não há correlação entre se ofender e estar amparado pela lei. Não necessariamente o que te ofende é crime ou é motivo para indenização. Por sorte, a lei não é feita pensando na sua ou na minha mágoa pessoal. Spoiler: tem gente que se machuca, tem gente que perde emprego, tem gente que sofre dissabores muito maiores do que ler uma opinião contrária em um blog e mesmo assim não consegue indenização nenhuma no Judiciário pois cada vez mais os juízes entendem que é um “mero aborrecimento” e “meros aborrecimentos” não geram dever de indenizar. Indenização hoje em dia tem que ter um dano muito grave, concreto comprovado.

Dito tudo isto, fica a pergunta: porque essa cambada de imbecilóides continuam vindo aqui ameaçar a gente com processo? É uma prática antiga, inclusive anterior ao Desfavor. O nome da coluna “Processa Eu” foi pensado justamente para debochar dessas pessoas que ladram mas não mordem. Desde os tempos de Orkut escuto ameaças de processo, de pessoas conhecidas e desconhecidas e até hoje… nada. Por quase dez anos as pessoas ameaçam sistematicamente uma coisa que não cumprem. Fascinante. Não sei como conseguem viver com elas mesmas tamanha a desmoralização. Eu teria vergonha de ser tão frouxa assim em público.

Eu só consigo vislumbrar uma explicação para que essa manada de babacas continue se envergonhando, perdendo a moral dessa forma vexatória, ameaçando sem cumprir apesar da minha insistência em enfrenta-los, encorajando-os a me processar: isso deve funcionar. Se não funcionasse, neguinho já tinha parado com essa babaquice faz tempo. Deve funcionar, deve intimidar as pessoas ameaçar com processo. Provavelmente vem funcionando por dez anos. Provavelmente a burrice do Brasileiro Médio é tanta que ficam se ameaçando o tempo todo e ninguém se deu conta que as ameaças não são cumpridas.

As ameaças não são cumpridas, mas infelizmente são compridas. Linhas e mais linhas descrevendo em detalhes os sofrimentos aos quais as pessoas vão nos sujeitar através de um direito imaginário que só existe na cabeça delas. Os advogadões leigos começam a vomitar trechos pinçados de forma distorcida da Constituição, do Código Penal e até de filmes. Se fosse fácil assim, meus amores, não precisaria de faculdade.

Essa colcha de retalhos bizarra gera uma lei Frankenstein que só existe na cabeça do ofendido, bradada com toda a certeza do mundo. Isso me leva a uma segunda pergunta: já que as pessoas não detectam que as ameaças nunca são cumpridas, poderiam ao menos detectar que essas leis bizarras inventadas para atender ao interesse do ofendido não existem.

Mas não, ameaçados com base nas maiores teratologias jurídicas se intimidam. Incrível como o brasileiro não tem a menor noção das leis do seu país. Só para citar um exemplo, já ouvi que seria processada por homicídio por matar uma lagartixa (dedetizar a casa seria genocídio?). Vocês acham que para ganhar um processo basta a fúria da outra parte? O fato de alguém estar ofendido não garante absolutamente nada judicialmente.

Não importam os motivos, não importa quão burra a coletividade seja para fazer a manutenção desse mecanismo infantil de ameaça, hoje eu quero tripudiar. Onde estão os processos prometidos? Que feio. Vergonha é isso, roubar e não conseguir carregar. Eu duvidei na cara de vocês que me processem, eu ri da cara de vocês, eu os desafiei a fazê-lo e… nada! Saíram de fininho e não fizeram nada! Totalmente desmoralizados. Entraram aqui só para perder tempo, para nos dar clique, para dar comentário. Obrigada pela atenção!

Mais do que desmoralizante, isso mostra como a pessoa é sem vergonha na cara. O quanto sua palavra vale merda. Bradar uma ameaça em público gera obrigatoriedade de cumprimento para quem tem uma palavra a zelar. Essas pessoas não se importam com sua credibilidade, provavelmente porque já a perderam faz tempo. Aquela pessoa que leva chifre do parceiro(a) e jura que nunca mais volta com ele, fala mal pelos quatro cantos e depois volta. Gente humilhada por si mesma. Tenho pavor de gente assim.

Gente que fala, fala, fala e não faz porra nenhuma. Diz que vai começar a dieta e continua uma porca, diz que vai voltar a estudar e continua estagnado, diz que vai se matar e só enfia um garfo enferrujado na garganta dentro do elevador. FALAR E NÃO FAZER É VERGONHOSO se você tem amor próprio, fica a dica. Se a mamãe não ensinou em casa, eu te ensino agora: ficar ameaçando e não fazer te deixa desacreditado, te faz passar ridículo. Se diz que vai nos processar, vai lá e processa! Vergonhoso.

Se a intenção é intimidar, bem, ameaça de processo nunca nos intimidou. Nunca. Por qual razão insistem ao me ver rebatendo com firmeza, encorajando o processo? Impressionante o desespero dos confrontados. “Vou processar mesmo, você vai ver!” ou “Aguarde notícias minhas”. Pausa para rir. Vale lembrar que ainda temos as maravilhosas ameaças por e-mail, igualmente não cumpridas.

A pessoa é sem vergonha na cara de deixar uma ameaça por escrito sem realizar, com nome, com sobrenome. É um projeto antigo que eu sempre quis colocar em prática: estou fazendo uma compilação das ameaças, com nome, com sobrenome, com endereço de IP especificando de onde vem e com todas as informações que consegui reunir. E olha, não foi difícil, já que partindo de um simples nome se consegue muito. As pessoas se encarregam de evadir sua privacidade em redes sociais.

Vai demorar, mas eu vou reunir todos e vou jogar um holofote em cima de quem ameaça e depois corre para as sombras para se esconder. Achou que ia passar aqui e nos intimidar? Adivinha só quem vai sair intimidado… E se todo mundo fizer isso que eu vou fazer, essa babaquice acaba. Fica a dica.

Essa falsa sensação de anonimato que a internet dá gera uma falsa coragem nessa gente. Uma coragem que vai toda embora quando você retira esse pseudo-escudo que é o mundo virtual. Tem pai de família ameaçando processar a gente, tem criança ameaçando processar a gente. Pessoas com rosto, nome e história de vida que se sentem protegidas pelo computador. Pois é, não estão e um dia vão descobrir isso e, quem sabe, deixar de ser babacas. Um dia da caça, outro dia do caçador. Se você já nos ameaçou alguma vez, estou avisando de boa: apague enquanto ainda dá tempo, porque eu, ao contrário de vocês, não blefo.

Beijinho no ombro para a ameaça passar longe.

Para dizer que vai me processar por causa deste texto, para perguntar ao Somir porque eu estou com a macaca ou ainda para ameaçar me processar por eu ter escrito a palavra “macaca” na linha anterior: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (40)

  • Detesto ameaças…

    Minha filosofia é a seguinte: quer fazer, faça logo! Nao ameaçe. Caso contrario, voce permite que a pessoa tome medidas de defesa.

    Nesse seu caso, Sally, chega a ser cômico. Como diz aqui na Bahia: “Pressao pura!” E digo mais, pressao com base em…

    ignorancia!

    Vão estudar, cambada!

    • Jamais, além dele não ter um pingo de importância para mim, faz anos que parei de ler aqueles comentário enormes e chatos dele, apenas aprovava. Não lia e não vou ler!

  • Como não estava escrito na caixa de sugestões de e-mail (podia jurar que ela ia escrever isso!), complemento aqui: “para pressionar a Sally para publicar logo essa lista porque estamos morrendo de curiosidade em conhecer esse rebanho de sacripantas: sally@desafavor.com

    :-)

  • Também quero ver essa compilação. Deve ter coisa aí dita por BMs de fazer inveja ao Febeapá. Ah! E, Sally, você precisava ter visto a expressão no meu rosto quando cheguei no trecho: “Só para citar um exemplo, já ouvi que seria processada por homicídio por matar uma lagartixa (dedetizar a casa seria genocídio?).” … Há algum tempo, a minha tendência natural seria a de achar que tal “acusação” – as aspas são necessárias – seria apenas invenção, absurdo ou delírio. Mas, depois de anos de leitura do Desfavor, que me fizeram refletir mais sobre as merdas que os BMs são capazes de fazer e perder o que restava de minha fé na humanidade no processo, agora já não duvido de mais nada. Só não sei se isso é bom ou ruim. Talvez as duas coisas…

  • Pior que “eu vou te processar” é o famigerado “vou te colocar no pau”. Kkkkkk
    Geralmente dito por gentalha.

  • Tá assim de gente que se faz de valentinho na internet, mas na vida real chora na primeira pedrinha no caminho. Ou faz birra quando a internet do celular cai.
    Isso me lembra de quando eu era pirralha e frequentava esses jogos onlines infantis onde também dá pra dialogar com outros jogadores enquanto joga, sempre tinha uma treta. E nas tretas sempre tinha alguém ameaçando dar porrada no outro “eu faço karate” “se eu te visse na vida real ia chutar sua fuça” entre outras pérolas inesquecíveis.

    Falando em ameaças, aqui já teve ameaças/problemas com hackers?

  • Além do mais, precisa do CPF do requerido e de um endereço pra intimação. O blog deve estar hospedado na Coréia do Norte, ter todas as proteções possíveis para não ser achado, além dos cuidados jurídicos para não fazer nada que implique em perder causa.

    • Olha, se você procurar a Polícia Federal e for constatado um crime, eles correm atras mesmo sem CPF nem nome. A questão é: se mostrar um texto meu falando em matar lagartixa para a PF pedindo uma acusação de homicídio vão rir da cara da pessoa…

  • Sally, no dia que alguém tiver coragem de realmente processar, deixa eu assistir (observar) a audiência? Ah, diz que sim, não custa nada, vai, eu vou ficar bem quietinha lá no canto e nem vou atrapalhar… só quero ver a cara da pessoa perdendo o dinheiro, o processo… e você em ação. haha!
    Quanto ao projeto divulgação de dados: misto de medo e curiosidade. Fico pensando se já passou por aqui alguém que não gosta da Sally no mundo real mas gostou dos textos ou alguém que ela não goste mas tenha gostado dos comentários.

  • Desculpa o clichê, mas não vou resistir, cão que ladra não morde.
    BM é sempre muito entendido de lei. Acho “lindo” (muita ironia aqui) esses juristas de plantão que berram “eu conheço a lei” e o mais “lindo” ainda “vou te processar por danos morais” (porque para BM tudo é dano moral).
    Agora eu até entenderia a lógica de uma pessoa famosa falar em processar a RID (em razão de alguns textos em que são citadas), mas anônimos? Não consigo entender a lógica entra a ameaça e sentimento de ofensa/lesão.

  • Adorei!!!!!!!!!!!

    Os professores de Direito contam sempre a apiadinha do plural: se a pessoa te ameaçar dizendo “Vou falar com meus advogados” pode zoar que não tem perigo de processo ali. Que pessoa física comum tem advogadoS NO PLURAL à sua disposição?

    Quanto às ameaças ao Desfavor gostaria de saber: quantas vieram de gente famosa e rica?

    Outra coisa: o quanto vocês conseguem descobrir de nós que comentamos anonimamente e com nomes falsos por aqui? Achei que estava protegida pelo “anominato”! Será que Sally e Somir são, na verdade, espiões da CIA fazendo experimentos sociais conosco e descobrindo tudo sobre a vida da gente?
    #MEDO

      • E os famosos que já ameaçaram o blog?

        Eu votaria no Luciano Huck e no Caetano Veloso (que ultimamente tem ameaçado todo mundo de processos) e também no advogado do caso da doadora de leite.

        Pilha não, porque ele não deve saber ler.

      • haha, olha o pessoal ficando com medo de comentar agora… mas achei que todo mundo já sabia disso.

        Marina, acho que eles não vão perder tempo investigando todo mundo, só quem encher o saco.

  • Me lembrou aqueles que escutam piadas ‘ofensivas ‘ e ameaçam processar quem contou… que bom que existe liberdade de expressão…

  • MEU PAI É ADVOGADO! MEU CUNHADO É ADVOGADO!! O PAI DO MEU CUNHADO É ADVOGADO!!! MEU TIO É JUIZ!!!! MEU PRIMO É DELEGADO!!! METADE DA MINHA SALA DE JORNALISMO TOMOU JUÍZO NA CABEÇA, DESISTIU DO CURSO E FOI FAZER ADVOCACIA!!!!! Se alguém processar vocês, chama nóis que tem as costas quente rsrsrsrsrsr

    • Por que “tomou juízo”?

      E será que estão melhores do que estariam como jornalistas?
      Onde o mercado está bom pra advogados?

      • juízo deve ser no sentido físico, tipo cair um código na cabeça e a pessoa ficar atordoada. ou foi obrigado a assistir uma sessão de tribunal, ao vivo ou na televisão, e ficou traumatizada para sempre.

  • Talvez elae até pensem em processar, mas depois conhecem o gasto, burocracia e desistem. Acho que brasileiros não entendem de lei mesmo. Pra vc ter uma ideia, certa vez negativei um vendedor no ML que me vendeu produto com defeito, daí o cara me enviou email se dizendo advogado e que ia me processar pois eu o teria difamado de ruim em público. Aff… Pena que já deletei o email. Eu respondi que um advogado jamais escreveria uma asneira dessas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: